• Nenhum resultado encontrado

ATIVIDADES 2º TRIMESTRE ARTES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ATIVIDADES 2º TRIMESTRE ARTES"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

ATIVIDADES – 2º TRIMESTRE

ARTES

ALUNO(a): _________________________________________________________ Nº: _____ ANO: 8º ano TURMA: ________

PROF.: _______________________________ DATA: ____/____/2017 UNIDADE: VV

JC

JP

PC

7_A R T E S _ G IS E LE _ 8A N O _2 5 -07 FESTA JUNINA Origem

As festas juninas homenageiam três santos católicos: Santo Antônio (no dia 13 de junho), São João Batista (dia 24) e São Pedro (dia 29). No entanto, a origem das comemorações nessa época do ano é anterior à era cristã. No hemisfério norte, várias celebrações pagãs aconteciam durante o solstício de verão. Essa importante data astronômica marca o dia mais longo e a noite mais curta do ano, o que ocorre nos dias 21 ou 22 de junho no hemisfério norte. Diversos povos da Antiguidade, como os celtas e os egípcios, aproveitavam a ocasião para organizar rituais em que pediam fartura nas colheitas. “Na Europa, os cultos à fertilidade em junho foram reproduzidos até por volta do século 10. Como a igreja não conseguia combatê-los, decidiu cristianizá-combatê-los, instituindo dias de homenagens aos três santos no mesmo mês”, diz a antropóloga Lucia Helena Rangel, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

O curioso é que os índios que habitavam o Brasil antes da chegada dos portugueses também faziam importantes rituais durante o mês de junho. Apesar de essa época marcar o início do inverno por aqui, eles tinham várias celebrações ligadas à agricultura, com cantos, danças e muita comida. Com a chegada dos jesuítas portugueses, os costumes indígenas e o caráter religioso dos festejos juninos se fundiram. É por isso que as festas tanto celebram santos católicos como oferecem uma variedade de pratos feitos com alimentos típicos dos nativos. Já a valorização da vida caipira nessas comemorações reflete a organização da sociedade brasileira até meados do século 20, quando 70% da população vivia no campo. Hoje, as grandes festas juninas se concentram no Nordeste, com destaque para as cidades de Caruaru (PE) e Campina Grande (PB).

Celebradas no Brasil desde pelo menos o século XVII, as Festa Juninas constituem a segunda maior comemoração realizada pelos brasileiros, ficando atrás apenas do Carnaval.

Com a chegada dos portugueses, as festas, que já eram típicas na Europa, também desembarcaram no Brasil e aos poucos foram se misturando com elementos próprios do interior do país e das tradições sertanejas. Comidas típicas, danças e enfeites utilizados nas festas de hoje são uma junção de partes da cultura africana, europeia e indígena.

TRADIÇÕES Dança à francesa

A quadrilha tem origem francesa, nas contradanças de salão do século 17, recebendo o nome de "quadrillle". Em pares, os dançarinos faziam uma sequência coreografada de movimentos alegres. O estilo chegou ao Brasil no século 19, trazido pelos nobres portugueses, e foi sendo adaptado até fazer sucesso nas festas juninas.

Recado pela fogueira

A fogueira já estava presente nas celebrações juninas feitas por pagãos e indígenas, mas também ganhou uma explicação cristã: Santa Isabel (mãe de São João Batista) disse à Virgem Maria (mãe de Jesus) que quando São João nascesse acenderia uma fogueira para avisá-la. Maria viu as chamas de longe e foi visitar a criança recém-nascida.

A fogueira simboliza a proteção dos maus espíritos, que atrapalhavam a prosperidade das plantações. A festa realizada em volta da fogueira é para agradecer pelas fartas colheitas. Além disso, como a festa é realizada num mês frio, serve para aquecer e unir as pessoas em seu redor.

Casamento caipira

O casamento caipira faz uma sátira aos casamentos tradicionais. A noiva está grávida e o pai da mesma obriga o rapaz a se casar. A apresentação do casamento na roça é muito engraçada, pois o noivo aparece bêbado, tentando fugir do altar por várias vezes, sendo capturado pelo pai da noiva, que lhe aponta uma espingarda. Este conta com o apoio do delegado da cidade e do padre para que o casamento seja realizado. Após a cerimônia, os noivos puxam a quadrilha.

(2)

Fogos

Os fogos se originaram na China, também como forma de agradecer aos deuses pelas boas colheitas. São elementos de proteção, pois espantam os maus espíritos, além de servir para acordar São João com o barulho.

Balões

Os balões juninos indicam o início da festa, mas foram criados para reverenciar os santos da festa, agradecendo pela realização dos pedidos, normalmente relacionados ao namoro e ao casamento, onde as pessoas encontram seus pares românticos. Os balões não são mais usados, pois podem ocasionar vários incêndios, caindo em locais perigosos e destruindo a natureza.

