• Nenhum resultado encontrado

Com solicitação de bolsas e/ou recursos (Em continuidade) Identificação.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Com solicitação de bolsas e/ou recursos (Em continuidade) Identificação."

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

Faculdade de Engenharia Departamento/Seção:

Unidade:

Departamento de Fitotecnia, Tecnologia de Alimentos e Sócio-Economia Título:

Modalidade:

A importância da mata ciliar na educação ambiental de alunos do ensino fundamental da rede pública de Selvíria, MS

Ano Base: 2017

Com solicitação de bolsas e/ou recursos (Em continuidade)

Outras CESP -Companhia Energética do Estado de São Paulo

Início: 02/01/2017

Término

Telefone: (18) 3743-1185

Email: teixeira@agr.feis.unesp.br

Local de realização: Fazenda de Ensino, Pesquisa e Extensão

Educação Ambiental

Grande Área: Ciências Agrárias e Veterinárias Meio Ambiente Ano Inicial: Lattes: 31/12/2017

Identificação

Agronomia http://lattes.cnpq.br/9339164677717394 Coordenador: Area Avaliação do Coord.: 1986

O Projeto “A importância da mata ciliar na educação ambiental de alunos do ensino fundamental da rede pública de Selvíria, MS” se encontra em fase de implementação. Em sua fase inicial, o projeto se dedicou a organizar, material escrito e áudio visual que foram, originalmente, compilados pela equipe do projeto. No momento, estamos na limpeza da trilha ecológica na mata ciliar. Este trabalho é demorado e necessita de recursos financeiros e da disponibilidade de pessoas para sua implantação. Estamos tendo o apoio da Fazenda de Ensino, Pesquisa e Extensão, com a utilização de equipamentos e de funcionários quando solicitado. A coordenação do projeto se encontra em fase de preparação e organização da equipe para iniciar as visitas nas escolas de ensino fundamental, para divulgação da mata miliar de nossa unidade. A nossa expectativa é de que a organização de todo o processo de implantação da trilha e preparo de material didático e de pessoas para efetivar as atividades estejam prontos no mês de novembro.

Trâmite Atual:

Linha Programática:

Mario Luiz Teixeira de Moraes

Palavra-Chave 2: Palavra-Chave 3: Palavra-Chave 1:

Silvicultura

(2)

Descrição Anexo

fotos do local da trilha ecologica Fotos-MC.docx

Estrutura

Fundamentação Teórica:

A cobertura florestal nativa brasileira foi fragmentada, cedendo espaço para as culturas agrícolas, as pastagens e as cidades. A eliminação da vegetação arbórea resultou em problemas ambientais, como a extinção de várias espécies da fauna e da flora, as mudanças climáticas locais, a erosão dos solos e o desmatamento de matas ciliares, comprometendo os corpos de água em qualidade e quantidade. Sendo assim, a mata ciliar tem uma função fundamental de proteção do solo contra erosões, evitando o assoreamento dos rios.

As matas ciliares são filtros naturais, retendo defensivos agrícolas, poluentes e sedimentos que seriam transportados para os cursos d'água, afetando diretamente a quantidade e a qualidade da água e consequentemente a fauna aquática e a população humana. A mata ciliar e fundamental como corredores ecológicos, ligando fragmentos florestais e, portanto, facilitando o deslocamento da fauna e o fluxo gênico entre as populações de espécies animais e vegetais.

O Código Florestal Brasileiro considera as matas ciliares como áreas de preservação permanente. A vegetação ao longo das margens dos rios, de nascentes e de reservatórios deve ser preservada.

Educação Ambiental (EA) é um processo permanente no qual os indivíduos e a comunidade tomam consciência do seu meio ambiente e adquirem conhecimentos, valores, habilidades, experiências e determinação que os tornem aptos a agir e resolver problemas ambientais, presentes e futuros. (DIAS, 2004).

