• Nenhum resultado encontrado

2 MANUAL DO ALUNO DE GRADUAÇÃO 2005 EDIÇÃO Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos Coordenação Central de Graduação SUPERVISÃO Alfredo Jefferson de Oli

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "2 MANUAL DO ALUNO DE GRADUAÇÃO 2005 EDIÇÃO Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos Coordenação Central de Graduação SUPERVISÃO Alfredo Jefferson de Oli"

Copied!
34
0
0

Texto

(1)

Manual do aluno de

oo

M

ANUAL

DO

A

LUNO

DE

G

RADUAÇÃO

(2)

M

ANUAL DO

A

LUNO

DE

G

RADUAÇÃO

2005

EDIÇÃO

Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos Coordenação Central de Graduação

SUPERVISÃO

Alfredo Jefferson de Oliveira

EDITORAÇÃO

Bárbara Assumpção

FOTOGRAFIAS

Américo Vermelho

Flavio Lobos Martins (fotografias aéreas)

AGRADECIMENTOS

(3)

Manual

do

aluno

de

Bem-vindo à PUC-Rio !

em que vivemos

e preparar pessoas para ajudar a melhorá-lo.

Nossa universidade tem um passado de que se orgulha, mas

seu olhar está dirigido para o futuro.

O mais importante em uma universidade são as pessoas.

Tudo decorre da motivação, entusiasmo e idealismo dos que

trabalham na universidade. Todos nós – professores,

funcio-nários e alunos – formamos a comunidade universitária, rica

de idéias, efervescente de entusiasmo.

Na PUC-Rio os alunos de graduação se destacam pelo

nú-mero – são mais de dez mil –, pela diversidade, pela

juventu-de, alegria de viver e, finalmente, pela vontade de aprender.

O que atrai os jovens para a PUC-Rio é a qualidade indiscutível

de seus cursos,

alguns deles os melhores do país. Nossos

cursos de graduação estão estreitamente integrados com a

pesquisa e a pós-graduação, em função da sólida base

cien-tífica e humanística de seus programas e do funcionamento

sem sobressaltos de uma instituição bem administrada, cujos

professores se dedicam seriamente a seu trabalho de ensino

e de pesquisa. Além disso, nossa universidade é um

verda-deiro caldeirão de idéias, de modos variados de viver e de

ver o mundo. Em um campus reduzido, mas extremamente

aprazível, alunos de todos os departamentos se encontram

nas disciplinas comuns a todos os cursos.

(4)

Este manual foi elaborado com objetivo de esclarecer as dúvidas mais freqüentes do aluno de graduação e oferecer uma visão abrangente da universidade. Outras informações sobre a universidade podem ser

obtidas no Catálogo dos Cursos de Graduação, dis-ponível na Biblioteca Central da PUC-Rio e nas se-cretarias dos departamentos, e no site da universi-dade.

As informações contidas neste manual poderão ser al-teradas ou suprimidas ao longo dos períodos letivos de 2005, de acordo com as determinações dos ór-gãos universitários competentes.

C

ATÁLOGO DOS

C

URSOS

DE

G

RADUAÇÃO

PUC-R

IO

Biblioteca Central da PUC-Rio

Edifício da Amizade, Ala Frings, 3º andar. Na Internet

(5)

Manual do aluno de

Í

NDICE

7 9 11 14 15 17 18 20 21 22 23 24 25 26 29 30

Organização dos cursos Cursos da PUC-Rio Matrícula

Códigos importantes

Currículo, créditos, disciplinas e opção por curso Histórico escolar

Sistema de avaliação

Transferência, trancamento e desligamento Final de curso

Bolsas de Estudo

Outras Atividades Acadêmicas Sistema de Bibliotecas

Informática Serviços O campus

(6)
(7)

Manual

do

aluno

de

Cursos

Organização dos cursos

Os cursos de graduação da PUC-Rio apresentam estruturas curriculares variadas. Para cada curso de graduação oferecido no país, o Ministério da Educação – MEC estabelece, através de diretrizes curriculares, um conjunto de tópicos a serem estudados para que o curso em questão possa conferir um diploma de natureza profissional ou acadêmica. Além desses campos de estudo, cada instituição deve estabelecer ou-tros, sob a forma de disciplinas ou atividades complementares, que po-dem ser obrigatórias, optativas ou eletivas. Esse conjunto de disciplinas e atividades é denominado currículo pleno. Maiores informações poderão ser obtidas nas respectivas coordenações e departamentos.

O ingresso na universidade, como aluno regular de um curso de gradua-ção, faz-se por processo de seleção realizado pela PUC-Rio, por aproveitamento do resultado obtido pelo candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), por transferência de estabelecimentos congêneres, nacionais ou estrangeiros, ou como portador de diploma de nível superior devidamente registrado, por força de convênio cultural, como aluno corte-sia ou como aluno extraordinário.

Os candidatos à matrícula por transferência ou como portador de diplo-mas de nível superior para os cursos de graduação deverão requerê-la junto à Diretoria de Admissão e Registro (DAR), dentro dos prazos previs-tos no calendário escolar.

Poderão matricular-se na universidade como alunos cortesia ou convênio cultural aqueles indicados pelo MEC.

A matrícula como aluno extraordinário deverá ser requerida na DAR, sendo concedida, no máximo, por dois períodos letivos, não prorrogáveis. O aluno extraordinário obriga-se ao cumprimento de todas as exigências regulamentares para obtenção de um certificado. As disciplinas cursadas como aluno nesta categoria não poderão produzir efeito para obtenção de diploma, nem os créditos obtidos poderão ser considerados para dispensa de disciplinas.

(8)

A duração mínima e a máxima de cada curso é expressa em número de períodos letivos regulares. O prazo de duração de cada curso é conta-do a partir da primeira matrícula efetivada após a realização conta-do concurso vestibular, mesmo que essa matrícula tenha ocorrido em outra universi-dade e ainda que o aluno tenha feito transferência de curso.

O aluno admitido como portador de diploma de curso superior tem seus prazos computados a partir do semestre da sua admissão.

Na contagem dos prazos de integralização dos cursos não são compu-tados os períodos de trancamento de matrícula, sendo, contudo, com-putados os períodos em situação de abandono.

O não cumprimento dos requisitos curriculares dentro do prazo máximo para a integralização de um curso implicará no desligamento compulsó-rio do aluno (jubilamento).

Somente com novo Concurso Vestibular é possível reiniciar contagem de tempo para a conclusão de um novo curso na universidade.

