• Nenhum resultado encontrado

Intradermoterapia no tratamento de gordura localizada: revisão integrativa Intradermotherapy in localized fat treatment: integrative review

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Intradermoterapia no tratamento de gordura localizada: revisão integrativa Intradermotherapy in localized fat treatment: integrative review"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.7, n.12, p. 111349-111360 dec. 2021

Intradermoterapia no tratamento de gordura localizada: revisão integrativa

Intradermotherapy in localized fat treatment: integrative review

DOI:10.34117/bjdv7n12-085

Recebimento dos originais: 12/11/2021 Aceitação para publicação: 04/12/2021

Robson Lucena Lemos

Pós-graduando em Saúde e Estética pelo Instituto de Excelência em Educação e Saúde – IEES

Endereço: 104 Norte, Rua NE 01, Lote 20, 1º andar – Plano Diretor Norte, Palmas – TO CEP: 77006-016

E-mail:robsonpopular.@outlook.com Késia Chaves da Silva

Pós-graduando em Saúde e Estética pelo Instituto de Excelência em Educação e Saúde – IEES

Endereço: 104 Norte, Rua NE 01, Lote 20, 1º andar – Plano Diretor Norte, Palmas – TO CEP: 77006-016

E-mail: kesia.cs@unitins.br Jesuane Cavalcante Melo de Morais Mestre Ciências Ambientais-UNITAU Universidade Estadual do Tocantins-UNITINS

Endereço: Rua planalto, 601, Bairro setor Augustinópolis – Augustinópolis, Tocantins, CEP: 77960-000.

E-mail: jesuane.cm.@unitins.br Herculano Rodrigues Silva Mestre em Ciências Ambientais-UNITAU Universidade Estadual do Tocantins-UNITINS

Endereço: Rua planalto, 601, Bairro setor Augustinópolis – Augustinópolis, Tocantins, CEP: 77960-000.

E-mail: herculano.rs.@unitins.br Renata de Sá Ribeiro

Mestranda em Ciências Ambientais-UNITAU Universidade Estadual do Tocantins-UNITINS

Endereço: Rua planalto, 601, Bairro setor Augustinópolis – Augustinópolis, Tocantins, CEP: 77960-000

E-mail: renatadsaenf@outlook.com

(2)

Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.7, n.12, p. 111349-111360 dec. 2021

Raquel Machado Borges

Mestre em Mestre em terapia intensiva pela-SOBESTI Facimp Wyden

Endereço: avenida Prudente de MoraisS/N Parque Santarém Imperatriz -MA CEP 65900-000

E-mail: enferaquel.@msn.com

RESUMO

Com o aumento da exposição física dos indivíduos, cada vez mais, tem se falado no estabelecimento de um padrão de beleza pela sociedade. Assim, a busca pelo corpo perfeito tem sido motivo de grande preocupação para a saúde, já que o não alcance desses padrões ocasiona em prejuízos significativos para a vida dos indivíduos, como a baixa autoestima, a distorção da imagem corporal, aumento da ansiedade, depressão, entre outros. Com a supervalorização do corpo, os procedimentos estéticos vêm ganhando força, incluindo a intradermoterapia que tem sido bastante utilizada para o tratamento da gordura localizada. O objetivo geral deste trabalho foi realizar um estudo de revisão de literatura do tipo integrativa, por meio de pesquisa exploratória sobre o tratamento da gordura localizada por meio do método estético de intradermoterapia. Para tanto, utilizou- se de artigos científicos publicados em revistas e periódicos anexados nas bases Google Acadêmico, Medical Literature on Line (MEDLINE), Literatura da América Latina e Caribe (LILACS), Base de Dados de Enfermagem (BDENF) e Scientific Electronic Library Online (SCIELO). A gordura localizada é o exagero de tecido adiposo em uma determinada localidade decorrente de uma disfunção celular no metabolismo dos adipócitos, sendo mais comum em áreas específicas do corpo, como os quadris, o abdome e as coxas. A intradermoterapia é um procedimento que infiltra determinados medicamentos na derme ou tecido subcutâneo e tem aparecido como uma possibilidade menos invasiva para tratamento da gordura localizada, utilizando-se de técnica de microcirculação na área com adiposidade localizada. Esta técnica tem mostrado resultados significativos em curto prazo, sendo esta, considerada de segura e eficaz.