Simpatia

A lavagem dos santos é o momento em que as suas bandeiras são mergulhadas em água, para trazer purificação. As bandeirolas representam as bandeiras dos santos, levando purificação a todo o local da festa.

Os três santos homenageados em junho – Santo Antônio, São João Batista e São Pedro – inspiram não só novenas e rezas, como também várias simpatias. Acredita-se, por exemplo, que os balões levam pedidos para São João. Mas Santo Antônio é o mais requisitado, por seu “poder” de casar moças solteiras.

Pau de sebo

O pau de sebo é uma brincadeira com o objetivo de se ganhar uma quantia em dinheiro, que está afixada em seu topo. Com essa diversão a festa fica mais animada, pois as pessoas têm que subir no mastro, lambuzado de gordura. Muitas vezes, os participantes vão subindo nos ombros uns dos outros, até conseguirem pegar o prêmio, que acaba servindo para pagar parte de suas despesas na festa.

Sons regionais

As músicas juninas variam de uma região para outra. No Nordeste, as composições do sanfoneiro pernambucano Luiz Gonzaga são as mais famosas. Já no Sudeste, compositores como João de Barro e Adalberto Ribeiro (“Capelinha de Melão”) e Lamartine Babo (“Isto é lá com Santo Antônio”) fazem sucesso em volta da fogueira.

As seleções das músicas para esse tipo de celebração devem estar mais focadas em sons nordestinos, com muita sanfona, triângulo e bumbo. Ritmos animados e no estilo caipira/sertanejo fazem muito sucesso.

Comidas típicas

A comida típica das festas é quase toda à base de grãos e raízes que nossos índios cultivavam, como milho, amendoim, batata-doce e mandioca. As comidas típicas também são símbolos juninos, como forma de agradecimento pela fartura nas colheitas, principalmente do milho, a festa se tornou farta em seus deliciosos quitutes como: curau, canjica, pamonha, bolo de milho, milho cozido, pé de moleque, paçoquinha, Mané pelado, dentre outras.

A colonização portuguesa adicionou novos ingredientes e hoje o cardápio ideal tem milho verde, bolo de fubá, pé-de-moleque, quentão, pipoca e outras gostosuras.

Caracterização e vestimenta

É uma das partes mais divertidas da Festa Junina. A caracterização e a vestimenta são o “coração” da festa. Ir a uma Festa Junina e não estar a caráter não é a mesma coisa. A tradição da roupa e demais caracterizações foram sofrendo adaptações quando a festa chegou ao Brasil. Antigamente, as vestimentas consistiam em perucas, anáguas, saltos e outra pomposas, tudo como a moda francesa pedia, já que a dança era realizada em salões nobres na França.

Com a chegada em nosso país, tanto o estilo da dança (que teve a influência de escravos e, depois, do povo nordestino) quanto as vestimentas foram alterados. Houve a adesão a chapéus (em razão do trabalho no campo), sandálias de couro, tecido de chita ou chitão, além dos remendos nas calças, que eram colocados para dar a aparência de estarem mais novas, já que os trabalhadores também as usavam na lavoura. Os vestidos também foram encurtados, em virtude do clima mais quente do Brasil, principalmente no Nordeste.

(3)

Festas Juninas do Nordeste

Antes de destacar essas tradições das festas juninas na região Nordeste do Brasil, vamos entender um pouco da origem desses festejos. São duas explicações para o termo festa junina. A primeira é atribuída às festas que ocorrem no mês de junho, a outra é que esta festa se origina em países católicos da Europa e, por causa das homenagens a São João, eram chamadas de festas joaninas.

Essas festas foram trazidas para o nosso país pelos portugueses, ainda no período colonial. Na época, havia uma influência muito grande de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França, por exemplo, veio a dança dos nobres, que acabou influenciando muito as típicas quadrilhas junina.

Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.

Todos esses elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais das diversas regiões do Brasil, tomando características particulares em cada uma delas, especialmente no Nordeste.

Embora as festas juninas sejam comemoradas em todas as regiões do país, é no nordeste que elas se destacam ganhando expressividade. No mês de junho os cristãos católicos aproveitam para comemorar e homenagear a três santos: Santo Antônio, São João e São Pedro. Além das comemorações, o nordestino, de modo particular os sertanejos, aproveitam para agradecer a todos eles pela chuva que cai nesse período, amenizando o sofrimento do homem do campo.

Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos deste alimento. Pamonha, milho cozido, canjica, cuscuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos. Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, bolo de amendoim, mugunzá, cocada, pé de moleque, vinho, batata doce e muito mais.

