• Nenhum resultado encontrado

Praça Professor Paulo Henrique, Vila São José - Piraju/SP - CEP: Sandra de Fátima Tavares Rodrigues Tonon

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Praça Professor Paulo Henrique, Vila São José - Piraju/SP - CEP: Sandra de Fátima Tavares Rodrigues Tonon"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

SUMÁRIO

Acontece na Diretoria... 02

ESE (Equipe de Supervisão de Ensino)... 04

NPE (Núcleo Pedagógico)... 05

CIE (Centro de Informações Educacionais e Gestão da Rede Escolar)... 19

CAF (Centro de Administração, Finanças e Infraestrutura)... 22

CRH (Centro de Recursos Humanos)... 23

DIRETORIA DE ENSINO-REGIÃO DE PIRAJU

Sandra de Fátima Tavares Rodrigues Tonon

Ano III – Circular nº 15/2019 de 12/04/2019

Praça Professor Paulo Henrique, 155 - Vila São José - Piraju/SP - CEP: 18.800-000

Dirigente Regional de Ensino

CIRCULAR

Nº 15

(2)

6ª FECEESP: PROJETO: APRENDENDO MATEMÁTICA E

SUSTENTABILIDADE – HORTA HIDROPÔNICA DA EE MARIA GONÇALVES

DA MOTTA

A Diretoria de Ensino de Piraju parabeniza toda a equipe da escola Maria Gonçalves da Motta e em especial, o professor Renan Augusto Vieira da Silva e as alunas Raynara Beatriz de Almeida Inácio e Ana Júlia de Souza Alves Leme por estarem entre os 40 finalistas da 6ª FeCEESP com o projeto: Aprendendo matemática e

sustentabilidade – Horta hidropônica.

(3)

ORIENTAÇÃO TÉCNICA GUIA DE TRANSIÇÃO – FÍSICA E QUÍMICA

No dia 05/04, ocorreu na sede da Diretoria de Ensino de Piraju, a orientação técnica “Guia de transição – Física e Química” que teve por objetivos:

 Retomar os conceitos relacionados às competências e habilidades;

 Estudar e preparar aulas tendo por base as sugestões do guia de transição de Ciências da Natureza.

Durante a OT, os professores, em grupos, organizaram sequências didáticas para serem

utilizadas durante as aulas com foco nas habilidades a serem desenvolvidas, tendo como apoio o Guia de Transição. Os professores tiveram a oportunidade de trocar ideias e socializar boas práticas já realizadas.

As avaliações foram positivas e destacaram que o estudo do guia de transição foi importante para direcionar o trabalho em sala de aula.

(4)

1) RESERVA TÉCNICA - PNLD

Informamos que a ferramenta de solicitação de reserva técnica (RT) de livros didáticos do PNLD estará disponível, a partir de 8 de abril, no sistema PDDE Interativo, pelo site http://pddeinterativo.mec.gov.br. As escolas terão até 12 de abril para demandar livros. Para acessar o pedido de RT a escola deverá, em primeiro lugar, ofertar, na aba de remanejamento, ao menos um livro para desbloqueio ainda que fora do ciclo de atendimento. Os quantitativos requeridos serão submetidos a análise de consistência e posterior validação pelo órgão central.

ELIANE SOCORRO O. ALMEIDA Supervisor de Ensino - (14) 3352-6004 eliane.almeida02@educacao.sp.gov.br

(5)

1) CONCURSO ‘ESCOLA EM QUADRINHOS’ COM

PERSONAGENS DA TURMA DA MÔNICA

Tema: Alimentação saudável

A Secretaria Estadual da Educação de São Paulo, o Instituto Maurício de Sousa e o Parque da Mônica lançaram o concurso “Escola em Quadrinhos” para os alunos de toda a rede estadual.

Todas as informações estão disponíveis no Regulamento do Concurso e pode ser acessado clicando na imagem abaixo:

Qualquer dúvida estou à disposição. Atenciosamente.

ELAINE COGO MARQUEZINI PCNP/Arte - (14) 3352-6030 elainecogo@prof.educacao.sp.gov.br

(6)

2) UM DIA DE CODE IoT

O QUE É?

