• Nenhum resultado encontrado

EDITAL Nº 001/2015 DIRPPG-DV/DIREC-DV Abertura

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL Nº 001/2015 DIRPPG-DV/DIREC-DV Abertura"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

1

Ministério da Educação

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Dois Vizinhos

Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias

EDITAL Nº 001/2015 – DIRPPG-DV/DIREC-DV – Abertura

CHAMADA DE TRABALHOS PARA O III CONGRESSO DE CIÊNCIA

E TECNOLOGIA DA UTFPR – CÂMPUS DOIS VIZINHOS

Ano 2015

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná comunica a abertura de Edital para seleção de trabalhos para participação no III CONGRESSO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA UTFPR – CÂMPUS DOIS VIZINHOS.

I - DO EVENTO

1. O Congresso de Ciência e Tecnologia da UTFPR – Câmpus Dois Vizinhos (CCT-DV) terá sua terceira edição em 2015, visando agregar conhecimento técnico-científico aos estudantes da Instituição e aos visitantes.

2. Em 2015 o CCT-DV envolve o II HUB (Conferência Tecnológica do Sudoeste do Paraná) e a III Semana Acadêmica do Curso de Ciências Biológicas.

3. A programação do evento contará com palestras técnicas e apresentação de trabalhos científicos. Autores interessados poderão encaminhar seus trabalhos para apresentação na forma de resumos expandidos nas áreas de Agronomia, Engenharia Florestal, Ciências Biológicas, Engenharia de Software, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Educação do Campo, Zootecnia e áreas afins.

4. O evento ocorrerá nos dias 21 e 22 de outubro de 2015 no Auditório da UTFPR Câmpus Dois Vizinhos, localizado na Estrada para Boa Esperança, km 04, Comunidade São Cristovão, Dois Vizinhos, Paraná.

5. O CCT-DV tem como objetivos: (i) divulgar a pesquisa científica e tecnológica da UTFPR Câmpus Dois Vizinhos; (ii) promover a integração científica e tecnológica entre os diferentes grupos de pesquisa institucionais e de outras instituições, bem como profissionais da área; (iii) promover o interesse científico nos estudantes; (iv) desenvolver habilidades na redação e oratória científicas.

6. O evento tem como público alvo estudantes, profissionais, pesquisadores, professores, agricultores e visitantes em geral.

II - DAS INSCRIÇÕES

1. A participação do público poderá ser como ouvinte ou como autor-ouvinte.

2. A inscrição como ouvinte nas apresentações de trabalhos científicos será realizada no período de 06 de agosto a 07 de outubro de 2015 e permitirá a participação nas palestras. A inscrição como ouvinte será realizada mediante preenchimento do formulário de inscrição

de participante, disponível no Anexo I ou em

(2)

2 3. Também serão aceitas inscrições como ouvinte nos dias do evento caso houver vagas

disponíveis.

4. A inscrição como autor-ouvinte será realizada no período de submissão dos trabalhos, de 06 de agosto a 03 de setembro de 2015, e permitirá a participação como ouvinte nas palestras e apresentações de trabalhos e como autor de trabalho. O envio do formulário de inscrição do participante autor-ouvinte será juntamente com o resumo expandido, conforme descrito no item III, sub-item 2.

5. O participante que se inscrever como autor-ouvinte está dispensado da inscrição como ouvinte.

III – DAS NORMAS

1. Os trabalhos serão escritos na forma de resumo expandido, contendo título, autores, entidades financiadoras/lista de instituição, resumo, palavras-chave, introdução; material e métodos, resultados e discussão, conclusão, agradecimentos (opcional), referências, tabelas e figuras. As normas podem ser consultadas no Anexo II deste edital.

2. Em um único arquivo produzido utilizando o software Microsoft Word, o autor deverá preparar o texto do resumo. O apresentador do trabalho deverá obrigatoriamente estar inscrito como participante autor-ouvinte no evento. Caso o apresentador não possa se fazer presente por qualquer motivo, outro autor deverá estar inscrito no evento para substituí-lo. NOTA: Para a confecção do resumo a comissão organizadora solicita a utilização do

arquivo modelo, disponível em

http://revistas.utfpr.edu.br/dv/index.php/CCT_DV/manager/files/CCT_DV_modelo_resumo _expandido.doc pois este encontra-se formatado conforme exigências do evento.

