• Nenhum resultado encontrado

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO SEÇÃO JUDICIÁRIA DO DISTRITO FEDERAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO SEÇÃO JUDICIÁRIA DO DISTRITO FEDERAL"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

SENTENÇA TIPO A /2014

PROCESSO Nº 9033-14.2012.4.01.3400

CLASSE: 1300 – AÇÃO ORDINÁRIA/SERVIÇOS PÚBLICOS

AUTORA: SINDIFISCO NACIONAL – SINDICATO NACIONAL DOS AUDITORES FISCAIS DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL

RÉ: UNIÃO FEDERAL

RELATÓRIO

Trata-se de ação ordinária em que se objetiva a anulação do ato administrativo que determinou a reposição ao erário, a fim de que, em definitivo, seja a Administração Pública impedida de realizar qualquer ato no sentido de impor ao autor a restituição das parcelas recebidas de adicional por tempo de serviço (anuênios)

Sustenta o autor que a administração computou o tempo do curso de formação para o cargo de auditor-fiscal da receita como efetivo serviço, o que ocasionou o pagamento de adicional por tempo de serviço em valores superiores até junho de 2008. Todavia, posteriormente, instaurou processo administrativo para rever o cálculo, a fim de deixar de considerar esse período como efetivo exercício, bem como obter a devolução dos valores antes pagos a maior de adicional por tempo de serviço aos servidores.

Deferida a antecipação dos efeitos da tutela (fl. 312).

(2)

ilegitimidade ativa do Sindicato e incompetência absoluta. No mérito, pugnou pela improcedência do pedido.

A União interpôs agravo de instrumento nº 0018728-07.2012.4.01.0000 (fls. 341/350). Houve réplica (fls. 358/370). É o relatório. DECIDO. FUNDAMENTAÇÃO Preliminares Ilegitimidade do sindicato:

Quanto à legitimidade do sindicato para a propositura da demanda e competência para julgamento, rejeito as alegações da ré.

O artigo 2.º-A da Lei 9.494/97 não afeta a legitimidade do sindicato para defender associados que residam fora do local de propositura da ação, uma vez que o texto constitucional conferiu aos sindicatos legitimidade extraordinária para defender os interesses dos membros da categoria (artigo 8.º, inciso III, da Constituição), não cabendo à lei restringir tal legitimidade.

Esse entendimento já foi pacificado no STF e no STJ:

EMENTA: PROCESSO CIVIL. SINDICATO. ART. 8º, III DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL. LEGITIMIDADE. SUBSTITUIÇÃO PROCESSUAL. DEFESA DE DIREITOS E INTERESSES COLETIVOS OU INDIVIDUAIS. RECURSO CONHECIDO E PROVIDO. O artigo 8º, III da Constituição Federal estabelece a legitimidade extraordinária dos

(3)

sindicatos para defender em juízo os direitos e interesses coletivos ou individuais dos integrantes da categoria que representam. Essa legitimidade extraordinária é ampla, abrangendo a liquidação e a execução dos créditos reconhecidos aos trabalhadores. Por se tratar de típica hipótese de substituição processual, é desnecessária qualquer autorização dos substituídos. Recurso conhecido e provido. (grifei) (STF, RE 193503, Tribunal Pleno, Rel. Min. Carlos Velloso, DJ 24/08/2007)

DIREITO ADMINISTRATIVO. AGRAVO REGIMENTAL NO AGRAVO REGIMENTAL NO AGRAVO DE INSTRUMENTO. AÇÃO COLETIVA PROMOVIDA POR ENTIDADE DE CLASSE. SUBSTITUIÇÃO PROCESSUAL. EXECUÇÃO INDIVIDUAL. POSSIBILIDADE. AUTORIZAÇÃO.DESNECESSIDADE. AGRAVO IMPROVIDO. 1. Os sindicatos possuem ampla legitimidade para defenderem em juízo os direitos da categoria, quer nas ações ordinárias, quer nas seguranças coletivas, ocorrendo a chamada substituição processual, sendo dispensável a autorização expressa dos substituídos e a juntada da relação nominal dos filiados. 2. "Tendo a Associação Goiana do Ministério Público atuado na ação de conhecimento na qualidade de substituta processual dos seus filiados, ainda que não a tenha autorizado, expressamente, para representá-la naquele processo, a servidora tem legitimidade para propor execução individual oriunda da ação coletiva" (AgRg no Ag 1.024.997/SC, Rel. Min. LAURITA VAZ, Quinta Turma, DJe 15/12/09). 3. Agravo regimental improvido. (STJ, AGRAGA 1157523, 5ª Turma, Rel. Min. Arnaldo Esteves Lima, DJE 02/08/2010)

São ociosas autorizações individuais ou a lista de associados substituídos, porque a ação é de natureza coletiva e beneficia toda a categoria, não se podendo pretender restringi-la a apenas aos servidores sindicalizados.

Não pode o sindicato escolher a quem irá substituir, utilizando-se da ação coletiva para pleitear o direito em nome de apenas alguns. Sua atuação nas ações coletivas é sempre em prol de toda a categoria, alcançando até os que ingressaram após a data da impetração, pois a legitimação extraordinária tem

(4)

por escopo simplificar e tornar mais ágil o processo de conhecimento, permitindo que, mediante um único processo, a prestação jurisdicional alcance toda a coletividade representada.

Dessa forma, descabido o pedido da ré para que seja limitado o número de beneficiados pela presente ação.

Incompetência absoluta

A ré arguiu preliminar de incompetência absoluta, requerendo que este juízo se declare incompetente para julgar servidores que residem fora do Distrito Federal.

