• Nenhum resultado encontrado

Manual do Utilizador

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Manual do Utilizador"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Resumo do Índice

• Ligar o digifobpro • Funções do digifobpro

• Software de Ligação do digifobpro • Detecção de Avarias

• Legislação de Horas de Condução

(2)

2 3 1 ligar o digifobpro 1.1 Componentes Digifobpro Cabo do Tacógrafo Conversor USB Cabo USB

Adaptador eléctrico com conectores para RU e Europa 1.2 Carregar o dispositivo

O digifobpro é fornecido com adaptadores para o Reino Unido e Europa. Seleccionar o adequado ao seu País e inseri-lo na tomada eléctrica. Após ligar o adaptador na tomada eléctrica, poderá inserir o pequeno conector de um pino no lado direito do digifobpro (ver ‘Controlos’ abaixo).

É visualizada no equipamento uma luz vermelha de carga quando este está a carregar correctamente. Quando estiver totalmente carregado, a luz mudará para verde. Deverá ter em atenção que a primeira carga poderá demorar várias horas.

A bateria terá uma vida útil máxima de 20 horas quando em utilização constante (consumo de 20mA com uma classifi cação da bateria de 700 mAh). Contudo, a função de poupança de energia por defeito do digifobpro irá aumentar bastante a vida útil da bateria em utilização normal.

1.3 Controlos Índice: 1 ligar o digifobpro 3 1.1 Componentes 3 1.2 Carregar o Dispositivo 3 1.3 Controlos 3 2 Funções do digifobpro 4

2.1 Cartão do Condutor: Visualização Rápida, Descarregamento,

Visualização de Ficheiros 4

2.2 Tacógrafo: Visualização Rápida, Descarregamento,

Visualização de Ficheiros 5

2.3 Ligar 8

2.4 Navegação Traço Velocidade 8

2.5 Manutenção 9

2.6 Desligar 9

3 Software de ligação do digifobpro 10

3.1 Especifi cação Mínima Recomendada do PC 10

3.2 Instalação do Software de Ligação do digifobpro 10

3.3 Ligação do digifobpro ao PC 11

3.4 Aceder ao Menu de Funções no PC 12

3.5 Visualizar Ficheiros no Dispositivo 12

3.6 Visualizar Pasta de Arquivo 14

3.7 Confi gurar Dispositivo: Informação no TREPS 14

3.8 Opções 16

3.9 Carregar Ficheiro de Firmware 18

4 detecção de avarias 19

4.1 Detecção de Falhas na Ligação do PC 19

4.2 Atribuição de uma Porta COM utilizando o Windows® 20

4.3 Repor as confi gurações do digifobpro 20

5 legislação Europeia de Horas de Condução

incluída no digifobpro 21 1.3 Controlos Percorrer os Menus Ficha de Ligação do PC/Veículo Return Tecla OK/ Ligado Luz de Carga Ficha Eléctrica Leitor de Cartões

(3)

4 5 2 Funções do digifobpro

Para ligar o digifobpro, premir a tecla OK durante aproximadamente 2 segundos.

Para desligar o digifobpro, avançar com as setas PARA CIMA e PARA BAIXO até à opção ‘Desligar’ no Menu Inicial. O digifobpro irá desligar-se automaticamente, no caso de não desligar-ser detectada nenhuma actividade durante alguns minutos.

2.1 Menu Inicial - Cartão do Condutor Premir a tecla OK nesta opção de menu.

Visualização Rápida: premir a tecla OK quando estiver seleccionada ‘Visualização Rápida’ e ser-lhe-á pedido para inserir um Cartão de Condutor. Este será analisado de acordo com a Legislação Europeia de Horas de Condução. Um ecrã de filtragem permite-lhe seleccionar quais os elementos da análise que pretende visualizar. Seleccionar as opções LIGAR ou DESLIGAR com as teclas de setas PARA CIMA e PARA BAIXO e activá-las com a tecla OK. Seleccionar agora MOSTRAR e premir OK. Poderá rever as suas selecções premindo a tecla RETURN. As suas escolhas ficarão gravadas para a próxima utilização.

Percorrer os dados utilizando as setas PARA CIMA e PARA BAIXO. É retirado do cartão aproximadamente um mês de dados. O número de registos que poderá percorrer é indicado no canto inferior direito. Os dados são divididos em categorias indicadas na parte superior do ecrã; mais Recentes, Informação, Resumo e Infracção. Para voltar ao Menu Inicial, premir a tecla Return o número de vezes necessárias.

descarregamento: premir a tecla OK quando seleccionar a opção ‘Descarregamento’ e ser-lh-á pedido para inserir um Cartão de Condutor. O digifobpro irá ler todo o conteúdo do cartão e gravá-lo para a sua memória interna. Ao mesmo tempo, o digifobpro efectua uma análise ao Cartão do Condutor com base na Legislação Europeia de Horas de Condução.

