• Nenhum resultado encontrado

CONTEÚDOS: * ELETROSTÁTICA ELETROSTÁTICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONTEÚDOS: * ELETROSTÁTICA ELETROSTÁTICA"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

F

ÍSI

CA

N

O

E

N

EM

CO

M

IV

Ã

1) (2010) Duas irmãs que dividem o mesmo quarto de estudos combinaram de comprar duas caixas com tampas para guardarem seus pertences dentro de suas caixas, evitando, assim, a bagunça sobre a mesa de estudos. Uma delas comprou uma metálica, e a outra, uma caixa de madeira de área e espessura lateral diferentes, para facilitar a identificação. Um dia as meninas foram estudar para a prova de Física e, ao se acomodarem na mesa de estudos, guardaram seus celulares ligados dentro de suas caixas. Ao longo desse dia, uma delas recebeu ligações telefônicas, enquanto os amigos da outra tentavam ligar e recebiam a mensagem de que o celular estava fora da área de cobertura ou desligado. Para explicar essa situação, um físico deveria afirmar que o material da caixa, cujo telefone celular não recebeu as ligações é de (A) madeira, e o telefone não funcionava porque a madeira não é um bom condutor de eletricidade.

(B) metal, e o telefone não funcionava devido à blindagem eletrostática que o metal proporcionava.

(C) metal, e o telefone não funcionava porque o metal refletia todo tipo de radiação que nele incidia.

(D) metal, e o telefone não funcionava porque a área lateral da caixa de metal era maior.

(E) madeira, e o telefone não funcionava porque a espes - sura desta caixa era maior que a espessura da caixa de metal.

COMENTÁRIOS E DICAS

Questão de nível fácil. Em um condutor em equilíbrio eletrostático, não há campo elétrico em seu interior, visto que em todos os pontos internos a voltagem permanece constante. Este fenômeno é conhecido como blindagem eletrostática ou carinhosamente Gaiola de Faraday. Semelhante a esta situação o aluno deve estar atento a outras, como por exemplo, em uma tempestade, de raios intensos, o melhor local para se proteger é dentro da estrutura metálica de um automóvel.

CONTEÚDOS:

* ELETROSTÁTICA

* ELETROMAGNETISMO

ELETROSTÁTICA

O ENEM AO LONGO DOS ANOS

(2)

F

ÍSI

CA

N

O

E

N

EM

CO

M

IV

Ã

2) (2009 – prova vazada) As células possuem potencial de membrana, que pode ser classificado em repouso ou ação, e é uma estratégia eletrofisiológica interessante e simples do ponto de vista físico. Essa característica eletrofisiológica está presente na figura a seguir, que mostra um potencial de ação disparado por uma célula que compõe as fibras de Purkinje, responsáveis por conduzir os impulsos elétricos para o tecido cardíaco, possibilitando assim a contração cardíaca. Observa-se que existem quatro fases envolvidas nesse potencial de ação, sendo denominadas fases 0,1, 2 e 3.

O potencial de repouso dessa célula é -100 mV, e quando ocorre influxo de íons Na+ e Ca2+, a polaridade celular pode atingir valores de até +10 mV, o que se denomina despolarização celular. A modificação no potencial de repouso pode disparar um potencial de ação quando a voltagem da membrana atinge o limiar de disparo que está representado na figura pela linha pontilhada. Contudo, a célula não pode se manter despolarizada, pois isso acarretaria a morte celular. Assim, ocorre a repolarização

(3)

F

ÍSI

CA

N

O

E

N

EM

CO

M

IV

Ã

Todos sabem da importância da eletricidade nas célula. Vejam:http://pt.wikipedia.org/wiki/Mecanismos_b%C3%A1sicos_do_potencial_de_a%C3%A7% C3%A3o .

Esta questão, ou parecida, já vi cobrada em vestibulares, mas não no ENEM.

Leitura e interpretação são tudo! O texto é claro, mas não para todos: “disparar ... quando a voltagem ... atinge o limiar...” O limiar é o tracejado! Bastava isto! Afinal, despolariza quando atinge o limiar e repolariza quando volta abaixo do limiar. Veja o gráfico, que eu mesmo não lembro de já ter visto.

Basicamente, ler, olhar e fazer. Porém como veio no fim da prova, acredito que os alunos acharam, na média, difícil.

A questão também pode, obviamente, ser enquadrada na Biologia.