IV – DOS PROCEDIMENTOS PARA SUBMISSÃO 1. Cadastrar-se como autor no site do evento:

http://revistas.utfpr.edu.br/dv/index.php/CCT_DV/user/register

2. Para iniciar o processo de submissão o autor deverá incluir os dados solicitados pelo site do evento, conforme os seguintes passos:

a) Início: Escolha da seção: Agronomia; Ciências Biológicas; Engenharia Florestal; Zootecnia, Educação do Campo, Engenharia de Software, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Outros. NOTA: As seções seguem as áreas e sub-áreas de conhecimento do CNPq.

b) Inclusão de metadados: Inclusão dos autores na ordem do resumo expandido; Título; Resumo e; Agência de fomento (opcional).

c) Transferência do manuscrito: Inclusão do arquivo Word com o resumo expandido e formulário de inscrição do trabalho e formulário de inscrição de participante, conforme item III.

d) Transferência de documentos suplementares: Não há inclusão de documentos suplementares.

e) Confirmação: Confirmação da submissão.

3. Ao final do processo de submissão, o autor receberá um e-mail de confirmação da submissão. NOTA: Servidores de e-mail como BOL e HOTMAIL apresentam incompatibilidade com o sistema do evento. A comissão organizadora recomenda a utilização de outros servidores de e-mail e não se responsabiliza por reprovação de trabalhos decorrentes de erros de comunicação eletrônica.

(3)

3 V – FORMAS DE APRESENTAÇÃO

1. Os trabalhos poderão ser apresentados na forma de pôster ou oral.

2. Os trabalhos para apresentação oral serão escolhidos pelo Comitê Científico, considerando como critérios o mérito inovador, relevância e profundidade das análises do trabalho.

3. A forma, cronograma e local de apresentação serão divulgados juntamente com a divulgação dos trabalhos aprovados (item VI, sub-item 12).

4. Os pôsteres deverão ser fixados no local programado conforme descrito no item anterior, sendo que, a comissão organizadora não se responsabiliza pela colocação, retirada ou guarda dos pôsteres.

5. A apresentação e a avaliação dos pôsteres ocorrerão em período que será divulgado anteriormente pela comissão organizadora. Neste período o autor apresentador deverá permanecer junto ao pôster.

6. As normas para confecção do pôster estão disponíveis no Anexo III deste edital.

7. A apresentação oral terá duração de 10 minutos e mais 5 minutos para arguição da plateia. Para a apresentação será disponibilizado equipamento multimídia e computador. 8. A avaliação para certificação da apresentação dos trabalhos será realizada por um membro

do Comitê Científico ou Professor convidado.

VI – CRONOGRAMA, CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E DIVULGAÇÃO DOS TRABALHOS APROVADOS

1. Os trabalhos serão avaliados no período de 03 de setembro a 30 de setembro de 2015 conforme os critérios de avaliação descritos abaixo.

2. Após a submissão os trabalhos serão previamente analisados pelo Editor de Seção antes do encaminhamento para o revisor científico. Esta análise verificará se o resumo está de acordo com a seção, o escopo do evento, português/gramática e normas do evento. 3. Os trabalhos devem envolver coletas de dados e as análises pertinentes. NÃO SERÃO

ACEITOS: descrição de projeto, intenção de trabalho, trabalhos de alunos de graduação sem a identificação de professor orientador e revisão bibliográfica. 4. Trabalhos que não atenderem as normas do evento serão imediatamente reprovados. No

entanto, o autor poderá submetê-lo novamente, desde que atenda as normas e respeite os prazos estabelecidos. Este reenvio deverá ser realizado como nova submissão no sistema do evento.

5. Caso o trabalho esteja cadastrado na seção incorreta este será recadastrado na seção correspondente pelo Editor de Seção.

6. O trabalho que atender as normas e os demais critérios de avaliação será encaminhado para avaliação as cegas a um revisor científico, que avaliará o resumo seguindo os critérios clareza da redação, formulação do objetivo, coerência entre objetivos, material e métodos, resultados e conclusões. O revisor científico responderá um formulário de avaliação do trabalho (Anexo IV) e poderá realizar correções no texto.

7. Após avaliação o revisor científico recomendará: (i) aprovar sem restrições; (ii) aprovar com restrições ou; (iii) reprovar o trabalho.

(4)

4 9. Caso o trabalho necessite de correções, este retornará ao autor para a realização destas correções e caso julgue necessário, o autor as executará ou as justificará, reenviando o trabalho via sistema para a decisão editorial, dentro do prazo estabelecido.

