• Nenhum resultado encontrado

CENTRO UNIVERSITÁRIO DOUTOR LEÃO SAMPAIO Coordenação de Pesquisa e Extensão COPEX Programa Institucional de Monitoria.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CENTRO UNIVERSITÁRIO DOUTOR LEÃO SAMPAIO Coordenação de Pesquisa e Extensão COPEX Programa Institucional de Monitoria."

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

CENTRO UNIVERSITÁRIO DOUTOR LEÃO SAMPAIO Coordenação de Pesquisa e Extensão – COPEX

Programa Institucional de Monitoria Edital 28/2017

Edital para seleção de Monitores remunerados e não remunerados do Curso de “PSICOLOGIA”

que integrarão o Programa de Monitoria do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio – UNILEÃO para o período letivo de 2017.2 e 2018.1.

A Coordenação de Pesquisa e Extensão do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO vem por meio deste Edital tornar público aos alunos regularmente matriculados no período letivo 2017.2 interessados em participar do Programa de Monitoria, que estão abertas vagas para seleção de Monitores Remunerados e Não Remunerados, para o período de 2017.2 – 2018.1, para o curso de graduação em

“PSICOLOGIA” do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO, com a finalidade de desenvolver atividades acadêmicas de incentivo à docência, em diversas disciplinas ofertadas durante o referido período letivo.

1. Definição: O Programa de Monitoria consiste na ampliação do ensino no âmbito organizacional para os cursos de graduação do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO. Tem como objetivos: despertar no aluno o interesse pela carreira docente; promover a cooperação acadêmica entre discentes e docentes; minorar problemas crônicos de repetência, evasão e falta de motivação comum em muitas disciplinas; contribuir para a melhoria da qualidade do ensino; vivenciar estratégias de ensino superior possíveis de ampliar-se para os diferentes segmentos da sociedade.

2. Objetivos da Monitoria:

2.1. O Projeto Político Institucional e o Regimento Interno do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO estabelecem como objetivos da Monitoria:

a) Proporcionar aos alunos de graduação do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO, oportunidade de participar em Projeto de Monitoria que possibilitem o aprofundamento em determinada área de conhecimento;

b) Criar condições para que os alunos possam desenvolver formas de pensamento e de comportamento ao trabalho científico independente, agindo como colaborador da produção acadêmica;

(2)

c) Colaborar com os professores para o desenvolvimento e aperfeiçoamento das atividades técnico-didáticas;

d) Promover a cooperação acadêmica entre discentes e docentes;

e) Estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pela ética, pela cidadania e pela função social da educação superior;

f) Inserir o Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO no processo de discussão nacional acerca da melhoria de qualidade dos cursos de graduação.

3. Dos candidatos

3.1. Para candidatar-se às vagas de Monitoria, Remunerada e Não Remunerada, e submeter-se ao processo seletivo para o Programa de Monitoria, os alunos deverão obedecer aos seguintes critérios:

3.1.1 Ser aluno regularmente matriculado nos cursos de graduação do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio – UNILEÃO e ter sido aluno da disciplina objeto desta monitoria;

3.1.2 No caso dos alunos graduados ou transferidos, que tenham cursado a disciplina em outro(a) curso / instituição, o mesmo deve comprovar por meio de histórico e ementa ter cursado a disciplina nos últimos 05(cinco) anos;

3.1.3 Comprovar por meio do Histórico Escolar, já ter integralizado a disciplina objeto da seleção ou outra cujo conteúdo programático seja equivalente ao dela, com, no mínimo, nota 7,0 (sete), em ambos os casos;

3.1.4 A condição de reprovado na disciplina objeto da monitoria ou em qualquer outra que lhe seja pré-requisito, constitui impedimento para realizar a inscrição no processo seletivo, assim como condição impeditiva para investidura na monitoria;

3.1.5 Os alunos que já foram monitores remunerados de uma determinada disciplina por um período igual ou superior a 1 (um) ano não poderão concorrer para a vaga remunerada desta mesma disciplina.