(9)

Manual

do

aluno

de

Cursos

Cursos da PUC-Rio

ART FIL LET EDU PSI TEO

Centro de Teologia e de Ciências Humanas – CTCH

Depto. Curso Habilitação Duração Média Desenho Industrial Filosofia Letras Pedagogia Psicologia Teologia Comunicação Visual Projeto de Produto Bacharelado/Licenciatura

Bacharelado em Português e Literaturas de Língua Portuguesa

Bacharelado em Português – Inglês e Literaturas Correspondentes

Bacharelado em Português – Inglês: Tradução

Bacharelado em Produção Textual (Formação de Escritor)

Licenciatura em Português e Literaturas de Língua Portuguesa

Licenciatura em Português – Inglês e Literaturas Correspondentes Licenciatura Bacharelado Psicólogo Bacharelado 4 anos 4 anos 4 anos 3 anos 3 anos 4 anos 3 anos 4 anos 4 anos 4 anos 4 anos 5 anos 4 anos

Centro de Ciências Sociais – CCS

ADM ECO SOC COM JUR GEO HIS IRI SER Administração Ciências Econômicas Ciências Sociais Comunicação Social Direito

Geografia e Meio Ambiente História Relações Internacionais Serviço Social 4 anos 4 anos 4 anos 4 anos 4 anos 4 anos 5 anos 4 anos 4 anos 4 anos 4 anos Bacharelado Bacharelado Bacharelado/Licenciatura

Bacharelado em Publicidade e Propaganda Bacharelado em Jornalismo Bacharelado em Cinema Bacharelado Bacharelado/Licenciatura Bacharelado/Licenciatura Bacharelado Assistente Social

(10)

Depto. Curso Duração Média EMP Empreendedorismo 1,5 anos LET Interpretação de Conferências 2 anos

Cursos Seqüenciais

Depto. Curso Habilitação Ênfase Duração Média CIV ELE MEC MET IND FIS INF MAT QUI

Centro Técnico Científico –CTC

Engenharia Engenharia Engenharia Engenharia Engenharia Física Informática Matemática Engenharia Química Civil Elétrica Mecânica Metalúrgica Produção Produção Civil Produção Elétrica Produção Mecânica Produção Materiais Produção Química Bacharelado/Licenciatura Bacharelado Bacharelado Bacharelado Licenciatura Química Bacharelado Ambiental Estruturas Geotecnia – Controle de Processos Eletrônica Sistema de Apoio à Decisão Sistemas de Energia Elétrica Telecomunicações – Engenharia Ambiental Materiais e Processos – – – – – – – – Matemática Pura Matemática Aplicada – – – 4,5 anos 4,5 anos 4,5 anos 4,5 anos 4 anos 4 anos 4 anos 4,5 anos 4 anos 4,5 anos 3,5 anos

Depto. Curso Habilitação Ênfase Duração Média ART/CIV ELE/MEC/MET/QUI CIV/GEO/QUI MET/QUI ELE/INF CIV/MAT/MEC/QUI Cursos Interdepartamentais Arquitetura e Urbanismo Engenharia Engenharia Engenharia Engenharia Engenharia – Controle e Automação Ambiental Materiais Computação Petróleo 5 anos 4,5 anos 4,5 anos 4,5 anos 4,5 anos 4,5 anos – – – – – –

(11)

Manual do aluno de

Matrícula

Matrícula

A matrícula na PUC-Rio é feita por disciplinas. A primeira matrícula é pré-estabelecida por bloco de disciplinas. A partir do segundo período do curso, a matrícula acadêmica deve ser renovada antes do início de cada semestre letivo. Os prazos são estabelecidos pela DAR e divulgados no calendário escolar.

Calendário escolar

dos cursos

de graduação

É distribuído por ocasião da renovação da matrícula. Nele são indicados todas

as datas e prazos acadêmicos importantes para os alunos de graduação. As atividades escolares, durante o ano acadêmico, serão desenvolvidas de acordo com o calendário escolar organizado pela Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos. Os prazos nele previstos serão fielmente cumpridos.

Relatório de

matrícula

A PUC-Rio fornece a cada aluno que realizou matrícula um documento cha-mado relatório de matrícula. O aluno está matriculado somente nas discipli-nas-turmas que se encontram neste relatório.

Para evitar problemas, quando se iniciarem as aulas confirme se seu nome consta nas pautas das disciplinas solicitadas de acordo com seu relatório de matrícula. Em caso de dúvidas procure imediatamente a DAR.

A PUC-Rio se reserva o direito de cancelar disciplinas ou turmas e alterar horários em função do número de alunos inscritos.

Aproveitamento

de estudos

O aluno que ingressa na PUC-Rio por transferência externa, por concurso vestibular ou como portador de diploma de nível superior pode solicitar apro-veitamento de disciplinas anteriormente cursadas em outra instituição ou em outro curso da PUC-Rio.

Não é permitido o aproveitamento de estudos realizados em outro estabele-cimento de ensino superior após a matrícula na PUC-Rio.

As disciplinas cursadas como aluno extraordinário não poderão ser conside-radas para aproveitamento de estudos.

(12)

Matrícula

A matrícula deve ser renovada antes de cada período letivo pelo

próprio aluno com plena observância de seus prazos e procedimen-tos. O aluno em débito com a universidade não poderá renovar a matrícula.

O aluno que não renovar a matrícula nos prazos fixados pela DAR passa a ser considerado em situação de abandono de curso. No entanto, caso o aluno não tenha utilizado os trancamentos de matrí-cula a que tem direito, esta será automaticamente trancada. Os perí-odos durante os quais o aluno permanecer nesta situação não são contados para efeitos do cálculo do prazo máximo para conclusão do curso.

O reingresso deve ser solicitado na DAR nos prazos previstos no calendário e poderá ser concedido ou não.

Não é possível matricular-se em disciplinas com horários coincidentes, mesmo que tal coincidência seja apenas parcial.

Não é permitida a matrícula em disciplinas que tenham pré-requisitos não atendidos. Se você já estiver matriculado na PUC-Rio e for classificado em novo concurso vestibular da PUC-Rio, deverá optar por um dos cursos a que tem direito. A matrícu-la do outro curso será desativada até a conclusão do curso pelo qual você optou. A outra matrícula poderá ser reativada até um ano após sua colação de grau na pri-meira matrícula.

Não é permitido cursar simultaneamente mais de um curso na universidade.

Renovação de

matrícula

O aluno que não efetuar a matrícula na data prevista no Calendário Escolar poderá fazê-lo na data estipulada para a matrícula atrasada, pagando a multa correspondente e candidatando-se ao saldo de va-gas existentes.

Matrícula atrasada

O aluno que obtiver coeficiente de rendimento – CR (ver p. 19) igual ou superior a 6 poderá matricular-se em mais de 6 disciplinas, desde que não exceda o total de 30 créditos.

O aluno que obtiver CR menor que 6 só poderá matricular-se no máximo em 6 disciplinas.

Limite de disciplinas e

créditos autorizados

na matrícula

(13)

Manual

do

aluno

de

O aluno que se matricular três vezes em uma mesma disciplina, sem alcançar aprovação, terá a sua matrícula limitada a 4 disciplinas, enquanto não for aprovado na mesma.

