• Nenhum resultado encontrado

BOLETIM INFORMATIVO COMTUR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "BOLETIM INFORMATIVO COMTUR"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

BOLETIM INFORMATIVO COMTUR

Foto: COMTUR

Boletim Informativo Nº 54 11 de abril de 2014.

Apresentado no COMTUR aplicativo de línguas estrangeiras

01 | Boletim Informativo COMTUR

N

o último dia 02 na reunião do Conselho Municipal de Turismo, foi apresentado pelo Sr. Daniel Takaki, diretor da Nippak Soluções ,o aplicativo Dicio.

Nos últimos anos, o fluxo de turistas estrangeiros em Bonito tem aumentado e esse aplicativo serviria para todo o tipo de comércio, como bares, bancos, restaurante, shoppings, hotéis, hospitais, aeroportos, lojas, taxis, farmácias, terminais rodoviários, casas de shows, dentre outros.

O aplicativo é um software para tablets e smartphones em línguas estrangeiras, e conta com tradução para o português, inglês e espanhol. Com previsão de lançamento para maio, pode ser baixado de forma gratuita em dispositivos móveis que operam por iOS, Windons Phone e Android. Além disso, também funciona offline, ou seja, não precisa de wi-fi, internet 3G ou 4G para rodar. O Dicio foi desenvolvido baseado nos guias de conversação e com o auxílio da inteligência aplicada nos fluxos de atendimento de um Call Center, de modo que consegue seguir a ordem natural de uma conversa através de frases pré -formatadas. Basta o turista fazer a pergunta em seu idioma e escolher para qual idioma o aplicativo irá traduzir simultaneamente.

Também dispõe de uma lista de expressões úteis para o dia a dia, além de uma relação de

empreendi-mentos que utilizam esse software para re-ceber o turista estrangeiro. Outras ferramentas úteis são conversores de câmbio sempre atualizado com as taxas de cotação das moedas e o conversores de troco .

(2)

02 | Boletim Informativo COMTUR

Apresentação do Programa Aventura Segura

Foi apresentado pelo membro da diretoria da ABETA e também da ATRATUR, o Sr. Ricardo Constantino, o projeto para realização da 2º edição do programa Aventura Segura. Este programa é realizado pela ABETA visa à qualificação de empresas e profissionais de ecoturismo e turismo de aventura da região de Bonito/Serra da Bodoquena com foco na implantação da Norma Técnica NBR 15.331 – Sistema de Gestão da Segurança. Bonito foi pioneiro na implantação desse sistema em 2007, onde diversos atrativos turísticos participaram na ocasião. Hoje o destino conta com 6 passeios com um sistema de gestão de segurança implantado pela ABETA. O programa tem a finalidade de os produtos turísticos no que diz respeito à qualidade e segurança, além de qualificar o atrativo para atender a legislação brasileira, segundo a Lei Geral do Turismo (nº 11.771/08). Ele está dividido em duas fases: a primeira fase consiste na implantação do SGS, a qual será executada pela empresa Sextante com a chancela da ABETA. A segunda fase abrande a avaliação da conformidade, ou seja, o processo de certificação junto a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Para isso solicitou apoio do COMTUR e destacou que o SEBRAE sinalizou apoio às duas fases do programa para todas as empresas participantes. A realização desta segunda edição irá contribuir para a visibilidade do destino no cenário do ecoturismo internacional.

.

Devolutiva de participação na ITB Berlim

Participaram da ITB Berlim, entre os dias 05 e 09 de

março em Berlim-Alemanha, os Conselheiros Rodrigo Coinete, representante do Bonito Convention & Visitors Bureau; e o Presidente do COMTUR Marcos Dias Soares. A ITB Berlim é o fórum central para o marketing e a comunicação no setor das viagens, além de ser a maior feira de serviços deste setor. A feira também contou com uma área de Ecoturismo onde o Mato Grosso do Sul teve destaque e pode promover também o ESTC 2014, Conferência Mundial de Turismo que acontecerá de 26 a 30 de abril em Bonito. Esta é uma das melhores feiras de turismo do mundo, e foi formada com 8 pavilhões onde estavam presentes países do

mundo todo. A EMBRATUR realizou a compra de dois grandes estandes que foram ocu-pados pelos Conselheiros e por uma equipe da FUNDTUR/MS, que atenderam os mais diversos segmentos ligados ao turismo, além da imprensa de diversas localidades do mundo.

Foto: COMTUR

(3)

03 | Boletim Informativo COMTUR

Devolutiva de Participação na Braztoa

Participou da Braztoa representando o COMTUR no Rio de Janeiro, no dia 18 de março, o Presidente do Conselho Marcos Dias Soares, juntamente com uma equipe da FUNDTUR/MS. O evento é voltado à realização de negócios e ao aperfeiçoamento e atualização profissional. A cada edição vem atraindo mais expositores e agentes de viagens, demonstrando a importância que a Braztoa tem no cenário nacional e internacional. A participação do Conselheiro foi de fundamental importância, onde pode além de divulgar o destino, estreitar e fortalecer o relacionamento com os demais profissionais de turismo de todo o país.

Devolutiva de participação na Exposição de MS na ONU

Dia 14 de março foi aberta oficialmente a mostra “Mato Grosso do Sul visto pelo Mundo” na Sede da ONU em Nova Iorque, Estados Unidos, com a presença do Governador Andre Puccinelli e toda a comitiva de Mato Grosso do Sul. A Conselheira e Secretária de Turismo de Bonito, Juliane Salvadori, juntamente com o Vice Prefeito Josmail Rodrigues também estiveram presentes. Pela primeira vez o Es-tado de Mato Grosso do Sul, suas potencialidades econômicas, sua cultura e belezas naturais foram apresentadas ao mundo na sede da ONU. Também

foi realizado o convite aos representantes de diversos países do mundo para virem a Bonito participar da edição 2014 da ESTC14 (Conferência de Ecoturismo e Turismo Sustentável 2014), que acontecerá entre os dias 27 e 30 de abril.

