• Nenhum resultado encontrado

4º Período da História da Educação Brasileira

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "4º Período da História da Educação Brasileira"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Hoje vamos apresentar um texto onde mostra trabalhos de diferentes representações e neste poste vamos falar um pouco mais aprofundado de “4º Período da História da Educação Brasileira” mostrando seus pontos principais.

Os pontos principais da História da Educação Brasileira, mostrando como pode ser aplicada na educação de crianças e jovens.

4º Período da História da Educação Brasileira

Foi um período onde a organização escolar é atingida não só pelas críticas às deficiências constatadas como também pela proposição e até decretação de reforma.

Também teve o Aparecimento do ensino feminino em nível secundário, como resultado da iniciativa particular.

A tentativa de Industrialização

Nesta época se fazia restrição ao desenvolvimento de atividades industriais no Brasil.

Apenas uma pequena indústria para consumo interno era permitida, devido às distâncias entre a metrópole e a colônia. Eram, principalmente, de fiação, calçados.

(2)

Na segunda metade do século XVIII algumas indústrias começaram a crescer, como a do mármore e a têxtil. Portugal já possuía essas indústrias, abrindo assim uma concorrência ao comércio da corte e poderiam tornar a colônia independente financeiramente, adquirindo a possibilidade da independência política. Assim, em 5 de janeiro de 1785, D. Maria I assinou um alvará, extinguindo todas as manufaturas têxteis da colônia, exceto a dos panos grossos para uso dos escravos e trabalhadores.

A implantação das Industrias

Em 1808 chegando ao Brasil a família real portuguesa, D. João VI revogou o alvará, abriu os portos ao comércio exterior e fixou taxa de 24% para produtos importados, 15% para os ingleses e 16% para os produtos portugueses. Em 1810 através de um contrato comercial com a Inglaterra, foi fixada em 15% a taxa para as mercadorias inglesas por um período de 15 anos. Neste período, o desenvolvimento industrial brasileiro foi mínimo devido à forte concorrência dos produtos ingleses que, além de serem de melhor qualidade, eram mais baratos.

(3)

Vídeo Sobre a tentativa de industrialização:

A Política Educacional

Trazendo a memória alguns dos documentos que foram elementares a produção das Políticas Educacionais do nosso país, faz-se presente e ainda atual às dificuldades educacionais do Brasil o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova de 1932, marco na definição de prioridades e metas educacionais que necessitavam ser efetivadas.

O documento, como o próprio título faz referência, foi o pioneiro e notável instrumento de regulamentação da situação educacional brasileira, não funcionando apenas como um alerta a sociedade, mas também, como inspiração ao surgimento das Leis que regem a nossa educação.

As Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

LEI Nº 4.024, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1961 – Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

LEI Nº 5.692, de 11 de agosto de 1971 – Fixa Diretrizes e Bases para o Ensino de 1º e 2º graus, e dá outras providências.

LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996 – Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Vídeo Sobre política educacional:

(4)

A primeira Republica

Primeira República é o período da história no Brasil compreendido com o fim da monarquia em 15 de novembro de 1889 até a Revolução de 1930. Também foi denominada pelos

historiadores de República Oligárquica, República dos Coronéis e República do Café com Leite.

Com a vitória da Revolução de 30 e a fim de reforçar a ideia que começava um novo tempo, passou a ser chamada pejorativamente de República Velha.

Reformas Educacionais

Propôs mudanças nos ensinos primário (de 7 a 13 anos) e secundário (de 13 a 15 anos) do Distrito Federal, priorizando disciplinas científicas como Matemática e Física, em

(5)

detrimentos das humanas – que eram o foco das escolas de primeiras letras, criadas no Império.

Vídeo Sobre a primeira republica:

Aspectos qualitativos do Período

A ideia de uma Educação para todos só ganhou força na década de 1920. Nesse período, se destacaram os pioneiros da Escola Nova – Anísio Teixeira (1900-1971), Fernando de

Azevedo (1894-1974), Lourenço Filho (1897-1970) e outros -, que defendiam a escola pública e laica, igualitária e sem privilégios (leia a frase de Teixeira na primeira página e a pergunta de concurso abaixo).

O estopim das mudanças foi a Reforma Sampaio Dória, em São Paulo, em 1920, que leva o nome do então diretor-geral da Instrução Pública do estado, Antonio de Sampaio Dória (1883-1964).

Aspectos Quantitativos

Aspectos como a ampliação da rede de escolas e a reformulação curricular. Paralelamente, a corrente anarquista conquistou espaço e passou a influenciar a Educação. Foram fundadas escolas operárias em quase todos os estados, geridas pela comunidade. Tendo como base a Pedagogia libertária.

Vídeo Sobre aspectos da educação no 4 período:

(6)

O entusiasmo pela Educação

O entusiasmo pela educação, sendo o período em que se mais houve reformas pedagógicas e educacionais. Este trabalho possibilitará um entendimento sobre a discussão da educação brasileira e a introdução do escolanovismo no Brasil. Os procedimentos metodológicos utilizados são de natureza bibliográfica e baseada na análise de obras acadêmicas com a finalidade de problematizá-la a luz dos objetivos da pesquisa.

Nesta comunicação pretende-se expor principais temáticas relacionadas à educação e reformas que foram implantadas durante o período da primeira república e os principais movimentos relacionados às mudanças sofridas no âmbito educacional. Ao término deste ensaio, espera-se contribuir através de reflexões e de analises sobre o tema proposto, dando um embasamento ao leitor sobre os aspectos da educação brasileira.

Vídeo Sobre o entusiasmo pela educação:

(7)

FIM

Chegamos ao fim de uma lista que foi recheada de conteúdos, e hoje falamos de — com suas características. Se você gostou do assunto e do texto, compartilha nas redes sociais, e ajude a divulgar nossos trabalhos. Você também pode acessar as nossas redes sociais.

Referências

Documentos relacionados

Era comum deslocar as letras do alfabeto, por exemplo, como na tabela 1, o alfabeto utilizado para cifrar uma mensagem tem início na letra H.. Vale observar que

Hoje vamos apresentar um texto onde mostra trabalhos de diferentes representações e neste poste vamos falar um pouco mais aprofundado de “A educação na Antiguidade Clássica –

Ressaltamos, porém, que concepções modernas acerca dos princípios norteadores daquilo que foi denominado/projetado como identidade nacional brasileira, mesmo que

Obedecendo ao cronograma de aulas semanais do calendário letivo escolar da instituição de ensino, para ambas as turmas selecionadas, houve igualmente quatro horas/aula

A disponibilização de recursos digitais em acesso aberto e a forma como os mesmos são acessados devem constituir motivo de reflexão no âmbito da pertinência e do valor

Três coletas foram realizadas em Beruri, região do baixo rio Purus e têm sua importância por serem os primeiros exemplares, dessas mariposas, coletados nesse município do Estado

(2005), o preço estabilizado passou a ser um referencial de comparação entre alternativas e permitiu associar-se o conceito de valor como diferencial entre produtos similares.

Essa presença das mulheres na condição de chefe de domicílio e sua elevada incidência nos fogos com crianças nas escolas indicam que também em relação ao gênero havia