• Nenhum resultado encontrado

Agente + Escrivão de Polícia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Agente + Escrivão de Polícia"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

Agente + Escrivão de Polícia

Legislação Institucional

Questões – Revisão

Prof. Mateus Silveira

(2)
(3)

QUESTÕES – REVISÃO

1. (ACAFE – PC-SC – Psicólogo – 2010)

De acordo com a LEI Nº 6.843, de 28 de julho de 1986, quanto a Remoção e Substituição, é cor-reto afirmar, exceto:

a) Cabe substituição no impedimento de ocupante de cargo de provimento em comissão e de função gratificada. A substituição, contudo, é gratuita, salvo se excecer de 15 (quinze) dias. b) A remoção por permuta não será deferida se uma das partes encontrar-se em condições de

aposentadoria dentro de dois anos, contados da data da remoção. c) A remoção a pedido ou permuta não dá direito a ajuda de custo.

d) Na remoção “ex-offício”, por conveniência da disciplina, não tem o policial civil direito à ajuda de custo, salvo o custeio do transporte.

2. (ACAFE – PC-SC – Psicólogo – 2010)

De acordo com a LEI Nº 6.843, de 28 de julho de 1986, sobre a licença para tratamento de saúde, é correto afirmar, exceto:

a) Não é possível a prorrogação “ex-offício” da licença para tratamento de saúde. b) Terminada a licença, o policial civil deve assumir o exercício.

c) A licença superior a 3 (três) dias depende de inspeção realizada por Junta Medica Oficial. d) O policial civil não pode permanecer em licença para tratamento de saúde por prazo

supe-rior a 24 (vinte e quatro) meses, exceto em casos considerados recuperáveis.

3. (ACAFE – PC-SC – Delegado de Polícia – 2008)

Com relação ao Estatuto da Polícia Civil do Estado de Santa Catarina, analise as afirmações a seguir.

I – A hierarquia policial civil da função prevalece sobre a hierarquia do cargo.

II – O policial civil em exercício de mandato eletivo da União ou do Estado perde os vencimen-tos do cargo de provimento efetivo.

III – Readaptação é a investidura do policial civil desajustado no respectivo cargo, em outro compatível com suas qualificações, aptidões vocacionais e condições físicas, não podendo ser requerida antes de 3 (três) anos de efetivo exercício no cargo para o qual foi nomeado.

IV – O direito de recorrer na esfera administrativa prescreve em 5 (cinco) anos quanto aos atos de que decorreram a demissão, aposentadoria ou disponibilidade do funcionário e em 60 (ses-senta) dias nos demais casos.

(4)

a) Apenas I e II estão corretas. b) Todas estão corretas. c) Apenas a IV está correta. d) Apenas I e III estão corretas.

4. (ACAFE – PC-SC – Delegado de Polícia – 2008)

Segundo o Estatuto da Polícia Civil do Estado de Santa Catarina, são infrações disciplinares pu-níveis com demissão simples, exceto:

a) a prática de jogos proibidos e falsificação de documentos.

b) a apresentação ao serviço sem estar decentemente trajado e sem condições satisfatórias de higiene pessoal além da impontualidade.

c) o uso ou comércio de tóxicos e aplicação irregular de dinheiro público.

d) o recebimento de propinas ou vantagens e proveitos pessoais em razão de função ou cargo que exerça ou tenha exercido e prática de corrupção passiva.

5. (ACAFE – PC-SC – Escrivão de Polícia Civil – 2008)

A atividade policial, por suas características e finalidades, fundamenta-se nos princípios da hierarquia e disciplina.

Sobre os requisitos para nomeação em cargo de provimento efetivo da Polícia Civil de Santa Catarina, assinale a alternativa correta.

a) São agentes da autoridade policial os Comissários de Polícia e os Escrivães de Polícia, sendo que todas as demais categorias integrantes da polícial civil, como Inspetores e Investigado-res, são auxiliares da autoridade policial.

b) São autoridades policiais os Delegados de Polícia e os Inspetores de Polícia.

c) São requisitos para nomeação em cargo de provimento efetivo da Polícia Civil, dentre ou-tros, ser brasileiro nato e ter idade mínima de 18 (dezoito) anos e máxima de 45 (quarenta e cinco) anos.

d) A hierarquia da função prevalece sobre a hierarquia do cargo.

6. (ACAFE – PC-SC – Escrivão de Polícia Civil – 2008)

Posse é o ato que completa a investidura no cargo. Considerando as normas quanto à posse e o exercício, previstas no Estatuto da Polícia Civil de SC, analise as afirmações a seguir.

l – A posse dá-se no prazo de 30 (trinta) dias contados da data da publicação do ato de nomea-ção pelo Diário Oficial do Estado, não se admitindo prorroganomea-ção.

ll – Ninguém pode ser empossado em cargo de provimento efetivo da Polícia Civil, sem declarar que não exerce outro cargo ou função pública ou sem provar que solicitou exoneração ou dis-pensa, salvo acumulação legal.

