• Nenhum resultado encontrado

Identificação. Bairro: Cidade: Ilha Solteira CEP: Classificação: Escolas da rede pública de ensino básico. Área.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Identificação. Bairro: Cidade: Ilha Solteira CEP: Classificação: Escolas da rede pública de ensino básico. Área."

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

PROEX - PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Relatório de Projeto de Extensão Universitária Página 1

Identificação

Projeto

Coordenador: Jaime Edmundo Apaza Rodriguez 2018

Ano Base:

Modalidade: Projeto de Extensão Universitária - Com vínculo à Iniciação à Extensão Iniciação Científica no Ensino Médio

Título

Scientific Initiation in Secondary Education Título em Inglês:

Faculdade de Engenharia do Câmpus de Ilha Solteira - FEIS Unidade

Departamento de Matemática Departamento:

Escola Urubupungá, Ilha Solteira, Escola ETEC, Ilha Solteira, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, IFMS, Campus de Três Lagoas, MS, Escola Marilena Santa Correa Fernandes, Mirandópolis, SP.

Instituições parceiras:

01/03/2018 à 31/12/2018 Período previsto:

Telefone(s) para contato: (18) 37431282, (18) 991359120 aqpjaime@gmail.com

E-mail para contato:

Locais de realização das atividades

Área Educação Área temática: Palavras Chave Palavra-chave 1: matemática Palavra-chave 2: ensino-aprendizagem orientação e aconselhamento Palavra-chave 3:

Departamento de Matemática, UNESP, Ilha Solteira

Local: Classificação: Ins

,

Endereço: Complemento:

Bairro: Cidade: Ilha Solteira CEP: 15385000

IFMS

Local: Classificação: Escolas da rede pública de

ensino básico ,

Endereço: Complemento:

Bairro: Cidade: Três Lagoas CEP:

Escola Marilena Santa Correa Fernandes

Local: Classificação: Escolas da rede pública de

ensino básico ,

Endereço: Complemento:

(2)

Projeto

Resumo:

Considerando os últimos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), os exames SARESP e outros, especialmente nas questões que abordam conteúdos matemáticos, podemos observar que o desempenho dos alunos reflete sérias dificuldades de aprendizagem. Os alunos do Curso de Licenciatura em Matemática que realizam estágio supervisionado nas escolas da cidade ou região assim como os professores de Matemática da rede pública, relatam que há um grande desinteresse e desmotivação dos alunos do Ensino Médio pelo estudo da Matemática, em especial. Diante deste panorama, a proposta é desenvolver de projetos de Iniciação Científica com alunos do Ensino Médio, como uma forma de estimulá-los no estudo de Matemática, promovendo um contato com a pesquisa científica. Os alunos do Ensino Médio são orientados por alunos do Curso de Licenciatura em Matemática e pelos professores membros do projeto, de modo que projeto contribua para uma aproximação da Universidade e a escola e possibilite aos bolsistas o desenvolvimento de uma visão diferenciada dos problemas no ensino e na aprendizagem da Matemática. Busca-se através deste projeto que, o conhecimento desenvolvido na universidade, possa atingir as escolas da cidade e região para promover seu melhor desenvolvimento, visando uma formação de qualidade do aluno do ensino médio.

Introdução e fundamentação teórica:

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio – volume III (Brasil, 2000), o papel da Matemática nesse nível escolar é contribuir para que o aluno desenvolva processos de pensamento e adquira atitudes e hábitos que lhe sejam úteis não só no âmbito da própria Matemática, mas que também possam levar ao desenvolvimento da capacidade de resolver problemas, gerando hábitos de investigação que possam formar uma visão abrangente e científica da realidade que os cerca. A literatura que discute iniciativas de iniciação científica junto a alunos do Ensino Médio é recente e não abrangente. Nela, a maior parte dos estudos (por exemplo, Ferreira, 2003 e Mota, Souza e Andrade, 2005), discute experiências nos moldes no Programa PIBIC Jr do CNPq, em que um professor da universidade atua como orientador em um projeto de iniciação científica de um aluno do Ensino Médio. Existem também estudos que discutem propostas inovadoras, em que o orientador do aluno do Ensino Médio é um professor da escola e o professor da universidade atua como colaborador neste processo (Santos Junior, Asbarh, Correia e Medeiros, 2013). O que podemos apontar em comum em todos os estudos que analisamos é a contribuição dessas propostas não só para a formação do aluno do Ensino Médio, como para o desenvolvimento profissional dos docentes envolvidos. Mota, Souza e Andrade (2005) discutem a experiência de Iniciação Científica no ensino Médio, realizada junto ao Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia, destacando que introduzir os alunos do Ensino Médio na prática da pesquisa científica, contribuiu para que esses alunos desenvolvessem habilidades como a mentalidade científica e criatividade dos alunos, estimulando os alunos a participar de eventos científicos e a publicar trabalhos e estimulando o professor orientador a formar equipes de pesquisa e contribuir para a difusão dos conhecimentos científicos, desmistificando a ciência e articulando pesquisa e ensino. Santos Junior, Asbarh, Correia e Medeiros (2013) apontam que os projetos de iniciação científica no Ensino Médio permitem aos alunos o desenvolvimento da capacidade de realizar pesquisas escolares e das habilidades de leitura e escrita, despertando o interesse dos alunos pela investigação científica, tornando-os capazes de organizar a informação e o conhecimento adquirido de forma sistematizada e lógica, permitindo ao aluno desenvolver habilidades de comunicação e expressão por meio da apresentação de sua pesquisa. Ferreira (2003) enfatiza que as propostas de iniciação científica no Ensino Médio não se restringem à acumulação de experiências individuais, mas que a relevância estratégica desse tipo de programa institucional leva os pesquisadores-orientadores a enfrentar questões e problemas próprios da educação, o que leva a discussões que podem resultar na formulação de propostas pedagógicas.