Palavras-Chave: Intradermoterapia, Tratamento, Gordura localizada.

ABSTRACT

With the increase in the physical exposure of individuals, more and more people have been talking about the establishment of a standard of beauty by society. Thus, the search for the perfect body has been a cause of great concern for health, since the failure to reach these standards causes significant damage to the lives of individuals, such as low self- esteem, distortion of body image, increased anxiety, depression, among others. With the overvaluation of the body, aesthetic procedures have been gaining strength, including intradermotherapy, which has been widely used for the treatment of localized fat. The general objective of this work was to carry out a literature review study of integrative type, through exploratory research about the treatment of localized fat through the intradermotherapy aesthetic method. To do so, it was used scientific articles published in journals and periodicals attached to Google Scholar, Medical Literature on Line (MEDLINE), Latin American and Caribbean Literature (LILACS), Nursing Database (BDENF) and Scientific Electronic Library Online (SCIELO). Localized fat is the exaggeration of adipose tissue in a certain location resulting from a cellular dysfunction in the metabolism of adipocytes, being more common in specific areas of the body, such

(3)

Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.7, n.12, p. 111349-111360 dec. 2021

as hips, abdomen and thighs. Intradermotherapy is a procedure that infiltrates certain medications into the dermis or subcutaneous tissue and has appeared as a less invasive possibility for the treatment of localized fat, using a microcirculation technique in the area with localized adiposity. This technique has shown significant results in a short term, being considered safe and effective.

keywords: Intradermotherapy, Treatment, localized fat.

1 INTRODUÇÃO

As imposições da sociedade a respeito dos padrões de beleza vêm, cada vez mais, incentivando a procura pelo alcance do corpo perfeito, principalmente por meio de procedimentos estéticos. No mundo, a procura por realização de procedimentos estéticos não cirúrgicos teve um aumento de trezentos por cento nos últimos anos. No Brasil, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) são realizados mais de 1,5 milhão de procedimentos estéticos, por ano (SBCP, 2017).

A adiposidade localizada ou gordura localizada é uma disfunção que ocorre no metabolismo das células responsáveis pelo armazenamento de gordura, denominadas adipócitos (UNIFAL, 2021). Esta disfunção faz com que o organismo crie reservas energéticas de gorduras que não foram queimadas em locais específicos do corpo, como:

abdome, quadril, coxas, glúteos e braços. A adiposidade localizada está associada a fatores como idade, sexo, estilo de vida, genética, alterações hormonais ou associações com outras patologias (MACCARI, 2019).

O excesso de tecido adiposo na região abdominal é um dos principais motivos de preocupação e insatisfação com a aparência tanto para homens como para mulheres.

Frequentemente estas pessoas são levadas a realizarem dietas mirabolantes e praticarem exercícios físicos de forma desordenada com o objetivo de reduzir medidas, no entanto, algumas regiões do corpo precisam de um incentivo a mais para a eliminação da gordura e os procedimentos estéticos tem sido os mais indicados (MACHADO et al., 2017).

Muitas técnicas podem ser utilizadas para o tratamento da gordura localizada, porém, nem todas tem eficiência comprovada cientificamente e pode ter um tempo de efetividade prolongado, o que desestimula a continuidade do tratamento. Assim, a intradermoterapia tem sido uma das principais técnicas utilizadas no ramo estético, já que possibilita o alcance de resultados mais rápidos (DAMACENO, 2018).

A intradermoterapia é uma técnica introduzida no ramo médico por Pistor no ano de 1958 e consiste na aplicação de injeções intradérmicas contendo fármacos altamente

(4)

Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.7, n.12, p. 111349-111360 dec. 2021

diluídos nas regiões a serem tratadas. Para o tratamento da gordura localizada as substâncias farmacológicas diluídas devem ter ação lipolítica para redução de camadas do tecido adiposo (HERREROS; VELHO; MORAES, 2011).

O processo de aplicação das injeções intradérmicas não tem um padrão metodológico específico. As formas de aplicação técnicas mais utilizadas são pelo uso de um dispositivo chamado mesogun que realiza injeções rápidas de múltiplas doses de medicamentos com profundidade de penetração de 1mm e o método manual, que é o mais utilizado que consiste na aplicação de injeções de 0,02 ml a 0,05 ml perpendicular a pele, sendo a profundidade máxima permitida de 4mm.

