• Nenhum resultado encontrado

2003/2004 Programa Sócrates/Erasmus na Facultà di Beni Culturali, Università degli Studi di Lecce (Italia).

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "2003/2004 Programa Sócrates/Erasmus na Facultà di Beni Culturali, Università degli Studi di Lecce (Italia)."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

C U R R I C U L U M V I T A E

INFORMAÇÃO PESSOAL:

Nome: Sónia Alexandra Rupio Bombico Data de Nascimento e Local: 08/04/1983, Cabrela Nacionalidade: Portuguesa

Morada institucional: CIDEHUS – EU Palácio do Vimioso Apartado 94 Contactos: sonia_bombico@hotmail.com sonia_bombico@portugalmail.pt

G

RAUS

A

CADÉMICOS

:

2010-2013

Doutoranda em História pela Universidade de Évora. (CIDEHUS)

Tema de Dissertação: Economia Marítima da Lusitânia Romana: Exportação e Circulação de Bens Alimentares. Orientadores: Prof. Doutor Filipe Themudo Barata e Prof. Doutor Carlos Fabião.

2008-2010

Mestrado em Gestão e Valorização do Património Histórico e Cultural, Ramo Património Artístico e História de Arte, na Universidade de Évora, com a classificação final de 17 valores.

Dissertação: Para uma valorização dos Itinerários Comerciais Romanos do Alto-Império no Atlântico – O papel do Património Cultural Subaquático (Aprovada por unanimidade com 18 valores)

Orientador: Prof. Doutor Filipe Themudo Barata 2007/2008

Pós-graduação em Arqueologia Náutica Mediterrània na Faculdade de Geografia e Historia da Universidade de Barcelona.

Trabalho final de Pos-Graduação: Cortiçais (Peniche): Um Naufrágio Romano Alto Imperial na Costa Atlântica

Lusitana.

Orientador: Prof. Doutor Xavier Nieto 2001-2005

Licenciatura em História, variante de Arqueologia, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, com a classificação final de 15 valores.

Tese de Seminário: Porto de Sines em Época Romana (Aprovada com a classificação de 17 valores) Orientadores: Prof. Doutor Vasco Mantas e Prof. Doutor José d’Encarnação.

2003/2004

Programa Sócrates/Erasmus na Facultà di Beni Culturali, Università degli Studi di Lecce (Italia). 1998-2001

Escola Secundária de Vendas Novas, Curso de Humanidades, com a classificação final de 16 valores.

C

ARGO

A

CTUAL

:

Bolseira de Investigação – FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia) Doutoranda em História no Cidehus – Universidade de Évora.

(2)

C

ARGOS

A

NTERIORES

:

ARQUEOLOGIA:

De 18 de Julho a 30 de Setembro de 2011 - Acompanhamento Arqueológico de Frente Aquática no Canal de Jusante (Aproveitamento Hidroeléctrico do Baixo-Sabor)

De 31 de Agosto a 16 de Setembro de 2009 - Escavação Arqueológica no Sítio do Atalho (Meimoa-Penamacor),

villa Romana.

De 29 de Julho a 28 de Agosto de 2009 - Escavação Arqueológica no Cimo de Vila (Penamacor), sítio com ocupação, proto-histórica, romana, medieval e moderna.

De 20 de Abril a 25 de Julho de 2009 - Acompanhamento arqueológico de Frente Aquática do Emissário Submarino da Lagoa de Albufeira – Projecto de Execução dos Sistemas de Drenagem e Elevatórios dos Subsistemas de Lagoa/Meco e Santo António (Sesimbra)

De 23 a 27 de Março de 2009 - Sondagens arqueológicas no povoado calcolítico de Monte da Poia, no âmbito dos trabalhos da Fase Preparatória da Execução da Empreitada Geral de Construção do «Aproveitamento Hidroeléctrico do Baixo Sabor»

De 19 de Janeiro a 28 de Fevereiro de 2009 - Acompanhamento Arqueológico subaquático da Variante de Alcácer – 2ª fase – Atravessamento ferroviário do Sado: Ponte e Viadutos de Acesso.

De Setembro a Dezembro de 2008 - Inventário e registo do património etnográfico e edificado, e realização de sondagens arqueológicos de diagnóstico, no âmbito dos trabalhos da Fase Preparatória da Execução da Empreitada Geral de Construção do «Aproveitamento Hidroeléctrico do Baixo Sabor»

Julho e Setembro de 2008 - Sondagens arqueológicas no sítio arqueológico Quinta das Covas, villa de época romana. (Tábua - Coimbra).

