• Nenhum resultado encontrado

MÓDULO IX - AULA 2 O CORPO CAUSAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MÓDULO IX - AULA 2 O CORPO CAUSAL"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

MÓDULO IX - AULA 2 – O CORPO CAUSAL

Em nosso opúsculo sobre este mesmo tema, são abordados temas como o Pensamento Causal e Função dos Corpos, trazendo algumas considerações importantes sobre a evolução humana, lembrando que os ensinamentos que recebemos, segundo o Mestre Djwal Khul, são sistematizados de maneira a que a compreensão seja favorecida e a aplicação na vida seja eficaz. Nosso Curso de Formação tem seguido esta linha de pensamento para que alcancemos maior compreensão. Nesta aula seguirei os temas apresentados no opúsculo, porém marcando sempre a correspondência que existe entre os Cursos ministrados na Egrégora; em nossa revista, Entusiasmo, temos o programa por nós seguido:

EGRÉGORA GRUPAL

Sob orientação dos Mantenedores da nossa Egrégora Grupal seguimos o seguinte esquema de trabalho:

• CURSO INTRODUTÓRIO (para qualquer pessoa interessada) • RAÇAS

• HIERARQUIA E CORPOS DE MANIFESTAÇÃO • INICIAÇÕES

• CORPO CAUSAL E EGO

Por se tratar de uma seqüência de cursos, seguindo um plano de expansão de conhecimento sobre Esoterismo é necessário que a

participação seja constante e, por isso, não será permitida a participação em um a quem não fez o anterior.

• Há também um curso denominado Esoterismo e Fogo Sagrado, aberto aos participantes da Egrégora.

• Após seis meses do Curso Introdutório, o discípulo adquire o direito de, a partir de orientação específica, realizar um trabalho individual com os Chakras. Para isto será marcada uma reunião de orientação. A data e o local serão divulgados na revista.

• Após seis meses, poderá também participar do Ofício de Assistência ao Plano Astral (OAPA) e do Ofício do 5o Raio em Amor.

(2)

De certa forma, ao atingirmos a compreensão do conceito de Corpo Causal, suas características e atuação repassamos o nosso aprendizado e ampliamos o nosso olhar, resumindo e sintetizando tudo o que temos aprendido e passamos a aplicar com Consciência as Orientações de nossos Mantenedores.

“Corpo Causal: É o segundo corpo Mental, que designamos sob seu nome distintivo de: “Corpo Causal”. Damos-lhe este nome em virtude de nele residirem todas as causas cujos efeitos se manifestam nos planos inferiores. É o receptáculo, o reservatório, onde todos os tesouros do homem se acham acumulados para a eternidade e vai sempre se desenvolvendo sem parar. É no corpo causal que são assimilados todos os resultados duráveis da atividade humana. Num ser embrutecido, ele no começo é como um tênuo véu incolor vai se fortalecendo e se revestindo de cores maravilhosas na medida em que vão passando as reencarnações e vai se tornando exuberante, vibrante energeticamente, adquirindo vida ativa no PLANO MENTAL SUPERIOR. Conhecido como fio-ego, sutrâtma reencarnador. Neste corpo reside o Karma e o Darma, sendo que o darma tem atributos imortais e o Karma atributos temporários, onde se trava esta luta energética para purificar e queimar essas energias negativas.”

http://www.espiritualismo.hostmach.com.br/esp2.htm

http://br.geocities.com/vivencias_estudos/apostilasc riatura/apostila9/apostila9.htm

(3)

I - Funções do Corpo Causal:

Como já vimos o Corpo Causal localiza-se no MENTAL ABSTRATO, é o Pensador, sua principal função é organizar todas as informações de nossas inúmeras encarnações, desde o momento em que a Mônada (Ser de Fogo Branco) escolheu evoluir neste planeta, assim temos como funções deste corpo:

A) Manter o Conceito Imaculado:

Como ponto de ancoragem do Ego na mais densa matéria, (os outros pontos de descida são mais sutis: Atma e Buddhi), neste nível de vibração reside a individualidade, aquele aspecto imutável e consciente, que alguns esoteristas denominam alma espiritual; pois bem, a essência do homem encontra-se neste nível e é o corpo Causal o depositário deste “projeto original”.

