• Nenhum resultado encontrado

Faculdade de Ciências Médicas Departamento de Fisiopatologia Campo Mártires da Pátria, Lisboa

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Faculdade de Ciências Médicas Departamento de Fisiopatologia Campo Mártires da Pátria, Lisboa"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Faculdade de Ciências Médicas Departamento de Fisiopatologia Campo Mártires da Pátria, 130 1169-056 Lisboa

Telef.: +351 21 880 30 38 Fax: +351 21 880 30 28

E-mail: iolanda.caires@fcm.unl.pt

Iolanda Caires

Curriculum Vitae

Dados Pessoais

Nome completo: IOLANDA BAPTISTA GONÇALVES CAIRES CORREIA

Local e data de nascimento: São Pedro - Funchal, em 15-05-1976 Nacionalidade: Portuguesa

Cédula Profissional: N.º C-011169044

Formação Académica

2008-2009 FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS – UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA  Mestranda em Saúde e Aparelho Respiratório.

2002-2003 ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DA SAÚDE DE LISBOA

 Licenciada em Cardiopneumologia, com a classificação final de 15 (quinze valores) – trabalho final intitulado “Criança asmática – qualidade de vida e reacção ao exame de função respiratória”.

1994-1997 ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DA SAÚDE DE LISBOA

 Bacharel em Cardiopneumologia, com a classificação final de 16 (dezasseis valores).

Estágios Profissionais

20 de Novembro - 12 de Dezembro de 1998 Paris França

 Estágio no âmbito da medição do óxido nítrico no ar expirado, no “Service d’ Explorations Fonctionnelles Respiratoires de l´Hôpital Cochin”, sob orientação do Dr. A. T. Dinh-Xuan.

 Estágio no âmbito da técnica da compliance pulmonar por introdução de um balão esofágico, no “Service de Physiologie de l´Hôpital de la Pitié-Salpêtrière”, sob orientação do Prof. Marc Zelter.

Actividade Profissional

Actual

 Exerce funções de Técnica de Diagnóstico e Terapêutica de Cardiopneumologia, no âmbito da Função Respiratória, no Departamento Universitário de Fisiopatologia da Faculdade de Ciências Médicas – Universidade Nova de Lisboa.

 Progressão na Carreira de Técnico de Diagnóstico e Terapêutica de Cardiopneumologia - De 25 de Agosto de 2003 a 17 de Dezembro de 2007 – Técnica de 2ª Classe - Desde 17 de Dezembro de 2007 – Técnica de 1ª Classe

Anterior

Outubro de 2003 - Junho de 2004

 Responsável pelo Laboratório de Exploração Funcional Respiratória, no Instituto Clínico de Alergologia – British Hospital.

(2)

12 de Setembro de 1997 - 31 de Agosto de 2003

 Exerceu funções de Técnica de Cardiopneumologia no âmbito da Função Respiratória, no laboratório de função respiratória do Instituto Clínico de Alergologia, British Hospital - Lisboa.

12 de Outubro de 1999 - 11 de Outubro de 2002

 Exerceu funções de Técnica de Cardiopneumologia, em regime de contrato a termo certo, no âmbito da Função Respiratória, no Departamento Universitário de Fisiopatologia da Faculdade de Ciências Médicas – Universidade Nova de Lisboa.

Junho a Dezembro de 1999

 Exerceu funções de Técnica de Cardiopneumologia no âmbito do estudo polissonográfico, no British Hospital.

Participação em Projectos

Actual

Desde 1 de Abril de 2010

 Membro da equipa de investigação do projecto “INSPIRAR – Qualidade do ar, exposição e saúde humana em zonas urbanas industrializadas”, com referência PTDC/AAC-AMB/103895/2008, suportado pelo orçamento do programa COMPETE – Programa Operacional Factores de Competitividade na sua componente FEDER e pelo orçamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia, desenvolvido pela Universidade de Aveiro – Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM/UA) em parceria com a Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Nova de Lisboa - Centro de Estudos de Doenças Crónicas (CEDOC).

Desde 1 de Fevereiro de 2010

 Membro da equipa de investigação do projecto “Ambiente e saúde em creches e infantários – ENVIRH”, com referência PTDC/SAU-ESA/100275/2008, suportado pelo orçamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia, desenvolvido pela Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Nova de Lisboa - Centro de Estudos de Doenças Crónicas (CEDOC) em parceria com o Centro Hospitalar de Lisboa Central (CHLC,EPE), Fundação da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FFCT/FCT/UNL), Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSARJ) e Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC).