Objetivos:

1) Despertar o interesse de alunos do Ensino Médio pelo estudo da Matemática e pelo início na pesquisa. 2) Conduzir o aluno da Licenciatura a conhecer o ambiente escolar de forma mais abrangente, permitindo o desenvolvimento de uma visão diferenciada do processo de ensino e aprendizagem da Matemática e contribuindo para o seu desenvolvimento profissional. 3) Propiciar uma maior interação entre os alunos do ensino médio (e portanto dos professores da rede pública, pais e cidadãos inseridos no processo) com alunos da licenciatura em Matemática e portanto, uma interação mais profunda com a universidade. 4) Propiciar a implementação de material lúdico-educativo que vise reforçar o processo ensino-aprendizagem a través de jogos, tanto físicos quanto virtuais.

Metodologia:

Cada aluno do curso de Licenciatura em Matemática junto com um professor membro do projeto e um professor da escola onde será desenvolvido o projeto, poderá trabalhar com dois a cinco alunos do Ensino Médio. Uma vez escolhido o tema a ser desenvolvido, (escolha realizada em conjunto entre os alunos, coordenador do projeto e professores envolvidos) o trabalho será realizado, basicamente, em duas etapas. A primeira é uma fase de preparação do aluno sobre os conhecimentos básicos que precisará estudar e ter o domínio suficiente para logo encarar, numa segunda etapa, o estudo específico do assunto escolhido. Serão realizadas reuniões semanais entre os alunos e os professores para resolver qualquer duvida e

(3)

acompanhar o andamento dos estudos e do projeto.

Resultados esperados, forma de avaliação e indicadores:

Ao final do projeto espera-se: 1. Contribuir a uma real interação escola-universidade. 2. Ter possibilitado o desenvolvimento da capacidade de orientação dos alunos do curso de Matemática e a capacidade de estudo/pesquisa do aluno orientando. 3. Ter despertando nos alunos do Ensino Médio o interesse pelo estudo constante e dedicado da Matemática, permitindo o desenvolvimento de uma visão diferenciada do processo ensino-aprendizagem para ambas as partes. O projeto está sendo muito bem visto pela comunidade de estudantes e professores da rede pública e cada ano as parcerias estão aumentando o que mostra o interesse pelo projeto. No ano de 2017 tivemos recorde de público participante,entre alunos da rede publica (um total de 150 alunos), mais 20 professores da rede publica assim como 20 alunos do curso de Licenciatura em Matemática da UNESP, Ilha Solteira.

Referências bibliográficas:

Ferreira, C. A. Concepções da Iniciação Científica no Ensino Médio: Uma Proposta de Pesquisa. Trabalho, Educação e Saúde. 1(1): 115-130. Fiocruz: Rio de Janeiro, 2003. Santos Junior, L. F.; Asbarh, R. S. F.; Correia, A. P.; Medeiros, M. C. L. A implantação de um projeto de Iniciação científica no ensino médio como estratégia para o desenvolvimento de competências e interesse dos alunos pela ciência. Anais do 2º Congresso Pesquisa do Ensino – Ciências e Biologia. Sinpro: São Paulo, 2013. Mota, L. M.; Souza, J. D.; Andrade, T. C. Qual o Papel da Iniciação Científica no Ensino Médio? – Uma Experiência no CEFETBA. Anais XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física. Sociedade Brasileira de Física: São Paulo, 2005. Brasil. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, v. III. Brasília: MEC/SEF, 2000. Disponível em: http: //portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian.pdf. Acesso em: 18 junho 2016.