Uma formação presencial gratuita*, na cidade de São Paulo, com duração de 8 horas durante a qual serão abordados conceitos e atividades iniciais de Internet das Coisas.

Com base no material didático da plataforma Code IoT (codeiot.org.br) serão conduzidas atividades práticas que servirão de base para oficinas com estudantes em sala de aula.

QUEM PODE PARTICIPAR?

Podem participar professores de escolas públicas de Ensino Fundamental, Médio e Técnico ou educadores que atuam em ONGs com estudantes do Ensino Básico.

*A formação é gratuita. Contudo, as despesas referentes a deslocamento e alimentação são de responsabilidade do participante.

Mais informações e inscrição, clique na imagem abaixo:

DOUGLAS ALVES SHIGUEKI PCNP/Ciências/Biologia - (14) 3352-6020

(7)

3) CONCURSO DE REDAÇÃO – 2019

HOSPITAL DE CÂNCER DE BARRETOS

Hospital de Câncer de Barretos, referência no tratamento e prevenção de câncer no Brasil

Informamos que o Núcleo de Educação em Câncer (NEC) do Hospital de Amor de Barretos inicia o 7º Concurso de Redação com a fase de produções de redação nas escolas.

O período de produção das redações será do dia 02 de abril até o dia 24 de maio de 2019 e o tema proposto é “Alimentação saudável e atividade física: de olho no futuro sem câncer colorretal”.

Solicitamos que seja divulgado nas escolas para todos os professores.

Todas as informações estão disponíveis no Regulamento do Concurso e pode ser acessado clicando na imagem abaixo:

Qualquer dúvida estamos à disposição. Atenciosamente,

ANA MARIA BONAFÉ MARTINS DAIANE ELOISA DOS SANTOS

PCNP/Língua Portuguesa - (14) 3352-6024 PCNP/Língua Portuguesa - (14) 3352-6023 anabonafe@prof.educacao.sp.gov.br deloisa@professor.educacao.sp.gov.br

(8)

4) PARLAMENTO JOVEM BRASILEIRO

O Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) é uma oportunidade única para os estudantes de Ensino Médio vivenciarem na prática o trabalho dos deputados federais, elaborar projetos de lei e debater na Câmara dos Deputados os temas de grande importância para o nosso país.

Este é um programa que busca contribuir para o desenvolvimento de uma das dimensões da cidadania, que é o conhecimento sobre a organização da democracia representativa, assim como a importância da participação e do controle social.

O PJB também ajudará os estudantes a desenvolver habilidades como: domínio da linguagem, compreensão de fenômenos, enfrentamento de situações-problema, construção de argumentação e elaboração de propostas, que são as principais competências da matriz de referência do ENEM.

O período de inscrição é de 27 de março a 31 de maio de 2019, exclusivamente no site da Câmara dos Deputados (esse programa não é mediado pela Diretoria de Ensino).

Acesse a Ficha de Inscrição pela página do PJB no Portal da Câmara dos Deputados, CLICANDO AQUI

(no menu à direita, em “Destaques”), e preencha todas as informações com atenção e de forma completa. Anexe os seguintes documentos à sua Ficha de Inscrição:

1. Projeto de lei elaborado por você.

2. Cópia de documento de identidade válido e legível.

3. Termo de Autorização do Responsável, assinado, caso você tenha menos de 18 anos. O modelo do termo de autorização está disponível no site juntamente com a ficha de inscrição.

4. Se você cursa o ensino técnico integrado ao Ensino Médio, essa informação deverá constar explicitamente na sua declaração. Da mesma forma, se você cursa o ensino médio na modalidade EJA, essa informação deverá constar na sua declaração.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO NA ETAPA ESTADUAL – PESO DE CADA CRITÉRIO 1. Justificativa da proposição – PESO 3 (dissertação argumentativa)

2. Relevância/mérito da proposição para a sociedade – PESO 2 3. Técnica legislativa (adequação ao gênero textual) – PESO 1

(9)

Material de apoio

É disponibilizado, na página do Parlamento Jovem, um curso online elaborado especialmente para estudantes interessados em participar do programa. Esse curso chama-se “Parlamento Jovem Brasileiro: como fazer um projeto de Lei?”.

