• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)
(2)

2

UNIVERSIDADE

FEDERAL DO

ABC

Sumário

1 - APRESENTAÇÃO 3 2 - IDENTIDADE ORGANIZACIONAL 4 2.1-INFORMAÇÕES BÁSICAS ... 4 2.2-MISSÃO DA UFABC ... 4 2.3-BREVE HISTÓRICO ... 4 2.4-EQUIPE GESTORA 2014 A 2017 ... 6 2.5-ESTRUTURA GERENCIAL ... 8

2.6-FORMAS DE COMUNICAÇÃO COM O USUÁRIO ... 8

3 - CURSOS OFERECIDOS 8 3.1-GRADUAÇÃO ... 9

3.2-PÓS-GRADUAÇÃO ... 13

4 - SERVIÇOS DIVERSOS 16 4.1-DIVISÃO DE REGISTRO DE DIPLOMAS ... 16

4.2-SECRETARIA ACADÊMICA ... 16 4.3-RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO ... 17 5 – ATIVIDADES DIVERSAS 17 5.1-CURSOS DE EXTENSÃO ... 17 5.2-BIBLIOTECA ... 18 5.3-INICIAÇÃO CIENTÍFICA ... 19 5.4-BOLSAS ASSISTENCIAIS ... 20

2014

(3)

3

UNIVERSIDADE

FEDERAL DO

ABC

1 - Apresentação

Por meio da Carta de Serviços ao Cidadão, a Fundação Universidade Federal do ABC - UFABC busca orientar e informar a sociedade sobre seus serviços prestados, assim como as formas de acessá-los. A Carta, um documento elaborado por uma organização pública, visa informar aos cidadãos quais os serviços prestados pela instituição, como acessá-los e quais são os compromissos de atendimento estabelecidos.

A sua divulgação significa que a Universidade assume um compromisso baseado em princípios fundamentais, tais como: ampliação da informação e transparência, participação e comprometimento com a comunidade, além da ampliação da participação dos cidadãos. Esses princípios têm como premissas o foco no cidadão, participação de todas as pessoas que integram a UFABC e a indução do controle por parte da sociedade.

Ao disponibilizar sua Carta de Serviços ao Cidadão, a UFABC busca ampliar o acesso do cidadão aos seus serviços, estimulando sua participação na definição dos rumos da instituição.

(4)

4

UNIVERSIDADE

FEDERAL DO

ABC

2 - Identidade Organizacional 2.1 - Informações Básicas Denominação completa

Fundação Universidade Federal do ABC

Denominação abreviada

UFABC

Natureza jurídica

Fundação Pública de Direito Público

Órgão de vinculação

Poder Executivo da União: Ministério da Educação.

Principal atividade

Ensino, pesquisa e extensão.

Endereço completo da sede e campus Santo André

Avenida dos Estados, 5001 - Bangu - Santo André – São Paulo

Endereço campus São Bernardo do Campo

- Bloco Alfa

Rua Arcturus, 6 – Jardim Antares – São Bernardo do Campo – SP

Endereço Administrativo

Rua Catequese, 242 – Bairro Jardim – Santo André – SP Estatuto da UFABC, disponível em:

http://www.ufabc.edu.br/index.php?option=com_content&view=article&id=397&Ite mid=73

2.2 - Missão da UFABC

Promover educação de nível superior de qualidade à comunidade, por meio do ensino, pesquisa e extensão, buscando a formação de um cidadão apto a interagir de forma ética e produtiva na sociedade, buscando soluções democráticas para os problemas nacionais.

2.3 - Breve Histórico

Vencido os primeiros 07 (sete) anos de sua existência, a Universidade Federal do ABC (UFABC) oferece para avaliação um cenário positivo e complexo. Em sua curta trajetória, a meta inicial e principal desafio - a implantação do Bacharelado Interdisciplinar – foram alcançados com inegável sucesso.

(5)

5

UNIVERSIDADE

FEDERAL DO

ABC

A UFABC foi a pioneira na criação dos Bacharelados interdisciplinares e foi

seguida por outras universidades federais, como a UFBA, a UFJF, UFRN, UFOPA,

UFRB, UNIFAL-MG, UFVJM, UNIFESP, UFERSA, UFSJ e UNIPAMPA, ampliando o escopo da inovação curricular a outras áreas do conhecimento.

