• Nenhum resultado encontrado

Nota fiscal paulista: uma estratégia para reduzir a sonegação fiscal

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Nota fiscal paulista: uma estratégia para reduzir a sonegação fiscal"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Nota fiscal paulista: uma estratégia para reduzir a sonegação fiscal

Andreia Diniz A. H. Siqueira1 Celene da Silva Oliveira2 Raquel Prediger Anjos3

RESUMO

O Programa Nota Fiscal Paulista vem de encontro ao combate à sonegação fiscal e ampliação da arrecadação por do Governo do Estado de São Paulo, oferece benefícios aos consumidores como prêmios em dinheiro e abatimento em impostos. em forma da créditos. Esta pesquisa busca investigar como tem sido a repercussão do Programa Nota Fiscal Paulista na população de Andradina - SP. Para tanto, foram entrevistados, por meio de questionário previamente elaborado, os alunos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis das Faculdades Integradas Rui Barbosa, no município de Andradina - SP, no dia 12 de setembro de 2013. Os questionários totalizaram 123 entrevistados. A amostra, portanto, possui caráter não probabilístico intencional. Os resultados foram analisados por meio de estatística descritiva. A pesquisa não encontrou diferença significativa no aumento da exigência na solicitação de nota fiscal entre os entrevistados, a partir do Programa. Apenas metade deles são cadastrados no Programa, mas a maioria considera-se mais exigentes após o incentivo do Governo ao Programa.

Palavras-chave: Programa Nota Fiscal Paulista. Incentivo. Arrecadação. Sonegação Fiscal.

1 Introdução

Programas de combate à sonegação fiscal criados pelos governos Federal e Estaduais vêm surgindo como estratégia para ampliar a arrecadação tem sido bem recebidos pelos consumidores devido aos benefícios oferecidos. Dentre os Programas encontramos a Nota Fiscal Paulista, que é um programa de estimulo à cidadania fiscal no Estado de São Paulo, que gera créditos aos consumidores, aos cidadãos e às empresas do Estado (RECEITA FEDERAL, 2013).

Criado como forma de incentivo aos cidadãos que adquirem mercadorias e cobram do estabelecimento comercial o documento fiscal, o Programa beneficia este consumidor com

1 Graduanda do Curso de Ciências Contábeis na FIRB. 2

Graduanda do Curso de Ciências Contábeis na FIRB.

3

Mestre em Ciências Contábeis pela UFPR. Graduação em Pedagogia e Ciências Contábeis. Professora na FIRB. E-mail: raquelprediger@gmail.com

(2)

créditos em Impostos ou em dinheiro, ou ainda concorrer a prêmios em dinheiro (RECEITA FEDERAL, 2013).

Embora não esteja amplamente aceito pela população, pois muitos temem que ao pedir nota fiscal sua particularidade seja quebrada, ou seja, que através do seu CPF, outros possam acessar dados sigilosos, de acordo com a Receita Federal (2013), o Programa devolve 30% do ICMS recolhido pelo estabelecimento a seus consumidores, fazendo com que os atrativos do Programa estimulem muitos consumidores à sua adoção. Dadas estas informações, esta pesquisa objetiva identificar como tem sido a repercussão do Programa Nota Fiscal Paulista na população de Andradina - SP?

2 Nota Fiscal Paulista

O Programa Nota Fiscal Paulista é um incentivo para que os consumidores exijam do estabelecimento comercial o documento fiscal. Baseado no numero do CPF ou CNPJ, este consumidor recebe créditos e concorre a prêmios em dinheiro. (SECRETARIA DA FAZENDA, GOVERNO DO ESTADO DE SAO PAULO, 2013)

Criado em 2007, o programa do governo do estado de São Paulo ainda oferece a troca dos créditos do imposto para redução do valor do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores). (RECEITA FEDERAL, 2013). O programa vem, principalmente, para combater a sonegação fiscal, alem do estimulo ao consumo consciente, com preferência ao estabelecimento legalizado, que fornece documento fiscal, evitando os ambulantes e a pirataria.

Diversas formas de incentivos fiscais existem atualmente no Brasil, alguns deles são citados por Estigara, Pereira e Lewis (2009, p. 69):

• Doações às entidades sem fins lucrativos e de utilidade pública federal; • Doações a instituições de ensino e pesquisa;

• Lei de incentivo à cultura (Lei Rouanet) Lei º 8.313/91; • Lei do audiovisual;

• Fundo dos direitos da criança e do adolescente; • Programa Universidade para Todos (PROUNI); • Lei do esporte;

(3)

• Incentivos à ciência, tecnologia e inovação (diversas leis e programas).

Este programa não é inédito como método de incentivo ao consumidor pedir a nota fiscal. Ouros programas de natureza semelhante surgiram antes e após a Nota Fiscal Paulista, em que são oferecidas recompensas de diferentes como forma de incentivo à exigência de documento fiscal pelos consumidores na compra de produtos e serviços (CARVALHO, 2010). O Programa do Governo do Município de São Paulo, Nota Paulistana e o Programa de Incentivo fiscal do Distrito Federal, Nota Legal, são citados por LIMA (2011).

