• Nenhum resultado encontrado

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO CURSO: ARQUITETURA E URBANISMO POÇOS DE CALDAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO CURSO: ARQUITETURA E URBANISMO POÇOS DE CALDAS"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO CURSO: ARQUITETURA E URBANISMO

POÇOS DE CALDAS

01 – PERFIL DO CURSO – Justificativa da oferta do curso.

O Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas campus Poços de Caldas se alicerça em uma Projeto Pedagógico baseado na conscientização do trabalho do arquiteto, voltado para os valores gerais da vida em sociedade onde reside o compromisso ético com a profissão.

A localização do campus da Universidade na região sul de Minas Gerais possibilita o encontro de uma situação de transição de paisagens rurais para contextos urbanos de pequeno e médio porte estabelecendo um contraponto com a visão metropolitana que permeia a discussão arquitetônica e urbanística sobre a globalidade.

Da compreensão deste panorama, entendemos que o conhecimento de uma forma de atuação localizada do arquiteto abre uma perspectiva para formação de profissionais atentos às dinâmicas locais, atuantes junto as esferas de representação da comunidade, trabalhando pela valorização dos profissionais da Arquitetura e Urbanismo assim como pela conscientização e educação reforçando os valores naturais e ambientais, históricos, construtivos, artísticos, hábitos e tradições nas dimensões da territorialidade.

O Projeto Pedagógico do curso estrutura-se dentro das seguintes áreas:

- A Arquitetura Fundamental reúne um conjunto de disciplinas básicas oferecidas nos dois primeiros períodos do curso, que capacitam o aluno para a linguagem arquitetônica, desenvolvendo potencialidades criativas do fazer arquitetônico.

- As Vertentes são estruturas dinâmicas que encadeiam disciplinas do mesmo eixo de conhecimento. As quatro Vertentes são: Memória, Ambiente, Poéticas e Tecnologia.

- Os Estúdios, atividades acadêmicas transdisciplinares, cujo objetivo é ampliar os limites da atividade de disciplinas, procurando romper o isolamento destas com a realidade dinâmica e mutante que nos cerca. Os Estúdios de Arquitetura e Urbanismo configuram-se como espaços pedagógicos destinados à experimentação e ao aprendizado de metodologias e realização de projetos arquitetônicos e urbanísticos, atuando ainda para a leitura de territórios, intervenções em paisagens em consolidação para questões de escala local/regional.O Estúdio se configura como uma atividade acadêmica, transdisciplinar, cujo objetivo é ampliar os limites da atividade de disciplinas que se desenvolvem de maneira convencional. As atividades pedagógicas do Estúdio propõem uma estrutura na qual o conhecimento a ser transmitido não é estabelecido a priori, mas se constrói gradualmente pelas relações dos diversos agentes participantes. O Estúdio é o espaço do compartilhamento de conhecimentos dos diversos profissionais que atuam no curso de Arquitetura e Urbanismo, estabelecendo nexos entre as diversas informações (de caráter instrumental, históricas, culturais, antropológicas, patrimoniais, etc.); o Estúdio é o espaço permanentemente aberto ao entrelaçamento de idéias ou informações pertinentes ao arquiteto e urbanista no contexto atual.

02 – ATIVIDADES COMPLEMENTARES – Informe as normas para a realização de atividades

complementares. As atividades complementares devem constar da matriz curricular e a carga horária destinada à realização destas conta para a integralização da carga horária total do curso. Texto, máximo uma página.

O Projeto Pedagógico pressupõe a participação e o registro de no mínimo 60 horas de Atividades Complementares não Disciplinares para integralização da carga horária Total do curso.

Tais atividades têm por objetivo desencadear um contínuo e reflexivo processo de extensão com a inserção dos acadêmicos nas diversas práticas relacionadas à Arquitetura e Urbanismo junto à cidade

(2)

de Poços de Caldas e região, assim como poderão estabelecer contatos e possibilidades de atividades junto às cidades de origem dos acadêmicos ou regiões do país onde haja demanda reprimida pelas atividades e habilitações relacionadas à Arquitetura e Urbanismo.

O Projeto Pedagógico do Curso de Arquitetura e Urbanismo exige o cumprimento de no mínimo 60 horas de Atividades Complementares Não Disciplinares.

