• Nenhum resultado encontrado

PROPOSTA DO TRABALHO Aluno:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "PROPOSTA DO TRABALHO Aluno:"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

https://sites.google.com/site/reticiencias/

ARTE CONCEITUAL Aluno:

Definição: a arte conceitual é um tipo de arte que o material é a linguagem. A arte conceitual recorre

frequentemente ao uso de fotografias, mapas e textos escritos (como definições de dicionário).

Objetivo: desafiar as pessoas a interpretar uma ideia, um conceito, uma crítica ou uma denúncia. O

objetivo é que o observador reflita sobre o ambiente, a violência, o consumo e a sociedade.

Aluno:

História: Arte Conceitual surgiu na década de 1960, como um desafio às classificações impostas à

arte por museus e galerias. As galerias afirmavam categoricamente ao público: Isso é arte.

Já a arte Conceitual buscava questionar a própria natureza da arte perguntando: O que é arte?

O primeiro a empregar a expressão arte-conceito foi o escritor e músico Henry Flynt em 1961 em meio às atividades associadas ao grupo Fluxus, de Nova Iorque, querendo dizer com isso que a arte conceitual é um tipo de arte que o material é a linguagem.

Os artistas conceituais tinham como meta popularizar a arte; fazer com que ela servisse como veículo de comunicação. A arte conceitual foi importante para debates e abriu caminhos para outros tipos de artes, como para as instalações e arte performática.

Na década de 60 e 70, o nome conceitual foi empregado para designar uma multiplicidade de atividades com base na linguagem, na fotografia e processos nos quais se equivaliam num embate que se efetuava entre a arte minimalista e várias práticas antiformais, num crescente radicalismo cultural e político.

Portanto, a ideia e o conceito da obra eram mais importantes que o produto acabado. Do que a estética.

Aluno:

Um exemplo conhecido é a obra Uma e Três Cadeiras, de Joseph Kosuth (Museu de Arte Moderna em Nova Iorque / 1965) que combina uma cadeira real, a fotografia da cadeira e uma definição de cadeira – dada pelo dicionário.

PROPOSTA DO TRABALHO

Aluno:

(2)

https://sites.google.com/site/reticiencias/ faz parte da nossa cultura, e é importante que todos tenham acesso a esta linguagem. Compreendendo que a ciência é a arte de interpretar os fenômenos da natureza. E a forma como o homem cria objetos e sinais gráficos para comunicar a ciência, é uma obra de arte.

Aluno:

Explicação sobre o dicionário (disciplina língua portuguesa)

https://pt.wikipedia.org/wiki/Dicion%C3%A1rio

ÁGUA

Aluno:

A água é uma substância formada por átomos de hidrogênio e de oxigênio. Sua fórmula química é H2O. Porém, um conjunto de outras substâncias como, por exemplo, sais minerais juntam-se a ela. Nos oceanos, por exemplo, existe uma grande quantidade de sal misturada à água.

A água pura não possui cheiro nem cor. Ela pode ser transformada em gelo (solidificação) quando está numa temperatura de zero grau Celsius. A água ferve quando atinge a temperatura de 100 graus Celsius (no nível do mar).

Aluno: (disciplina geografia)

Três quartos da superfície do planeta Terra são cobertos por água. Por este motivo, visto do espaço, o planeta Terra assume uma cor azulada.

Maquete Planeta Terra

Aluno: (disciplina história)

O Oriente Médio é um subcontinente da Ásia que possui clima árido, por isso não há muitos recursos hídricos (água subterrânea, rios e lagos) na região.

Os países que fazem parte do Oriente Médio são ricos em petróleo, no entanto, são pobres em água. Essas nações enfrentam sérios problemas relacionados à escassez de água.

Diversos países, como a Arábia Saudita e as pequenas nações do Golfo Pérsico, fazem dessalinização da água do mar, mesmo assim são grandes compradores de água mineral.

Na região do Oriente Médio, os países que detêm em seu território nascentes de água, rios e aquíferos, são privilegiados por possuir esse riquíssimo e raro recurso.

Diante da escassez de água, surgem conflitos entre países para definir quem domina as pouquíssimas bacias hidrográficas e águas subterrâneas. Um exemplo de disputa por água existe entre Israel, Líbano, Síria e Jordânia, que, por serem países fronteiriços, disputam o domínio da Bacia do rio Jordão.

(3)

https://sites.google.com/site/reticiencias/ O Oriente Médio, nos últimos anos, apresentou um crescimento populacional, o que elevou o consumo de água e reduziu a quantidade da mesma disponível nos mananciais, fato que tem contribuído para agravar ainda mais os focos de conflito entre os países.

Outro foco de conflito acontece nas proximidades dos rios Tigre e Eufrates. Ambos nascem em território turco e o escoamento de suas águas segue rumo ao Golfo Pérsico; abastecendo a Síria e o Iraque.