Após 5 matrículas na mesma disciplina sem alcançar aprovação, incluindo também o trancamento de matrícula e o cancelamento de disciplina, o aluno será jubilado.

O aluno do CTC que não tiver conseguido aprovação no prazo de 3,5 anos em todas as disciplinas e grupos comuns e obrigatórios do Ciclo Básico do CTC, não poderá matricular-se em mais de uma disciplina do ciclo profissional, a cada período letivo, até completar o Ciclo Básico.

Limite para

matrículas na

mesma disciplina

A disciplina que não constar como confirmada no relatório de matrícula, ou que tenha sido freqüentada em turma diferente, não confere créditos.

Disciplinas

sem matrícula ou

fora de turma

A partir do segundo período letivo o aluno poderá alterar sua matrícula, nos prazos para este fim estabelecidos no calendário escolar, acrescentando, cancelando ou substituindo disciplinas.

Nestes casos haverá modificação do valor a ser pago mensalmente. O cancelamento da matrícula em uma ou mais disciplinas, sem alteração do valor a ser pago mensalmente, pode ser feito até 70 dias após o início do período letivo.

No caso de acréscimo de disciplina devem ser observados os limites corres-pondentes ao CR obtido no período anterior.

Na sua primeira matrícula (após o concurso vestibular) não serão efetuados acréscimos e substituições de disciplina, apenas cancelamentos. Se houver obtido aproveitamento de disciplinas de outro curso, deve consultar a DAR para obter mais informações.

Alteração de

matrícula

(14)

Códigos

importantes

Códigos importantes

Número de matrícula

Código de turma

Código de horário

Pagamento da

semestralidade

97

1

1 2 3 4

- 4 /

1

Ano de ingresso na PUC-Rio Período/semestre de ingresso Indicadores seqüênciais Dígito de verificação Código do Centro 1 CTCH 2 CCS 3 CTC

2

H

A

- 1

Centro ou Coordenação

Departamento ou Curso da turma Turma

Sub-turma (pode não existir)

2

13 - 15

Dia da semana

Horário Primeiro dígito2 Segunda-feira- Dia da semana:

3 Terça-feira 45 Quarta-feiraQuinta-feira 67 Sexta-feiraSábado Caracteres subseqüentes

Faixa de horário

O valor é fixado em função do número de créditos em que o aluno se encontrar matriculado e calculado de acordo com as seguintes faixas:

Primeiro dígito- Centro ou Curso responsável pela disciplina

1 CTCH 2 CCS 3 CTC 5 EFI 7 CRE 8 ARQ/EMP

Segundo caractere (letra ou número)

Departamento ou Curso pelo/para o qual a turma é ministrada:

CTCH A Artes B Educação C Filosofia D Letras E Psicologia F Teologia CCS G Administração H Direito I Comunicação J Economia K História L Geografia M Serviço Social N Ciências Sociais CTC

O Tecnologia em Processamento de Dados P Engenharia Civil Q Engenharia Elétrica R Engenharia Industrial S Engenharia Mecânica U Metalurgia V Informática W Engenharia de Computação X Química Y Física Z Matemática T Mais de um departamento 3 CB/CTC 4 Relações Internacionais 8 Arquitetura e Urbanismo

Ø Empreendedorismo Terceiro Caractere (letra)- Turma

Quarto Caractere (número)- Sub-turma (pode não existir)

FAIXA 1 01 a 04 créditos FAIXA 2 05 a 08 créditos FAIXA 3 09 a 16 créditos FAIXA 4 17 a 20 créditos FAIXA 5 21 a 24 créditos FAIXA 6 25 a 30 créditos

(15)

Manual

do

aluno

de

Créditos

Currículo, créditos, disciplinas

e opção por curso

Currículo

O currículo é o conjunto de disciplinas que deve ser cursado com aproveita-mento para que o aluno possa obter seu diploma.

O currículo pode ser alterado ao longo do seu curso. Neste caso, consulte o departamento.

Créditos

O termo crédito refere-se ao número de pontos a favor do aluno – ou a seu crédito – por cada disciplina cursada com aproveitamento. O número de cré-ditos varia em função da carga horária da disciplina.

É uma condição que deve ser satisfeita para que determinada disciplina possa ser cursada. Ele é constituído por disciplinas já cursadas anteriormente com aproveitamento ou pelo número de créditos acumulados pelo aluno até então. As disciplinas podem ser obrigatórias, optativas e eletivas, conforme o tipo, e são identificadas no histórico escolar por duas letras maiúsculas preceden-do seu código, seu nome, seu número de créditos.

Disciplinas Obrigatórias

É o conjunto das disciplinas que o aluno deve cursar, obrigatoriamente, du-rante seu curso.

Disciplinas Optativas

São disciplinas agrupadas por assunto (grupo). O aluno pode optar por uma ou mais disciplinas do grupo até atingir o número de créditos estabelecido no currículo de seu curso para cada grupo. As disciplinas específicas que com-põem cada grupo estão disponíveis nos departamentos.

Disciplinas Eletivas

São disciplinas de livre escolha dos alunos. O aluno deve cursar uma ou mais disciplinas até atingir o número de créditos estabelecido no currículo para cada tipo de eletiva.

O aluno que desejar matricular-se em alguma disciplina de língua estrangei-ra deve obter informações no Departamento de Letestrangei-ras, pois a matrícula de-pende do resultado em teste de nivelamento.

Pré-requisito

Tipos de disciplinas

Disciplinas de

língua estrangeira

(16)

Disciplinas

Durante seu curso o aluno pode matricular-se em disciplinas de pós-graduação, mas para isso precisa ter cursado no mínimo 3/4 dos crédi-tos acumulados do currículo de seu curso. Também é necessária auto-rização dos coordenadores de graduação e de pós-graduação. O aluno será submetido ao critério de aprovação vigente para as disciplinas de pós-graduação.

Os créditos obtidos nestas circunstâncias são computados uma única vez a favor do aluno, como disciplinas eletivas para efeito de graduação ou para pós-graduação.

O aluno pode matricular-se em disciplinas de outro curso dentro dos limites permitidos pela flexibilidade curricular. Esta possibilidade não lhe assegura direito à transferência interna automática ou à graduação em curso diferente daquele em que esteja matriculado. As disciplinas de outro curso que não fizerem parte de seu currículo não conferirão crédi-tos a seu favor, para efeito de conclusão do curso.

Educação Física

A PUC-Rio preocupa-se com o desenvolvimento integral de seus alunos, estimulando as práticas esportivas. Para isso, o aluno pode obter créditos em disciplinas eletivas cursando Educação Física. Informações podem ser obtidas na Coordenação de Educação Física.

Cultura Religiosa

Todos os currículos dos cursos de graduação da PUC-Rio incluem disci-plinas complementares de Cultura Religiosa oferecidas pelo Departamento de Teologia. Estas disciplinas têm caráter obrigatório.