O Bacharelado em Ciência & Tecnologia da UFABC recebeu o conceito

máximo conferido pelo INEP/MEC, o que atesta a qualidade, o arrojo e o

pioneirismo do projeto pedagógico implantado/aplicado há sete anos. Os

indicadores certificam o êxito acadêmico, mas, o próximo passo, já em curso, será o seu enraizamento crescente na sociedade e o pleno reconhecimento da carreira de bacharel interdisciplinar (Ciência & Tecnologia; Ciências & Humanidades, dentre outras possibilidades) no mercado de trabalho, com sua feição própria e autônoma.

A Região do Grande ABC, também conhecida como Região do ABC Paulista, importante polo industrial do desenvolvimento econômico nacional do século XX e berço histórico de acirradas lutas sociais, precisou esperar o alvorecer de um novo século para que pudesse, enfim, usufruir de uma instituição pública de ensino superior.

Finalmente, na data de 11 de setembro de 2006, a Universidade Federal do ABC (UFABC) deu início às suas atividades acadêmicas com a chegada dos seus primeiros alunos de graduação. Não à toa que todo o tempo de espera tenha suscitado tamanho interesse e expectativa em relação à nascente universidade. Expectativa devidamente potencializada por décadas e décadas de promessas e projetos malsucedidos de implantação de uma universidade pública, gratuita e de qualidade na importante e estratégica região do Grande ABC.

O auspicioso futuro que, desenhado sob a égide do seu inovador projeto pedagógico, promete alçar a Universidade Federal do ABC à condição de uma das melhores instituições de ensino superior do país, indutora de inovação e tecnologia de ponta, reconhecida internacionalmente, inovadora em sua gestão e comprometida com os mais elevados valores da inclusão social e da gestão participativa.

O caráter inovador da instituição revelou-se também capaz de consubstanciar, em seu projeto pedagógico, outra face da dimensão social da universidade, ao reconhecer que uma das tarefas urgentes para assegurar a equidade é democratizar a excelência científica. Os programas desenvolvidos pela universidade garantem a permanência dos estudantes de baixa renda, ao mesmo tempo em que estimulam o envolvimento com ações acadêmicas que assegurem alto desempenho científico. A UFABC procura, desse modo, propiciar a interação dos diferentes substratos que compõem o complexo espectro social brasileiro e que se encontra grandemente representado em sua população estudantil.

É importante salientar que a Região Metropolitana do Grande ABC comporta uma população de cerca de 2,5 milhões de habitantes e que a Universidade Federal

(6)

6

UNIVERSIDADE

FEDERAL DO

ABC

do ABC é responsável, sozinha, pela oferta de mais de 80% das vagas (de ensino superior gratuito) disponibilizadas nesta região.

O projeto da UFABC permite a graduação em até três cursos específicos a ele vinculados e muitos alunos têm se beneficiado desta possibilidade, graduando-se em cursos de áreas correlatas ou complementares, o que lhes confere diferencial relevante em termos de qualificação e flexibilidade profissional. Nos últimos dois anos, aproximadamente 800 alunos concluíram o Bacharelado em Ciência & Tecnologia. O monitoramento deste processo indica que a maioria destes alunos (mais de 90%) encontra-se matriculada em um dos cursos de formação específica da universidade. Destes, uma parcela significativa já se graduou e ingressou no mercado de trabalho e muitos também prosseguem sua formação acadêmica em cursos de pós-graduação da UFABC.

No mês de julho de 2014, cerca de 11.162 alunos (Graduação, Pós-Graduação e Extensão) e 1.560 servidores (docentes, técnicos administrativos e terceirizados) compunham a comunidade universitária da UFABC.

Em 2014, para o processo seletivo de ingresso aos cursos de graduação, a UFABC ofereceu 1.960 vagas (30% a mais em relação ao primeiro processo seletivo, em 2006/2007) distribuídas entre os campi de Santo André e de São Bernardo do Campo.

De acordo com dados do Censo da Educação Superior de 2011, a UFABC é a única instituição brasileira de ensino superior com quadro docente composto por 100% de professores doutores. Pesquisadores da UFABC já receberam mais que 30 prêmios por excelência em pesquisa, quase um a cada dois meses, durante os sete anos de existência da universidade.