Anterior 2004-2008

 Membro da equipa de investigação do “Projecto Saud´Ar: A saúde e o ar que respiramos”, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, desenvolvido pela Universidade Nova de Lisboa – Faculdade de Ciências Médicas em parceria com a Universidade de Aveiro - Grupo de Emissões, Modelação e Alterações Climáticas.

2001-2002

 Colaborou na execução de exames, no âmbito de três teses de Mestrado em Patologia do Aparelho Respiratório, que decorreram no Departamento Universitário de Fisiopatologia da Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa:

- Tese do Dr. Pedro Araújo Gonçalves com o título “Marcadores da inflamação e hiperinsuflação pulmonar na asma”;

- Tese do Dr. António Bugalho de Almeida intitulada “Associação entre reversibilidade brônquica e a inflamação das vias aéreas em doentes com Doença Pulmonar Crónica Obstrutiva”;

- Tese da Dra. Filomena Neves sobre “O impacto da infestação por ácaros na asma”.

1999-2002

 Colaborou com os médicos do Departamento de Imunoalergologia do British Hospital na execução de exames funcionais, no programa “Asma na Comunidade”, programa este desenvolvido pela Fundação GlaxoSmithKline em oito Centros de Saúde.

(3)

15 de Setembro de 1997 - 15 de Setembro de 1999

 Exerceu funções de Técnica de Cardiopneumologia, em regime de prestação de serviço, no âmbito do projecto PRAXIS PSAU/P/SAU/92/96, com o título “Papel do óxido nítrico e de outros marcadores da inflamação na fisiopatologia da hiperinsuflação na asma”, no Departamento Universitário de Fisiopatologia da Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa.

Outubro de 1997 - 1999

 Exerceu funções de Técnica de Cardiopneumologia no âmbito do projecto PRAXIS 2/2.1/SAU/1322/95, intitulado “Os músculos respiratórios na génese da dispneia associada à insuficiência ventricular esquerda”, no Departamento Universitário de Fisiopatologia da Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa.

1998 - 1999

 Colaborou na execução de exames, no âmbito da tese de doutoramento da Prof. Doutora Cristina Bárbara intitulada “Contributo dos músculos respiratórios para a fisiopatologia da hipercápnia na Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica estabilizada”, que decorreu no Departamento Universitário de Fisiopatologia da Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa.

Participação em Ensaios Clínicos

Outubro de 2004 - Novembro de 2005

 Participou como investigadora no Ensaio Clínico Multicêntrico BY9010/M1-206 intitulado "Comparison of ciclosonide (80µg or 160µg once daily in the evening) and fluticasone propionate (100µg twice daily in the morning and evening) in pediatric asthma patients", que decorreu no Instituto Clínico de Alergologia – British Hospital, promovido pelo laboratório Produtos Farmacêuticos ALTANA Pharma, Lda .

Novembro de 2003 – Junho de 2004

 Participou como investigadora no Ensaio Clínico MK-0476/Protocolo 265 intitulado “Estudo aleatorizado, multicêntrico, em dupla ocultação, controlado por placebo, grupos paralelos avaliando os efeitos clínicos do montelucaste em doentes com rinite alérgica”, que decorreu no Instituto Clínico de Alergologia – British Hospital, promovido pelo laboratório Merck Sharp & Dohme, Lda.

1998 - 1999

 Efectuou exames funcionais aos doentes que participaram no ensaio farmacológico multicêntrico internacional “Once Daily”, desenvolvido pela Astra Draco (Suécia), que decorreu no Laboratório de Função Respiratória do Departamento de Imunoalergologia do British Hospital.

Actividade Docente

Anos lectivos de 2005/06 a 2010/11

 Colaborou nas aulas de demonstração de Avaliação Funcional Respiratória no âmbito da unidade curricular de Fisiopatologia do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa.

Anos lectivos de 2001/02 a 2005/06

 Ministrou aulas teóricas, com a duração total de 15 horas, sobre “Óxido Nítrico no ar expirado”, na Unidade Curricular de Seminários – Módulo “Métodos e Técnicas em Cardiopneumologia”, ao 3º Ano do Curso Bietápico de Licenciatura em Cardiopneumologia da Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Lisboa.

Ano lectivo 2002/03

 Monitora do Estágio de Aprendizagem II - Módulo “Métodos e Técnicas de Diagnóstico em Pneumologia” -, com a duração de 4 semanas, dirigido a alunos do 3º Ano do Curso Bietápico de Licenciatura em Cardiopneumologia da Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Lisboa.

(4)

19 de Dezembro de 2000

 Ministrou uma aula prática sobre “Efeito do controle do débito expiratório sobre as medidas do óxido nítrico no ar expirado”, no âmbito do curso de Mestrado em Patologia do Aparelho Respiratório da Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa.

