• Nenhum resultado encontrado

Lista de exercícios de recuperação em Física

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Lista de exercícios de recuperação em Física"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Lista de exercícios de recuperação em Física

ASSUNTOS: Estimativas de medidas, conceito de velocidade, problemas envolvendo movimentos e cálculos de velocidade, de distância percorrida e de tempo gasto, aceleração, movimento uniforme, movimento acelerado, movimento retardado, gráficos de velocidade versus tempo para objetos com movimentos variados, forças de contato e de não-contato (forças de campo), ideias de Aristóteles e de Galileu Galilei a respeito da relação entre força e movimento, 1ª, 2ª e 3ª leis de Newton, formas de energia e suas transformações, ondas e movimento harmônico simples, som e ondas sonoras, efeitos produzidos por ondas.

INSTRUÇÕES (Leia com atenção!)

• Não se esqueça de preencher, a caneta, o cabeçalho desta lista de exercícios com seu nome completo e turma.

• Resolva todos os exercícios desta lista nos espaços destinados às respostas. Não serão aceitas folhas complementares a esta lista de exercícios de recuperação.

• Esta lista de exercícios deve ser entregue, completamente resolvida, no dia da prova de recuperação, antes do início dela.

• Ao fazer os exercícios desta lista, tenha em mente que a recuperação tem por objetivo fazer com que você estude de novo e aprenda os conteúdos que você não tinha entendido bem durante a etapa. Por isso, faça um esforço para prestar atenção nas explicações do professor e faça todos os exercícios desta lista com a intenção de aprender.

• Nas questões numéricas, faça seus cálculos de maneira clara e organizada, expressando seus cálculos na forma de equações e expressões matemáticas (e não como continhas de canto de página). Acostume-se a indicar a fórmula utilizada antes de substituir nela os valores e a indicar todos os passos de seu raciocínio. Ao dar a resposta, não se esqueça de colocar a(s) unidade(s) correta(s).

• Não é necessário justificar as questões fechadas, a não ser que seja pedido explicitamente, mas você precisa estar certo de que entendeu o que foi pedido e de que sabe por que a resposta deve ser aquela que você marcou e não outra. Às vezes, uma pequena observação feita a lápis ao lado de uma questão de múltipla escolha ajuda muito na hora de estudar para a prova.

• Acostume-se a fazer todos os cálculos sem calculadora. Você não poderá usá-la na hora da prova, então, treine a fazer contas com lápis e papel desde já.

• Procure decorar as fórmulas usadas por você nesta lista de exercícios, saber o significado de cada termo delas e, sobretudo, aprender a utilizá-las corretamente. Lembre-se: saber de cor uma fórmula não é suficiente para resolver um problema de Física. Você deve, antes de mais nada, saber interpretar o problema de Física e saber os conceitos envolvidos na questão.

Bom estudo! Ciências - Física 9 º ano 22,8 pontos 10 12 2017 A e B 35 pontos Recup.Final

Lista de exercícios de recuperação final Petrônio L. Freitas

(2)

Faça estimativas para as medidas das seguintes coisas. Não deixe de colocar as unidades apropriadas (m, cm, mm etc).

a) O tamanho de seu palmo. ________________ b) O diâmetro de um lápis comum. _______________

c) A altura e a largura da parte branca do quadro principal da sala de aula. _______________ x ______________

d) A altura do professor Petrônio. ________________

e) O comprimento e a largura do pátio em frente a cantina. _______________ x ______________ f) o comprimento e a largura da sua cama. _______________ x ______________

g) a sua altura._________________

Questão 2

Dizer que a velocidade de um objeto é de 20 m/s equivale a dizer que ele: A) percorre uma distância de 20 metros num tempo de 20 segundos. B) percorre uma distância de 20 metros a cada segundo que passa. C) aumenta sua velocidade em 20 m/s a cada segundo que passa. D) aumenta sua velocidade em 20 m/s a cada metro que percorre. E) gasta 20 segundos para percorrer uma distância de 1 metro.

Questão 3

Um ciclista percorre uma distância de 3000 m num tempo de 15 min. Calcule a velocidade média desse ciclista em:

a) metros por minuto (m/min).

b) quilômetros por minuto (km/min).