O ICMS é o principal imposto incidente sobre consumo envolvido nos programas de incentivo fiscal, na maior parte dos programas, inclusive do Programa Nota Fiscal Paulista. O ICMS é de competência dos estados e do Distrito Federal. É regulamentado pela Lei Complementar 87/1996, a chamada Lei Kandir, alterada posteriormente pelas Leis Complementares 92/97, 99/99 e 102/2000. (LIMA, 2011).

3 Procedimentos Metodológicos

Foram entrevistados, por meio de questionário previamente elaborado, todos os alunos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis das Faculdades Integradas Rui Barbosa, no município de Andradina - SP, que estiveram presentes e que se prontificaram a responder as questões no dia 12 de setembro de 2013. Os questionários preenchidos totalizaram 123 entrevistados. A amostra, portanto, possui caráter não probabilístico intencional.

As questões investigam primeiramente as características dos entrevistados, bem como seu conhecimento e interesse no programa de incentivo fiscal Nota Fiscal Paulista, ou demais programas oferecidos pelo Governo. As variáveis foram elaboradas a partir da literatura estudada. Aos entrevistados que afirmaram estar cadastrados no programa, ainda inferiu-se o objetivo na utilização do programa, dificuldades e vantagens encontradas. Estas variáveis, aplicadas apenas aos entrevistados cadastrados no Programa, somaram 52 questionários respondidos. O questionário geral de pesquisa totalizou doze variáveis. As informações encontradas referem-se aos fatos ocorridos na data da pesquisa. Os resultados foram analisados por meio de estatística descritiva.

(4)

4 Resultados e Discussões

Foram entrevistados um total de 123 estudantes. Os resultados da pesquisa apresentam 54 entrevistados do gênero masculino (43,9%) e 69 do feminino (56,1%), como pode ser acompanhado na Figura 1.

Figura 1 - Gênero

Na presente pesquisa que investiga as vantagens e benefícios do programa Nota Fiscal Paulista, dentre os 123 entrevistados percebeu-se que a grande maioria são graduados, totalizando 77,24%. Os demais dados estão na tabela a seguir.

Tabela 1 - Grau de Instrução

GRAU DE INSTRUÇÃO NIVEL FUNDAMENTAL 0 0,00% NIVEL MEDIO 24 19,51% GRADUADOS 95 77,24% POS-GRADUADOS 4 3,25% TOTAL 123 100%

Uma melhor visualização dos resultados encontrados sobre o nível de instrução dos entrevistados é possível pela Figura 2.

(5)

Figura 2 - Grau de Instrução

Quando questionados sobre o programa de incentivo fiscal Nota Fiscal Paulista, criado pelo governo Dos entrevistados, 113 (91,87%) afirmam conhecer o programa e 10 (8,13%) não conhecem.

Ainda investigando o conhecimentos dos entrevistados sobre o programa pesquisado, questionou-se que eles sabiam quais os produtos geram maior credito na utilização da nota fiscal paulista e 83 entrevistados afirma não ter conhecimento sobre estes produtos, ou seja, 67,48%. Outros 40 (32,52%) sabiam informar os produtos geram crédito no programa.

A pesquisa encontrou diferença insignificante entre os entrevistados que tiveram aumento na exigência na solicitação de nota fiscal, quando adquirem mercadorias. Um total de 60 entrevistados, 4918% afirmam estar pedindo mais nota fiscal, após o incentivo do programa e outros 62 (50,82%) não alteraram suas atitudes em relação a nota fiscal, como pode ser visto na Figura 3. Um entrevistado não respondeu a questão.

Figura 3 - Aumento do nível de exigencia

Dos 123 entrevistados, 52 responderam estar cadastrados no programa Nota Fiscal Paulista, ou seja 42,28%. Entretanto a maioria afirma não ser cadastrado, totalizando 71

(6)

entrevistados, 57,72%. Estes resultados estão apresentados na Figura 4. Se comparados os resultados com o nível de exigência na solicitação de nota fiscal, concluímos que 49% dos entrevistados consideram-se mais exigentes, mas apenas 42% cadastraram-se efetivamente no programa, indicando que o incentivo advindo do programa tem gerado resultados na população, na campanha contra sonegação de impostos, mesmo que esta mesma população não esteja recebendo benefícios pessoais com esta atitude.

Figura 4 - Cadastrados

Investigou-se ainda se os entrevistados utilizam outros programas de incentivo fiscal criados pelo governo. A maioria, ou seja 70,73% não utilizam demais programas.

Questionou-se aos entrevistados se tinham receio de haver quebra do sigilo fiscal, sendo que este fato poderia acarretar na decisão de não cadastrar-se no Programa. Entretanto, 62 entrevistados afirmaram não ter este receio e apenas 52 do total dos entrevistados cadastraram-se, sugerindo que o fator receio de quebra de sigilo fiscal não esteja influenciando os consumidores a se cadastrarem no programa Nota Fiscal Paulista.