6 de Novembro de 2000

 Colaborou numa aula teórica, com a duração de 2 horas, subordinada ao tema “Aplicação das medidas do óxido nítrico no ar expirado ao controle da asma brônquica”, no âmbito do curso de Mestrado em Patologia do Aparelho Respiratório da Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa.

Anos lectivos de 1997/98 e 1998/99

 Colaborou nas aulas práticas de Fisiopatologia do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa.

Actividade como Formadora

19 de Setembro de 2009

 Formadora (sessões práticas – testes de provocação com Manitol) no Workshop – Um dia com a função respiratória: Testes de provocação brônquica”-, dirigido a médicos e técnicos, com a duração de 8 horas, organizado pelo Departamento de Fisiopatologia da Faculdade de Ciências Médicas – Universidade Nova de Lisboa, com o apoio da Comissão de Trabalho de Fisiopatologia Respiratória da Sociedade Portuguesa de Pneumologia.

25 de Novembro de 2006

 Formadora (teórica e prática) no III Curso de pós-graduação - Boa Prática e Controlo de Qualidade no Estudo de Função Respiratória -, dirigido a médicos e técnicos, com a duração de 9 horas, com o tema “Óxido Nítrico Exalado na prática clínica: Determinação da Fracção de NO exalado”, organizado pela Escola de Pneumologia da Sociedade Portuguesa de Pneumologia.

28 de Janeiro de 2005

 Formadora na sessão prática sobre Avaliação do Peak Flow: Variabilidade da Obstrução no Workshop “Monitorização da Asma: do Peak Flow à Terapêutica”, no âmbito das V Jornadas de Alergologia de Lisboa.

Abril de 2004

 Colaborou na formação teórica e prática sobre Provas de Broncoconstrição a médicos e técnicos do serviço de pneumologia do Hospital Sousa Martins – Guarda.

8 de Outubro de 2003

 Formadora no Curso de pós-graduação - Exploração Funcional Respiratória -, dirigido a médicos e técnicos de saúde, com a duração de 9 horas, no âmbito da XXIV reunião anual da SPAIC. Formação teórica com o tema “Provas de Broncomotricidade - broncodilatação e provocação inespecífica” e formação prática sobre “Provas de provocação inespecífica: Metacolina”.

17 de Maio e 26 de Junho de 2002

 Colaborou em duas formações teórico/práticas sobre Espirometria, dirigida a médicos e técnicos de saúde, acções desenvolvidas pela Glaxo SmithKline, no Centro de Saúde de Caldas da Rainha e nas instalações da GlaxoSmithKline, com a duração total de 4 horas.

Outubro de 1998

 Colaborou na formação de uma Técnica de Cardiopneumologia do Serviço de Pediatria do Hospital de Santa Maria, no âmbito da Função Respiratória, que decorreu no British Hospital, em Lisboa.

(5)

Formação Complementar

24-26 de Março de 2004 Lisboa

 Curso teórico/prático de “Introdução à cultura de células animais”, que se realizou na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, com a duração de 19 horas.

9 de Novembro de 2002 Lisboa

 Seminário temático “Teste de Exercício Cardiopulmonar”, promovido pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa no âmbito das VIII Jornadas de Cardiopneumologia, com a duração de 4 horas.

13-14 de Setembro de 2002 Lisboa

 Curso de “Reanimação Cardio-Respiratória”, promovido pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, com a duração de 10 horas.

19 de Outubro - 6 de Dezembro de 1999 Lisboa

 Curso de “Técnicas de Diagnóstico em Pneumologia II”, promovido pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, com a duração de 60 horas.

Prémios e Distinções

 Prémio Thomé-Villar/Boeringer Ingelheim 1999 com o trabalho intitulado “Contributo dos músculos respiratórios para a fisiopatologia da hipercápnia na Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica estabilizada”.

Publicações (co-autoria)

Livros

 Borrego, C., Neuparth, N., Carvalho, A. C., Carvalho, A., Miranda A.I., Costa, A. M., Monteiro, A., Martins, H., Correia, I., Ferreira, J., Amorim, J. H., Martins, J., Pinto, J. R., Santos, J., Silva, J. V., Valente, J., Simões, L., Lopes, M., Tchepel, O., Cascão, P., Lopes da Mata, P., Martins, P., Santos, P., Tavares, R., Nunes, T., Martins, V. (2008). A Saúde e o Ar que Respiramos – um caso de estudo em Portugal. Textos de Educação. Lisboa. Fundação Calouste Gulbenkian. ISBN: 978-972-31-1259-7.

