• Nenhum resultado encontrado

A EFICACIA DO PEELING DE DIAMENTE ASSOCIADO AO PEELING QUIMICO NO TRATAMENTO DE MELASMA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A EFICACIA DO PEELING DE DIAMENTE ASSOCIADO AO PEELING QUIMICO NO TRATAMENTO DE MELASMA"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

A EFICACIA DO PEELING DE DIAMENTE ASSOCIADO AO PEELING QUIMICO NO TRATAMENTO DE MELASMA

Ana Carolina De Lima Kuhnen, Jéssica Eimy dos Santos¹, Neiva Lubi2

1 Acadêmico do curso de Tecnológia em Estética e Cosmética da Universidade Tuiuti do Paraná (Curitiba, PR);

2 Acadêmico do curso de Curso de Tecnológia em Estética e Cosmética da Universidade Tuiuti do Paraná.

3 Farmacêutica Prof ª Adjunta do Curso de Tecnologia em Estética e Cosmética da Universidade Tuiuti do Paraná.

Endereço para correspondência: Ana Carolina de Lima Kuhnen, ana.carolina102@outlook.com, Jéssica Eimy dos Santos, jessica_eimy@yahoo.com.br

RESUMO: O melasma é uma hiperpigmentação que apresenta manchas definidas de cor marrom escuro, a pigmentação desenvolve lentamente sem sinais de inflamação e pode ser fraca ou bem escura, podem ser afetadas nas regiões de centro facial: bochechas, testa, lábio superior, nariz e queixo região mala. O tratamento de melasma é demorado e exige paciência do paciente. Objetivo deste artigo foi analisar a eficácia do peeling de diamante associado com peeling químico na mancha de melasma. O tratamento tem como objetivo clarear e melhorar o aspecto da mancha. Foi relacionada a este tratamento uma voluntaria que possui manchas de melasma com o grau III, no qual as informações foram colhidas através de fotografia digital, anamnese durante o período de 6 sessões, sendo realizada 1 por semana. O tratamento realizado não apresentou um resultado satisfatório para a paciente a mancha é mais profunda e não teve resultado positivo.

(2)

INTRODUÇÃO

O melasma é caracterizado por uma mácula hiperpigmentada na face, geralmente, precipitada pela gestação ou pelo uso de contraceptivos orais e exacerbada pela luz solar (DU VIVIER, 2004). Observam-se máculas marrom-acinzentadas ou marrom-escuras, simétricas, com bordas irregulares, que compromete frequentemente a face. Predomina em jovens do fototipo mais alto, porém pode acometer ambos os sexos e iniciar-se após a menopausa (COSTA et

al., 2011). A pigmentação desenvolve-se lentamente, sem sinais de inflamação e

pode ser fraca ou escura. Os negros, asiáticos e hispânicos são as populações mais suscetíveis (HABIF, 2012).

As manchas hiperpigmentadas apresentam-se com bordas irregulares e mal definidas de cor marrom escuro, localizadas em áreas de exposição frequente ao sol, como face, colo e membros inferiores, tendo como padrões típicos três regiões, centro facial: bochechas, testa, lábio superior, nariz e queixo região malar: nariz e bochechas; e região mandibular, a menos comum (AVRAM et al., 2008; AZULAY; AZULAY; AZULAY-ABULAFIA, 2008; NARDIN; GUTERRES, 1999; SAMPAIO; RIVITTI, 2007).

O tratamento do Melasma é demorado e exige muita paciência e dedicação do paciente. É recomendável que se evite o uso de contraceptivos orais e se reduza a exposição aos raios solares, suspensão do uso de produtos cosméticos perfumados e de drogas fototóxicas (RAMOS, 2009). O tratamento do melasma tem como principal objetivo o clareamento e prevenção da área a ser tratada com o mínimo possível de efeitos adversos, há vários tipos de tratamento para o melasma entre eles estão os peelings químicos, a microdermoabrasão (RASSNER, 1990).

