• Nenhum resultado encontrado

LITERATURA BRASILEIRA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "LITERATURA BRASILEIRA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

LITERATURA BRASILEIRA

13

O Romantismo é visto por alguns críticos como o período de consolidação da literatura brasileira. Entre os escritores da época, José de Alencar é o ficcionista que melhor responde às expectativas do público leitor. Assinale a alternativa que NÃO contém a correspondência correta entre o enredo e a obra. a) Em Senhora, o amor puro entre dois jovens sofre uma separação motivada pelo dinheiro. No entanto,

mais tarde, o amor triunfa.

b) Em Lucíola, uma jovem prostituta não se permite viver um amor sincero.

c) Em Iracema, romance indianista, é relatado o primeiro contato de uma jovem índia com o branco

colonizador.

d) Em Diva, uma jovem órfã troca juras de amor com um menino na infância e o reencontra quando ela

está na idade de casar-se.

e) Em O guarani, o protagonista é um índio civilizado que vive em contato com os brancos.

14

Assinale a alternativa INCORRETA.

a) Mário de Andrade, poeta modernista, tematiza, em Paulicéia desvairada, a cidade de São Paulo com os seus inúmeros contrastes.

b) Manuel Bandeira enfoca, em sua obra, o cotidiano e a infância, através da linguagem coloquial e do verso livre.

c) Cruz e Souza, também chamado de Cisne Negro, abandona o subjetivismo e a angústia, predominantes na fase inicial de sua obra, em nome de posições mais universalizantes.

d) Tomás Antônio Gonzaga, poeta árcade, produz poesia lírica e satírica. Valendo-se do pseudônimo de Critilo, em Cartas chilenas, critica os desmandos do governo de Minas Gerais.

e) Na poesia lírico-amorosa do barroco, Gregório de Matos ressalta a beleza da amada e a tristeza das mulheres com a partida dos maridos para lutar com os indígenas.

15

Nos poemas e/ou fragmentos que seguem, ou é privilegiado o aspecto lúdico – pelo jogo com a linguagem – ou é ressaltado o aspecto social.

Assinale a alternativa cujo poema ou fragmento privilegia a dimensão lúdica. a) Como dois e dois são quatro

sei que a vida vale a pena embora o pão seja caro e a liberdade pequena

(...)

(GOULART, Ferreira. Toda poesia. 9 ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2000.)

b) Que importa a paisagem, a Glória, a baía, a linha do horizonte?

- O que eu vejo é o beco.

(BANDEIRA, Manuel. Antologia poética. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.)

c) No mesmo prato

o menino, o cachorro e o gato. Come a infância do mundo.

(PRADO, Adélia. Poesia reunida. São Paulo: Siciliano, 1991.)

d) (...)

O escravo então foi deitar-se Pois tinha de levantar-se Bem antes do sol nascer, E se tardasse, coitado, Teria de ser surrado, Pois bastava escravo ser.

(...)

(ALVES, Castro. Poesias completas. Ediouro, s/d.)

e) Carrego meus primórdios num andor. Minha voz tem um vício de fontes. Eu queria avançar para o começo. Chegar ao criançamento das palavras. Lá onde elas ainda urinam na p e r n a .

Antes mesmo que sejam modeladas pelas mãos.

(...)

(2)

INSTRUÇÃO: A questão de número 16 refere-se ao poema abaixo, de Oswald de Andrade.

Senhor feudal Se Pedro Segundo Vier aqui

Com história

Eu boto ele na cadeia.1

16

Analise, quanto à veracidade (V) ou falsidade (F), as proposições que seguem sobre o poema e sua relação com o Modernismo brasileiro.

( ) Personagens da história do Brasil, como Dom Pedro II, são inseridos na poesia moderna, mas de forma irônica, a fim de serem ridicularizados.

( ) A representação do coloquialismo pode ser exemplificada pelo emprego do pronome “ele” no quarto verso.

( ) O humor pode ser visto como um recurso crítico através do poema-piada.

