• Nenhum resultado encontrado

História da Harpa Cristã Hinário Oficial das Assembleias de Deus

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "História da Harpa Cristã Hinário Oficial das Assembleias de Deus"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

História da Harpa Cristã – Hinário Oficial das Assembleias de Deus

Hinário oficial das Assembleias de Deus no Brasil, a Harpa Cristã completa em 2012 noventa anos de existência. A primeira edição foi lançada em 1922, na AD em Recife (PE), com hinos para culto público, Santa Ceia, batismo, casamento, apresentação de crianças funeral, entre outros.

No início, a Assembleia de Deus utilizava o hinário Salmos e Hinos, que também era usado por outras igrejas evangélicas históricas. Em 1921, os pioneiros decidiram criar um hinário destacando também as doutrinas pentecostais da denominação. Foi criado, então, o Cantor Pentecostal, sob a orientação editorial de Almeida Sobrinho, com 44 hinos e dez corinhos, impressos pela tipografia Guajarina.

A primeira edição da Harpa Cristã, em 1922, teve uma tiragem inicial de mil exemplares. A segunda edição, em 1923, foi impressa no Rio de Janeiro e tinha 300 hinos. Já em 1932, a Harpa Cristã contava com 400 hinos.

A primeira Harpa Cristã com letra e música começou a ser elaborada em 1937. Com o passar dos anos, foram acrescentados outros hinos até que o hinário oficial chegou a 524. Até o ano de 1981, todos os hinos já haviam sido revisados.

Em 1979, o Conselho Administrativo da Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD), cumprindo resolução da Assembleia Geral da CGADB, nomeou uma comissão para proceder a revisão geral da música e letra dos hinos da Harpa Cristã. A proposta foi apresentada pelo pastor Adilson Soares da Fonseca. As análises tiveram o apoio técnico e especializado de João Pereira, na correção e adaptação da música; e Gustavo Kessler, na revisão das letras.

Hinos cantados e amados em todo o país

A Harpa Cristã tem sido o instrumento de consolidação nacional da hinologia pentecostal, principalmente por meio do cântico congregacional. Um dos motivos que contribuiu para isso foi o fato de cada crente assembleiano ter que possuir o seu próprio exemplar do hinário e levá-lo para a igreja, diferentemente das igrejas das denominações tradicionais no Brasil, América do Norte e Europa, onde são os templos que possuem exemplares dos seus hinários disponíveis para os fiéis usarem em seus cultos.

Após 90 anos de existência, muitos dos belos e edificantes hinos da Harpa Cristã, ultrapassam as fronteiras assembleianas, tocando os corações de milhares de crentes de outras denominações evangélicas brasileiras, alcançando o honrado posto de hinário mais conhecido e amado em todo o país.

Os primeiros hinos cantados nas Assembleias de Deus

A música pentecostal, no início do movimento no Brasil, se dividia em música importada e em composições brasileiras. Em seus primórdios, as Assembleias de Deus cantavam os tradicionais hinos formais protestantes do hinário da Igreja Congregacional,

Salmos e Hinos, para o seu cântico congregacional, que também eram utilizados por

diversas igrejas evangélicas históricas. O hinário Salmos e Hinos havia sido publicado em 1861 pelos missionários congregacionais Robert e Sara Poulton Kalley.

(2)

Os primeiros compositores assembleianos

Mas havia a necessidade de hinos que enfocassem as verdades pentecostais e refletissem o fervor pentecostal. Começam, então, a surgir compositores e tradutores pentecostais: José Rodrigues, Maria Antônia Nobre, Sylvio Brito, Frida Vingren, Almeida Sobrinho, Adriano Nobre de Almeida, Manoel Hygino de Souza, Paulo Leivas Macalão, Gunnar Vingren, Antonio Torres Galvão, Samuel Nyström, Emílio Conde e muitos outros. São também traduzidos hinos de hinários suecos e americanos pentecostais pelos missionários Gunnar Vingren, Samuel Nyström, Frida Vingren, Joel Carlson, Eufrosyne Kastberg e outros. Grande parte desses hinos que veio a fazer parte da Harpa Cristã, hinário assembleiano, teve suas versões musicais feitas pelo pastor Paulo Leivas Macalão. Alguns desses hinários estrangeiros são: Best of all (e.g, o hino “Glória a Deus o

Pai eterno”), Segertone (e.g., “Os teus pecados tu queres deixar”), Herrens Lov (e.g., “Oh, porque duvidar sobre as ondas do mar”) e Lovangst (e.g., “Jesus disse aos discípulos no monte ao subir”).