Material para Professores

A cartilha “Como trabalhar o PJB em sala de aula?”, em www.camara.leg.br/pjb (disponível no menu à direita, em “Destaques”), contém informações interessantes sobre o olhar pedagógico do PJB e sua relação com as principais competências cobradas no ENEM.

CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO NO PJB 2019

Ter entre 16 e 22 anos até o dia 31/12/2019. Isso significa que você só pode participar do PJB se nasceu de 1997 a 2003.

Estar matriculado(a) e frequentando regularmente o Ensino Médio em escolas públicas ou particulares. Se você cursa o ensino técnico integrado ao Ensino Médio, ou está cursando o Ensino Médio na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos), você também está apto(a) a participar.

Não ter participado como deputado jovem em nenhuma outra edição do Parlamento Jovem Brasileiro.

ALEXANDRE MAZETTO VIEIRA PCNP/História - (14) 3352-6033 alexandremazetto@prof.educacao.sp.gov.br

(10)

5) DRAGONLEARN

Divulgação da competição online de Matemática para alunos do 1º ao 9º ano

No período de 25 de Março até 28 de Abril de 2019, na plataforma educacional Dragonlearn (clique aqui para acessar) será realizada a Competição PLUS I (2019), uma Olimpíada de Matemática para alunos do Ensino Fundamental I e II (1º ao 9º ano- E.F).

Na competição, podem participar crianças de todo o país.

O objetivo da competição é criar um interesse comum em Matemática.

A competição é gratuita e acontece em formato online no site dragonlearn.com.br. Para participar da competição, basta ter um computador ou qualquer dispositivo com acesso à internet e um navegador atualizado. O formato online da competição PLUS de matemática dá oportunidade para a criança se desenvolver independente do seu nível social, de conhecimento ou de sua localização geográfica.

A competição acontecerá em duas rodadas:

1. Navegação teste - de 25 de Março até 07 de Abril; 2. Navegação oficial - de 08 até 28 de Abril.

A navegação teste dá oportunidade ao aluno de se motivar e treinar os exercícios. Na navegação oficial, o aluno terá uma hora para a resolução dos exercícios.

A competição contará com um evento de abertura solene, em que um convidado de honra clicará no botão “Iniciar”, dando início automaticamente à competição nas escolas de todo o país.

Para mais informações acesse o tutorial de inscrições o site dragonlearn.com.br Contamos com a participação de sua escola.

Anexo:

 Apresentação sobre a plataforma DragonLearn

 Sobre a Olimpíada PLUS I (2019)

JULIANA LEITE BORANELLI PCNP/Matemática - (14) 3352-6053 jboranelli@prof.educacao.sp.gov.br

(11)

6) CONCURSO DO PROGRAMA ESCREVENDO O FUTURO

OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA

A Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso do Programa Escrevendo o Futuro, cujo objetivo é contribuir para a melhoria do ensino da leitura e da escrita nas escolas públicas de todo país, por meio de ações de formação para educadores envolvidos no ensino da Língua Portuguesa.

Todo professor de Língua Portuguesa pode se inscrever. Com o material disponibilizado (Coleção da Olimpíada/Cadernos Virtuais), os professores podem desenvolver oficinas com todos os alunos da classe e trabalhar com uma metodologia que aborda conceitos no ensino da Língua Portuguesa em consonância com o Currículo do Estado de São Paulo e com a BNCC. As inscrições iniciaram-se no dia 20 de fevereiro e terminarão no dia 30 de abril e devem ser feitas pelo professor. As informações do concurso, bem como materiais, encontram-se no site Escrevendo o Futuro. Clique na imagem abaixo para acessar:

Os nomes dos professores inscritos devem ser encaminhados ao Núcleo Pedagógico.