De etiologia ainda não esclarecida, mas com múltiplos fatores contribuintes, o melasma pode ser influenciado pela predisposição constitucional, gravidez, estrógenosprogestágenos (SAMPAIO e RIVITTI, 2007), sendo a radiação ultravioleta um fator de fundamental importância no aparecimento da doença. Tal fato pode ser corroborado pela observação da piora da hiperpigmentação nos meses de verão, por conta da exposição solar mais intensa, bem como da sua recorrência após a suspensão da fotoproteção (MATOS e CAVALCANTI, 2009). O impacto psicológico e na qualidade de vida do paciente pode ser devastador (MAGALHÃES et al, 2010; HABIF, 2012 IKINO, 2013).

(3)

Miot et al. (2009) destacam que é um tratamento insatisfatório pela grande recorrência das lesões e pela ausência de uma alternativa de clareamento definitivo. A estratégia para tratamento da mancha consiste em diminuir estímulo dos melanócitos e da síntese de melanina, eliminar a melanina e os seus grânulos.

O objetivo desse trabalho foi analisar a eficácia do peeling químico junto ao peeling mecânico no tratamento de manchas de pigmentação da pele, como surgem as manchas.

Melasma

Melasma é um distúrbio adquirido simétrico pigmentares onde confluentes manchas castanhoacinzentado topicamente aparecem na maioria das vezes no rosto. É uma dermatose comum que cursa com alteração da cor da pele normal, adquirido principalmente por meio de exposição solar, radiação ultravioleta (RAJARATNAM et al, 2010).

O melasma é uma hipercromia cutânea, que devido ao grande incômodo na vida das mulheres. Por acometer regiões foto expostas, causa um impacto negativo na qualidade de vida das pessoas, tanto socialmente como emocionalmente, comprometendo sua autoestima, por isso seu tratamento é muito importante (MATOS; CAVALCANTI, 2009).

Afetam áreas foto expostas da pele e acometem principalmente as mulheres, comprometendo sua autoestima. Sua patogênese não é bem conhecida, mas sofre influência de alguns fatores como exposição solar, genética, fatores hormonais, nutricionais e cosméticos.

Além de mulheres jovens, essa patologia pode surgir em mulheres em período reprodutivo e ao fazer uso de pílulas anticoncepcionais que contenham hormônios exógenos (estrógenos e/ou progesterona). Durante a gravidez, pode haver um estímulo da melanogênese, causando aumento da pigmentação na aréola mamária, podendo desaparecer dentro de alguns meses após o parto (BAUMANN et al., 2004; GRIMES, 1995; SAMPAIO; RIVITTI, 2007). As hiperpigmentações são de difícil tratamento, principalmente em pessoas de pele mais escura. A utilização dos peelings são mais seguros em pacientes de pele mais clara, ou seja, com fototipos I e III, já nas peles mais escuras, fototipos IV e V, são realizadas as esfoliações químicas superficialmente (AVRAM et al., 2008; AZULAY; AZULAY;

(4)

AZULAY-ABULAFIA, 2008; BAUMANN et al., 2004; GOMES; DAMAZIO, 2009; SARKAR et

al., 2002; VELASCO et al., 2004).

Peeling de Diamente

O peeling de diamante age removendo a camada superficial da pele, fazendo uma esfoliação controlada, indolor e não invasiva, estimulando a regeneração de novos tecidos, uniformizando a pigmentação da pele. A velocidade do deslizamento da caneta e o numero de movimentos oferecerá uma menor ou maior abrasão (GOBBO, 2010).

Trata-se de um tipo de esfoliação mecânica realizada por um equipamento em formato de bastão, com ponteiras metálicas e com uma espécie de lixa mantida em contato com a pele através de sucção (pressão negativa), promovendo assim a esfoliação cutânea (GOMES; DAMAZIO, 2013).

Pode ser utilizadas para suavizar danos causados pelo sol, sequelas de queimaduras, acne, clareamento das camadas superficiais da epiderme, pré-tratamento de revitalização facial, prevenção e pré-tratamento de foto envelhecimento, nas discromias realizando uniformização da pele (GOBBO, 2010).