Cronograma

Atividade Meses/Ano

Reuniões com as escolas parceiras - Março / 2018 - Abril / 2018

Escolha e seleção de alunos - Março / 2018

- Abril / 2018

Pesquisa bibliografia - Abril / 2018

- Maio / 2018 Estudo dos prerequisitos dos assuntos escolhidos - Maio / 2018 - Junho / 2018

Estudo dos temas selecionados - Junho / 2018

- Julho / 2018 - Agosto / 2018 - Setembro / 2018 - Outubro / 2018 Preparação dos trabalhos para apresentação - Novembro / 2018

(4)

Equipe - Resumo

Iniciação à Extensão Universitária - Estudante(s) de Graduação

Nome Curso Solicita bolsa?

Renata Fenelon Palomo Matemática Sim

Amanda Cantele Maffei Matemática Sim

Colaboradores

Nome Categoria

Mara Lucia Martins Lopes Docente

Silvia Regina Vieira da Silva Docente

Daniel Fernandes Amaral Estudante

Sacha Lucien Moser Ferreira Estudante

Vinicius Cabral da Silva Estudante

Carla Marilla Caldeirani Lino Pós-Graduando(a)

Karina Aparecida da Silva Pós-Graduando(a)

Andre Luiz da Silva Técnico(a)-Administrativo(a)

Darley Rovaris da Silva Técnico(a)-Administrativo(a)

ALINE FÉBOLI Externo

Luciano Guedes da Silva Externo

(5)

Iniciação à Extensão Universitária - Estudante(s) de Graduação

Nome: Renata Fenelon Palomo Matemática

Curso:

Importância das atividades para a formação do(a) estudante:

A estudante terá a oportunidade de refletir sobre o processo ensino-aprendizagem e buscar aprimorar as técnicas e métodos aprendidos quando colocados em prática.

Atividades realizadas junto ao público Meses/Ano

Reuniões nas escolas com a Direção e alunos interessados e pesquisa bibliografica

- Março / 2018 - Abril / 2018 - Maio / 2018 Atividades preparatórias e de avaliação (sem interação com o

público)

Meses/Ano Estudo dos temas escolhidos para o estudo - Junho / 2018

- Julho / 2018 - Agosto / 2018 - Setembro / 2018 - Outubro / 2018 - Dezembro / 2018 Forma de acompanhamento do(a) estudante e interação com a equipe:

Reuniões semanais com os alunos e a Coordenação do projeto. Solicita Bolsa de Extensão Universitária? Sim

Nome: Amanda Cantele Maffei Matemática

Curso:

Importância das atividades para a formação do(a) estudante:

A estudante terá a oportunidade de refletir sobre o processo ensino-aprendizagem e buscar aprimorar as técnicas e métodos aprendidos quando colocados em prática.

Atividades realizadas junto ao público Meses/Ano

ida nas escolas, conversar com a direção e alunos e logo iniciar a pesquisa bibliografica

- Março / 2018 - Abril / 2018 - Maio / 2018 - Junho / 2018 Atividades preparatórias e de avaliação (sem interação com o

público)

Meses/Ano Estudo do assunto escolhido junto aos alunos das escolas - Julho / 2018

- Agosto / 2018 - Setembro / 2018 - Outubro / 2018 - Novembro / 2018 Forma de acompanhamento do(a) estudante e interação com a equipe:

Reuniões e discussões semanais com os alunos envolvidos no trabalho. Solicita Bolsa de Extensão Universitária? Sim

(6)

Participantes

Nome: Jaime Edmundo Apaza Rodriguez Docente

Tipo:

Faculdade de Engenharia - Câmpus de Ilha Solteira Unidade:

Departamento: Departamento de Matemática CIENCIAS

Área de formação:

Função: Coordenador

http://lattes.cnpq.br/1404319585967080 Geometria Algebrica e Algebra.

Área de atuação:

Carga horária semanal prevista: 6

Atividade prevista: Coordenar todas as atividades inerentes ao projeto. Observação:

Escolaridade: Doutorado

Nome: Mara Lucia Martins Lopes Docente

Tipo:

Faculdade de Engenharia - Câmpus de Ilha Solteira Unidade:

Departamento: Departamento de Matemática MATEMÁTICA

Área de formação:

Função: Colaborador

 http://lattes.cnpq.br/5434299135943285

Bioestatistica,Redes Neurais e Ensino da Matemática Área de atuação:

Carga horária semanal prevista: 4

Atividade prevista: Colaboradora na execução do projeto e na obtenção do codigo ISBN para o evento CICEM.