2.4 - Equipe Gestora 2014 a 2017

REITOR

KLAUS CAPELLE

Klaus Capelle@ufabc.edu.br

VICE-REITOR

DÁCIO ROBERTO MATHEUS Dacio.Matheus@ufabc.edu.br

CHEFE DE GABINETE

MARCOS JOEL RÚBIA marcos.rubia@ufabc.edu.br

(7)

7

UNIVERSIDADE

FEDERAL DO

ABC

PRÓ-REITOR DE GRADUAÇÃO

JOSÉ FERNANDO QUEIRUGA REY Josefernando.rey@ufabc.edu.br

PRÓ-REITOR DE PÓS-GRADUAÇÃO

GUSTAVO MARTINI DALPIAN

gustavo.dalpian@ufabc.edu.br PRÓ-REITOR DE PESQUISA HARKI TANAKA harki.tanaka@ufabc.edu.br PRÓ-REITOR DE EXTENSÃO DANIEL PANSARELLI daniel.pansarelli@ufabc.edu.br PRÓ-REITOR DE ADMINISTRAÇÃO

JÚLIO FRANCISCO BLUMETTI FACÓ julio.faco@ufabc.edu.br

PRÓ-REITOR DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL

VITOR MARCHETTI

vitor.marchetti@ufabc.edu.br

PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS E POLÍTICAS AFIRMATIVAS – PROAP

GUSTAVO ADOLFO GALATI DE OLIVEIRA gustavo.galati@ufabc.edu.br

PREFEITO UNIVERSITÁRIO

WALTER IGNÁCIO ROSA

walter.rosa@ufabc.edu.br

DIRETOR DO CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E HUMANAS - CCNH

RONEI MIOTTO

arnaldo.santos@ufabc.edu.br

DIRETOR DO CENTRO DE MATEMÁTICA, COMPUTAÇÃO E COGNIÇÃO - CMCC

EDSON PINHEIRO PIMENTEL

(8)

8

UNIVERSIDADE

FEDERAL DO

ABC

DIRETOR DO CENTRO DE ENGENHARIA, MODELAGEM E CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - CECS

ANNIBAL HETEM JUNIOR annibal.hetem@ufabc.edu.br

SECRETARIA GERAL

SORAYA APARECIDA CORDEIRO soraia.cordeiro@ufabc.edu.br 2.5 - Estrutura Gerencial

Órgãos de Deliberação Superior

Conselho Universitário - CONSUNI

Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE

Câmaras Assessoras dos Conselhos

Comissão de Assuntos de Natureza Orçamentária e Administrativa - CANOA Comissão de Leis e Normas - CLN.

2.6 - Formas de Comunicação com o Usuário

Página na Internet – As principais notícias da UFABC, atualizadas diariamente, estão disponíveis no site www.ufabc.edu.br.

Serviço de respostas às dúvidas dos membros da comunidade acadêmica e do público em geral é disponibilizado em nossa página na internet por meio do serviço

Fale Conosco: http://comunicacao@ufabc.edu.br/informacoes/fale-conosco

E-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão) permite que qualquer pessoa, física ou jurídica, encaminhe pedidos de acesso à informação para órgãos e entidades do Poder Executivo Federal. Por meio do sistema, além de fazer o pedido, será possível acompanhar o prazo pelo número de protocolo gerado e receber a resposta da solicitação por e-mail; entrar com recursos, apresentar reclamações e consultar as respostas recebidas. O objetivo é facilitar o exercício do

direito de acesso às informações públicas. http://acessoainformação.gov.br/sistema/

3 - Cursos Oferecidos

Além da graduação, a UFABC oferece cursos de pós-graduação presencial

stricto sensu, nos níveis mestrado e doutorado, e cursos latu sensu na modalidade à

distância. A Universidade oferece ainda cursos de extensão e organiza diversos eventos.

(9)

9

UNIVERSIDADE

FEDERAL DO

ABC

As bibliotecas da UFABC estão disponíveis para empréstimos de livros para toda a comunidade acadêmica da UFABC e apenas para consulta para toda comunidade externa. Paralelamente a esses serviços, a UFABC é responsável pelo registro e expedição de diplomas e certificados de diversas universidades do ABC.

3.1 – Graduação Presencial

A organização acadêmica da UFABC se baseia em três Centros: Centro de Ciências Naturais e Humanas; Centro de Matemática, Computação e Cognição; e Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas.

Os alunos não se matriculam na Universidade em um Centro específico. Uma vez admitido, o estudante precisa completar um mínimo de 190 créditos, divididos em três grandes grupos:

- Disciplinas obrigatórias (47,4%); - Disciplinas de opção limitada (30%); - Disciplinas de opção livre (22,6%).

Após concluir os números requeridos de créditos, o aluno obtém o diploma de Bacharel em Ciência & Tecnologia ou de Bacharel em Ciências & Humanidades. Com isso, o aluno se habilita a prosseguir os estudos rumo aos demais cursos de Graduação oferecidos pela Universidade. Para alunos que desejam se dedicar às atividades acadêmicas, outra possibilidade é o ingresso imediato em estudos de Pós-Graduação.

