• Nenhum resultado encontrado

O PROCESSO DA OXIRREDUÇÃO NA MARESIA: UM ESTUDO NO PROJETO INTEGRADOR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O PROCESSO DA OXIRREDUÇÃO NA MARESIA: UM ESTUDO NO PROJETO INTEGRADOR"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1. SILVA, Contextualização Aprendizagens em Química na Formação Escolar, p.26.

O PROCESSO DA OXIRREDUÇÃO NA MARESIA: UM ESTUDO NO PROJETO INTEGRADOR

Luca, Anelise Grünfeld de1; Borba, Eliakin Sato de2; Filho, Erich Grünfeld3; Nascimento, Lara Santana4: Graciano, Mariane Rodrigues5.

1,2,3,4,5

Instituto Federal Catarinense, Araquari/SC

INTRODUÇÃO

As reações de oxirredução estão presentes nas situações cotidianas e quando são incorporadas e discutidas em sala de aula favorecem a aprendizagem. A contextualização de temas presentes no cotidiano é salutar no ensino e aprendizagem principalmente no ensino de química, considerando os diversos conceitos abstratos que contemplam esta área do saber. Silva1 afirma que “contextualização é (...) um dos recursos para realizar aproximações/inter-relações entre conhecimentos escolares e fatos/situações presentes no dia-a-dia dos alunos”.

Considerando a contextualização como algo motivador e provocador de reflexões é que se escolheu o tema maresia como norteador das ações propostas neste trabalho. O contexto da maresia é bastante comum nas cidades litorâneas, esse processo é evidenciado através das transformações observadas nas casas e objetos metálicos entre outros. Os prejuízos causados pela maresia são significativos tanto do ponto de vista econômico quanto social. A maresia é causada pela concentração elevada de cloretos provocando transformações químicas observadas nos metais conhecida como corrosão. Este processo é acelerado pela presença de íons na água do mar e nos evaporitos.

O presente trabalho é um relato das ações que estão sendo desenvolvidas por um grupo de alunos, participantes do Projeto Integrador realizado no IFC (Instituto Federal Catarinense) campus Araquari no Curso Técnico em Química – Integrado ao Ensino Médio, este projeto tem como objetivo principal desenvolver projetos de pesquisa de forma interdisciplinar.

(2)

2 MATERIAL E MÉTODOS

Os alunos do 1º ano, do Curso técnico em Química, a partir da observação de problemas que os rodeiam, identificaram a maresia com algo que os interessava e que necessitava de entendimentos, visto que os mesmos residem na cidade de São Francisco do Sul, cidade litorânea. Através de conversas com o orientador do projeto, leituras e pesquisas bibliográficas foi acordado que o objetivo principal do trabalho é conhecer mais sobre as reações de oxirredução por meio do processo da maresia e as implicações na vida das pessoas, elaborando um folheto informativo como forma de divulgação. Inicialmente realizaram uma entrevista com três questões abertas e forma entrevistados 38 pessoas, com a finalidade de diagnosticar os entendimentos quanto ao processo de ferrugem e sua prevenção. Também registraram imagens de objetos enferrujados e atacados pela maresia através de fotos.

Em sequência foram realizados de três experimentos. No primeiro experimento foram utilizados tampinhas de garrafas de refrigerantes, finamente lixadas e sob elas se derramou uma solução identificada como gota salina obtida através da mistura de 100 mL da solução de NaCl, 3,0 mL da solução de ferricianeto de potássio e 0,5 mL da solução de fenolftaleína conforme Wartha et al. (2007). O objetivo consistiu em simular o processo de oxirredução apresentado na maresia, através das observações os alunos puderam iniciar o estudo dessas reações.

No segundo experimento foram utilizados vários tipos de metais de uso doméstico e introduzidos em soluções de produtos de limpeza conforme a metodologia de Souza et al. (2007). A finalidade deste experimento foi observar o fenômeno da oxirredução dos metais na presença dos produtos utilizados na dinâmica de limpeza das casas.

O terceiro e último experimento teve a proposta de relacionar o efeito observado das diversas reações de oxidação dos metais em uma tela de pintura. Os alunos montaram um cenário artístico com objetos metálicos de fácil e também de difícil oxidação em uma tela e verteram solução de ácido acético 22% e solução de permanganato de potássio.

Através da coleta de dados dos experimentos realizados e a análise dos mesmos, buscou-se entendimentos a cerca do processo de oxirredução proporcionado pela maresia.

Na intenção favorecer a transformação social, pretende-se elaborar um material que apresente aspectos informativos/explicativos sobre a maresia que será entregue a população como forma de divulgação do trabalho realizado. Este material foi elaborado em parceria com a disciplina de Produção Textual, objetivando a prática da leitura e escrita.

(3)

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO

Considerando todas as ações realizadas pelo grupo de alunos pretende-se inicialmente apresentar os resultados da entrevista realizada com 38 moradores da praia. Os questionamentos foram: 1) O que você entende por ferrugem? 2) O que você entende por maresia? 3) E o que se deve usar para prevenir a ferrugem? O gráfico I abaixo apresenta o resultado de primeiro questionamento:

Gráfico I – Questão 1

Fonte: Dos autores

Percebe-se através das respostas que a maioria das pessoas relaciona a ferrugem com a corrosão do ferro e com a própria maresia, tem uma visão de que a maresia é um cheiro e não utilizam nenhum produto para evitar a corrosão. A partir desses resultados o grupo de alunos entendeu que necessitava de estudo para a compreensão do processo da maresia para que de alguma forma pudessem auxiliar os moradores no entendimento e na prevenção dos efeitos dos mesmos.

A partir desse momento houve a necessidade da realização dos experimentos que evidenciasse a ação da maresia sobre os metais, no caso, o ferro. Através da realização dos experimentos foi possível perceber a nível macroscópico o processo de oxirredução dos metais.

No primeiro experimento a reação de oxidação foi evidenciada no instante em que a solução da gota salina entrou em contato com a tampinha da garrafa, no caso o ferro. As figuras I e II mostram as imagens da reação nas tampinhas de refrigerante.

corrosão do ferro; 37,0% velhice do material; 21,0% é a maresia; 18,5% é a umidade ; 13,5% não sei; 9,5%

(4)

4 Figura I -“Gota salina” dia 13/08 Figura II - “Gota salina” dia 03/09

Fonte: Dos autores Fonte: Dos autores

Percebe-se que no dia 13/08 logo após a adição da solução da gota salina a reação é evidenciada pela presença da cor azul no centro da gota resultado da presença dos íons ferrosos, através do indicador ferrocianeto de potássio e a cor rósea na região que envolve o ponto azul indicando a presença dos íons OH- na presença de fenolftaleína.

Passados três semanas as mesmas gotas estavam alaranjadas, indicando a presença da ferrugem. A partir dessas observações foi possível apresentar e discutir o processo de oxirredução encontrado na maresia.

No experimento seguinte que apresentou as reações dos metais na presença dos produtos de limpeza, foram significativos e inesperados, tendo em vista que suas hipóteses quanto aos resultados eram bem diferentes. Este experimento proporcionou discussões interessantes como: a utilização de água sanitária na limpeza de pisos é comum e os metais mergulhados nesta solução foram oxidados rapidamente. Em contrapartida a presença de pregos galvanizados e objetos de alumínio não apresentaram oxidação, levando-os a questionarem sobre esse fenômeno. A figura III mostra alguns metais embebidos em uma solução de água sanitária.

Os conceitos pertinentes a este assunto como reação de oxidação, redução, perda e ganho de elétrons, agente oxidante, agente redutor, potencial de redução, ferrugem, ferro galvanizado, além da representação das equações químicas correspondentes; todos esses conceitos foram discutidos e estudados.

Ainda os materiais oxidados foram investigados na lupa eletrônica e esta visualização proporcionou a ideia de que quando um material oxida a mudança observada é a corrosão, o prego oxidado apresentava as regiões cheias de “buracos”, evidenciando a transformação do ferro metal em íons de ferro, conforme a reação: Fe → Fe2+

+ 2e_conforme a figura IV.

Quanto à produção de uma tela artística com a oxidação dos metais, proporcionou outros sentidos, um deles a criatividade e a possibilidade de relacionar o fenômeno da oxidação com a arte. A figura V mostra uma tela elaborada por um aluno.

(5)

5

Figura III – Metais na água sanitária Figura IV– Oxidação do prego Figura V - Tela de um aluno

Fonte: Dos autores Fonte: Dos autores Fonte: Dos autores

CONCLUSÕES

O que se pode concluir, é que contextualizar o ensino é fator motivador e de tomada de decisão. É bem visível o envolvimento dos alunos no projeto e a cumplicidade que eles têm com as situações vivenciadas na comunidade em que vivem. Conhecer o processo de oxirredução é importante e significativo pra eles. Os alunos querem investigar como acontece o processo de maresia por que faz parte do seu dia a dia e a compreensão deste fenômeno trará mudanças no seu cotidiano.

Quando aos entendimentos da oxirredução foi possível evidenciar nas falas dos alunos durante as discussões. Como é um projeto que será apresentado em um evento no IFC, eles ainda estarão sendo provocados para a explanação deste assunto, mas é perceptível a motivação para o estudo.

Os alunos conseguiram perceber que a maresia é um fenômeno cotidiano que exige estudo e esclarecimento, para que se possam ter atitudes pró ativas frente às implicações na sociedade.

REFERÊNCIAS

SILVA, Rejane Maria Ghisolfi da. Contextualização Aprendizagens em Química na

Formação Escolar. Química Nova na Escola, n.18, p.28 – 30, 2003.

WARTHA, Edson J, REIS, Márcio de Souza, SILVEIRA, Marcelo Pimentel da, GUZZI FILHO, Neurivaldo José, JESUS, Raildo Mota de. A maresia no Ensino de Química. Química Nova na Escola, n. 26, p.17 – 20, 2007.

SOUZA, Elizabeth Teixeira de, SOUZA, Cristiane Aragão de, MAINIER, Fernando Benedicto, GUIMARÂES, Pedro Ivo Canesso, MERÇON, Fábio. Corrosão de Metais por

Referências

Documentos relacionados

Para entender o supermercado como possível espaço de exercício cidadão, ainda, é importante retomar alguns pontos tratados anteriormente: (a) as compras entendidas como

Outra surpresa fica por conta do registro sonoro: se num primeiro momento o som da narração do filme sobre pôquer, que se sobrepõe aos outros ruídos da trilha, sugere o ponto de

A placa EXPRECIUM-II possui duas entradas de linhas telefônicas, uma entrada para uma bateria externa de 12 Volt DC e uma saída paralela para uma impressora escrava da placa, para

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

O objetivo desse estudo é realizar uma revisão sobre as estratégias fisioterapêuticas utilizadas no tratamento da lesão de LLA - labrum acetabular, relacionada à traumas

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Como visto no capítulo III, a opção pelo regime jurídico tributário especial SIMPLES Nacional pode representar uma redução da carga tributária em alguns setores, como o setor

Os estudos originais encontrados entre janeiro de 2007 e dezembro de 2017 foram selecionados de acordo com os seguintes critérios de inclusão: obtenção de valores de