Para esclarecimentos e/ou dúvidas entrem em contato com:

ANA MARIA BONAFÉ MARTINS DAIANE ELOISA DOS SANTOS

PCNP/Língua Portuguesa - (14) 3352-6024 PCNP/Língua Portuguesa - (14) 3352-6023 anabonafe@prof.educacao.sp.gov.br deloisa@professor.educacao.sp.gov.br

(12)

7) OLIMPÍADA NACIONAL DE HISTÓRIA DO BRASIL

Estão abertas as inscrições para a 11ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), projeto desenvolvido pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A primeira etapa do processo de inscrição (com desconto) segue até 31 de março. A segunda fase de inscrições termina em 26 de abril – ou até atingir o limite de interessados.

A competição conta com seis fases online, além da final presencial realizada na Unicamp, em Campinas-SP. As provas são realizadas durante as etapas – com duração de uma semana cada – pelas equipes formadas por um professor de História e três alunos.

Ao completar as seis fases online, as equipes finalistas participam da grande final presencial na Unicamp, nos dias 17 e 18 de agosto. Na final, os grupos realizam uma prova dissertativa no sábado e, no dia seguinte, participam da premiação com entrega de medalhas.

A primeira fase terá início dia 6 de maio, finalizando a sexta etapa em 15 de junho. Após as seis fases, no mínimo 200 equipes (800 participantes) serão classificadas e convocadas para a final presencial. O projeto tem apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e é desenvolvido pelo Departamento de História por meio da participação de docentes, alunos de pós-graduação e graduação.

Inscrições:

De 14/02 a 31/03 – inscrição por equipe: R$ 38,00 (alunos de escolas públicas) e R$ 78,00 (alunos de escolas particulares)

De 21/03 a 26/04 – inscrição por equipe: R$ 58,00 (alunos de escolas públicas) e R$ 118,00 (alunos de escolas particulares)

Para mais informações, acesse o regulamento, clicando na imagem abaixo:

ALEXANDRE MAZETTO VIEIRA PCNP/História - (14) 3352-6033 alexandremazetto@prof.educacao.sp.gov.br

(13)

8) PROGRAMA “VEM PRA USP!” – CUCO - 3ª COMPETIÇÃO

USP DE CONHECIMENTOS

Solicitamos ampla divulgação da CUCo (Competição USP de Conhecimentos), parte do programa “Vem pra USP! ”, da Universidade de São Paulo - USP. Todos os alunos das 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio das escolas públicas do Estado de São Paulo podem participar. A competição possui duas provas: a primeira é online, com 18 testes e a segunda é presencial, com 45 testes, e acontecerá na escola em que o aluno está matriculado.

Para participar, o estudante deve se inscrever na Competição USP de Conhecimentos no site www.vemprausp.org.br. O prazo é de 11 de março de 2019 (8h) à 12 de abril de 2019 (12h). Para se registrar, o estudante deve informar o número do CPF e preencher o formulário online. Mais informações sobre as provas, calendário e inscrições podem ser encontradas no site do programa, CLICANDO AQUI.

SAMIRA ROSANE DEALIS GABRIEL PCNP/Projetos Especiais - (14) 3352-6018

(14)

dealis@prof.educacao.sp.gov.br

9) OLIMPÍADA BRASILEIRA DE CARTOGRAFIA 2019

Divulgação: Estão abertas as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Cartografia 2019 PERÍODO DE INSCRIÇÕES DAS ESCOLAS: 04/03/2019 a 24/04/2019

A Olimpíada Brasileira de Cartografia (OBRAC), organizada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), é um evento bienal voltado aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio de escolas públicas e privadas. Tem como objetivos principais estimular, na escola, o interesse pelas Ciências, especialmente pela Cartografia; promover aos professores o conhecimento e ferramentas para o ensino dinâmico e participativo em áreas que abrangem o conteúdo cartográfico; prover a socialização de professores e alunos através de atividades em equipe e fomentar a formação de recursos humanos para atuação na área de Cartografia e das geotecnologias.

As provas são constituídas por questões relativas ao conhecimento do aluno no campo da Cartografia, matéria trabalhada nas escolas de ensino básico dentro da disciplina de Geografia, mas também com possibilidades de exploração em outros campos, como História e Matemática, envolvendo temas como orientação, escala, coordenadas geográficas e representação gráfica do terreno, importantes elementos para a compreensão e interpretação do espaço.

A OBRAC é dividida em duas etapas principais.