O ecrã de filtragem permite-lhe seleccionar quais os elementos da análise que pretende visualizar. Seleccionar as opções LIGAR ou

DESLIGAR utilizando as setas PARA CIMA e PARA BAIXO e activando as opções com a tecla OK. Poderá ainda especificar um período de tempo em semanas seleccionando a opção ‘Semanas’ e premindo OK, utilizar as setas PARA CIMA e PARA BAIXO para aumentar ou diminuir o número de semanas e premir depois OK. Seleccionar agora MOSTRAR e premir OK. Poderá rever as selecções efectuadas premindo a tecla RETURN. As selecções serão gravadas para a próxima utilização.

Poderá percorrer a análise utilizando as teclas de setas PARA CIMA e PARA BAIXO. A análise é gravada no digifobpro para poder activá-la em qualquer altura. Para voltar ao Menu Inicial, premir a tecactivá-la Return o número de vezes necessário.

Visualizador de Ficheiros: Para visualizar a análise dos ficheiros do Cartão do Condutor gravados no digifobpro, premir a tecla OK quando a opção ‘Visualizador de Ficheiros’ estiver seleccionada. Percorrer os ficheiros utilizando as setas PARA CIMA e PARA BAIXO. Quando encontrar o ficheiro pretendido, premir a tecla OK e a análise do ficheiro será guardada na memória do dispositivo. O ecrã de filtragem permite-lhe seleccionar quais os elementos da análise que pretende visualizar. Seleccionar as opções LIGAR ou DESLIGAR utilizando as setas PARA CIMA e PARA BAIXO e activando as opções com a tecla OK. Poderá ainda especificar um período de tempo em semanas seleccionando a opção ‘Semanas’ e premindo OK, utilizar as setas PARA CIMA e PARA BAIXO para aumentar ou diminuir o número de semanas e premir depois OK. Seleccionar agora MOSTRAR e premir OK. Poderá rever as selecções efectuadas premindo a tecla RETURN. As selecções serão gravadas para a próxima utilização.

Poderá percorrer a análise utilizando as teclas de setas PARA CIMA e PARA BAIXO. Para voltar ao Menu Inicial, premir a tecla Return o número de vezes necessário.

2.2 Menu Inicial - Tacógrafo

Deverá utilizar o cabo do Tacógrafo fornecido para ligar o digifobpro ao Tacógrafo (Tacógrafo Digital). O cabo possui o mesmo conector em ambas as extremidades e é indiferente qual a extremidade que liga ao digifobpro ou ao Tacógrafo. Consultar as instruções do Tacógrafo para mais informações sobre a localização da ligação para descarregamento.

(4)

6 7 Visualização Rápida: premir a tecla OK quando a opção ‘Visualização

Rápida’ está seleccionada. Visualizará três opções: 1. Eventos e Avarias

2. Excesso de Velocidade 3. Traço de Velocidade

Seleccionar uma opção utilizando as setas PARA CIMA e PARA BAIXO e premir OK. Todos os dados disponíveis no Tacógrafo serão descarregados para um das três opções. Consultar ‘navegação traço Velocidade’ na página 8 para mais informações sobre a utilização desta função.

A opção Eventos e Avarias tem um ecrã de filtragem que permite seleccionar que permite seleccionar quais os elementos que pretende visualizar. As opções do filtro são as seguintes;

1. Eventos Gerais

2. Segurança do Tacógrafo 3. Segurança do Sensor 4. Avarias do Equipamento 5. Outras Avarias

O Regulamento do Conselho (EC) Nº 2135/98 e seu Anexo 1 (B) definem quais as avarias e eventos que deverão ser registados pelo Tacógrafo. Basicamente, a natureza da informação registada nestas categorias poderão ajudar a identificar violações do Tacógrafo ou dos seus sensores, podendo ainda ajudar a diagnosticar uma avaria no Tacógrafo ou nos seus sensores. A lista das possíveis avarias é extensa, tendo sido agupada nas categorias existentes. Para mais informações sobre Eventos e Avarias, poderá consultar o Anexo 1 (B) ou o manual do utilizador do Tacógrafo.

Poderá incluir uma opção seleccionando-a com as teclas de setas PARA CIMA e PARA BAIXO e ACTIVAR ou DESACTIVAR a opção com a tecla OK. Seleccionar agora MOSTRAR e premir OK. Poderá rever as selecções premindo a tecla RETURN. As selecções são gravadas para a próxima utilização.

descarregamento: premir a tecla OK quando a opção ‘Descarregamento’ estiver seleccionada. Visualizará três opções;

Mais Recente, Tudo e Personalizado. O critério para as opções mais Recente e Tudo é configurado utilizando o software de Ligação do digifobpro fornecido. Deverá ligar primeiro o digifobpro ao PC (consultar ‘ligação do digifobpro ao PC’ na página 11).