Capítulos de livros

 Borrego C., Neuparth N., Carvalho A.C., Carvalho A., Miranda A.I., Costa A.M., Monteiro A., Martins H., Correia I., Ferreira J., Amorim J.H., Rosado Pinto J., Santos J., Silva J.V., Valente J., Martins J., Simões L., Lopes M., Tchepel O., Cascão P., Lopes da Mata P., Martins P., Santos P., Tavares R., Nunes T., Martins V. (2009) – SaudAr: A Saúde e o Ar que Respiramos, in: Investigação em Ambiente e Saúde: desafios e estratégias. Borrego C., Carvalho A., Miranda A.I., Costa A.M., Monteiro A., Amorim J.H., Valente J., Lopes M., Neuparth N. (Eds.), Universidade de Aveiro, Aveiro. ISBN: 978-972-789-288-4.

Artigos em revistas de circulação nacional com arbitragem científica

 Martins, P., Caires, I., Pinto, J. R., Lopes da Mata, P., Torres, S., Valente, J., Borrego, C., Neuparth, N. (2008). Medição do óxido nítrico no ar exalado: Utilização na avaliação de crianças com história de sibilância [The clinical use of exhaled nitric oxide in wheezing children]. Rev Port Pneumol, XIV (2): 195-218.

 Bárbara, C., Carmo, M.M., Correia, I., Santos, R., Gonçalves, I., Canteiro, C., Rendas, A., & Ávila, R. (2001). Contributo dos músculos respiratórios para a fisiopatologia da hipercápnia na Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica estabilizada. Rev Port Pneumol, VII (3): 191-263.

(6)

Publicações em actas de encontros científicos nacionais

 Martins, P., Lopes da Mata, P., Monteiro, S., Caires, I., Pinto, J. R., Valente, J., Borrego, C., Neuparth, N. (2007) Projecto Saud’Ar: Caracterização acarológica de ambientes interiores. Actas da 9ª Conferência Nacional de Ambiente, 18-20 Abril, Aveiro (1): 148-153.

 Borrego, C., Neuparth, N., Valente, J., Martins, P., Correia, I., Ferreira, J., Lopes, M., Santos, J. (2007) Avaliação da exposição de crianças a poluentes atmosféricos e relação com marcadores de inflamação respiratória. Actas da 9ª Conferência Nacional de Ambiente, 18-20 Abril, Aveiro (1): 127-134.

 Borrego, C., Neuparth, N., Valente, J., Santos, J., Lopes, M., Ferreira, J., Nunes, T., Miranda, A.I., Amorim, J.H., Santos, P., Carvalho, A.C., Carvalho, A., Costa, A.M., Monteiro, A., Martins, H., Martins, V., Tavares, R., Mata, P., Martins, P., Correia, I., Pinto, J.R., Monteiro, S., Pinho, P., Lemos. L., Simões, L. (2007) Projecto SaudAR: A Saúde e o Ar que Respiramos. Actas da 9ª Conferência Nacional de Ambiente, 18-20 Abril, Aveiro (4): 1182-1186.

Moderação em Encontros Científicos

8 de Novembro de 2002 Lisboa

 Moderadora da Mesa Redonda “Obstrução das vias aéreas superiores: fisiopatologia e abordagens no laboratório de função respiratória”, nas VIII Jornadas de Cardiopneumologia organizadas pela Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Lisboa.

Comunicações Orais por Convite

22-23 de Fevereiro de 2008 Coimbra

 Caires, I. (2008). A componente das técnicas de avaliação funcional no Workshop “Programa Saud’AR – Introdução ao Projecto Saud’AR”, no âmbito das III Jornadas de Cardiopneumologia.

30 de Março de 2007 Vimeiro Porto Novo

 Caires, I. (2007). Determinação do Óxido Nítrico no ar exalado. 13º Congresso Português de Cardiopneumologia / XIV Encontro Nacional de Cardiopneumologistas. Cardiopulmonar, XVIII (1): 10.

21 de Março de 2007 Lisboa

 Caires, I. (2007). Determinação da Fracção de Óxido Nítrico exalado. Reunião do Serviço de Pneumologia do Hospital Militar de Belém.

Comunicações Orais (autoria)

19-20 de Março de 2004 Lisboa

 Caires, I., Peralta, I., Silveiro, D. (2004). A Criança asmática: qualidade de vida e reacção ao exame de função respiratória. I Jornadas de Ciências Sociais e Humanas em Saúde subordinadas ao tema “Olhares Sobre as Pessoas, a Saúde e a Doença”

7-10 de Novembro de 1999 Ofir

 Caires, I., Neuparth, N., Rendas, A.B. (1999). Controle do débito expiratório na medição do Óxido Nítrico expirado. XV Congresso de pneumologia – SPP. Rev Port Pneumol, V (5): 515.