- Etapa I – Qualificação: é constituída por 2 provas, cada uma com 20 questões de múltipla

escolha. São classificados para a Etapa II aquelas equipes que obtiverem, no mínimo, 70 pontos na primeira prova e 75 pontos na segunda.

(15)

- Etapa II: é dividida em 3 fases, sendo todas elas provas práticas à distância. As equipes que

obtiverem 80 pontos na primeira fase são classificadas para a segunda. As 10 melhores equipes da segunda fase são classificadas para a terceira.

A divulgação da Olimpíada e das informações dadas, durante o evento, é veiculada pelo site oficial da OBRAC. Clique aqui para acessar. Acesse também o Facebook da Olimpíada Brasileira de Cartografia (OBRAC), clicando aqui

REGINA CÉLIA BATISTA PCNP/Geografia - (14) 3352-6031 reginacbatista@prof.educacao.sp.gov.br

(16)

10) PRÊMIO ZAYED DE SUSTENTABILIDADE ABRE INSCRIÇÕES

PARA A EDIÇÃO DE 2020

O prêmio global pioneiro dos Emirados Árabes Unidos lança chamada global para organizações e escolas de ensino médio para inscreverem suas soluções e projetos de sustentabilidade

As inscrições para a edição de 2020 do Prêmio Zayed de Sustentabilidade estão abertas. O prêmio global pioneiro dos EAU, que recompensa a inovação, o impacto e a inspiração das soluções de desenvolvimento sustentável, anunciou que, de 30 de janeiro até 30 de maio, está convidando organizações e escolas a se inscreverem em uma de suas cinco categorias: Saúde, Alimentos, Energia, Água e Escolas de Ensino Médio de Todo o Mundo.

O processo de avaliação do Prêmio Zayed de Sustentabilidade tem três etapas, começando com a avaliação de risco feita por uma conceituada empresa internacional de pesquisa e análise. Em seguida, as inscrições selecionadas são avaliadas por um comitê de seleção para determinar os finalistas. Um júri selecionará os vencedores entre estes finalistas, em todas as cinco categorias, incluindo as escolas vencedoras de seis regiões do mundo. Estas regiões são: Américas, África Subsaariana, Oriente Médio e Norte da África, Europa e Ásia Central, Sul da Ásia e Leste da Ásia e Pacífico.

Os critérios de avaliação para as categorias Saúde, Alimentos, Energia e Água são: Impacto: Resultados significativos e tangíveis na qualidade de vida das pessoas.

Inovação: Características distintas para mudar o “status quo” (situação atual) e potencial para estimular oportunidades que irão causar um impacto inovador positivo e mudança transformadora.

Inspiração: Potencial para aumentar os resultados do projeto, na próxima década, e a habilidade de inspirar outras pessoas.

Para a categoria de Escolas de Ensino Médio de Todo o Mundo, seus projetos devem ser criados para fornecer impacto educacional positivo, incluindo acesso a educação de qualidade e assegurar que os estudantes aprendam as principais competências e habilidades melhoradas para atingirem seus objetivos. Similar às outras categorias, cada projeto deve, preferencialmente, demonstrar abordagens novas e inovadoras e servir de inspiração para outras pessoas.

Os vencedores do Prêmio Zayed de Sustentabilidade de 2020 serão anunciados na cerimônia anual de premiação, realizada durante a Semana de Sustentabilidade de Abu Dhabi, em janeiro do próximo ano.

REGINA CÉLIA BATISTA PCNP/Geografia - (14) 3352-6031 reginacbatista@prof.educacao.sp.gov.br

Para maiores informações,

clique aqui

(17)

11) DIVULGAÇÃO CONCURSO - “DESAFIO DE VOLTA ÀS

AULAS: POLUIÇÃO PLÁSTICA - MARES LIMPOS”

Informamos que a ONU Meio Ambiente convida as escolas brasileiras a participarem do Desafio de Volta às Aulas: Poluição Plástica - Mares Limpos, que consiste em uma mobilização global para reduzir o uso de plásticos descartáveis nas escolas e contribuir para combater a poluição plástica dos oceanos. Essa iniciativa faz parte da campanha global da ONU Meio Ambiente “A Mares Limpos” (Clean Seas, em inglês) que propõe a governos, empresas, escolas e a toda sociedade a realização de ações concretas para reduzir o uso de plástico. Desde que a campanha foi lançada, em 2017, mais de 50 países desenvolveram ações e estabeleceram compromissos concretos relacionados às políticas públicas para combate à poluição plástica nos oceanos.

O Desafio de Volta às Aulas: Poluição Plástica - Mares Limpostem como objetivo levar informações aos/às estudantes, escolas e à comunidade escolar sobre o problema do consumo excessivo do plástico e quais as melhores formas de mudar o cenário da poluição plástica nos oceanos.

Para participar, os professores e professoras interessados deverão desenvolver um projeto para redução do uso de plásticos descartáveis na escola no dia a dia do(a)s estudantes, a ser implementado ao longo do primeiro semestre escolar. O projeto deve incluir atividades que conectem os estudantes com a temática, disseminem informação no ambiente escolar e proponham formas de reduzir o uso de plástico descartável no cotidiano da escola e da comunidade escolar.

(18)

Até o dia 30 de junho, o(a) professor(a) responsável deverá compartilhar online a história do projeto (com as hashtags #CleanSeas, #MaresLimpos e #DesafioEscolasMaresLimpos) e enviar um e-mail para cleanseas@un.org (com cópia para mareslimpos@gmail.com) com o link da publicação online e as informações listadas no documento do Desafio (página 3), disponível, clicando aqui . O(a)s estudantes deverão registrar a implementação do projeto em fotos, vídeos e texto e enviar uma breve explicação sobre o projeto e seus resultados em inglês. Não é necessário registrar o projeto com antecedência.

No documento do Desafio ( CLIQUE AQUI para acessar) há sugestões de atividades para trabalhar a temática em sala de aula. O(a) professor(a) tem autonomia para criar outras ações que envolvam a escola e a comunidade e provoquem um movimento em sua região.

A foto acima é um registro da ação do Colégio São Sabas, de São Paulo, que participou do projeto #PorAmorAoMar, da escritora infantil Cláudia Lima, em 2018. O projeto mobilizou escolas a reduzirem seu consumo de copos plásticos e as ações do colégio São Sabas evitaram 197 mil copos descartáveis. Escolas com ações como essa podem participar do Desafio Volta

às Aulas Mares Limpos!

REGINA CÉLIA BATISTA PCNP/Geografia - (14) 3352-6031 reginacbatista@prof.educacao.sp.gov.br

(19)

1) DIGITAÇÃO DO FECHAMENTO DO 1º BIMESTRE NA SED

Comunicado DGREM/CVESC de 09 de abril de 2019 e Resolução se 36/2016

Em atenção ao comunicado DGREM/CVESC enviado 04/04/2019 e, mediante algumas inconsistências encontradas no sistema, informamos que o prazo final (para eventuais correções no perfil GOE/AOE) para lançamento do Fechamento referente ao 1º bimestre foi alterado para 28/05/2019.

Lembramos que a Resolução SE 36/2016, em seu Artigo 2º, inciso I, item c:

c) assegurar que os dados de frequência e os resultados de avaliações internas bimestrais e finais dos alunos estejam sistematicamente disponibilizados, no prazo máximo de 10 (dez) dias úteis, contados a partir da data de encerramento do bimestre, para viabilizar a consulta on-line das notas e da frequência dos alunos, por meio do Boletim Escolar do Aluno, e/ou a entrega do boletim impresso, aos pais/responsáveis.

Encerramento do 1º bimestre: 30/04/2019 Conselho de classe/ano/série: 03/05/2019

Prazo para digitação dos professores: até 10/05/2019

Prazo para retificação do fechamento: de 11/05/2019 a 28/05/2019

A homologação do Calendário Escolar na SED é imprescindível para habilitar o Módulo Fechamento, que permitirá aos professores realizar o lançamento das notas e faltas bimestrais dos alunos.

(20)

2) CENSO ESCOLAR – SITUAÇÃO DO ALUNO

O Sistema Educacenso está disponível até o dia 15 de abril de 2019, para conferência e correção, caso necessário, dos dados informados no módulo Situação do Aluno 2018.

No sistema há relatórios que auxiliam as escolas e as redes de ensino a conferirem os dados declarados. É importante lembrar que a Situação do Aluno reúne informações sobre movimento e rendimento dos alunos, utilizados para o cálculo das taxas de aprovação e abandono escolar, fundamentais para o conhecimento da realidade educacional brasileira.

Questionário sobre gravidez em adolescentes (PSE)

Para as escolas que ainda não preencheram o Questionário sobre casos de gravidez em escolares adolescentes do Programa Saúde na Escola (PSE), é possível respondê-lo até o final do período de retificação da Situação do Aluno.

A pesquisa está disponível para o perfil escola na página de abertura do Sistema Educacenso, por meio de link, e leva menos de dois minutos para ser respondida. O objetivo é fortalecer ações que possam impactar na redução do número de casos de gravidez em adolescentes escolares e na garantia do cuidado integral e efetivo à adolescente grávida. Não deixe de responder!

(21)

3) COMUNICADO CONJUNTO DGREM/CVESC

RECLASSIFICAÇÃO

Informamos que a opção RECLASSIFICAÇÃO de alunos estará disponível até o dia 30/04/2019 (final do 1º bimestre) na Plataforma SED (Secretaria Escolar Digital). Os registros dos pedidos de reclassificação atendidos, na mesma unidade escolar da rede estadual, em continuidade de estudos, deverão ocorrer até o encerramento do 1º bimestre letivo, à exceção de alunos recebidos por transferência e do exterior, casos em que o atendimento poderá ocorrer ao longo do ano letivo, a qualquer tempo.

Observar o atendimento ao mínimo de idade exigido pela legislação vigente – Resolução SE 20/1998.

A matrícula por Reclassificação somente poderá ser efetuada pela unidade escolar onde o aluno estiver realizando seus estudos, respeitadas as competências, habilidades e os conhecimentos apropriados pelo aluno e a idade/ano/série pretendida pelo interessado.

ATENÇÃO: O Processo de Reclassificação deverá ser realizado de maneira criteriosa, verificando se o aluno

realmente se apropriou dos conhecimentos necessários, e se possui de fato condições de cursar uma série posterior. Solicitamos o máximo de atenção para que não ocorram erros, evitando assim prejuízos ao aluno no seu processo de ensino-aprendizagem.

Não é recomendável a Reclassificação do 9º ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental para o Ensino Médio, pois, neste caso, o aluno ficará sem certificação do Ensino Fundamental, ou seja, sem publicação de registro de conclusão, o que pode causar prejuízos futuros ao mesmo.

Casos específicos, como a Reclassificação de aluno sem idade mínima, ou aluno reclassificado para 3 anos/séries à frente, deverão ser encaminhados à Diretoria de Ensino, onde o CIE realizará a reclassificação no sistema, após apreciação do Supervisor e Dirigente.

IMPORTANTE

Todas as escolas estaduais e municipais constituem-se postos de informação ao cidadão que procurar uma escola pública para participar do processo de matrícula. Cabe à Equipe Gestora e demais funcionários orientar devidamente os candidatos

que procurarem a escola a respeito de matrícula, transferência, setorização, transporte escolar, vida escolar, etc. Contamos a colaboração de todos para o atendimento de 100% dos que procuram a escola.

CIE- CENTRO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E GESTÃO DA REDE ESCOLAR depjucie@educacao.sp.gov.br (14) 3352-6025/6047/6028 Solicitamos ampla divulgação dos cartazes

nas escolas, redes sociais, balcão de atendimento, etc.

Clique na imagem para ampliar/imprimir ou salvar

(22)

1) SEMANA DA EDUCAÇÃO ALIMENTAR 2019

O Departamento de Alimentação e Assistência ao Aluno (DAAA), através do Centro de Supervisão e Controle do Programa de Alimentação Escolar (CEPAE), incentiva por meio da “Semana de Educação Alimentar” as ações educativas de reeducação alimentar dos escolares, visando ampliar este conceito através da promoção de interesse da comunidade escolar, em busca de melhor qualidade de vida.