III – O funcionário deve declarar, no ato da posse, os bens e valores que constituem seu patri-mônio, sendo que tal declaração deve ser renovada de 5 (cinco) em 5 (cinco) anos.

lV – A posse é solene compreendendo, na primeira investidura, o compromisso policial, a as-sinatura da ata de posse e a entrega de credenciais. Ainda, quanto ao exercício do cargo, sob pena de exoneração, este tem início no prazo de 15 (quinze) dias, contados da data da posse ou publicação oficial do ato, nos demais casos.

(5)

Estão corretas apenas: a) I e II

b) II e III c) I e IV d) III e IV

7. (ACAFE – PC-SC – Escrivão de Polícia Civil – 2008)

Conforme o Estatuto da Polícia Civil de Santa Catarina, quanto ao progresso funcional, assinale a alternativa correta.

a) Pode ter progressão por merecimento o policial civil em exercício de mandato eletivo fede-ral e estadual.

b) Para que se processe promoção de policial civil por antiguidade é necessário que haja vaga, sendo que esta dependerá dos limites de idade definidos para nomeação.

c) O interstício para a promoção por antiguidade é de 365 (trezentos e sessenta e cinco) dias de efetivo exercício na classe, sendo este determinado pelo tempo líquido de exercício do policial civil na classe a que pertence. Contudo, havendo fusão de classe, a antiguidade abrange o efetivo exercício na classe anterior.

d) Na apuração de tempo líquido de efetivo exercício são incluídos, dentre outros, os períodos de afastamento decorrentes de licenças por mudança de domicílio.

8. (ACAFE – PC-SC – Escrivão de Polícia Civil – 2008)

De acordo com o Estatuto da Polícia Civil de Santa Catarina, em relação ao exercício, interrup-ções e afastamentos, marque V ou F, conforme as afirmainterrup-ções a seguir sejam verdadeiras ou falsas.

( ) O afastamento do exercício do cargo tem prazo certo de duração, exceto quando: para exer-cer cargo de provimento de comissão de direção, chefia ou assessoramnento na administração federal, estadual e municipal e respectivas autarquias, para se candidatar e exercer mandato ele-tivo, para atender convocação do serviço militar e para desempenhar função de confiança. ( ) O policial civil será afastado do exercício de seu cargo somente após decisão transitada em julgado, quando tiver sido, por exemplo, preso preventivamente ou em flagrante delito.

( ) Nenhum policial civil pode se ausentar do Estado para estudo ou missão de qualquer na-tureza, com ou sem ônus para os cofres públicos, sem autorização expressa ou designação do Superintendente da Polícia Civil.

( ) Sem exceção, a interrupção do exercício num período de 6 (seis) meses, por mais de 60 (sessenta) dias consecutivos sujeita o funcionário à demissão por abandono do cargo, caracte-rizado em processo disciplinar.

A sequência correta, de cima para baixo, é: a) V – F – V – F

b) F – V – F – F c) F – F – V – V d) V – V – V – F

(6)

9. (ACAFE – PC-SC – Escrivão de Polícia Civil – 2008)

De acordo com o Estatuto da Polícia Civil de Santa Catarina, todas as alternativas estão corretas, exceto a:

a) O policial civil perde a lotação pela remoção, pelo acesso, pela readaptação, pela licença por mudança de domicílio, pela licença para tratar de interesses particulares e quando posto em disponibilidade.

b) Aproveitamento é o reingresso no serviço do policial civil em disponibilidade.

c) A vacância de cargo decorre de, por exemplo, exoneração, demissão e aposentadoria. d) O policial civil não pode ser removido “ex- offício” por conveniência da disciplina.

10. (ACAFE – PC-SC – Escrivão de Polícia Civil – 2008)

De acordo com o Estatuto da Polícia Civil de SC, em relação à reintegração, readaptação e reversão, é correto afirmar, exceto:

a) Reintegração é o retorno aos quadros da Polícia Civil do policial civil dele demitido, decorrendo de decisão administrativa ou judicial passada em julgado, com o ressarcimento dos vencimentos, direitos e vantagens do cargo.

b) Reversão é o retorno à atividade de servidor demitido através de processo administrativo cuja nulidade da decisão foi declarada.

c) Readaptação é a investidura do policial civil desajustado no respectivo cargo, em outro compatível com suas qualificações, aptidões vocacionais e condições físicas.

d) O reintegrado é submetido a inspeção médica e, se verificada a sua incapacidade fisíca para o exercício do cargo, é aposentado.

11. (ACAFE – PC-SC – Escrivão de Polícia Civil – 2008)

Quanto à remoção e permuta, previstas no Estatuto da Polícia Civil de Santa Catarina, é correto afirmar, exceto:

a) A permuta não se pode verificar quando uma das partes interessadas tiver condições de aposentadoria por tempo de serviço dentro de 2 (dois) anos, a contar da data do pedido. b) A remoção a pedido e por permuta só pode ser concedida ao policial após 2 (dois) anos de

efetivo exercício no local de lotação.

c) A remoção a pedido ou permuta não dá direito à ajuda de custo.

d) O pedido de remoção deve ser apresentado ao Chefe imediato, que o encaminhará ao Su-perintendente da Polícia Civil.