As disciplinas que compõem o Grupo de Cultura Religiosa promovem o debate das questões relacionadas à ética, religião e temas humanísticos em geral, sem a pretensão de coagir ou converter quem quer que seja.

Opção por curso, habilitação e ênfase

A opção por curso, habilitação e ênfase deve ser requerida na DAR no prazo fixado pelo calendário, de acordo com critérios que variam para cada curso. Informações mais detalhadas podem ser obtidas nos departamen-tos, no Catálogo dos Cursos de Graduação ou na DAR.

Atividades acadêmicas complementares

Os currículos dos cursos da PUC-Rio permitem que os alunos façam atividades acadêmicas complementares, de natureza variada, para en-riquecer e complementar a formação dos alunos.

Disciplinas de cursos de

pós-graduação

da PUC-Rio

Disciplinas de

outro curso

(17)

Manual

do

aluno

de

O histórico escolar é o documento mais importante do aluno de graduação. Com base nos dados escolares de cada período letivo, a DAR emite um histórico escolar atualizado, a ser entregue aos alunos nas datas estabelecidas no calendário escolar.

No histórico escolar o aluno encontra as seguintes informações: Seus dados cadastrais;

Curso em que se encontra matriculado;

Todas as disciplinas cursadas e os graus finais obtidos em cada uma delas;

Disciplinas que deve cursar para concluir o curso, colar grau e solicitar o diploma;

Número total de créditos a cursar e as disciplinas obrigatórias, optativas e eletivas do seu currículo;

Número de créditos relativos ao currículo de seu curso;

Quantos períodos ainda disponíveis para se completar o curso no pra-zo legal.

Se você não compreender algo no seu Histórico ou achar que ele contém erros procure a DAR e solicite esclarecimentos.

O aluno poderá dar entrada em um pedido de retificação, dentro dos prazos estabelecidos pelo calendário escolar.

Não constituem motivo aceitável para alteração de grau(s) constante(s) do histórico escolar, ou já encaminhado(s) à DAR, a realização de provas ou a entrega de trabalhos escolares fora dos prazos previstos no calendário escolar ou mesmo revisão de provas, exceto nos casos definidos pelos itens regime especial por incapacidade física e regime especial para alunas gestantes.

Retificação do

histórico escolar

(18)

Avaliação

Sistema de avaliação

Existem três categorias para avaliação do aproveitamento acadêmico do aluno. A avaliação do aproveitamento feita pelo professor é expressa por meio de dois graus de qualificação, apresentados numericamente em esca-la de 0 (zero) a 10 (dez).

Categoria 1

O primeiro grau de qualificação, tem peso 2 (dois) e representa o aproveita-mento do aluno na disciplina. Ele é obtido por meio de testes ou relatórios distribuídos ao longo do período letivo, ou por uma única prova realizada no meio do período letivo, ou por um trabalho equivalente cobrindo um progra-ma parcialmente lecionado.

O segundo grau de qualificação, tem peso 3 (três) e resulta de prova escrita ou oral, ou de projeto e sua defesa e cobre toda a matéria lecionada durante o período letivo.

Categoria 2

Tem as mesmas características da categoria 1, diferenciando-se apenas no seguinte aspecto:

O primeiro grau de qualificação é de peso 3 (três). O segundo grau de qualificação é de peso 2 (dois).

Categoria 3

A avaliação é expressa num único grau de qualificação do aproveitamento do aluno em relação ao programa inteiro da disciplina.

No início do período letivo os professores devem informar o critério de avaliação que adotarão, bem como as condições para aprovação final. O número de testes em sala de aula, relatórios de laboratório ou projetos, é fixado pelo professor da disciplina, com a aprovação do departa-mento e também deve ser divulgado no início do período.

O aluno recebe grau zero quando não realiza os trabalhos previstos nas datas fixadas. As disciplinas obrigatórias do CTC possuem outro critério de avaliação. No Ciclo Básico há 3 aferições de conhecimento.

Os graus obtidos em cada disciplina cursada são fixados no quadro de avi-sos do departamento antes de serem enviados à DAR. Durante este perío-do, os alunos podem apresentar pedidos de retificação ao departamento. Após este prazo, os pedidos deverão ser apresentados à DAR.

Divulgação

dos graus

(19)

Manual

do

aluno

de

A avaliação do rendimento escolar do aluno a cada período letivo e do conjun-to dos períodos já cursados, é expressa por um coeficiente de rendimenconjun-to – CR. O CR corresponde à média ponderada das notas obtidas pelo aluno nas disciplinas curriculares cursadas, tomando-se o número de créditos como fator de peso.

O CR é utilizado para avaliação geral de cada aluno e serve como indicador da qualidade de seu desempenho na universidade. O CR também é conside-rado por ocasião da renovação da matrícula, na escolha da opção de habilita-ção, na mudança de curso, para obtenção de vagas em disciplinas/turma, na admissão como monitor e na concessão e manutenção de bolsas de estudo e de desempenho acadêmico.

O CR é a média ponderada dos graus obtidos. Seu valor é o quociente entre o total de pontos acumulados pelo aluno e o total de créditos correspondentes às disciplinas curriculares em que se matriculou. O total de pontos acumula-dos pelo aluno é igual à soma acumula-dos produtos acumula-dos graus obtiacumula-dos em cada disci-plina, multiplicados pelos correspondentes números de créditos. O exemplo abaixo ilustra o processo de cálculo de CR:

Coeficiente de

Rendimento – CR

Cálculo do CR

É obrigatória a freqüência em pelo menos 75% das aulas. Esta condição é fundamental para a aprovação do aluno em cada disciplina que estiver cur-sando.

Não há abono de faltas.

As alunas gestantes e os alunos portadores de incapacidade física temporária devem, nos casos previstos por lei, solicitar à DAR a concessão de regime especial.

Não são consideradas para cálculo do CR as disciplinas cursadas pelo aluno que não cons-tam no currículo do curso em que está matriculado.

Freqüência

às aulas

Disciplina Cursada Nº Créditos Grau Pontos

Disciplina A 1 8,0 8,0 Disciplina B 4 6,0 24,0 Disciplina C 4 8,5 34,0 Total de créditos 9 - -Total de pontos - - 66,0 Valor do CR= 66/9 = 7,3

(20)

Transferência

Transferência, Trancamento

e Desligamento

A partir do segundo período letivo, o aluno pode pedir transferência para outro curso. Ela poderá ser aceita se forem oferecidas vagas no curso, em função de seu desempenho acadêmico e quando o aluno tiver con-dições de concluir o curso, dentro do prazo máximo de integralização previsto para o curso desejado.

Todo aluno pode trancar a matrícula na universidade durante determi-nado período de tempo. O tempo durante o qual o aluno estiver afasta-do da universidade, não é contaafasta-do para efeito de finalização afasta-do curso. O trancamento poderá ser requerido no máximo duas vezes durante o cur-so. A duração de cada trancamento não poderá exceder quatro períodos letivos regulares.