Desde as comemorações de Santo Antônio, no centro de todos os acontecimentos juninos, está a fogueira, que é um símbolo, uma tradição mantida até os dias atuais, quando as famílias, nas portas das casas, se reúnem para comemorar, consumindo as comidas típicas, ao som das sanfonas, zabumba e triângulo. Na festa de São João e São Pedro tudo isso se repete.

Uma tradição mantida que empolga os nordestinos são os concursos de quadrilhas realizados em quase todas as cidades nordestinas. Elas apresentam muitas danças, como xote, xaxado e baião. Os trajes chamam atenção – os homens se vestem com camisas quadriculadas, calças remendadas com pano colorido e usam chapéu de palha ou de couro para parecer um matuto, um tabaréu como são chamados na região. Já as mulheres, a saia rodada com várias camadas e babados. O fato é que, com as festas juninas, o nordeste ganha cores, ritmo e sabores. Alegria contagiante!

Festas Juninas do Sul

A festa do sul é a mais diferente em alguns aspectos, como a vestimenta e as danças típicas, especialmente no Rio Grande do Sul.

É muito comum na tradição gaúcha que as roupas utilizadas sejam as roupas típicas da região, com o vestido de prenda rodado para as meninas e a bombacha e o lenço no pescoço para os meninos. Alguns tradicionalistas acreditam que a roupa caipira usada em vários outros estados do país, toda remendada e colorida, ridiculariza o homem do campo e chega a ser ofensiva. Essa diferença é explicada por alguns historiadores pelo tempo que o estado esteve em guerra, sem fronteiras definidas e por isso sem acompanhar o costume do resto do país.

As festas são embaladas por músicas como o vaneirão, o chamamé e o xote gaúcho. Ainda nas danças típicas está a dança das fitas, trazida pelos europeus como costume e muito dançada até hoje por toda a região.

Os pratos típicos ficam por conta do churrasco, pipoca, amendoim, canjica, doces campeiros e principalmente o pinhão, preparado de diversas maneiras. A comilança é regada a quentão, vinho quente e outras bebidas típicas da região, como o chimarrão.

Como a região é bastante fria, é muito comum acender a fogueira no começo da festa e permanecer em volta dela até que o fogo se apague.

O mês de junho acabou, e as festas terminaram… Mas ainda dá pra aproveitar um pouquinho: em alguns lugares é possível festejar durante julho, o que passou a ser chamado de festa julina! É que com festas boas assim, ninguém quer mesmo que acabe!

(4)

Festas Juninas do Norte

As festividades juninas no Pará são comemoradas com barracas de iguarias como: bolo de macaxeira, cuscuz, munguzá, vatapá, tacacá, pudim, churrasco e doces feitos à base de frutas da região amazônica. A alegria do povo paraense nesta época se completa em admirar as quadrilhas tradicionais e estilizadas nos bairros das cidades. As coreografias mostram a dança típica da região, o Carimbó, e encenam as lendas da Amazônia como a do Boto - peixe encantado que vira homem formoso e seduz mulheres na beira do rio, meninas que vestem saia rodada e homens vestidos à caráter como caipiras. Outro costume presente no dia de São João são as fogueiras em frente às casas. As pessoas se reúnem para conversar até a fogo apagar em homenagem ao santo festeiro.

Na região Norte do país, a homenagem aos santos tem início em junho, com Santo Antônio, e termina apenas em dezembro, com São Benedito. As comunidades se unem e promovem grandes festas, atraindo turistas de todo o país e de outros continentes. Na região Belém/Parintins/Manaus, no lugar da quadrilha, ouve-se a toada do boi-bumbá, tradição que começou ainda na época da colonização portuguesa. O momento mais aguardado da festa é a disputa entre os grupos Boi Garantido (vermelho) e Boi Caprichoso (azul), no Bumbódromo de Parintins.

O Festival de Parintins é uma festa popular realizada anualmente no último fim de semana de junho na cidade de Parintins, Amazonas.

O festival é uma apresentação a céu aberto de diversas associações folclóricas, sendo o ponto mais importante do evento atualmente é a disputa entre dois bois folclóricos, o Boi Caprichoso de cor azul e o Boi Garantido de cor vermelha. A apresentação ocorre no Bumbódromo. O Festival de Parintins se tornou uma das maiores atrações da cultura local. Durante as três noites de apresentação, as duas associações exploram as temáticas regionais como lendas, rituais indígenas e costumes dos ribeirinhos através de alegorias e encenações.