26 de Junho de 1999 Matosinhos

 Caires Correia, I., Neuparth, N., Mata, P.L., Gonçalves, P.A., Bugalho de Almeida, A., Rendas, A.B. (1999). Factores que afectam o óxido nítrico expirado. Jornadas Técnicas de Cardiopneumologia.

26-28 de Março de 1999 Viseu

 Caires Correia, I., Neuparth, N., Rendas, A.B. (1999). Medição do óxido nítrico no ar expirado. 6º Congresso Português de Cardiopneumologia.

(7)

Comunicações Orais (co-autoria)

4-7 de Dezembro de 2008 Porto

 Martins, P., Caires, I., Pinto, J. R., Torres, S., Lopes da Mata, P., Valente, J., Borrego, C., Neuparth, N. (2008). Exposição a poluentes e alterações das vias aéreas. XXIV Congresso de Pneumologia – SPP. Rev Port Pneumol, XIV, (supl 4): S14.

8-10 de Novembro de 2007 Guarda

 Martins, P., Caires, I., Pinto, J.R., Torres, S., Valente, J., Borrego, C., Neuparth, N. (2007). Poluição e pH das vias aéreas. XXIII Congresso de Pneumologia – SPP. Rev Port Pneumol, XIII (supl 3): S34.

18-20 de Abril de 2007 Aveiro

 Martins, P., Lopes da Mata, P., Monteiro, S., Caires, I., Pinto, J.R., Valente, J., Borrego, C., Neuparth, N. (2007). Projecto Saud’AR: Caracterização Acarológica de Ambientes Interiores. 9ª Conferência Nacional do Ambiente. Actas da 9ª Conferência Nacional de Ambiente (1): 148-153.

 Borrego, C., Neuparth, N., Martins, P., Correia, I., Ferreira, J., Lopes, M., Santos, J. (2007). Avaliação da exposição de crianças a poluentes atmosféricos e relação com marcadores de inflamação respiratória. 9ª Conferência Nacional do Ambiente. Actas da 9ª Conferência Nacional de Ambiente (1): 127-134.

11-14 de Outubro de 2006 Lisboa

 Martins, P., Caires, I., Pinto, J.R., Torres, S., Valente, J., Borrego, C., Neuparth, N. (2006). Interesse da avaliação global das vias aéreas em crianças com sibilância. XXVII Reunião Anual da SPAIC. Rev Port Imunoalergol, XIV (supl 3): 43.

 Martins, P., Caires, I., Mata, P.L., Pinto, J.R., Valente, J., Borrego, C., Neuparth, N. (2006). Óxido Nítrico no ar exalado e ambiente. XXVII Reunião Anual da SPAIC. Rev Port Imunoalergol, XIV (supl 3): 43-44.

9-12 de Novembro de 2005 Vidago

 Martins, P., Caires, I., Pinto, J.R., Neuparth, N., Rendas, A.B. (2005). Medição do pH no condensado brônquico de doentes asmáticos – Comparação de dois métodos. XXI Congresso de pneumologia – SPP. Rev Port Pneumol, XI 6 (supl 1): S20-S21.

16-21 de Maio de 2003 Seattle Washington

 Neuparth, N, Gonçalves, P.A., Correia, I., Mata, P.L., Rendas, A.B. (2003). Relationship between lung compliance and bronchial inflamation in hiperinflated young asthmatics. ATS international conference. Am J Respir Crit Care Med, 167 (7): A141.

14-16 de Novembro de 2002 Santa Maria da Feira

 Bugalho, A., Caires, I., Carvalho, H., Cabral, P., Neuparth, N. (2002). Relação entre a reversibilidade brônquica e a inflamação das vias aéreas na Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica. XVIII Congresso de pneumologia/II Congresso Luso-Brasileiro de Pneumologia. Rev Port Pneumol, VIII (5): 505-506.

 Bugalho, A., Caires, I., Carvalho, H., Neuparth, N. (2002). Avaliação dos linfócitos T por métodos não invasivos na Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica. XVIII Congresso de pneumologia/II Congresso Luso-Brasileiro de Pneumologia. Rev Port Pneumol, VIII (5): 506.

 Bugalho, A., Caires, I., Carvalho, H., Neuparth, N. (2002). Inflamação na Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica. XVIII Congresso de pneumologia/II Congresso Luso-Brasileiro de Pneumologia. Rev Port Pneumol, VIII (5): 506-507.