Ao longo dos semestres os alunos são orientados a participar de Atividades Complementares Não Disciplinares através da participação nos trabalhos da Oficina de Projetos do Curso, Grupos de Estudo, Laboratórios, Atividades de Extensão, Seminários, Palestras, Viagens de Estudo ou em Projetos de Iniciação Científica da PUC Minas através dos programas institucionais Fundo de Incentivo à Pesquisa da PUC Minas (FIP) e Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PROBIC).

Nas Atividades Complementares Não Disciplinares os alunos tem a oportunidade de participar de pesquisas e grupos de estudo que se desenvolveram nos dez anos de existência do curso de Arquitetura e Urbanismo: Arquitetura Contemporânea, Arquitetura Sustentável, Arquitetura e Tecnologia, Multimeios e Arquitetura, Arquitetura em Terra, Patrimônio, Urbanismo Contemporâneo, Desenho Urbano, Paisagismo, Planejamento Regional, Planejamento Urbano, Teoria e Historia da Arte e da Arquitetura, Tecnologia, entre outras.

A Oficina de Projetos do curso oferece oportunidades de desenvolvimento de Atividades Complementares não disciplinares. a Oficina de Projetos tem como objetivo a prestação de serviços à comunidade local e regional, atendimento das Prefeituras do Entorno de Poços de Caldas, Instituições de Ensino e Pesquisa, entidades profissionais e empresas.

Entre as atividades desenvolvidas na Oficina de Projetos podemos citar: Plano de Diretrizes Urbanísticas do município de Caldas em 1999, Plano de Diretrizes Urbanísticas do município de Andradas em 2.000 (Redesenho da Praça Central, Requalificação do Pico do Gavião, Requalificação do Córrego do Caracol), Plano de Diretrizes Urbanísticas do município de Aguaí em 2.001, Plano de Proteção do Núcleo Urbano Tombado de São Thomé das Letras no ano de 2002, Plano Habitacional da Aldeia Xucuru-Kariri no Município de Caldas no ano de 2.003, Curso de Capacitação/Especialização: Estatuto da Cidade e Plano Diretor ministrado para os técnicos da Prefeitura Municipal de Andradas-MG e representantes da sociedade civil, Convênio de cooperação ente a Prefeitura Municipal de Andradas e A Sociedade Mineira de Cultura, no período de julho de 2003 a dezembro de 2004, Pesquisas e Estágios junto ao Laboratório de Madeiras da USP para a construção de um edifício de cinco pavimentos em madeira e Projeto Casa da Criança, Restauração da Igreja Santo Antônio no centro de Poços de Caldas, Plano Habitacional Xucuru-Kariri, Consultoria na Processo de Elaboração do Plano Diretor Participativo dos municípios de Espírito Santo do Pinhal e São José do Rio Pardo em 2006, Plano Diretor e Centro de Oncologia da Santa Casa de Poços de Caldas em 2.008, Projeto Moradia Cidadã em 2007/2.008, Projeto PEVI – São José do Rio Pardo 2007/2008.

(3)
(4)
(5)

04 – PERFIL DO EGRESSO

Para o Curso de Arquitetura e Urbanismo do Campus de Poços de Caldas é fundamental a formação de cidadãos - arquitetos, arquitetos – cidadãos. Para que esta tarefa seja possível procura-se valorizar as características individuais de cada aluno, potencializando o desenvolvimento de suas habilidades. Este profissional terá ainda uma profunda visão sobre o complexo urbano contemporâneo, compreendendo suas relações sócio-econômicas, seus conflitos e suas contradições. Estará também capacitado a proporcionar uma contribuição política capaz de apontar alternativas para a solução de conflitos urbanos e ambientais.

As principais características destes futuros profissionais deste Curso e Arquitetura e Urbanismo do campus de Poços de Caldas são:

• Flexibilidade para atuação em áreas específicas da Arquitetura e Urbanismo e quaisquer outras atividades a ela correlatas;

• Formação generalista e humanística a fim de que possam atuar junto às mais diversas áreas;

• Habilidades e competências com ênfase em contextos urbanos e regionais.

Para se atingir este perfil, exige-se do curso o compromisso de mobilizar e desenvolver no aluno, por meio do processo de formação representado por esta proposta um conjunto articulado de competências – entendidas como capacidades intelectuais e éticas.

