• Nenhum resultado encontrado

RECURSOS HÍDRICOS E BIODIVERSIDADE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RECURSOS HÍDRICOS E BIODIVERSIDADE"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE MINISTÉRIO DA ECONOMIA E DESENVOLVIMENTO

SECRETARIA DE ESTADO PARA MEIO AMBIENTE

DIRECÇÃO NACIONAL PARA ASSUNTOS AMBIENTAIS INTERNACIONAIS

RECURSOS HÍDRICOS E BIODIVERSIDADE

Em todos os tempos, a pessoa, como ser humano, necessita do ambiente que o rodeia para puder viver e saciar as suas necessidades e desejos. O ambiente, como significa a palavra, é o conjunto de coisas que nos cercam ou nos rodeiam e também, o meio social em que nós vivemos, por exemplo, ao ar, a água, a aldeia com casas, árvores, animais, montanhas, ribeiras, matagais, pedras, riquezas naturais renováveis etc., que é a biodiversidade necessitada pela pessoa humana para puder viver e desenvolver-se.

Neste momento, no âmbito do Projecto SNIRH-JÚNIOR, vou falar simplesmente sobre os Recursos Hídricos e a Biodiversidade, tema levantado neste concurso, relacionado mais com o problema de água que, dia para dia, se vai tornando problema neste nosso planeta, por falta de cuidado e consciência da própria pessoa humana.

A água é um dos bens indispensáveis para a vida de todos os seres, pincipalmente ao homem, pois sem as quais não poderíamos viver. Embora o problema da água ainda não se apresenta como “grave” em Timor-Leste, este é um tema de muita importância a nível mundial. Como sabemos, pelas estatísticas, que a terra é coberta por cerca de dois terços de água ou que seja, 71% da superfície da terra é abrangida pela água. E é também irónico, que o mesmo planeta neste momento esteja também com problemas da escassez da água. Do total de água que existe no mundo 97,5% são de águas que se encontram nos Oceanos, ou seja, água salgada, restando apenas 2,5% de água doce. E nem mesmo esses 2,5% podem ser totalmente aproveitados, pois 1,75% se encontram nos polos terrestres, restando sòmente 0,75% desta água aproveitável pela humanidade. A população mundial está neste momento está para 6 bilhiões de pessoas e esta pouca água de 0,75% deverá ser dividida entre este total de habitantes.

Timor-Leste, oficialmente República Democrática de Timor-Leste, é um dos países mais jovens do mundo, e ocupa a parte oriental da ilha de Timor na Ásia, além do enclave de Oecussi, na costa norte da parte ocidental de Timor, da ilha de Ataúro, a norte, e do ilhéu de Jaco ao largo da ponta leste da ilha, com a área aproximada de 14.609 km2 e um total

(2)

1.066.582 habitantes (Resultado Preliminário de Census de 2010, Estatística de Timor-Leste 2010), é formado por 13 distritos, 65 sub-distritos e 442 sucos.

Sendo uma nova nação deste milénio, não se livra deste problema ambiental. A maior parte da população vive na áreas rurais e 41% encontra-se em risco de probreza, sem facilidades de acesso a educação e economia, água potável e saneamento. As reservas de água neste nosso país ainda nos é suficiente para suportar a necessidades deste 1 milhão e tal de habitantes, o problema é encontrar soluções com projectos viáveis e concretos para que essa água possa chegar às aldeias ou as próprias moradias dos habitantes para não forçar a população procurar este bem essencial aos lugares e fontes distantes, com meios muito rústicos, e o volume da água portada, muitas vezes nem chega para satisfazer as primeiras necessidades da cozinha, quanto mais para lavar a roupa, tomar banho e mais outras necessidades básicas da vida humana.

A maior parte da população de Timor-Leste, quase 80%, vive da agricultura. A água é um dos recursos mais importntes para suportar esta actividade dos agricultores através da irrigação. Os animais precisam também da água. Ao longo da ilha se encontram muitas e variadas ribeiras, entretanto, estas ribeiras não reservam água nos seus leitos por um longo período. Á água escoa tudo para o mar e uma pequena quantidade só é aproveitada pelos agricultores através de irrigação tradicional para as suas várzeas ou hortas. Desta grande quantidade escoada ao mar, ainda não é aproveitada. É necessário estudos de viabilidade sobre o problema, criando projectos de aproveitamento das enxurradas das ribeiras no tempo de chuva e tranformando-a em água potável ou água para irrigação e bebida de animais dos agricultores.

