• Nenhum resultado encontrado

JOSÉ OCTAVIO DE BRITO CAPANEMAADVOGADOS ASSOCIADOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "JOSÉ OCTAVIO DE BRITO CAPANEMAADVOGADOS ASSOCIADOS"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

HISTÓRICO

O escritório , registrado, em

1968, na Ordem dos Advogados do Brasil, Seção de Minas Gerais, sob o número OAB/MG 006, é, na verdade, o resultado de longo esforço, iniciado em 1960, pelo sócio que dá nome a sociedade.

Atuou o Escritório, na década de sessenta,em causas de direito civil, comercial, bancário e constitucional, havendo logrado, nesses ramos do Direito, excepcional repercussão. Foi o seu sócio titular, por esse tempo, eleito Relator Nacional da Comissão de Banco Central, no Congresso Brasileiro de Caixas Econômicas Estaduais.

O escritório , vem, ao longo

de seus quase 50 anos de atividade profissional, participando de diversos feitos nas Justiças do Estado de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Brasília e Espírito Santo, e também no Superior Tribunal de Justiça e no Supremo Tribunal Federal.

Atualmente, o escritório ,

tem em seus quadros, já aposentado no Tribunal de Justiça de Minas Gerais, o Desembargador José Octavio de Brito Capanema, reinscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, Seção de Minas Gerais, contando ainda, em seu quadro social, com os advogados Rodrigo Octavio de Sousa Capanema, Alexandre de Lima e Silva e Leonardo Henrique de Sousa Capanema.

JOSÉ OCTAVIO DE BRITO CAPANEMAADVOGADOS ASSOCIADOS

JOSÉ OCTAVIO DE BRITO CAPANEMAADVOGADOS ASSOCIADOS

(2)

ADVOGADOS

JOSÉ OCTAVIO DE BRITO CAPANEMA

RODRIGO OCTAVIO DE SOUSACAPANEMA

Graduação em Direito, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Curso de Administração de Empresas, pela Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG. Especialização em Problemas de Segurança Nacional, em cursos mantidos pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra. Ainda, com relação à vida acadêmica, cursou o mestrado em Direito, na Universidade Federal de Minas Gerais. Dedicou 25 anos de atividades à advocacia, no decorrer dos quais exerceu todos os cargos jurídicos dos quadros da Caixa Econômica do Estado de Minas Gerais. Dirigiu o Departamento Jurídico da Sociedade Mineira dos Engenheiros, foi Diretor Jurídico do Banco Luzzatti do Desenvolvimento e Crédito Agrícola e exerceu a Presidência da Ager Agricultura e Extensão Rural. Aprovado em concurso público para Juiz de Direito, exerceu a magistratura nas comarcas de Capelinha, Itamarandiba, Matozinhos, Carandaí e Contagem. Transferido para Belo Horizonte, atuou em varas cíveis, criminais, de família, fazenda pública e precatórias, havendo posteriormente assumido a titularidade da 17

Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, atuou em Câmaras Cíveis.

Idiomas: Inglês; Francês

e-mail: joseoctavio@capanemaadvogados.com.br

Bacharel em Direito, pela Faculdade Milton Campos, é também graduado em Medicina, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialização em Direito Civil novamente pela Faculdade de Direito Milton Campos, onde vem substituindo diversos professores nas disciplinas do Direito Civil. Atualmente cursa Mestrado em Filosofia do Direito, na Universidade Federal de Minas Gerais. Faz parte do corpo docente do Centro Universitário de Belo Horizonte – UNI-BH, onde é professor titular das disciplinas de Filosofia, Filosofia do Direito e Hermen utica Jurídica.

na Universidade Federal de Minas Gerais, no UNI-BH e na Escola de Saúde Pública de Minas Gerais.

Idiomas: Inglês; Francês

e-mail: rodrigo@capanemaadvogados.com.br

ª Vara Cível. Foi juiz titular da 28ª Zona Eleitoral, tendo participado, ainda, da Corte Superior do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais. Promovido ao cargo de

ê Participou de diversas bancas examinadoras

(3)