Segundo Carvalho (2006, p. 71), a Educação Ambiental é considerada inicialmente como uma preocupação dos movimentos ecológicos com a prática de conscientização, que seja capaz de chamar a atenção para a má distribuição do acesso aos recursos Naturais, assim como ao seu esgotamento, e envolver os cidadãos em ações sociais ambientalmente apropriadas.

A Educação Ambiental é um tema muito discutido atualmente devido ao fato de se perceber a necessidade de uma melhoria do mundo em que vivemos, pois é facilmente notado que estamos regredindo cada vez mais em nossa qualidade de vida de um modo geral, nos deixando levar por nossas obrigações diárias. Nosso tempo nos parece cada vez mais curto porque temos cada vez mais compromissos (GUEDES, 2006).

Com a Educação Ambiental aplicada na formação inicial de alunos do ensino fundamental, desenvolve a conscientização de proteção dos cursos d´água, pela proteção das matas ciliares. Promovendo o respeitado e compreendido pelas pessoas que se beneficiam com a conservação ambiental que somos todos nós.

O conhecimento tem mais valor quando construído coletivamente porque repartimos o que sabemos e aprendemos com o que os outros repartem conosco. É com esta construção coletiva que o ensino deve se preocupar mais (YUS, 2002).

1) conscientizar alunos do ensino fundamental a importância da mata ciliar nos corpos de água;

2) apresentar os problemas socioambiental e cultural relacionado ao desmatamento e à degradação das matas ciliares;

3) desenvolver atitude ética e cidadã com as crianças, professores e comunidade;

4) apresentar a importância da UNESP na formação e conscientização de alunos e comunidade, através da divulgação de sua área de mata ciliar e pesquisas realizadas; 5) desenvolver o senso crítico de observação da natureza e suas funcionalidades;

6) apresentar a diversidade de espécies arbóreas plantas na mata ciliar, usos e utilidades de cada espécie;

7) criar trilha ecológica pela mata ciliar, “o caminho da conservação”;

8) realizar o plantio de mudas de espécies arbóreas da mata ciliar com os alunos do ensino fundamental que visitarão a mata ciliar;

(3)

9) produzir folders e vídeos ilustrativo que apresente a mata ciliar em todo o seu contexto histórico, educativo e cultural;

10) Ampliar a abrangência do projeto para os municípios vizinhos.

A educação ambiental será trabalhada com os alunos do ensino fundamental das escolas públicas, professores e profissionais que assistem as crianças no município de Selvíria, Estado Mato Grosso do Sul. E posteriormente, aplicar esta experiência com alunos da UNESP e comunidade local.

O presente trabalho será realizado na mata ciliar da Fazenda de Ensino, Pesquisa e Extensão (FEPE) da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (FEIS/UNESP), localizada no município de Selvíria (MS). Em 1977 a área da fazenda foi cedida pela Companhia Energética do Estado de São Paulo (CESP) em comodato para a UNESP, para que fossem desenvolvidas as pesquisas agronômicas. Já neste mesmo ano iniciou se o desflorestamento de toda a área cedida até a margem do rio Paraná. Antes da instalação do reflorestamento ciliar, esta área sofreu intensiva mecanização agrícola para o plantio de arroz, esta atividade só parou com a instalação do reflorestamento cilair.

O clima da região foi classificado como Aw, segundo o sistema de Köeppen, apresentando chuvas no verão e seca no inverno. O solo é LATOSSOLO VERMELHO (EMBRAPA, 1999), vegetação de cerrado. A área de estudo está no Planalto da Bacia Sedimentar do Paraná, apresenta declives muito suaves, relevo plano e suavemente ondulado (ALVES, 2001).

O reflorestamento ciliar foi plantado nos meses de fevereiro e março de 1986 em módulos, existindo dois modelos com números diferentes de espécies. As mudas foram doadas pela CESP. O modelo I é composto por 21 espécies, plantadas em 33 módulos, e o modelo II por 14 espécies em 13 módulos. O espaçamento utilizado no plantio das espécies foi de 2 x 3 m. O reflorestamento ciliar tem uma área de 9,5 ha na soma total dos dois modelos de plantio.

