• Nenhum resultado encontrado

mydnamap compatibilidade genética o poder da sua genética

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "mydnamap compatibilidade genética o poder da sua genética"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

o poder da sua genética

compatibilidade

(2)

que contém o seu ADN ao público em geral para que estes possam cuidar da sua saúde e da dos seus.

O

myDNAmap oferece um serviço completo e diferente na área da medicina preventiva: fazemos a

sequenciação do genoma completo que contém todos os genes associados à saúde e ao bem-estar

do indivíduo; prestamos aconselhamento pré e pós-sequenciação de maneira a responder a todas as

perguntas do cliente e a explicar todos os resultados encontrados; desenvolvemos a myDNAapp, uma

aplicação móvel onde os clientes podem consultar os resultados, contactar os nossos profissionais médicos

e científicos e onde pode incluir toda a informação sobre a sua saúde para o ajudarmos a personalizar o seu

relatório genético. Para além disso, o myDNAmap oferece atualizações anuais que incluem as descobertas

mais recentes no campo da genética.

Sabemos que cada um de nós, assim como o nosso ADN, é único e irrepetível.

Conhecer o seu perfil genético ajuda-o a cuidar da sua saúde e da dos seus. Hoje, amanhã e sempre.

Sempre verifique mydnamap.com para obter as atualizações mais recentes de

(3)

O teste de compatibilidade genética

é dirigido às pessoas que:

• estão a planear ter filhos..

• têm antecedentes familiares de doenças genéticas.

• irão ser doadores de óvulos ou sémen.

• realizem tratamentos de fertilidade com gâmetas doados.

• têm histórico familiar de consaguinidade ou endogamia.

• estão em idade reprodutiva e interessadas em conhecer o seu

(4)

Teste de Compatibilidade Genética de Preconceito no Painel MyDNAmap

O teste de compatibilidade genética pré-concepcional permite conhecer o risco de ter um filho com uma doença genética, até no caso de ambos os progenitores serem saudáveis. Também avalia o risco de transmitir uma condição genética à descendência. Através da sequenciação do genoma comple-to, analisamos mais de 700 genes associados a doenças recessivas hepáticas, metabólicas, neuroló-gicas, sensoriais, cardíacas, imunolóneuroló-gicas, dermatolóneuroló-gicas, esqueléticas, (neuro)musculares, hemato-lógicas, nefrohemato-lógicas, intelectuais, hormonais e motoras, que a descendência pode apresentar. Compreender o estado do portado ajuda a trabalhar com os profissionais nas alternativas que a sua futura família terá.

(5)

Quais são as variantes genéticas autossómicas recessivas?

No nosso ADN, o genoma está contido em 46 estruturas chamadas cromossomas que se agrupam em pares: os primeiros 22 denominam-se de autossómicos e estão presentes em homens e mulheres. O 23º par representa os cromossomas sexuais: XX em mulheres e XY em homens.

As variantes genéticas autossómicas recessivas são aquelas que têm um impacto na nossa saúde, quando se herdam de ambos os progenitores. No entanto, se só as herdamos de um progenitor, não terão nenhum impacto na nossa vida (nesse caso, diremos que “portamos” uma variante recessiva).

(6)

Fig. 1. Portador de variantes genéticas autossómicas recessivas Pai portador

Saudável 25% Portadores 50% Doente 25%

Mãe portador O que implica ser portador de uma variante genética?

Uma variante genética é qualquer mudança numa sequência de ADN e é precisamente o que nos faz únicos. As variantes genéticas podem estar associadas a uma doença ou traços físicos, como a cor dos olhos. Um portador é um pessoa que herdou uma determinada variante genética mas não manifesta nenhuma doença. No entanto, pode transmitir esta variante à sua descendência. O teste de compatibilidade genética permite identificar este risco. Fig 1

(7)

XY XY XX XX Quais são as variantes genéticas autossómicas recessivas ligadas ao cromossoma X? São as variantes genéticas localizadas no cromossoma X que determinam o sexo feminino.

As mulheres têm duas cópias do cromossoma X (um herdado da mãe e outro do pai): portanto, se um dos genes do cromossoma X tem um alteração, o gene normal do outro cromossoma pode compensar a cópia alterada. Fig. 2

Por outro lado, se um homem apresenta uma variante recessiva ligada ao cromossoma X, vai manifestar a doença já que os homens têm apenas um cromossoma X e, portanto, não pode existir compensação..

Fig. 2. Diagrama de hereditarieda de doença ligada ao cromossoma X de mãe portadora e pai doente

XY XX

Doente 25% Saudável 25% Portadora 25% Doente 25%

Pai portador

(8)

Uma mulher afetada por uma doença recessiva ligada ao cromossoma X irá transmitir o alelo mutado a todos os seus descendentes:

• Todas as filhas serão portadoras (mas não afetadas) • Todos os filhos serão afetados pela doença

Uma mulher portadora tem uma probabilidade de 50% que cada filho ou filha (independentemente do seu sexo) herde o alelo mutado, sendo que se um homem o herda irá desenvolver a doença e se a mulher o herda será unicamente portadora da doença. Fig. 3

Um homem afetado, no entanto, transmitirá o alelo mutado a todas as suas filhas, que serão portadoras, mas nenhum dos seus filhos.

Pai não afetado Mãe portadora

X Y X X

X X X X Y X Y X

(9)

O relatório myDNAmap que nossos conselheiros genéticos fornecerão a você inclui o resultado da análise de 10 painéis genéticos que cobrem as áreas de: esportes, nutrição, cardiologia, fertilidade, câncer, compatibilidade genética, ancestralidade, farmacologia, vícios e neurologia.

myDNAmap neurologia

(10)

Tecnologia aplicada

A sequenciação do genoma completo (Whole genome sequencing - WGS) é realizada nos sistemas Ilumina HiSeq X10 ou o NovaSeq 6000. (IlluminaPE150, Q30≥80%) e alinhadas com o genoma humano de referência GRCh37/hg19. A classificação e análise das variantes é levada a cabo segundo as recomendações do Colégio Americano de Genética e Genómica Médica (ACMG). As variantes informadas são nomeadas com base nas recomendações da Human Genome Variation Society (HGVS).

O Nosso Relatório: é a comunicação científica-técnica dos resultados, elaborada de forma precisa mas simples e dirigida tanto aos nossos utilizadores como aos nosso profissionais de saúde. Entrega-se no âmbito de uma consulta com algum dos nossos consultores genéticos - que se pode realizar por video-conferência - na qual o profissional especializado explica os detalhes, responde às questões do utilizador e esclarece as dúvidas que possam surgir.

Nota: a deteção de variantes genéticas estabelece apenas a predisposição ou potencialidade mas não estabelece de maneira nenhuma a certeza do desenvolvimento de doenças. A informação genética proporcionada não é válida em nenhum caso para uso diagnóstico e não implica a possibilidade de determinar a idade de início nem o tipo ou gravidade das doenças, também não permite descartar a existência da heterogeneidade clínica ou genética

Bibliografia

• Grody WW et al. ACMG position statement on prenatal/preconception expanded carrier screening.Genet Med. 2013. PMID: 23619275.

• Committee on Genetics. Committee Opinion No. 691: Carrier Screening forGenetic Conditions. Obstet Gynecol. 2017. PMID: 28225426.

• Bajaj K, Gross SJ. Carrier Screening: Past, Present, and Future. J Clin Med. 2014;3(3):1033–1042. Published 2014 Sep 15. doi:10.3390/jcm3031033

• Lazarin GA, Haque IS. Expanded carrier screening: A review of earlyimplementation and literature. Semin Perinatol. 2016. PMID: 26718446.

(11)

Tecnología empleada

Secuenciación del genoma completo (Whole genome sequencing - WGS) realizada en los sistemas Illumina HiSeq X10 o NovaSeq 6000 (IlluminaPE150, Q30≥80%) y alineadas con el genoma humano de referencia GRCh37/hg19. La clasificación y análisis de las variantes se lleva a cabo siguiendo las recomendaciones del Colegio Americano de Genética Médica y Genómica (ACMG). Las variantes informadas son nombradas en base a las recomendaciones de la Sociedad de Variaciones del Genoma Humano (HGVS).

Nuestro Informe: Es la comunicación científico-técnica de los hallazgos, redactada de manera precisa pero sencilla y dirigida tanto a nuestros usuarios como a los profesionales de la salud. Se entrega en el marco de una consulta con alguno de nuestros asesores genéticos -que puede realizarse por videoconferencia- en la que el profesional especializado explica los detalles, responde las consultas del usuario y aclara las dudas que pudieran surgir.

Nota: La detección de variantes genéticas establece sólo la predisposición o potencialidad pero de ninguna manera establece la certeza del desarrollo de enfermedades. La información genética proporcionada en ningún caso es válida para uso diagnóstico y no implica la posibilidad de determinar la edad de inicio ni el tipo o gravedad de las enfermedades; tampoco permite descartar la existencia de heterogeneidad clínica o genética.

Bibliografía

• Grody WW et al. ACMG position statement on prenatal/preconception expanded carrier screening.Genet Med. 2013. PMID: 23619275.

• Committee on Genetics. Committee Opinion No. 691: Carrier Screening forGenetic Conditions. Obstet Gynecol. 2017. PMID: 28225426.

• Bajaj K, Gross SJ. Carrier Screening: Past, Present, and Future. J Clin Med. 2014;3(3):1033–1042. Published 2014 Sep 15. doi:10.3390/jcm3031033

• Lazarin GA, Haque IS. Expanded carrier screening: A review of earlyimplementation and literature. Semin Perinatol. 2016. PMID: 26718446.

(12)

www.mydnamap.com

clientes@mydnamap.com

Referências

Documentos relacionados

No presente estudo, é essa experiência que se pretende analisar.- Trata-se de mostrar o que ela veio a se tornar, desde o século XVI, no meio de uma cultura como a nossa: de

128 MISTER SPEEDY MOTORSPORT PT LUÍS CARNEIRO PT ANTÓNIO FREITAS PT Fiat Punto 85 FEUP 2. 129 TEAM AMOB BETA PT LUÍS SILVA PT VASCO CAMPOS PT Fiat Punto 85

Por exemplo, podemos aplicar a fórmula acima num experimento de lançamento de uma moeda “honesta” (não viciada), pois as faces cara e coroa têm a mesma probabilidade de sorteio..

Não contaminar fontes, poços ou cursos de água com o produto ou recipientes usados. Não deitar os resíduos para o esgoto. A reciclagem deverá ser preferida em relação à

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Frondes fasciculadas, não adpressas ao substrato, levemente dimórficas; as estéreis com 16-27 cm de comprimento e 9,0-12 cm de largura; pecíolo com 6,0-10,0 cm de

devido à velhice ou por uma doença incurável, seja ele residente ou viajante, deve alimentar um pobre por cada dia não jejuado, e essa será sua compensação.. pode

Provas de segunda chamada, única e exclusivamente para as provas parciais e prova final, só serão concedidas segundo o que preceitua explicitamente a Resolução nº 048/09,