Entre as Competências pretendidas destacamos as seguintes:

• Refletir criticamente sobre os processos e problemas arquitetônicos e urbanísticos colocados pela prática, pela teoria e pela crítica;

• Identificar os processos e indicar formas de atuações frente aos problemas de planejamento e projeto do espaço nos mais distintos contextos e escalas arquitetônicos e urbanísticos;

• Reconhecer e formular questões de investigação pertinentes à área, articulando-as às técnicas e à ciência e à arte;

• Investigar e construir métodos de projeto, desenho e planejamento sobre processos arquitetônicos em diferentes contextos;

• Propor intervenções e implementar soluções para processos e problemas de urbanização diversos, bem como para modos de apropriação do espaço pelo indivíduo, aplicando conhecimentos teóricos, metodológicos e técnicos disponíveis;

• Conhecimento do leque de atividades, contextos históricos, arquitetônicos, urbanos e ambientais relativos à Arquitetura e ao Urbanismo;

• Facilidade em se interagir e se comunicar com clientes, consultores, fornecedores e com a comunidade em geral;

• Capacidade de supervisionar, orientar, planejar, especificar, projetar e implementar ações pertinentes à Arquitetura e ao Urbanismo e analisar o resultado das mesmas.

• Compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissional e avaliar o impacto de suas atividades e /ou ações no contexto social e ambiental.

Entre as Habilidades específicas destacamos as seguintes: • . Habilidades para a vida acadêmica • . Habilidades para o exercício profissional

• . Habilidades para agenciamento cultural e político

05 – FORMA DE ACESSO AOS CURSOS –

(6)

Por processo seletivo entende-se a admissão aos cursos de graduação e seqüenciais, aberto a candidatos que hajam concluído o ensino médio ou equivalente, nos termos do disposto na legislação aplicável, no Estatuto da Universidade e no Regimento Geral, e conforme as normas e critérios regulamentados pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Por aproveitamento de estudos entende-se a admissão por meio de:

 transferência de aluno de outra instituição de ensino superior: A Universidade poderá aceitar transferência de aluno procedente de cursos idênticos ou afins aos seus, mantidos por instituições nacionais de ensino devidamente autorizadas ou reconhecidas nos termos da legislação vigente, ou por instituições idôneas de países estrangeiros;

 ingresso de portadores de diploma de curso superior que desejam obter novo título: Poderá ser aceita a matrícula de portadores de diploma de curso superior devidamente registrado para obtenção de novo título;

 complementação de estudo, para obtenção de nova habilitação, em um mesmo curso de graduação: O diplomado que desejar a obtenção de nova habilitação ou ênfase no mesmo curso em que se graduou, poderá requerer matrícula para complementação de estudos, verificada a existência e a oferta de vagas, definidas pelo Colegiado de Coordenação Didática do Curso;

 ingresso de alunos estrangeiros, mediante convênio cultural do Brasil com outros países e demais convênios acaso assinados pela PUC Minas;

 ingresso de ex-alunos que abandonaram o curso ou cancelaram sua matrícula, nos termos do Regimento Geral;

 reopção: Poderá requerer reopção o aluno que esteja regularmente matriculado na Universidade no semestre letivo em que solicitar a reopção, e que pretenda transferir-se para curso da mesma área daquele em que se acha matriculado;

 transferência interna: Poderá requerer transferência interna o aluno que esteja regularmente matriculado na Universidade no semestre em que solicitar a transferência e que pretenda transferir-se para curso de área diversa do seu.

O detalhamento das formas de ingresso e critérios específicos para a admissão na Universidade integra as

Normas Acadêmicas do Ensino de Graduação e dos cursos Seqüenciais da PUC Minas, documento aprovado pela Resolução nº 15/1989, de 22 de janeiro de 1989, e alterado pela Resolução nº. 23/2004, de 13 de dezembro de 2004, e pela Resolução nº. 12/2005, de 02 de dezembro de 2005 em reuniões do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.

As vagas para o processo seletivo são estabelecidas em edital e normatizadas pela Pró-Reitoria de Graduação e pela Comissão Permanente do Vestibular, após o levantamento feito pelo órgão responsável pelo registro acadêmico e Secretarias de Unidades.

A efetivação da matrícula é feita de acordo com a definição de currículo estabelecida pelo Colegiado de Coordenação Didática do Curso, respeitada a disponibilidade de vagas nas disciplinas, após a matrícula dos alunos regulares.

06 – SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO PROJETO DE CURSO – Informe o processo de avaliação

da qualidade do curso, incluindo a adequação do projeto pedagógico do curso, para atendimento do disposto no art. 3º, Inciso VIII, da Lei nº 10.861, de 14/04/2004. Texto, máximo uma página.