12. (ACAFE – PC-SC – Escrivão de Polícia Civil – 2008)

De acordo com o Estatuto da Polícia Civil de Santa Catarina é correto afirmar, exceto:

a) No caso de faltas sucessivas, são computados para efeito de desconto os domingos e feria-dos intercalaferia-dos.

b) O policial civil perde os vencimentos do dia se não comparecer ao serviço, salvo motivo legal ou se acometido de moléstia comprovada.

c) O policial civil perde os vencimentos do dia quando comparecer ao serviço com atraso má-ximo de uma hora ou quando se retirar antes de findar o período de trabalho.

d) Vantagens pecuniárias são acréscimos ao vencimento, constituídos em caráter definitivo, a título de adicional ou em caráter transitório, ou eventual, a título de gratificação.

(7)

13. (ACAFE – PC-SC – Escrivão de Polícia Civil – 2008)

De acordo com o Estatuto da Polícia Civil de Santa Catarina, todas as alternativas estão corretas, exceto a:

a) A substituição é gratuita, salvo se exceder 15 (quinze) dias, quando passa a ser remunera-da, enquanto perdurar, na base dos vencimentos e vantagens do substituído, respeitada a opção em contrário do substituto nesta hipótese.

b) Não cabe substituição no impedimento de ocupante de cargo de provimento em comissão e de função gratificada.

c) A substituição é automática, depende de ato da autoridade competente.

d) Remuneração é a retribuição pecuniária mensal paga ao policial civil pelo exercício do car-go, correspondente ao vencimento e demais vantagens aditivas atribuídas em Lei.

14. (ACAFE – PC-SC – Escrivão de Polícia Civil – 2008)

De acordo com o Estatuto da Polícia Civil de Santa Catarina, analise as afirmações a seguir e marque V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas.

( ) O policial civil tem direito a 30 (trinta) dias consecutivos de férias por ano.

( ) É proibida a acumulação de férias, salvo por imperiosa necessidade de serviço e, neste caso, pelo máximo de 02 (dois) períodos.

( ) Durante as férias o policial civil tem direito a todas as vantagens asseguradas pelo exercício do cargo, não podendo ser obrigado a interromper as férias, a não ser em virtude de urgente necessidade de serviço, mediante convocação da autoridade competente.

( ) É concedida licença, sem limite de duração, para tratamento de saúde, por motivo de doença em pessoa da família e nos casos de licença prêmio.

A sequência correta, de cima para baixo, é: a) V – V – V – F

b) F – V – F – F c) V – F – V – V d) F – F – V – V

15. (ACAFE – PC-SC – Comissário de Polícia – 2008)

De acordo com o Estatuto da Polícia Civil de SC, sem prejuízo do vencimento ou qualquer outro direito ou vantagem, o policial civil pode faltar ao serviço até 08 (oito) dias consecutivos por motivo de: casamento; falecimento do cônjuge, pais, filhos e irmãos e nascimento de filho. Em relação às concessões, marque V ou F, conforme as afirmações a seguir sejam verdadeiras ou falsas.

( ) Ao licenciado para tratamento de saúde, que necessite ser deslocado do Estado para outro ponto do território nacional, comprovada a necessidade por laudo médico, por falta de assistência médica especializada, é concedido transporte à conta dos cofres estaduais, inclusive para uma pessoa de sua família.

(8)

( ) É concedido transporte ao cônjuge e filhos do policial civil falecido fora do Estado no desempenho do cargo.

( ) Ao policial civil estudante é permitido ausentar-se do serviço, sem prejuízo dos vencimentos, para submeter-se as provas e exames mediante apresentação do atestado fornecido pelo respectivo estabelecimento de ensino, desde que os horários sejam coincidentes e pelo período de tempo da prova.

( ) E concedido auxílio financeiro correspondente a 01 (um) ano de remuneração ou proventos à família do policial civil falecido.

A sequência correta, de cima para baixo, é: a) F – V – F – F

b) F – F – V – V c) V – F – V – V d) V – V – V – F

16. (ACAFE – PC-SC – Comissário de Polícia – 2008)

Conforme o Estatuto da Polícia Civil de Santa Catarina, a licença para tratamento de saúde é concedida “ex offício” ou a pedido do policial civil ou de seu representante, quando o próprio não puder fazê-lo. Em ambos os casos, é indispensável a inspeção médica, realizada sempre que possível no local onde se encontra o interessado.

Sobre a afirmação acima e quanto às normas relativas às licenças, a alternativa correta é: a) No caso de licença para tratamento de saúde, o policial civil pode realizar determinadas

atividades remuneradas.

b) Nos casos de acidentes de trabalho e de doença profissional, além da remuneração, cor-rem por conta do Estado as despesas de tratamento médico e hospitalar, realizados sempre que possível em estabelecimento estadual de assistência médica.

c) O policial civil não pode permanecer em licença para tratamento de saúde por prazo su-perior a 12 (doze) meses, exceto em casos considerados recuperáveis, hipótese em que, a critério da Junta Médica Oficial, esse prazo pode ser prorrogado.

d) O tempo necessário à inspeção não é considerado de licença.

17. (ACAFE – PC-SC – Comissário de Polícia – 2008)

De acordo com o Estatuto da Polícia Civil de Santa Catarina, é assegurado o direito de petição em toda a sua amplitude, assim como o de representar.