A duração prevista para a conclusão dos Bacharelados Interdisciplinares (BC&T e BC&H) é de 3 (três) anos, desde que o estudante siga regularmente a matriz curricular sugerida de cada um dos cursos.

Os cursos de graduação oferecidos pela UFABC são:

Bacharelados Interdisciplinares: - Ciência & Tecnologia

- Ciências & Humanidades

O que é um Bacharelado Interdisciplinar?

Os Bacharelados Interdisciplinares têm como característica a flexibilidade de permitir que os alunos possam aprofundar seus conhecimentos em diferentes áreas

(10)

10

UNIVERSIDADE

FEDERAL DO

ABC

de atuação, antes de prosseguir seus estudos nos demais cursos de formação específica. Contrastando com um curso tradicional, na UFABC os alunos têm a possibilidade de cursar disciplinas de diferentes cursos de formação específica ao mesmo tempo, preservando-se a ideia de liberdade para a exploração de novos caminhos. Ao final, o aluno da UFABC poderá se graduar em um dos BIs e em até 03 (três) cursos de formação específica a ele vinculados.

Cursos de Formação Específica

Cursos vinculados ao BC&T

Bacharelados Ciência da Computação Ciências Biológicas Física Matemática Neurociência Química Engenharias Aeroespacial Ambiental e Urbana Biomédica Energia Gestão Informação Instrumentação, Automação e Robótica Materiais Licenciaturas Ciências Biológicas Física Matemática Química

Cursos vinculados ao BC&H Bacharelados

Filosofia Ciências Econômicas Políticas Públicas Planejamento Territorial Relações Internacionais Licenciatura Filosofia

Maiores informações sobre cada um dos cursos de graduação podem ser

obtidas através do sítio da UFABC: http://prograd.ufabc.edu.br/cursos

O ingresso aos Bacharelados Interdisciplinares da UFABC em 2015 dar-se-á pelo Sistema de Seleção Unificada do MEC, na modalidade fase única, exclusivamente com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio.

(11)

11

UNIVERSIDADE

FEDERAL DO

ABC

Do total das 1.960 (um mil novecentos e sessenta) vagas disponibilizadas para o ano letivo de 2014, 1.125 (um mil cento e vinte e cinco) foram destinadas ao Bacharelado em Ciência & Tecnologia (BC&T), sediado no campus de Santo André; 435 (quatrocentos e trinta e cinco) ao Bacharelado em Ciência & Tecnologia (BC&T), sediado no campus de São Bernardo do Campo; e 400 (quatrocentos) ao Bacharelado em Ciências & Humanidades (BC&H), sediado no campus de São Bernardo do Campo.

Em conformidade com a Lei nº 12.711, de 29/08/2012, regulamentada pelo Decreto nº 7.824, de 11/10/2012, a UFABC reservará parte de suas vagas por curso de ingresso, por turno e por campus de oferta, para ingresso pelo sistema de cotas. Serão considerados candidatos aptos a concorrer pelas cotas aqueles que:

I - Tenham cursado o Ensino Médio ou o Ensino Médio Supletivo integralmente em escola pública, sendo consideradas escolas públicas as instituições de ensino de que trata o inciso I do caput do art. 19 da Lei nº 9.394, de 20/12/1996.

II - Tenham obtido Certificação de conclusão do ensino médio com base no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, de exame nacional para certificação de competências de jovens e adultos ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino, desde que não tenham cursado, em algum momento, parte do ensino médio em escolas particulares.

Em conformidade com a Lei nº 12.711, de 29/08/2012, regulamentada pelo Decreto nº 7.824, de 11/10/2012, pelo menos 50% (cinquenta por cento) das vagas da UFABC serão reservadas aos candidatos oriundos de escolas públicas, observadas as seguintes condições:

I - das vagas que são destinadas aos alunos de escola pública, pelo menos 50% (cinquenta por cento) serão reservadas a candidatos oriundos de escolas públicas, com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 (uma vez e meia) salário-mínimo (SM) per capita;

II - das vagas que são destinadas aos alunos de escola pública, será reservada

por curso e turno, aos autodeclarados pretos, pardos e indígenas, pelo menos a

proporção de vagas, no mínimo, igual a da soma de pretos, pardos e indígenas, na

população da unidade da Federação do local de oferta de vagas da instituição,

segundo o último Censo Demográfico divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

(12)

12

UNIVERSIDADE

FEDERAL DO

ABC

Curso de ingresso x curso de formação específica

O ingresso à UFABC dá-se, obrigatoriamente, em um dos 02 (dois)

Bacharelados Interdisciplinares (BIs):

 Bacharelado em Ciência & Tecnologia (BC&T)

 Bacharelado em Ciências & Humanidades (BC&H)

O aluno matriculado no BC&T poderá optar por outros 18 (dezoito) cursos de formação específica a ele vinculados.