A capital de Timor-Leste, Dili, com 234.331 habitantes (Resultado Preliminário Census 2010) é usurário que mais gasta á agua. Além disso, por insuficiênca de programas de sensibilização e por falta de gestão dos dirigentes responsáveis da Água e Sanemento, as canalizações de água à casa das populações são períodicamente arrebentadas. Isto, além de provocar a falta de água em casa da população, o disperdício de água causado por estes estragos também é grande.

Tambem temos ainda presentes na memória o problema da mudança climática. Embora este problema afecta o mundo inteiro e Timor-Leste é também parte intagrante deste globo, é óbvio que se deve preocupar-se desde já deste problema global. A população de Timor-Leste ainda não está preparada para se proteger e prevenir das consequências provocadas por esta mudança. Por isso, a desprevenida mudança climática e ainda mais, por falta de consciência da maior parte da população, os habitantes

(3)

da capital de Dili, as últimas chuvadas provocaram grandes inundações nesta cidade.

Baucau, capital do distrito de Baucau, desde tempos atrás é tida como terra preveligiada, por ter água abundante, para o consumo doméstico e agricultura. Neste momento, a nascente brotada do centro da cidade secou e o impacto provocou o abondono de agricultura de muitas várzeas e outras actividades económicas. A pouca água que ainda brota e corre nos arredores da cidade, não é bem gestada no seu total uso, pois quase toda ela também, desaparece no mar.

A população ainda não possui de uma verdadeira percepcão sobre o ambiente e o seu impacto sobre as suas vidas. Devem tomar consciência sobre a importância do seu meio-ambiente, ou pelo menos perceber que o ambiente em que está inserido, a população deve protegê-lo e cuidá-lo. Mas antes disso, a população deve compreender as relações entre o ser humano e o ambiente, suas expectativas, anseios, desejos, satisfações e insatisfações.

É necessário criar programas de sosialização e sensibilização sobre este problema ambiental à população em geral. Porque, através da sensibilização, pretende levar o individuo a mudar as suas atitudes. Com a socialização sobre a importância do meio-ambiente e da natureza que envolve o homem, a população começará a sentir-se que faz parte desta própria natureza, juntamente com todos os seres vivos qua a rodeiam e com isso, torna-se harmonioso no meio onde vive e começa a preocupar-se com as necessidades e bem estar de todas a criaturas. A educação da população sobre esta matéria também é deveras importante, pois a educacão será “Golden Bridge” de sabedoria e conhecimentos, como tornar-se em bom cidadão e honrado povo, ser útil à Pátria e protector do seu próprio meio-ambiente, principalmente no que se refere a água e a biodiversidade em Timor-Leste.

Temos também em Timor-Leste, inúmeras riquezas marítimas. Em toda o mar de Timor-Leste encontrámos uma grande potência de recursos hídricos de animais marítimos como, tartarugas, cágados, polvos, crocodilos e peixes de todas as espécies. Em grandes espaços marítimos da nossa nação, como na Ponte Cais de Dili, ponte Cais de Com e Maubara existem corais de propriedade única de Timor-Leste. O mar de Timor, com toda essa variada riqueza marítima, oferece oportunidades para desenvolvimento turísico no país, e um dos projectos seria criar um jardim zoológico com o estabelecimento de um Aquário Nacional para a prevenção do desaparecimento das espécies de animais hídricos.

(4)

É com grande satisfação e honra que, como jovem estudante, através deste concurso, posso também contribuir com as minhas pobres ideias sobre como socializar e sensibilizar pessoas na prevenção e protecção à biodiversidade e recursos hídricos do seu meio-ambiente e amar a própria natureza. Pois, vivemos e desenvolvemo-nos no meio-ambiente. As pessoas vivem e desenvolvem-se necessitando da biodiversidade envolvente, incluindo a água. Os três elementos pilares importantes, a pessoa, biodiversidade e água, não se podem ser separados uns dos outros e compará-los, pois, formam um triângulo único, que ajuda a vida dos seres num ambiente harmonioso e próspero, para que a natureza não lhes traga consequências desastrosas e negativas à suas vidas, principalmente à vida humana.