Criar cartazes, folders e vídeos informativo sobre a mata ciliar para divulgação da importância da conservação ambiental. Apresentar a comunidade o papel sociocultural da UNESP no município.

O plantio de mudas na margem do rio Paraná tem como objetivo promover práticas para recuperação e conservação ambiental e produção de base teórica para educação ambiental. As mudas serão produzidas na fazenda da UNESP e CESP.

A atividade de ensino é trabalhar a conscientização do prejuízo causado pelo desmatamento e a importância da Mata Ciliar para proteger o rio e evitar seu assoreamento, através de aula expositiva teórica e desenvolvimento de cartazes, folders e vídeos. Mostras as várias espécies arbóreas plantadas na mata ciliar e suas finalidades, aumentando o conhecimento sobre a diversidade biológica. Isto será possível com a criação de trilha dentro da mata ciliar, sensibilizando os alunos com a beleza da floresta. Estas atividades serão desenvolvidas principalmente no local da mata ciliar. Visitas nas escolas para divulgação e apresentação da mata ciliar da UNESP. A aula expositiva teórica para os alunos da graduação de agronomia e biologia da UNESP, abordando a importância da mata ciliar.

Metodologia:

ALVES, M.C. Recuperação do subsolo de um latossolo vermelho usado para terrapleno e fundação da Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira-SP. Ilha Solteira, 2001. 83 f. Tese (Livre-Docente) - Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, Universidade Estadual Paulista, Ilha Solteira, 2001.

CARVALHO, I. C. M. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2006.

DEMATTÊ, J.L.I. Levantamento detalhado dos solos do campus experimental de Ilha Solteira. Piracicaba: ESALQ/USP, 1980. 131 p.

DIAS, Genebaldo. F. Educação ambiental: princípios e práticas. 9.ed. São Paulo: Gaia, 2004.

GUEDES, José Carlos de Souza. Educação ambiental nas escolas de ensino fundamental: estudo de caso. Garanhuns: Ed. do autor, 2006.

EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUARIA - Embrapa. Sistema brasileiro de classificação de solos. Rio de Janeiro: EMBRAPA/CNPSO, 1999. 412 p.

YUS, R. Educação integral: uma educação holística para o século XXI. Porto Alegre: Artmed, 2002.

Referencias:

Conscientizar os alunos, professores e funcionários quanto à relevância da mata ciliar e a importância de preservar o meio ambiente, a fim de construir um futuro sustentável.

(4)

Disseminação de conhecimento de conservação ambiental para a comunidade através do acesso a UNESP.

Formação de cidadãos melhores em relação meio ambiente e seres humanas, a mutualidade que há entre estes. Ambiente degradado tem reflexo direto nos seres humanos, é o que está acontecendo com as mudanças climáticas.

Integrar a relação entre Universidade e comunidade Resultados

Esperados:

1º trimestre 2017: planejamento com a equipe do projeto; manutenção da mata ciliar (limpeza e preparo da trilha); treinamento da equipe do projeto;

2º trimestre 2017: visitação as escolas (divulgação da mata ciliar); divulgação nas mídias (jornais, revistas e outros); inícios das atividades de recebimentos dos alunos;

3º trimestres 2017: manutenção da mata ciliar; execução do projeto em receber e divulgar a mata ciliar (educação ambiental); Divulgar o projeto nos municípios vizinhos;

4º trimestre 2017: manutenção da mata ciliar; execução do projeto; Divulgar o projeto nos municípios vizinhos; apresentação de resultados.

Cronograma de Atividades:

UNESP Ilha Solteira promove evento sobre educação ambiental: a importância da mata ciliar

UNESP Ilha Solteira realiza dia de visitação a mata ciliar com agendamento. Conheça a trilha “O Caminho da Conservação”. O objetivo é a educação ambiental sobre a importância da mata ciliar na conservação ambiental. Visita são realizadas na fazenda experimental em Selvíria (MS).