Observação:

Escolaridade: Doutorado

Nome: Silvia Regina Vieira da Silva Docente

Tipo:

Faculdade de Engenharia - Câmpus de Ilha Solteira Unidade:

Departamento: Departamento de Matemática EDUCAÇÃO EM MATEMÁTICA Área de formação: Função: Colaborador http://lattes.cnpq.br/1542495317259452 Ensino da Matemática Área de atuação:

Carga horária semanal prevista: 4

Atividade prevista: Elaboração do projeto e na organização do evento de fim de ano. Observação:

(7)

Nome: Daniel Fernandes Amaral Estudante Tipo: Função: Colaborador Matemática Curso:

Carga horária semanal prevista: 4

Atividade prevista: Colaborador como orientador de alunos das escolas da cidade ou região. Observação:

Escolaridade: Graduando

Nome: Sacha Lucien Moser Ferreira Estudante

Tipo:

Função: Colaborador

Matemática Curso:

Carga horária semanal prevista: 4

Atividade prevista: Atuará como orientador de alunos das escolas na elaboração de trabalhos do projeto. Observação:

Escolaridade: Graduando

Nome: Vinicius Cabral da Silva Estudante

Tipo:

Função: Colaborador

Matemática Curso:

Carga horária semanal prevista: 4

Atividade prevista: Atuará como aluno voluntario na orientação de alunos das escolas na elaboração e apresentação de trabalhos.

Observação:

Escolaridade: Graduando

Nome: Carla Marilla Caldeirani Lino Pós-Graduando(a)

Tipo:

Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas - Câmpus de São José do Rio Preto Unidade:

Função: Colaborador

Mestrado Acadêmico Curso:

Programa: ENSINO E PROCESSOS FORMATIVOS Carga horária semanal prevista: 4

Atividade prevista: Colaboradora no trabalho com alunos da escolas publicas da região onde ela fara suas pesquisas do mestrado.

Observação:

(8)

Nome: Karina Aparecida da Silva Pós-Graduando(a)

Tipo:

Faculdade de Ciências - Câmpus de Bauru Unidade:

Função: Colaborador

Mestrado Acadêmico Curso:

Programa: EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIA Carga horária semanal prevista: 4

Atividade prevista: Apoio na busca de parcerias com escolas dessa região. Também auxiliará trabalhando diretamente com alunos do ensino médio da região.

Observação:

Escolaridade: Mestrando

Nome: Andre Luiz da Silva

Técnico(a)-Administrativo(a) Tipo:

Faculdade de Engenharia - Câmpus de Ilha Solteira Unidade:

Departamento: Departamento de Matemática Área de formação:

Função: Colaborador

Tecnico administrativo e de informatica Área de atuação:

Carga horária semanal prevista: 4

Atividade prevista: Apoio na elaboração da divulgação do projeto e das atividades inerentes ao evento de fim de ano.

Observação:

Escolaridade: Graduação

Nome: Darley Rovaris da Silva Técnico(a)-Administrativo(a) Tipo:

Faculdade de Engenharia - Câmpus de Ilha Solteira Unidade:

Departamento: Departamento de Matemática Área de formação:

Função: Colaborador

Tecnico em informatica Área de atuação:

Carga horária semanal prevista: 4

Atividade prevista: Auxiliar na elaboração de uma pagina (site) para a divulgação do projeto e dos trabalho Observação:

Escolaridade: Especialização

Nome: ALINE FÉBOLI Externo Tipo:

Função: Colaborador

Professora de Ciencias e doutoranda em Ciência dos Materiais. Área de atuação:

Carga horária semanal prevista: 4

Atividade prevista: Será o nexo entre a equipe do projeto e a escola onde ela é professora em Mirandópolis. Observação:

(9)

Nome: Luciano Guedes da Silva Externo

Tipo:

Função: Colaborador

Vice-Diretor da Escola Urubupungá, Ilha Solteira Área de atuação:

Carga horária semanal prevista: 4

Atividade prevista: Será o nexo entre os membros do projeto e a escola Urubupungá para todos es trabalhos relacionados com alunos dessa escola.