A opção Personalizado pode ser configurada na Ligação do digifobpro ou no digifobpro. No digifobpro percorrer cada um dos TREP (consultar página 16 para mais informação sobre o TREPS) utilizando as teclas de setas PARA CIMA e PARA BAIXO e activar cada opção ON/OFF utilizando a tecla OK. O TREP 2 permite-lhe configurar o número de dias necessários. Avançar até à opção TREP 2 e premir OK, poderá utilizar as setas PARA CIMA e PARA BAIXO para aumentar ou diminuir o número de dias, percorrer para baixo uma das opções 000 para seleccionar TODOS os dias. Premir OK para aceitar a configuração. Finalmente, avançar para a opção DESCARREGAMENTO e premir OK para iniciar o descarregamento.

Visualizador de Ficheiros: premir a tecla OK quando a opção ‘Visualizador de Ficheiros’ estiver seleccionada, terá ainda a possibilidade de percorrer cada um dos ficheiros do Tacógrafo utilizando as teclas de setas PARA CIMA e PARA BAIXO. Poderá seleccionar um ficheiro premindo a tecla OK, a qual, por sua vez, dar-lhe-á três opções;

1. Eventos e Avarias 2. Excesso de Velocidade 3. Traço de Velocidade

Nota: O Visualizador de Ficheiros tem exactamente a mesma função da Visualização Rápida nesta secção, à excepção do facto de se referir ao ficheiros do Tacógrafo existente no digifobpro e não no Tacógrafo.

Consultar ‘navegação traço Velocidade’ na página 8 para mais informações sobre a utilização desta função.

Premir a tecla Return o número de vezes necessário para voltar ao Menu Inicial.

O digifobpro desliga-se quando não detecta nenhuma actividade durante alguns minutos. Isto poderá significar que quando voltar a utilizar o equipamento, este esteja desligado. No caso de estar a efectuar um descarregamen to na altura, quando ligar o equipamento, este mostrará a ‘Última Mensagem’, a qual indicará o êxito ou falha do descarregamento.

(5)

8 9 2.3 Menu Inicial - Ligar

Premir a tecla OK quando a opção ‘Ligar’ estiver seleccionada. Receberá a mensagem ‘A Aguardar Remotamente’. O digifobpro está a aguardar ligação ao PC (consultar ‘ligação do digifobpro ao PC’ na página 11). 2.4 Navegação Traço Velocidade

O Traço de Velocidade consiste num gráfico, o qual é visualizado através do Menu Inicial - Tacógrafo - Visualização Rápida - Traço de Velocidade e do Menu Inicial - Tacógrafo - Visualizador de Ficheiros, desde que tenha descarregado o TREP 4 (Velocidade Pormenorizada).

O Traço de Velocidade mostra inicialmente um gráfico com as velocidades num período de 24 horas representadas por pontos. Na parte superior direita do visor do digifobpro é visualizada a velocidade mais alta do período indicado. Na parte superior central do visor está a data à qual o gráfico diz respeito. Existem vários icons de navegação no lado esquerdo do visor (ver abaixo). Poderá percorrer estes icons utilizando as teclas de setas PARA CIMA e PARA BAIXO e seleccionar um icon com a tecla OK.

2.5 Menu Inicial - Manutenção

apagar Ficheiro: quando selecciona esta opção e prime a tecla OK, poderá utilizar as teclas de setas PARA CIMA e PARA BAIXO para percorrer o conteúdo do ficheiro no digifobpro. Se premir OK em qualquer ficheiro, visualizará a mensagem ’Tem a certeza?’ Se clicar em OK, o ficheiro será permanentemente apagado do equipamento. Clicar em RETURN para cancelar apagar ficheiro. Deverá utilizar esta opção com bastante cuidado.

apagar tudo: apaga todos os ficheiros do digifobpro. Utilizar esta opção com cuidado, pois caso não tenha descarregado os ficheiros para o PC, irá perdê-los para sempre. Irá visualizar uma mensagem antes desta opção ocorrer. Se pretender continuar, deverá utilizar as teclas de setas PARA CIMA e PARA BAIXO para navegar para a opção OK no visor e premir depois a tecla OK. Para cancelar esta acção, seleccionar a opção CANCELAR no visor utilizando as setas PARA CIMA e PARA BAIXO e premir OK.

Estado: indica o espaço de armazenamento utilizado no equipamento e o estado actual da bateria em volts.

Contraste do lCd: alterar o contraste do visor utilizando as teclas de setas PARA CIMA e PARA BAIXO.

acerca de: mostra o número da versão do software, idioma e número de série do digifobpro.

2.6 Menu Inicial - Desligar

desligar: seleccionar a opção ‘Desligar’ percorrendo o menu com as teclas de setas PARA CIMA e PARA BAIXO. Premir OK e o digifobpro desligar-se-á automaticamente. Para ligá-lo, manter a tecla OK premida durante aproximadamente 2 segundos.

Icon Funcionamento com o gráfico do Traço de Velocidade.