A reabertura da matrícula não é automática e deve ser requerida nos prazos fixados pela DAR e previstos no Calendário.

O desligamento compulsório ou jubilamento pode ocorrer em duas situ-ações: quando houver terminado o prazo legal máximo de duração do curso, incluídos os períodos de abandono ou quando o aluno houver se matriculado 5 (cinco) vezes na mesma disciplina sem ter obtido aprova-ção (considerando as reprovações, por média ou por freqüência – e os cancelamentos de disciplina). O aluno jubilado por tempo e/ou por opor-tunidade, só poderá voltar à PUC-Rio através de um outro processo seletivo para um outro curso, nunca para o mesmo. São vetadas as transferências internas para aquele curso que o aluno tenha sido jubila-do.

Transferência

interna de curso

Trancamento de

matrícula

Desligamento

compulsório ou

jubilamento

(21)

Manual do aluno de

Final

de

curso

Final de curso

É indispensável que o aluno, dois períodos letivos antes da época prevista para a colação de grau, verifique em seu histórico escolar as disciplinas/ créditos que ainda não foram cursadas, a fim de que, em tempo hábil, sejam corrigidos eventuais problemas que impediriam a sua colação de grau. A colação de grau dos alunos que concluírem os cursos é ato oficial da uni-versidade e é realizada em sessão solene e pública. Só pode colar grau o aluno aprovado em todas as disciplinas do currículo do curso que escolheu. A solicitação do diploma não é automática. Após a colação de grau, o aluno deve requerer à DAR a expedição de seu diploma. Neste momento, se esti-ver com toda a documentação em ordem, receberá uma declaração de con-clusão de curso.

Verificação final

de créditos e

disciplinas

Colação de grau

Solicitação de

diploma

(22)

Bolsas de Estudo

Bolsas de Estudo

Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos Bolsas de desempenho acadêmico

Para incentivar o bom desempenho acadêmico de seus alunos, a PUC-Rio, desde 1982, concede, todos os anos, a isenção integral de anuidade aos candidatos que se classifiquem nos primeiros lugares do processo seletivo para ingresso na uni-versidade. A manutenção da bolsa de desempenho acadêmico é regulamentada por Portaria emitida pela Reitoria da PUC-Rio.

Bolsas-prêmio

Para incentivar os alunos com bom desempenho em seus cursos de graduação, a PUC-Rio oferece também, bolsas-prêmio referente à isenção de 50% da anuida-de escolar aos alunos.

Programa Institucional de Iniciação Científica do CNPq – PIBIC

Este programa, apoiado pelo CNPq, concede bolsas de iniciação científica e tem por objetivo despertar a vocação científica dos estudantes de graduação, por meio de sua participação em projetos de pesquisa orientados por professores da uni-versidade. O programa se propõe estimular, nestes alunos, o desenvolvimento do pensamento científico e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com problemas de pesquisa. Os trabalhos desenvolvidos pelos bolsistas de iniciação científica são apresentados no Seminário de Iniciação Cien-tífica que a universidade organiza anualmente, no qual os alunos têm oportunidade de expor os resultados de suas pesquisas.

Bolsas da Vice-Reitoria para Assuntos Comunitários

Os alunos que apresentarem dificuldades econômicas comprovadas poderão candidatar-se a bolsas de estudos reembolsáveis e outros auxílios concedidos pela Vice-Reitoria para Assuntos Comunitários. As informações sobre bolsas reembolsáveis estão disponíveis na recepção da Vice-Reitoria para Assuntos Co-munitários.

Programa de Financiamento Estudantil (FIES)

Este programa de financiamento concedido pelo MEC, por intermédio da Caixa Econômica Federal, destinado aos estudantes universitários de graduação com recursos insuficientes, regularmente matriculados em instituições de ensino supe-rior, reconhecidas ou autorizadas.

O programa é financiado com recursos do MEC. A PUC-Rio encontra-se credenciada para a participação neste programa.

Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos Edifício da Amizade Ala Kennedy, 2º andar http://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccg/bolsas.html Vice-Reitoria para Assuntos Comunitários Edifício Cardeal Leme, sobreloja

(23)

Manual

do

aluno

de

Monitores são alunos de graduação da PUC-Rio contratados como estagiários para desenvolver atividades auxiliares de ensino e pesquisa, sob a supervisão direta de um professor da universidade, proporcionando aos alunos treinamento didático e profis-sional. Mais informações nas secretarias dos departamentos da PUC-Rio.

A Coordenação Central de Estágios e Serviços Profissionais – CCESP, órgão vincula-do à Vice-Reitoria para Assuntos Comunitários, tem como objetivo propiciar ao aluno da PUC-Rio maiores e melhores condições de inserção no mercado de trabalho. Responsável pela divulgação das oportunidades de estágios, programas trainees, a CCESP também promove inúmeros serviços para integração dos alunos e ex-alunos com a realidade do mercado. Atualmente mais de 800 empresas são conveniadas com a universidade, refletindo em quase 1.500 alunos de graduação dos diferentes cursos da PUC-Rio atuando no mercado profissional.

Coordenação Central de Estágios e Serviços Profissionais – CCESP Prédio Leonel Franca, Térreo

http://www.puc-rio.br/ccesp/index.html

É possível estudar em uma universidade no exterior como parte de seu curso na PUC-Rio. Esta oportunidade é oferecida aos alunos da PUC-Rio de todos os níveis e de todas as áreas. A PUC-Rio mantém convênio com algumas das mais conceitua-das universidades estrangeiras. Através desses convênios, seus alunos podem obter diplomas válidos em toda a Comunidade Européia.

A Coordenação Central de Cooperação Internacional – CCCI – é responsável pelos convênios de cooperação internacional que possibilitam, além do intercâmbio de estu-dantes, a permuta de publicações científicas, a realização de pesquisas conjuntas e o intercâmbio de professores e pesquisadores.

Coordenação Central de Cooperação Internacional – CCCI Edifício Padre Leonel Franca, 8º andar

http://www.puc-rio/depto/ccci

As atividades de extensão da PUC-Rio estão sob a responsabilidade da Coordenação Central de Extensão – CCE. O objetivo da CCE é planejar, organizar, divulgar e adminis-trar cursos, seminários, encontros e outras atividades, aproveitando a capacidade acadê-mica da universidade para prestação de serviços à comunidade. A CCE oferece cursos de especialização, aperfeiçoamento e cursos de extensão em diversas áreas.