O aluno matriculado no BC&H poderá optar por outros 06 (seis) cursos de formação específica a ele vinculados.

Transferência de outra instituição para a UFABC

Os procedimentos e critérios de seleção para transferência externa, ou seja, de alunos de outra Instituição Superior de Ensino para a UFABC, são publicados em edital próprio. O aluno transferido para a UFABC deverá cursar, primeiramente, um BI (Bacharelado Interdisciplinar) antes de se matricular nos Cursos de Formação Específica.

Transferência interna entre os Bacharelados Interdisciplinares

Para solicitar transferência do BC&T para o BC&H ou vice-versa, o aluno deve atender aos seguintes critérios:

 Estar matriculado como aluno regular em um dos bacharelados

interdisciplinares da UFABC no ato na inscrição.

 Estar matriculado na UFABC há pelo menos três quadrimestres.

 Ter aprovação no curso de origem em, no mínimo, 20% (vinte por cento)

da carga horária total exigida para integralização do curso.

Mais informações na Resolução CONSEPE nº 101, de 31/03/2011.

Período (diurno/noturno)

No quadrimestre em que ingressa, o aluno deverá cursar disciplinas no período (matutino ou noturno) para o qual foi selecionado pelo processo seletivo. A partir do segundo quadrimestre na UFABC, o aluno poderá optar por cursar disciplinas do

(13)

13

UNIVERSIDADE

FEDERAL DO

ABC

período diurno ou noturno, dependendo da disponibilidade de vagas e de critérios internos de regulamentação.

Trancamento de matrícula

Caso o aluno esteja impedido de comparecer às aulas, poderá solicitar trancamento de matrícula na Secretaria Acadêmica. Não é permitido ao aluno ingressante o trancamento de matrícula no primeiro quadrimestre. Mais

informações são encontradas na Resolução do CONSEPE nº 63 de 10/05/2010.

3.2 - Pós-Graduação

Ensino a Distância

A UFABC estabeleceu parcerias dentro do Programa da UAB, a partir do ano de 2010, em vinte e um polos do Estado de São Paulo, a saber: Araras, Bragança Paulista, Campinas, Diadema, Guarulhos, Jales, Jandira, Itapecerica da Serra, Itapevi, Santos, São João da Boa Vista, São José dos Campos, Viradouro e sete polos na cidade de São Paulo (Balneário São Francisco, Chácara Dona Olívia, Cidade Tiradentes, Jardim Moreno, Jardim São Roberto, Pirajuçara e Vila Aricanduva) e teve aprovadas duas propostas de cursos de Especialização (lato sensu) para serem ministrados nestes Polos, completamente gratuitos:

 Tecnologia e Sistema da Informação

 Ciência e Tecnologia

Maiores informações sobre os cursos oferecidos a distância podem ser

obtidas no sítio da Universidade: http://uab.ufabc.edu.br/

Mestrado e Doutorado

A UFABC oferece Programas de Pós-Graduação stricto sensu, nos níveis de Doutorado e de Mestrado, em várias áreas do conhecimento. Os cursos se propõem a formar pesquisadores com amplo domínio dos campos do saber e profissionais altamente qualificados para suprir a demanda do ensino superior e do desenvolvimento tecnológico nacional e regional.

(14)

14

UNIVERSIDADE

FEDERAL DO

ABC

A lista com a avaliação CAPES dos cursos encontra-se abaixo.

Cursos Stricto Sensu Mestrado (M) Doutorado (D) e

Nota da CAPES

Ciência e Tecnologia/Química M-4 e D-4

Energia M-4 e D-4

Nanociências e Materiais Avançados M-5 e D-5

Engenharia da Informação M-3

Física M-4 e D-4

Matemática M-3 e D-3

Biossistemas M-4 e D-4

Ciência e Tecnologia Ambiental M-3

Ciência da Computação M-3

Ciências Humanas e Sociais M-3 D-3

Engenharia Mecânica M-3

Ensino, História e Filosofia das Ciências e

Matemática M-3 Neurociência e Cognição M-4 e D-4 Biotecnociência M-3 Engenharia Elétrica M-3 Evolução e Diversidade M-4 e D-4 Engenharia Biomédica M-3 Políticas Públicas M-3

Planejamento e Gestão do Território M-4 e D-4

Maiores informações estão disponíveis no sítio: http://propg.ufabc.edu.br/

Nos programas de pós-graduação existe a possibilidade de qualquer cidadão, portador de um diploma de graduação, solicitar inscrição em disciplina isolada como aluno especial.