Nesse sentido, quanto ao direito de petição, todas as alternativas estão corretas, exceto a: a) Da decisão que for prolatada cabe pedido de reconsideração, não podendo ser, no entanto,

renovado a mesma autoridade.

b) O requerimento é dirigido à autoridade competente que o decidirá no prazo máximo de 30 (trinta) dias, salvo se o pedido demandar a realização de diligência ou estudo especial, hipótese em que não poderá passar de 90 (noventa) dias.

c) O direito de recorrer na esfera administrativa prescreve em 2 (dois) anos quanto aos atos de que decorreu a demissão.

(9)

d) Caberá recurso do indeferimento do pedido de reconsideração e das decisões sobre os re-cursos sucessivamente interpostos. Nesse sentido, vale recordar que o pedido de reconsi-deração e o recurso quando cabíveis, interrompem a prescrição até 02 (duas) vezes.

18. (ACAFE – PC-SC – Comissário de Polícia – 2008)

De acordo com o Estatuto da Polícia Civil de SC, marque V ou F, conforme as afirmações a seguir sejam verdadeiras ou falsas.

( ) Ao policial civil é vedado exercer qualquer outra atividade remunerada, pública ou privada, exceto o magistério e o desempenho de atividades como membro de órgão de deliberação coletiva. Em qualquer caso, contudo, a acumulação é sempre condicionada a correlação da matéria e a compatibilidade de horário.

( ) O policial civil não pode desempenhar mais de 01 (uma) função gratificada.

( ) A proibição de acumular proventos não se aplica ao aposentado, quanto ao exercício de mandato eletivo, cargo de provimento em comissão ou a contrato para prestação de serviço técnico ou especializado.

( ) O policial civil não pode participar de mais de 01 (um) órgão de deliberação coletiva, salvo como membro nato.

A sequência correta, de cima para baixo, é: a) V – V – V – V

b) F – V – F – F c) V – F – V – F d) F – F – V – V

19. (ACAFE – PC-SC – Comissário de Polícia – 2008)

De acordo com o Estatuto da Polícia Civil de Santa Catarina, constitui infração disciplinar toda ação ou omissão do policial civil que possa comprometer a dignidade e o decoro da função pública, ferir a disciplina ou hierarquia, prejudicar a eficiência dos serviços públicos ou causar prejuízo de qualquer natureza à administração. A infração disciplinar é punida conforme os antecedentes, a personalidade, o nível cultural, o grau de culpa do agente, bem como os motivos, as circunstâncias e as consequências do ilícito.

Nesse sentido, quanto as infrações disciplinares é correto afirmar, exceto:

a) Em caso de reincidência em infrações disciplinares puníveis com repreensão, a pena aplicada poderá ser a de suspensão de até 30 (trinta) dias

b) É pena disciplinar a cassação de aposentadoria.

c) O exercício, mesmo fora da hora de expediente, de função em entidade privada que dependa de qualquer maneira de sua repartição, é infração disciplinar punível com suspensão.

(10)

20. (ACAFE – PC-SC – Comissário de Polícia – 2008)

Quanto às licenças, conforme o Estatuto da Polícia Civil de Santa Catarina, todas as alternativas estão corretas, exceto a:

a) O policial civil ocupante de cargo de provimento em comissão e em estágio probatório pode obter licença para tratar de interesses particulares, desde que sem remuneração. b) Ao policial civil, convocado para serviço militar ou outros encargos de segurança nacional, é

concedida licença com remuneração integral.

c) À gestante é concedido, mediante inspeção médica, licença com a remuneração integral pelo prazo de 04 (quatro) meses. Ainda, à policial civil lactante é assegurado, sem qualquer prejuízo, o direito de ausentar-se do serviço pelo espaço de até 02 (duas) horas por dia, dependendo da carga horária a que estiver sujeita, até que o filho complete 06 (seis) meses de idade.

d) Estável, o policial civil pode obter licença sem remuneração para tratar de interesses par-ticulares. A licença não pode perdurar por tempo superior a 02 (dois) anos contínuos, po-dendo novamente ser concedida decorridos 02 (dois) anos de término da anterior ou da sua interrupção.

(11)

GABARITO COMENTADO

1. B (Art. 77, parágrafo único da Lei nº 6.843/86);

A) Art. 79. Cabe substituição no impedimento de ocupante de cargo de provimento em comissão e de função gratificada.

2º A substituição é gratuita, salvo se exceder de 15 (quinze) dias quando passa a ser remunerada, enquanto perdurar, na base dos vencimentos e vantagens do substituído, respeitada a opção em contrário do substituto nesta hipótese.

B) Art.77, Parágrafo único. A permuta não se pode verificar quando uma das partes interessadas tiver condições de aposentadoria por tempo de serviço dentro de 1 (um) ano, a contar da data do pedido.

C) Art.71, 4º A remoção deferida na forma deste artigo não gera direito à ajuda de custo. D) Art. 73. A remoção a pedido ou permuta não dá direito à ajuda de custo.

2. A (Art. 105 e Art. 110 da Lei nº 6.843/86);

3. A

Estatuto da Polícia Civil – Lei Estadual n.º 6.843, de 28.07.86 Alternativa I

Art. 7°, parágrafo único. A hierarquia da função prevalece sobre a hierarquia do cargo. Alternativa II

Art. 88, Perde os vencimentos do cargo de provimento efetivo, o policial civil:

II – em exercício de mandato eletivo da União, do Estado ou do Município; deste último, quando se tratar de cargo executivo, salvo direito de opção.