Festas Juninas do Sudeste

Milho verde, pamonha, quentão, pipoca, pinhão ... Mas também é muito comum ver pastel, cachorro quente, churrasco e espetinho de morango com chocolate. Quadrilha não pode faltar e o sertanejo está sempre presente. Fantasias: as mais tradicionais possíveis, vestido de caipira e trancinhas para as meninas e retalhos colados na calça jeans e camisa xadrez para os meninos.

Na região Sudeste as festas são muito ecléticas, e reúnem familiares e amigos em torno da fogueira para dançar quadrilhas e forrós, e oferecer verdadeiros banquetes de comidas típicas: pé-de-moleque, canjica, maça do amor, quentão, milho assado etc. São ensaiadas quadrilhas infantis e adultas, com casamentos e encenações engraçadas do mundo caipira, com padre, noivo fujão e pai da noiva bravo. Também são organizados bingos, brincadeiras da pescaria, correio elegante e gincanas. Muitas igrejas e instituições promovem grandes festas com o objetivo de arrecadar fundos para ações sociais.

Estandarte

Um estandarte é um tipo de bandeira ricamente bordada, às vezes em fios de ouro, e que não se prestam a ser hasteadas e sim levadas pela tropa, como "guias", utilizada por diversas instituições. O termo "estandarte" é aplicado a vários tipos de bandeiras diferentes: bandeiras militares, bandeiras de corporações ou comunidades religiosas, bandeiras distintivas de chefes de estado ou de pessoas de famílias reais.

Símbolo, de uma nação, de um partido político, de uma escola de samba, de um time de futebol, de uma religião, de uma corporação militar: estandarte militar. Bandeira usada numa guerra; bandeira de guerra.

Âmbito militar

Antigamente, estandarte era a designação das bandeiras das unidades de cavalaria. No início do século XIX, os regimentos de cavalaria do Exército Português dispunham de quatro estandartes, distribuídos pelos quatro esquadrões que formavam as unidades. Cada um dos estandartes tinha uma cor determinada (azul, escarlate, amarelo ou branco) sobre o qual assentavam as armas reais. Atualmente, no Exército Português, os estandartes são as bandeiras de desfile das unidades de todas as armas. Nas unidades independentes, existe um Estandarte Nacional e um estandarte regimental. Nas unidades incorporadas existe um estandarte de batalhão.

(5)

Âmbito religioso e civil

Estandarte é um tipo de bandeira utilizada pelas comunidades religiosas, irmandades, e confrarias, consistindo num tecido quadrado, retangular, eventualmente farpado, com duas ou mais pontas, no qual está pintada a imagem ou emblema de sua comunidade ou confraria (normalmente a imagem de um santo ou da Virgem). Os estandartes religiosos são suportados por uma vara horizontal, que forma uma cruz com a haste.

Estandarte é também a denominação das bandeiras de desfile das capitais de distrito, dos conselhos, freguesias e de outras corporações portuguesas. Os estandartes têm as mesmas cores e desenho das bandeiras de hastear, mas são de formato quadrado em vez de retangular.

Desde os primórdios da história, o homem tinha a necessidade de fazer-se reconhecer pelos seus similares através de símbolos que não se limitasse a indicar a identidade, mas servisse para incutir respeito temor. Indagar no universo multicolor destes símbolos pode dar meios de se descobrir entre as entranhas da História elementos de conhecimento não sempre revelável através dos métodos comuns de pesquisa.

Referências

Documentos relacionados

Um dos principais objetivos desta metodologia de aprendizagem é possibilitar o contacto dos estudantes com os conteúdos a aprender, antes dos momentos de sala de aula,

Deus Pai, que nos escolhes- tes e chamastes a ser santos, fazei de nós vossos servido- res, a fim de prepararmos os nossos irmãos para a vinda do vosso Filho Jesus Cristo3.

Assim se destaca a região Oeste de Flores da Cunha, que engloba as capelas de São Pedro, Santo Antônio, São Paulo, São Martinho, São João Batista, São Judas Tadeu e Nossa

Todos/as: Ó Deus, que a celebração da festa dos apóstolos Pedro e Paulo alcance para nós a graça de participar da vossa Igreja como os primeiros cristãos: perseverantes na

O presente termo de referência tem como objetivo a contratação de consultoria de pessoa jurídica (PJ) para realizar expedição de monitoramento das populações de boto- vermelho

Considerando as taxas mais baixas de cura em casos de leucemia linfóide aguda no Brasil quando comparadas com países desenvolvidos, a compreensão das razões que

(2020), em função da espessura reduzida das barras da grade, assim como apresentou uma boa distribuição da velocidade do ar por toda a câmara, evidenciada na Fig.4. A distribuição

Desde o período colonial, comemora- se em todo o Brasil, durante o mês de junho três dos santos mais populares na nossa cultura: Santo Antônio, São João e São Pedro.. No