Ao analisar diversos estudos científicos, pode-se observar que há poucas revisões integrativas sobre o método em específico que levasse em conta a intradermoterapia como auxiliadora no tratamento da gordura localizada, o que motivou a realização deste trabalho, cujo objetivo foi avaliar e apresentar os mecanismos de ação, os efeitos e os benefícios desta técnica.

2 DESENVOLVIMENTO E APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS 2.1 TECIDO ADIPOSO

O tecido adiposo é um tipo especial de tecido conjuntivo localizado em uma camada da hipoderme formada por células adiposas chamadas de adipócitos. Por conter uma espécie de vacúolo em sua estrutura armazena uma quantidade significativa de gordura dependendo do metabolismo de cada indivíduo (PAIM, 2018).

Este tecido pode ser encontrado em diversas partes do corpo e tem importantes funções como o armazenamento de energia, a síntese e armazenamento de lipídeos como de gotículas de gordura, a proteção e sustentação de alguns órgãos e a manutenção do isolamento térmico (CÂMARA, 2018).

As células adiposas deste tecido são os fibroblastos modificados que tem como característica o armazenamento de triglicerídeos puros em até 95% do seu volume total (MENDES; BENDER; LACERDA, 2014).

Metabolicamente o tecido adiposo é controlado por hormônios e pelo sistema nervoso autônomo que se utiliza dos componentes simpáticos e parassimpáticos para tal função. Este processo envolve duas fases distintas: a lipogênese, onde ocorre a formação dos lipídios e a lipólise que é a eliminação da gordura, sendo este último o mais complexo (FONSECA-ALANIZ; TAKADA; ALONSO-VALE; LIMA, 2006).

(5)

Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.7, n.12, p. 111349-111360 dec. 2021

Souza, Costa e Silva (2019), relatam que o processo de lipólise envolve diversos mecanismos que trabalham para a mobilização dos lipídios reservados (Figura 01).

Figura 01: Mecanismo de ação lipolítica

Fonte: adaptado de Souza, Costa e Silva (2019).

Quando ocorre alguma disfunção destes mecanismos responsáveis por esta eliminação, o corpo começa a armazenar gordura em determinadas partes.

O número de calorias adequado para o bom funcionamento do corpo é variado de acordo com o estilo de vida da pessoa. Manter certa quantidade adiposa no corpo é indispensável para a regulação da saúde. Garcia, Chaves e Azevedo (2002), estimam que um adulto normal do sexo masculino, deve conter 15% do seu peso corporal de tecido adiposo e o sexo feminino 22%.

2.2 FISIOPATOLOGIA DA GORDURA LOCALIZADA

O tecido adiposo é um dos principais responsáveis pelo armazenamento de energia do corpo em formato de triglicerídeos, além de ter papel importante na modelação e na formação dos contornos do corpo (JUNQUEIRA; CARNEIRO, 2013).

A adiposidade localizada é um dos principais problemas para quem busca a manutenção da boa forma física, devido a isto, é uma das disfunções estéticas mais procuradas para tratamento, tanto por mulheres, quanto pelos homens (MENDES;

BENDER; LACERDA, 2014).

(6)

Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.7, n.12, p. 111349-111360 dec. 2021

Conceitualmente a gordura localizada ou adiposidade localizada é definida como uma disfunção das células adiposas causada por uma alteração metabólica na quantidade de gordura em determinadas áreas do corpo. É mais comum em áreas como: abdome, quadril, coxas, glúteos e braços (VARELA, 2018).

Araújo e Meija (2015), explicam que:

As células adiposas, ou adipócitos, ocorrem isoladamente ou em grupos nas malhas de muitos tecidos conjuntivos, sendo especialmente numerosas no tecido adiposo. À medida que a gordura se acumula, as células aumentam de tamanho e se tornam globulosas, a gordura aparece, primeiramente, como pequenas gotas que, posteriormente, juntam-se para formar uma só gota. A mobilização da gordura está sob o controle nervoso e hormonal que leva à liberação de ácidos graxos e glicerol, os quais passam para o sangue.