ADVOGADOS

ALEXANDRE DE LIMAE SILVA

LEONARDO HENRIQUE DE SOUSACAPANEMA

Bacharel em Direito, pelo Centro Universitário de Belo Horizonte, com Especialização em Direito Civil, pela Universidade Gama Filho e Mestre em Direito e Instituições Políticas, pela Universidade FUMEC de Belo Horizonte. Atualmente, cursa Doutorado na Universidade de Salamanca - Espanha, em Direito Privado. Trabalhou no Ministério Público de Minas Gerais, em sua Procuradoria Geral, e exerceu variadas funções em diversos órgãos do Judiciário mineiro, havendo atuado como conciliador no Juizado Especial de Relação de Consumo, bem como no Juizado Especial Cível. Também exerceu, perante Desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, o cargo de assessor judiciário III. Atuou como docente orientador no Curso de Pós-Graduação de Direito Sanitário da Escola de Saúde Pública de Minas Gerais. É professor na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC-Minas, do Centro Universitário de Belo Horizonte, UNI-BH e também na FEAD.

Idiomas: Inglês; Espanhol; Francês

e-mail: alexandre@capanemaadvogados.com.br

Bacharel em Direito, pela Faculdade Milton Campos, e também graduado em Relações Internacionais, pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH. Atua, desde 2006, no âmbito do direito civil e internacional. Autor de trabalhos acad

Idiomas: Inglês; Espanhol; Francês

e-mail: leonardo@capanemaadvogados.com.br

êmicos-científicos sobre direito de família e análise internacional.

(4)

ÁREAS DE ATUAÇÃO

O escritório , atua no âmbito

judicial e extrajudicial, em diversas áreas do Direito, visando a atingir os objetivos almejados, através dos meios mais céleres, dentro da ética e disciplina exigida ao advogado, garantindo sempre a transparência e a informação ao cliente:

Arbitragem, Mediação e Conselhos de Resolução de Controvérsias Biodireito e Biotecnologia DireitoAdministrativo DireitoAmbiental Direito Civil Contratos Responsabilidade Civil Família

Sucessões (testamentos e planejamento sucessório) Propriedade Intelectual DireitosAutorais Direito do Consumidor Medicina de Grupo Direito Bancário Direito do Trabalho

Direito Empresarial / Comercial Contratos mercantis

Direito Societário

Recuperação de Empresas e Falência Direito Internacional Público e Privado

JOSÉ OCTAVIO DE BRITO CAPANEMAADVOGADOS ASSOCIADOS

? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ?

(5)

ADVOCACIA PREVENTIVA

O escritório , em harmonia

com os novos tempos, desenvolve diversas atividades de advocacia preventiva, visando ao resguardo da imagem do cliente, ao aumento da segurança jurídica das relações, à redução dos custos operacionais e à minoração do número de conflitos.

A prevenção é importante instrumento de gestão, tornando o cliente mais eficiente e reduzindo significativamente o número de demandas judiciais. Para tanto, o escritório

desenvolve, juntamente com seus clientes, dentre outros, os seguintes programas:

A utilização de contratos tecnicamente redigidos evita a presença de expressões ambíguas, permite conhecer previamente os riscos do negócio jurídico, evita o surgimento de lacunas e reduz discussões posteriores.

O escritório trabalha na confecção de todos os documentos jurídicos necessários à persecução dos objetivos do cliente, desde um contrato social, até os mais variados e específicos, bem como procede à análise de todos os contratos já existentes. Realiza, também, acompanhamento do cliente durante a execução de qualquer contrato e nas fases pré e pós-contratual.

Treinamento, através de cursos, palestras e workshop, do cliente, e de seus funcionários, seja na sede do cliente, seja no auditório do escritório

, visando à preparação de pessoal, para adequar suas condutas à legislação vigente, e, em especial, à do Direito do Consumidor.

O escritório trabalha na análise do passivo do cliente, identificando a natureza e a exigibilidade das dívidas, inclusive prazos prescricionais e decadenciais, além de elaborar programas de pagamento, em parceria com escritórios de contabilidade e administração. JOSÉ OCTAVIO DE BRITO CAPANEMA ADVOGADOS ASSOCIADOS

JOSÉ OCTAVIO DE BRITO CAPANEMAADVOGADOS ASSOCIADOS

SEGURANÇA CONTRATUAL

TREINAMENTO JURÍDICO

JOSÉ OCTAVIO DE BRITO CAPANEMA ADVOGADOS ASSOCIADOS

CONTROLE E PREVENÇÃO DE PASSIVOS

A advocacia preventiva visa a minorar, ao máximo possível, o surgimento de situações conflituosas, entretanto

. não

(6)

COMPOSIÇÃO E MEDIAÇÃO

A solução extrajudicial de conflitos reduz os custos operacionais do cliente, evitando, por vezes, uma demanda judicial, onde há um maior dispêndio financeiro e temporal.