Alternativa III

Art. 55. Readaptação é a investidura do policial civil desajustado no respectivo cargo, em outro compatível com suas qualificações, aptidões vocacionais e condições físicas.

Parágrafo único. A readaptação não pode ser requerida pelo funcionário, antes de 5 (cinco) anos de efetivo exercício no cargo para o qual foi nomeado.

Alternativa IV

Art. 164. O direito de recorrer na esfera administrativa, prescreve em 5 (cinco) anos, quanto aos atos de que decorreram a demissão, aposentadoria ou disponibilidade do funcionário e em 180(cento e oitenta) dias, nos demais casos.

(12)

Portanto, a afirmativa III era ao afirmar que a readaptação não poderá ser "requerida antes de 3 (três) anos de efetivo exercício no cargo", quando, na verdade, a lei afirma que esse prazo é de 5 anos e a afirmativa IV erra quando cita "60 (sessenta) dias nos demais casos", pois pela lei temos que o direito de recorrer na esfera administrativa prescreve em 180 (cento e oitenta dias).

4. B

Estatuto da Polícia Civil – Lei Estadual n.º 6.843, de 28.07.86 Art. 207. São infrações disciplinares, puníveis com repreensão:

II – apresentar-se ao serviço sem estar decentemente trajado e sem condições satisfatórias de higiene pessoal;

VIII – impontualidade.

Art. 210. São puníveis com demissão simples:

V – entregar-se ao uso de tóxicos ou comercializá-los; XI – aplicar irregularmente dinheiro público;

XII – falsificar ou usar documentos que iniba falsificado;

XV – entregar-se à pratica de jogos proibidos ou outros hábitos degradantes;

XIV – receber propinas e comissões ou auferir vantagens e proveitos pessoais de qualquer espécie e sob qualquer pretexto em razão de função ou cargo que exerça ou tenha exercido; XIX – a pratica de corrupção passiva nos termos da Lei Penal.

Portanto, as infrações citadas nas alternativas "a", "c" e "d" caracterizam demissão simples e a infração da alternativa b (gabarito da questão) é punível com pena de repreensão.

5. D

A) Art. 10. São agentes da autoridade policial: I – os Inspetores de Polícia; II – os Comissários de Polícia; III – os Escrivães de Polícia; IV – os Investigadores Policiais. Art. 11. Todas as demais categorias que integram a Polícia Civil são auxiliares da autoridade policial.

B) Art. 9º São autoridades policias: I – os Delegados de Polícia.

C) Art. 15. São requisitos para nomeação em cargo de provimento efetivo da Polícia Civil: I – ser brasileiro; II – ter idade mínima de 18 (dezoito) anos e máxima de 45 (quarenta e cinco) anos; III – estar em dia com as obrigações militares; IV – estar em gozo com seus direitos políticos; V – gozar de boa saúde, comprovada por inspeção medica oficial; VI – estar legalmente habilitado para o exercício do cargo.

D) Art. 26. § 3º A hierarquia da função prevalece sobre a hierarquia do cargo + Art. 7º, parág. único.

(13)

6. B

I) Art. 20. A posse se dá no prazo de 30 (trinta) dias contados da data da publicação do ato de nomeação pelo Diário Oficial do Estado. § 1º Este prazo pode ser prorrogado, no máximo por mais 30 (trinta) dias, pela autoridade competente para dar posse a requerimento do interessado ou, em caso de doença, enquanto durar o impedimento.

II) CORRETA. Art. 20, § 2º. III) CORRETA. Art. 20, §§ 3º e 4º.

IV) Art. 21. A posse é solene compreendendo, na primeira investidura, o compromisso policial, a assinatura da ata de posse e a entrega de credenciais. Art. 22. O exercício do cargo, sob pena de exoneração, tem início no prazo de 30 (trinta) dias, contados da data da posse ou publicação oficial do ato, nos demais casos.

7. C

A )INCORRETA

Art. 41.Não pode ter progressão por merecimento, o policial civil: I – em exercício de mandato eletivo federal, estadual ou municipal;

II – em licença para tratar de interesses particulares e por mudança de domicílio; III – à disposição de outro órgão do Poder Público.

Parágrafo único. Exclui-se do disposto no item I deste artigo o exercício do mandato de vereador exercido concomitantemente com o seu cargo efetivo, sem incompatibilidade de horário B) INCORRETA

Art. 33. Para que se processe promoção por antiguidade é necessário que haja vaga.

Parágrafo único. A promoção por antiguidade independe dos limites de idade fixados no artigo 15 ( ter idade mínima de 18 (dezoito) anos e máxima de 45 (quarenta e cinco) anos).