Tipos de Peeling

Peeling é uma abrasão da pele promovida por agentes químicos (ácidos), mecânicos (abrasivos),laser ,onde os procedimentos realizados tem a finalidade de promover renovação celular e de se obter um refinamento da pele. Esta ação se dá através de substancias enzimáticas, físicas e químicas como ácidos e substancias causticas. Ele visa á renovação da pele com base na descamação cutânea superficial, ou seja, da epiderme e/ou derme superficial, promovendo intensa renovação celular podendo ocorrer lesão na pele seguida de epitelização (SOUZA 2006;PIMENTEL 2008;GOMES;DAMAZIO 2009).

Como resultado do peeling é a descamação da pele torna-se renovada a partir das camadas mais profundas, obtendo aspecto mais jovem, melhorando manchas e rugas, além da pele apresentar melhor capacidade e qualidade da elasticidade (PIMENTEL,2008).

A profundidade do peeling depende da substancia aplicada, de sua quantidade, da concentração do ativo e de seu ph, do preparo que antecede imediatamente o procedimento com limpeza de pele e retirada da oleosidade, do tipo

(5)

de pele (fina, espessa),duração do contato com a pele (ASSAFIM, 2007;GOMES, 2009).

Utilizam-se vários tipos de ácidos para realizar um peeling ,de forma isolada ou em associações.O objetivo é que essa substancia penetre na pele não apresentando toxicidade ao organismo e,conforme a profundidade atingida seja capaz de conseguir benefícios nos tratamentos estéticos . Dependendo da alteração clinica a ser tratada a escolha de substancias devem ser compatíveis com o grau de penetração que se deseja, podendo o esteticista utiliza-lo superficialmente (PIMENTEL,2008).

Alfa-Hidroxiácidos (AHA'S)

Os peelings de Alfa- hidroxiácidos (AHA´S), bem como ácido glicólico e ácido láctico, promovem a melhora do melasma ocorrendo um afinamento do estrato córneo (diminuindo a adesão dos corneócitos), promove dispersão da melanina pela camada basal e aumento na síntese de colágeno na derme (COSTIN, 2006 apud FIGUEIRÓ, 2008). O ácido glicólico é um despigmentante devido sua ação de descamação, de acordo com a concentração e tempo levando em consideração a necessidade do 38 cliente. Em baixa concentração seu efeito e de hidratação, já em alta concentração apresenta um efeito esfoliante e descamante. O ácido glicólico pode ser encontrado na cana- de açúcar, beterraba, uva, abacaxi (PEREIRA, 2013).

Os alfa-hidroxiácidos são um grupo de substâncias naturais encontradas em frutas e em outros alimentos. Constitui um grupo de compostos orgânicos que possuem em comum a hidroxila na posição alfa (ALMEIDA,2008)

Expressa Rubin (2007) que os AHA´s,em contato com a pele, tem a capacidade de diminuir a concentração dos comeócitos na camada córnea da epiderme,facilitando a renovação celular e tornando a mais fina e mais maleável a outros ativos.Por esse motivo são muito utilizados como coadjuvante de tratamentos de antienvelhecimento, pois permitem a melhor absorção de ativos como vitaminas e antioxidantes.

No grupo dos AHA´s temos o acido mandélico obtido no extrato de amêndoas amargas. É considerado um dos AHA´s de maior peso molecular e que significa que a pele absorve lentamente favorecendo um efeito uniforme e minimizando os transtornos comuns na aplicação de ácidos (PMENTEL, 2008).

(6)

Ácido Salicílico

Oliveira (2009) ressalta que o ácido salicílico diminui a hiperqueratinização, atua no controle da glândula sebácea, diminui a proliferação bacteriana e o processo inflamatório local. O mesmo exerce a ação bactericida e queratolítica. Para Kede (2004) o ácido salicílico é eficaz no tratamento das ceratoses, melanoses e do acne, até na sua fase inflamatória.

O veículo do ácido salicílico é volátil. Kede (2004) menciona que evapora rapidamente não permitindo uma penetração profunda do ácido. Portanto mesmo sem utilizar ventilador e nem abanar, pode produzir uma evaporação rápida do conteúdo liquido e consequentemente uma menor penetração do ácido. Deve-se aguardar o desaparecimento do ardor que é rápido e passageiro, e o branqueamento que é devido à cristalização consequente da aplicação do ácido na pele (Borges, 2006).