O art. 2-A da Lei 9.494/97 deve ser interpretado em sintonia com o art. 93, II, da Lei 8.078/90 (CDC). Assim, tratando-se de violação a direito individual homogêneo em âmbito nacional, é competente a Seção Judiciária do Distrito Federal, máxime considerando a existência de vários servidores com domicílio em outros estados.

Ademais, o § 2º do art. 109 da Constituição Federal autoriza, ao alvedrio do autor, o ajuizamento das demandas contra a União no Distrito Federal, o que permite concluir que a competência deste juízo alcança todos os representados, independentemente dos seus domicílios.

Mérito

Trata-se de inconformismo do autor com anulação do ato que computou o tempo do curso de formação para o cargo de auditor-fiscal da receita como efetivo serviço, o que ocasionou o pagamento de adicional por

(5)

tempo de serviço em valores superiores até junho de 2008, fazendo com que a administração determinasse a devolução de valores ao erário.

A princípio, tendo sido verificada irregularidade no valor que vinha sendo pago a título de adicional por tempo de serviço, ainda que tenha sido da Administração a responsabilidade pelo cálculo incorreto, é dever da Administração proceder à correção, pois a ocorrência de erro operacional não legitima a continuidade da percepção em bases dissonantes do que é devido.

Sem embargo, merece acolhimento o pleito de suspensão do desconto no contracheque com vistas ao ressarcimento dos valores recebidos a maior pelo impetrante.

É inegável o recebimento de boa-fé, por longos anos, sem ter o servidor influenciado ou interferido na concessão da vantagem, situação em que a jurisprudência tem entendido não ser devida a restituição. Nesse sentido:

ADMINISTRATIVO. AGRAVO REGIMENTAL NO AGRAVO DE INSTRUMENTO. SERVIDOR PÚBLICO. VALORES PAGOS INDEVIDAMENTE PELA ADMINISTRAÇÃO. RESTITUIÇÃO. NÃO-CABIMENTO. MATÉRIA PACÍFICA NO STJ. ERRO MATERIAL. PREQUESTIONAMENTO. AUSÊNCIA. SÚMULAS 282 E 356/STF. BOA-FÉ. EXISTÊNCIA. AFERIÇÃO. REVOLVIMENTO DE MATÉRIA FÁTICO-PROBATÓRIA. IMPOSSIBILIDADE. SÚMULA 7/STJ. AGRAVO REGIMENTAL IMPROVIDO.

1. O Superior Tribunal de Justiça, revendo seu posicionamento, firmou o entendimento no sentido de que, nos casos em que o pagamento indevido foi efetivado em favor de servidor público, em decorrência de interpretação equivocada ou de má aplicação da lei por parte da Administração e havendo o beneficiado recebido os valores de boa-fé, mostra-se indevido o desconto de tais

(6)

valores. Hipótese que deve ser estendida aos casos em que o pagamento indevido deveu-se a equívoco da Administração.

(STJ, AgRg no Ag 752.762/RN, Rel. Ministro ARNALDO ESTEVES LIMA, QUINTA TURMA, julgado em 29.06.2006, DJ 14.08.2006 p. 323).

A dispensa de ressarcimento nesses casos também é reconhecida pela Administração Pública, sendo objeto das súmulas 34/AGU e 249/TCU, a seguir transcritas:

SÚMULA N° 34/AGU: Não estão sujeitos à repetição os valores recebidos de boa-fé pelo servidor público, em decorrência de errônea ou inadequada interpretação da lei por parte da Administração Pública.

SÚMULA Nº 249/TCU: É dispensada a reposição de importâncias indevidamente percebidas, de boa-fé, por servidores ativos e inativos, e pensionistas, em virtude de erro escusável de interpretação de lei por parte do órgão/entidade, ou por parte de autoridade legalmente investida em função de orientação e supervisão, à vista da presunção de legalidade

Em face disso, não pode mais a Administração pretender reaver os valores pagos a este título. As decisões nesse sentido são nulas de pleno direito. Deverá a ré promover a devolução dos valores já descontados.

DISPOSITIVO

Ante o exposto, JULGO PROCEDENTE o pedido com resolução de mérito (art. 269, I, do CPC) para declarar a nulidade do ato que determinou a devolução dos valores recebidos pelos substituídos do autor a título de adicional por tempo de serviço. Ratifico a antecipação da tutela antes

(7)

deferida.

Condeno a União ao ressarcimento dos valores já descontados da remuneração do autor, devidamente corrigidos de acordo com o Manual de Cálculos da Justiça Federal e acrescidos de juros de mora de 0,5% a partir da citação.

Custas em ressarcimento. Condeno a União ao pagamento de honorários advocatícios no valor de R$ 4.000,00 (dois mil reais).

Publicar. Intimar a União.

Sentença não sujeita ao duplo grau obrigatório de jurisdição, tendo em vista o valor atribuído à causa.

Brasília, 7 de fevereiro de 2014.

JOSÉ MÁRCIO DA SILVEIRA E SILVA

Referências

Documentos relacionados

Outras possíveis causas de paralisia flácida, ataxia e desordens neuromusculares, (como a ação de hemoparasitas, toxoplasmose, neosporose e botulismo) foram descartadas,

Nesta perspectiva, observamos que, após o ingresso dos novos professores inspetores escolares na rede da Secretaria de Estado de Educação, houve um movimento de

É importante esclarecer que, com a divulgação dos resultados do desempenho educacional do estado do Rio de Janeiro em 2010, referente ao ano de 2009, no IDEB, no qual

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

insights into the effects of small obstacles on riverine habitat and fish community structure of two Iberian streams with different levels of impact from the

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

Super identificou e definiu construtos e a respectiva interacção no desenvolvimento da carreira e no processo de tomada de decisão, usando uma série de hipóteses: o trabalho não