• Nenhum resultado encontrado

CONHECIMENTOS BÁSICOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONHECIMENTOS BÁSICOS"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

UERR | Concurso Público da CODESAIMA – 2017

RESULTADO DOS RECURSOS CONTRA O GABARITO OFICIAL PRELIMINAR NÍVEL ALFABETIZADO

APLICAÇÃO: 29/10/2017

CONHECIMENTOS BÁSICOS

QUESTÃO 2

RESULTADO INDEFERIDO

JUSTIFICATIVA: Tendo em vista que a definição para Lenda é “narrativa de caráter maravilhoso em que um fato histórico se amplifica e transforma sob o efeito da evocação poética

ou da imaginação popular”, é importante observar o fato de que se não existir o efeito do “maravilhoso” não se concebe a conceituação de Lenda, visto que dar efeito poético ao fato histórico também é um recurso do texto épico. Podemos então apontar como elementos fundamentais para a compreensão do que seja o lendário a existência do MARAVILHOSO agregado à IMAGINAÇÃO POPULAR.

Partindo desses princípios da Teoria Literária, o que o candidato(a) aponta como elementos lendários nada mais são do que elementos básicos de uma narrativa, não necessariamente lendária. Dar nome aos personagens, como ocorreu quando a indiazinha nasceu e passou a ser chamada de Mani, não implica elemento que comprove o caráter maravilhoso determinante para o lendário, nem mesmo fazer referência ao fato da índia pertencer ao povo Tupi e demonstrar que a comunidade faz uso da mandioca. Assim, os parágrafos onde se percebe com clareza os elementos do lendário no texto são o parágrafo 3º e 4º (Item C) apenas, por se tratarem de trechos de evidente presença do MARAVILHOSO.

Definição de maravilhoso: “Via de regra, a ideia de maravilhoso associa-se ao mundo sobrenatural, entendido este como o universo dos deuses, da magia, dos bruxedos, dos encantamentos, manifestações parapsicológicas”. (MOISÉS, Massaud. Dicionário de termos Literários. 12 ed. São Paulo: Cultrix).

QUESTÃO 3

RESULTADO INDEFERIDO

JUSTIFICATIVA: O(a) candidato(a) deve observar que não cabe anulação da referida questão,

tendo em vista que o que é solicitado no enunciado não corresponde a nada de caráter gramatical, mas apenas de sentido contextual, semântico, interpretação, do exposto nos itens. A questão se refere apenas às etnias tratadas pelo texto e, em nenhum momento, se questionou o quantitativo de etnias do estado de Roraima, mas se afirma que, sobre as etnias citadas no texto, todas são do referido estado.

De nenhuma maneira a concordância no item C, induziria o(a) candidato(a) ao erro, tendo em vista que não se trata do item a ser assinalado na referida questão. No que diz respeito ao item A, este permanece correto, mesmo com a existência do vocábulo "apenas", visto que fica bem claro no texto que o eu lírico estabelece a origem das etnias citadas quando se refere ao Estado. Sendo assim, o item a ser marcado prevalece sendo o B.

(2)

UERR | Concurso Público da CODESAIMA – 2017

QUESTÃO 5

RESULTADO INDEFERIDO

JUSTIFICATIVA: O(a) candidato(a) deve observar que, após as declarações I, II e III, o

enunciado explica claramente que se deve levar em consideração as três declarações da seguinte maneira: "Assinale a alternativa que apresenta as declarações verdadeiras, levando em consideração o que é tratado em I, II e III". Portanto, não cabe anulação da questão.

QUESTÃO 6

RESULTADO INDEFERIDO

JUSTIFICATIVA: O(a) candidato(a) deve atentar para o fato que só são grafados com letras

iniciais maiúsculas palavras que se referem a nomes próprios e de lugares. "Pajé" não se trata de um nome próprio, mas de uma função desempenhada por um integrante da comunidade indígena, que possui um nome próprio. Sendo assim, no contexto expresso não há a necessidade gramatical de sua grafia ser com a primeira letra em maiúsculo.

