• Nenhum resultado encontrado

Relatório de Viagem Aluno

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório de Viagem Aluno"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Aluno

Deborah Attié

(2)

2 ÉCOLE CENTRALE DE LYON

1

Introdução

Me chamo Deborah Attié e atualmente estou no sétimo período de Engenharia Civil na PUC-Rio. No primeiro semestre de 2017, fiz um intercâmbio na École Centrale de Lyon, na França. Esse relatório tem o objetivo de relatar o meu intercâmbio, apontando como é a estrutura da ECL e qual foi minha realidade nesses 5 meses.

2

École Centrale de Lyon

Fundada em 1857, a École Centrale de Lyon, situada em Écully, uma cidade próxima de Lyon, tem como missão formar engenheiros generalistas com uma mente aberta e uma visão ampla do mundo. Além de uma base técnico-científica, a ECL tem também uma abordagem social que permite ao aluno adquirir competências para ocupar posições de alta administração.

2.1

Campus

Como a ECL é uma faculdade apenas de Engenharia, a quantidade de alunos e seu tamanho é muito menor do que uma universidade como a PUC-Rio. Entretanto, o campus da ECL possui tudo que um aluno necessita. Há dois prédios principais, onde todas as aulas são ministradas e onde há alguns anfiteatros, para aulas com muitos alunos inscritos ou para conferências. Além disso, há um restaurante universitário (RU), um Foyer (um espaço com ping-pong, totó e outros jogos) para os estudantes passarem o tempo e se socializarem. É no Foyer onde as festas da ECL acontecem. Também há um campo de futebol no meio do campus, um ginásio e quadras de tênis. Também há uma biblioteca onde muitos alunos passam suas tardes estudando, pois há bastante mesas e computadores para uso do aluno. Não só isso, há também residências estudantis, grandes laboratórios, onde há grupos de pesquisa, e muitas salas de associações. Algumas dessas associações são o Bureau International (BI - para alunos estrangeiros), Bureau des Elèves (BDE- para alunos em geral), vários clubes, como de arte, de cinema, de jogos, e a Éclair, que é uma associação que cuida da internet e de computadores em geral. Uma dica para se enturmar é participar de um clube do seu interesse, pois fica mais fácil e rápido conhecer outros alunos da ECL.

(3)

Figura 2: Vista do Campus e, ao fundo, o Foyer

2.2

Aulas e Matérias

Para obter o diploma de uma École na França, é necessário após o Ensino Médio estudar por 2 anos (prepas) e concursar para ter o direito a estudar numa École Centrale. Assim, quem estuda na ECL, estuda por 3 anos. Após esses 5 anos, o aluno obtém o diploma de um engenheiro generalista. Eu entrei no segundo período do segundo ano deles, chamado de S8. O S8 é o período seguinte do ’Tronc Commun’, que é como se fosse um ciclo básico de todas as engenharias, dando assim a base de um engenheiro generalista. O S8 é o primeiro período em que os alunos podem escolher as matérias de seu interesse.

Para mim, o ponto positivo de estar no S8 foi que me permitiu escolher matérias que me interes-savam e que tinham conexão com meu curso aqui na PUC. Não só isso, acredito que se eu entrasse no meio do Tronc Commun, eu ficaria perdida nas matérias, pois não estava tendo a mesma base que todos desde o início. Uma surpresa que tive ao chegar foi de que o período era dividido em duas partes. A primeira, que dura 3 meses, era de aulas e a segunda, que dura 2 meses, sem aulas, era constituído de um projeto de pesquisa.

Em relação à primeira parte, também haviam algumas diferenças que eu desconhecia. Na maior parte das faculdades em que a PUC-Rio tem convênio, o aluno pode se matricular entre 3-5 matérias. Porém, na ECL, ele tem que se matricular em 5, obrigatoriamente. Além dessas matérias, é obriga-tório fazer 2h de algum esporte no campus e aulas de francês. Toda essa carga horária me pegou de surpresa quando cheguei lá, pois acreditava que haveria a possibilidade de escolher a quantidade de matérias. No final, cursar 7 matérias fez meu intercâmbio muito mais rico em conhecimento, além de ter melhorado imensamente meu francês. Isso também é importante ressaltar que, pelo fato da maioria das aulas serem em francês e do aluno ser obrigado a ter aulas de língua, você rapidamente melhora seu francês. Para quem não tem muita base no idioma, não precisa se sentir impedido de ir. Terá mais dificuldades no início, mas conheci muitos estrangeiros que mal falavam francês e que, após algumas semanas, conseguiram entender as aulas.