(3)

Na aula de robótica, foi construído um robô que deveria se mover conforme o gráfico abaixo.

Supondo que a programação do robô tenha feito com que ele cumprisse a tarefa, responda: a) Qual a distância total percorrida pelo robô?

b) Dessa distância total, quantos metros foram percorridos em marcha ré (andando para trás)?

c) Em que trecho do percurso o robô apresentou o menor valor de velocidade? Calcule-o.

d) O que acontece do instante 5s até o instante 10s?

Questão 5

Um objeto se move conforme descrito na tabela abaixo.

Velocidade (m/s) 0 6 12 18 24 30

Tempo (s) 0 2 4 6 8 10

a) O movimento descrito na tabela é uniforme, acelerado ou retardado? Justifique.

b) Calcule a aceleração desse objeto.

(4)

Um objeto se move com velocidade de 18 m/s quando passa a sofrer uma força contrária ao seu movimento que o faz sofrer uma desaceleração de -3,0 m/s².

a) Quanto tempo o objeto gastará para parar completamente a partir do momento em que ele passa a sofrer força no sentido contrário ao do seu movimento?

b) Calcule qual será a velocidade do objeto 4 s após ele iniciar a sua desaceleração.

c) Represente o movimento desse objeto, no intervalo de tempo de 0 s a 15 s, em um gráfico de de linha de velocidade x tempo.

- Escreva os valores da escala.

- Dẽ nome aos eixos e indique, entre parênteses, as unidades de medida em cada eixo.

Questão 7

Cite 3 exemplos de forças de contato e 3 exemplos de forças de não-contato (ou forças de campo).

Forças de CONTATO Forças de NÃO-CONTATO

1) 1)

2) 2)

(5)

a) Explique as ideias de Aristóteles sobre a relação entre força e movimento.

b) Explique as ideias de Galileu Galilei sobre a relação entre força e movimento.

Questão 9

Nos itens abaixo, calcule o módulo (ou valor) da força resultante que atua nos blocos e indique, usando um vetor ou uma seta, a sua direção e sentido.

a) b) c)

Questão 10

a) Enuncie a 1ª lei de Newton.

b) Enuncie a 2ª lei de Newton.

(6)

O pedreiro João e seu ajudante Felipe estão parados conforme mostra a figura em um andaime que também está parado. Sabe-se que João tem peso de 800 N, Felipe tem peso de 650 N e o andaime tem peso de 250 N. Sabendo que a tensão numa das cordas que sustenta o andaime é de 750 N, calcule a tensão na outra corda. Indique seu raciocínio.

Questão 12

Uma pessoa puxa um objeto pesado por meio de uma corda, fazendo nela uma força F = 150 N, horizontal, para a direita, e movendo o objeto com velocidade constante. Desprezando a resistência do ar, faça o que se pede:

a) Indique a força resultante que atua no objeto. ___________ b) Indique a força de atrito que atua no objeto. ____________ c) Explique seu raciocínio para resolver os itens a e b.

Questão 13

Pedro e Joaquim empurram juntos um veículo sem combustível sobre uma pista reta e plana. Sabendo que a força feita por Pedro vale 320 N, a força feita por Joaquim vale 330 N, a força de atrito vale 50 N e que a massa do veículo vale 840 kg, faça o que se pede nos itens abaixo.

a) Represente as forças que atuam no carro usando vetores (setas).

b) Calcule a força resultante que atua no veículo.

(7)

Uma pessoa amarrou uma grande pedra a um burro para que ele a arrastasse. Sob o incentivo do dono, o burrinho começa a fazer força com a intenção de mover a pedra. Sobre essa situação são feitas as seguintes afirmativas. Analise-as atentamente e marque com um "V" as afirmativas verdadeiras e com um "F" as afirmativas falsas.

( ) Para que a pedra se mova, é preciso que a força que o burro faz nela seja maior do que a força que ela faz no burro.

( ) A pedra se moverá no momento em que a força que o burro faz na pedra for maior do que a força de atrito estático que a impede de se mover.

( ) Se após a pedra entrar em movimento, ela passar a se mover em linha reta e com velocidade constante, a força resultante que estará atuando nela será maior do que zero e terá sentido igual ao do movimento.