(7)

Verificou-se primeiramente com os entrevistados cadastrados o objetivo pessoal na utilização do Programa. Abater nos impostos foi a opção mais assinalada entre eles, 32 dos entrevistados, 61,54%. Enquanto a escolha por reduzir as despesas estão em segundo lugar, 11 dos respondentes marcaram como objetivo, 21,15%. A opção menos assinalada está no desejo por exigir nota fiscal para que o Governo arrecade mais impostos, apenas 9, ou seja 17,31% marcaram esta opção. Os resultados estão empregados na Figura 6.

Figura 6 - Objetivo na utilização do programa

Também investigou-se a frequência que fazem uso do programa da Nota Fiscal Paulista. A maior parte dos 52 cadastrados no Programa afirmam verificar no site seus saldos e se ganharam nos sorteios. Os resultados encontram-se na Tabela 2.

Tabela 2- Acompanhamento da situação fiscal

CONFERÊNCIA NO SITE

SIM 34 65,38%

NÃO 18 34,62%

TOTAL 52 100%

Acerca do site para verificação na Receita Federal, inferiu-se àqueles que utilizam-se do programa Nota Fiscal Paulista se o site é de fácil acesso. A grande maioria afirma que sim 94,23%. Apenas três entrevistados dizem que não. Lembra-se aqui que a maior parte dos entrevistados possuem como grau de instrução ensino médio e graduação.

(8)

Figura 7 - Facilidade de acesso ao site

Por fim, averiguou-se com os entrevistados cadastrados se haviam sido contemplados no sorteio oferecido pelo Programa e 18 deles asseguraram que sim, 34,62%. Os dados gerais acerca da questão estão na Figura 8.

Figura 8 - Contemplados no sorteio Considerações Finais

Os resultados da pesquisa apresentam que 91,87% dos entrevistados afirmam conhecer o programa. Dos entrevistados 62 afirmaram não ter receio de quebra de sigilo fiscal. Seu principal objetivo é abater impostos. A maior parte dos 52 cadastrados no Programa afirmam verificar no site seus saldos e se ganharam nos sorteios. O site para verificação na Receita Federal, foi considerado de fácil acesso, resultado este, talvez pela amostra possuir alto grau

(9)

de instrução. Apenas 34,62% dos entrevistados cadastrados se já foram contemplados no sorteio oferecido pelo Programa.

Entretanto, o dado que mais chama atenção é não haver diferença significativa no aumento da exigência na solicitação de nota fiscal, quando adquirem mercadorias. O fato de a mesma proporção de entrevistados que são cadastrados, ou não no programa solicitarem nota fiscal indica não haver mudança comportamental do consumidor a partir do cadastro na exigência da Nota Fiscal. Percebe-se também, que, apesar de alguns entrevistados considerarem-se mais exigentes após o incentivo do Governo ao programa, alguns deles nem sequer cadastraram-se efetivamente no programa. Este fato indica que o incentivo advindo do programa tem gerado resultados na população, mesmo sem estar recebendo benefícios pessoais com esta atitude.

REFERENCIAS

ESTIGARA, Adriana; PEREIRA, Reni; LEWIS, Sandra A. L. B. Responsabilidade Social e Incentivos Fiscais. São Paulo: Atlas S.A., 2009.

CARVALHO, Hamilton Coimbra. O Governo quer que eu mude: Marketing social e comportamento do consumidor num programa governamental. Dissertação (Mestrado) - Universidade de São Paulo, 2010.

LIMA, Arthur Luiz Pinho de. Cidadania fiscal e o programa nota fiscal legal. 2011. Trabalho de conclusão de curso. Universidade de Brasília: Faculdade de Direito, 2011.

RECEITA FEDERAL, 2013. Nota Fiscal Paulista. Disponível em:

<http://www.receita.fazenda.gov.br/ Acesso em 8 set. 2013.

Referências

Documentos relacionados

Artigo 28. A utilización polas persoas inscritas nos rexistros do Consello Regulador das marcas, nomes comerciais e razóns sociais, axustarase ao disposto na Lei 2/2005, do 18

Modelo Lógico: metodologia IPEA Comissão de Monitoramento e Avaliação do PPA do Governo Federal Interministerial, coordenada pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e

O papel e atuação da Gestão para efetivação da inclusão escolar de alunos com deficiência 30h Início 23/04/21 Término 09/05/21 A definir entre atividades

O MULTI-MOVER S12 apenas pode ser conduzido após o operador ter conhecimento profundo do manual do utilizador e depois que o proprietário do Multi-Mover S12 tenha fornecido

Independente da verificação de qualquer dos danos previstos no item 10 (sinistros), a prestadora compromete-se a enviar à residência do participante/ segurado pedreiros,

Contacto com a pele : Não apresentou efeitos significativos ou riscos críticos.. Sinais/sintomas de

Gabriel Ribeiro em parceria com a São Paulo Turismo - SPTuris e a Prefeitura Regional de Vila Mariana, a Secretaria Municipal de Transportes - SMT, através da CET e por meio

Projeto de responsabilidade social do Grupo Gerdau é modelo para programa da Fiesp O Fundo Pró-infância dos Profissionais Gerdau serviu como exemplo para uma iniciativa lançada pela