Julho e Agosto de 2008 - Acompanhamento Arqueológico da Instalação de Túneis de Captação e Emissários, no âmbito do Projecto Aquícola de Engorda de Pregado de Mira. (Distrito de Coimbra)

De 15 de Janeiro a 15 de Junho de 2008 - Acompanhamento Arqueológico Subaquático da empreitada de construção da Marina de Ponta Delgada (Portas do Mar) – S. Miguel – Açores.

Acompanhamento arqueológico de dragagens; realização de sondagens em local de naufrágio de embarcação com casco de madeira (séculos XVII a XIX); acompanhamento de limpeza, levantamento, registo arqueográfico e arqueológico de naufrágio de Vapor Inglês do Século XIX.

De 28 de Julho a 5 de Agosto de 2007 - Campanha de prospecção subaquática com recurso a detector de metais e registo arqueográfico no sítio de naufrágio de Época Moderna Vale de Frades. (Lourinhã)

De 17 de Janeiro a 30 de Setembro de 2007 - Acompanhamento Arqueológico da empreitada de construção do Canal Cuba – Vidigueira do sistema primário de rega do empreendimento de fins múltiplos do Alqueva.

De 4 de Outubro a 29 de Dezembro de 2006 - Escavação de Emergência em Castanheira do Ribatejo, no âmbito da Empreitada de Duplicação do Adutor de Castelo de Bode entre a Quinta da Marquesa e a Central Elevatória de Vila Franca de Xira (EPAL SA). Local com ocupação Romana, Visigótica e Islâmica.

De 5 a 13 e de 22 a 25 de Novembro de 2005 - Fotografia, caracterização e inventário em Base de Dados informática dos materiais romanos recolhidos em Maio de 2005 no sítio dos Cortiçais-Peniche. (CNANS, Lisboa) De 17 de Junho a 2 de Julho de 2006 - Trabalhos arqueológicos subaquáticos em vestígios de época romana no sítio dos Cortiçais, em Peniche. (CNANS/IPA)

(3)

De 11 de Janeiro a 2 de Setembro de 2006 - Acompanhamento Arqueológico da construção do acesso rodoviário sobre o Tejo (A10 - Benavente-Carregado)

De 14 a 21 de Agosto de 2005 - Trabalhos arqueológicos de prospecção subaquática, na Península da Mitrena – Setúbal.

ENSINO:

De 8 de Dezembro de 2010 a 13 de Julho de 2011 – Professora contratada no grupo de recrutamento [200] Português e Estudos Sociais/História, na Escola 2/3 Hermenegildo Capelo (Palmela).

De 21 de Setembro de 2009 a 31 de Agosto de 2010 – Professora contratada no grupo de recrutamento [200] Português e Estudos Sociais/História, na Escola Básica e Secundário das Velas (São Jorge – Açores)

T

RABALHO

V

OLUNTÁRIO

:

De 26 de Setembro a 7 de Outubro de 2005 - Actividade de investigação no Arquivo Municipal de Lourinhã. Intervenção enquadrada no projecto de realização da Carta Arqueológica Subaquática do Concelho da Lourinhã. De 30 de Abril a 15 de Maio de 2005 - Trabalhos arqueológicos subaquáticos em vestígios de época romana no sítio dos Cortiçais, em Peniche. (CNANS/IPA)

De 6 a 10 de Setembro de 2004 - Trabalhos arqueológicos (realização de sondagens de diagnóstico) no terreno junto à Calçada D. Gonçalo Hermingues, no Centro Histórico de Ourém.

De 23 a 27 de Agosto de 2004 - Campanha de escavação arqueológica no Castelo de Montemor-o-Novo.

De 6 a 16 de Julho de 2004 - Campanha de escavação arqueológica de Povoado Proto-Histórico de Pêra Velha, em Vila Nova de Paiva. (Viseu)

Maio de 2004 - Campanha de escavação arqueológica em Povoado de Época Messapica, na localidade de Cunella em Muro Leccese (Università degli Studi di Lecce – Dipartimento di Beni Culturali, Lecce – Itália).

De 7 a 25 de Julho de 2003 - Trabalhos de escavação arqueológica nas Ruínas do Museu Monográfico de Conímbriga.

De Março a Maio de 2003 - Classificação e registo em base de dados de Cerâmica Comum Romana de Conímbriga. Agosto de 2002 - Campanha de Escavação Arqueológica da Anta do Rego da Murta, em Alvaiázere.

P

RINCIPAL ÁREA CIENTÍFICA DE INVESTIGAÇÃO

:

Arqueologia Subaquática e Arqueologia Romana.

O

UTRAS ÁREAS CIENTÍFICAS DE INTERESSE

:

História Marítima; Valorização do Património Cultural; História Económica do Império Romano.

