• Nenhum resultado encontrado

CONSELHO DE FARMÁCIA INAUGURA NOVA SEDE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONSELHO DE FARMÁCIA INAUGURA NOVA SEDE"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

NOVEMBRO / 2015 • 1 INFORMATIVO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO PIAUÍ - DEzEMBRO - 2015

O Conselho Regional de Farmácia do Piauí

completou em outubro, 53 anos de

ativida-des no Estado do Piauí. Para marcar a data, o

órgão realizou duas solenidades

comemorati-vas, a inauguração da reforma e ampliação de

sua sede administrativa e a entrega da

Meda-lha do Mérito Farmacêutico 2015.

Continua na página 4

CONSELHO

DE FARMÁCIA

INAUGURA

NOVA SEDE

PAG. 06

Cerimônia

de entrega

da Medalha

do Mérito

Farmacêutico

2015

(2)

NOVEMBRO / 2015 • 3 2 • NOVEMBRO / 2015

/italo.mendesrodrigues italosavio@hotmail.com

PALAVRA DO CRF

Chegamos ao final de 2015 e o balanço para a categoria far-macêutica é positivo e encorajador. Os 53 anos de atividades do Conselho Regional de Farmácia no Estado do Piauí foram comemorados com dois importantes eventos: a inauguração da nova sede administrativa, reformada e ampliada, e a entrega da Medalha do Mérito Farmacêutico 2015. Ambas bastante pres-tigiadas pelos profissionais e pela sociedade, que reconhece o trabalho que a entidade vem consolidando ao longo dos últimos anos em prol da categoria.

Mês a mês, o Conselho trabalhou arduamente neste dois anos para levar informação e orientação aos farmacêuticos de todo o Piauí, com ações de descentralização e fiscalização do exercício da profissão. Além disso, foram realizados treinamentos e quali-ficações. As iniciativas do Conselho reforçam a necessidade de investir na profissão, de dedicar-se a valorizar nossa relevante missão e, é claro, de cobrar por direitos que nos são assegura-dos por lei. Em 2016, vamos lutar por novas e mais conquistas, como a aprovação de um piso estadual (através de indicativo de projeto de lei, a ser enviado pelo Executivo).

O CRF-PI vive momento de intenso trabalho de sua valorosa equipe, que se dedica a tornar a instituição mais forte e vigoro-sa. Agora no mês de novembro a categoria viveu um período de eleições, do qual saímos vencedores. Na verdade, toda a categoria venceu. É chegada a hora de superar as disputas que ficaram para trás com o resultado das urnas e, unidos, continuar galgan-do vitórias profissionais.

Esse espírito de confraternização se coaduna com o período na-talino, no qual devemos refletir sobre nossas condutas, perdoar e nos fortalecer para o novo ano que se aproxima, cheio de desa-fios a serem vencidos.

O CRF-PI reafirma seu compromisso inabalável com os farma-cêuticos e conclama todos a lutarmos para que batalhas sejam sempre vencidas em benefício da nossa honrada profissão.

Ítalo Sávio Rodrigues

Presidente do CRF-PI

CRF-PI

NOVO AUDItóRIO DO CRF HOMENAGEIA

O FARMACêUtICO XAVIER NEtO

EXpEDIENtE

CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO pIAUí SEDE:

Conselho Regional de Farmácia do Piauí Rua Professor Nódgi Nogueira, 4193, Ininga - Teresina-PI

CEP: 64048-465 • (86) 3222.8480 / 3226.2863

SUbSEçõES:

Parnaíba - (86) 3322.1839 Floriano - (89) 3522.1707

DIREtORIA

Presidente: Ítalo Sávio Mendes Rodrigues Secretário-geral: Osvaldo Bonfim de Carvalho

Tesoureiro: Raulino Firmino Ferreira

CANAIS DE COMUNICAçÃO: www.crfpi.org facebook.com/CRFPI Instagram: @crfpi Email: crfpi@hotmail.com Ascom: crfpi.ai@gmail.com

Projeto gráfico e diagramação: TP Propaganda Jornalista responsável: David Carvalho

Fotos: David Carvalho / divulgação Tiragem: 1.500 exemplares

O

auditório do novo prédio do Con-selho Regional de Farmácia do Piauí, inaugurado no último dia 16 de outubro, com capacidade para 88 lugares, leva o nome do farmacêutico Guilherme Xavier de Oliveira Neto. Com o novo espaço, a casa poderá oferecer minicursos e treinamentos, para acadêmicos e profissionais, além de reuniões da classe. A família do homenageado es-teve presente na solenidade de inauguração e agradeceu a honraria. Um de seus filhos, o deputado estadual Fábio Xa-vier, falou da vida de dedicação do pai à vida farmacêutica e o amor pela profissão.