30 de Agosto – 3 de Setembro de 2000 Florença Itália

 Neuparth, N., Gonçalves, P.A., Bugalho de Almeida, A., Caires, I., Mata, P.L., Pinto, J.R., Rendas, A.B. (2000). Relation between airway reversibility after inhalation of a β-2 agonist and airway responsiveness to methacholine in young asmatics. World Congress of Lung Health and 10th ERS Annual Congress. Eur Resp J, 16 (suppl 31): 461s.

(8)

7-10 de Novembro de 1999 Ofir

 Neuparth, N., Gonçalves, P.A., Bugalho de Almeida, A., Mata, P.L., Caires, I., Gamboa, T., Carvalho, H., Pinto, J.R., Rendas, A.B. (1999). A sensibilidade brônquica à metacolina é um marcador da inflamação das vias aéreas na asma. XV Congresso de pneumologia – SPP. Rev Port Pneumol, V (5): 513-514.

 Mata, P.L., Gonçalves, P.A., Caires, I., Carvalho, H., Loureiro, V., Pinto, J.R., Neuparth, N., Rendas, A.B. (1999). Proteína Catiónica do Eosinófilo (ECP) no lavado nasal como marcador da inflamação brônquica na asma. XV Congresso de pneumologia – SPP. Rev Port Pneumol, V (5): 514.

 Gonçalves, P.A., Bugalho de Almeida, A., Mata, P.L., Caires, I., Gamboa, T., Carvalho, H., Pinto, J.R., Neuparth, N., Rendas, A.B. (1999). Fisiopatologia da hiperinsuflação pulmonar na asma: papel da inflamação. XV Congresso de pneumologia – SPP. Rev Port Pneumol, V (5): 514.

 Bugalho de Almeida, A., Gonçalves, P.A., Mata, P.L., Caires, I., Gamboa, T., Pinto, J.R., Neuparth, N., Rendas, A.B. (1999). Fisiopatologia da hiperinsuflação pulmonar na asma: papel da obstrução. XV Congresso de pneumol – SPP. Rev Port Pneumologia, V (5): 515.

3-7 de Julho de 1999 Bruxelas Bélgica

 Neuparth, N., Gonçalves, P., Caires, I., Mata, P.L., Pinto, J.R., Rendas, A.B. (1999). Exhaled nitric oxide and lung hyperinflation in asthma. XVIII Congresso EAACI 99. Allergy, 54 (suppl 52): 63.

19-23 de Setembro de 1998 Genève Suíça

 Mata, P.L., Neuparth, N., Carmo, M.M., Caires, I., Macedo, P., Rendas, A.B. (1998). How does nitrates in blood relate with exhaled nitric oxide in asthma? Reunião Anual da European Respiratory Society. Eur Resp J, 12 (suppl 28): 127s.

 Neuparth, N., Gamboa, T., Bugalho de Almeida, A., Caires, I., Pinto, J.R., Rendas, A.B. (1998). Relation between nitric oxide and bronchial reactivity during induced maximal airway narrowing in asthma. Reunião Anual da European Respiratory Society. Eur Resp J, 12 (suppl 28): 364s.

Comunicações em Painel (“Poster”) (co-autoria)

12-16 Setembro 2009 Viena Áustria

 Martins, P., Martisn, J.M., Caires, I., Papoila, A.L., Pinto, J.R., Neuparth, N. (2009). Exhaled breath condensate pH: comparing different methods. ERS Annual Congress. Eur Resp J: 705s

 Martins, P., Caires, I., Martins, J.M., Pinto, J.R., Papoila, A.L., Valente, J., Borrego, C., Neuparth, N. (2009). Individual exposure to ais pollutants and airways behavior. ERS Annual Congress. Eur Resp J: 183s

4-8 de Outubro de 2008 Berlim Alemanha

 Martins, P., Caires, I., Pinto, J.R., Torres, S., Neuparth, N. (2008). Exhaled breath condensate pH and peak flow variability in asthma. ERS Annual Congress. Eur Resp J: 32 (S52): 187s

20-23 Outubro 2007 Lisboa

 Martins, P., Caires, I., Mata, P.L., Torres, S., Pinto, J. R., Neuparth, N. (2007). Exhaled nitric oxide as a predictor of wheezing in a paediatric population. EAACI-ERS pediatrics joint meeting 2007. Rev Port Imunoalergol, XV, (S3): 14

16-18 Setembro de 2007 Estocolmo Suécia

 Martins, P., Caires, I., Pinto, J. R., Valente, J., Neuparth, N. (2007). Exhaled breath condensate pH measurements in two different seasons. Eur Respir J, 30 (S51): 307s.