A mudança climática dos últimos momentos, provocou em Timor-Leste chuvas fora dos períodos normais, preocupando assim o povo agricultor deste país, pois, além de não estar ainda preparado para enfrentar esta mudança, veio também diminuir na receita seus produtos agrícolas. A demasiada chuva, fora dos períodos normais, veio estragar os produtos agrícolas, provocou grandes inundações, estragou infraestruturas básicas como estradas e pontes e destruiu moradias da população. O Governo de Timor-Leste está continuando a invidar esforços no sentido de reparar todos estes estragos, entretanto, o factor essencial para a resolução do dilema de todos estes problemas, principalmente da inundação, é a consciencialização da sociedade em geral sobre a educação ambiental. Somente assim poderá obter novamente o reequilibro ambiental, solucionando ou pelo menos minimizando todos os problemas ambientais, principalmente da falta de água e inundação.

A média electrónica, a televisão, rádios, jornais e mesmo na Internet, além das notícias de guerras provocadas no meio-oriente, também vai dando notícias sobre a “mudança climática”, problemas do meio-ambiente como o “aquecimento global”,”inundações no Brasil, Portugal e outras nações da CPLP. Que medidas a tomar pelos membros da CPLP para salvar e proteger o seu meio-ambiente?

Julgo que o primeiro passo importante é, também, devemos pôr como princípio, estarmos bem conscientes, baseando na filosofia “Sense of belonging” sermos donos próprios da nossa biodiversidade e dos nossos recursos hídricos. Se não somos nós, a quem daremos esta responsabilidade? Se não iniciarmos agora, então quando? Os membros da CPLP devem prontifica-se em colaborar uns com os outros, apoiando-se e suportando-apoiando-se mutuamente e afirmarem-apoiando-se em conjunto “Não aos estragos à água e à biodiversidade”. Assim procedendo, julgo que, pelo menos, podemos responder às necessidades urgentes que neste momento está afectando o mundo, principalmente, no mundo da CPLP.

(5)

Convido a todos para fazer algo de bem para outros, previnamos e protegemos o nosso meio-ambiente para não herdarmos lágrimas e sofrimento à nossa futura geração. O tempo da práctica deve iniciar agora mesmo e não deixemos esta obra para mais tarde quando formos já idosos e velhos. O futuro da nossa nação está nas nossas mãos! O problema da nossa biodiversidade e dos nossos recursos hídricos é problema de vida, da nossa própria vida.

Viva SNIRH-JÚNIOR,

Viva CPLP

Viva Timor-Leste

(Américo Valentim dos Santos Marques e Roberto Rodrigues Varela) Estudantes Timorenses

Referências

Documentos relacionados

Para aprofundar a compreensão de como as mulheres empreendedoras do município de Coxixola-PB adquirem sucesso em seus negócios, aplicou-se uma metodologia de

Para entender o supermercado como possível espaço de exercício cidadão, ainda, é importante retomar alguns pontos tratados anteriormente: (a) as compras entendidas como

The political struggle for the defense of the land changed the relationship of women with the territory(ies), the community, and history at different levels: it implied a

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

Em 1818, Fourier provou que o método convergia quadraticamente desde que o ponto inicial fosse tomado em uma vizinhança da solução procurada, enquanto Cauchy

Os autores, por exemplo, contra-argumentam que, apesar do conceito de “comunidade local” ser algo abstrato, como afirma Ricklefs (2008), este é um conceito intuitivamente válido

A seguir, as dimensões fractais das vasculaturas de 60 olhos de voluntários sadios foram comparadas com as de quarenta modelos DLA e os gráficos log-log obtidos foram comparados com

Neste trabalho visamos a apresentar uma comparação das classificações morfológicas e ontogenéticas mais recentes dos estômatos de Briófitas e Pteridófitas , e a