Estão programadas palestras e visitação a mata ciliar com pessoas de conhecimento sobre o tema mata ciliar.

Evento: As visitas devem ser agendadas para preparar planejamento de recepção e acompanhamento

Horário: 8:00 as 11:00

Local: Fazenda Experimental, Unesp, Selvíria (MS) Mais informações: (18) 3743-1144 ou (18) 3743-1000 Release para

(5)

Características de Projeto de Extensão

Os participantes do projeto são alunos da graduação,

pós-graduação, pós-doutorado, professores da unidade, professores da rede publica, técnicos administrativos e pesquisador externo. A equipe tem formação acadêmica em agronomia, biologia, geografia, administração de empresas, ciências e letras. Formando uma equipe multidisciplinar. Assim o tema proposto para o projeto tem um embasamento teórico cientifico a contribuir para o sucesso do proposto.

Participantes do Projeto

Características de Projeto de Extensão

Os integrantes do projeto dedicaram tempo para o desenvolvimento e execução do proposto. Os bolsistas e os colaboradores sem remuneração, participaram de forma ativa a dar maior agilidade nas atividades planejadas, na divulgação dos resultados obtidos. Os bolsistas terão oportunidade do contato com novas experiências na área de humanas e ecológicas. É importante também para a integração da equipe com a comunidade favorecendo o crescimento tanto pessoal como profissional. A participação da infra-estrutura da unidade contribui muito do bom desenvolvimento das atividades.

Nível de Exequibilidade

Características de Projeto de Extensão

A produção dos resultados desse projeto será divulgada para comunidade unespiana via e-mail, no site da Prefeitura Municipal, nas escolas, jornais da cidade, rádios da cidade, órgãos públicos entre outros nos municípios de Selvíria (MS) e Ilha Solteira (SP). Pela importância do tema abordado e com a implementação do projeto divulgar na televisão regional.

Visibilidade para a Universidade

Características de Projeto de Extensão

O projeto apresenta grande potencial para servir de modelo na divulgação da importância da conservação ambiental através do envolvimento das escolas públicas e a UNESP pela educação ambiental da funcionalidade da mata ciliar para a preservação da agua. Este tema poderá ser abordado em disciplinas como de ecologia, agronomia, geografia, biologia ministrados na Universidade e nas escolas públicas. O tema server para promover debates, palestras com a participação de alunos e da comunidade, com a intenção de revelar a importância da educação ambiental.

Indicadores de Impacto-Interno (no âmbito da Universidade)

Características de Projeto de Extensão

Os conhecimentos aplicados através da educação ambiental na conservação de recursos naturais, pela dinâmica da interação alunos e a mata ciliar, promovera base de conhecimento para a multiplicação do recurso humano com senso crítico de agir de forma a conservar o meio ambiente. Propõe ainda, cursos e palestras com a finalidade de mostrar a comunidade a importância da conservação ambiental. Tal assunto é tão atual, que tem possibilidades de promover a visibilidade da unidade em mídias nacionais, dando visibilidade através da conservação ambiental, da importância da mata ciliar na preservação do reservatório da hidrelétrica de Ilha Solteira.

Indicadores de Impacto - Externo (fora do âmbito da Universidade)

(6)

Características de Projeto de Extensão

As atividades desenvolvidas pelo aluno no projeto servirão de alicerce para o seu desenvolvimento profissional, considerando sua participação em palestras, interação com a comunidade etc. e sobre a importância da aplicação dos conhecimentos adquiridos na graduação na formação de alunos do ensino fundamental; além de proporcionar um aprendizado na habilidade de múltiplas tarefas.