3.1.6 Caso deseje concorrer para uma determinada disciplina no qual o aluno já foi monitor remunerado, por um período igual ou superior a 1 (um) ano, este aluno somente poderá concorrer para as vagas não remuneradas desta disciplina.

(3)

3.1.7 Os (as) candidatos (as) deverão comparecer à prova escrita, portando comprovante de inscrição emitido pelo sistema COPEX ON – LINE no ato da inscrição e um documento com foto. O comprovante de inscrição é de caráter obrigatório, o não cumprimento desse item acarretará no impedimento da realização da prova.

3.1.8. Os candidatos deverão comparecer ao local da prova escrita com 30 minutos de antecedência, munidos de caneta esferográfica azul ou preta.

3.1.9. Somente será admitida a entrada de candidato na sala, na qual realizará a prova, até ás 09h00min, com tolerância máxima de 20 minutos.

3.1.10 Os itens deste edital também se aplicam aos candidatos sabatistas, exceto em se tratando de horário, local e data, estes deverão aguardar publicação no site da instituição com estas informações para realização da prova.

4. Bolsas de Monitoria.

4.1 A distribuição de disciplinas Remuneradas e Não Remuneradas está descrita no quadro do item 9 deste edital.

4.2 O Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO poderá conceder 01 (uma) bolsa de monitoria, aos alunos aprovados em primeiro lugar para as disciplinas remuneradas, constate no item 9 (nove) deste edital.

reais).

4.3 A bolsa de monitoria corresponderá ao valor de R$ 200,00 (duzentos

4.4 O benefício da bolsa terá início quando da admissão oficial do aluno no Programa de Monitoria.

4.5 O benefício da bolsa encerrar-se-á na última mensalidade do contrato subsequente aquele vigente quando da admissão do monitor.

4.6 A concessão da bolsa de monitoria terá uma duração 10 (meses), não será pago os meses de janeiro e julho (férias).

4.7 Não será permitida a acumulação do benefício da bolsa de monitoria com a bolsa de iniciação científica, bolsa de extensão e/ou com qualquer outro benefício ou desconto concedido pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio – UNILEÃO.

(4)

4.8 A bolsa de monitoria poderá ser cancelada, a qualquer tempo, pela Direção da UNILEÃO, COPEX, Professor(a) Orientador(a) ou Coordenação do Curso, em razão de desempenho insatisfatório do(a) monitor(a).

4.9 A concessão da bolsa será destinada ao aluno que concorreu para uma disciplina remunerada e for classificado em primeiro lugar.

4.10 Para este edital, não será concedido nenhum tipo de benefício aos alunos aprovados para a monitoria remunerada e não-remunerada tais como:

benefício para vale-transporte, alimentação, xerox, entre outros benefícios desta mesma natureza.

5. Das Inscrições

5.1 Períodos de Inscrição: 23 de agosto a 04 de setembro 2017.

5.2. Para os alunos que concorrerão à monitoria REMUNERADA, as inscrições deverão ser feitas pelo sistema COPEX on line no site do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO (http://copex.leaosampaio.edu.br/).

Para esta modalidade os candidatos deverão efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 10,00 (dez reais), nos Núcleos Financeiros dos campi Saúde, CRAJUBAR e Lagoa Seca do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO;

5.3. Para os alunos que concorrerão a monitoria NÃO REMUNERADA, as inscrições deverão ser feitas pelo sistema COPEX on line no site do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO (HTTP://www.leaosampaio.edu.br), não existindo para esta modalidade pagamento da taxa de inscrição;

5.4 Para os alunos que concorrerão à monitoria REMUNERADA, em hipótese alguma a taxa de inscrição será devolvida ao candidato caso a sua inscrição seja indeferida ou exista alguma irregularidade segundo o presente edital.

Seletivo.

