• Nenhum resultado encontrado

EMENTA DE DISCIPLINAS DO MAEQ

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EMENTA DE DISCIPLINAS DO MAEQ"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

EMENTA DE DISCIPLINAS DO MAEQ

ENG 502 - MECÂNICA DOS FLUIDOS E REOLOGIA 30(30.00.00) 2(2.0.0)

Transporte e quantidade de movimento. Descrição do movimento. Teorema fundamental de transporte. Equação de Euler, equações de Navier-Stockes. Escoamentos a baixos nº de Reynold. Problemas em regime transiente. Camada limite. Escoamento turbulento. Escoamento de soluções poliméricas. NATUREZA: Obrigatória

ENG 503 - TERMODINÂMICA QUÍMICA 30(30.00.00) 2(2.0.0)

Conceitos fundamentais. Funções especiais da termodinâmica. Cálculo de propriedades termodinâmicas de fluidos reais e de misturas. Equações de estado. Fugacidade de mistura e de excesso. Atividade. Equilíbrio de fases. Equilíbrio químico.

NATUREZA: Obrigatória

ENG 504 - CINÉTICA E REATORES 30(30.00.00) 2(2.0.0)

Cinética das reações em fase homogênea. Modelos ideais de reatores Desvio do comportamento ideal. Reações Fluido-Sólido. Reações gás-líquido. Interpretação de dados cinéticos.

(2)

ENG 505 - MÉTODOS QUANTITATIVOS EM ENGENHARIA QUÍMICA 30(30.00.00) 2(2.0.0)

Solução em série de equações diferenciais e ordinárias Funções de Bessel, Legendre e Tschebyscheff. Problema de Sturm-Liouville e séries de funções ortogonais. Série de Fourier. Soluções de equações de derivadas parciais. Transformadas integrais: Laplace e Fourier. Métodos das características e perturbações. Espaços vetoriais: Álgebra de vetores e tensores. Cálculo tensorial.

NATUREZA: Obrigatória

ENG 506 - MÉTODOS NUMÉRICOS EM ENGENHARIA QUÍMICA. 30(30.00.00) 2(2.0.0)

Técnica dos elementos finitos para resoluções de equação diferencial parcial linear e não-linear em sistema uni e bi-dimensional. Condições de contorno de Dirichlet, Neumann e Cauchy. Funções modeladas. Montagem por meio de elementos. Comparações com a técnica das diferenças finitas.

NATUREZA: Optativa

ENG 507 - SIMULAÇÃO 30(30.00.00) 2(2.0.0)

Simulação dos problemas básicos de transporte de quantidade de movimento, calor e massa. Métodos básicos para simulação de diferentes classes de reações químicas típicas. Desenvolvimento de um conjunto de subrotinas para simulação de processos de separação. Introdução ä modelagem e simulação de balanços de massa e energia de processos químicos.

NATUREZA: Optativa

ENG 508 - PROJETO DE REATORES 30(30.00.00) 2(2.0.0)

Estequiometria e cinética. Reatores tanque contínuo e tubular. Estabilidade. Reatores de leito fixo. Reatores de leito fluidizado. Reatores polifásicos. controle de reatores químicos.

(3)

ENG 509 - REATORES CATALÍTICOS HETEROGÊNEOS 30(30.00.00) 2(2.0.0)

Fenômenos de transporte em partículas. Reações de catálise heterogênea. Adsorção: isotermas de adsorção. Modelos cinéticos. Caracterização de catalisadores. Reação e difusão em catalisadores porosos. Seletividade. Envenenamento. Reatores laboratoriais.

NATUREZA: Optativa

ENG 510 - PROCESSOS DE SEPARAÇÃO 30(30.00.00) 2(2.0.0)

Separação de misturas Complexas. Equilíbrio termodinâmico em sistemas multicomponentes. Métodos de cálculo para a separação. Aplicações clássicas de várias operações de separação.

NATUREZA: Optativa

ENG 511 - SISTEMAS PARTICULADOS 30(30.00.00) 2(2.0.0)

Escoamento sólido-fluido. Caracterização de partícula.Dinâmica da partícula. Separação de partículas. Sedimentação contínua. Escoamento em meios porosos. Filtração. Fluidização e leito de jorro. Transporte hidráulico e pneumático de partículas. Transferência de calor e massa em sistema particulados.

NATUREZA: Optativa

ENG 512 - EQUILÍBRIO DE FASES 30(30.00.00) 2(2.0.0)

Termodinâmica clássica do equilíbrio de fases. Propriedades termodinâmicas a partir de dados volumétricos. Fugacidade em misturas gasosas. Fugacidade em misturas líquidas. Funções de excesso. Solubilidade de gases em líquidos.

(4)

ENG 513 - TRANSFERÊNCIA DE CALOR E MASSA 30(30.00.00) 2(2.0.0)

Transporte de calor. condutividade térmica e o mecanismo de transporte de energia. Condução de calor. Convecção. Problemas de condições de contorno, problemas em regime transiente. Transporte de massa. Difusividade mássica. Equação do transporte de massa. Problemas envolvendo transporte simultâneo de energia, quantidade de movimento e massa. Balanços globais. Teoria da camada limite.