Importância na Formação do Aluno

Características de Projeto de Extensão

O experimento da mata ciliar já gerou trabalhos de iniciação científica, participações de congressos, trabalho de conclusão de mestrado. Com o resultado deste projeto está previsto a divulgação de um dia de campo “venha conhecer a mata ciliar” Neste ano a Dissertação sobre a Mata Ciliar será publicado como livro impresso e eletrônico.

Geração de Produtos e Processos

Características de Projeto de Extensão

O proposto e formar a conscientização da conservação ambiental em alunos do ensino fundamental pela divulgação e acesso a área florestal da UNESP. Divulgando e promovendo o conhecimento que temos de forma gratuita. Na maioria das vezes a comunidade não tem acesso o que a Universidade produz. Em nossa região onde o monocultivo reina, a vegetação ciliar é escassa. Nesta situação a Universidade tem p a p e l f u n d a m e n t a l d e e n v o l v e r a c o m u n i c a d a n a conscientização de preservação ambiental, começando pelos adolescentes que estão em formação. Com custos mínimos, apenas promovendo o acesso a suas dependências da Universidade.

(7)

Quantidade Título

1 REFLORESTAMENTO CILIAR EM DIFERENTES MODELOS DE PLANTIO: margem do reservatório da hidrelétrica de Ilha Solteira

Livros publicados Nacionais

3 Avaliação das propriedades químicas em solo de cerrado sob reflorestamento ciliar. Publicado na Revista Floresta em 2012. Propriedades químicas de solo sob reflorestamento ciliar após 20 anos de plantio em área de cerrado. Publicado na Revista Árvore em 2011.

Aspectos quantitativo e qualitativo da regeneração natural sob reflorestamento ciliar em dois modelos de plantio. Publicado na Revista Cultura Agronômica em 2011.

Artigos publicados em periódicos Nacionais

6 XV congresso de iniciação científica da UNESP, 2003.

14 CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNESP, 2002. 48 CONGRESSO NACIONAL DE GENÉTICA, 2002.

Resumo Expandido em Eventos Nacionais

1 Reflorestamento ciliar à margem do reservatório da hidrelétrica de Ilha Solteira em diferentes modelos de plantio. 2007.

Dissertações

2 REFLORESTAMENTO CILIAR À MARGEM DO RESERVATÓRIO DA HIDRELÉTRICA DE ILHA SOLTEIRA EM DIFERENTES MODELOS DE PLANTIO, 2015.

Mata Ciliar: Unesp Ilha Solteira, 2016.

Atividades de Extensão

(8)

Nome Email Participante Função

Participantes

Alexandre Marques da Silva amsilva@agr.feis.unesp.br Técnico Administrativo Coordenador Alonso Angelo da Silva alonso@adm.feis.unesp.br Técnico Administrativo Colaborador

Celso Machado celso.machado@cesp.com.br Externo Colaborador

Daniela Silvia de Oliveira Canuto canutodani@hotmail.com Externo Colaborador Emanoelle dos Santos Bezerra manu_sh@hotmail.com Aluno Voluntário (sem Jose Cambuim jcambuim@adm.feis.unesp.br Técnico Administrativo Colaborador MARCELA APARECIDA DE MORAES ma_apmoraes@yahoo.com.br Externo Colaborador

Marco Eustaquio de Sa mesa@agr.feis.unesp.br Docente Colaborador

Marina de Oliveira Cristan marina.cristan@hotmail.com Aluno Voluntário (sem Mario Luiz Teixeira de Moraes teixeira@agr.feis.unesp.br Docente Coordenador

Salatier Buzetti sbuzetti@agr.feis.unesp.br Docente Colaborador

Selma Maria Bozzite de Moraes selma@agr.feis.unesp.br Técnico Administrativo Colaborador

Solicitação Bolsas - PROEX

Bolsas solicitadas: 3

Atividades previstas: Coleta de dados; tabulações; atividades laboratoriais; visitas técnicas; divulgação de resultados; digitação de textos.