GABARITO 1 2

(4)

F

ÍSI

CA

N

O

E

N

EM

CO

M

IV

Ã

1) (2001) A figura mostra o tubo de imagens dos aparelhos de televisão usado para produzir as imagens sobre a tela. Os elétrons do feixe emitido pelo canhão eletrônico são acelerados por uma tensão de milhares de volts e passam por um espaço entre bobinas onde são defletidos por campos magnéticos variáveis, de forma a fazerem a varredura da tela.

Nos manuais que acompanham os televisores é comum encontrar, entre outras, as seguintes recomendações:

I. Nunca abra o gabinete ou toque as peças no interior do televisor.

II. Não coloque seu televisor próximo de aparelhos domésticos com motores elétricos ou ímãs. Estas recomendações estão associadas, respectivamente, aos aspectos de (A) riscos pessoais por alta tensão / perturbação ou deformação de imagem por campos externos.

(B) proteção dos circuitos contra manipulação indevida / perturbação ou deformação de imagem por campos externos.

(5)

F

ÍSI

CA

N

O

E

N

EM

CO

M

IV

Ã

COMENTÁRIOS E DICAS

É uma pena que a questão não explore mais a Física do tubo de TV, que é muito interessante! Há uma breve explicação de como ele funciona, mas quem quiser saber mais, visite os sites: - http://www.maloka.org/f2000/index.html;

- http://www.pet.dfi.uem.br/animacoes/elmag/elmag041/index.html;

Sem explorar tanto a Física, a questão cai no bom senso e um pouco de conhecimento científico. I – Não se deve abrir a TV porque altas voltagens são utilizadas para acelerar os elétrons, aqueles mesmos que arrepiam os cabelinhos quando a gente passa o braço na tela. Mesmo desligada da tomada, existem componentes chamados Capacitores, capazes de armazenar energia elétrica e proporcionar grandes choques se você botar a mão no lugar errado!

II – Elétrons são desviados por campos eletromagnéticos, como a questão explica, para formar a imagem na TV. Aparelhos elétricos ou imãs produzem campos eletromagnéticos, que desviam os elétrons de sua trajetória e deformam a imagem.

A UFMG colocou justamente uma questão sobre este assunto, em seu vestibular da 1ª etapa de 2005, e esta questão pegou muita gente!

2) (2011) O manual de funcionamento de um captador de guitarra elétrica apresenta o seguinte texto: Esse captador comum consiste de uma bobina, fios condutores enrolados em torno de um ímã permamente. O campo magnético do ímã induz o ordenamento dos polos magnéticos na corda da guitarra, que está próxima a ele. Assim, quando a corda é tocada, as oscilações produzem variações, com o mesmo padrão, no fluxo magnético que atravessa a bobina. Isso induz uma corrente elétrica na bobina, que é transmitida até o amplificador e, daí, para o alto-falante. Um guitarrista trocou as cordas originais de sua guitarra, que eram feitas de aço, por outras feitas de náilon. Com o uso dessas cordas, o amplificador ligado ao instrumento não emitia mais som, porque a corda de náilon

(A) isola a passagem de corrente elétrica da bobina para o alto-falante. (B) varia seu comprimento mais intensamente do que ocorre com o aço. (C) apresenta uma magnetização desprezível sob a ação do ímã permanente.

(D) induz correntes elétricas na bobina mais intensas que a capacidade do captador. (E) oscila com uma frequência menor do que a que pode ser percebida pelo captador.

(6)

F

ÍSI

CA

N

O

E

N

EM

CO

M

IV

Ã

COMENTÁRIOS E DICAS

Questão que aplica o eletromagnetismo ao cotidiano. Atenção “SPOILER” da resolução a partir de agora:

O campo magnético do imã induz o ordenamento dos polos magnéticos na corda da guitarra, feita de aço. Ao trocarmos as cordas, por outras de náilon, dificultamos esse ordenamento dos polos, pois o náilon apresenta magnetização desprezível. Com a ausência da indução eletromagnética, o amplificador ligado ao instrumento não emite som por não receber sinal em sua entrada. O campo magnético do ima induz o ordenamento dos polos magnéticos na corda da guitarra, feita de aço. Ao trocarmos as cordas, por outras de náilon, dificultamos esse ordenamento dos polos, pois o náilon apresenta magnetização desprezível. Com a ausência da indução eletromagnética, o amplificador ligado ao instrumento não emite som por não receber sinal em sua entrada.