B) Arquivar as experiências ao longo das encarnações:

Todo o processo de descida teve um propósito muito claro: favorecer a experiência do Ego com a densa materialidade, óbvio que ao manusear o campo material houve um identificar-se com a matéria ao ponto de aprisionar-se no plano material; entretanto o programa a ser cumprido continua... assim, o resultado de toda experimentação no mundo material é registrada e arquivada no Causal. Este quesito favorece a que qualquer servidor da Luz possa perceber que as Virtudes presente no Corpo Causal manifestam-se naturalmente enquanto que as energias circulantes nos servem de sinalização para o que se encontra faltante.

C) Fornecer conceitos abstratos:

Aquela “voz interior” traz em sua mensagem o que conseguiu amealhar de palavras, conceitos e compreensão do Mental Abstrato; é do Causal que nos são enviadas as senhas e toques para que direcionemos nosso viver e é a isso que nos referimos quando falamos em consciência crística: acessar o Mental Superior o que moto contínuo nos conduzirá a Buddhi, O Cristo ou Ego.

D) Age puxando o homem para cima:

Quanto mais qualificado esteja o Corpo Causal maior atração sobre os corpos físico, emocional e mental vai acontecer, desta maneira podemos observar as situações que nos exasperavam anos atrás e que hoje não mais nos atingem; bem como algumas virtudes que adquirimos são influências daquele corpo, uma vez que à medida que se requalifica mais influência tem sobre os planos vibratórios abaixo.

(4)

II – Composição do Corpo Causal

Composto da energia dos 3 sub-planos do Mental Superior o Causal torna-se a ponte com o búdico.

As características marcantes deste plano vibratório são os conceitos, idéias, cores, vibração; o estado abstrato das coisas, suas possibilidades e natureza. A beleza, a harmonia a captação do estado de unidade são os principais componentes que se refletem neste Plano e podem ser acessados pelo Corpo Causal.

No gráfico abaixo uma visão global do Plano Cósmico:

(5)
(6)

III – Pensamento Causal

Aquilo que é denominado pensamento causal é em realidade a imagem a que se refere um pensamento, são conceituações que virão a definir a forma no plano denso. Quando estamos em meditação nos encontramos em conexão com este “tipo de pensamento” que nos invade e nos direciona, pois é a essência, o projeto original que nos instiga na consecução de nosso aprendizado no físico. Isto se dá de maneira semelhante ao conceito de beleza, harmonia, perfeição para cada um de nós. O que parece belo para um pode não sê-lo para outrem, porém ambos partilham do mesmo conceito: Beleza.

Como integrantes de uma grande orquestra cada Presença Divina possui um determinado “campo” de atividade, seu Raio de manifestação que inspira uma determinada Virtude que compõe o EGO e deve refletir na personalidade; para a personalidade isto ocorrerá através do pensamento causal.

IV - Desenvolvimento do Corpo Causal

Seu desenvolvimento é um trabalho das personalidades, ao longo das encarnações, sendo que a cada ciclo reencarnatório o EGO prepara as condições necessárias para que as energias sejam devidamente requalificadas e retornem ao “Tesouro no céu”, gerando assim, uma maior conexão da personalidade com o Cristo até que se completem todos os anéis luminosos do Causal.

Na encarnação presente todos temos a grande possibilidade de aprimorar nossa jornada espiritual através da expansão de Chamas, Decretos Exercícios Espirituais, Serviços Prestados (OAPA , 5º Raio, Amorização, Linha da Vida) Disparo, além é claro da edificação do caráter, que ocorre em nosso íntimo, através da reforma interior. Tais instrumentos nos auxiliam a silenciar a mente e as emoções e permitir que a vibração crística se instale.

A humanidade em geral tem a possibilidade vibratória de deixar-se conduzir pelas energias do Mental Abstrato, nós, chelas, recebemos o conhecimento do Fogo Sagrado justamente porque as energias de nosso Corpo Causal nos impelem ao serviço!

V – FUNÇÕES DOS CORPOS

Os corpos de manifestação, como já estudamos, relacionam-se com os Planos, como podemos ver na tabela acima. Na descida seria natural e esperado que o EGO atingisse o nível mai denso de manifestação material (físico denso) e se utilizasse dos pequeninos elementais para confeccionar formas de modo a exercitar o conhecimento de transformar uma forma pensamento ou sentimento em matéria física densa, o que ocorreu foi que com a experimentação o EGO foi densificando as energias e aprisionando elementais nas formas criadas, “descolorindo” o Corpo

(7)

Causal, isto é, condensando a energia primeva nos níveis de baixa vibração a tal ponto que houve a necessidade de se criar o processo das Reencarnações (Roda de Sansara).