É importante evitar áreas muito extensas de acordo com Kede (2004), pela possibilidade do salicilismo que é bastante incomum com essa apresentação líquida, podendo ser formulado em veículo pomada.

Complicações Do Peeling químico

As complicações mais comuns de um peeling químico são as lágrimas que escorrem pelo pescoço (levando o produto químico junto), esfoliação prematura, infecção, erupções acneiformes, equimoses, hiperpigmentação pós-inflamatória, hipopigmentação, reações alérgicas, eritema persistente e fibrose. Na maioria dos casos estas complicações são reversíveis (ALMEIDA DE SÁ, 2006).

As reações adversas ocasionais são bolhas, crosta, queimadura grave ou rubor, edema na pele, escurecimento, ou clareamento da pele, sensação de calor ou urticante, descamação da pele pode ocorrer depois de poucos dias de tratamento (KOROLKOVAS, 2008).

Contra indicações

As contraindicações são para as peles que se encontram no local da aplicação com feridas abertas, escoriações, infecção ativa, tais como pelo vírus herpes simples e outros, gravidez, cirurgia facial recente nos últimos seis meses, historia de queloides ou qualquer cicatrização anormal, historia de desordens

(7)

cutâneas ativas, rosácea, dermatite de contato ou atópica e dermatite seborréica (ALAM et al, 2010).

Durante o procedimento de peeling, é obrigatória a utilização do protetor solar três vezes ao dia, independente da época do ano. A exposição ao sol deve ser suspensa no período do tratamento com o intuito de prevenir melasma (manchas escuras) e o envelhecimento precoce da pele. A região dos olhos deve ser tratada com cautela, baixas concentrações, e pelo fato de ser uma área extremamente sensível e delicada (BORGES, 2010).

Peeling Superficial

Age em nível de epiderme, corrigindo alterações superficiais da pele, como acne, envelhecimento leve, melasma e rugas finas, utiliza-se como substância ativa os alfa-hidroxiácidos (AHAs), beta-hidroxiácidos (ácido salicílico), ácido tricloroacético (TCA), resorcinol, ácido azelaico, solução de Jessner, dióxido de carbono sólido e tretinoína (CUCÉ, 2001)

Peeling médio

Apresenta uma ação mais profunda, junto à derme, retirando lesões um pouco mais profundas. Sendo indicado para rugas, hiperpigmentação (manchas escuras, mais acentuadas), pele fotoenvelhecida (com excesso de exposição solar) e cicatrizes, (PEELING..., 2008).

Peeling Profundo

É estabelecido como um peeling extremamente agressivo, sendo indicado para as peles que necessitam de renovação celular da camada mais profunda da derme, como as peles muito envelhecidas. Neste peeling, se ocorrer lesões na camada basal, devido sua ação, podem ocorre cicatrizes (DEFERRARI, R. PEELING 2008).

METODOLOGIA

A pesquisa possui caráter experimental, com abordagem qualitativa o

presente estudo foi realizado entre os meses de outubro a novembro de 2016, nas dependências do Laboratório de Estética Facial e Corporal do curso superior de

(8)

de atendimento climatizada e adequadamente iluminada. O recrutamento foi realizado por meio de convite pessoal. Será relacionada a este tratamento uma pessoa que possui manchas de melasma facial com o grau III , o presente artigo apresenta os resultados de caráter, no qual as informações foram colhidas através

de fotografia digital, anamnese. Antes de ser submetida a qualquer procedimento, a

participante desta pesquisa leu e assinou o termo de consentimento livre e esclarecido.

Mulher com fototipo III que possui melasma facial, idade 28 anos.

Procedimentos: foram realizadas seis sessões com frequência de uma sessão semanal. O tempo do tratamento terá em média um mês e duas semanas.

Os equipamentos e materiais utilizados para o desenvolvimento da pesquisa foram câmera celular (iphone 6s), gaze, algodão, borrifador com água, sabonete líquido, demaquilante, filtro solar FPS 30, peeling de diamente, kit peeling quimico, luvas, máscara e toucas descartáveis.