5.5 O aluno poderá concorrer somente a uma vaga a cada Processo

5.6 Para realizar a inscrição o aluno deverá acessar site do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO (http://copex.leaosampaio.edu.br/), localizar o link COPEX on line, acessá-lo, após este processo o aluno deverá:

a. Identificar-se como aluno;

b. Inserir o seu login do aluno on line ;

c. Caso seja o primeiro acesso à COPEX ONLINE, dirigir-se à COPEX do seu Campus para efetuar seu cadastro no banco de dados;

(5)

d. Após o cadastro, efetuar o primeiro login com a senha: 123456 e. Alterar a senha;

f. Retornar ao sistema com a nova senha;

g. Preencher a ficha de inscrição para o Programa de Monitoria.

6. Das Provas

6.1 As provas teóricas (primeira etapa) serão realizadas no Campus Saúde, para todos os cursos de graduação da UNILEÃO no dia 09 de setembro de 2017, às 09h00min.

6.2 As provas práticas, entrevistas e etc. (segunda etapa) ocorrerão no período de 18 e 19 de setembro de 2017, com horário e local divulgado no mural da COPEX nos campi Lagoa Seca, Saúde e CRAJUBAR.

7. Da Seleção

7.1 A classificação dos candidatos, até o limite do número de vagas recomendadas para cada Projeto de Monitoria, será realizada de acordo com a ordem decrescente da média ponderada (M) entre a nota obtida na(s) prova(s) de seleção (P), a nota obtida na disciplina (D) e o Coeficiente de Rendimento Escolar (C), com pesos 5, 3 e 2 respectivamente, calculada conforme a seguinte expressão: M

= (Px5) + (Dx3) + (Cx2)/10 ≥ 8,0.

7.2 Eliminar-se-á o candidato que não obtiver nota (P) igual ou superior a 8,0 (oito) na(s) prova(s) de seleção mencionada(s) no parágrafo anterior.

7.2.1 não poderá concorrer a seleção de monitoria, o candidato que não possuir a nota da disciplina (D) maior ou igual a 7,0 (sete).

7.2.2 Será aprovado o candidato que conseguir, na média final da seleção de monitoria, nota mínima igual ou superior a 8,0.

7.3 Em caso de empate, classificar-se-á o candidato que obtiver a maior nota na(s) prova(s) de seleção. Persistindo o empate, será classificado o candidato que tenha obtido a maior nota na disciplina. Persistindo o empate, será classificado o candidato que tenha maior idade.

8. Divulgação do Resultado

8.1 O resultado parcial será divulgado pela COPEX no dia 13 de setembro de 2017, para disciplinas que apresentarem apenas a primeira etapa (prova teórica) e no dia 21 de setembro de 2017, para disciplinas que

(6)

apresentarem segunda etapa (prova prática, entrevista, etc.). Após a divulgação do resultado, o candidato selecionado deverá comparecer à COPEX dos campi CRAJUBAR, Saúde e Lagoa Seca, de acordo com as datas dispostas no cronograma deste edital, para entrega de 02 vias dos seguintes documentos:

1 – Termo de Compromisso do Monitor (seja Remunerado ou Não Remunerado);

2 – Dados Cadastrais;

3– Horário de Monitoria;

4 – Horário Acadêmico;

5 – Plano de Trabalho;