As disfunções no processo citado acima é que causam o acúmulo de gordura em regiões específicas do corpo. Dentre as causas para tal disfunção, citam-se: a obesidade, aumento repentino do peso corporal, fatores genéticos, sedentarismo, estresse, tabagismo, alterações hormonais, alguns medicamento, entre outros homens (MENDES; BENDER;

LACERDA, 2014).

2.3 INTRADERMOTERAPIA NO TRATAMENTO DA GORDURA LOCALIZADA Diversos são os procedimentos estéticos utilizados para o tratamento da gordura localizada, dentre eles tem-se a intradermoterapia, que tem ganhado destaque, cada vez mais, devido à rapidez dos resultados. A intradermoterapia é uma técnica surgida criada por Michel Pistor, em 1952, onde se utiliza da aplicação de injeções intradérmicas com agulhas de 4mm, diretamente no local a ser tratado, estimulando o tecido que recebe o medicamento (TENNSTEDT; LACHAPELLE, 1997).

A técnica de aplicação é por meio de via intradérmica com fármacos altamente diluídos que são reservados na derme, ativando os receptores dérmicos que se difundem vagarosamente por meio de unidade microcirculatória. É recomendado que se utilizasse mesclas específicas para cada paciente de acordo com as particularidades de suas disfunções o (SOCIEDADE BRASILEIRA DE BIOMEDICINA ESTÉTICA, 2017).

Os principais fármacos utilizados no tratamento da gordura localizada são apresentados em frascos de forma líquida ou liofilizada em quantidades de 2 ou 10ml.

Este tipo de tratamento tem se mostrado eficaz, tendo destaque os seguintes princípios ativos: Lipossomas de Desoxicolato de Sódio; L-carnitina; Cafeína; Buflomedil; Silício;

Benzopirona; Pentoxifilina e Hialuronidase (VARELA, 2018).

(7)

Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.7, n.12, p. 111349-111360 dec. 2021

2.2.1 Principais fármacos utilizados na intradermoterapia de gordura localizada Os fármacos utilizados no tratamento da gordura localizada por meio da intradermoterapia são classificados em lipolíticos, termogênicos e vasodilatadores. Os principais fármacos utilizados no tratamento da gordura localizada são:

• Lipossomas de Desoxicolato de Sódio: trata-se de um sal biliar responsável pela lipólise química. Age rompendo fisicamente a membrana celular dos adipócitos causando a sua quebra (GONÇALVES; TORRES; FERNANDES- SANTOS, 2020).

• L-carnitina: Esta substância normalmente é associada a cosméticos lipolíticos e age como coadjuvante por meio do transporte de gordura para dentro das células, sendo gastas em forma de energia por meio de atividade física. Produz efeito antioxidante e melhora a metabolização da glicose (SEVERO; VIEIRA, 2018).

• Cafeína: É um estimulante do sistema nervoso central, sendo a principal entre as metilxantinas que causam a lipólise dos adipócitos. Possui potente efeito lipotrófico e diurético (BORGES, 2010).

• Buflomedil: Tem ação vasoativa na microcirculação central e periférica de forma direta causando um efeito inibidor da segregação plaquetária e aumento do diâmetro arterial que, por sua vez, aumenta a irrigação. Tem bastante eficácia em drenagem linfática e no aumento da vascularização da região. É indicado nos tratamentos de hidrolipodistrofias para melhora ou estímulo da microcirculação, associado de lipolíticos e eutróficos (VARELA, 2018).

• Silício: Trata-se de um composto orgânico presente em diversas moléculas biológicas, possui ação dinâmica de reestruturação do tecido conjuntivo. Age por meio da indução e regulação da proliferação fibroblástica, incentivando a regeneração de fibras elásticas e colágenas que favorecem a drenagem dos tecidos e a lipólise (HERREROS; VELHO; MORAES, 2011).

• Benzopirona: É um fármaco de origem vegetal ou sintética com ação importante em nível vascular e ação eutrófica sobre o tecido conjuntivo estimulando a síntese de colágeno. Atua aumentando a atividade dos macrófagos melhorando a circulação periférica que ativa a permeabilidade da pele para o tratamento da gordura localizada (LABORATÓRIO VICTA, 2019).

(8)

Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.7, n.12, p. 111349-111360 dec. 2021

• Pentoxifilina: Fármaco derivado da xantina possui ação vasodilatadora periférica. De acordo com Varela (2018, p.30) “é um agente inibidor da fosfodiesterase. Seu bloqueio proporciona o aumento de AMPc intra- adipocitário o que desencadeia a lipólise”. Possui indicação para aplicações intradérmicas em tratamentos de lipodistrofia e de disfunções na microcirculação.