P

ARTICIPAÇÃO EM

R

EUNIÕES

C

IENTÍFICAS

:

Comunicante no II Workshop Em Gestão e Valorização do Património Histórico e Cultural - Os Espaços de Memória

e as Memórias dos Espaços, realizado nos dias 3 e 4 de Novembro de 2011, com a comunicação Para uma valorização dos Itinerários Romanos no Atlântico – O papel do Património Cultural Subaquático.

(4)

realizado entre 26 de Setembro e 1 de Outubro de 2011 em Vannes (Bretanha, França). Poster apresentado em co-autoria com Alessia Amato, intitulado “Romanos e Muçulmanos no Atlântico Português”.

Comunicante nas IV Jornadas de Jovens em Investigação Arqueológica (JIA 2011) realizadas em Maio de 2011 na Universidade do Algarve, com a seguinte comunicação: Arqueologia Subaquática Romana em Portugal: Evidências,

Perplexidades e Dificuldades

Comunicante nas Jornadas do Mar – “A Nova Era dos Descobrimentos”, realizadas na Escola Naval de 8 a 12 de Novembro de 2010, com a seguinte comunicação: Itinerário Cultural – Instrumento para o estudo das rotas marítimas históricas: O património cultural subaquático de época romana – estudo de caso.

Comunicante no Colóquio Internacional Octávio Lixa Filgueiras: Arquitecto de Culturas Marítimas – Museu Marítimo de Ílhavo – 17 e 18 de Novembro de 2008. IV Painel: Arqueologia Subaquática, com a seguinte comunicação: Vale

de Frades – Vestígios de um Naufrágio de Época Moderna.

O

RGANIZAÇÃO DE

R

EUNIÕES

C

IENTÍFICAS

:

Elemento da Comissão Organizadora do Colóquio Entre a História, a Estética e a Técnica: Diálogos de Património

Cultural, organizado no âmbito do Mestrado em Gestão e Valorização do Património Histórico e Cultural

2008/20010, realizado na Universidade de Évora no dia 18 de Setembro de 2009.

Coordenadora da sessão “Arqueologia Subaquática – Dez anos de Convenção da UNESCO para a protecção do Património Cultural Subaquático” incluída nas IV Jornadas de Jovens em Investigação Arqueológica (JIA 2011) realizadas em Maio de 2011 na Universidade do Algarve.

C

ONFERÊNCIAS ASSISTIDAS E ACÇÕES DE FORMAÇÃO

:

Frequência do Laboratório teórico-prático sobre Ânforas Romanas de Produção Hispânica (IIIº Encontro de Estudos sobre Cerâmica Antiga do Noroeste Peninsular) realizado na Faculdade de Historia do Campos Universitário de Ourense (Universidade de Vigo, Galiza), nos dias 13 e 14 de Outubro de 2011, com uma duração de 16h horas. Frequência do Curso “A dinâmica económica do porto de Olisipo: o estudo das ânforas”, realizado no Museu do Teatro Romano, no dia 13 de Dezembro de 2010. Docência a cargo dos Arqueólogos João Pimenta e Vitor Filipe. Frequência da acção de formação “História, Expansão e Insularidade”, promovida pelo Centro de Formação de Associação de Escolas da Terceira, São Jorge e Graciosa, entre os dias 26 e 30 de Outubro de 2009, com classificação de Muito Bom. Acção leccionada pela formadora Teresa Valadão, na Escola Básica e Secundária da Calheta (Ilha de São Jorge), com uma duração de 30 horas (1,2 créditos).

Participação no 1º Encontro de Arqueologia e História de Alcácer do Sal, 22, 23 e 24 Maio de 2009.

Participação no Workshop de Arqueologia Náutica e Subaquática “Prospecção e Registo Arqueográfico”, organizado pela GEPS, 7 e 8 de Julho de 2007, Peniche.

Participação no “Atelier de iniciação ao registo expedito de estruturas submersas”, leccionado pela Dr.ª Maria Luísa Blot, 26 e 27 de Maio de 2007, em Peniche.

Participação na Conferência Internacional Intercâmbio de produtos no mediterrâneo antigo: os objectos de comércio, 11 e 12 de Maio de 2007, Mértola.

Participação no Simpósio A Costa Portuguesa no panorama da Rota Atlântica durante a Época Romana, 16 a 18 de Novembro de 2006, Peniche.

Frequência do IV Curso Livre de Desenho Arqueológico – Módulo do Material Cerâmico, da APIA, realizado entre 6 e 27 de Maio de 2006.