Foi realizado o peeling de diamante associado ao peeling químico procedimento: higienizar a face com o sabonete liquido neutro e remoção com algodão, aplicação do peeling de diamante, higienizamos a pele com álcool misturado com água para remover toda a sujidade da face, aplicação do passo a passo dos três peeling químicos deixando agir cada produto de 5 a 10 minutos sem realizar a remoção do mesmo em cada aplicação deixando agir juntos, em seguida lavamos o rosto da paciente com água abundante para retirar todo o produto que foi aplicado, para finalizar aplicamos o filtro solar fator mínimo 30. Produtos utilizado no tratamento encontra-se no quadro 1.

(9)

QUADRO 1 - PRODUTOS PEELING PROFISSIONAL UTILIZADO NESTE

TRATAMENTO

Dermosoft alantoina Esfoliação produto destinado a manter a pele mais lisa, macia e uniforme pele jovial e iluminada.

Dermosoft peeling acne

Antiacne, adstringente e seborregulador, tem como objetivo limpeza profunda antiacne em toda a face ate total remoção da oleosidade e dos resíduos de poluição. Ativos que contem: AHA, BHA e Romã.

Dermosoft Peeling iluminador

Renovação celular, antiglicação, equalizador da melanina. Aplicar espuma de limpeza e demaquilante facial em toda a face ate total remoção da oleosidade e dos resíduos de poluição. Ativos que contem: Poli-AHAs, Ala-P, Carnosinee Dermawhite

Dermosoft peeling rejuvenescedor

Renovação celular, modulação estrutural, equalização epidérmica. Aplicar espuma de limpeza mecânica sobre a face com movimentos circulares Ativos quem contem: AHCare e Renew Zyme

Dermasoft melange pós- peeling

Melhora o desconforto da pele causado pela aplicação de peeling mecânico ou ácidos. Reequilibra a pele, mantém a pele hidratada protegida e revigorada proporcionando sensação de refrescancia.

Fonte: Kit peeling profissional

RESULTADOS E DISCUSSÕES

A paciente apresentou manchas de melasma sobre a face com grau III um nível mais elevado e de difícil tratamento, apesar do peeling que utilizamos ter sido comercial com uma concentração bem menor aos adequados para este grau de hiperpigmentação o tempo de tratamento foi pouco para a mancha tratada, realizamos 6 sessões somente, porém poderíamos continuar com o mesmo tratamento realizado para se obter um resultado mais satisfatório e efetivo.

A associação do peeling de diamante junto ao peeling comercializado foi eficaz para o tratamento. O estudo não teve nenhuma intercorrência ou desistência. A participante compareceu aos seis encontros, e afirmou ter utilizado o filtro solar a domicílio, conforme orientação no início do projeto, mas se observou que há fatores que implicam no aparecimento desta hiperpigmentação entre eles o principal fator é a exposição solar sem proteção, mas também pode se desencadear através de predisposição genética, étnicas (determinando o fototipo) e fatores hormonais (BOLANCA, 2008 apud ORTONNE, 2009).

(10)

Na figura 01 observa-se a face da paciente com hiperpigmentação em região frontal, no pré - tratamento.

Figura 01.

Fonte: As autoras.

Foto realizada no dia 10 de outubro de 2016, na clinica de estética na Universidade Tuiuti do Paraná.

Na figura 02 observa-se a face da paciente com hiperpigmentação na 3º sessão durante o tratamento.

Figura 02.

Fonte: As autoras.

Foto realizada no dia 04 de novembro de 2016, na clinica de estética na Universidade Tuiuti do Paraná.

(11)

Na figura 03 observa-se a face da paciente no termino do tratamento ainda hiperpigmentada mais com grande melhora no aspecto e harmonia da pele.

Figura 03.

Fonte: As Autoras.

Foto realizada no dia 16 de novembro de 2016, na clinica de estética na Universidade Tuiuti do Paraná.

De acordo com Lacrimanti 2008, quanto maior a concentração de um ácido e menor o seu pH, mais rápida e profunda é a sua permeabilidade. Vários são os ácidos que podem ser aplicados nos procedimentos de peelings químicos, entretanto os mais utilizados são: glicólico, mandélico, retinóico, salicílico, ascórbico (vitamina C) e lático.