Sobre as matérias, a forma de avaliação também é um pouco diferente da que temos na PUC-Rio em Engenharia. Lá há apenas uma prova no final do período e, junto, um relatório ou apresentação, normalmente feito em grupo.

Já na segunda parte do semestre, que dura 2 meses, tive apenas aulas de francês e de esporte, pois todas as outras haviam acabado. Além dessas duas aulas, participei de um projeto de pesquisa em um dos laboratórios da ECL. A ECL comporta 6 laboratórios diferentes e, para o projeto, o aluno pode escolher o laboratório com o qual ele mais se identifica e trabalhar com um dos professores do laboratório. Junto com o professor, um tema de pesquisa é escolhido e o aluno tem que entregar no final um relatório e fazer uma apresentação oral. Eu escolhi um tema de pesquisa que já existia no laboratório LTDS (Laboratoire de Tribologie et Dynamique des Systèmes). Com isso, fiz parte de uma equipe de professores e doutorandos, ajudando-os sempre que possível e aprendendo muito com eles.

(4)

inter-2.3 Moradia 2 ÉCOLE CENTRALE DE LYON

câmbio de curta duração o fazem, os demais alunos não. Quem estuda na ECL (ou faz duplo diploma lá) precisa terminar o S8 com um estágio, não necessariamente sendo em Lyon. Isso significa que mui-tas das pessoas que eu conheci foram, após 3 meses, morar em outra cidade da França, ou até mesmo em outro país. Com isso, muitas das novas amizades que havia feito, logo tive que me despedir. Outro ponto que negativo do projeto foi a falta de organização da ECL. No começo do semestre nos foi dito que haveria uma ajuda na escolha dos temas, mas ao chegar mais perto da data de início do projeto, ninguém recebeu ajuda, mesmo pedindo. Além disso, não eram todos os professores que conheciam o funcionamento do projeto e a forma de avaliação. Com isso, muitos colegas e eu, ficamos perdidos ao escolher o tema e o tutor e houveram diversos critérios de avaliação.

2.3

Moradia

Sobre a moradia, existem algumas opções. A principal é alugar um quarto em uma das residências do campus. Existem duas residências na ECL, a Paul Comparat e a Adoma. A diferença entre elas é que na Paul Comparat existe uma cozinha comunitária para cada andar, e na Adoma, cada quarto tem a sua própria. É comum no primeiro ano de estudo na ECL todos os alunos ficarem nessas residências, facilita para socializar com todos.

Figura 3: Vista do campo de futebol com as residências ao fundo

A segunda opção é alugar um apartamento em Lyon. Eu escolhi essa opção pelo fato de que eu estaria em Lyon por apenas 5 meses. Achei melhor para poder aproveitar a cidade, tanto de dia quanto de noite. Em Lyon há muitas opções de moradia, pode-se alugar um apartamento ou ficar em um residência estudantil. Em relação às residências, há muita variedade, sendo fácil escolher a melhor para cada um. Eu escolhi ficar em uma residência estudantil que ficava no 6ème arrondissement.

Ficar em Lyon ou ficar no campus são duas experiências muito diferentes, cada uma com seus pontos positivos e negativos. Ao ficar em Lyon, você acaba tendo uma vida mais movimentada, com mais facilidade de conhecer lugares e pessoas diferentes. Já ao morar na ECL, você tem a experiência de estar em uma residência com a maior parte dos seus colegas de sala e com atividades a noite.