(15)

15

UNIVERSIDADE

FEDERAL DO

ABC

Contato: Avenida dos Estados, 5001 – Bairro Bangu – Santo André – SP Bloco B - 8º andar - Secretaria da Pós-Graduação (para alunos do PROFMAT)

Bloco B - 3º andar - Sala 302 A (para alunos dos demais cursos) Horário de Atendimento: das 08h00 as 17h00.

Dúvidas sobre matrícula: matricula.propg@ufabc.edu.br

PROFMAT – UFABC

A UFABC também oferece o PROFMAT - Mestrado Profissional em

Matemática em Rede Nacional. É um curso semipresencial, com oferta nacional, realizado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil, e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática.

O PROFMAT visa atender aos professores de Matemática em exercício no

ensino básico, especialmente na escola pública, que busquem aprimoramento em sua formação profissional, com ênfase no domínio aprofundado de conteúdo matemático relevante para sua atuação docente.

Para maiores informações sobre o PROFMAT, favor acessar o link abaixo:

http://www.profmat-sbm.org.br/ MNPEF – UFABC

A partir de 2013, a UFABC também oferece o Mestrado Profissional em

Ensino de Física (MNPEF), é um programa de pós-graduação de caráter profissional, voltado para o professor de ensino básico ou de nível superior em física, organizado pela Sociedade Brasileira de Física (SBF) e executado em Polos localizados em diversas instituições de ensino superior (IES) do Brasil. A Universidade Federal do ABC é o primeiro e único Polo em funcionamento na região da Grande São Paulo. Para maiores detalhes sobre o MNPEF no âmbito geral, favor acessar o link abaixo:

(16)

16

UNIVERSIDADE

FEDERAL DO

ABC

4 - Serviços Diversos

4.1 - Divisão de Registro de Diplomas

A Divisão de Registro de Diplomas da Universidade Federal do ABC está vinculada à Secretaria Geral e tem como atividades:

 Expedição e registro de diplomas internos de graduação e pós-graduação;

 Registro de diploma de Instituição de Ensino Superior particular;

 Averbação de apostila;

 Revalidação de diploma de graduação estrangeiro e reconhecimento de

diploma de pós-graduação estrangeiro, em conformidade com o artigo 48 da Lei nº 9.394/96 – LDB, Pareceres e Resoluções do Conselho Nacional de Educação, Resoluções dos Conselhos Superiores da UFABC.

Para maiores informações, favor acessar o site de registro de diplomas, conforme abaixo:

http://www.ufabc.edu.br/index.php?option=com_content&view=article&id=4 691&Itemid=280

Localização/Contato:

Rua Catequese nº 242, 2º andar - Santo André – SP e-mail: registrodiploma@ufabc.edu.br

Tel.: (11) 4437 8422

4.2 - Secretaria Acadêmica

O atendimento ao aluno de Graduação é efetuado por meio da Secretaria Acadêmica.

Principais serviços: admissão de aluno especial, cancelamento de disciplinas, carteira (estudante e passe escolar), emissão de documentos (atestado de matrícula e histórico escolar), Ficha Individual, Ingresso (documentos), trancamento de matrícula, dispensa por equivalência de disciplinas e transferência interna entre os bacharelados interdisciplinares.

(17)

17

UNIVERSIDADE

FEDERAL DO

ABC

Contato: secretaria.prograd@ufabc.edu.br

Campus Santo André - Térreo, Bloco A, Torre 1. Tel.: 4996-7914

E-mail: secretaria.prograd@ufabc.edu.br

Campus São Bernardo do Campo – Térreo, Bloco Alfa Tels.: 2320-6120/6121/6122

E-mail: sigma.prograd@ufabc.edu.br

4.3 - Restaurante Universitário

O Restaurante Universitário, com o atendimento a toda a comunidade da Universidade e visitantes, por meio do subsídio concedido aos alunos, soma-se às outras ações afirmativas que favorecem a permanência dos alunos na UFABC, fornecendo refeições diariamente.

Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 11h00 as 14h00 (almoço), e de segunda a sexta, das 17h30min. as 19h30min. (jantar).