18-20 de Abril de 2007 Aveiro

 Borrego, C., Neuparth, N., Valente, J., Santos, J., Lopes, M., Ferreira, J., Nunes, T., Miranda, A.I., Amorim, J.H., Santos, P., Carvalho, A.C., Carvalho, A., Costa, A.M., Monteiro, A., Martins, H., Martins, V., Tavares, R., Mata, P., Martins, P., Correia, I., Pinto, J.R., Monteiro, S., Pinho, P., Lemos. L., Simões, L. (2007) Projecto SaudAR: A Saúde e o Ar que Respiramos. 9ª Conferência Nacional do Ambiente. Actas da 9ª Conferência Nacional de Ambiente (4): 1182-1186.

(9)

8-10 de Dezembro de 2006 Lisboa

 Martins, P., Caires, I., Pinto, J.R., Neuparth, N. (2006). Comparação de dois métodos de avaliação da variabilidade do peak expiratory flow. XXII Congresso de Pneumologia/IV Congresso Luso-Brasileiro de Pneumologia. Rev Port Pneumol, XII, 6 (supl 1): S91-S92.

 Martins, P., Caires, I., Torres, S., Neuparth, N. (2006). Óxido Nítrico no ar exalado: comparação de medições com dois analisadores. XXII Congresso de Pneumologia/IV Congresso Luso-Brasileiro de Pneumologia. Rev Port Pneumol, XII, 6 (supl 1): S92-S93.

11-14 de Outubro de 2006 Lisboa

 Martins, P., Caires, I., Pinto J.R., Neuparth, N. (2006). Óxido Nítrico no ar exalado: comparação das medidas com dois analisadores. XXVII Reunião Anual da SPAIC. Rev Port Imunoalergol, XIV (supl 3): 55.

2-6 de Setembro de 2006 Munique Alemanha

 Martins, P., Caires, I., Torres, S., Borrego, C., Neuparth, N. (2006). Exhaled nitric oxide (eNO) and pH in the exhaled breath condensate in asthmatic children: biomarkers of different inflammatory pathways? 16th ERS Annual Congress. Eur Resp J, 28 (suppl 50): 671s.

 Martins, P., Caires, I., Torres, S., Borrego, C., Neuparth, N. (2006). Reproducibility of exhaled breath condensate pH measurements with a hand-held device in wheezing children. 16th ERS Annual Congress. Eur Resp J, 28 (suppl 50): 789s.

 Martins, P., Caires, I., Torres, S., Borrego, C., Neuparth, N. (2006). Reproducibility of eNO measurements in children using a hand-held analyser. 16th ERS Annual Congress. Eur Resp J, 28 (suppl 50): 791s.

17-19 de Junho de 2006 Coimbra

 Martins, P., Caires, I., Torres, S., Valente, J., Pinto, J.R., Neuparth, N. (2007). pH Breath Condensate in atopic wheezing children. 10TH International Conference on Bronchoalveolar Lavage. Rev Port Pneumol, XIII, (supl 2): S78.

5-10 de Maio de 2000 Toronto Canadá

 Neuparth, N., Gonçalves, P.A., Bugalho de Almeida, A., Mata, P.L., Caires, I., Gamboa, T., Carvalho, H., Pinto, J-R., Rendas, A.B. (2000). Relation between hyperresponsiveness to methacoline and other markers of bronchial inflammation in asthma. ATS international conference. Am J Respir Crit Care Med; 161 (3): A612.

 Neuparth, N., Gonçalves, P.A., Bugalho de Almeida, A., Mata, P.L., Caires, I., Gamboa, T., Carvalho, H., Pinto, J.R., Rendas, A.B. (2000). Pathophysiology of lung hyperinflation in asthma. ATS international conference. Am J Respir Crit Care Med, 161 (3): A612.

Outubro de 1999 Lund Suécia

 Gonçalves, P.A., Mata, P.L., Caires, I., Carvalho, H., Loureiro, V., Pinto, J.R., Neuparth, N., Rendas, A.B. (1999). Can the nose be used to study the eosinophilic inflammation in asthma?. Congresso Eosinophil 1999.

9-13 de Outubro de 1999 Madrid Espanha

 Bugalho de Almeida, A., Caires, I., Pinto, J.R., Mata, P.L., Neuparth, N., Rendas, A.B. (1999). Lung Hyperinflation and exhaled nitric oxide in asthma. Reunião Anual da European Respiratory Society. Eur Resp J, 14 (suppl 30): 169s.  Gonçalves, P.A., Mata, P.L., Caires, I., Carvalho, H., Loureiro, V., Pinto, J.R., Neuparth, N., Rendas, A.B. (1999). Relation between bronchial inflammation and airway obstruction reversibility in asthma. Reunião Anual da European Respiratory Society. Eur Resp J, 14 (suppl 30): 169s-170s.