10. Trabalhos reprovados serão analisados pelo Comitê Editorial que julgará a decisão do Editor de Seção.

11. Concomitantemente ao processo de avaliação, os textos serão submetidos à análise de plágio pelo software VIPER (http://www.scanmyessay.com/), sendo que, caso o resultado desta análise apresentar coincidências relevantes com textos disponíveis na internet, o trabalho será analisado pelo comitê editorial e poderá ser reprovado por plágio, sem possibilidade de reenvio, anulando qualquer decisão editorial.

12. A divulgação dos trabalhos aprovados ocorrerá a partir de 01 de outubro de 2015. 13. Não serão permitidos recursos das decisões editoriais.

VII – DA CERTIFICAÇÃO

1. Para participantes autor-ouvinte serão emitidos dois certificados: (i) certificado de apresentação de trabalho para cada trabalho apresentado, contendo o nome do apresentador e os demais co-autores e o título do trabalho; (ii) certificado de participação no evento, desde que apresente 75% de presença nas atividades do evento.

2. Para participantes ouvintes será emitido certificado de participação no evento, desde que apresente 75% de presença nas atividades do evento.

3. Não serão emitidos certificados de co-autoria.

4. Participantes não inscritos não terão direito a certificado. VIII – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1. Salienta-se a importância de não submissão de trabalhos com duplicidade de informações que foram ou serão submetidos em eventos de mesmo nível de abrangência (local – regional. Exemplo: SICITE).

2. Trabalhos envolvendo alunos, obrigatoriamente deverão ter um ou mais professores orientadores responsáveis, figurando como autores ou co-autores.

3. Os trabalhos apresentados serão publicados em anais eletrônicos disponibilizados no Portal Científico do Câmpus Dois Vizinhos.

4. Casos omissos neste edital serão resolvidos pela Comissão Organizadora do III Congresso de Ciência e Tecnologia da UTFPR, Câmpus Dois Vizinhos.

5. Estimular a participação de professores com projetos homologados até 2014. 6. Dúvidas e esclarecimentos poderão ser obtidos pelo telefone (46) 3536-8906 ou pelo

e-mail: editor-dv@utfpr.edu.br

IX – DA COMISSÃO ORGANIZADORA

1. A comissão organizadora do evento por força de portaria é composta pelos seguintes membros:

a) Newton Carlos Will - COENS

b) Pedro Valério Dutra de Moraes - COAGR c) Lucas da Silva Domingues - DIRPPG d) Magali Silveira - COZOO

(5)

5 f) Fabiana Martins Costa Maia - PPGZO

g) Elisandra Pocojeski - COENF h) Dineia Tessaro - COCAM i) Andrea Anschau - COEBB

Dois Vizinhos, 11 de julho de 2015.

(6)

6

Ministério da Educação

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Dois Vizinhos

Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias

EDITAL DE CHAMADA DE TRABALHOS PARA O III CONGRESSO DE

CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA UTFPR – CÂMPUS DOIS VIZINHOS

Ano 2015

ANEXO I

NORMAS PARA RESUMO EXPANDIDO

Atenção: resumos que não atenderem as normas aqui descritas e aquelas disponibilizadas no modelo de resumo expandido serão rejeitados. Se o resumo for

recusado por não atendimento as normas, os autores poderão adequá-lo e reenviá-lo como nova submissão, respeitando os prazos estabelecidos.

A comissão organizadora recomenda a utilização do arquivo modelo disponível em http://revistas.utfpr.edu.br/dv/index.php/CCT_DV/manager/files/CCT_DV_modelo_resumo_e xpandido.doc para confeccionar o resumo, pois este arquivo já está contém as informações corretas.

1. Arquivo eletrônico

Os resumos expandidos em arquivo Microsoft Word (*.doc), deverão ter três páginas, incluindo tabelas e figuras. Resumos fora desses padrões serão recusados.

2. Formatação

Página: Formato em papel A4 (210 x 297 mm); com margens superior, inferior, esquerda e direita de 2,5 cm; margem de cabeçalho e rodapé 1,3 cm.

Fonte: Times New Roman; tamanho 12 (com exceção das referências, tamanho 10); espaçamento entre linhas simples.

Numeração: A páginas não serão numeradas. 3. Cabeçalho e Rodapé

a. O cabeçalho deverá conter o nome do evento, logotipo do evento. b. O rodapé deverá conter o nome e endereço da instituição.