Coordenação Central de Extensão – CCE Tel.: 0800 90 9556 http://www.cce.puc-rio.br/

Monitoria

Estágios

Intercâmbio

Internacional e

Dupla Diplomação

Curso de Extensão

(24)

Bibliotecas

Sistema de Bibliotecas

Biblioteca Central voltada para alunos de graduação e Bibliotecas Setoriais dos Centros de Ciências Sociais e Teologia e Ciências Humanas e do Centro Técnico Científico voltadas para os cursos de pós-graduação. Serviços oferecidos:

Consulta no local

Consulta ao catálogo - disponível nos micros das Bibliotecas e via www.dbd.puc-rio.br

Empréstimo - alunos de graduação podem retirar livros, folhetos e teses Renovação de empréstimo

Reserva de obras emprestadas

Sala de recursos eletrônicos - micros para pesquisa na Internet, scanner colorido e impressora acoplados

Fotocópia

Caixas para devolução de livros

Sumário - serviço de divulgação, via web, dos sumários das revistas rece-bidas na semana

Novas aquisições - serviço de divulgação do material incorporado ao acer-vo, via web e terminais de consulta nas Bibliotecas

Visitas guiadas - visita guiada por bibliotecário às dependências das Bibli-otecas, com exposição dos serviços e produtos oferecidos

Treinamento no uso dos recursos - treinamento, em grupo ou individual, para utilização do Sistema Pergamum, bases de dados e periódicos eletrônicos.

Acesso remoto a periódicos e bases de dados on-line

Bibliochat - espaço reservado, na web, para tirar suas dúvidas, diretamente com um de nossos bibliotecários

Elaboração de fichas catalográficas - para a apresentação de seus tra-balhos, teses, dissertações e monografias

Conversão de documento .doc para .pdf por e-mail - serviço que permi-te a você enviar, por e-mail, os arquivos de um documento para serem convertidos em formato .pdf

BIBLIOTECA CENTRAL

3º andar do Edifício da Amizade, Ala Frings

Horário: segunda a sexta, das 8h30m às 22h45m, e aos sábados, das 8h às 13h45m

Telefones: 3114-1092 e 3114-1714 e-mail: bcentral@dbd.puc-rio.br http://www.dbd.puc-rio.br

(25)

Manual do aluno de

Informática

Informática

O Rio Datacentro – RDC é a unidade da PUC-Rio que presta serviços de informática e comunicação de dados em apoio às atividades acadêmicas e administrativas da Universidade.

Entre outros serviços, o RDC oferece à comunidade PUC:

laboratórios aparelhados com microcomputadores conectados à Internet; espaço para armazenamento de arquivos em servidor;

recursos para digitalização de imagens;

pontos de conexão à Internet para computadores pessoais portáteis, externos ao prédio, disponíveis ininterruptamente, inclusive aos fins-de-semana; e conta de correio eletrônico em servidor protegido contra virus, a que se pode ter acesso remoto, via Internet, com conexão segura (criptografada).

Um aspecto a ressaltar, por sua relevância para os nossos alunos, é a facilidade de acesso às fontes de pesquisa, por meio da Rede PUC, rede de dados corporativa da Universidade, operada e administrada pelo RDC. A Rede PUC, em fibra ótica e com velocidade de 1 Gigabits/segundo, tem conexão direta com a Rede Rio, destinada a oferecer, para a comunidade científica do Rio de Janeiro, acesso à rede mundial de computadores.

RDC

Edificio Rio Datacentro

Tel.: (021) 3114-1477 / 1478 / 1479 Fax: (021) 3114-1491 e-mail: cat@rdc.puc-rio.br

http://www.puc-rio.br/rdc/

Muitos departamentos da PUC-Rio possuem laboratórios e salas de informática para uso de seus alunos e professores para estudo e projetos de pesquisa.

Rio Datacentro

RDC

Informática nos

departamentos

(26)

Serviços

Serviços

A Vice-Reitoria para Assuntos Comunitários tem por missão a interação com alu-nos, professores, funcionários, familiares e organizações externas, em especial com as situadas próximas à universidade. Entre suas atividades estão a promo-ção e execupromo-ção de serviços comunitários, dentro e fora do ambiente universitário, programas de bem-estar social, atividades culturais e desportivas, e benefícios assistenciais.

Os projetos desenvolvidos pela Vice-Reitoria têm como objetivo a expansão dos níveis de bem estar social e a melhoria das condições de habitabilidade da univer-sidade e de seu campus. A Vice-Reitoria busca promover a interrelação com alunos, ex-alunos e responsáveis, oferecendo programas de benefícios, estágios e treinamento profissionalizantes, comunicação com alunos, funcionários e pro-fessores, dinamização da vida cívica, cultural e artística da universidade e educa-ção física.

Vice-Reitoria para Assuntos Comunitários Edifício Cardeal Leme sobreloja

http://www.puc-rio.br/sobrepuc/admin/vrc/

Existem diversos diretórios ou centros acadêmicos que têm por fim congregar os alunos para atividades de seu interesse e colaborar com os órgãos responsáveis pela eficiência da vida universitária. A eleições para os diretórios ou centros aca-dêmicos são feitas anualmente.

Para o atendimento médico, em casos de emergência, o aluno deve procurar o Serviço de Medicina Ocupacional.

Serviço de Medicina Ocupacional Casa IX Vila dos Diretórios

Horário de atendimento: de 8:00 às 22:00 horas Tel.: 3114-1571 e 3114-1572

O Centro de Pastoral Anchieta oferece atendimento espiritual para toda a comunidade universitária, procurando coordenar as atividades acadêmicas com princípios éticos e religiosos. O aluno pode solicitar atendimento individual e participar de atividades pastorais diversas. A pastoral também promove, além das atividades comunitárias ou de aprofundamento espiritual, a participação em atividades de ajuda e solidariedade, tais com alfabetização, trabalhos com meninos de rua, grupos comunitários.

Na capela da PUC-Rio são celebradas missas diárias, abertas à comunidade, inclusive aos sábados e domingos.

Vice-Reitoria para

Assuntos

Comunitários

Associação de

Estudantes

Emergências médicas

Centro de Pastoral

Anchieta

Capela da PUC-Rio

(27)

Manual

do

aluno

de

É o órgão responsável pela manutenção e segurança da universidade. Cabe à prefei-tura a execução e a administração de todos os serviços imprescindíveis para o fun-cionamento da universidade, tais como obras e manutenção de todas as edificações do campus, serviços de carpintaria, telefonia, transportes, limpeza, jardinagem, dis-tribuição de correspondência, segurança e estacionamentos.

Pede-se a colaboração de todos no sentido de informar a prefeitura sobre problemas de segurança ou de mau funcionamento das instalações da universidade.

Prefeitura do Campus

Edifício da Amizade, Ala Kennedy, subsolo

O Solar Grandjean de Montigny é uma bela casa tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional desde 1938, tendo se tornado Centro Cultural da PUC-Rio a partir de 1980. Nele se realizam exposições, seminários, lançamentos de livros, palestras e concertos. O Solar possui arquivos para consulta sobre arquitetos e artistas que trabalharam no Rio de Janeiro nos séculos XIX e XX.