Diversos materiais de divulgação turística foram distribuídos para os visitantes. Diariamente, o prédio da ONU recebe mais de dois mil visitantes de todas as partes do mundo, além de seus três mil funcionários. De Bonito, foram distribuídos novos brindes e materiais de divulgação da cidade, como o cartão pen-drive e diversos folders. Quanto aos artistas sul-mato-grossenses que estiveram presentes, destacam-se: Humberto Espíndola, Jonir Figueiredo, Lucinha Barbosa, Marcelo Loureiro e Lenilde Ramos, dentre outros. A Secretária de Turismo Juliane Salvadori também participou de diversas reuniões paralelas durante a semana em que esteve no evento e pode se relacionar com muitas pessoas importantes ligadas ao segmento do turismo internacional, como por exemplo o encontro com o diretor da EMBRATUR em Nova Iorque, Miguel Jerônimo, com o Consulado do Brasil, com o Presidente da BTOA (Brazil Tour Operators Association), José Gherardi, e a FUNDTUR/MS, onde foram discutidos ações de divulgação de Bonito no mercado norte americano.

(4)

04 | Boletim Informativo COMTUR

Participação em Feiras e Eventos

De acordo com o Calendário de Feiras e Eventos do 1º semestre enviado pela Fundação de Turismo do Estado de Mato Grosso do Sul, o COMTUR definiu na última reunião o Conselheiro que participará do próximo evento para trabalhar na divulgação do nosso destino. A próxima feira será a WTM Latin América e Braztoa , que será realizada em São Paulo/SP entre os dias 23 e 25 de abril e terá a representação do Presidente Marcos Dias Soares (ATRATUR).

Comitiva de Bonito vai à Campo Grande para a

Abertura do ESTC 2014.

No dia 01 de abril, aconteceu em Campo Grande/MS a abertura oficial do ESTC, evento que reúnirá os principais profissionais e organizações de ecoturismo do mundo em Bonito no final do mês. A abertura foi realizada pelo Governador do Estado André Puccinelli, com a presença de um diretor da TIES, Deputados, Vereadores e representantes da Secretaria de Turismo do Estado e da FUNDTUR. O evento ocorreu no Auditório da Governadoria no Parque dos Poderes, onde uma comitiva de Bonito/MS composta por mais de 30 pessoas esteve presente para prestigiar a abertura. A comitiva foi formada por empresários do trade local e por representantes de associações, da Secretaria de Turismo de Bonito e do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR). Também estiveram presentes o Prefeito Municipal de Bonito juntamente com o Vice Prefeito e alguns Vereadores. As inscrições, programação de palestras e demais informações estão disponíveis no site oficial, através do link: www.ecotourismconference.org.

(5)

Entidades que

fazem parte do

COMTUR:

 ABAETUR  ABH  ABRASEL  ACEB  AGTB  ATRATUR  Bonito Convention  IASB  ICMBio  IPHAN  Poder Público  Sindicato Rural  UFMS » Próxima reunião: 16 de abril de 2014.

Sobre o COMTUR

O Conselho Municipal de Turismo de Bonito – COMTUR é referência Nacional, servindo de modelo para a implantação de Conselhos em diversos outros desti-nos turísticos no Brasil. Tem por objetivo implementar a Política Municipal de Tu-rismo, junto a Secretaria Municipal de TuTu-rismo, Indústria e Comércio, como órgão consultivo e de assessoramento.

.

Missão

“Fomentar e normatizar a atividade turística no município de Bonito, de forma integrada e sustentável, visando o desenvolvimento econômico e social de toda a comunidade, através da excelência na qualidade dos serviços.”

Horário de Funcionamento

Segunda à Sexta: 07:30h às 11:30h e 13:30h às 17:00h

Prefeitura Municipal de Bonito | Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio. Rua Cel. Pilad Rebuá, 1780 - Centro

Bonito/MS - Cep: 79290-000 Telefone / fax: (67) 3255-2160

www.turismo.bonito.ms.gov.br | turismo.comtur@bonito.ms.gov.br

Elaborado por: Leonardo Soares - Assessor do COMTUR

Faç a o do wnload g ratu ito do aplic ativ o do

Guia Tu ríst ico de Bo nit o/ MS para And roid e

Referências

Documentos relacionados

submetidos a procedimentos obstétricos na clínica cirúrgica de cães e gatos do Hospital Veterinário da Universidade Federal de Viçosa, no período de 11 de maio a 11 de novembro de

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

As atividades que são praticadas nas propriedades rurais são de suma importância para se poder conhecer quais são os possíveis agentes pontuais de poluição da

No Brasil e no mundo, é elevado o número de turistas interessados nesse tipo de atividade, em busca de conhecimentos e aventuras em cavernas e demais paisagens

Costa (2001) aduz que o Balanced Scorecard pode ser sumariado como um relatório único, contendo medidas de desempenho financeiro e não- financeiro nas quatro perspectivas de

A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se baseia no fato de que uma

Em síntese, a matéria trazia informações que demonstravam um conflito de interesses entre a atuação de Giovanni Cerri como Secretário de Saúde e

• The definition of the concept of the project’s area of indirect influence should consider the area affected by changes in economic, social and environmental dynamics induced