(7)

O curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas participa do processo de avaliação: CPA/PROPAV – Comissão Permanente de Avaliação/Programa Permanente de Avaliação

Institucional, instituído pela PUC Minas com o objetivo de conhecer e avaliar o conjunto de atividades

desenvolvidas por toda a universidade, incluindo a Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, como atividade de gestão da qualidade da formação integral do aluno.

Os resultados da avaliação CPA/PROPAV são posteriormente analisados criticamente pelo Colegiado do Curso em conjunto com as coordenações das Vertentes e representantes discentes para encaminhamento de ações e planejamento das atividades acadêmicas.

O curso de Arquitetura e Urbanismo desenvolve práticas pedagógicas de avaliação de cada disciplina através de questionários e reuniões críticas ao final de cada semestre.

No decorrer de cada semestre os Coordenadores das Vertentes e Estúdios tem a responsabilidade de se reunir com os professores e representantes discentes bem como acompanhar as atividades acadêmicas que estão sendo desenvolvidas.

Com o objetivo de avaliar o desempenho e processo de ensino e a formação de nossos estudantes passamos a promover semestralmente o Seminário de Avaliação dos Trabalhos Finais de Graduação com a participação dos estudantes e de professores convidados de outras instituições.

Ao final de Cada Semestre acontecem as Semanas de Avaliação e Planejamento nas quais são avaliadas as experiências acadêmicas, o processo de implantação do Projeto Pedagógico e programadas as atividades acadêmicas do próximo semestre.

07 – SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM – Informe como será avaliado o desenvolvimento do aluno: provas, trabalhos, avaliações, notas, médias,desempenho mínimo. Texto, máximo uma página.

De acordo com o nosso projeto pedagógico o sistema de avaliação adotado priorizará o desenvolvimento processual e a capacidade do aluno de produzir conhecimento e de interagir continuamente com os conteúdos disciplinares e as atividades desenvolvidas dentro dos Estúdios.

Os planos de ensino deverão apresentar instrumentos de avaliação formativa nos quais serão adotadas praticas como: reavaliação, auto-avaliação, reflexão critica do sistema de aprendizagem.

Os critérios de avaliação do curso de Arquitetura e Urbanismo atenderão no disposto do Projeto Pedagógico do item 2.2.8.1 – Avaliação Discente:

• a capacidade de produção de conhecimento;

• seu desempenho, competência, técnica, iniciativa, interesse, organização, senso critico e criatividade;

• a capacidade de produção de soluções criativas que estabeleçam um contraponto com as teorias e conceitos desenvolvidos no contexto do conjunto das disciplinas e atividades;

• os avanços do estudante no desenvolvimento de competências e habilidades de interesses; • capacidade de sanar e enfrentar as dificuldades, capacidade de adaptar-se e encontrar

(8)

• capacidade de explicitação dos critérios, objetivos e parâmetros de trabalho;

• adequação de sua produção a um padrão de conhecimento capaz de atender as necessidades do mercado de trabalho profissional na região ou fora dela.

O Sistema de avaliação de avaliação terá as seguintes fases: 1. Diagnostico inicial da turma

2. Avaliação processual do aluno 3. Reavaliação processual do aluno

4. Diagnostico final da turma e reflexão do processo de aprendizagem O sistema de pontuação será o seguinte:

1- Estúdios:

100 (cem pontos) distribuídos de forma processual de acordo com o disposto nos planos de ensino, devendo observar os critérios do sistema de avaliação e compreender a seguintes praticas: pesquisa, análise contextual do local de intervenção, diagramas e esquemas conceituais, estudos de volumetria, maquetes de estudo, peças gráficas conforme a temática trabalhada, caderno de registro do processo e texto explicativo.

Nos estúdios a reavaliação deverá ser realizada ao longo do processo, proporcionando ao aluno a oportunidade de revisar os trabalhos apresentados.

O Trabalho Final de Graduação e os Estúdios TFG serão divididos em duas fases: avaliação processual com a aplicação de Mecanismos de Reavaliação e Banca final de Avaliação.

2- Disciplinas das Vertentes Memória, Ambiente, Poéticas e Tecnologia:100 (cem pontos) atendendo distribuídas conforme sistema de avaliação previsto nos Planos de Ensino das Disciplinas.