O escritório atua na solução

extrajudicial de litígios, valendo-se dos instrumentos da composição e mediação, visando a um acordo entre os envolvidos, da forma mais célere e menos desgastante possível.

Neste sentido, o escritório

desenvolve, juntamente com seus clientes, dentre outros, os seguintes programas:

O escritório mantém, quando possível, um contato direto com os terceiros com quem o cliente negocia, valendo-se das vias pessoais e eletrônicas, inclusive através de notificações extrajudiciais.

Esse diálogo facilita a composição e a mediação de conflitos, melhorando a imagem do cliente face a terceiros.

O escritório trabalha na recuperação extrajudicial de créditos, procedendo à análise dos créditos não recebidos, identificando sua origem, natureza e viabilidade, bem como, realizando contatos diretos com os devedores e praticando todos os atos necessários à cobrança, tais como protestos e identificação de patrimônio executável.

JOSÉ OCTAVIO DE BRITO CAPANEMAADVOGADOS ASSOCIADOS

JOSÉ OCTAVIO DE BRITO CAPANEMA ADVOGADOS ASSOCIADOS

CANAISABERTOS

(7)

JUDICIAL E ARBITRAL

Por vezes, os instrumentos de solução extrajudicial de conflitos não se mostram adequados à justa

solução do caso. Nesta situação, faz-se necessária a boa e correta utilização dos instrumentos

judiciais e arbitrais, por profissionais experientes e com alta capacitação.

Para tanto,o escritório

atua, por advogados próprios e parceiros, no contencioso judicial e arbitral, em

todas as fases do processo, no território nacional e estrangeiro.

Elabora, interpõe e acompanha recursos a todos os Tribunais nacionais e internacionais, realizando

sustentações orais, pareceres e memoriais.

O escritório trabalha, ainda, no auxílio de advogados não domiciliados em Belo Horizonte,

assumindo, em parceria, as demandas que tramitem nos Tribunais situados nesta Capital.

JOSÉ OCTAVIO DE BRITO CAPANEMA ADVOGADOS

ASSOCIADOS

(8)

RESPONSABILIDADE SOCIAL

O escritório , em compasso

com as recentes transformações sócio-econômicas, vem buscando, por ações diretas e indiretas, fortalecer sua responsabilidade social, especialmente pelos princípios da sustentabilidade e transparência.

Sempre alinhado a projetos sociais/ambientais, o escritório adota, ainda, políticas de uso racional de energia elétrica, pela modernização contínua de seus equipamentos, além de contribuir com a reciclagem de papel e outros materiais, promovida pelas autoridades locais.

Ademais, cumprindo com seu dever social, o escritório

, busca se envolver em várias empreitadas sociais, que visem a assegurar dignidade à comunidade, e, em especial, aos juridicamente mais frágeis.

JOSÉ OCTAVIO DE BRITO CAPANEMA ADVOGADOS ASSOCIADOS

JOSÉ OCTAVIO DE BRITO CAPANEMA ADVOGADOS ASSOCIADOS

Referências

Documentos relacionados

Interessa-nos assim perceber o estado da crítica de cinema hoje: das previsões e compreensões mais alarmistas, às mais positivas e entusiastas, o que é certo é que o papel do

Existem diversos métodos de análise dentária neste âmbito, sendo uma delas a análise dentária comparativa, que nos permite recorrer a registos ante-mortem e compará- los com

O capítulo I apresenta a política implantada pelo Choque de Gestão em Minas Gerais para a gestão do desempenho na Administração Pública estadual, descreve os tipos de

Considerando-se principalmente as diretrizes para relatórios de sustentabilidade para o setor de mineração e metais (GRI, 2010), a análise dos relatórios de

Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade de Brasília, 2007. A organização como fenômeno psicossocial: notas para uma redefinição da psicologia organizacional e

a) Analisar o processo de coleta, tratamento e disposição final dos resíduos urbanos realizados pelo município. b) Identificar, na percepção das associações de bairros, o

Para Azevedo (2013), o planejamento dos gastos das entidades públicas é de suma importância para que se obtenha a implantação das políticas públicas, mas apenas

O primeiro conjunto de artigos, uma reflexão sobre atores, doenças e instituições, particularmente no âmbito da hanse- níase, do seu espaço, do seu enquadramento ou confinamen- to