Quantidade Característica 1 Característica 2 Característica 3

Público-Alvo

1300 agricultores comunidades cooperativas

2500 escolas alunos UNESP associações

(9)

Detalhes dos Participantes

Doutorando

Nome :

Técnico Administrativo

Tipo do participante:

Função: Coordenador Técnico

Nível acadêmico:

Alexandre Marques da Silva

Unidade universitária: Departamento / Seção:

Data de início: Data de término Carga horária semanal prevista:

Atividade prevista:

Observação:

31/12/2017 02/01/2017

Executar atividades de suporte ao ensino, pesquisa e extensão relacionadas ao projeto. O servidor tem conhecimento em recuperação de áreas

degradadas, reserva legal, área de proteção permanente, conservação ambiental, hidrologia e solos. Agregando ao projeto conhecimentos

complementares na formação dos alunos. Auxiliar na divulgação do projeto e produções técnicas e cientificas do projeto.

Faculdade de Engenharia

Departamento de Fitotecnia, Tecnologia de Alimentos e Sócio-Economia

10 Especialização Nome : Técnico Administrativo Tipo do participante: Função: Colaborador Nível acadêmico:

Alonso Angelo da Silva

Unidade universitária: Departamento / Seção:

Data de início: Data de término Carga horária semanal prevista:

Atividade prevista:

Observação:

31/12/2017 02/01/2017

Executar atividades de suporte ao ensino, pesquisa e extensão relacionadas ao projeto. O servidor tem amplo conhecimento na instrumentação de mensuração e de técnicas de plantio e condução de mudas de espécies arbóreas.

Faculdade de Engenharia

Setor de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão

10 Doutorado Nome : Externo Tipo do participante: Função: Colaborador Nível acadêmico: Celso Machado Instituição : CESP

(10)

Data de início: Data de término Carga horária semanal prevista:

Atividade prevista: Observação:

31/12/2017 02/01/2017

Fornecer mudas de espécies arbóreas, e informações sobre elas; para plantio das turmas que visitarão a mata ciliar

2 Pós-Doutorado Nome : Externo Tipo do participante: Função: Colaborador Nível acadêmico:

Daniela Silvia de Oliveira Canuto

Data de início: Data de término Carga horária semanal prevista:

Atividade prevista:

Observação:

31/12/2017 02/01/2017

Executar atividades de suporte ao ensino, pesquisa e extensão relacionadas ao projeto. Apresentações explicativas da importância da mata ciliar para o meio ambiente, como conservação dos recursos naturais, principalmente água. 5 Instituição : Pós-doutoranda Graduando Nome : Aluno Tipo do participante:

Função: Voluntário (sem bolsa)

Nível acadêmico:

Emanoelle dos Santos Bezerra

Data de início: Data de término Carga horária semanal prevista:

Atividade prevista:

Observação:

31/12/2017 02/01/2017

Coleta de dados; tabulações; atividades laboratoriais; visitas técnicas; divulgação de

resultados; digitação de textos. 5

Engenharia Agronômica

Curso:

Unidade universitária: Faculdade de Engenharia

Doutorando Nome : Técnico Administrativo Tipo do participante: Função: Colaborador Nível acadêmico: Jose Cambuim Unidade universitária: Departamento / Seção:

Data de início: 02/01/2017 Data de término 31/12/2017 Faculdade de Engenharia

(11)

Carga horária semanal prevista: Atividade prevista:

Observação:

Executar atividades de suporte ao ensino, pesquisa e extensão relacionadas ao projeto. O servidor tem conhecimento técnico na identificação e usos das espécies arbóreas da mata ciliar. Contribuindo assim para a transmissão destas informações aos alunos.