O melasma resulta de uma alteração que ocorre na atividade de produção de melanina e caracteriza-se como um hiperpigmentação comum, crônica e adquirida, que ocorre primeiramente na face, pescoço e antebraços, é consequência do surgimento de melanócitos hiperfuncionais específicos, que causam deposição excessiva de melanina na epiderme e na derme, afetando adversamente a qualidade de vida, influenciando inclusive nas relações interpessoais e de estética (NUSSBAUM, 2006).

O tratamento foi positivo, pois demostrou uma melhora no aspecto e harmonia da pele, já nas manchas hiperpigmentadas o resultado também foi satisfatório porém não foram visivelmente perceptíveis a olho nu.

(12)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

De acordo com a maioria dos autores, a prevenção é a principal forma de combate ao melasma. Este controle preventivo ocorre através da utilização diária de protetor solar, de forma correta e com reaplicações a cada 3 horas ou menos. Os tratamentos existentes fornecem somente uma amenização dos sinais clínicos, o que instiga a sociedade científica para um maior estudo voltado para a gênese e evolução deste distúrbio hiperpigmentar. O Melasma é uma condição de difícil tratamento e a cura total inexistente. No entanto, tratamentos cada vez mais modernos têm dado aos pacientes melhores resultados proporcionando-lhes melhor qualidade de vida e de suas relações interpessoais.

O tecnólogo em Estética e Cosmética é um profissional habilitado no que se referem a tratamentos direcionados as disfunções faciais, pois tem pleno conhecimento para tais procedimentos. O tratamento realizado na paciente não apresentou um resultado satisfatório, pois a mancha é profunda e não tivemos resultados positivos.

(13)

REFERÊNCIAS

ALAM, Murad; GLADSTONE, Hayes B.; TUNG, Rebeca C. Dermatologia

Cosmética. Rio de Janeiro: Elsevier LTda,2010.

ALCHORNE, M. M. A.; ABREU, M. A. M. M. Dermatologia na pele negra. Anais Brasileiro Dermatologia, v. 83, n. 1, 2008. Acessado em 29 de maio de 2.

ALMEIDA, Emily Frizzo.Utilização do acido glicólico nas alterações estéticas.Revista Personalite.São Paulo,v.11,n.56.124-135,mar./abr.2008.

ALMEIDA DE SÁ, Edson José. Peeling de TCA. Rio de Janeiro, 2006. Disponível: em: Acesso em: 26 set. 2013.

ANTONIO, J.R.; ANTONIO, C.R. Farmacodermias. PROCLIM. Programa de

atualização em Clínica Médica. Porto Alegre: Artmed/Panamericana/Sociedade

Brasileira de Clínica Médica, p.-103-131, 2012. .

ASSAFIM,Marina. Estudo cientifico sobre peeling.Revista Vida estética .Rio de Janeiro,n.125,p.13-18,mar/abril 2007.

AZULAY, M.M.; BORGES, J. Estudo-piloto: tratamento de melasma com laser de

Erbium fracionado não ablativo. Surg Cosmetic Dermatol, v.3,n.4, p.313-8, 2011.

BELOTTI, P.; BARCELOS, D. Laser fracionado. In: KEDE, M.P.V.; SABATOVICH, O.

Dermatologia estética. 2.ed. São Paulo: Atheneu, 2009. Cap. 19.3. p. 792-804.

BORGES, Fábio dos Santos. Dermato-funcional: Modalidade terapêutica nas

Disfunções Estéticas. São Paulo: Editora Phorte, 2006.

BORGES, Fábio S. Modalidades terapêuticas nas disfunções estéticas. 2. Ed.,São Paulo: Phorte, 2010.

(14)

COSTIN G.. E., BIRLEA S.A. What is the mechanism for melasma that so

commonly accompanies human pregnancy? IUBMB Life (1) pags. 55-57. 2006.

CUCÉ, L. C.; NETO, C. F. Manual de Dermatologia. 2. Ed. São Paulo: Atheneu. 2001.

DEFFERARI, R.PEELING – Corpo Saudável. 2008.

DU VIVIER, A. Atlas de dermatologia clínica. 3.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

DRAELOS, Z. D. et al. Cosmecêuticos. 2. ed. São Paulo: Elsevier, 2009.