08 – ATIVIDADES DE CONCLUSÃO DE CURSO – Informe as normas de elaboração do TC –

Monografia, Artigo Científico, Projeto, Produto, Evento ou similares. O TC deve constar da matriz curricular e a carga horária destinada à sua realização conta para a integralização da carga horária total do curso. Texto, máximo uma página.

O TFG – Trabalho Final de Graduação do Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas– Campus Poços de Caldas, é desenvolvido em dois semestres, nas disciplinas Estúdio TFG I e Estúdio TFG II. No TFG I os alunos escolhem temas que o possibilitem o desenvolvimento de conhecimentos técnicos e teóricos apreendidos ao longo de seu curso. O produto final poderá ser um projeto de edificações, de Desenho Urbano, Planejamento Urbano, Monografia, Trabalho gráfico ou experimento Tecnológico, como qualquer outro tema que esteja dentre as atribuições profissionais do arquiteto e urbanista.

O Estúdio TFG I possui carga horária de 90 horas, sendo cursado no 9° período a sua ementa contempla o estudo dos elementos estruturais da arquitetura e do urbanismo (teóricos, históricos, técnicos, estéticos, estruturais, construtivos, legais e socioeconômicos), metodologia de pesquisa cientifica e Conceituação/Contextualização do projeto. No 10° período, o aluno, em continuidade ao Estúdio TFG I, cursa o Estúdio TFG II com carga horária de 120 horas, distribuídas em atividades (oficinas, palestras e orientação), que poderão ser realizadas coletivamente, como vem sendo praticado atualmente. O TFG II tem a seguinte ementa: Desenvolvimento Integral conceitual e propositivo do tema proposto individualmente. Realização final dos estudos de graduação em arquitetura e urbanismo. No TFG I, são realizadas atividades que subsidiarão o desenvolvimento do trabalho no semestre subseqüente. Paralelamente o aluno poderá cursar disciplinas optativas e desenvolver Atividades Complementares não Disciplinares. No nono período o aluno na disciplina Estúdio TFG I, faz uma primeira aproximação em relação ao tema, buscando subsídios teóricos e projetuais que possam

(9)

contribuir para o desenvolvimento do trabalho no décimo período com o apoio dos professores orientadores.

O desenvolvimento do TFG I e TFG II é realizado com a orientação de professores arquitetos e urbanistas. As bancas do TFG II são compostas por um ou dois professores orientadores, um professor arquiteto urbanista do corpo docente da instituição e um arquiteto urbanista convidado externo.

No final de cada semestre acontecem as apresentações do TFG I e TFG II para bancas de avaliação dos trabalhos. Com a conclusão das bancas finais é realizado com a participação de convidados externos o Seminário de Avaliação dos Trabalhos Finais de Graduação com o objetivo de destacar e analisar a experiência desenvolvida no decorrer do semestre.

09 – ESTÁGIO CURRICULAR – Informe as normas e/ou regulamento para a realização dos

estágios e requisitos para que a carga horária despendida na realização do estágio integre a carga horária total do curso. O estágio curricular deve constar da matriz curricular e a carga horária destinada à sua realização conta para a integralização da carga horária total do curso. Texto, máximo uma página.

Os estágios desenvolvidos pelos estudantes do Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas campus Poços de Caldas atendem o disposto na Resolução n. 02/2006 da PUC Minas, objetivando o desenvolvimento de competências, conhecimentos teórico-conceituais, habilidades e atitudes – em situações de aprendizagem conduzidas no ambiente profissional.

As instituições concedentes de estágio são pessoas jurídicas de Direito Público ou Privado que tenham condições de proporcionar experiência prática na área de formação acadêmico profissional em arquitetura e urbanismo.

Para que o estágio curricular seja realizado junto às instituições concedentes é firmado um instrumento jurídico pertinente, com todas as condições para a sua realização. O termo de compromisso assinado pelo estagiário e peal instituição concedente e pela instituição de ensino, contendo a identificação do estagiário, o valor da bolsa mensal, a jornada semanal a ser cumprida e o período de estágio, número da apólice do seguro de acidentes pessoais e nome da companhia seguradora, é imprescindível para a realização do estágio.

O plano de estágio é anexado ao termo de compromisso com a descrição das atividades e o nome do supervisor do aluno no campo de estágio e do professor orientador.

O seguro de acidentes pessoais em favor do estagiário é obrigatório para a realização do estágio.