C) CORRETA D) INCORRETA

Art. 39. Na apuração de tempo líquido de efetivo exercício são incluídos os períodos de afastamento, decorrentes de:

I – licenças, exceto a concedida para tratar de interesse particulares e por mudança de domicílio; II – exercício de cargo de provimento em comissão de direção, chefia ou assessoramento no Governo do Estado;

III – convocação para o serviço militar, para o júri e outros serviços obrigatórios por lei; IV – desempenho de mandato eletivo federal, estadual e municipal;

(14)

8. A

(V ) O afastamento do exercício do cargo tem prazo certo de duração, exceto quando: para exercer cargo de provimento de comissão de direção, chefia ou assessoramnento na administração federal, estadual e municipal e respectivas autarquias, para se candidatar e exercer mandato eletivo, para atender convocação do serviço militar e para desempenhar função de confiança.

Art. 27 – O afastamento do exercício do cargo tem prazo certo de duração, exceto quando: I – para exercer cargo de provimento de comissão de direção, chefia ou assessoramnento na administração federal, estadual e municipal e respectivas autarquias; II – para se candidatar e exercer mandato eletivo; III – para atender convocação do serviço militar; IV – para desempenhar função de confiança.

(F ) O policial civil será afastado do exercício de seu cargo somente após decisão transitada em julgado, quando tiver sido, por exemplo, preso preventivamente ou em flagrante delito.

Art. 29 – O policial civil é afastado do exercício de suas funções até decisão transitada em julgado, quando:

( V) Nenhum policial civil pode se ausentar do Estado para estudo ou missão de qualquer natureza, com ou sem ônus para os cofres públicos, sem autorização expressa ou designação do Superintendente da Polícia Civil.

Art. 26 – Nenhum policial civil pode se ausentar do Estado para estudo ou missão de qualquer natureza, com ou sem ônus para os cofres públicos, sem autorização expressa ou designação do Superintendente da Polícia Civil.

( F) Sem exceção, a interrupção do exercício num período de 6 (seis) meses, por mais de 60 (sessenta) dias consecutivos sujeita o funcionário à demissão por abandono do cargo, caracterizado em processo disciplinar

Art. 25. Respeitados os casos previstos nesta lei, a interrupção do exercício num período de 12 (doze) meses, por mais de 30 (trinta) dias consecutivos ou 60 (sessenta) dias alternados sujeita o funcionário à demissão por abandono do cargo, caracterizado em processo disciplinar.

9. D

a) O policial civil perde a lotação pela remoção, pelo acesso, pela readaptação, pela licença por mudança de domicílio, pela licença para tratar de interesses particulares e quando posto em disponibilidade. correto

Art 68- § 2º – O policial civil perde a lotação pela remoção, pelo acesso, pela readaptação, pela licença por mudança de domicilio, pela licença para tratar de intenesses particulares e quando posto em disponibilidade.

b) Aproveitamento é o reingresso no serviço do policial civil em disponibilidade. correto Art. 61 – Aproveitamento é o reingresso no serviço do policial civil em disponibilidade.

c) A vacância de cargo decorre de, por exemplo, exoneração, demissão e aposentadoria. correto.

(15)

Art. 65 – A vacância de cargo decorre de: I – exoneração; II – demissão; III – aposentadoria; IV – promoção; V – acesso; VI – readaptação; VII -falecimento.

d) O policial civil não pode ser removido “ex- offício” por conveniência da disciplina. Art. 70 -O policial civil pode ser removido: IV – "ex-offício" por conveniência da disciplina.

10. B

a) Reintegração é o retorno aos quadros da Polícia Civil do policial civil dele demitido, decorrendo de decisão administrativa ou judicial passada em julgado, com o ressarcimento dos vencimentos, direitos e vantagens do cargo. CORRETA.

Art. 53 – Reintegração é o retorno aos quadros da Polícia Civil, do policial civil, dele demitido. Art. 54 – A reintegração decorre da decisão administrativa ou judicial passada em julgado, com o ressarcimento dos vencimentos, direitos e vantagens do cargo.

b) Reversão é o retorno à atividade de servidor demitido através de processo administrativo cuja nulidade da decisão foi declarada. ERRADA

Art. 59 Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado: I – por invalidez, quando junta médica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria; ou II – no interesse da administração, desde que:

a) tenha solicitado a reversão;

b) a aposentadoria tenha sido voluntária; c) estável quando na atividade;

d) a aposentadoria tenha ocorrido nos cinco anos anteriores à solicitação; e e) haja cargo vago.

c) Readaptação é a investidura do policial civil desajustado no respectivo cargo, em outro compatível com suas qualificações, aptidões vocacionais e condições físicas. correta

Art. 55 – Readaptação e a investidura do policial civil desajustado no respectivo cargo, em outro compatível com suas qualificações, aptidões vocacionais e condições físicas.

d) O reintegrado é submetido a inspeção médica e, se verificada a sua incapacidade fisíca para o exercício do cargo, é aposentado. correta

art. 54 § 3º – O reintegrado é submetido a inspeção médica e, se verificada a sua incapacidade fisíca para o exercício do cargo, é aposentado.

11. A

a) Art. 71 § 3º A remoção por permuta se processa a pedido escrito de ambos interessados ocupantes de idêntico cargo e não será deferida se uma das partes encontrar-se em condições de aposentadoria dentro de um ano, contado da data do pedido. ERRADA

(16)

b) Art. 71. A remoção a pedido e por permuta só pode ser concedida ao policial após 2 (dois) anos de efetivo exercício no local de sua lotação.

c) Art. 73. A remoção a pedido ou permuta não dá direito à ajuda de custo.

d) Artt. 74. O pedido de remoção deve ser .apresentado ao Chefe imediato, o qual, após pronunciar-se o encaminhará ao Superintendente da Polícia Civil para despacho final.