NATUREZA: Optativa

ENG 514 - CIÊNCIA DOS MATERIAIS 30(30.00.00) 2(2.0.0)

Classificação dos processos de síntese dos polímeros. Processos por etapa: Poliesterificação e poliamidação. Relação entre peso molecular e inversão. Cinética de polimerização por etapas. Polimerização de monomeros com funcionalidade maior que 2. Relações entre conversão e ponto de gelificação. Processo por cadeia: análise cinética. Distribuição típica de peso molecular. Copolimerização: Índices de relatividade, equações de copolimerização. Meios físicos de Polimerização: em massa solução, suspensão. Polimerização por emulsão: análise cinética.

NATUREZA: Optativa

ENG 515 - CONTROLE DE PROCESSOS 30(30.00.00) 2(2.0.0)

Modelos matemáticos para sistemas químicos. Simulação analógica e digital. Comportamento dinâmicos dos sistemas de controle. Identificação de processos. Controle a realimentação. Controle antecipado.

(5)

ENG 516 - PRINCÍPIOS DE CONTROLE 30(30.00.00) 2(2.0.0)

Características dos sistemas lineares. Analogias. Análise pelos métodos de Fourier. Transformada de Laplace. Sistemas lineares em malha aberta Sistemas lineares em malha fechada. Método do lugar das raízes. Métodos de resposta frequencial. Aplicação em processo.

NATUREZA: Optativa

ENG 702 - TEEQ - Tecnologia dos Polímeros 30(30.00.00) 2(2.0.0)

Classificação das macromoléculas e das reacções de polimerização.Técnica de polimerização. Configuraçãpo dos processos de polimerização. Tratamento matemático para as reações de polimerização. Polimerização de olefinas via catalizadores Ziegler-Natta. Isomerismo em polímeros. Reatores de leito fluidizado. Modelos de balanço de populações.Processos de produção de PVC e de PS. Estudo comparativo de reações de polimerização em reatores de batelada e contínuos. Esquema geral de Bohm para a cinética de polimerização via catalisadores Z-N.

NATUREZA: Optativa

ENG 703 - TEEQ - Tratamento de Efluentes e Controle de Poluição 30(30.00.00) 2(2.0.0)

Introdução ao tratamento de efluentes. Caracterização de rejeitos domésticos e industriais. Pré-tratamento e tratamento primário. Aeração. Tratamento secundário. Lodo ativado. Lagoas de estabilização. Tratamento e destinação de lodos. Tratamento terciário. Poluição atmosférica. Modelos de dispersão. Modelo matemático para a curva de SAG

NATUREZA: Optativa

(6)

30(30.00.00) 2(2.0.0)

Tipos de polímeros e polimerização. Nomenclatura de polímeros. Estrutura e propriedades. Polimerização por etapas: Reatividade, cinética e peso molecular, equivalência de grupos reativos,ciclização, controle do peso molecular. Processos físicos de polimerização, exemplos específicos Termofixos e polimeros ramificados. Polimerização por radical livre, comparação com polimerização por etapa e iônica. Cinética. Tipos de iniciação: térmica, redox, fotoquímica. Eficiência de iniciação. Transferência de cadeia. Distribuição e controle de peso molecular. Retardantes e inibidores. Efeito gel. Polimerização por emulsão. Polimerização iônica. Iniciadores. Cinética. Peso molecular. Polímeros vivos.(anionicos). Efeito do solvente. Efeito da temperatura. Comparação entre as polimerizações por radical livre. Copolimerização. Tipos de copolímero. Equação de copolimerização. Composição instatânea, média e integrada. Índices de reatividade. Polimerização estereoespecífica. Catalizadoresd Ziegler-Natta. Cinética. Natureza física dos catalizadores. Copolimerização. Propriedades dos poímeros estereoregulares.

NATUREZA: Optativa

ENG 705 - TEEQ Análise de Riscos de Inst. De Processos 30(30.00.00) 2(2.0.0)

Histórico. Grandes acidentes industriais. Conceito de risco. Formas de expressão de risco. Legislação internacional e a situação brasileira. Critérios de aceitabilidade de riscos. Técnicas qualitativas de análise de riscos: APP, HAZOP, FMECA. Estrutura de uma avaliação quantitativa de riscos. Dados necessários. Avaliação quantitativa da frequência de acidentes. Princípios básicos de engenharia de confiabilidade. Indisponibilidade de sistema de proteção. Metodologia para avaliação dos efeitos físicos de incêndios. Explosões e vazamentos tóxicos. Análise de vulnerabilidade. Avaliação de consequências Riscos do transporte de substâncias perigosas. Gerenciamento de riscos. Análise Custo-eficiência e análise custo-benefício. Planejamento de emergência. Exemplos de aplicação prática.

(7)

ENG 706 - TEEQ Planejamento Estatístico de Experimentos 30(30.00.00) 2(2.0.0)

Introdução à metodologia da pesquisa experimental em engenharia. Planejamento e análise racional de experimentos. Avaliação preliminar de resultados experimentais: métodos gráficos; alguns testes expeditos. Tipos de distribuição. Medidas de significancia estatística. Dimensionamento de amostras. Comparação de dois ou mais tratamentos. Planejamento fatorial completo e fracionado. Outros tratamentos estatísticos. Análise de variança de resultados experimentais. Técnica de seleção de variáveis de processo. Modelagem matemática usando análise de regressão. Discriniminação de modelos usando análise de resíduos. Critérios de avaliação da adequação dos modelos desenvolvidos. Principais métodos de otimização experimental. Superficie de resposta. Projeto de experimentos envolvendo misturas. Entendendo planejamento industrial de experimentos: Estudo de casos. Metodologia Taguchi de planejamento experimental. Qualidade por projeto. Comparação da metodologia Taguchi X técnicas ocidentais: Vantagens e desvantagens. .”STATWARE”: apresentação de uma coleção de software descomplicados para a solução dos problemas apresentados.

NATUREZA: Optativa

ENG 707 - TEEQ Introdução à Dinâmica e Estabilidade de Processos. 30(30.00.00) 2(2.0.0)

Conceito de estabilidade e sua caracterização. Descrição matemática da dinâmica de sistemas. Sistemas forçados e sistmas livres. Critérios de análise de estabilidade. Método de Routh Hurwitz, Liverard-Chifard e Liapunov. Exemplos de aplicação.

NATUREZA: Optativa

(8)

30(30.00.00) 2(2.0.0)

Engenharia da Confiabilidade: Suas aplicações e benefícios. Conceitos básicos: Confiabilidade, disponibilidade e manutenibilidade. Taxas de falhas de componentes mecânicos e de instrumentação. Principais técnicas de análise de sistemas. Avaliação quantitativa de confiabilidade e disponibilidade:Diagramas de blocos,árveres de falha, árvores de eventos, modelos Markovianos. Confiabilidade de malhas de controle. Disponibilidade de instalação de processos contínuos. Disponibilidade de sistema de proteção e segurança. Avaliação da frequência de acidentes em uma instalação. Fatores humanos e confiabilidade. Confiabilidade de sistemas automatizados: SDCD’s e CLP’s. Análise custo-benefício. Exemplos de aplicação prática

NATUREZA: Optativa

ENG 709 - TEEQ Modelos Estatísticos em Confiabilidade de Instalações de Processos

30(30.00.00) 2(2.0.0)

Distribuição de probabilidade. Confiabilidade de sistemas usando distribuições. Processos estocásticos. Cadeias de Markov. Disponibilidade de sistemas reparáveis por Markov, por árvore de falhas, por teoria cinética e pela aproximação lambda-tau. Conjugando modelos markovianos e árvores de falha. Simulação de Monte Carlo. Disponibilidade de sistemas. Propagação de incertezas. Confiabilidade Bayesiana. Especialização de dados de falha. Processos pontuais aplicados a confiabilidade.

NATUREZA: Optativa

ENG 710 - TEEQ Reatores de Polimerização 30(30.00.00) 2(2.0.0)

Fundamentos. Reações em solução e em massa. Reações em emulsão. Reações em suspensão. Reações com catalisadores sólidos.

NATUREZA: Optativa

(9)

30(30.00.00) 2(2.0.0)

Síntese de processos. Economia de energia. Cálculo do consumo energético mínimo.Síntese de rede de trocadores de calor(RTC). Ferramentas auxiliares. Utilidades. Otimização de redes de trocadores de calor. Tópicos avançados.

NATUREZA: Optativa.

ENG 719 - TEEQ Controle de Processos por Computador 30(30.00.00) 2(2.0.0)

Introdução. Malhas de controle em computadores. Amostragem e filtragem de dados. Desenvolvimento de modelos discretos no tempo. Resposta dinâmica de sistemas discretos no tempo. Análise de sistemas de controle digitais. Projeto de controladores digitais. Técnicas de controle preditivo e adaptativo.

Referências

Documentos relacionados

Descrição: Realizar a atribuição dos códigos a um usuário para verificar caso algum código não exista disponível no sistema, impossibilitando a atribuição

Cada grupo é composto por experimentos realizados em diferentes dias, porém mantendo os mesmos parâmetros operacionais (taxa de aplicação superficial, tempo de floculação e razão

No Estado do Pará as seguintes potencialidades são observadas a partir do processo de descentralização da gestão florestal: i desenvolvimento da política florestal estadual; ii

No que tange aos shoppings de pequeno porte, ou seja, os minishoppings de bairro que têm cerca de 5000 m2, pode-se afirmar que diante das transformações do mercado varejista e

In this work, we select the most popular development tool for each approach (namely Java, Ionic, React Native and Flutter, respectively) and use them to develop a group

Nesse contexto, quando o indivíduo age de acordo com o princípio da utilidade, ele cuida de si mesmo através do cultivo da sua natureza humana esse cultivo é a expressão do amor

Num contexto em que artistas concorrem mais e mais por espaço midiático para que suas práticas culturais sejam não somente vistas, mas também inscritas no panorama cul-

A partir da análise do histórico de vendas, e com base no comportamento da curva, três métodos foram destacados para a simulação da previsão, suavização