4. Convenções, unidades, símbolos, abreviaturas e siglas

a. Padronizar os resumos com códigos de nomenclatura aceitos internacionalmente. Palavras estrangeiras, sem equivalentes em português deverão vir em itálico, assim como nomes científicos;

b. Usar o Sistema Internacional de Unidades (SI) e suas abreviaturas consistentemente. Se não for possível usar o SI, seu equivalente deve ser também incluído;

c. Separar os valores de sua unidade de medida por espaço (50 kg e não 50kg) e usar expoentes negativos em vez de barra diagonal direita (/) (50 kg ha-1 e não 50 kg/ha); d. Usar os números por extenso para números menores que 10 (oito e não 8), exceto no

caso de médias exatas, séries de quantidades e números usados em apresentações estatísticas;

e. Seguir o Sistema Estatístico do IBGE para a grafia de números. Nesse sistema, o milhar é sempre separado por ponto e a parte decimal é separada por vírgula (p.ex.: 5.920; 20.000; 356.000,00; 114,30 e não 5920; 20 000; 356 000,00; 144.30);

(7)

7 f. Não usar pontos em siglas (EUA e não E.U.A.);

g. Usar símbolos de elementos e compostos químicos quando apropriados, especialmente se houver muita repetição;

h. Usar nomes comuns de ingredientes ativos de formulações químicas em vez de nomes comerciais. Estes deverão vir devidamente identificados, caso tenham de ser mencionados.

5. Fórmulas, expressões, símbolos e equações matemáticas

Deverão ser escritas no editor de equações do programa Microsoft Word apresentando tamanho padronizado da fonte Times New Roman. No texto podem estar contidas no parágrafo ou podem iniciar novo parágrafo à margem esquerda da página não devendo apresentar letras em negrito.

6. Estrutura do resumo expandido

O resumo expandido deve conter, nesta ordem:

6.1. Título - Deve ser preciso e informativo, contendo, no máximo, 200 caracteres (incluindo espaços). Utilizar fonte Times New Roman, tamanho 12. Digitá-lo em caixa alta, negrito e centralizado, sem ponto no final. Quando necessário, indicar a entidade financiadora da pesquisa como primeira chamada numerada, ao final do título. Deixar uma linha em branco após o título.

6.2. Autores - Recomenda-se até seis autores. Devem ser listados os nomes completos (Ex.: Fulano Beltrano de Ciclano), separados por vírgula e centralizado. Incluir a instituição e posição/cargo, mediante chamadas numeradas sequencialmente, em algarismos arábicos, após o último nome de cada autor. Indicar o apresentador sublinhando o seu nome. Indicar o orientador incluindo [orientador] ao lado do nome. Indicar o autor para correspondência com asterisco. Deixar uma linha em branco após a lista de autores.

6.3. Entidades financiadoras/lista de instituição - Caso necessário, indicar primeiramente a entidade financiadora do projeto, conforme chamada numerada no título. Em seguida são descritos a lista de instituições e posição/cargo dos autores, conforme chamadas numeradas nos autores. Incluir o e-mail do autor para correspondência, indicado por asterisco na lista de autores. Poderá ser incluído o e-mail de todos os autores. Digitar com alinhamento justificado. Deixar uma linha em branco após este item.

6.4. Resumo - Deve conter, no máximo, 1.500 caracteres (incluindo espaços). Redigir o resumo de forma direta e, preferencialmente, no pretérito perfeito. O resumo deve conter introdução, material e métodos, resultados e conclusão, sem equações, citação bibliográfica ou abreviação não definida. É importante apresentar os resultados principais, nomear toda técnica nova, incluir conceitos novos, conclusões e/ou recomendações práticas, caso pertinente. O texto deve ser em alinhamento justificado, começando por “Resumo:”, iniciado junto à margem esquerda sem parágrafo. Deixar uma linha em branco após o resumo. 6.5. Palavras-chave - Registrar até seis palavras-chave no respectivo idioma. Devem ser apresentadas após “Palavras-chave:”, iniciado junto a margem esquerda sem parágrafo, em ordem alfabética, em letras minúsculas, separadas por vírgulas, sem ponto no final e com alinhamento justificado. Os termos devem permitir a recuperação do trabalho num banco de dados da área pertinente. Não utilizar termos citados no título, pois estes serão automaticamente indexados. Deixar uma linha em branco após Palavras-chave.