Localização: Campus Santo André e Bloco Gama, no Campus São Bernardo do Campo.

Contato para dúvidas e sugestões:

e-mail: proap.ru@ufabc.edu.br ou através dos telefones:

Santo André: (11) 3356-7265 e SBC: (11) 2320-6222

Acesso: através da inserção de créditos na carteirinha da UFABC. A carga de créditos na carteirinha pode ser feita na lanchonete do Restaurante Universitário (RU), nos seguintes horários: de segunda a sexta, das 8h00 as 20h00, e sábado, das 8h00 as 14h00. Todos os usuários (alunos, técnicos administrativos, docentes e visitantes) que não estiverem com carteirinha, deverão comprar seus bilhetes de refeição no Caixa do Restaurante Universitário.

Maiores informações podem ser encontradas em:

http://proap.ufabc.edu.br/ 5 – Atividades diversas

5.1 – Cursos de extensão

O conceito de extensão universitária, segundo nosso entendimento do referido plano, é o de processo educativo, cultural e científico, que deve articular o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabilizar a relação transformadora entre

(18)

18

UNIVERSIDADE

FEDERAL DO

ABC

a universidade e a sociedade. O plano indica, também, as diretrizes que devem estar presentes em todas as ações extensionistas, didaticamente expressas em quatro eixos: impacto e transformação; interação dialógica; interdisciplinaridade; e indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. A efetividade deste tripé é uma das distinções da universidade no sentido moderno, que deve transcender à oferta de ensino superior e à pesquisa a serviço de interesses elitistas. Para ser legítima em sua missão, a universidade do século XXI, como bem público que é, deve ser acessível e pluriversitária.

Para maiores informações sobre cursos de extensão, favor acessar o link abaixo:

http://extensao.ufabc.edu.br/ 5.2 – Biblioteca

A Biblioteca da Universidade Federal do ABC tem como objetivo fornecer informações técnico-científicas à comunidade acadêmica, por meio de seus acervos e instalações, servindo como suporte aos programas de Ensino, Pesquisa e Extensão e possibilitando o acesso à informação, tanto armazenada como gerada pela Universidade, à comunidade científica do país.

A Biblioteca da UFABC está aberta à comunidade em geral, disponibilizando seu acervo e serviços somente para consulta no local. O horário regular de atendimento ao público da Biblioteca deverá ser, no mínimo, compatível com os horários de funcionamento da Universidade.

O empréstimo domiciliar é facultado à comunidade universitária que possua vínculo institucional com a Universidade.

O aluno, assim que efetuar sua matrícula na Universidade, estará inscrito no Sistema da Biblioteca, automaticamente, e receberá o Cartão Universitário. Este será o documento de identificação do aluno, e será utilizado para empréstimo, devolução e reserva de material bibliográfico na Biblioteca.

Aos usuários portadores do Cartão Universitário é facultado o empréstimo

domiciliar do material bibliográfico, nas quantidades e prazos máximos a seguir

(19)

19

UNIVERSIDADE

FEDERAL DO

ABC

TIPO DE USUÁRIO ITEM POR USUÁRIO PRAZO DE EMPRÉSTIMO

Aluno de Graduação 05 7 dias

Aluno de Pós-Graduação 10 15 dias

Docente UFABC 10 30 dias

Docente UFABC responsável por disciplina 10 90 dias

Funcionário 5 7 dias

Estagiário 5 7 dias

Docente Estatutário Aposentado 10 15 dias

Funcionário Estatutário Aposentado 5 7 dias

- Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 08h00 as 22h00, e aos sábados, das 08h00 às 13h30min.

- Localização/contato:

Unidade Santo André: Bloco A – Embasamento Torre 1 – 2° andar Tels. (11) 4996-7930 / 4996-7933

Unidade São Bernardo do Campo: Rua Arcturus, 03 – Jd. Antares Tels. (11) 2320-6200/2320-6201

Para maiores informações, favor acessar o link abaixo:

http://portal.biblioteca.ufabc.edu.br/

5.3 - Iniciação Científica

Visando a colocar o aluno desde cedo em contato com a atividade científica e engajá-lo na pesquisa, a Universidade possui diversos programas de iniciação científica, que têm como características o apoio teórico e metodológico à realização de um projeto de pesquisa e constituem um canal adequado de auxílio para a formação de uma nova mentalidade no aluno.