O(a) candidato(a) deve observar na questão que "Maniva", no texto, se trata de nome próprio atribuído a uma espécie de vegetal, o que implica dizer que deve, nesse caso, ser grafada com letra maiúscula. Já a expressão "asa branca", que nomeia um bairro, deveria estar grafada com letra maiúscula. Sendo assim permanece o gabarito preliminar, onde a letra C é a que deve ser marcada.

QUESTÃO 7

RESULTADO INDEFERIDO

JUSTIFICATIVA: Partindo das definições, análises e conceitos de Domingos Paschoal Cegalla

sobre o uso da letra Y para a Língua Portuguesa, deve-se compreendê-la como uma das letras do nosso alfabeto. E , “Em palavras estrangeiras aportuguesadas, bem como nos demais casos não previstos..., conforme o valor fonético, e o y por i [...]”(Novíssima Gramática da Língua

Portuguesa, 2008, p.53).

Ainda o mesmo estudioso, tratando da transcrição das letras K, W e Y , “na transcrição de etnônimos brasileiros, os etnólogos utilizam essas letras exóticas: Kamayurá, Kayabi, Kaingang,

Waiká, Suyá,etc. É preferível, porém, grafar-se camaiurá, caiabi, caingangue, uaicá, suiá, etc.,

como fazem os dicionaristas modernos.”(Novíssima Gramática da Língua Portuguesa, 2008, p.53)

A partir das compreensões da articulação fonética da Letra Y na nossa Língua Portuguesa, é perfeitamente compreensível que, na palavra Yanomani, temos o Y com som de I, sendo tradado como semivogal (Partição silábica: Ya-no-ma-mi; Ditongo: Ya).

QUESTÃO 8

RESULTADO INDEFERIDO

(3)

UERR | Concurso Público da CODESAIMA – 2017

aqueles em que temos duas consoantes, na mesma sílaba ou em sílabas diferentes, que emitem, cada uma , um fonema(som). Ex.: Escola, creche (o CH é um dígrafo por serem duas letras, mas com um único fonema).

Assim, a partir da explicação, temos que o único item onde identificamos encontros vocálicos nasais e encontros consonantais é o B (Floresta- encontros consonantais; porém- o M tem som de I; tribo- encontro consonantal). É importante lembrarmos que não existe, gramaticalmente, “encontro consonantal nasal”, apontado pelo candidato, em seu recurso, como classificação existente e solicitada pela questão.

QUESTÃO 9

RESULTADO INDEFERIDO

JUSTIFICATIVA: Para responder a questão de número 09 de maneira correta, o candidato(a)

deveria verificar que palavras: a) monossílabas são aquelas que, após a partição silábica, possuem apenas uma sílaba; b)dissílaba são aquelas que, após a partição silábica, possuem duas sílabas; c) trissílabas são aquelas que, após a partição silábica, possuem três sílabas; e d)polissílabas são aquelas que, após a partição silábica, possuem quatro ou mais sílabas.

Então verifica-se que :

1) no item A , a primeira palavra é trissílaba o que invalidou o item como verdadeiro; 2) no item B, as duas primeiras palavras são dissílabas, estando o item incorreto;

3) no item D, a única palavra trissílaba é a última, colocando a declaração do item inverídica; 4) no item E, a segunda palavra é monossílaba, ficando o item incorreto.

Desta maneira, o item que deveria ter sido escolhido pelo candidato(a) para a resposta da questão é o item C.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

QUESTÃO 21

RESULTADO INDEFERIDO

JUSTIFICATIVA: O ato de lavar está correto em todas as questões. Porém, a questão não está

perguntando o correto ou errado. A questão pergunta: QUANDO NÃO PODE DEIXAR DE

LAVAR. Lavar as mãos torna-se indispensável somente na questão D. haja vista a necessidade de

(4)

UERR | Concurso Público da CODESAIMA – 2017

QUESTÃO 22

RESULTADO INDEFERIDO

JUSTIFICATIVA: Trata-se de uma simulação para avaliar conhecimentos. Não está sendo levado

em consideração capacidade de volume e volume máximo tolerado. Também, a questão não está se referindo a capacidade do balde. A questão quer saber o volume do produto químico que será utilizado para 5 litros.