( ) O poema evidencia o rompimento com valores do passado e com o academicismo literário. Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo. a) F – V – V – F b) F – F – V – V c) V – V – V – V d) V – V – F – V e) F – F – V – F 17

Na prosa brasileira, há figuras marcantes que contam, em primeira pessoa, a história de suas vidas. Relacione as colunas, associando os narradores referidos na Coluna A às caracterizações apresentadas na Coluna B. Coluna A 1 Bentinho 2 Paulo Honório 3 Riobaldo 4 Sérgio Coluna B

( ) Narrador maduro de São Bernardo, que resgata a sua vida através da escritura. ( ) Narrador de O Ateneu, já adulto, que revela fatos ocorridos no período em que

esteve interno em um colégio.

( ) Narrador de Dom Casmurro, que, na velhice, por meio da escritura, relata inquietações vividas desde a adolescência.

( ) Narrador de Grande Sertão: Veredas, que conta as suas andanças como jagunço e chefe de bando, ressaltando o fato de ter se apaixonado por Diadorim.

Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses da Coluna B, de cima para baixo. a) 4 – 1 – 2 – 3 b) 1 – 3 – 4 – 2 c) 2 – 3 – 1 – 4 d) 2 – 4 – 1 – 3 e) 1 – 2 – 4 – 3

(3)

18

Analise as proposições que seguem, referentes a obras da literatura sul-riograndense, quanto à sua veracidade (V) ou falsidade (F).

( ) Em A ferro e fogo, de Josué Guimarães, o narrador reconstitui o episódio dos Muckers, ocorrido no período de 1872-1874, no qual uma legião de colonos alemães se revolta contra as autoridades da época.

( ) Em O continente, de Érico Veríssimo, à medida que o narrador reconstitui a saga das famílias Terra, Amaral e Cambará, revela a ocupação do Rio Grande do Sul, principalmente, pelos portugueses. ( ) Em Videiras de cristal, de Luís Antonio de Assis Brasil, são narrados os primeiros tempos dos imigrantes

italianos no Brasil, analisando o sofrimento e as dificuldades vividos por eles, frente à sociedade tradicional.

( ) Em Contos gauchescos, Simões Lopes Neto cede a palavra ao narrador Blau Nunes, o qual possui lucidez e loquacidade que o autorizam a relatar histórias ocorridas no período inicial de ocupação do solo gaúcho.

( ) Em A cocanha, obra de José Clemente Pozenato, o narrador busca na Itália a saga dos antecedentes de

O quatrilho e revela a travessia marítima dos imigrantes italianos.

Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo. a) V – F – F – V – V b) V – V – V – V – V c) F – V – F – V – V d) V – F – F – V – F e) F – V – F – F – V 19

A obra de Érico Veríssimo, de acordo com Faraco e Moura, pode ser dividida em três fases: o romance _________________, representado por Clarissa, Olhai os lírios do campo e O resto é silêncio; o romance __________________, no qual se destaca a trilogia O tempo e o vento; e o _______________, cujas obras representativas são O senhor embaixador e Incidente em Antares.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto acima. a) rural – político – urbano

b) urbano – histórico – político c) político – urbano – histórico d) histórico – regionalista – político e) político – rural – urbano

20

Em relação ao romance Helena, de Machado de Assis, é correto afirmar que

a) a obra já contém algumas características que, mais tarde, se consolidam na prosa machadiana: o casamento por interesse, uma ligeira preocupação psicológica e uma sutil ironia.

b) a protagonista da obra citada age como Marcela, personagem de Memórias póstumas de Brás Cubas, e Sofia, de Quincas Borba, ambas movidas por interesses financeiros.

c) a superação das dúvidas de Helena, em relação à paixão por Estácio, culmina com o casamento da heroína e do rapaz.

d) contrariando a tendência machadiana, o amor entre os jovens é permitido, devido às características do Romantismo que influenciaram as obras da primeira fase do escritor.

e) a incerteza quanto à origem da protagonista a torna insegura e sem desejo de lutar pelos seus ideais amorosos.