A PUC Minas possui uma Central de Estágios e o Curso de Arquitetura e Urbanismo possui um professor Coordenador de Estágios responsável pela aprovação e acompanhamento dos mesmos. As ofertas de estágio são oferecidas através do SGE – Sistema de Gestão de Estágios, através do qual os alunos tem a oportunidade de se candidatarem às referidas vagas, depois de analisadas e aprovadas pelo Coordenação de Estágio do campus e pelo Coordenador de Estágios do Curso de Arquitetura e Urbanismo são elaborados os termos de Convênio, os Termos de Compromisso e os Planos de Estágio. Os alunos inscritos nos programas de estágio se reúnem periodicamente com a Coordenadora de Estágios do Curso e apresentam mensalmente um relatório sobre o estágio.

Os estágios aprovados pela Coordenação de Estágios do Curso de Arquitetura e Urbanismo tem necessariamente que estar de acordo com o Projeto Pedagógico do Curso de Arquitetura e Urbanismo.

A PUCMINAS – campus de Poços de Caldas, possui convênios com Prefeituras, órgãos públicos, empresas e outras instituições, incentivando o aluno a realizar estágios. Muitos estudantes do Curso desenvolvem estágios em escritórios de arquitetura da cidade Poços de Caldas e região. Temos procurado ainda dinamizar as atividades do Escritório de Integração e Oficina de Projetos, no sentido desses espaços oferecerem aos estudantes a possibilidade de desenvolver a experiência prática em ambiente profissional no âmbito do próprio Curso. Parcerias institucionais com entidades, ONGs e Prefeituras, representaram um importante incremento à formação tanto dos professores como dos estudantes envolvidos ao estabelecer uma aproximação com os projetos, as obras, as pesquisas, os conflitos sociais e ambientais e as demandas da população. Quando os nossos estudantes participaram das audiências Públicas na Cidade de Andradas, Aguaí, Guaxupé, São José do Rio Pardo no processo de elaboração dos Planos Diretores Participativos ou quando visitaram e projetaram e construíram as habitações da Aldeia Xucuru-Kariri, ou quando visitaram o Núcleo Tombado de São Thomé das Letras, ou no desenvolvimento do Centro de Oncologia da Santa Casa de Poços de Caldas, certamente tiveram a oportunidade de estabelecer uma importante ampliação de sua a formação acadêmica através de uma coerente e orientada aproximação com a atividade profissional do Arquiteto e Urbanista.

(10)

Por outro lado a partir do primeiro semestre de 2009 o estágio passa a ser um atividade obrigatória no Curso de Arquitetura e Urbanismo.

A atividade de estágio terá o objetivo de desenvolver competências, conhecimentos e habilidades e atitudes em situações de aprendizagem conduzidas em ambiente profissional na área da Arquitetura e Urbanismo. Os estágios poderão ser desenvolvidos em escritórios de arquitetura e urbanismo da região de Poços de Caldas, em empresas, construtoras, Prefeituras, ONGs., entidades, programas e projetos que tiverem demandas e ações na área da arquitetura e urbanismo. Os alunos matriculados na Atividade de Estágio se reunirão uma vez por semana com o professor Coordenador de Estágios do Curso de Arquitetura e Urbanismo para a devida orientação dos referidos estágios.

Referências

Documentos relacionados

Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo Disciplina: Eficiência Energética e o Uso da Água em Edificações Semestre: 2016/2.. Carga horária: 45 Carga horária

As Atividades Complementares, com a carga horária total mínima prevista na matriz curricular do curso, devem ser desenvolvidas ao longo do curso e são constituídas por atividades

Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo Disciplina: A Produção da Habitação Social Sustentável Ano/Semestre: 2018/2.. Carga horária total: 45 Carga

O modo como elas foram construídas indica que é possível converter os resultados de estudos sobre conhecimento docente e divisão de frações em questões

Na sequência, os pesquisadores envolvidos ra- tificavam as informações constantes nas folhas de apli- cação, enfatizando o fato de que a primeira grade de respostas, na qual

As regulamentações destas práticas pedagógicas são efetuadas pelos dispositivos do Ministério da Educação ou pelas agências responsáveis por gerenciamento

A) óleos de motor diesel, óleos de motor a gasolina, óleos de engrenagens.. B) óleos de engrenagens, óleos de motor a gasolina, óleos de

Somente algumas aulas e atividades complementares serão assíncronas, mas esta carga horária não será necessária para a integralização da carga horária