Diante disso, esses países temem o controle turco sobre as nascentes dos rios; pois a Turquia pode represar suas águas para realização de irrigação, construção de usinas hidrelétrica ou para qualquer outro fim. Dessa forma, o abastecimento da Síria e do Iraque ficaria comprometido.

Aluno:

Fórmula eletrônica ou fórmula de Lewis: os elétrons da última camada do átomo são representados por

pontos (∙) ao redor do símbolo do elemento químico. Os elétrons da última camada, camada de valência, do oxigênio e do hidrogênio foram representados por (∙).

Fórmula estrutural: os pares de elétrons que estabelecem a ligação química são representados por traços

(─). E os elétrons que não estabelecem a ligação química não precisam ser representados.

Fórmula molecular: nesta fórmula aparecem letras e número. As letras representam os elementos químicos

que se unem para formar a molécula. O número subscrito é chamado de índice e indica a quantidade de átomos do elemento presente em cada molécula. No exemplo da molécula de água, H2O, significa que cada molécula de água é constituída por dois átomos de hidrogênio e 1 átomo de oxigênio. É interessante notar que o número 1 é omitido.

Maquete Molécula de Água

CLORETO DE SÓDIO Aluno:

O cloreto de sódio é uma substancia que apresenta os átomos de sódio e cloro. Comumente é designado por sal de cozinha ou simplesmente por sal, e se apresenta como um sólido cristalino branco. Sua fórmula química é NaC .

O cloreto de sódio é obtido da água do mar, em áreas denominadas salinas, por um processo conhecido por cristalização.

Aluno:

O cloreto de sódio é muito usado no processo de salga da comida e na conservação de alimentos (carnes e pescados). Na alimentação humana é adicionado iodo (sal iodado) para prevenção de problemas na tireóide. Entretanto, o excesso de cloreto de sódio no organismo causa aumento da pressão arterial.

Aluno: (disciplina biologia)

Pressão arterial é a força que o sangue faz sobre as paredes das artérias na circulação sanguínea, em consequência da ação de bombeamento que o coração efetua por pulsação.

(4)

https://sites.google.com/site/reticiencias/ a pressão dentro das artérias vai diminuindo à medida que o coração se relaxa. A pressão mais baixa atingida é a chamada pressão diastólica (pressão mínima).

A Pressão arterial é um importante indicador da saúde do coração. A Pressão arterial elevada contribui para ataques cardíacos, derrames e outras doenças cardíacas.

Maquete Hipertensão

Aluno:

Os compostos iônicos são formados por um número indeterminado de cátions e ânions agrupados alternadamente numa estrutura cristalina denominada célula unitária. Uma amostra do composto iônico é constituída por um número imenso de células unitárias. A fórmula química que os representa, é chamada de

íon-fórmula ou fórmula mínima. Ela representa a quantidade mínima proporcional de cada um dos átomos

necessários para a formação da célula unitária da substância iônica formada.

Maquete Célula Unitária

COBRE

Aluno:

O cobre é um metal de alta durabilidade, resistente à corrosão, bom condutor de calor e eletricidade, maleável e dúctil (pode ser transformado em lâminas e fios finos e longos). É o material mais empregado na área da eletricidade. Sua fórmula química é Cu0.

Os principais minérios de ferro são: calcopirita (CuFeS2), cuprita (Cu2O) e calcosita (Cu2S), entre outros.

Aluno:

(5)

https://sites.google.com/site/reticiencias/ de células unitárias. A fórmula das substâncias metálicas é representada pelo próprio símbolo do elemento: a fórmula da substância cobre é Cu ou Cu0.

Referências

Documentos relacionados

Já entre diferentes mo- léculas de água ocorre uma força chamada de ligação de hidrogênio entre o átomo de oxigênio de uma molécula e o hidrogênio de outra molécula,

[r]

A análise desta figura mostra que os átomos de hidrogênio das moléculas de água estão voltados para o átomo de nitrogênio da molécula de epinefrina, sugerindo a

6.- Os compostos das posições 29.30 e 29.31 são compostos orgânicos cuja molécula contém, além de átomos de hidrogênio, de oxigênio ou de nitrogênio (azoto), átomos

A Prefeitura do Município de Valinhos não está obrigada, durante o prazo de validade do Registro de Preços decorrentes do Pregão Presencial n° 017/2016, a firmar as contratações

o Direito Civil brasileiro não regulamenta a inseminação medicamente assistida, e dela tampouco trata em sua essência, o artigo 1.597 do Código Civil. Quando admite a

Estudar (investigar e pesquisar) a criação poética teoricamente, considerando-se as condições de criação mediante a formação dos poetas, de modo a descrever o que estes

O tema escolhido para este trabalho de conclusão curso, foi a Contabilidade Gerencial, onde abordarei a importância da mesma para o processo de tomada de decisão das empresas, foi