12. C

a) No caso de faltas sucessivas, são computados para efeito de desconto os domingos e feriados intercalados. CORRETA

ART. 89 § 1º – No caso de faltas sucessivas são computa dos para efeito de desconto, os domingos e feriados intercalados.

b) O policial civil perde os vencimentos do dia se não comparecer ao serviço, salvo motivo legal ou se acometido de moléstia comprovada. CORRETA

Art. 89 – O policial civil perde:

I – os vencimentos do dia, se não comparecer ao serviço, salvo motivo previsto em Lei ou se acometido de moléstia comprovada, de acordo com as disposições deste Estatuto;

c) ERRADA – O policial civil perde os vencimentos do dia quando comparecer ao serviço com atraso máximo de uma hora ou quando se retirar antes de findar o período de trabalho. ERRADA

Art. 89 – O policial civil perde:

II – um terço dos vencimentos do dia, quando comparecer ao serviço com atraso máximo de uma hora ou quando se retirar antes de findar o período de trabalho;

d) REVOGADA – Vantagens pecuniárias são acréscimos ao vencimento, constituídos em caráter definitivo, a título de adicional ou em caráter transitório, ou eventual, a título de gratificação.

13. B

a) A substituição é gratuita, salvo se exceder 15 (quinze) dias, quando passa a ser remunerada, enquanto perdurar, na base dos vencimentos e vantagens do substituído, respeitada a opção em contrário do substituto nesta hipótese. CORRETA

ART. 79 § 2º – A substituição é gratuita, salvo se excecer de 15 (quinze) dias quando passa a ser remunerada, enquanto perdurar, na base dos vencimentos e vantagens do substituído, respeitada a opção em contrário do substituto nesta hipótese.

b) Não cabe substituição no impedimento de ocupante de cargo de provimento em comissão e de função gratificada.

Art. 79 – Cabe substituição no impedimento de ocupante de cargo de provimento em comissão e de função gratificada.

(17)

ART. 79 § 1º – A substituição é automática ou depende de ato da autoridade competente. d) Remuneração é a retribuição pecuniária mensal paga ao policial civil pelo exercício do cargo, correspondente ao vencimento e demais vantagens aditivas atribuídas em Lei.

Art. 81 Remuneração é a retribuição mensal paga ao funcionário pelo exercício do cargo, correspondente ao vencimento e vantagens pecuniárias. ESTA REVOGADA.

14. A

(V) O policial civil tem direito a 30 (trinta) dias consecutivos de férias por ano. Art. 98 – O policial civil tem direito a 30 (trinta) dias consecutivos de ferias por ano.

(V) É proibida a acumulação de férias, salvo por imperiosa necessidade de serviço e, neste caso, pelo máximo de 02 (dois) períodos

Art. 99 – É proibida a acumulação de férias, salvo por imperiosa necessidade de serviço, e neste caso, pelo máximo de 02 (dois) períodos..

(V) Durante as férias o policial civil tem direito a todas as vantagens asseguradas pelo exercício do cargo, não podendo ser obrigado a interromper as férias, a não ser em virtude de urgente necessidade de serviço, mediante convocação da autoridade competente.

Art. 100 – Durante as férias o policial civil tem direito a todas as vantagens asseguradas pelo exercício do cargo.

Art. 101 – O policial civil não pode ser obriga do a interromper as férias, a não ser em virtude de urgente necessidade de serviço, mediante convocação da autoridade competente.

(F) É concedida licença, sem limite de duração, para tratamento de saúde, por motivo de doença em pessoa da família e nos casos de licença prêmio.

Art. 102. É concedida licença:

IV – para serviço militar obrigatório; (SEM LIMITE DE TEMPO) V – pôr mudança de domicílio; (SEM LIMITE DE TEMPO)

Parágrafo único. Nos casos dos itens IV e V, a licença não tem limite de duração, prevalecendo durante o período de afastamento do policial civil e/ou cônjuge, respectivamente.

15. D

Art. 155. Ao licenciado para tratamento de saúde, que necessite ser deslocado do Estado para outro ponto do território nacional, comprovada a necessidade por laudo médico, por falta de assistência médica especializada, é concedido transporte à conta dos cofres estaduais, inclusive para uma pessoa de sua família.

Art. 156. É concedido transporte ao cônjuge e filhos do policial civil, falecido fora do Estado no desempenho do cargo.

(18)

ou por terceiro que as tenha custeado, no valor correspondente a até 5 (cinco) vezes o menor vencimento fixado para o Quadro Único da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Estado.

Art. 158. Ao policial civil estudante é permitido ausentar-se do serviço, sem prejuízo dos vencimentos para submeter-se as provas e exames mediante apresentação do atestado fornecido pelo respectivo estabelecimento de ensino, desde que os horários sejam coincidentes e pelo período de tempo da prova.

16. B

Art. 107. O tempo necessário à inspeção é considerado de licença.