• Hialuronidase: É um fármaco formado pelas enzimas Hialuronoglicuronosidase e Hialuronatoliase que atua na dispolimerização do ácido hialurônico do tecido conjuntivo causando uma redução temporária de sua viscosidade, favorecendo a fluidez nos interstícios, facilitando a permeabilidade e distribuição de substâncias. É comumente utilizado no tratamento de celulites.

Para potencializar os resultados, a intradermoterapia pode ser associada a outros procedimentos como a ultrassonografia, a drenagem linfática e a outros fármacos. Além de ser importante a estimulação e associação do procedimento com exercícios físicos e alimentação adequada.

3 METODOLOGIA

Trata-se de um estudo de revisão de literatura do tipo integrativa que buscou trabalhos publicados em base de dados da área da saúde contendo o tema proposto.

Sousa et al. (2017) esclarece que o objetivo geral de uma pesquisa de revisão e literatura é reunir conhecimentos sobre um assunto, de modo a fundamentar um estudo significativo. A revisão de literatura é considerada uma das melhores formas de iniciar um estudo com artigos, procurando semelhanças e diferenças sobre um determinado assunto.

Para Gray (2016) a revisão de literatura integrativa surgiu como alternativa para revisar rigorosamente e combinar estudos com metodologias diferentes e integrar os resultados. Tem o potencial de promover os estudos de revisão em diversas áreas do conhecimento, mantendo o rigor metodológico das revisões sistemáticas.

Este método permite a combinação de dados da literatura empírica e teórica que podem ser direcionados à definição de conceitos, identificação de lacunas nas áreas de estudos, revisão de teorias e análise metodológica dos estudos sobre um determinado tópico.

(9)

Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.7, n.12, p. 111349-111360 dec. 2021

Para se realizar a busca de artigos, foi utilizado os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS), na Biblioteca Virtual de Saúde: “Intradermoterapia”, “Tratamento”,

“gordura localizada”, em inglês e português, podendo também se buscar artigos através de palavras-chaves livres, realizando assim uma maior captação de material.

As bases utilizadas para o levantamento dos dados foram as plataformas digitais Medical Literature on Line (MEDLINE), Literatura da América Latina e Caribe (LILACS), Base de Dados de Enfermagem (BDENF), Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Google Acadêmico, publicações de artigos em revistas eletrônicas da área e anais de eventos com o tema proposto. A escolha por essas bases de dados ocorreu devido à sua amplitude e relevância ao congregar um número grande de revistas científicas na área da saúde.

Os critérios estabelecidos para a coleta de artigos foram os seguintes: ser em português ou inglês, ser artigo de livre acesso, está disponível na íntegra, obedecer ao período de 2010 a 2021 de publicação, estar em formato de artigo científico ou ter relação com os objetivos propostos na pesquisa. Ao analisar as pesquisas pelos descritores, excluíram-se aquelas que não se enquadravam na temática, artigos que não possuíam o texto completo disponível e publicações duplicadas.

Após passar pelos critérios de inclusão e exclusão, incluíram-se na amostra trabalhos que se enquadraram nos objetivos propostos, entre artigos científicos, livros e revistas publicadas, todos embasados nos critérios acima descritos.

A análise inicialmente deu-se por meio da leitura do título e resumo para verificar a conformidade com os objetivos da pesquisa, posteriormente, o material selecionado foi lido integralmente para a busca de enquadramento nos parâmetros propostos. Para finalizar foi feita a análise do conteúdo relacionando-os com materiais da revisão de literatura para a busca de solução da problemática da pesquisa.

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Ao findar da revisão de literatura ficou evidente que, a cada dia, a procura por procedimentos estéticos para melhoria da aparência tem aumentado e os tratamentos por meio de técnicas menos invasivas tem estado cada vez mais no foco dos clientes.

Levando em conta os achados da pesquisa, pode-se notar que não há na literatura muitos princípios ativos inovadores que sejam utilizados na cosmetologia. Assim, a utilização da intradermoterapia como tratamento da gordura localizada mostra-se efetiva,

(10)

Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.7, n.12, p. 111349-111360 dec. 2021

tanto pela simplicidade do procedimento quanto pela acessibilidade a pessoas de diversas classes sociais.