A grande vantagem de morar em Lyon é a facilidade em conhecer a cidade. A noite há poucos ônibus que vão até o campus da École, sendo sempre um problema para os meus amigos que moravam lá. Eles tinham que prestar atenção no horário e, se atrasassem, tinham que esperar por mais 1 hora para o próximo ônibus. Eu não tinha essa dificuldade pois mesmo que estivesse mais longe da onde morava, podia alugar uma bicicleta que se encontra por toda a cidade, ir a pé (a cidade não é muito grande) ou também pegar um Uber, que nunca saía muito caro. Já durante o dia, é mais fácil de ir e vir de Écully, mas mesmo assim, por ser mais demorado, poucos amigos meus iam com tanta frequência

(5)

para Lyon. Acredito que por eu ter ficado em Lyon, vi como a cidade se movimenta e aprendi a andar nela antes dos outros.

A principal desvantagem de morar em Lyon é social. Digo isso porque toda quarta-feira há uma festa a noite no foyer onde vão maior parte dos estudantes que moram no campus. Esse evento e muitos outros ajudam os alunos a se conhecerem e a fazerem novas amizades. Como eu não morava lá, raramente ia por ser sempre tarde da noite, mas confesso que ir para as festas teria me ajudado no início a conhecer outros estudantes. Por outro lado, a dificuldade que há para ir da ECL para Lyon, há também ao contrário. Ou seja, de manhã, para ir à aula, quem mora em Lyon sempre tem que acordar bem mais cedo e se organizar para não perder a hora do transporte, pois na ECL não se pode chegar atrasado.

3

Lyon

Lyon é a terceira maior cidade da França e é também o centro da gastronomia francesa. É uma cidade em que há muitos lugares para passear, museus para visitar, além de dois rios que cortam a cidade. Apesar de não ser enorme, sempre há coisas para se fazer, tanto de dia quanto de noite. O lado positivo disso é que é fácil de se locomover pela cidade, seja por transporte público, de Vélo’v (bicicleta que se aluga por horas ou por mês) ou até mesmo a pé.

Em Lyon há muitos pontos turísticos próximos, a maior parte deles fica numa região chamada Presqu’île. Lá, você encontra atrações como a Ópera, Hotel de Ville, várias praças (como Place des Terreaux e Place Bellecour, que é a maior de todas), o museu de Beaux Arts, e muros pintados que são muitos conhecidos em Lyon. Existem dois mais conhecidos, o Mur des Canuts e o Fresques des Lyonnais.

Figura 4: Foto do Mur des Canuts em Croix-Rousse

Além dessa área, há a Fourvière e Vieux Lyon. Na colina de Fourvière há a Basílica de Notre-Dame de Fourvière que é necessário conhecer, tanto pela vista de toda a cidade quanto dentro da Basílica, ambos incríveis. Já Vieux Lyon é o bairro mais antigo da cidade, com becos e ruelas medievais. Lá existe a Catedral de Saint Jean e os típicos restaurantes de Lyon, os bouchons. Além disso, toda a cidade é incrível, outros bairros legais são a Croix-Rousse, onde há vários cafés e a Confluence, onde é o encontro dos dois rios e onde tem o Musée des Confluences.

(6)

4 VIAGENS

Figura 5: Vista do topo da colina da Fourvière

Lyon ganha vida no verão muito por causa dos dois rios (Sâone e Rhône) que cortam a cidade, todos os jovens vão no fim da tarde se encontrar com os amigos nos quais (borda dos rios) ou então fazem piquenique nos parques (Parc de la Tête d’Or é o maior e mais famoso).

4

Viagens

É muito fácil viajar pela Europa pelo fato dos países serem pequenos e haver muitas maneiras simples e baratas de ir de uma cidade ou um país para o outro. Se preferir ir de avião, sempre bom ver as companhias aéreas low cost antes, que são a EasyJet e a Ryan Air. As vezes não compensa tanto por operar num aeroporto muito longe da cidade ou as vezes não opera da cidade onde você está. Por exemplo, a Ryan Air não voa de Lyon, somente Paris, portanto só vale a pena se a passagem para Paris sair mais barato do que um vôo direto para seu destino final.