Participação em Encontros Científicos

19 de Abril de 2008 Lisboa

(10)

8-10 de Novembro de 2007 Guarda

 XXIII Congresso de Pneumologia promovido pela SPP.

27 de Janeiro de 2006 Lisboa

 VI Jornadas de Alergologia de Lisboa organizadas pelo Instituto Clínico de Alergologia.

7 de Maio de 2005 Lisboa

 IX Jornadas de Cardiopneumologia subordinadas ao tema “A tecnologia aplicada à fisiologia – Crescimento e inovação”, organizadas pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa.

28-29 de Janeiro de 2005 Lisboa

 V Jornadas de Alergologia de Lisboa organizadas pelo Instituto Clínico de Alergologia.

30 de Janeiro de 2004 Lisboa

 IV Jornadas de Alergologia de Lisboa organizadas pelo Instituto Clínico de Alergologia.

7-9 de Novembro de 2002 Lisboa

 VIII Jornadas dos Cardiopneumologia organizadas pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa.

3-5 de Maio de 2002 Lisboa

 III Jornadas dos Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica do Hospital de Santa Maria e da Faculdade de Medicina de Lisboa.

12 de Fevereiro de 2000 Lisboa

 8º Encontro de Lisboa – Obstrução das Vias Aéreas – Actualização de Conceitos.

8-10 de Novembro de 1999 Ofir

 XV Congresso de Pneumologia promovido pela SPP.

26 de Junho de 1999 Matosinhos

 Jornadas Técnicas de Cardiopneumologia promovidas pela APTEC.

22 de Maio de 1999 Lisboa

 VII Jornadas de Cardiopneumologia organizadas pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa.

26-28 de Março de 1999 Viseu

 6º Congresso Português de Cardiopneumologia organizado pela APTEC.

27 de Maio, 17 de Junho e 1 de Julho de 1998 Lisboa

 2as Sessões Temáticas em Cardiopneumologia organizadas pela Direcção Regional Sul e Regiões Autónomas da APTEC.

7 de Fevereiro de 1998 Lisboa

 7º Encontro de Lisboa – Terapêutica da Asma Brônquica no Final dos Anos 90.

2 de Dezembro de 1997 Lisboa

 1as Sessões Temáticas em Cardiopneumologia organizadas pela Direcção Regional Sul e Regiões Autónomas da APTEC.

(11)

1-3 de Maio de 1997 Porto

 5º Congresso Português de Cardiopneumologia / 2º Encontro Nacional dos Estudantes de Cardiopneumologia organizado pela APTEC e dedicado ao tema: “APTEC – Uma Década de Cardiopneumologia”.

24-26 de Março de 1995 Costa da Caparica

 4º Congresso Português de Cardiopneumologia organizado pela APTEC.

Sociedades Cientificas e Associações Profissionais a que Pertence

 Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP)

 Associação Portuguesa de Cardiopneumologistas (APTEC)

Outras Habilitações

Junho de 1998 Lisboa

 Conclusão do “Certificat Elémentaire de Langue Française - (CELF)”, na Alliance Française, com a nota de 16.5 (dezasseis valores e meio)

Referências

Documentos relacionados

Purpose: This thesis aims to describe dietary salt intake and to examine potential factors that could help to reduce salt intake. Thus aims to contribute to

ajuizou AÇÃO CAUTELAR contra GLACIR GOMES, também qualificado nos autos, relatando que realizou reunião na sede da Secretaria de Saúde em 30 janeiro de 2014, tendo convidado

Quando Goffman (1985) fala em palco e cenário, atores e platéia, papéis e rotinas de representação, necessidade, habilidades e estratégias dramatúrgicas,

Além disso, esse indicador pode ser desdobrado com a apuração dos custos comprometidos de cada empreendimento (CTE – FTE), tendo assim o gestor a informação de

Para análise das características gerais e ocorrência de possíveis interações medicamentosas todos os pacientes internados durante o período de estudo, com prontuário

As comunidades de Actinomycetales apresentaram variações entre as amostras de água de gotejamento e sedimento nas duas cavernas, sendo a água de gotejamento e a caverna

Diante disso, o projeto de pesquisa que está em andamento, se volta para o estudo de como ocorre a prática educativa em saúde e o processo de educação no trabalho, levando em

Essa foi a primeira vez que a acadêmica realizou uma tarefa de investigação, o que comprometeu o trabalho. Além disso, a situação também era nova para as crianças. Observa-se que