Percebeu-se ainda que no tratamento da gordura localizada por meio da intradermoterapia tem destaque os fármacos com mecanismo de ação lipolítica que atuam diretamente na lipólise e os vasodilatadores. Não havendo muitos princípios ativos inovadores.

Assim, faz-se necessário, o incentivo a mais pesquisas e estudos que se aprofundem sobre a temática e que busquem associar o efeito dos princípios ativos utilizados na intradermoterapia com o metabolismo da gordura.

(11)

Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.7, n.12, p. 111349-111360 dec. 2021

REFERÊNCIAS

ARAÚJO, Joicilene Gonçalves; MEIJA, Dayana Priscila Maia. Eliminação da gordura localizada abdominal com criolipólise, Artigo de Revisão. Pós-graduação em Fisioterapia em Dermato Funcional Faculdade FAIPE. 2015. Disponível em:

https://portalbiocursos.com.br/ohs/data/docs/98/148-

EliminaYYo_da_gordura_localizada_abdominal_com_criolipYlise.pdf. Acesso em: 15/07/2021.

CÂMARA, Micheline. Anatomia e fisiologia humana. 2018. Disponível em:

https://www.ifcursos.com.br/sistema/admin/arquivos/20-13-18- m0dul0_anat0mia_e_fisi0l0gia.pdf. Acesso em: 29/06/2021.

DAMACENO, Débora Gonçalves de Sousa. Mesoterapia como tratamento para gordura localizada: uma revisão da literatura. BRASÍLIA, 2018. Disponível em:

https://repositorio.uniceub.br/jspui/bitstream/prefix/13074/1/21550425.pdf. Acesso em:

29/06/2021.

FONSECA-ALANIZ, Miriam H.; TAKADA, Julie; ALONSO-VALE, Maria Isabel C.; LIMA, Fabio Bessa. O tecido adiposo como centro regulador do metabolismo. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia, [S.L.], v. 50, n. 2, p. 216-229, abr. 2006. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0004-27302006000200008.

GARCIA; CHAVES; AZEVEDO.in CURI et al. Entendendo a gordura: Os ácidos graxos. 47 Manole editora-Barueri-SP.2002.

GONÇALVES, Leidyanne Ferreira; TORRES, Vanessa Morales; FERNANDES-SANTOS, Caroline. Existe risco metabólico associado ao uso do desoxicolato de sódio na lipoenzimática? Revista Brasileira de Estética Científica, [S.L.], v. 1, n. 1, p. 0-1, 31 ago. 2020.

Revista Brasileira de Estetica Cientifica. http://dx.doi.org/10.47483/abesci.v1i1.33.

GRAY, David E. Pesquisa no mundo real. Penso Editora, 2016.

HERREROS, F.O.C.; VELHO, P.E.N.F.; MORAES, A.M. Mesoterapia: uma revisão bibliográfica. Anais Brasileiros de Dermatologia. Campinas. v. 86, n. 1, p. 96-101, Maio, 2011.

JUNQUEIRA, LC; CARNEIRO, J. Histologia básica. 12. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.

LABORATÓRIO VICTA. Benzopirona + rutina. 2019. Disponível em:

https://www.victalab.com.br/wp-

content/uploads/2019/10/BENZOPIRONARUTINA.pdf#:~:text=A%20benzopirona%20tem%2 0por%20mecanismo,e%20redu%C3%A7%C3%A3o%20do%20edema%20e. Acesso em:

15/07/2021.

MACCARI, Flávia Lima Ribeiro. Avaliação de um protocolo de tratamento para rejuvenescimento facial associando cosmético, eletroestimulação e mecanotransdução.

Araraquara: [s.n.], 2019. Xix+181 f. : il.

MACHADO, A.T.O.M. et al. Benefícios da Massagem Modeladora na Lipodistrofia Localizada.

Revista Multidisciplinar e de Psicologia. v. 11, n. 35, p. 1-12, 2017.

MENDES, Josiane; BENDER, Marcia Raquel Pauletto; LACERDA, Felipe. A técnica da criolipólise: achados científicos e pressupostos teóricos. Trabalho de iniciação científica do curso superior de Tecnologia em Cosmetologia e Estética- Universidade do Vale do Itajaí –

Balneário Camboriú 2014/II. Disponível em:

(12)

Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.7, n.12, p. 111349-111360 dec. 2021

http://siaibib01.univali.br/pdf/Josiane%20Mendes%20e%20Marcia%20Raquel%20Pauletto%20 Bender.pdf. Acesso em:15/07/2021.

PAIM, Mariana Parron. Tecido adiposo. 2018. Disponível em:

https://wp.ufpel.edu.br/historep/files/2018/06/TECIDO-ADIPOSO.pdf. Acesso em: 29/06/2021.

ROSA, Natália Tavares Cassilhas. Associação de procedimentos minimamente invasivos e laser de baixa potência no tratamento da alopecia. IBMR - Laureate International Universities.

Rio de Janeiro 2017. 46p.

SBCP, Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. 2017. Estética: procura por procedimentos

não cirúrgicos aumenta 390%. Disponível em:

http://www2.cirurgiaplastica.org.br/2017/10/27/estetica-procura-por-procedimentos-nao- cirurgicos-aumenta-390/. Acesso em 29/06/2021.

SOUSA, Luís Manuel Mota Sousa, et al. Metodologia de revisão integrativa da literatura em enfermagem. 2017. Disponível em: < https://repositorio- cientifico.essatla.pt/bitstream/20.500.12253/1311/1/Metodologia%20de%20Revis%c3%a3o%2 0Integrativa_RIE21_17-26.pdf>. Acesso em: 02 de Jun de 2021-.

SOUZA, Amanda Cristina Pereira de; COSTA, Mariana Galhardo Leite; SILVA, Débora Parreiras da. A ação dos cremes lipolíticos na lipodistrofia localizada. Revista Saúde em Foco – Edição nº 11 – Ano: 2019.

SOUZA, Claudionora. Tricologia e terapia capilar / Claudionora Souza. – Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017. 88 p.

TENNSTEDT, Ducombs; LACHAPELLE, John. Effets cutanés indesirables de la mésotherapie. Ann Dermatol Venereol. v.124, n.2, p.192-6, 1997.

UNIFAL, Universidade Federal de Alfenas. Histologia Interativa-Tecido Adiposo. Disponível em: https://www.unifal-mg.edu.br/histologiainterativa/tecido-adiposo/. Acesso em: 29/06/2021.

VARELA, Rossana Gomes. A técnica da intradermoterapia com a associação de princípios ativos para o tratamento da gordura localizada e a lipodistrofia ginóide. Instituto Nacional de Ensino Superior e Pesquisa e Centro de Capacitação Educacional. RECIFE, 2018, 41p.

______, Rossana Gomes. A técnica da intradermoterapia com a associação de princípios ativos para o tratamento da gordura localizada e a lipodistrofia ginóide. Instituto Nacional de Ensino Superior e Pesquisa e Centro de Capacitação Educacional. RECIFE, 2018, p.30.

Referências

Documentos relacionados

• Não bloqueie o respiro da Mini Geladeira Retrô Multilaser (como área perfurada da carcaça), isso pode gerar superaquecimento e danos ao produto devido à má dispersão de

Embora o planeta Proxima b orbite muito mais próximo da sua estrela do que Mercúrio o faz do Sol no nosso Sistema Solar, a estrela propriamente dita é muito mais ténue que o Sol, o

O conhecimento das características fenotípicas e genotípicas de patógenos alimentares, assim como a quantificação de micro-organismos indicadores em diferentes

Em nossa opinião trata-se de uma norma de calibração, que abre mão do rigor teórico (nulidade ou anulabilidade) para não comprometer a unidade e estabilidade

Este estudo teve como objetivo transpor os efeitos e a eficácia da eletrolipólise na redução da gordura localizada abdominal, por meio de pesquisa bibliográfica.. Com os

O Conselho Escolar é um órgão de colegiado que tem como representantes todos os segmentos da comunidade escolar, o mesmo tem como objetivo fortalecer e expandir a

Esta pesquisa teve por objetivo realizar uma revisão integrativa da literatura sobre Avaliação de Desempenho (AD), de modo a evidenciar como a Contabilidade

A secagem de fertilizante MAP em secador de bandejas mostrou a existência de dois períodos de secagem — o primeiro controlado pelas condições externas, de