A Semana de Educação Alimentar foi instituída no calendário oficial do Estado de São Paulo, na terceira semana do mês de maio pelo Projeto de Lei nº 12.230 de 13/01/2006, como estratégia para promoção da alimentação saudável na rede de Ensino, este Departamento vem oferecendo sugestões de temas e textos às Diretorias de Ensino e às escolas para o desenvolvimento de atividades pedagógicas que promovam hábitos saudáveis e melhor qualidade de vida.

Esse ano, a semana acontecerá de 13 à 17/05 e o tema proposto é "EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL - DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS E O IMPACTO SOBRE OS RECURSOS NATURAIS”.

No e-mail encaminhado às Escolas (08/03) estão anexos materiais com algumas sugestões de atividade que podem ser realizadas, contudo, as unidades poderão desenvolver outros trabalhos sobre o tema, como preferirem.

Solicitamos que enviem à Diretoria de Ensino os melhores trabalhos (registrados em fotos, vídeos, apresentações de ppt ou outros) até o dia 30/05, através do email depjunut@educacao.sp.gov.br, para que seja encaminhado ao CEPAE/DAAA.

Contamos com a participação de todas as escolas.

ARIANE SIQUEIRA ALBERINI Nutricionista – Ag. Técnico de Assistência à Saúde - (14) 3352-6015 depjunut@educacao.sp.gov.br

(23)

1) CONVOCAÇÕES – ATRIBUIÇÃO DE AULAS

A Dirigente Regional de Ensino da DER de Piraju, CONVOCA nos termos dos § 4º e § 5º do art.º 29 e § 5º do art.º 30 da Resolução SE 71/2018, os docentes que não atingiram o mínimo de 19 aulas (Categoria O) ou em interrupção de exercício, abaixo identificados para comparecerem no mês de MARÇO DE 2019 todas as segundas-feiras às 14h00min, na sede da Diretoria de Ensino – Região de Piraju, a fim de participar da Atribuição de Aulas, sempre que houver de aulas de sua habilitação/qualificação, com o horário expedido pela sede de frequência (de acordo com o modelo encaminhado) e modelo CGRH, se aluno com a declaração de matrícula e frequência atualizada.

A listagem de convocação será atualizada semanalmente e publicada no site da DER (https://depiraju.educacao.sp.gov.br/saldo-de-aulas/) nas terças-feiras ou após atribuição de aulas na excepcionalidade.

CRH - CENTRO DE RECURSOS HUMANOS depjucrh@educacao.sp.gov.br (14) 3352-6036 / 3352-6037 CLIQUE AQUI para acessar a CONVOCAÇÃO atualizada dos professores Cat. O,

(24)

CIRCULAR PRODUZIDA PELA DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE PIRAJU

Edição nº 15/2019

12 de Abril de 2019

Dirigente Regional de Ensino: Sandra de Fátima Tavares Rodrigues Tonon

www.depiraju.educacao.sp.gov.br

Referências

Documentos relacionados

23 SIBILLE, Daniel; SERPA, Alexandre. Os Pilares do programa de Compliance. Legal Ethics Compliance.. executar o programa proposto e ser capaz de prevenir, detectar e punir as

A Lei 12.846/2013 - popularmente conhecida como Lei Anticorrupção – dispõe sobre a responsabilização objetiva da pessoa jurídica pela prática de atos lesivos à

O primeiro passo para introduzir o MTT como procedimento para mudança do comportamento alimentar consiste no profissional psicoeducar o paciente a todo o processo,

Dessa maneira, os resultados desta tese são uma síntese que propõe o uso de índices não convencionais de conforto térmico, utilizando o Índice de Temperatura de Globo Negro e

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

A participação foi observada durante todas as fases do roadmap (Alinhamento, Prova de Conceito, Piloto e Expansão), promovendo a utilização do sistema implementado e a

Essa tarefa não tem a necessidade de interface com o usuário, tornando-se uma boa candidata ao processamento em lotes, normalmente utilizados como a divisão

Mineração de conhecimento interativa em níveis diferentes de abstração: Como é  difícil  prever  o  que  exatamente  pode  ser  descoberto  de  um  banco