Nascido em Amarante no dia

20 de novembro de 1947, Xa-vier Neto, como era conhecido, foi casado com a Sra. Maria da Conceição Mendonça Xa-vier de Oliveira e pai de 4 filhos, Fábio Xavier, Gustavo Xavier, Guilherme Xavier, que também é farmacêutico e Aléssya Xavier. Formado em Farmácia pela Uni-versidade Federal do Maranhão, foi diretor do Serviço de Fisca-lização Profissional da Secreta-ria de Saúde e chefe do Serviço Farmacêutico do Instituto de As-sistência e Previdência do Estado do Piauí (IAPEP), presidiu ainda o Conselho Regional de Farmá-cia. Além de farmacêutico, foi advogado e político, sendo depu-tado estadual pelo Piauí por seis vezes, exercendo também um mandato como suplente.

(3)

NOVEMBRO / 2015 • 5 4 • NOVEMBRO / 2015

MATERIA CAPA CRF-PI

CONSELHO DE FARMÁCIA

INAUGURA NOVA SEDE

O

Conselho Regional de Farmácia do Piauí completou em outu-bro, 53 anos de ati-vidades no Estado do Piauí. Para marcar a data, o órgão realizou duas solenidades comemorativas, a inau-guração da reforma e ampliação de sua sede administrativa e a entrega da Me-dalha do Mérito Farmacêutico 2015. O novo prédio anexo tem dois pa-vimentos, conta com auditório para 88 pessoas, sala de plenária e demais dependências. A obra foi realizada em cento e vinte dias e

contou com o apoio do presidente do Conselho Federal, Walter Jor-ge João, para captação e liberação dos recursos.

O auditório leva o nome do farma-cêutico e deputado Xavier Neto, que também já presidiu a casa. A sala de plenária homenageou o far-macêutico João Porfírio Cordão. A inauguração reuniu autoridades far-macêuticas, profissionais da área e as famílias dos homenageados. Para o presidente do CRF, Ítalo Ro-drigues, a entrega do novo prédio

irá melhorar o atendimento para profissionais e acadêmicos, além do oferecimento de novos servi-ços e uma melhor organização do órgão. “Teremos mais espaço de trabalho, com mais organização, agilizando serviços e atendimen-tos e otimizando o arquivamento de documentos. Poderemos rece-ber de forma mais satisfatória os estudantes que nos visitam, as-sim como oferecer cursos e trei-namentos em nosso auditório”, explica Rodrigues.

DESCERRAMENTO PLACA CONVIDADOS

CORTE DA FITA INAUGURAL

SALA DE PLENÁRIA MESA DE HONRA

(4)

NOVEMBRO / 2015 • 7 6 • NOVEMBRO / 2015

Elena Lucia Sales de Souza • Farmacêutica-bioquímica (UFPB) no Hospital Re-gional Justino Luz, em Picos-PI, com especialização em Hematologia Clinica (NOVA-FAPI) e Saúde Pública (UESPI). Professora do Curso Técnico em Análises Clínicas-ET-SUS e Conselheira Regional do CRF-PI por três mandatos seguidos.

Alcides Barbosa • Formado em Farmácia pela Universidade do Maranhão, é servido público estadual, onde já exerceu o cargo de diretor do Instituto Alvarenga, atualmente Laboratório de Saúde Pública. Também foi diretor da Divisão de Medicamentos da Se-cretaria de Saúde, chefe do setor de Farmácia do Hospital Getúlio Vargas. No Funrural, implantou a política de medicamentos para todos os sindicatos do Estado.

Arimatéa Carvalho – jornalista • Editor-chefe do Jornal Meio Norte, colunista, apre-sentador da Rede Meio Norte, locutor da Boa FM e blogueiro do portal Meionorte.com. Jor-nalista com 21 anos de atuação na imprensa local, já tendo passado pelos jornais Diário do Povo e O DIA. Ele trabalhar há 20 anos no Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte.

Guilherme Xavier de Oliveira Neto (in memorian) • Formado em Farmácia pela Universidade Federal do Maranhão, foi diretor do Serviço de Fiscalização Profissional da Secretaria de Saúde e chefe do Serviço Farmacêutico do Instituto de Assistência e Previdência do Estado do Piauí (IAPEP), presidiu ainda o Conselho Regional de Farmá-cia. Além de farmacêutico, foi advogado e político, sendo deputado estadual pelo Piauí por seis vezes, exercendo também um mandato como suplente.