6.6. Texto Principal - Dividi-lo nas seguintes seções: Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussão, Conclusão, Agradecimentos (opcional) e Referências, escritos

(8)

8 em negrito e centralizado, com a primeira letra de cada palavra em maiúsculo. O texto correspondente a cada seção deve ser iniciado na linha imediatamente abaixo ao título da seção, deixando um recuo de 1,0 cm da margem esquerda na primeira linha de cada parágrafo e com o alinhamento justificado. Deixar uma linha em branco após o término de cada seção. Observar os seguintes aspectos em cada seção:

a. Introdução - Apresentar um rápido histórico do tema, evidenciando o problema que foi pesquisado. Depois de justificar os motivos da pesquisa, terminar a seção apresentando as hipóteses e os objetivos do trabalho.

b. Material e Métodos - Na elaboração deste item, deverá ser dada maior ênfase na descrição da metodologia empregada.

c. Resultados e Discussão - Destacar os principais resultados, fazendo as chamadas pertinentes para Tabelas e/ou Figuras e para as citações bibliográficas. Tabelas e/ou Figuras deverão ser inseridas apenas após as referências. Evitar abreviações não consagradas como, por exemplo: "a produção no T3 foi maior que no T4, não diferindo do T5 e T6". Os resultados demonstrados no texto não devem ser repetidos em tabelas ou figuras e vice-versa. Quando apropriado, apresentar análise estatística dos dados. Na discussão analisar criticamente os resultados ante o conhecimento atual. Gerar perspectivas para estudos futuros. Ressaltar a importância dos achados da pesquisa aplicada ou básica na área conhecimento.

d. Conclusão - Apresentar a conclusão ou as principais conclusões em frases curtas, separadas por parágrafos. Não usar esta seção para sumarizar os resultados (o que já foi feito no Resumo). A conjugação verbal deve ser no tempo presente.

e. Agradecimentos - Este tópico é optativo. Apresentar os principais agradecimentos, sendo breves e diretos, inciando-se com “Ao, Aos, À ou Às” (pessoas ou instituições), contendo o motivo do agradecimento.

f. Referências

Para consulta detalhada das normas descritas aqui acesse:

http://www.utfpr.edu.br/dibib/normas-para-elaboracao-de-trabalhos-academicos/normas_trabalhos_utfpr.pdf 7. Tabelas e Figuras

Poderão ser incluídos até quatro elementos gráficos (tabelas e/ou figuras) após o item Referências, em nova página, podendo ser ajustada mais de uma tabela ou figura em cada página, conforme modelo. Primeiramente deverão ser anexadas a(s) tabela(s) e posteriormente a(s) figura(s), independente da ordem de chamada no texto. Os elementos gráficos devem ser auto-explicativos e os dados representar o mínimo necessário, ou seja, essenciais à compreensão do texto. As tabelas assim como as figuras devem ser numeradas sequencialmente, com algarismos arábicos, sendo referenciadas no texto com as palavras “Tabela” ou “Figura” e o numeral correspondente.

7.1. Tabelas

a. Prepará-las por meio do menu Tabela do Microsoft Word, autoformatadas na opção simples 1, com linhas de cor preta e centralizadas na página (no menu Tabela escolher a opção Tamanho de Célula ... Linha Centralizado);

b. Tanto o título como o material tabulado devem ser digitados utilizando a fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples. O título deve ser precedido da palavra “Tabela” e o numeral em algarismo arábico correspondente seguido de ponto

(9)

9 final. O título deve ser claro, conciso e completo, incluindo o nome (vulgar ou científico) da espécie e das variáveis dependentes e deverá ser digitado na linha imediatamente superior à tabela com alinhamento justificado, finalizando com ponto final;

c. As unidades de medida são anexadas nos cabeçalhos das colunas, entre parênteses. Descrever adequadamente as abreviações de cada tabela no título ou em nota-de-rodapé, referenciadas por números sobrescritos (1, 2, etc.);

d. Na comparação de médias de tratamentos utilizar letras minúsculas ou maiúsculas, com a indicação em nota-de-rodapé do teste utilizado e a probabilidade;

e. Em tabelas somente são aceitos fios horizontais e não verticais (fios verticais são utilizados apenas para quadros);

f. As notas-de-rodapé são adicionadas na linha imediatamente abaixo da tabela, sendo cada nota descrita e uma linha. Manter as notas descritivas dentro de um mínimo necessário.