( ) Se a pedra adquirir movimento acelerado, a força que o burro faz nela terá valor maior do que a força que ela faz no burro.

( ) A força que o burro faz na pedra tem módulo sempre igual à força que a pedra faz no burro, independentemente de ela estar se movendo ou não.

Questão 15

Indique as transformações de energia que ocorrem nos dispositivos abaixo. Siga o modelo: Modelo

VENTILADOR: energia elétrica → energia cinética (de rotação) → energia eólica. a) APITO:

b) FOGÃO A GÁS:

c) LANTERNA A PILHA:

(8)

Explique o que é:

a) a frequência de uma onda.

b) o período de uma onda.

c) o comprimento de onda de uma onda.

d) a amplitude de uma onda.

e) a velocidade de propagação de uma onda.

f) uma onda transversal.

g) uma onda longitudinal.

h) uma onda mecânica.

(9)

Sobre o som e as ondas sonoras, responda as questões a seguir:

a) O que é a intensidade de um som, com qual elemento da onda sonora ela se relaciona e qual é essa relação?

b) O que é a altura de um som, com qual elemento da onda sonora ela se relaciona e qual é essa relação?

c) O que é o timbre de um som, com qual elemento da onda sonora ele se relaciona e qual é essa relação?

Questão 18

Uma pessoa oscila a extremidade de uma corda com frequência de 4,0 Hz, produzindo nela uma onda como a que está representada na figura abaixo. Sobre ela, responda as questões a seguir.

a) Marque na figura acima um comprimento de onda dessa onda. Em seguida, escreva no espaço abaixo o valor desse comprimento de onda.

O comprimento de onda vale = __________________

b) Calcule o período dessa onda. Indique seus cálculos ou explique seu raciocínio de maneira clara e organizada.

c) Calcule a velocidade de propagação dessa onda na corda. Indique seus cálculos ou explique seu raciocínio de maneira clara e organizada.

(10)

(Adaptação de questão do Vestibular UFMG-99) Ao vibrar, um diapasão produz uma onda sonora, que corresponde a uma certa nota musical. Essa onda provoca deslocamentos periódicos nas moléculas de ar a partir de suas posições de equilíbrio. O gráfico mostra o deslocamento médio d das moléculas, em nm (10–9m), em função do tempo t, em ms (10–3 s).

Nos itens a seguir, esse gráfico é reproduzido. Sobre cada uma das reproduções desse gráfico, ESBOCE as curvas que representam as seguintes situações:

a) o mesmo diapasão produz um som de maior intensidade.

b) outro diapasão produz um som que corresponde a uma nota mais aguda, porém de mesma intensidade.

Questão 20

Referências

Documentos relacionados

Palavras-chave: Comunicação; Rádio; Política; Feminismo. O trabalho proposto aqui é parte de um projeto de pesquisa que busca analisar a forma como a instalação da

Esta proposta consiste em apresentar uma seqüência didática de um curso de Física das Radiações voltado ao Ensino Médio, onde se utilizam as noções de “marcadores” e

Segundo os Parâmetros (Brasil, 1998, p.39-40), a resolução de problemas pode ser o ponto de partida da atividade matemática, pois o conhecimento referente a essa área

• Praias • Feirinhas de Artesanato Praias • Praia do Forte • Praia do Boqueirão • Praia de Solemar • Praia da Guilhermina • Praia da Aviação • Praia da Tupi

(INAC, I.P.), englobando a instituição de taxas devidas pela prestação desses diversos serviços, compreendidos suas atribuições deste Instituto, como sejam a emissão de licenças,

Para a batimetria Barletta BB , com dois parcéis elípticos, foram observadas características de onda semelhantes ao parcel B , onde as alturas de onda para os 3 casos modelados

COMUNIDADE "VILA CUÉRA" NO MUNICÍPIO DE BRAGANÇA-PA GRADUAÇÃO BRAGANÇA HOMOLOGADO ---- DESENVOLVIMENTO DE BIOFETILIZANTES ESPECÍFICO PARA CULTURAS DA REGIÃO

• The definition of the concept of the project’s area of indirect influence should consider the area affected by changes in economic, social and environmental dynamics induced