Muitos desses hinos expressavam uma temática que incluía a doutrina do revestimento de poder pelo batismo com o Espírito Santo, ressaltava necessidade de devoção e santificação na vida do crente, e falava da iminente segunda vinda de Cristo e a esperança do crente fiel se encontrar logo com o Senhor na vida eterna.

Hinários precursores da Harpa Cristã

Em 1917, o missionário sueco Gunnar Vingren, fundador das Assembleias de Deus juntamente com Daniel Berg, montou um caderno particular de hinos com letra e música. Tinha 24 hinos, 10 com letra em inglês e 14 com letra em sueco.

Caderno de hinos, elaborado em 1917, por Gunnar Vingren

Os líderes da Assembleia de Deus de Belém (PA), os missionários suecos, prepararam um hinário, cuja impressão ficou pronta em 6 de outubro de 1917, e tinha 194 hinos. Em 1921 foi lançado o Cantor Pentecostal, impresso pela tipografia Guajarina, sob a orientação editorial de Almeida Sobrinho e tinha 44 hinos e 10 corinhos. Foi distribuído pela AD de Belém, que, naquela época, achava-se localizada na Travessa 9 de Janeiro 75.

(3)

2ª edição do Cantor Pentecostal, publicado em 1921, em Belém do Pará, por Almeida Sobrinho

Em 1931, Gunnar Vingren, então pastor da Assembleia de Deus de São Cristóvão, no Rio de Janeiro, editou o Psalterio Pentecostal, impresso na Gráfica Fernandes & Rohe, no Rio de Janeiro. Tinha 221 hinos.

(4)

O lançamento da Harpa Cristã

Em 1922, foi lançada em Recife (PE), a primeira edição da Harpa Cristã com 100 hinos, que viria a tornar-se hinário oficial das Assembleias de Deus. Sob a orientação editorial do pastor Adriano Nobre, teve uma tiragem inicial de mil exemplares, impressa nas oficinas do Jornal do Comércio e foi distribuída para todo o Brasil pelo missionário Samuel Nyström. Não consta nenhum exemplar desta edição histórica nos arquivos da CPAD, porém, seu prefácio é conhecido, pois foi reimpresso nas páginas iniciais da segunda edição.

Cópia do prefácio da 1ª edição da Harpa Cristã lançada em 1922

A segunda edição da Harpa Cristã, já com 300 hinos, foi impressa nas Oficinas Irmãos Pongetti, no Rio de Janeiro, em 1923, numa tiragem de 3.000 exemplares, segundo o avivo publicado no jornal Boa Semente de dezembro de 1923, página 4. Cópia da página de abertura da 2ª edição da Harpa Cristã, publicada em 1923

A terceira edição, em 1932, tinha a Harpa Cristã 400 hinos e foram 5.000 exemplares, segundo informa Samuel Nyström no livro Despertamento apostólico no Brasil, p. 126. A quarta edição foi de 10.000 exemplares com 458 hinos e a quinta, com 512 hinos, foi de 8.000 exemplares. Da quarta edição foram publicados mais de 4.000 exemplares. O preço mais barato do hinário foi de 3 mil-réis.

(Foto ao lado: cópia da página de abertura da 4ª edição da Harpa Cristã impressa em 1932, com 458 hinos e 11 corinhos)

Sucederam-se muitas outras edições e vindo a ser impressas nas oficinas da Casa Publicadora das Assembleias de Deus. Com o passar dos tempos,

(5)

outros hinos foram sendo acrescentados até que o nosso hinário oficial em 1941 atingisse 524 hinos. Número esse que, durante várias décadas, caracterizou a Harpa Cristã.

Até 1981, quase todos os hinos da Harpa Cristã já haviam sido revisados. Os mais altos foram transpostos para tons mais acessíveis ao cântico congregacional. Na elaboração dos hinos, muito contribuiu o missionário Samuel Nyström. Como não tivesse perfeito conhecimento da língua portuguesa, ele traduziu, literalmente, diversas letras da riquíssima hinódia escandinava. Para que os poemas fossem adaptados às suas respectivas músicas, foi necessário que o pastor e músico Paulo Leivas Macalão empreendesse semelhante tarefa. Por isso, tornou-se o pastor Macalão no principal tradutor e adaptador da Harpa Cristã.

A Harpa Cristã com música

O primeiro caso de um hinário com música nas Assembleias de Deus ocorreu em 1929, em Belém do Pará, quando os pastores Samuel Nyström e Julião Silva publicaram naquela cidade uma edição da Harpa Cristã só com música. Nesta edição vinham apenas os títulos dos hinos, por não lhes ter sido possível imprimir letra e música, por causa dos poucos recursos técnicos de impressão na época. A gráfica impressora foi a do jornal Boa Semente, que precedeu o Mensageiro da Paz, a qual funcionava na Travessa 9 de Janeiro 75.

Primeira edição da Harpa Cristã com música lançada em 1929 por Samuel Nyström e Julião Silva em Belém do Pará

Em 1932 foi lançado no Rio de Janeiro o Livro de Música da Harpa Cristã, mimeografado, contendo a música de 400 hinos. Nessa época, a Harpa Cristã sem música estava na sua 4ª edição.

A primeira Harpa Cristã impressa com música e os tradicionais 524 hinos

Em 1937, a Convenção Geral das Assembleias de Deus, reunida em São Paulo, convocou uma comissão para editar e imprimir a Harpa Cristã com música por iniciativa do missionário sueco Nils Kastberg. Desta comissão faziam parte: Emílio Conde, Samuel Nyström, Paulo Leivas Macalão, Jahn Sörheim e Nils Kastberg. Neste empreendimento, também tomou parte ativa o Dr. Carlos Brito.

Enquanto a comissão instituída pela CGADB começava o seu trabalho em 1937, a 6ª edição do hinário se esgotou devido a muitos pedidos de todas as partes do país. A solução, segundo informou o missionário Nils Kastberg no prefácio, foi lançar a 7ª edição

(6)

sem alteração, mantendo a quantidade de 512 hinos de edições anteriores, aguardando para mais tarde uma edição melhorada, impressa juntamente com a música. O trabalho de elaborar a primeira Harpa Cristã impressa com música notabilizou-se pela participação do pastor Paulo Leivas Macalão e pela nova quantidade de hinos que perdurou por mais de 50 anos.

Pastor Paulo Macalão tocando o seu famoso violino. Devido ao seu conhecimento musical, ele foi o principal encarregado da reforma que resultou na mais famosa edição da Harpa Cristã com 524 hinos

Numa nota publicada no jornal

Mensageiro da Paz de julho de 1939, p. 2, 1ª

quinzena, pastor Paulo Macalão informou como foram os primeiros anos de trabalho: “tem sido demorado, por achar-me sozinho,

na correção da letra e música dos hinos”. No

entanto, se mostrou agradecido a Deus e ao povo assembleiano pela nobre missão confiada a ele: “É um serviço glorioso que

Deus me proporcionou, mas que para concluí-lo, necessito das orações de todos os que amam a causa de Cristo, em virtude de ser grande a responsabilidade que me pesa: sinto-me, às vezes, bastante atarefado; creio, porém, que se todos os irmãos orarem neste sentido, Deus me ajudará, em breve, a terminar o nosso hinário, que servirá para atrair muitos pecadores aos pés de Cristo”.

Em novembro de 1939, aumentara a quantidade de pedidos de harpas, o Dr. Carlos Brito e o missionário Samuel Nyström, respectivamente, diretor-gerente e redator do

Mensageiro da Paz, mandaram imprimir uma

harpa sem música com os primeiros 300

hinos que já estavam prontos para a futura harpa com música. Esta edição antecipada foi classificada como “8ª Edição Reformada” da Harpa Cristã.

(7)

Finalmente, em janeiro de 1941, foi publicada a 1ª Edição com Música Impressa da

Harpa Cristã, como propriedade da Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD).

Era a primeira edição da Harpa Cristã com os tradicionais 524 hinos. Esta edição foi impressa quando a CPAD havia completado um ano de fundação e ainda funcionava nas dependências da Assembleia de Deus de São Cristóvão (Rio de Janeiro). Como a CPAD ainda não possui sua própria gráfica, a tiragem foi feita na gráfica da Imprensa Metodista.

Primeira edição impressa da Harpa Cristã com música lançada em 1941, sob a coordenação do pastor Paulo Leivas Macalão

Cópia do prefácio da Harpa Cristã, edição de 1941, assinado pelo pastor Paulo Leivas Macalão Cópia da introdução da Harpa Cristã, edição de 1941, assinada pelo missionário Samuel Nyström

A revisão dos primeiros hinos foi feita pelo missionário e músico norueguês Jahn Sörheim. O jornalista e escritor Emílio Conde auxiliou na correção de alguns hinos. Professor Antonio F. Farias fez a harmonização de algumas músicas. Em seu prefácio, pastor Paulo Macalão agradeceu a Deus pelo auxílio nos anos de árduo trabalho com “lutas e angustias, quando, sozinho, tinha que resolver sobre a escolha, correção de

(8)

A atual Harpa Cristã com 640 hinos

Em 1979, mediante proposta apresentada pelo pastor Adilson Soares da Fonseca, o Conselho Administrativo da CPAD, cumprindo resolução da Assembleia Geral da CGADB, reunida em Porto Alegre (RS), naquele ano, convocou uma comissão para proceder a uma revisão geral da música e da letra da Harpa Cristã.

A comissão era formada pelos seguintes pastores: Paulo Leivas Macalão, Túlio Barros Ferreira, Nicodemos José Loureiro, Antonio Gilberto, Manoel Luís Filho e Graciliano Gomes A. Filho. Nesta empreitada, também tomaram parte ativa o pastor e consagrado poeta Joanyr de Oliveira, e o pastor Alcebíades Pereira Vasconcelos. Em termos técnicos, os trabalhos contaram com dois obreiros especializados: João Pereira, na correção e adaptação da música; e Gustavo Kessler, na revisão das letras. Também a comissão recebeu apoio do pastor Nemuel Kessler, que, ao assumir a diretoria de publicações da CPAD em 1984, reativou os trabalhos parados havia cinco anos.

Equipe da CPAD que atuou na revisão final da reforma da Harpa Cristã reunida em 1991. Da esquerda para a direita, os pastores Cyro Mello, João Pereira, Horácio da Silva Jr., Antonio Mardônio Nogueira, Antonio Gilberto e Geremias do Couto

Com esse trabalho da comissão surgiu a Harpa Cristã atualizada, lançada em 1992, contendo mais 628 hinos com uma nova sequência numérica distribuída em seis grupos temáticos, incluindo os hinos pátrios. Mas, a maioria das igrejas optou por ficar com a harpa tradicional. De qualquer forma, a experiência serviu para rever a hinódia pentecostal, tornando- a mais viva e participativa nas reuniões das Assembleias de Deus. Diante dessa situação, a CPAD, na gestão de Ronaldo Rodrigues de Souza, julgou necessário manter os antigos 524 hinos na sequência numérica tradicional, acrescentando-se os 116 novos hinos da Harpa Cristã atualizada, incluindo os hinos pátrios. Surge, assim, em 1996, a atual Harpa Cristã ampliada com 640 hinos, seguindo a numeração do hinário original que tinha apenas 524 composições.