7.2. Figuras

a. São consideradas figuras: gráficos, desenhos, mapas e fotografias usados somente quando essenciais à elucidação do texto e devem estar centralizadas na página; b. As figuras, inclusive os gráficos, deverão ser preparadas em software apropriado e

inseridos no resumo expandido no formato TIFF, JPG ou GIF, atentando para o fato de que fotografias ou desenhos coloridos podem resultar em arquivos maiores, dificultando a transmissão via internet;

c. As figuras devem ser preparadas utilizando fonte Times New Roman e o corpo das letras em todas as figuras devem ser padronizados;

d. A edição das figuras poderá ser monocromática ou colorida. Utilizar cores ou símbolos apropriados para distinguir os tratamentos, estruturas, espécies, elementos em mapas, etc.;

e. Nos gráficos, os títulos dos eixos devem ter iniciais maiúsculas e devem ser seguidas das unidades entre parênteses;

f. A legenda deve ser incluída no corpo da figura, no título, ou entre a figura e o título; g. O título será posicionado na linha imediatamente inferior a figura utilizando a fonte Times

New Roman, tamanho 10, espaçamento simples e alinhamento justificado. O título deve ser precedido da palavra “Figura” e o numeral em algarismo arábico correspondente seguido de ponto final. O título deve ser claro, conciso e completo, incluindo o nome (vulgar ou científico) da espécie e das variáveis dependentes, finalizando com ponto final.

(10)

10

Ministério da Educação

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Dois Vizinhos

Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias

EDITAL DE CHAMADA DE TRABALHOS PARA O III CONGRESSO

DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA UTFPR – CÂMPUS DOIS VIZINHOS

Ano 2015

ANEXO II

NORMAS PARA CONFECÇÃO DO PÔSTER

O pôster é uma apresentação de pesquisa que inclui textos e gravuras. Deve ser conciso e conter todas as informações que permitam a compreensão do trabalho. Organizar as informações de modo que as ideias centrais do trabalho sejam facilmente entendidas, bem como utilizar todos os recursos disponíveis para despertar o interesse do público.

1. Formatação

Página: largura e altura: 0,90 m e 1,20 m, respectivamente;

Fonte: A fonte dos elementos do pôster deverá ser legível a pelo menos 1,5 m. 2. Estrutura do pôster

a. Título - escrito em letra com tamanho mínimo de 1,5 cm de altura;

b. Autores - nome do autor (ou autores) escrito abaixo do título em letras com tamanho no mínimo de 1,2 cm de altura;

c. Instituição - nome e local (Cidade/Estado) da instituição a que pertence(m) o(s) autor(es) escritos em letras com tamanho mínimo de 1,0 cm de altura;

d. Introdução com objetivos, Material e Métodos (opcional), Resultados e Discussão e Conclusão - deverão ser redigidos de forma resumida, contendo apenas as informações essenciais, utilizando apenas a primeira letra maiúscula com tamanho mínimo de 0,8 cm;

e. Referências - item obrigatório caso tenham sido citados autores em algum item do pôster. Utilizar fonte com tamanho de letra mínimo de 0,8 cm;

f. Tabelas e Figuras – devem ser preparadas de forma concisa e clara, com títulos e legendas explicativas, utilizando tamanho da fonte adequado para visualização a 1,5 m de distância;

Referências

Documentos relacionados

Puerta corredera y divisorios interiores realizados en madera aglomerada de 18 mm de grosor revestida de melamina blanco, nogal, roble claro, roble tabaco, roble moro o negro

Faldones de 18 mm de grosor en madera aglomerada revestidos de melamina color blanco, gris, roble claro, roble tabaco, roble moro, nogal, negro mate o tierra sombra con

Puerta corredera y divisorios interiores realizados en madera aglomerada de 18 mm de grosor revestida de melamina blanco, roble claro, roble tabaco o roble moro, de laminado

CAD. 3.3 – A inscrição para qualquer um dos cargos será feita, via Internet, pelo site: www.inov.org.br.. 3.3.1 – Será disponibilizado, equipamento de informática juntamente

Freie muito levemente e você não irá reduzir a velocidade do kart o suficiente para fazer a curva; freie muito forte e você travará os freios, rodando na pista.. A última razão

Schurr, Militz (2018) conectam esse aumento rápido na gestação de substituição em Tabasco com eventos ainda mais distantes: a proibição de casais

(B) o SUS é constituído pela conjugação das ações e serviços de promoção, proteção e recuperação da saúde executados apenas pelos Estados e Distrito

2.1 O texto dos originais deve ser organizado em Título, Autor ou Autores, Resumo, Palavras chave, Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusões