• Nenhum resultado encontrado

ARTIGO 2.º - Fixar a vigência desta Resolução a partir da presente data, revogadas as disposições em contrário.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ARTIGO 2.º - Fixar a vigência desta Resolução a partir da presente data, revogadas as disposições em contrário."

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

R E S O L U Ç Ã O N.º 125/2007 – CONSUN APROVA AS NORMAS PARA A REALIZAÇÃO DO PROCESSO SELETIVO DE NOVEMBRO DE 2007 E O NÚMERO DE VAGAS A SEREM

OFERTADAS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO E DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DA PUCPR. (*) O Presidente do Conselho Universitário, no uso de suas atribuições estatutárias e tendo em vista o Parecer n.º 26/2007 – CONSUN, relatado na sessão do dia 25 de julho de 2007,

R E S O L V E:

ARTIGO 1.º - Aprovar as normas para a realização do Processo Seletivo de Novembro de 2007 e o número de vagas a serem ofertadas nos Cursos de Graduação e de Educação Tecnológica da PUCPR.

ARTIGO 2.º - Fixar a vigência desta Resolução a partir da presente data, revogadas as disposições em contrário.

Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Sala de Sessões do Conselho Universitário, em Curitiba, aos vinte e cinco dias do mês de julho de dois mil e sete.

João Oleynik

Presidente em exercício

A N E X O

EDITAL N.º 03/2007

NORMAS PARA O PROCESSO SELETIVO DE NOVEMBRO DE 2007 E VAGAS A SEREM OFERTADAS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO E DE EDUCAÇÃO

TECNOLÓGICA DA PUCPR

______________ (*) Ver Parecer n.° 26/2007 – CONSUN, p.

(2)

EDITAL N.º 03/2007, de 25 de julho de 2007

NORMAS PARA O PROCESSO SELETIVO DE NOVEMBRO DE 2007

PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO E DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DA PUCPR

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná torna pública a abertura das inscrições para o Processo Seletivo de Novembro de 2007, para o preenchimento de 8810 (oito mil, oitocentas e dez) vagas de acordo com as normas a seguir:

CAPÍTULO I DA FINALIDADE

Artigo 1.º – O Processo Seletivo da PUCPR, em consonância com a legislação vigente, tem por finalidade selecionar candidatos ao preenchimento das vagas existentes nos cursos da Universidade, avaliando seu conhecimento nas diferentes formas de escolaridade em que tenham concluído o Ensino Médio ou equivalente, bem como sua aptidão para prosseguimento em estudos

superiores.

Artigo 2.º – O candidato será submetido a provas e a uma redação que visam avaliar o conhecimento, bem como raciocínio lógico, capacidade de produção e interpretação de textos, dados e fatos, adquiridos ao término do Ensino Médio, ou equivalente, nas disciplinas: Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, uma Língua Estrangeira, Geografia, História, Matemática, Física, Química, Filosofia e Biologia.

Artigo 3.º – Os cursos de graduação e de educação tecnológica e suas vagas para o 1.º semestre de 2008, 2.o semestre de 2008 e turnos predominantes, por Centros Universitários, são aqueles listados no Anexo I deste Edital.

§ 1.º – As aulas serão ministradas de segunda-feira a sábado e iniciarão nos dias previstos no Calendário Acadêmico.

§ 2.º – Para a realização de estágio, adaptação, aulas práticas, atividades extraclasse, aulas especiais, dependência e repetência, os alunos poderão ter atividades em turnos diferentes daqueles em que estão matriculados.

§ 3.º – Turno predominante significa o turno de maior concentração das atividades acadêmicas.

§ 4.º – As vagas do Programa Universidade para Todos – PROUNI poderão ser alteradas e serão preenchidas de acordo com a legislação vigente, bem como estão sujeitas a alterações decorrentes do SISPROUNI.

§ 5.º – Parte das vagas poderão ser destinadas e preenchidas pelos candidatos do Processo de Admissão Especial Seriada – PAES, processo seletivo regulamentado pelo Edital n.° 2006, disponível no site da PUCPR:

(3)

§ 6.º – As alterações na tabela do Anexo I que se fizerem necessárias serão apreciadas e aprovadas pela Câmara de Graduação e Cursos Seqüenciais – CAMGRAD, consultado Decano do respectivo Centro Universitário.

CAPÍTULO II DAS INSCRIÇÕES

Artigo 4.º – As inscrições para o Processo Seletivo serão realizadas no período de 13 de setembro de 2007 a 21 de outubro de 2007.

Via Internet – Home-Page: http:// www.pucpr.br

http:// www.vestibular.pucpr.br

Parágrafo único – Para a inscrição, o candidato deverá pagar uma taxa no valor de R$ 75,00 (setenta e cinco reais) nas agências bancárias indicadas no site da PUCPR.

Artigo 5.º – Somente poderão inscrever-se no Processo Seletivo candidatos que tenham concluído ou que venham a concluir, até 30 (trinta) dias antes do início das aulas previstas no Calendário Acadêmico da PUCPR, o Ensino Médio ou que possuam certificado de conclusão deste nível de ensino, obtido pela via regular ou da suplência.

Artigo 6.º – Ao inscrever-se, o candidato deverá optar por um curso de 1.a opção e poderá, facultativamente, optar por outro de 2.ª opção.

Parágrafo único - No ato da inscrição, o candidato optará por uma das seguintes línguas estrangeiras modernas: Espanhol, Alemão, Italiano, Francês ou Inglês.

Artigo 7.º – Poderá ser cancelado o Processo Seletivo e a conseqüente oferta de vagas para os cursos que não preencherem um mínimo de 50% (cinqüenta por cento) do total das vagas ofertadas.

§ 1.º – No caso do cancelamento do Processo Seletivo e da conseqüente oferta de vagas para determinado curso, o candidato do curso cancelado deverá tomar conhecimento do fato em edital próprio da PUCPR e fazer opção por outro curso ou cancelar a sua inscrição, se assim o desejar.

§ 2.º – Caso o candidato não compareça à PUCPR para fazer nova escolha de curso, sua 2.a opção, se houver, será considerada como a 1.a opção.

§ 3.º – Não havendo escolha de curso de 2.a opção, a inscrição será automaticamente cancelada.

Artigo 8.º – Para inscrição, o candidato deverá: • preencher o requerimento de inscrição na Internet;

• imprimir o boleto de pagamento;

(4)

Parágrafo único – Não serão devolvidos valores referentes à taxa de inscrição, exceto nos casos do § 1.º e § 3.º do Artigo 7.º.

Artigo 9.º – Após a confirmação da inscrição do candidato, a troca de curso só será permitida mediante requerimento dirigido à Comissão de Processos Seletivos - CPS, protocolado no Suporte Integrado de Gestão Acadêmica - SIGA até a data do encerramento das inscrições.

Artigo 10 – A inscrição do candidato implica na aceitação das condições do Concurso, tais como se acham estabelecidas no presente Edital e demais instruções constantes no site da PUCPR referente ao Processo Seletivo de Novembro de 2007.

CAPÍTULO III

AUTORIZAÇÃO E RECONHECIMENTO

Artigo 11 – Os cursos de graduação da PUCPR se encontram autorizados de acordo com as resoluções e decretos constantes do Anexo II deste Edital.

CAPÍTULO IV DAS PROVAS

Artigo 12 – O cronograma de realização, a constituição e o número de questões do Processo Seletivo de Novembro de 2007 são os seguintes:

§ 1.º – As questões serão objetivas de múltipla escolha.

§ 2.º – A prova de redação consta da produção de 1 (um) texto que deve ser produzido na modalidade padrão formal da Língua Portuguesa, com no mínimo 15 (quinze) e, no máximo, 20 (vinte) linhas.

§ 3.º – Os CARTÕES-RESPOSTA e a FOLHA DE REDAÇÃO deverão ser preenchidos com caneta esferográfica de ponta grossa e tinta preta.

(5)

§ 4.º – A CPS não se responsabiliza por falhas de correção devido a má leitura de CARTÕES-RESPOSTA e FOLHAS DE REDAÇÃO que tenham sido preenchidos com material em desacordo com o § 3.º deste artigo.

§ 5.º – Os CARTÕES-RESPOSTA serão entregues ao candidato após 1 (uma) hora do início das provas.

§ 6.º – A duração das provas, além do horário estabelecido no caput deste artigo, será determinada pela CPS.

Artigo 13 – As provas deverão ser realizadas no câmpus onde o curso escolhido pelo candidato em 1.a opção estiver sendo ofertado.

Artigo 14 – As portas de acesso aos prédios onde serão realizadas as provas fecharão às 14h20min, horário de Brasília.

Parágrafo único – A Pró-Reitoria Administrativa, de Planejamento e Desenvolvimento, ou a quem esta delegar, decidirá sobre a extensão do horário de fechamento das portas de acesso.

Artigo 15 – Para poder realizar a prova, o candidato deverá apresentar o boleto referente à taxa de inscrição, devidamente pago, e um documento de identidade, com foto, expedido pelos órgãos competentes.

Artigo 16 – Com relação às diferentes disciplinas que compõem as provas, adotarse-á o seguinte critério de pesos, em função da Área de Formação escolhida em 1.a (primeira) opção, conforme tabela a seguir:

Onde: BIO (Biologia), FIL (Filosofia), GEO (Geografia), HIS (História), LP (Língua Portuguesa), LIT (Literatura Brasileira), LE (Língua Estrangeira), MAT (Matemática), QUI (Química) e RED (Redação).

Parágrafo único – A listagem dos cursos por Área de Formação encontra-se no Anexo III.

Artigo 17 – Para cada uma das provas será calculado um escore padronizado (EPi) e o escore final (EF1) do candidato será calculado pela fórmula:

(6)

Onde: EP1 = escore padronizado da prova 1; EP2 = escore padronizado da prova 2; EP3 = escore padronizado da prova de redação.

Artigo 18 – O escore padronizado individual de cada prova (EP1, EP2 e EP 3) será calculado conforme segue:

I. cada disciplina integrante da parte objetiva das provas terá sua nota (Nm) computada isoladamente, segundo a fórmula:

II. a redação conta como disciplina adicional e terá sua nota (Nm) atribuída por uma banca examinadora entre 0,0 e 10,0;

III. a nota padronizada de cada disciplina m (NPm) será calculada em função da nota obtida em cada disciplina (Nm), da média das notas de todos os candidatos da disciplina m ( m x ) e do desvio padrão destas notas (s), usando-se a fórmula:

IV. a média das notas de todos os candidatos da disciplina m ( m x ) e o desvio padrão destas notas (s) serão calculados a partir das notas dos candidatos por curso, câmpus e turno predominante de oferta;

V. o escore padronizado de cada uma das provas (EPi) será calculado levando-se em conta a nota padronizada (NPm) de cada uma das disciplinas constituintes da prova i, o peso relativo (Pm) de cada disciplina m em função da Área de Formação escolhida e do somatório dos pesos (Pm) de todas as disciplinas integrantes da prova (Pi), segundo a fórmula:

§ 1.º – O candidato que se submeter ao Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, poderá utilizar sua média da prova de Conhecimentos Gerais no Processo Seletivo da PUCPR.

§ 2.º – A média do ENEM, após transformada em escore padronizado, será aproveitada no cálculo do escore final, conforme segue:

(7)

§ 3.o – O escore padronizado, com a média do ENEM, só será considerado para o cálculo do escore final, se for favorável ao candidato.

Artigo 19 – Durante as provas não será permitida consulta a qualquer espécie de livro, revista ou folheto, e nem uso, porte ou posse de máquina calculadora, telefone celular, walkman, relógio ou qualquer outro tipo de aparelho.

§ 1.º – Embalagens próprias serão fornecidas para acondicionar os aparelhos que ficarão em poder do fiscal de sala até o final da prova do candidato.

§ 2.º – O candidato poderá ser submetido a detectores de metal para garantir o cumprimento deste artigo.

CAPÍTULO V

DO ATENDIMENTO ESPECIAL

Artigo 20 – Será concedida Banca Especial ao candidato portador de necessidades especiais (auditiva, física, motora, visual e múltipla), em conformidade com o Decreto n.º 3.298, de 20/12/1999, mediante solicitação prévia e apresentação de laudo comprobatório.

Artigo 21 – Em caso de enfermidade que exija internamento, as provas poderão ser realizadas no hospital, desde que:

I. seja apresentado laudo médico atestando a impossibilidade de realização da prova nos câmpus da PUCPR;

II. o médico responsável pelo candidato ateste que este se encontra em condições de realizar as provas; e

III. o hospital em que o candidato estiver internado autorize a entrada e permanência no local dos aplicadores de prova designados pela Pró-Reitoria Administrativa, de Planejamento e Desenvolvimento.

Artigo 22 – A solicitação de Atendimento Especial, acompanhada do respectivo documento comprobatório, deverá ser encaminhada à Pró-Reitoria Administrativa, de Planejamento e Desenvolvimento até às 18 horas do dia 22/10/2007, protocolada no SIGA.

Artigo 23 – A PUCPR se desobriga de fornecer Banca Especial se, após o prazo estipulado, nenhuma solicitação tiver sido encaminhada.

CAPÍTULO VI DA CLASSIFICAÇÃO

Artigo 24 – O candidato será classificado para a vaga do curso a que concorrer, por ordem decrescente da média dos escores padronizados e relacionados em ordem alfabética para preenchimento das vagas existentes em cada curso.

(8)

§ 1.º – Em caso de empate, adotar-se-ão como critérios de desempate: I. o maior escore padronizado da redação, persistindo o empate;

II. a maior nota padronizada (NPm) na prova da disciplina de Língua Portuguesa, persistindo o empate;

III. a maior nota padronizada (NPm) na prova da disciplina de Matemática, e persistindo o empate;

IV. maior idade cronológica do candidato.

§ 2.º – Na 2.a opção de curso, se houver, o candidato concorrerá às vagas remanescentes após a classificação de todos os candidatos que concorreram em 1.ª opção.

§ 3.o – A determinação do 1.o colocado geral do Processo Seletivo da Universidade será feita pela média aritmética simples das notas obtidas em cada disciplina, dentre os primeiros classificados de cada curso.

Artigo 25 – Será desclassificado o candidato que: I. não comparecer a qualquer uma das provas;

II. tirar nota 0 (zero) na Redação;

III. tirar nota 0 (zero) em uma ou mais provas;

IV. utilizar-se de meio ilícito, tanto na realização das provas, constatado no momento ou posteriormente, como no procedimento da inscrição para o Processo Seletivo;

V. portar-se ou apresentar-se de maneira inconveniente durante a realização das provas; VI. desacatar quem estiver investido de autoridade para coordenar, orientar ou fiscalizar a realização do Concurso.

Artigo 26 – O candidato poderá obter sua classificação e os seus escores mediante requerimento, entregue no SIGA, e também via Internet ou acessando os computadores da PUCPR, a partir de 15 (quinze) dias após a divulgação da primeira chamada do Processo Seletivo.

CAPÍTULO VII DOS RESULTADOS

Artigo 27 – A PUCPR divulgará na Internet (www.pucpr.br) e em edital próprio nos seus câmpus, a relação dos classificados para o preenchimento das vagas em primeira chamada e das chamadas subseqüentes.

Artigo 28 – Não será concedido ao candidato acesso às provas ou revisão delas.

CAPÍTULO VIII

DO PREENCHIMENTO DAS VAGAS

Artigo 29 - O candidato ao curso preencherá a vaga obedecendo à rigorosa ordem de classificação no Processo Seletivo.

(9)

§ 1.º - Os classificados farão matrícula logo após o Processo Seletivo, nos prazos fixados pela Pró-Reitoria Administrativa, de Planejamento e Desenvolvimento.

§ 2.º – O curso que não preencher o mínimo de 50% (cinqüenta por cento) do total das vagas ofertadas poderá não ser efetivado, podendo o aluno classificado optar por outro curso onde haja vaga.

CAPÍTULO IX DAS MATRÍCULAS

Artigo 30 – As datas de matrícula para os diversos cursos serão publicadas em edital próprio nos Câmpus Curitiba, São José dos Pinhais, Londrina, Toledo e Maringá, e também pela Internet na página da PUCPR: www.pucpr.br

Artigo 31 – O candidato que não comparecer dentro do prazo estabelecido para efetivar a matrícula no curso em que tiver sido classificado perderá o direito à vaga.

Artigo 32 – Para efetivar a matrícula, o candidato deve apresentar, até 30 (trinta) dias antes do início das aulas previstas no Calendário Acadêmico da PUCPR, certificado de conclusão e histórico escolar original do Ensino Médio.

§ 1.° – O candidato que não possua o certificado de conclusão do Ensino Médio no ato da matrícula, fará matrícula condicionada à apresentação desse documento, conforme previsto no caput deste artigo.

§ 2.° – O candidato que cursou o Ensino Médio ou equivalente no exterior deve apresentar documento que comprove equivalência de curso emitido pelo órgão competente.

Artigo 33 – A confirmação da matrícula, independentemente do semestre a que o candidato vai ser matriculado, será ratificada mediante o pagamento da primeira parcela da semestralidade correspondente.

Artigo 34 – O candidato já matriculado na PUCPR que efetivou matrícula em outra Instituição de Ensino Superior, e que não desejar cursar a PUCPR, poderá requerer a devolução de 80% (oitenta por cento) da importância paga no ato da matrícula.

§ 1.º – A devolução será feita mediante requerimento acompanhado de comprovante da matrícula efetivada na outra Instituição.