GITA,F. Comparison between 1% tretinoin peeling versus 70% glycolic acid

peeling in the treatment of female patients with melasma. Journal of Drugs in

Dermatology.v.10,n.12, 2011.

GOBBO, P. D. Estética facial essencial: Orientações para o profissional de

estética. São Paulo: Atheneu, 2010.

GOMES,Rosaline Kelly;DAMASIO,Marlene Gabriel .Cosmetologia

descomplicando os princípios ativos.São Paulo:livraria medica paulista, 2009.

GRIMES, P.E.; YAMADA, N.; BHAWAN, J. Light microscopic, immunohistochemical, and ultrastructural alterations in patients with melasma.

Am J Dermatopathol, v.27, p. 96-101, 2005.

JUNQUEIRA,L.C; CARNEIR, J. Histologia básica. 9.ed. São Paulo:Guanabara-Kooan,1999.cap.18,p 303-314.

KEDE, M. P. V; SABATOVICH, O. Dermatologia Estética. 1ª Ed. São Paulo: Atheneu, 2004.

KEDE, Maria Paulina Vilarejo; SABATOVICH, Oleg. Dermatologia Estética. São Paulo: Atheneu,2009.ISB 8538800604.

(15)

KOROLKOVAS, A., Análise Farmacêutica. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 2008.

LACRIMANTI LM. Curso didático de estética - volume 2.

MONTAGNA.W.Human skin.In. Carolina Biology Readers. North Carolina. Carolina biological supply.v.159,p.1-15,1986.

NUSSBAUM R., BENEDETTO A. V.Cosmetic aspects of pregnancy. Clin.

Dermatol. 24, (2) pags. 133-141,2006.

OLIVEIRA, J.A. Estudo de efeitos vestibulares de administração de droga em

cobaias, por viaintratimpânica. Revista Brasileira de Otorrinolaringologia.Vol.46, 2ª

Ed. Período maio/agosto de 1980, pg150 a162.

PEREIRA,Maria de Fátima lima.Recursos Técnicos em Estética 1.ed.São Paulo:Difusão Editora, 2013

PIMENTEL,Arthur dos Santos.Peeling, máscara e acne.São Paulo:Livraria Médica Paulista Editora,2008.

RASSNER G. Atlas Dermatologia.3a edição, São Paulo: Livraria e editora Santos,. 04 p. 1990.

RIGOPOULOS,GREGORIOUS S, KATSAMBAS Hyperpigmentation and melasma, Cosmet dermatol, 6(3):195-202. 2007.

RUBIN,Marki G. Peeling químico.Rio de Janeiro:Elsevier Ltda.2007.

SOUZA, Valéria Maria de;JUNIOR , Daniel Antunes. Ativos dermatológicos. V.4.São Paulo:Pharmabooks,2006.

Referências

Documentos relacionados

No prazo de 10 dias contada da deliberação, para os condóminos presentes, ou contada da sua comunicação, para os condómino ausentes, pode ser exigida ao administrador a convocação

c) pelo período do afastamento, no caso de acidente do trabalho. Parágrafo Terceiro - A CAIXA suplementará o Abono Anual pago pelo INSS no valor correspondente a

O bom histórico da carteira, o excesso de colateral com as alienações fiduciárias representando 200% da operação total e os empreendimentos com LTV médio de 46% são os

COURO NATURAL: Para limpar utilize pano branco limpo e ma- cio com um pouco de sabão neutro, remover o sabão com pano úmido secando logo em seguida.. Utilize hidratante automotivo

Figura 26 - Diagrama de casos de uso para aplicação de listagem de ordens de trabalho com detalhes, mas sem funcionalidades de PM.. 5.2.2.4 Aplicação de notificações

Dessa forma, a participação dos estudantes oriundos de escola pública no Vestibular UnB eviden- cia a efetivação da Lei das Cotas e a democratização do acesso à universidade,

El tema económico nunca fue fácil para la familia Plath, sobre todo después de la muerte del padre, y Sylvia debió trabajar para costear sus estudios.. A veces cuidaba niños,

Em um estudo bibliográfico Nakajima & Yamazaki (2009) observaram que o tratamento periodontal diminui os níveis dos marcadores inflamatórios, tais como PCR, o que é considerado