Além de avião, existem duas empresas de ônibus com muitos destinos e as vezes é muito mais barato do que trem ou avião. Nem sempre vale a pena pelo tempo que se gasta para ir dependendo do país para o qual você deseja ir pois você pode acabar gastando horas demais e acabar ficando pouco tempo no lugar. As empresas são de onibus ou Flixbus. Uma outra possibilidade é o BlaBlaCar, que é um site de caronas. O sistema é bem seguro e nunca tive problemas ao usá-lo. Mesmo assim, sempre preferi ir junto com algum amigo.

Outra ótima opção, principalmente se você deseja viajar pela França, é o trem. A França tem uma ótima infraestrutura de trens. A empresa francesa de trens é a SNCF. Nem sempre é o mais barato, mas sempre vale a pena comparar preços, muitas vezes há promoção. Há também o TGV Max que te proporciona passagens a preços baratíssimos ou a Carte Jeune que você paga uma taxa para tê-la e ganha desconto e todas as passagens de trem que você comprar por 1 ano. Se você pretende usar muito, vale a pena.

Com os feriados e as férias que a ECL dá no final de Abril, consegui viajar e aproveitar bas-tante a Europa e, principalmente, a França. Ao ver as passagnes com mais antecedência, é possível economizar bastante nisso para poder ir a mais lugares. Os preços são muito mais acessíveis e exis-tem cidades lindas. Bordeaux, por exemplo, é uma cidade muito bonita e, ao mesmo exis-tempo, exis-tem a Dune du Pilat, que são as dunas que ficam próximas de Bordeaux, podendo fazer esse programa em um dia ao pegar um trem e ir de Bordeaux para Arcachon, uma cidade mais próxima das dunas. No verão, é mais interessante ir para cidades em que há praia. Eu fui para o sul da França, a Côte D’Azur.

(7)

Figura 6: Dune du Pilat, próximo de

Bor-deaux Figura 7: Orla de Nice

(8)

5 CONCLUSÃO

Figura 10: Dubrovnik, Croácia

5

Conclusão

Esse semestre extremamente diferente do habitual da PUC me mostrou como lidar com uma nova forma de ensino e de cobrança. Ao mesmo tempo em que eu estudei muito mais do que eu imaginava, eu aprendi muito mais do que podia esperar do intercâmbio. Não somente acadêmicamente, mas tam-bém pessoalmente. O fato de ter que me imersar completamente numa língua que não é minha língua materna, aprender a conviver com os diferentes hábitos e as diferentes formas de ensino, me fez crescer imensamente. Acredito que o intercâmbio na École Centrale de Lyon me ensinou coisas que levarei para o resto da vida. Ela me ensinou a ver que sempre conseguimos o que queremos, basta se esforçar o suficiente e que isso depende somente de você. Acho que outro grande aprendizado que tive lá foi perceber que em muitos momentos nós teremos que nos virar sozinhos e que mesmo diante de muitas dificuldades, podemos ter sucesso.

Referências

Documentos relacionados

Com relação ao CEETEPS, o tema desta dissertação é interessante por se inserir no Programa de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), sob a tutela da Coordenação de

Indicadores de bancarização na Província de Luanda Motivos para não ter conta no banco (2010).

[r]

comemorativos são tradicionais desde a inauguração do restaurante, há 15 anos Opção com estadia no Hotel Mercure Lourdes Belo Horizonte tem preço especial - Fotos: Paulo Cunha /

O processo de transformação bacteriana utilizada na Biologia Molecular ocorre in vitro, e pode ser afetado pelo tamanho e conformação da molécula de DNA a ser introduzida na

Deseja-se marcar um ponto P, conforme figura a seguir, de modo que o comprimento do percurso ABPA seja a metade do comprimento total da pista.. (Ueg 2005) Um grupo de ex-colegas de

O presente artigo objetiva estabelecer uma relação entre a formação e a existência dos partidos políticos no Brasil e a teoria de Robert Michels, analisando, para tanto, desde

Já é uma realidade que estas mensagens estão cada vez mais presentes, seja pela sua forma persuasiva, pela maneira original ou mesmo como uma estratégia de marketing