(4)

Em relação ao livro O mulato, de Aluísio de Azevedo, assinale a alternativa INCORRETA.

a) O narrador capta com fidelidade a realidade social de um meio provinciano, a cidade de São Luís do Maranhão, por volta de 1870.

b) Rita, mesmo apaixonada por Raimundo, não consegue suportar a pressão da família e, sob ordem do pai, entra num convento.

c) O cônego Dias, personagem maquiavélica na história, e Maria Bárbara, que revela horror aos negros e mulatos, exemplificam a posição da sociedade da época que admitia tanto o negro como o mulato somente na condição de escravos.

d) Embora se trate de uma obra naturalista e que denuncia questões da época, ainda hoje consegue ser compreendida.

e) A obra relata a história de Raimundo que, ao tentar reaver a fortuna paterna, enfrenta um meio hostil e preconceituoso, ainda não revelado na ficção brasileira.

22

Em relação à poesia de Manuel Bandeira, é correto afirmar que

a) predomina em seus poemas a liberdade métrica, cuja construção muitas vezes se assemelha à prosa. b) constrói uma visão de amor idealizado, negando, nesse aspecto, imagens do cotidiano.

c) mostra a mulher como representante da beleza, cujo colo branco e o rubor das faces são igualmente ressaltados.

d) temas como a juventude, a morte e a ressurreição são destacados pelo poeta.

e) o cotidiano mineiro é retratado na sua obra através de descrições de paisagens rurais e da caracterização dos sujeitos que nela habitam.

23

Em relação aos contos de Mário de Andrade, é INCORRETO afirmar que

a) o narrador de O Besouro e a Rosa, ao mostrar o personagem João percebendo o crescimento de Rosa, ressalta que nada daquilo que é dito por ele (narrador), João, de fato, viu, porque, na verdade, o contador está fantasiando a história.

b) o narrador de Piá não sofre? Sofre constrói o conto a partir da estrutura de encaixe, revelando que a história a ser mostrada já fora contada por Belazarte.

c) o narrador de Vestida de preto, antes de contar a história, afirma que muitos andam preocupados em definir o que é “conto”, ele, no entanto, não sabe a que gênero pertence a história a ser contada.

d) o narrador de O poço representa as alegrias de personagens pobres e remediados como Albino e José, que ganhavam remédios e cachaça do patrão, Fernando Prestes.

e) a linguagem coloquial, expressa principalmente nos diálogos, recupera o ritmo oral e representa fatos do cotidiano, revelando-se uma das marcas dos contos do escritor.

(5)

24

Analise, quanto à sua veracidade (V) ou falsidade (F), as proposições que seguem sobre a peça O

pagador de promessas, de Dias Gomes.

( ) A trama, no primeiro ato, é ambientada num cenário que recupera a Bahia velha e colonial, a qual resiste à arquitetura moderna.

( ) Rosa torna-se infiel e abandona Zé-do-Burro, ao apaixonar-se pelo Mestre do Coro, que há tempos tentava seduzi-la.

( ) Zé-do-Burro teme que, não cumprindo a promessa feita, perca o crédito com o santo e que este espalhe a notícia do calote entre todos os santos.

( ) A presença do coro auxilia na atualização da cultura popular, ao apresentar elementos sonoros e coloquiais como “goma de gomá”, “ferro de matá” e “Santa Bárbara que relampuê/Santa Bárbara que relampuá”.

Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo. a) F – V – F – V

b) V – F – V – F c) V – F – V – V d) F – F – V – V e) F – V – F – F

Referências

Documentos relacionados

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para

O teste G, com o fator de correção de William (G adj ), foi utilizado para comparar a riqueza de espécies das quatro áreas, a abundância de espécies (IPA X 100) que ocorreram em mais

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para

Uma praxeología relativa a T requer (em princípio) uma maneira de realizar as tarefas: a uma determinada maneira de fazer, é dada aqui o nome de técnica τ(do

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para