10 Doutorado Nome : Externo Tipo do participante: Função: Colaborador Nível acadêmico:

MARCELA APARECIDA DE MORAES

Data de início: Data de término Carga horária semanal prevista:

Atividade prevista: Observação:

31/12/2017 02/01/2017

Executar atividades de suporte ao ensino, pesquisa e extensão relacionadas ao projeto. 3 Instituição : Doutorado Pós-Doutorado Nome : Docente Tipo do participante: Função: Colaborador Nível acadêmico: Marco Eustaquio de Sa Unidade universitária: Departamento / Seção:

Data de início: Data de término Carga horária semanal prevista:

Atividade prevista: Observação:

31/12/2017 02/01/2017

Executar atividades de suporte ao ensino, pesquisa e extensão relacionadas a tecnologia de sementes.

Faculdade de Engenharia

Departamento de Fitotecnia, Tecnologia de Alimentos e Sócio-Economia

3

Graduando

Nome :

Aluno

Tipo do participante:

Função: Voluntário (sem bolsa)

Nível acadêmico:

Marina de Oliveira Cristan

Data de início: Data de término Carga horária semanal prevista:

31/12/2017 02/01/2017

10

Ciências Biológicas

Curso:

(12)

Atividade prevista:

Observação:

Coleta de dados; tabulações; atividades laboratoriais; visitas técnicas; divulgação de

resultados; digitação de textos.

Pós-Doutorado Nome : Docente Tipo do participante: Função: Coordenador Nível acadêmico:

Mario Luiz Teixeira de Moraes

Unidade universitária: Departamento / Seção:

Data de início: Data de término Carga horária semanal prevista:

Atividade prevista:

Observação:

31/12/2017 02/01/2017

Executar atividades de suporte ao ensino, pesquisa e extensão relacionadas ao projeto. Coordenar a equipe na distribuição de funções e orientações na produção de artigos, divulgação de resultados, formação de pessoas. Promover divulgações sociais locais, jornais e revistas da região. Faculdade de Engenharia

Departamento de Fitotecnia, Tecnologia de Alimentos e Sócio-Economia

5 Pós-Doutorado Nome : Docente Tipo do participante: Função: Colaborador Nível acadêmico: Salatier Buzetti Unidade universitária: Departamento / Seção:

Data de início: Data de término Carga horária semanal prevista:

Atividade prevista: Observação:

31/12/2017 02/01/2017

Executar atividades de suporte ao ensino, pesquisa e extensão relacionados aos atributos do solo.

Faculdade de Engenharia

Departamento de Fitossanidade, Engenharia Rural e Solos

3 Especialização Nome : Técnico Administrativo Tipo do participante: Função: Colaborador Nível acadêmico:

Selma Maria Bozzite de Moraes

Unidade universitária: Departamento / Seção:

Data de início: 02/01/2017 Data de término 31/12/2017 Faculdade de Engenharia

(13)

Carga horária semanal prevista: Atividade prevista:

Observação:

Executar atividades de suporte ao ensino, pesquisa e extensão relacionadas ao projeto. Auxiliar nas funções administrativas e laboratoriais

(14)

Valor Unitário R$ Descrição

Tipo Recurso Quantidade Total R$

Outros placas pequenas para identificação das árvores

40 30,00 1.200,00

Transporte Terrestre combustivel 100 3,80 380,00

Outros placa grande de apresentação do

projeto 1 221,10 221,10 Total: Total:R$ 0,00 Total:R$ 0,00

Total de Recursos:

R$ 1.801,10

Solicitados à PROEX

Captado Governamental

Captado Não Governamental

R$ 1.801,10

(15)

Concluído em: Departamento Parecer do Relator Manifestação Concluído em: 09/09/2016

Trata-se de um projeto de extensão e tem como objetivo contribuir na formação de alunos de graduação e pós graduação; além de cooperar para a formação dos alunos do ensino fundamental das escolas públicas, professores e profissionais que assistem as crianças no município de Selvíria, Estado Mato Grosso do Sul. O projeto é plenamente exequível e será viabilizado com a participação de docentes, alunos de graduação e pós-graduação e técnico administrativo. O projeto tem gerado publicações e apresenta mérito na proposta de extensão. Sou de parecer favorável a aprovação do projeto.