(20)

20

UNIVERSIDADE

FEDERAL DO

ABC

 Pesquisando Desde o Primeiro Dia – PDPD: é um programa de

iniciação científica direcionado aos alunos ingressantes na Universidade;

 Programa de Iniciação Científica – PIC: é um programa destinado a

todos os alunos da graduação, financiado pela UFABC;

 Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC: é um

programa destinado a todos os alunos da graduação, financiado pelo CNPQ;

 PIBIC nas Ações Afirmativas – PIBIC /AF: destinado aos alunos que

ingressaram na Universidade por meio de ações afirmativas, também financiado pelo CNPQ;

 Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento

Tecnológico e Inovação – PIBIT: é um programa destinado aos alunos de graduação com projetos relacionados ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação, com recursos financiados pelo CNPQ;

 Programa de Iniciação Científica e de Mestrado – PICME: programa de

concessão de bolsas de Iniciação Científica e de Mestrado para alunos medalhistas da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), financiado pelo CNPQ e que tem o objetivo de oferecer a esses alunos a oportunidade de concluir sua graduação em qualquer área e, simultaneamente, um mestrado em Matemática;

 Ciência sem Fronteiras – CsF: programa de apoio aos alunos de

graduação na realização de estudos e estágios em universidades no exterior, com bolsas do CNPq e Capes;

 Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBID:

programa vinculado ao CAPES, para concessão de bolsas de iniciação à docência para alunos dos cursos de licenciatura.

Maiores informações sobre esses programas podem ser obtidas através dos sítios:

-http://ic.ufabc.edu.br

- http://propes.ufabc.edu.br

5.4 Bolsas Assistenciais

A Universidade Federal do ABC oferece programas de apoio financeiro aos alunos de graduação que comprovem situação de vulnerabilidade socioeconômica e que não tenham concluído nenhum curso superior, seguindo a legislação do plano nacional de assistência estudantil.

(21)

21

UNIVERSIDADE

FEDERAL DO

ABC

Os Programas de Apoio constituem como uma das estratégias de

inclusão social e consistem em subsídio financeiro e/ou empréstimo de equipamentos concedido ao estudante, mediante critérios estabelecidos pelo

Conselho Universitário da UFABC (Resolução CONSUNI nº 88/2012) e outros editais

próprios que estabelecem procedimentos para a seleção dos estudantes que serão atendidos.

O subsídio visa a oferecer condições para que os estudantes, que possivelmente tenham enfrentado e vencido grandes barreiras para acessar a Universidade, não a abandone em face dos problemas financeiros seus ou de suas famílias. Os Programas de Apoio têm, portanto, grande impacto na mitigação do problema da evasão que ocorre nas universidades brasileiras.

As modalidades dos Programas de Apoio são a Bolsa Permanência e Bolsa Auxílio Instalação; Moradia; Alimentação; Transporte; Idiomas; Inclusão Digital; Intercâmbio; Saúde; Creche; Material Didático; Mobilidade e Acessibilidade; Evento Cultural, Político ou Esportivo; e Emergencial.

Para maiores informações sobre os programas de apoio oferecidos pela Universidade Federal do ABC, favor acessar o link abaixo:

http://proap.ufabc.edu.br

Bolsas de pós - graduação

A concessão, renovação, cancelamento e extensão de bolsas de estudo de pós-graduação e de estudos pós–doutorais da UFABC são determinadas pela Resolução CONSEPE nº 93 e Resolução CONSUNI nº 67.

Referências

Documentos relacionados

RESUMO: Este artigo retrata a trajetória do desenvolvimento da estrutura arquivística da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), desde a sua primeira unidade de refe-

Com base nos dados disponíveis, os critérios de classificação não são preenchidos. Perigo

O que mais afirma Pessoa, é que a filosofia portuguesa na corren- te do transcendentalismo panteísta já atingiu o nível duma grande e nova filosofia europeia e, conforme

A densidade de 10 pulgões por plântula de trigo, independente da duração (dois ou sete dias), reduz a produção de grãos, o número de espigas, o número de afi lhos e a massa seca

Como mencionado em outro momento desta pesquisa, a iniciação científica é o contato primeiro que o aluno tem com as premissas da ciência, da pesquisa e da investigação

comprimento total estimado dos peixes no momento de formação do primeiro anel de crescimento, resultantes das estimativas de crescimento em idade individuais de Genidens barbus (a)

In each trial, one sample stimulus (e.g. A1) is related to one comparison stimulus (e.g. Trials arrangement in a twelve-trial task. Sample stimuli comprise stimuli in the A set

Através de todo contexto de ações apresentados pelo Clube de Ciências nos instigamos, a saber, se espaços de ensino não formal, como o Clube de Ciências, é