“É bom lembrar que antes da queda já havia a substância elemental, com os elementos materiais vibrando, cada um em 7 níveis, porém não havia peso, não havia forma. Com a descida vibratória do Ego todas estas criações se precipitaram, criando uma personalidade, vibrando nos mais baixos níveis e houve uma densificação dos elementos planetários. Pelo fato de haver a substância planetária com seus vários níveis vibratórios já era prevista a queda do Ego. Com a nossa compreensão limitada e com os elementos que dispomos, é impossível explicar isto de forma melhor.

Como a manifestação energética vem do Ego existia um nível de vibração que provocava o Pensamento Causal desencadeando, na matéria, ondas que seriam as formas- pensamento, revelando várias faces de uma mesma realidade. Um mesmo Pensamento Causal poderia se apresentar em forma, cor e peso diferentes entre si, mas com o mesmo objetivo porque em nível Causal existe o que se conhece por conceitual, como concepção, o que é muito complexo para manifestar-se na matéria, em vibração. Então como manifestação desdobra-se em várias formas pensamento. Isto, na queda vibratória pode ser explicado de uma forma simples através da roda de reencarnações porque a mesma energia desqualificada gera várias personalidades.

No Pensamento Causal o processo é o mesmo: como é em cima é em baixo. Por tudo isto a função da manifestação do Ego é Seu próprio crescimento, manifestando da melhor forma vibratória o Pensamento Causal na matéria, especializando-Se em trazer à manifestação a forma, o mais próximo possível daquele Pensamento Causal.

Uma analogia a isto é o artista que mentaliza, visualiza, concebe uma determinada situação, um projeto, um quadro, uma peça e para lhes dar forma trabalha o barro, a tinta etc.. tentando chegar o mais próximo possível do que foi concebido. Quanto mais se aproximar, mais realizado e mais dono desta qualidade se torna. No caso do Pensamento Causal, tem que ser revisto o plano material, com o mental em destaque entender o plano mental com seus níveis de vibração, concreto e abstrato, e toda a concepção convencional transmitida nos cursos anteriores,

O ser quando evolui tem que chegar ao mental inferior e, então começa a caminhar realmente, atravessando a divisória do Mental Superior para depois tomar posse do seu Plano Causal.

(8)

Nesse círculo é que a personalidade faz a virada para o EGO, para realmente tomar consciência. Então, didaticamente falando, a existência, por si, a consciência, a unidade só ocorre após esta virada. O acesso ao Corpo Causal, enquanto propriedade, só se dá após a subida ao plano mental, podendo hoje, ocorrer desencarnado.” Opúsculo Corpo Causal pág. 34-36

Corpo Causal

Referências

Documentos relacionados

Até a década de 1980, a espécie foi intensivamente estudada em habitats com baixo grau de antropização, como o Pantanal matogrossense e os Llanos venezuelanos, regiões

Assegurada a reposição da normalidade das condições de vida da população da área afetada pelo acidente grave ou catástrofe, deverá ser declarada a desativação

Uma vez que, nesta pesquisa, trabalhamos sob a perspectiva, entre outras, de que o LDP é um artefato pedagógico por meio do qual as políticas públicas

Foram delineadas metas para alcançar este objetivo: - resgatar registros históricos acerca da utilização das “caixas” dentro da comunidade quilombola do Curiaú,

Este trabalho apresenta as seguintes contribuições: Possibilidade de utilização de m-learning nos ambientes de ensino a distância; Possibilidade de inclusão de objetos de

Conclui-se que a Justiça Terapêutica é um programa multidisciplinar e não adversarial, conduzido pelo Poder Judiciário, que busca oferecer aos acusados de praticarem

De posse dos conceitos de Luckesi passamos a es- tudar “O sucesso escolar através da Avaliação e da Re- cuperação” de Maria Celina Melchior, nesse estudo a au- tora trás

Era de estatura média e, embora realmente frágil (morreu tuberculoso), não parecia tão frágil como era. Não usava barbas nem bigodes, era louro sem cor, olhos azuis. Não teve