Na Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil, em 1999, na cidade de São Paulo, a CPAD promoveu o lançamento da Harpa Cristã ampliada e o Manual da

(9)

Membros do Conselho Administrativo, diretores e equipe da CPAD reunidos por ocasião do encerramento dos trabalhos de reforma da Harpa Cristã em 1992

Pastor Horácio da Silva Jr., então diretor executivo da CPAD, entregando um exemplar da Harpa Cristã, reformada em 1992, ao pastor José Wellington Bezerra da Costa, presidente da CGADB

O diretor-executivo da CPAD, Ronaldo Rodrigues de Souza, na Convenção Geral de 1999, apresentando para a liderança das Assembleias de Deus a atual Harpa Cristã ampliada

(10)

Exemplar do Manual da Harpa Cristã elaborado pelo pastor Claudionor de Andrade e publicado pela CPAD em 1999

Bíblia com Harpa Cristã, a união perfeita

A partir de 1976, a CPAD começou a produzir e a distribuir Bíblias com harpas. A

Harpa Cristã de tamanho médio, produzida em 1975, foi ampliada para tamanho grande a

fim de ter o mesmo formato da Bíblia da época. O trabalho de acabamento era feito por terceiros, pois a CPAD não tinha, na época, pessoal habilitado para este trabalho, principalmente nos modelos de capas com zíper.

(11)

Harpas Cristãs Especiais

Para atender às necessidades de bandas, orquestras e dos músicos de instrumentos específicos das igrejas, a CPAD lançou, em 1983, dois tipos de hinários: a

Harpa Cristã em Si Bemol, para trompete, clarinete, sax tenor, sax soprano, barítono e

tuba Sib, e a Harpa Cristã em Mi Bemol para requinta, sax alto, tuba, clarone alto, sax horn (Genis) e sax barítono.

Estas harpas vieram a somar com a Harpa Cristã com música para instrumentos em Dó, teclado, flauta, piano e violino, com letra dos hinos e partitura. Para instrumentistas de cordas e teclas sem conhecimento profundo em leitura de partitura, foi lançada em 2007 a Harpa Cristã Cifrada acompanhada de um Manual de Cifras com os acordes e suas posições para piano, teclado e para violão e guitarra.

Harpa Cristã com música em Dó para orquestras, bandas e corais

(12)

Harpa Cristã em cifras editada pela CPAD a partir de 2007

A Harpa Cristã na era tecnológica

Por meio do seu selo musical, a Patmos Music, a CPAD passou a investir em gravações de hinos da Harpa Cristã em CDs. A primeira coletânea de hinos foi o CD Pentecostes com belas melodias de clássicos como “Poder Pentecostal”, “O Bom

Consolador”, “Fogo Divino” e “Senhor, manda o teu poder”. A partir de 2001, a CPAD

começou a produzir a Coleção Harpa Cristã Instrumental. A coleção, formada por CDs, fitas de áudio e um manual, traz uma seleção de hinos da Harpa Cristã com produção instrumental orquestrada para ser tocada como acompanhamento nos cânticos congregacionais ou uso particular. Em 2011, a coleção era composta de 12 volumes, com 10 faixas em cada volume.

Coleção Harpa Cristã Instrumental em CD, lançada em 2001

Referências

Documentos relacionados

O vereador Alcides diz também querer comentar, com certeza o prefeito está de parabéns, pois em todos esses anos de dois mil e treze para cá ele nunca deu só o índice,

Em uma safra de 12 meses, a matéria-prima que é colhida entre janeiro e abril gera perdas, pois a cana ainda não atingiu o seu ápice de maturação e assim, a indústria recebe

dois procedimentos. Em primeiro lugar, vamos considerar a escolha do texto. A prudên­ cia manda que se evite arranjos com obras-primas da literatura, porque além delas serem

Nessa primeira fase do estudo de Comparação de Hinários foram considerados os seguintes: Salmos e Hinos (SH), Cantor Cristão (CC), Harpa Cristã Ampliada (HCA), Hinário

Nesta perspectiva fizemos uma distinção entre dois aspectos, geralmente tratados como fazendo parte de uma só e mesma problemática: de um lado, o discurso médico vivido como terror

Nesta revisão sistemática os autores pretenderam examinar a taxa de sobrevivência e de sucesso de implantes colocados em zonas regeneradas com enxertos ósseos

Os objetivos deste es- tudo foram, por um lado, analisar a preva- lência da freqüência e intensidade percebi- da dos eventos estressantes entre pares e da freqüência e

Se o competidor acidentalmente tentar iniciar a resolução com um cronómetro que o juiz não colocou a zero (ex: o competidor realiza a inspeção, coloca as mãos no