Navega para uma dia anterior com dados de velocidade disponíveis. Navega para uma dia posterior com dados de velocidade disponíveis.

Aumenta uma vez a partir da visualização actual. As fases são; 24 horas, 8 Horas, Horas Simples, Minutos, Segundos.

+

Diminui uma vez para a visualização actual. As fases são; 24 horas, 8 Horas, Horas Simples, Minutos, Segundos.

Muda para a esquerda, recua no tempo para esse dia. Muda para a direita, avança no tempo para esse dia.

(6)

10 11 3 Software de ligação do digifobpro

3.1 Especifi cações Mínimas Recomendadas do PC

Processador: Intel P4 1.4GHz, AMD Athlon 1.4GHz Memória: 512 Mbytes

Disco rígido: 40 Gbytes

Resolução da Placa Gráfi ca: 1024 x 768 Sistemas Operativos: Windows XP SP2 / Vista

Para carregar o software fornecido, o computador deverá ter uma Drive de CD ou de DVD. Para ligar o digifobpro ao PC deverá ter uma ligação USB disponível.

3.2 Instalação do Software de Ligação do digifobpro

1. Inserir o CD fornecido na drive correcta. O CD irá funcionar automaticamente e visualizará uma caixa de diálogo. No caso da função de funcionamento automático estar inactiva no sistema, o programa não será carregado automaticamente. Por favor, pesquisar no disco utilizando o Windows® Explorer e clicar duas

vezes em Setup.exe.

2. Ser-lhe-á pedido para inserir o idioma pretendido. Por favor, seleccionar na lista e clicar em OK.

3. Receberá uma mensagem de boas-vindas. Basta clicar em ‘seguinte’.

4. Seleccionar a pasta na qual pretende instalar os fi cheiros do programa de software. A pasta por defeito está na localização standard para os programas do Windows®. Clicar em ‘seguinte’.

5. Clicar em ‘Instalar’ para iniciar a instalação actual. Este processo poderá demorar alguns minutos.

6. Finalmente, colocar ou retirar o visto na caixa designada por ‘Efectuar Ligação do digifobpro’ dependendo se pretende ou não iniciar o programa após terminar a instalação. Clicar em ‘Terminar’.

Deverá ter em atenção que se optar por efectuar a ligação do digifobpro no fi nal da instalação, visualizará um icon de uma roda com uma cruz na parte inferior do visor. A cruz indica que o software está instalado e activo, contudo o digifobpro não está ligado. Quando ligar o digifobpro, aparece o mesmo icon com um visto verde, indicando que o digifobpro foi correctamente ligado;

3.3 Ligação do digifobpro ao PC

1. Ligar o cabo com o conector, como ilustrado na Fig. 1,às ligaçãos do PC/Tacógrafo no lado esquerdo do digifobpro. A outra extremidade deste cabo pode ser inserido no conversor USB ilustrado na Fig. 2.

2. Cligar o cabo USB standard fornecido a uma fi cha USB livre no PC. A extremidade do cabo USB, como ilustrado na Fig. 3, deverá ser ligada ao lado livre do conversor USB ilustrado na Fig. 2.

3. Verifi car se o software de Ligação do digifobpro é iniciado ao seleccionar Programas – Sistema Tacógrafo – Ligação do digifobpro ao PC.

4. Ligar o digifobpro premindo e mantendo premida a tecla OK durante pelo menos 2 segundos.

5. Ao utilizar as teclas de setas PARA CIMA e PARA BAIXO no digifobpro, percorrer a opção ‘Ligar’ e premir a tecla OK. O digifobpro deverá indicar agora ‘Ligado’.

importante: não ligar nenhum dos cabos fornecidos com o digifobpro antes de iniciar a

instalação do software.

Fig 1.

Fig 3. Fig 2.

(7)

12 13 No caso do digifobpro não indicar ‘Ligado’, deverá efectuar o seguinte:

1. Verificar os cabos e se as ligações estão correctamente efectuadas.

2. Repetir o passo 3 anterior. 3. Repetir o passo 4 anterior. 4. Repetir o passo 5 anterior.

Se continuar a ter problemas, deverá desligar o cabo do PC e tentar uma outra ficha USB alternativa. Se continuar a não funcionar, deverá consultar ‘detecção de avarias na ligação ao PC’ na página 19.

3.4 Aceder ao menu de funções no PC

Para aceder a todas as funções do software de ligação do digifobpro, clicar no icon de ligação do digifobpro no canto inferior direito do visor. O icon poderá estar oculto e será visualizado clicando na seta esquerda na Barra de Tarefas no canto inferior do visor. Deverá ter em atenção que no caso de ter alterado a Barra de Tarefas, estas instruções terão que ser também alteradas. O digifobpro deverá ser ligado ao PC e estar no modo de ligação para que seja possível activar o menu de funções (consultar ‘ligação do digifobpro ao PC’ na página 11).