Art. 113. O policial civil não pode permanecer em licença para tratamento de saúde por prazo superior a 24 (vinte e quatro) meses, exceto em casos considerados recuperáveis, hipótese em que, a critério da Junta Médica Oficial, esse prazo pode ser prorrogado.

Art. 116. No caso de licença para tratamento de saúde, o policial civil se abstém de atividades remuneradas sob pena de interrupção da licença, com perda total da remuneração até que reassuma o cargo.

Art. 120. Parágrafo único. Nos casos de acidentes de trabalho e de doença profissional, além da remuneração, correm por conta do Estado às despesas de tratamento médico e hospitalar, realizados sempre que possível, em estabelecimento estadual de assistência médica.

17. C

Art. 161.O requerimento é dirigido à autoridade competente que o decidira no prazo máximo de 30 dias, salvo se o pedido demandar a realização de diligência ou estudo especial, hipótese em que não poderá passar de 90 dias.

Art. 162. Da decisão que for prolatada, cabe pedido de reconsideração, não podendo ser, no entanto renovado a mesma autoridade.

Art. 163. Cabe recurso:

I – do indeferimento do pedido de reconsideração;

II das decisões sobre os recursos sucessivamente interpostos.

Art. 166. O pedido de reconsideração e o recurso quando cabíveis, interrompem a prescrição até 02 vezes.

Art. 164. O direito de recorrer na esfera administrativa, prescreve em 5 (cinco) anos, quanto aos atos de que decorreram a demissão, aposentadoria ou disponibilidade do funcionário e em 180 dias, nos demais casos.

18. A

Art. 168. Ao policial civil e vedado exercer qualquer outra atividade remunerada, pública ou privada, exceto:

(19)

I – o magistério;

II – o desempenho de atividades como membro de órgão de deliberação coletiva.

1º Em qualquer caso, a acumulação e sempre condicionada à correlação da matéria e a compatibilidade de horário.

2º A proibição de acumular proventos não se aplica ao aposentado, quanto ao exercício de mandato eletivo, cargo de provimento em comissão ou a contrato para prestação de serviço técnico ou especializado.

Art. 169. O policial civil não pode desempenhar mais de 01 (uma) função gratificada, nem participar de mais de 01 (um) órgão de deliberação coletiva, salvo como membro nato.

19. D

Art. 223. A pena de suspensão de ate 30 (trinta) dias, independe de processo disciplinar. A) ART. 207§Ú B) ART. 206 VI C) ART. 208 VI D) ART. 223 20. A (Art. 134) ESTÃO CORRETAS

b) Art. 124. Ao policial civil, convocado para serviço militar ou outros encargos de segurança nacional, é concedida licença com remuneração integral.

c) Art. 122. À gestante é concedido, mediante inspeção médica, licença com a remuneração integral pelo prazo de 04 (quatro) meses. § 1º Salvo prescrição médica em contrário, a licença é concedida a partir do oitavo mês de gestação. § 2º Além da licença, a que se refere este artigo é concedida a gestante, quando se fizer necessário, a licença mencionada no item I, do artigo 102 -TRATAMENTO DE SAÚDE- antes ou depois do parto. § 3º A gestante, a critério médico, tem o direito a ser aproveitada em função compatível com seu estado, a contar do quinto mês de gestação, sem prejuízo do direito à licença de que trata este artigo.

Art. 123. Á policial civil lactante é assegurado, sem qualquer prejuízo, o direito de ausentar-se do ausentar-serviço pelo espaço de até 02 (duas) horas por dia, dependendo da carga horária a que estiver sujeita, até que o filho complete 06 (seis) meses de idade.

d) Art. 131. Estável, o policial civil pode obter licença sem remuneração para tratar de interesses particulares, devendo aguardar em exercício a concessão de licença.

Parágrafo único. A licença não pode perdurar pôr tempo superior a 02 (dois) anos contínuos, podendo novamente se concedida, decorridos 02 (dois) anos de término da anterior ou da sua interrupção.

(20)

Referências

Documentos relacionados

128 do Código Penal prevê a autori- zação do aborto como exceção em duas hipóteses, são eles como único meio para salvar a vida da mulher e no caso de gravidez resultante

7 o As armas de fogo utilizadas pelos empregados das empresas de segurança privada e de transporte de valores, constituídas na forma da lei, serão de propriedade,

ESCRIVÃO DE POLÍCIA CIVIL SUBSTITUTO 111013563 Andressa De Oliveira Maia ESCRIVÃO DE POLÍCIA CIVIL SUBSTITUTO 111042383 Andreza Carla Rodrigues Dantas ESCRIVÃO DE POLÍCIA

[r]

Posteriormente, no ano de 1974, ela passou a denominar-se Academia da Polícia Civil de Santa Catarina (Acadepol/SC). Desde então, é a Acadepol/SC o órgão responsável pelo curso

ESCRIVÃO DE POLÍCIA CIVIL SUBSTITUTO 111013563 Andressa De Oliveira Maia ESCRIVÃO DE POLÍCIA CIVIL SUBSTITUTO 111042383 Andreza Carla Rodrigues Dantas ESCRIVÃO DE POLÍCIA

[r]

*As candidatas consideradas PENDENTES apresentaram laudo médico e realizarão a Prova de Capacidade Física em data.. INSPETOR DE