Em reunião ordinária realizada em 12/09/2016, após ampla discussão o referido Projeto foi aprovado por unanimidades de votos.

16/09/2016 Aprovado Data da análise 12/09/2016 CPEU Parecer do Relator Concluído em:

O Projeto em continuidade - A importância da mata ciliar na educação ambiental de alunos do ensino fundamental da rede pública de Selvíria, MS - caracteriza-se como extensão universitária. A relação entre o tema do projeto e a formação do coordenador é direta. A equipe de trabalho será constituída pelo coordenador, um coordenador técnico, oito colaboradores, dois graduandos voluntários e há indicativo da participação de pós-graduandos. A participação no projeto contribuirá para a formação acadêmica dos

graduandos envolvidos. O projeto deverá permitir que Educação Ambiental seja oferecida ao público alvo (alunos de ensino fundamental, professores e profissionais de Selvíria, MS), relativa a Mata Ciliar e aos problemas socioambiental e cultural relacionados ao

desmatamento e à degradação das matas ciliares. A produção científica relacionada ao projeto compreende um livro nacional, três artigos em periódicos nacionais, seis resumos expandidos em eventos nacionais, uma dissertação e duas atividades de extensão. O projeto pode ser desenvolvido mesmo sem a atribuição de bolsa; o número solicitado de bolsas – três – e as atividades previstas para o bolsista são pertinentes à natureza do projeto; os recursos materiais solicitados são importantes para a sua execução, mas o projeto poderá ser executado sem os recursos, com certo prejuízo. Em função do exposto, sou favorável à aprovação do projeto e de uma bolsa.

19/09/2016

Parecer Local

(16)

Primeira Etapa do Projeto

Coordenador CPEU

Relator Relator

Depto O projeto apresenta um conjunto de ações processuais

contínuas de caráter educativo, cultural, político, artístico, científico ou tecnológico, com a participação de docentes ou pesquisadores, discentes (bolsistas ou voluntários) e, contando eventualmente, servidores técnico-administrativos, pertencentes à comunidade universitária?

Sim Sim Sim

O projeto integra o ensino e a pesquisa com as demandas

da sociedade (sociais, ambientais e culturais)? Sim Sim Sim O projeto envolve a participação efetiva da população

externa com sujeitos ativos no processo (sem excluir a participação da comunidade interna)?

Sim Sim Sim

O projeto contempla a participação de alunos da

graduação? Sim Sim Sim

O projeto proposto situa-se na área de conhecimento dos proponentes e/ou em outras áreas de conhecimento adquiridas ao longo do tempo?

Sim Sim Sim

O projeto articula mais de uma dimensão: ensino, pesquisa

e extensão? Sim Sim Sim

O projeto diferencia-se das outras ações extensionistas,

como cursos, eventos ou prestação de serviço? Sim Sim Sim

O projeto possui coerência entre a fundamentação teórica,

(17)

Bolsistas

Não há bolsistas cadastrados.

Referências

Documentos relacionados

públicas ou privadas, feitas pelo emissor, por sociedade coligada, controlada, controladora ou integrante do mesmo grupo do emissor em que tenha atuado no mesmo

São eles, Alexandrino Garcia (futuro empreendedor do Grupo Algar – nome dado em sua homenagem) com sete anos, Palmira com cinco anos, Georgina com três e José Maria com três meses.

6.1 - Durante a vigência da Ata, os preços registrados serão fixos e irreajustáveis, exceto nas hipóteses, devidamente comprovadas, de ocorrência de situação

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo

Gestante com 20 semanas de idade gestacional chega para a primeira consulta de pré-natal trazendo o seguinte laudo de ultrassonografia: gestação gemelar monocoriônica e

687/GM/MS, de 2006, que aprovou a PNPS, estabelecendo as bases para atuação do Estado Brasileiro no campo da promoção da saúde; Decreto nº 6.286, de 2007, que