O Escritório Modelo de Advocacia – EMA é uma instituição sem fins lucrativos que busca permitir que o aluno do curso de Direito possa ter mais contato com a prática jurídica, bem como com as rotinas processuais.

O estágio realizado no EMA é reconhecido pela Ordem dos Advogados do Brasil – OAB – que fornece ao aluno certificado de conclusão correspondente a dois anos de prática profissional.

O objetivo do Projeto Comunicar é promover o intercâmbio de informações na comu-nidade universitária. O Projeto Comunicar edita o informativo semanal PUC Urgente, distribuído no campus toda segunda-feira e o Jornal da PUC, publicação quinzenal também distribuída no campus.

Além destas publicações regulares, edita também informativos de divulgação da Uni-versidade, revistas de divulgação científica, documentos oficiais e manuais acadêmi-cos. Todas as atividades do Projeto Comunicar são feitas por alunos do Departamen-to de Comunicação Social, sob a supervisão direta de professores.

O NOAP está vinculado à PUC-Rio e desenvolve, desde 1982, alternativas de ação psicopedagógica que buscam viabilizar a relação Universidade-Escola Básica, para a compreensão, redefinição e superação do fracasso escolar. O atendimento é dirigido às crianças provenientes das primeiras séries do Ensino Fundamental que apresen-tam baixo rendimento escolar e pertencem a famílias de baixa renda. O NOAP apresen- tam-bém faz um trabalho com suas famílias e professores.

Prefeitura do

Campus

Solar Grandjean

de Montigny

Escritório Modelo

de Advocacia

Projeto Comunicar

NOAP – Núcleo

de Orientação

e Aconselhamento

Psicopedagógico

(28)
(29)

Manual do aluno de

O

Campus

Campus PUC-Rio

Rua Marquês de São Vicente, 225 22453-900 Gávea Rio de Janeiro Brasil http://www.puc-rio.br

Acessos

Rua Marquês de São Vicente, 225

Possui dois acessos, sendo um exclusivo para pedestres e outro para veículos.

Rua Padre Leonel Franca

Entrada para pedestres e veículos.

Rotativo – alunos e visitantes

Acesso: rua Padre Leonel Franca

Pagamento: guichê da Prefeitura do Campus – Ala Kennedy do Edifício da Amizade.

Estacionamento interno (professores e funcionários)

Limitados a um número reduzido de vagas fixas para professores e funci-onários.

Carona

Há um ponto de carona próximo à saída do estacionamento rotativo. A prática da carona é comum na universidade.

Portadores de incapacidade física

Há vagas no estacionamento interno do campus.

Bicicleta ou motocicleta

Há um estacionamento apropriado dentro do campus, próximo ao portão de entrada da Rua Padre Leonel Franca.

Endereço

(30)

Localização

Localização e siglas

Edifício Cardeal Leme

Ala Frings do Edifício da Amizade Ala Kennedy do Edifício da Amizade Edifício Padre Leonel Franca Vila dos Diretórios

Edifício do Rio Datacentro

Instituto de Administração e Gerência

Sigla L F K LF V RDC IAG

Centro Técnico Científico – CTC Sigla Localização

Centro de Estudos em Telecomunicações Coordenação do Ciclo Básico

do Centro Técnico Científico Decanato do CTC

Departamento de Ciência dos Materiais e Metalurgia

Departamento de Engenharia Civil Departamento de Engenharia Elétrica Departamento de Engenharia Industrial Departamento de Engenharia Mecânica Departamento de Física

Departamento de Informática Departamento de Matemática Departamento de Química Instituto Tecnológico da PUC-Rio

CETUC 7º andar K CB/CTC Sala 247 L CTC Sala 1206 L MET Sala 501 L CIV Sala 301 L ELE Sala 401 L IND Sala 950 L MEC Sala 101 L FIS Sala 652 L INF 4º andar RDC MAT Sala 862 L QUI 7º andar L ITUC Sobreloja L

Centro de Ciências Sociais – CCS Sigla Localização

Decanato do CCS

Departamento de Administração Departamento de Comunicação Social Departamento de Direito

Departamento de Economia Departamento de Geografia Departamento de História Departamento de Serviço Social Departamento de Sociologia e Política Instituto de Relações Internacionais

CCS ADM COM JUR ECO GEO HIS SER SOC IRI Sala 409 F Prédio do IAG Sala 606 K Sala 607 F Sala 206 K Sala 413 F Sala 512 F Sala 959 L Casa 19 V Casa 20 V

(31)

Manual do aluno de Biblioteca Central 3114-1090 e 3114-1091 Coordenação de Vestibular 3114-1000

Diretoria de Admissão e Registro 3114-1336, 3114-1337 e 3114-1338 Portarias da PUC-Rio 3114-1401, 3114-1117 e 3114-1138 Prefeitura do Campus 3114-1108, 3114-1112 e 3114-1662

Rio Datacentro – RDC 3114-1477 e 3114-1478

Serviço de Medicina Ocupacional 3114-1571 e 3114-1572

Tesouraria 3114-1037

Vice-Reitoria para assuntos Acadêmicos 3114-1134

Vice-Reitora para Assuntos Comunitários 3114-1354 e 3114-1355

Telefones úteis

Decanato do CTCH Departamento de Artes Departamento de Educação Departamento de Filosofia Departamento de Letras Departamento de Psicologia Departamento de Teologia CTCH Sala 1063 L

ART Casa de Artes EDU Sala 1049 L FIL Sala 1149 L LET 3º andar LF PSI Sala 217 L TEO Sala 1160 L

Órgãos e Serviços Siglas Localização

Auditório Pe. José Anchieta – Térreo L

Auditório Prof. Del Castilho (RDC) – 2º andar RDC

Biblioteca Central BC 3º andar F

Capela – Térreo L

Centro de Pastoral Anchieta DPU Sobreloja L

Coordenação Central de

Estágios Profissionais CCESP Térreo LF

Coordenação Central

de Cooperação Internacional CCCI 8º andar LF

Coordenação Central de Extensão CCE Casa XV

Coordenação Central de Graduação CCG 2º andar K

Diretoria de Admissão e Registro DAR Pilotis L

Diretório Central dos Estudantes DCE Casa 2 V

Núcleo de Orientação e Aconselhamento

Psicopedagógico NOAP Térreo LF

Prefeitura do Campus PREF Subsolo K

Tesouraria TES 1º andar F

Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos VRAC 2º andar K Vice-Reitoria para Assuntos Comunitários VRC Sobreloja L

Reitoria REIT 2º andar K

Rio Datacentro RDC 3º andar RDC

(32)

Este Manual foi produzido e impresso em janeiro de 2005. As informações foram editadas e diagramadas em PageMaker 6.5. Os tipos usados na composição desta publicação são das famílias Arial e Verdana.

O papel utilizado no miolo é offset 90g e na capa, couché 240g. Tiragem 4.000 exemplares.