3) (2013) Desenvolve-se um dispositivo para abrir automaticamente uma porta no qual um botão, quando acionado, faz com que uma corrente elétrica i = 6A percorra uma barra condutora de comprimento L = 5cm, cujo ponto médio está preso a uma mola de constante elástica k = 5 x 10–2N/cm. O sistema mola-condutor está imerso em um campo magnético uniforme perpendicular ao plano. Quando acionado o botão, a barra sairá da posição do equilíbrio a uma velocidade média de 5m/s e atingirá a catraca em 6 milisegundos, abrindo a porta.

(7)

F

ÍSI

CA

N

O

E

N

EM

CO

M

IV

Ã

COMENTÁRIOS E DICAS

Questão semelhante a de vestibulares tradicionais. Entretanto existe uma falha na elaboração. Ao atingir a posição C, devemos fazer a SUPOSIÇÃO de que as forças magnética e elástica devem equilibrar-se, Fmag = Fel, o que não está explicitado no enunciado. Esta força magnética será Bil e a força elástica será Kx.

4) (2014) O funcionamento dos geradores de usinas elétricas baseia-se no fenômeno da indução eletromagnética, descoberto por Michael Faraday no século XIX. Pode-se observar esse fenômeno ao se movimentar um ímã e uma espira em sentidos opostos com módulo da velocidade igual a v, induzindo uma corrente elétrica de intensidade i, como ilustrado na figura.

A fim de se obter uma corrente com o mesmo sentido da apresentada na figura, utilizando os mesmos materiais, outra possibilidade é mover a espira para a

(A) a esquerda e o ímã para a direita com polaridade invertida. (B) direita e o ímã para a esquerda com polaridade invertida. (C) esquerda e o ímã para a esquerda com mesma polaridade. (D) direita e manter o ímã em repouso com polaridade invertida. (E) esquerda e manter o ímã em repouso com mesma polaridade.

Demorou muito, mas finalmente o ENEM cobrou uma das leis mais importantes do eletromagnetismo e da própria física: a lei de Lenz.

Atenção “SPOILER” da resolução a partir de agora:

Inicialmente, temos um afastamento relativo entre o ima (pólo norte) e a primeira espira (lado esquerdo) da bobina. Com esse afastamento, a polaridade magnética da espira e um polo sul de acordo com a Lei de Lenz e a corrente elétrica tem o sentido horário (visto pelo imã).

Se invertermos a polaridade do ima e produzirmos uma aproximação relativa entre eles, de acordo com a Lei de Lenz, haverá uma repulsão entre a espira e o imã. Consequentemente, surge na espira um polo sul magnético e a corrente tera o sentido horário (visto do imã). Um dos modos de se fazer a aproximação relativa e movimentar a bobina para a esquerda e o ima (invertido) para a direita.

(8)

F

ÍSI

CA

N

O

E

N

EM

CO

M

IV

Ã

GABARITO 1 2 3 4 a c a a

Referências

Documentos relacionados

A aplicação do algoritmo K-Means para agrupar usuários em função de seus interesses por categorias de notícias mostrou-se perfeitamente factível no portal de notícias. Com certeza,

Nas fraturas subtrocantéricas instáveis, como Seinsheimer IV-V com fragmentos que não podem ser reduzidos pelo método fe- chado em mesa de tração, a parte lateral da porção

Com relação ao discurso do ódio, existe na Espanha uma tendência a censurar essa conduta por meio de sua criminalização da manifestação antissemita, racista ou a que visa a negar

Poesias do além : obra pscicografada / pelos médiuns Cremilde, Carmo e

O capítulo 2 trata da revisão conceitual, todos os conceitos importantes para o entendimento do trabalho, como as normas de segurança funcional, os estudos de falhas e

firmada entre o Sinduscon-AL e Sindticmal e que não tiver nenhuma ausência em cada período de aferição, bem como contar com 3 (três) meses ou mais de vigência de contrato de

Estruturação da Rede Brasileira de Química Verde REDE DE LABORATÓRIOS ASSOCIADOS NÚCLEO DE PROJETOS CONSELHO EXECUTIVO COORDENAÇÃO DA REDE BRASDILEIRA DE QUÍMICA

Temática trabalhada: Animais peçonhentos Público alvo: Equipe do viveiro do Legado Parceiro: Instituto Butantan. Local: Legado