3.5 Visualização dos Ficheiros no Equipamento

O digifobpro é fornecido com o seu próprio software de pesquisa de ficheiros para que seja possível gerir os ficheiros existentes no digifobpro através do PC. Esta função é especialmente útil no caso de optar pelo Descarregamento Manual nas Configurações de Arquivo. Seleccionar a opção ‘Visualizar Ficheiros no

Equipamento’ e visualizará um ecrã de pesquisa de ficheiros, tal como ilustrado na Fig 4.

Tipos de Ficheiros:

É indicado na secção Tipos de Ficheiros um resumo dos ficheiros por tipos. Poderá clicar em ‘Cartão do Condutor’ ou ‘Tacógrafo’ para limitar a lista de ficheiros a um determinado tipo.

Gestão de Ficheiros:

1. Carregamento: permite carregar os ficheiros do disco rígido do PC para a memória interna do digifobpro. Deverá ter em atenção que o digifobpro destina-se a guardar os ficheiros do Cartão do Condutor e do Tacógrafo. Não é um meio adequado para o armazenamento massivo de outros ficheiros.

2. Descarregamento: poderá seleccionar qualquer ficheiro na janela de ficheiros e clicar em ‘Descarregar’. Ser-lhe-á pedida uma localização e um nome para o ficheiro para o gravar.

3. Descarregar Novo: quando um ficheiro é descarregado do digifobpro, é actualizado no digifobpro com a condição de ’Arquivado’. Esta função permite ao sistema identificar quais os ficheiros que foram descarregados (arquivados) e quais os que ainda não foram. A função de ‘Descarregar Novo’ só estará activa quando o Descarregamento Automático está desligado.

4. Apagar: permite seleccionar um ficheiro na janela inicial, clicar em ‘Apagar’. Esta acção irá apagar o ficheiro permanentemente do digifobpro. Esta opção deverá ser utilizada com cuidado, já que o ficheiro será permanentemente eliminado.

5. Apagar Tudo: esta opção irá eliminar permanentemente todos os ficheiros do digifobpro. Esta opção deverá ser utilizada com cuidado.

6. Propriedades: irá mostrar as propriedades de um ficheiro seleccionado. Aqui poderá alterar as propriedades do ‘Arquivo’ de um ficheiro. Se retirar a selecção de ‘Arquivado’ e ‘Arquivado Remotamente’, da próxima vez que ligar o digifobpro ao PC, este ficheiro será automaticamente descarregado desde qoe a arquivação esteja configurada para automático (consultar ‘opções’ na página 16). Esta função é particularmente útil quando são perdidos ficheiros no PC ou quando um descarregamento é interrompido antes de terminar.

Note que todos os ficheiros que tenham sido arquivados no PC a partir do digifobpro, terão um ‘A’ no canto inferior esquerdo, quando os visualiza no visor do digifobpro.

(8)

14 15 Se clicar com a tecla direita num ficheiro na janela inicial do localizador de

ficheiros, visualizará três opções; Descarregar, Apagar e Propriedades. Estas opções são exactamente iguais às definidas na página anterior.

3.6 Visualizar Pasta de Arquivo

Esta opção permite-lhe navegar rapidamente na directoria de arquivo de ficheiros no Cartão do Condutor e do Tacógrafo no PC (ver Fig. 5).

3.7 Configurar Dispositivo

Esta opção permite configurar todos os atributos no digifobpro (ver Fig. 6. na página 15). Em ‘Dispositivo’ poderá visualizar o seguinte; Versão, Número de Série e Data de Produção. Aqui poderá ainda configurar o fuso horário seleccionando a opção mais adequada da lista disponível. Se tiver disponível a impressora opcional para o digifobpro, poderá activá-la na mesma janela seleccionando a opção ‘Activar impressora digifobpro’. Clicar na opção correcta abaixo ’Descarregamento do Tacógrafo’ (ver Fig. 7. na página 15) para configurar os requisitos de descarregamento TREP (consultar ‘Informação sobre TREPS’ mais abaixo nesta secção) e o número de dias de actividade que necessita para cada uma das opções; Mais Recente, Todos e Personalizado. Clicar em ‘Aplicar’ e as configurações serão novamente registadas no digifobpro prontas para serem utilizadas no próximo descarregamento do Tacógrafo.

Deverá ter em atenção que o número máximo de dias que poderá escolher é 255. Se escolher 255 dias, o digifobpro assumirá que é o mesmo que ter seleccionado TODOS os dias. O tacógrafo e o digifobpro mostrarão a palavra TODOS para indicar que estão a ser descarregados TODOS os dados.

A opção de ‘Poupança de Energia’ permite configurar o período de tempo em que o digifobpro permanecerá ligado no caso de não detectar qualquer actividade.