§ 2.º – O candidato terá até 10 (dez) dias antes do início das aulas do 1.° semestre letivo de 2008, para solicitar a devol ução da importância paga no ato da matrícula, nas condições indicadas.

§ 3.º – Após a data fixada no parágrafo anterior não será feita nenhuma devolução.

(10)

CAPÍTULO X

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Artigo 35 – O Processo Seletivo de que trata este Edital só terá validade para o preenchimento das vagas nele constantes.

Parágrafo único – As provas e os cartões-resposta serão destruídos 30 (trinta) dias após a divulgação dos classificados na primeira chamada do Concurso.

Artigo 36 – A PUCPR, visando preservar a veracidade e a autenticidade do Processo Seletivo, poderá colher no ato da aplicação das provas, a impressão digital do candidato.

Parágrafo único – Do candidato classificado poderá ser colhida nova impressão digital no ato da matrícula na PUCPR.

Artigo 37 – Será eliminado, em qualquer época, o candidato classificado que tenha prestado informações falsas ou usado de outros meios ilícitos.

Artigo 38 – As vagas não preenchidas por não satisfazerem o Artigo 7.o do presente Edital poderão ser transferidas para outros cursos a critério da Reitoria.

Artigo 39 – Se, após todas as chamadas, ainda houver vagas não preenchidas por falta de candidatos em 1.a e 2.a opção, as vagas remanescentes poderão ser transferidas para outros cursos, ou preenchidas por candidatos classificados em outros cursos, ou destinadas ao PROUNI ou PAES, a critério da Reitoria.

Artigo 40 – O candidato não classificado para o curso escolhido no Processo Seletivo poderá requerer, até 10 (dez) dias antes do início do semestre letivo, aproveitamento em outros cursos em que haja, eventualmente, sobra de vagas.

Parágrafo único – Caso haja número de requerimentos maior que o de vagas, o aproveitamento dar-se-á de acordo com a ordem de classificação dos requerentes, levando-se em conta o escore padronizado.

Artigo 41 – As informações deste Edital e demais normas referentes a este Processo Seletivo divulgadas na página da PUCPR na Internet passam a integrar o presente Edital.

Artigo 42 – O planejamento, a execução e a coordenação de todos os trabalhos referentes ao Processo Seletivo são de exclusiva responsabilidade da Comissão de Processos Seletivos – CPS designada para essa finalidade, não cabendo recurso contra suas decisões.

Artigo 43 – A Pró-Reitoria Administrativa, de Planejamento e Desenvolvimento, ou a quem esta delegar, resolverá os casos omissos deste Edital podendo, inclusive, modificar suas disposições para melhor adequá-lo ao fim a que se destina e também decidirá sobre casos excepcionais que venham a ocorrer durante o Processo Seletivo.

(11)

Artigo 44 – Este Edital entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Sala de Sessões do Conselho Universitário, em Curitiba, aos vinte e cinco dias do mês de julho de dois mil e sete.

João Oleynik Presidente em exercício

(12)
(13)
(14)
(15)
(16)
(17)
(18)
(19)
(20)
(21)

Referências

Documentos relacionados

DeKlyen e Speltz (2001) descreveram estes mecanismos, da seguinte forma: 1) é possível que muitos dos comportamentos disruptivos precoces (e. birras, agressão e desobediência)

desenvolvida nos ambientes de aprendizagem.” Sendo assim, o aluno não é obrigado a realizar o estágio nos cursos Técnicos de Nível Médio mesmo quando previsto no projeto

Centro Paula Souza – CETEC - Grupo de Supervisão Educacional / Gestão Pedagógica – 2017 VI – Material de Apoio Didático para Aluno (inclusive bibliografia).. Terminologia

Institui Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos para os Servidores Públicos Civis do Grupo Ocupacional da Saúde, integrantes da Administração Pública Estadual

O valor de cada unidade de participação é calculado dividindo o valor líquido global do Fundo, pelo número de unidades de participação subscritas. O valor líquido do

adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posição patrimonial e financeira do Banpará Renda Fixa Plus Fundo de Investimento em Cotas de Fundos de Investimento Longo Prazo

• Bij opslag en transport en vóór alle installatie- en montagewerkzaamheden moet voor een veilige plaats en stabiele stand van de pomp worden

Esses trocadores atuam como barreira térmica para propagação da frente de chama, evitando que se mova continuamente no mesmo sentido do fluxo de gases (“downstream”) até atingir