(33)

Manual

do

aluno

de

Processos de Admissão

Transferência interna e externa | Mudança de turno | Portador de diploma | Aluno extraordinário

Inscrições

Para o período 2005.2 De 25 de abril a 20 de maio

Para o período 2006.1 De 26 de setembro a 21 de outubro

Divulgação dos Resultados

Para o período 2005.1 01 de junho

Para o período 2006.1 09 de novembro

Matrícula (para transferência externa e portadores de diploma)

Para o período 2005.2 20 de julho

Para o período 2006.1 A definir

Reingresso / Reabertura de matrícula Pedidos

Para o período 2005.2 De 28 de março a 24 de junho

Para o período 2006.1 De 01 de setembro a 25 de novembro

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos - VRAC

Diretoria de Admissão e Registro - DAR

dar@dar.puc-rio.br

(34)

C

ALENDÁRIO

ABRIL D S T Q Q S S 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 JANEIRO D S T Q Q S S 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 2021 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 FEVEREIRO D S T Q Q S S 01 02 03 04 05 0 6 0 7 0 8 0 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 MARÇO D S T Q Q S S 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 MAIO D S T Q Q S S 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 JUNHO D S T Q Q S S 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 DEZEMBRO D S T Q Q S S 01 02 03 04 05 06 07 0 8 0 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 JULHO D S T Q Q S S 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 AGOSTO D S T Q Q S S 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 SETEMBRO D S T Q Q S S 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 OUTUBRO D S T Q Q S S 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 NOVEMBRO D S T Q Q S S 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

Confraternização Universal: 01 . São Sebastião: 20 a 22 jan . Carnaval: 07 e 08 fev . Cinzas: 09 fev . Semana Santa: 24 a 26 mar . Tiradentes: 21 e 22 abr . São Jorge: 23 abr . Trabalho: 01 maio . Corpus Christi: 26 a 28 mai . Independência: 07 set . N.Srª. Aparecida: 12 out . Dia Prof./Aux.Adm.: 15 out . Finados: 02 nov . Proclamação da República: 14 e 15 nov . Zumbi dos Palmares: 20

nov . N. Sra. Conceição: 08 a 10 dez . Natal: 24 e 25 dez

S

EMESTRE

2005

JUL AGO

SET 12 Início do cancelamento de disciplinas SEM alteração de

carnê (final em outubro)

26 Início dos Pedidos de Transferência Interna entre Engenharias (final em outubro)

21 Último dia dos Pedidos de Transferência Interna entre Engenharias

31 Último dia para cancelamento de discilina SEM alteração de carnê e último dia para Trancamento de Matrícula

OUT

NOV

DEZ

01 a 30 Solicitação de Opção por Habilitação no CB/CTC e CBQ, CCS e CTCH

16 Início da Renovação de matrícula (2006.1) 04 Término das atividades acadêmicas (1º semestre)

06 Entrada de graus finais no sistema SAU (1º semestre – data limite)

08 Divulgação dos graus finais na WEB

até 08 Pedidos de retificação de graus (com efeito para matrícula) 18 Resultado da matrícula (2005.2)

18 Entrega e retificação do Histórico Escolar, na DAR 18 a 21 Habilitação à matrícula atrasada, na DAR, com direito ao Ajuste

(com cobrança de taxa) 22 a 28 Ajuste de matrícula, na WEB 02 Resultado do Ajuste

02 a 09 Habilitação à matrícula atrasada, na DAR, com direito ao DE/PARA (com cobrança de taxa)

09 Início das aulas

08 Início do Trancamento de matrícula (final em outubro) 11 DE/PARA - CCS 2 (COM, ECO, SER, SOC, ADM-noturno) 12 DE/PARA - CTC e ARQ

15 DE/PARA - CCS 1 (JUR - diurno e noturno, ADM - diurno, GEO, HIS, IRI)

16 DE/PARA - CTCH e EMP

17 DE/PARA - Todos os alunos que não compareceram nas datas anteriores e os que solicitaram habilitação para matrícula atrasada

02 Término de período de renovação de matrícula (2006.1) 12 Término das atividades acadêmicas (2º semestre) 14 Entrada de graus finais no sistema SAU

(2º semestre – data limite) 16 Divulgação dos graus finais na WEB

até 16 Pedidos de retificação de graus (com efeito para a matrícula)

S

EMESTRE

2005

06 Resultado da matrícula 2005.1

06 e 07 Entrega e retificação do Histórico Escolar na DAR 13 Matrícula de Transferidos, Portadores e 2ª Habilitação 17 a 19 Habilitação à matrícula atrasada com direito ao ajuste (com

cobrança de taxa)

31 Início ajuste de matrícula na WEB

JAN

FEV

MAR 01 Último dia da habilitação à matrícula atrasada, na DAR, com direito ao DE/PARA (com cobrança de taxa)

03 DE/PARA - CTC e ARQ

04 DE/PARA - CCS 1 (JUR - diurno e noturno, ADM - diurno, GEO, HIS, IRI)

07 DE/PARA - CTCH e EMP

08 DE/PARA - CCS 2 (COM, ECO, SER, SOC, ADM-noturno) 09 DE/PARA - Todos os alunos que não compareceram nas datas anteriores e os que solicitaram habilitação para matrícula atrasada

04 Início do cancelamento de disciplinas SEM alteração de carnê (final em maio)

25 Início dos Pedidos de Transferência Interna entre Engenharias (final em maio)

ABR

MAI

JUN

20 Último dia dos Pedidos de Transferência Interna entre Engenharias

31 Último dia para cancelamento de discilina SEM alteração de carnê e último dia para Trancamento de Matrícula 01 a 30 Solicitação de Opção por Habilitação no CB/CTC e

CBQ, CCS e CTCH 9 a 24 Renovação de matrícula (2005.2) 04 Último dia do ajuste na WEB

16 Resultado do Ajuste

21 Início da habilitação à Matrícula Atrasada 28 Início das Aulas

28 Início do Trancamento de matrícula (final em maio) 24 a 26

Referências

Documentos relacionados

da equipe gestora com os PDT e os professores dos cursos técnicos. Planejamento da área Linguagens e Códigos. Planejamento da área Ciências Humanas. Planejamento da área

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

Pretendo, a partir de agora, me focar detalhadamente nas Investigações Filosóficas e realizar uma leitura pormenorizada das §§65-88, com o fim de apresentar e

Starting out from my reflection on the words cor, preto, negro and branco (colour, black, negro, white), highlighting their basic meanings and some of their

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se

No universo infantil, os conhecimentos prévios podem ser considerados como o resultado das concepções de mundo das crianças, estruturado a partir das interações sensoriais, afetivas e

Na entrevista a seguir, Capovilla revisita a própria trajetória intelectual, debate a sua passagem pelo Centro Popular de Cultura de São Paulo e as críticas que escreveu para