QUESTÃO 24

RESULTADO INDEFERIDO

JUSTIFICATIVA: A questão utiliza o termo “URGÊNCIA”. O candidato argumenta situação de

“EMERGÊNCIA”. São palavras diferentes com sentidos diferentes e com prioridades diferentes. Argumentos de interpretação pessoal não podem ser levados em consideração haja vista a diversidade cultural no território nacional. Outro sim, “certa urgência” é diferente de urgência. O(a) candidato(a) escreve “suponhamos”, tais inferências não estão contempladas no enunciado da questão. Portanto não há parâmetros para tal análise.

QUESTÃO 25

RESULTADO INDEFERIDO

JUSTIFICATIVA: Conforme a NR 10. É preciso saber se é compatível. Assim, antes de ligar

qualquer aparelho é necessário solicitar avaliação técnica para saber se é compatível. Portanto a alternativa correta é letra E.

QUESTÃO 26

RESULTADO INDEFERIDO

JUSTIFICATIVA: Trata-se de interpretação do enunciado. O termo OU significa um ou outro e

não os dois.

QUESTÃO 27

RESULTADO INDEFERIDO

JUSTIFICATIVA: No argumento do recurso o candidato faz inferência sobre “AMBIENTES

ABERTOS”. A questão não menciona tal situação. Portanto não há parâmetros para discutir inferências não contempladas na questão.

A questão não leva em consideração odores. Portanto não há parâmetros para discutir tal situação. A questão não contempla descrição e contexto do qual o candidato faz análise e emite suas inferências.

(5)

UERR | Concurso Público da CODESAIMA – 2017

Em última análise a questão pergunta qual a melhor conduta diante da situação.

QUESTÃO 28

RESULTADO INDEFERIDO

JUSTIFICATIVA: A questão não se trata de um cálculo matemático, mas de simulação de uma

situação na prática envolvendo raciocínio simples.

QUESTÃO 29

RESULTADO DEFERIDO

JUSTIFICATIVA: Existe erro material na questão, devendo a questão ser anulada.

QUESTÃO 36

RESULTADO INDEFERIDO

JUSTIFICATIVA: Ver o livro Normas Regulamentadoras comentadas e ilustradas: legislação de

segurança e saúde no trabalho. 8ª ed. Vol 3. 2014.

QUESTÃO 37

RESULTADO INDEFERIDO

JUSTIFICATIVA: Consultar o MANUAL DE BOAS PRÁTICAS PARA O SERVIÇO DE

LIMPEZA – ABORDAGEM TÉCNICA E PRÁTICA. Página 11.

QUESTÃO 39

RESULTADO DEFERIDO

Referências

Documentos relacionados

O representante da Prefeitura Municipal de Coronel Vivida, especialmente designado para acompanhar e fiscalizar a execução deste contrato, efetuará medições mensais a partir

Para um é válido reclamar os direitos; para o outro essa reclamação não procede..

A disputa acima mencionada, que é parte da controvérsia criacionista, sobre a influência da religiosidade particular de um ator político na sua atuação pública demonstra (como

No Ocidente, a China recebe a maior parte das atenções; a Índia tem sido lar- gamente ignorada, sobretudo na Europa.. Aliás, a Índia é a grande omissão das

Dada a natureza técnica da verificação da redução de emissões — e a necessidade de os créditos de emissões serem cuidadosamente medidos e certificados — tal cooperação

Falando em qualidade, a porcentagem de pessoas insatisfeitas com sua tatuagem é de 20% e o motivo maior para esta insatisfação é o trabalho mal-feito, despertando o desejo de fazer

Questões que aparecem em ambas as justificativas (possuir e não possuir plantas) são relacionadas principalmente aos valores, atitudes e normas sociais (positivos: meu pai

Porém, com o anúncio de que o Ministério da Saúde vai distribuir tablets e smartphones para todos os agentes comunitários e agentes de combate às endemias para que eles