Participação na 1ª Jornada sobre Acompanhamento Arqueológico de Obras na Frente Aquática que decorreu no dia 17 de Dezembro de 2005 na sede do CNANS (Centro Nacional de Arqueologia Náutica e Subaquática) em Lisboa.)

(5)

Participação no Colóquio “Percursos e projectos de antigos estudantes do Instituto de Arqueologia” que decorreu no

dia 18 de Abril de 2005 na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.)

Participação nas Oficinas da História II – A História Tal Qual se Faz, realizadas nos dias 12 e 13 de Novembro de 2001 na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

P

ROMOÇÃO DE ACÇÕES DE FORMAÇÃO

:

Formadora no Workshop de Introdução à Arqueologia Subaquática, realizado nos dias 8 e 15 de Outubro de 2011, na sede no MAEDS (Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal), promovido pelo CEB (Centro de Estudos Bocageanos).

P

UBLICAÇÕES

:

BLOT, Jean-Yves et alii (2006) – “O Sítio Submarino dos Cortiçais”. Actas das I Jornadas de Arqueologia e

Património de Região de Peniche – Apresentação de projectos e trabalhos em curso - Peniche, 3 e 4 de Junho de

2005, Coordenação editorial de Rui Venâncio, Edição da Câmara Municipal de Peniche, Setembro de 2006, Peniche, pag.157 a 226.

BOMBICO, Sónia (2007) – “Naufrágio Romano nos Cortiçais: Mar de Peniche guarda segredos de há dois mil anos” in Rua Larga nº 17, Revista da Reitoria da Universidade de Coimbra, Edição do Gabinete de Comunicação e Identidade da Universidade de Coimbra, Julho de 2007, pág. 17 e 18.

BOMBICO, Sónia et alli (2009) – “Vale de Frades (Lourinhã) – Vestígios de um Naufrágio de Época Moderna” in ALVES, Francisco e GARRIDO, Álvaro - Octávio Lixa Filgueiras: Arquitecto de Culturas Marítimas. Actas do Colóquio Internacional Octávio Lixa Filgueiras: Arquitecto de Culturas Marítimas – Museu Marítimo de Ílhavo, Âncora Editora, pág. 213-231.

BOMBICO, Sónia – “Itinerário Cultural – Instrumento para o estudo das rotas marítimas históricas: O património cultural subaquático de época romana – estudo de caso” in Actas das Jornadas do Mar – “A Nova Era dos

Descobrimentos”, realizadas na Escola Naval de 8 a 12 de Novembro de 2010. (No prelo)

BOMBICO, Sónia – “Arqueologia Subaquática Romana em Portugal – Evidências, Perplexidades e Dificuldades” in

Actas das IV Jornadas de Jovens em Investigação Arqueológica (JIA 2011), Maio de 2011, Universidade do Algarve,

Faro. (No prelo)

AMATO, A. e BOMBICO, S. – “Romans and Muslims in the Portuguese Atlantic” in Ancient maritime communities and the relationship between people and environment along the European Atlantic coasts (2011), British Archaeological Reports (B.A.R.) (No prelo)

Referências

Documentos relacionados

1) Quatro bons jóqueis brasileiros es- tão radicados em Buenos Aires, e com sucesso. Jorge Ricardo lá está há 10 anos, e mesmo tendo ficado fora das pis- tas duas vezes por

ORQUESTRA DO TEATRO NACIONAL DA ÓPERA DE PARIS ORQUESTRA FILARMÔNICA DE NOVA YORK REGENTE: PIERRE BOULEZ FILARMÔNICA DE BERLIM REGENTE: HERBERT VON KARAJAN ORQUESTRA REAL

Assim sendo, o objetivo geral deste trabalho é propor um modelo de predição precoce que mapeie o desempenho dos alunos em cursos de nível superior, na modalidade de ensino a

PROPOSTA DE MODELO DE PRÁTICAS DE GESTÃO E OPERACIONAL NA EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO DE PETRÓLEO (E&P), PARA ATENDER OS REQUISITOS DE REGULAMENTOS TÉCNICOS DA AGÊNCIA NACIONAL DE

níveis de sustentabilidade de três propriedades familiares das comunidades nova união e vida feliz da área indígena sateré mawé, no rio andirá, município

Annali delia Facoltà di Lettere e Filosofia, Bari, Itália, XXIV (1981).. Annali delia Facoltà di Lettere e Filosofia, Università degli Studi di

Raffaele DE GIORGI, Università degli studi del Salento Le periferie della modernità nella teoria della società Marco MAZZAMUTO, Università degli studi di Palermo Esiste una

O Quadro 3 ilutra um exemplo preenchido do Formulário de identificação, análise e avaliação de riscos para o processo “Abertura de processo de incubação e