Jose Martins Soares • Farmacêutico-bioquímico, é natural de Valença (PI). Di-plomado em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará. Responsável técnico da Farmácia e laboratório do Hospital Regional de Campo Maior (PI) e do Laboratório de Análises Clínicas e Clínica Odontológica LABCAM. Com mais de 42 anos de profissão, é casado com Ieda Maria Soares Martins e pai de Lorena e José Martins Filho, que também é farmacêutico e biomédico. Já recebeu o título de cidadão campomaiorense e foi professor de química do Colégio Estadual Leonardo Da Vinci, em Campo Maior.

Lyssa Cavalcante de Carvalho Cunha • Farmacêutica-bioquímica formada pela UFPI e mestre em genética e toxicologia aplicada. Iniciou sua carreira como professora substituta na UFPI e posteriormente deu aulas em faculdades particulares. Em 2010 se tornou empresária, franqueada da Farmafórmula, rede de farmácias de manipulação. Atualmente possui três unidades em Teresina e em breve, uma na cidade de Floriano.

Francisco Erasmo de Oliveira • Farmacêutico-bioquímico pela Universidade Fe-deral do Ceará (UFC), membro titular da Sociedade Brasileira de Analises Clinicas– SBAC, oficial farmacêutico do Exército, do quadro da reserva do Ministério da Defesa. É pós-graduado em Administração Hospitalar pela Universidade de Ribeirão Preto – UNAERP-SP, especialista em Análises Clinicas pela SBAC, farmacêutico-bioquímico do setor de Imunologia do Centro de Diagnostico Dr. Raul Bacellar, da Fundação Municipal de Saúde – FMS de Teresina-PI. Auditor-líder em Sistema de Gestão da Qualidade pela Melo Reis Consultoria-CE e Dir. Técnico do Laboratório Med Imagem – Teresina–PI.

Evaldo Gomes – deputado estadual • O parlamentar é graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e possui pós-graduação em Gestão Estra-tégica de Pessoas pela Faculdade Piauiense (FAP). Já exerceu a função de assessor parlamentar da Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI), da Câmara Municipal de Te-resina (CMT) e é funcionário licenciado da Comissão Municipal Expedidora de Identi-dade Estudantil (CMEIE). Em 2008, ficou na primeira suplência de vereador do PTC, assumindo o cargo em 2010. No mesmo ano, se elegeu deputado estadual (PTC) e se reelegeu em 2014. Na Assembleia já aceitou a proposição de projetos importantes para classe farmacêutica, com o do “piso salarial farmacêutico para o Piauí”.

Alex Ferreira Aragão • Formado pela UFPI, especialista em vigilância sanitária pela Universidade de Ribeirão Preto. É farmacêutico-sanitarista, fiscal efetivo da Vigilância Sa-nitária Estadual do Piauí, coordenador estadual da fiscalização de medicamentos e cos-méticos, professor efetivo da Universidade Federal do Piauí (UFPI), atuando nas áreas de legislação farmacêutica, segurança e controle de qualidade em análises clínicas. Também é professor de instituições privadas. Mestrando em farmacologia pela UFCE.

MEDALHA DO MÉRItO

FARMACêUtICO 2015

Profissionais que contribuíram com a classe farmacêutica foram homenageados com a Medalha do Mérito Farmacêutico 2015. O evento aconteceu dia 16 de outubro, no Finess Buffet, mar-cando a comemoração dos 53 anos do CRF e reuniu farmacêu-ticos, polífarmacêu-ticos, jornalistas e convidados. Foram agraciados, os farmacêuticos Elena Lucia Sales de Souza, Jose Martins Soares, Lyssa Cavalcante de Carvalho Cunha, Alcides Borba, Francisco Erasmo de Oliveira, Alex Ferreira Aragão, Guilherme Xavier de Oliveira Neto (in memorian), o jornalista Arimatéa Carvalho e o deputado Evaldo Gomes.

HOMENAGEM

(5)

Referências

Documentos relacionados

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

Dessa forma, diante das questões apontadas no segundo capítulo, com os entraves enfrentados pela Gerência de Pós-compra da UFJF, como a falta de aplicação de

Muito embora, no que diz respeito à visão global da evasão do sistema de ensino superior, o reingresso dos evadidos do BACH em graduações, dentro e fora da

Nesse mesmo período, foi feito um pedido (Processo do Conjunto da Avenida Rio Branco, no Rio de Janeiro nº 860-T-72) pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil e pelo Clube de

Foram analisados a relação peso-comprimento e o fator de condição de Brycon opalinus, em três rios do Parque Estadual da Serra do Mar-Núcleo Santa Virgínia, Estado de São

Janaína Oliveira, que esteve presente em Ouagadougou nas últimas três edições do FESPACO (2011, 2013, 2015) e participou de todos os fóruns de debate promovidos