A opção Personalizado pode ser configurada na Ligação do digifobpro ou no digifobpro. No digifobpro percorrer todos os TREP utilizando as teclas de setas PARA CIMA e PARA BAIXO e activar ou inactivar cada uma das opções utilizando a tecla OK. O TREP 2 permite configurar o número de dias necessários. Avançar até à opção TREP 2 e premir OK, poderá utilizar agora as setas PARA CIMA e PARA BAIXO para aumentar ou diminuir o número de dias, descer um a partir da opção 000 para seleccionar TODOS os dias. Premir OK para aceitar a configuração. Finalmente, avançar para a opção DESCARREGAR e premir OK para efectuar o descarregamento.

NOTA: Se seleccionar 255 dias, será equivalente a seleccionar TODOS os dados.

A opção Técnica é recomendada apenas para os utilizadores mais experientes. Esta função destina-se a efectuar o descarregamento de parâmetros mais avançados TREP. Por favor, para mais informação contactar os Serviços técnicos da lusilectra (226 158 664).

Fig 5.

Fig 7. Fig 6.

(9)

16 17 Informação sobre TREPS:

Sempre que falamos dos dados do ficheiro do Tacógrafo no digifobpro, referimo-nos ao termo TREPS (parâmetros da resposta de transferência). Segue-se uma definição de cada TREPS.

TREP 1 análise: inclui dados, tais como, identificação do veículo,

último descarregamento do Tacógrafo e tipo de cartão.

TREP 2 actividades: mostra todas as acções que podem ser

registadas no tacógrafo efectuadas num camião pelo condutor ou por outro detentor do cartão. Não inclui avarias.

TREP 3 Eventos e avarias: todas as avarias registadas no tacógrafo,

incluindo; excesso de velocidade, interrupções de energia e acertos da hora.

TREP 4 Velocidade Pormenorizada: a velocidade do camião é

registada a cada segundo de condução. Existe um limite de 24 horas de dados.

TREP 5 dados técnicos: pormenores relativos à identificação

do tacógrafo, versão do software e calibração. 3.8 Opções

Esta opção permite definir as localizações do ficheiro, configurações de arquivo e preferências de descarregamento. Permite ainda o acesso à configuração da Porta Série para efectuar a ligação entre o PC e o digifobpro (consultar ‘detecção de avarias na ligação ao PC’ na página 19). Poderá alterar as convenções para dar o nome ao ficheiro do Cartão do Condutor e do Tacógrafo para se adaptar ao país ou ao software de análise. Basta seleccionar a opção mais adequada do menu nas opções de software (ver Fig. 8.).

Configurações de Arquivo:

1. Seleccionar o botão Arquivo na parte superior da janela (ver Fig. 8). 2. Seleccionar se pretende o descarregamento ‘Automático’ dos

ficheiros a partir do digifobpro ou se pretende ser avisado da existência de ficheiros novos quando o equipamento é ligado ao

PC. Ao seleccionar ‘Automático’, sempre que ligar o digifobpro ao PC, todos os ficheiros que ainda não existam no PC, mas que existam no digifobpro, serão descarregados automaticamente. Uma pequena janela na parte inferior direita do visor indicará o progresso durante a transferência automática.

3. Seleccionar a localização na qual pretende gravar os ficheiros do Cartão do Condutor e do Tacógrafo quando são descarregados do digifobpro.

4. Se seleccionar a opção ‘Colocar os ficheiros descarregados na sub-pasta do Condutor ou do Veículo’, sempre que os ficheiros do Cartão do Condutor ou do Tacógrafo sejam descarregados do digifobpro, serão automaticamente seleccionados para directorias separadas pelo nome do condutor ou matrícula do veículo. 5. Ao seleccionar a opção ‘Incluir ficheiro de análise do cartão

do Condutor no Arquivo’, gravará a análise automática que o digifobpro efectua em todos os Cartões de Condutor quando é carregado para o equipamento. Esta acção poderá ser útil para uma subsequente análise do Cartão do Condutor.

6. Ao seleccionar a opção ‘Manual’, terá controlo total sobre os ficheiros descarregados do digifobpro. Neste modo, terá que pesquisar no digifobpro e copiar os ficheiros manualmente utilizando o software fornecido.

(10)

18 19 3.9 Carregar o Ficheiro Firmware

O digifobpro possui informações sobre a legislação de Horas de Condução. Periodicamente, as leis poderão alterar ou ser corrigidas. Esta opção permite descarregar as actualizações mais recentes para o digifobpro. É ainda possível alterar o idioma do equipamento utilizando o ficheiro de actualização firmware.

Seleccionar a opção ‘Carregar Ficheiro Firmware’ e abrir-se-á a janela do Windows® explorer. Seleccionar o ficheiro de actualização firmware que

descarregou da Internet ou que foi fornecido pela Lusilectra.

Após seleccionar um ficheiro, este será automaticamente carregado para o digifobpro utilizando os passaos ilustrados na Fig. 9. O firmware é activamente instalado e o digifobpro reinicia-se no modo de ligação.