Observação:

Escolaridade: Especialização

Nome: Nair Rodrigues de Souza Externo

Tipo:

Função: Colaborador

Ensino da Matemática e Ciência dos Materiais. Área de atuação:

Carga horária semanal prevista: 4

Atividade prevista: Apoio nas reuniões e relações com as escolas parceiras do projeto. Observação:

(10)

Público

Quantidade Característica 1 Característica 2 Característica 3 100 Público (externo) em geral

20 Ensino Superior

40 Ensino Médio

20 Professores do ensino médio 20 Professores do ensino superior

(11)

Orçamento - Resumo

Tipo de recurso Descrição Qtd x Valor = Total

Material de consumo papel sulfite comum 15 x R$ 20,00 = R$ 300,00

Material de consumo papel sulfite 180 gr. 5 x R$ 25,00 = R$ 125,00

Despesa de transporte deslocamento até as escolas da região 6 x R$ 50,00 = R$ 300,00 Recursos solicitados à PROEX

Subtotal de recursos solicitados: R$ 725,00 Total de valores solicitados para bolsa(s): R$ 8.000,00 Total geral solicitado: R$ 8.725,00

(12)

Orçamento - Detalhado

15 x R$ 20,00 = R$ 300,00 Forma:

papel sulfite comum Material de consumo Receita PROEX Tipo:

Para elaboração dos trabalhos das diversas equipes a trabalhar durante o ano do projeto. Descrição: Observação: Previsto: 5 x R$ 25,00 = R$ 125,00 Forma: papel sulfite 180 gr. Material de consumo Receita PROEX Tipo:

Impressão dos certificados para todos os participantes do projeto, incluindo apresentadores de trabalhos. Descrição: Observação: Previsto: 6 x R$ 50,00 = R$ 300,00 Forma:

deslocamento até as escolas da região Despesa de transporte

Receita PROEX Tipo:

Se descolar até as escolas parceiras para reuniões com as autoridades das escolas. Por outro lado, pelo menos duas vezes se deslocar ate as escolas pra ver o andamento dos trabalhos. Descrição:

Observação:

(13)

Renovação

2017 - Iniciação Científica no Ensino Médio Projeto Anterior:

Justificativa para o pedido Embora as dificuldades financeiras enfrentadas, o projeto tem alcançado uma maior visibilidade com a participação de alunos das escolas parceiras fora da cidade de Ilha Solteira. Temos o caso de alunos do IFMS, Campus de Três Lagoas que estão conosco há 3 anos e o ano de 2017, com a participação efetiva de uma escola da cidade de Mirandópolis, SP. Também no ano de 2017 tivemos uma participação massiva das escolas ETEC e Urubupungá da cidade de Ilha Solteira, como resultado de uma parceria efetiva concretizada com a Direção dessas escolas,logo após vários anos tentando efetivar tal parceria. Então observamos um crescimento SIGNIFICATIVO de participação de alunos das escolas da região no projeto e a vontade muitos deles terem uma participação mais efetiva nos próximos anos assim como um olhar diferente para a

matemática e suas aplicações, como resultado da observação dos diversos trabalhos que foram apresentados

este ano de 2017. Portanto acreditamos na necessidade de renovação do projeto para dar continuidade ao trabalho realizado até hoje e promover ainda uma maior abrangência do mesmo.

(14)

Tramitação Local

Anuência do Departamento

A proposta obteve a anuência do Conselho do Departamento/Conselho Deliberativo para encaminhamento ao processo de avaliação? Sim

(15)

Tramites

Data de Início Data de Conclusão Ação do Tramite 29/11/2017 09:23:42 29/11/2017 09:24:23 Projeto Cadastrado

29/11/2017 09:24:23 07/12/2017 11:54:46 Manifestação do Departamento (Anuência) 07/12/2017 11:54:46 Manifestação da CPEU (Anuência)

Referências

Documentos relacionados

O presente trabalho pretende analisar a implementação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) nas escolas da rede estadual de ensino do Amazonas, em Manaus, na

A Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Juiz de Fora para a educação infantil se fundamenta na ideia contida nas Diretrizes Educacionais para a Rede

Chegamos ao final dessa dissertação que teve como objetivo entender o que ocorrera na escola X com os seus vinte e um alunos que concluíram o terceiro ano do Bloco Pedagógico e

A rede atende a praticamente toda a demanda existente no que se refere às crianças de 4 e 5 anos, sendo o grande desafio oferecer atendimento às crianças de 0 a 3

Para tanto, apresentamos um plano de trabalho que aponta ações a serem implementadas por CREDE e escola, na perspectiva de que a liderança dos gestores

As análises do Projeto de Redesenho Curricular (PRC) das três escolas pesquisadas tiveram como suporte teórico os estudos de Mainardes (2006). Foi possível perceber

Realizar esse trabalho possibilita desencadear um processo de reflexão na ação (formação continuada), durante a qual o professor vivencia um novo jeito de

O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), criado em 2000, em Minas Gerais, foi o primeiro programa a fornecer os subsídios necessários para que