Se por alguma razão a actualização do firmware falhar, é possível recuar ao firmware anteriormente guardado no equipamento. Primeiro, desligar o digifobpro. Com o equipamento desligado, manter premida a tecla de seta PARA CIMA. Premir agora a tecla OK ao mesmo tempo. Premir OK quando o equipamento pedir. O digifobpro irá recuperar o firmware anterior. Esta opção deverá ser apenas utuilizada como último recurso.

Fig 9.

4 detecção de avarias

4.1 Detecção de Avarias na Ligação ao PC

A ligação entre o PC e o digifobpro é efectuada através de uma Porta COM (série) do sistema. Esta não é uma porta física, sendo meramente configurada no ambiente Windows®. Em determinadas circunstâncias,

poderá não ser possível obter uma Porta COM livre para Ligação do digifobpro. Seguir estes passos para detectar a avaria na Porta COM:

1. Clicar com a tecla direita no icon de Ligação do digifobpro no canto inferior direito do visor. O icon poderá estar oculto e será revelado clicando na seta esquerda na Barra de Tarefas na parte inferior direita do visor. Deverá ter em atenção que no caso de ter alterado a Barra de Tarefas, estas instruções terão também que ser alteradas.

2. Seleccionar ‘Opções’.

3. Existem duas opções de detecção de avarias; Detecção Automática e Ligação de Teste. Primeiro, seleccionar Detecção Automática. O assistente de ligação irá orientá-lo através do processo.

4. Se a Detecção Automática falhar, deverá tentar a opção de Ligação de Teste. No caso de ter êxito, a palavra ‘Detectado’ deverá aparecer no digifobpro.

5. No caso de continuar a ter problemas na ligação, poderá escolher uma Porta COM diferente, como ilustrado na Fig. 10.

6. Se continuar a ter problemas, terá que libertar uma Porta COM do sistema ou seleccionar uma porta disponível através do Windows®.

Consultar ‘atribuir uma Porta CoM utilizando o Windows®’ na

página 20.

(11)

20 21

4.2 Atribuir uma Porta COM utilizansdo o Windows®

Os sistemas operativos variam ligeiramente, contudo poderá encontrar normalmente configurações de Porta COM nos seguintes cabeçalhos do

menu do Windows®;

Painel de Controlo - Sistema - Gestão do Equipamento - Portas (COM e LPT)

Clicar duas vezes em ‘Portas (Com e LPT)’ na lista e visualizará os dispositivos disponíveis. Deverá ser capaz de identificar um dos dispositivos como sendo a ‘Porta Série USB (Com #)’.

Clicar com a tecla direita no dispositivo correcto e seleccionar PROPRIEDADES. Seleccionar o botão de CONFIGURAÇÕES DA PORTA na parte superior da janela. Clicar agora no botão de configurações AVANÇADAS.

Deverá encontrar uma caixa de selecção identificando a porta actual atribuída à ‘Porta Série USB’. Deverá alterar para uma porta disponível. Após alterar a porta, clicar em OK, a seguir, OK novamente e finalmente, fechar ao janela de Gestão do Dispositivo e do Painel de Controlo. Repetir cada um dos passos descritos em ‘detecção de avarias na ligação ao PC’ na página 19.

4.3 Repor as configurações do digifobpro

Se o digifobpro não responder, é possível repor as configurações do dispositivo mantendo premida a tecla Return durante 5 segundos. Não utilizar esta opção como uma função normal, especialmente se a actualização firmware estiver em progresso, já que equivale a retirar momentaneamente energia da bateria.

5 legislação de Horas de Condução incluídas no digifobpro

O digifobpro permite efectuar uma análise aos Cartões de Condutor na Visualização Rápida e Cartão de Condutor - funções de descarregamento (consultar ‘Funções do digifobpro’). Segue-se uma lista de informação fornecida pelo digifobpro relativa às Horas de Condução;

CATEGORIA DESCRIÇÃO INFORMAÇÃO

ÚLTIMA ACTIVIDADE INDICA O TRABALHO, CONDUÇÃO OU DISPONÍVEL E A DURAÇÃO. A DATA/HORA INDICADA REFERE-SE AO INÍCIO DA ACTIVIDADE.

PRÓXIMO DESCANSO

DIÁRIO AVISA SOBRE A DATA/HORA EM QUE DEVERÁ OCORRER O PRÓXIMO DESCANSO DIÁRIO, TENDO EM ATENÇÃO QUAISQUER REDUÇÕES DO DESCANSO DIÁRIO.

ÚLTIMO TURNO RESUMO DO ÚLTIMO TURNO INDICANDO DURAÇÃO DO TRABALHO, CONDUÇÃO E DISPONÍVEL. UM TURNO É DEFINIDO COMO O PERÍODO QUE SE SEGUE AO ÚLTIMO DESCANSO DIÁRIO.

ÚLTIMO DESCANSO

SEMANAL MOSTRA A DURAÇÃO, DATA E HORA DE INÍCIO DO DESCANSO DIÁRIO. DESCANSO SEMANAL MOSTRA A DATA/HORA INICIAL DE UM PERÍODO

CONTÍNUO DE DESCANSO SUPERIOR A 24 HORAS E INFERIOR A 7 DIAS E SUA DURAÇÃO.

RESUMO W/C RESUMO SEMANAL, RESUMO DO TRABALHO, CONDUÇÃO E POA DURANTE 1 SEMANA. A DATA INDICA O INÍCIO DA SEMANA.

PERÍODO DE

INACTIVIDADE PERÍODO DE INACTIVIDADE DE 7 OU MAIS DIAS. A DATA/HORA VISUALIZADA REFERE-SE AO INÍCIO DO PERÍODO.

(12)

22 23

CATEGORIA DESCRIÇÃO INFRACÇÕES

PAUSAS NA

CONDUÇÃO PAUSA(S) INSUFICIENTE(S) OCORRIDAS NUM PERÍODO DE CONDUÇÃO DE 4HRS 30MINS OU MAIS. A DATA/HORA REFERE-SE AO INÍCIO DO PERÍODO DE CONDUÇÃO SEGUINTE A UMA PAUSA OU DESCANSO DIÁRIO VÁLIDOS.

DESCANSO DIÁRIO

INSUFICIENTE A DATA/HORA VISUALIZADA REFERE-SE AO INÍCIO DO TURNO. DESCANSO DIÁRIO

INSUFICIENTE DEVIDO A MAIS DE 3 REDUÇÕES

O DESCANSO DIÁRIO FOI REDUZIDO MAIS DE 3 VEZES ENTRE OS DESCANSOS SEMANAIS. A DATA/HORA VISUALIZADA REFERE-SE AO INÍCIO DO TURNO. LIMITE DE

CONDUÇÃO DIÁRIA O DESCANSO DIÁRIO FOI REDUZIDO MAIS DE 3 VEZES ENTRE OS DESCANSOS SEMANAIS. A DATA/HORA VISUALIZADA REFERE-SE AO INÍCIO DO TURNO. LIMITE DE

CONDUÇÃO DIÁRIA EXCEDIDO DEVIDO A MAIS DE 2 PROLONGAMENTOS

O LIMITE DE CONDUÇÃO DIÁRIA FOI PROLONGADO PARA 10 HORAS MAIS DE 2 VEZES NA SEMANA ACTUAL DO CALENDÁRIO. A DATA/HORA VISUALIZADA REFERE-SE AO INÍCIO DO ÚLTIMO TURNO.

DESCANSO SEMANAL DESCANSO INSUFICIENTE 6 PERÍODOS DE 24 HORAS SEGUINTES AO ANTERIOR DESCANSO SEMANAL. A DATA/HORA INDICA O INÍCIO DOS 6 PERÍODOS. CONDUÇÃO

SEMANAL FORAM REGISTADAS MAIS DE 56 HORAS DE CONDUÇÃO NUMA SEMANA DE CALENDÁRIO. A DATA INDICA O INÍCIO DA SEMANA.

CONDUÇÃO QUINZENAL

FORAM REGISTADAS MAIS DE 90 HORAS EM 2 SEMANAS DE CALENDÁRIO. A DATA INDICA O INÍCIO DA QUINZENA.

(13)

Stoneridge Electronics Ltd.

Lusilectra, SA Rua Eng.º Ferreira Dias 953/993

4100-247 Porto Portugal T: 22 619 87 50 F: 22 615 86 69

Referências

Documentos relacionados

Os estudos originais encontrados entre janeiro de 2007 e dezembro de 2017 foram selecionados de acordo com os seguintes critérios de inclusão: obtenção de valores de

1.3.1 Definição: Frequentadores ou congregados são as pessoas que ainda não fazem parte do rol de membros da igreja, ainda não batizados ou recebidos pela assembleia da igreja.. a)

necessário que haja o efetivo apossamento da propriedade pelo Poder Público. Desse modo, as restrições ao direito de propriedade, impostas por normas ambientais, ainda que

Se quiserem importar um ficheiro actualizado de keys SOFTCAM, vão à internet fazer o download (existem muitos sites e uploads com softcam’s actualizados) e a

Moeda Contrato Jurídico Contrato SAP Bem ou Serviço Centro de Custo Unidade Gestora SOMPO SEGUROS S.A.. Nome Fornecedor Fatura Valor

O conhecimento e a descrição dos aspectos dessas paisagens possibilitaram a enumeração do potencial pedagógico desses ambientes naturais para a realização de práticas de

Nós queremos, hoje, pedir ao Senhor a graça e a intercessão de Santa Teresinha do Menino Jesus, a fim de que ela nos ajude a viver as pequenas coisas do cotidiano, a viver

61 Tabela 3 – Frequência média da relação espacial dos potros com a mãe, outro animal (égua ou potro) e nenhum animal durante os três períodos de