9. Disciplinas que estão oferecendo vagas para o período letivo 2017.2 e 2018.1.

Curso de Graduação em Psicologia

DISCIPLINA VAGAS CATEGORIA

EPIDEMIOLOGIA E BIOESTATÍSTICA 3 NÃO REMUNERADA

PRÁTICA DE PESQUISA I 3 NÃO REMUNERADA

TEORIAS PSICOLÓGICAS: ANÁLISE DO

COMPORTAMENTO 1 NÃO REMUNERADA

BASES BIOLÓGICAS DO COMPORTAMENTO

HUMANO 4 NÃO REMUNERADA

PSICOLOGIA CIÊNCIA E PROFISSÃO 2 NÃO REMUNERADA

ACONSELHAMENTO PSICOLÓGICO 2 REMUNERADA

TEORIAS E TÉCNICAS PSICOTERÁPICAS

FENOMENOLOGIA EXISTENCIAL 2 NÃO REMUNERADA

TEORIAS PSICOLÓGICAS HUMANISMO

EXISTENCIAL 2 NÃO REMUNERADA

POLÍTICAS PÚBLICAS E DIREITOS HUMANOS 4 REMUNERADA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO I 3 REMUNERADA TEORIAS PSICOLÓGICAS EM PSICANÁLISE 2 NÃO REMUNERADA

PSICOMOTRICIDADE 3 NÃO REMUNERADA

PSICOPATOLOGIA I 2 REMUNERADA

PSICOPATOLOGIA II 2 REMUNERADA

(7)

PSICOLOGIA E PROCESSOS EDUCACIONAIS 2 NÃO REMUNERADA TÓPICOS ESPECÍFICOS DE PSICOLOGIA I 2 REMUNERADA

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA I 4 REMUNERADA

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA II 7 REMUNERADA

PSICOLOGIA E GESTÃO DE PESSOAS 4 NÃO REMUNERADA PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO

2 NÃO REMUNERADA

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO II 2 NÃO REMUNERADA

HISTÓRIA DA PSICOLOGIA 2 REMUNERADA

TEORIAS E TÉCNICAS PSICOTERÁPICAS EM ANÁLISE

DO COMPORTAMENTO 8 NÃO REMUNERADA

PSICOLOGIA SOCIAL II 4 REMUNERADA

PSICOLOGIA COMUNITÁRIA 2 NÃO REMUNERADA

10. Considerações Finais

10.1. Os candidatos que forem chamados e não puderem assumir satisfatoriamente as atividades da monitoria serão imediatamente substituídos pelos seus subsequentes na classificação da listagem oficial;

10.2. As vagas de monitoria decorrentes de desistência voluntária ou dispensa de monitor por desempenho insatisfatório poderão ser ocupadas obedecendo-se a ordem da listagem oficial dos candidatos aprovados, em caso de interesse do (a) professor (a) da disciplina;

10.3. Os alunos vinculados aos diversos cursos de graduação do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO poderão integrar o Programa de Monitoria na condição de monitores, inclusive na modalidade remunerada, entretanto a condição de monitor não proporciona vínculo empregatício, por tanto, não acarretará em pagamento de salário pelas atividades desenvolvidas;

10.4. A carga horária semanal a ser cumprida pelo monitor será de 08 (oito) horas relógio, durante todo o período de vigência deste edital.

(8)

10.5. O aluno se disponibilizará por 8 horas semanais, considerando a didática monitor e professor, onde semanalmente, um dos horários da monitoria, deverá coincidir com a aula da disciplina de acordo com o horário acadêmico, exceto para os cursos que funcionam em apenas um turno.

10.6 Durante a realização da semana de AV1 e AV2 o monitor deverá cumprir apenas 04 (quatro) horas de atividades de monitoria, as demais 04 (quatro) horas só deverão ser utilizadas se/quando solicitado pelo professor orientador (ex:

atividades extras).

10.7 A carga horária será contabilizada através do somatório da carga horária mensal desenvolvida pelo monitor. A carga horária total do certificado não excederá 320 horas.

10.8 Não será contabilizada a carga horária dos meses de férias (janeiro e julho) e/ou dias em que não houver monitoria;

10.9 O horário das atividades de monitoria, não poderá coincidir com o das atividades curriculares do candidato;

10.10 Não será permitido ao candidato exercer mais de uma monitoria no mesmo período letivo, independente da modalidade;

10.11 Será concedido um Certificado de Monitoria, pela COPEX, apenas ao aluno que obtiver uma participação igual ou superior a 50% nas atividades e na frequência de Monitoria, equivalente a 160 horas correspondentes a cinco meses, e que tenha cumprido todas as exigências do programa.

10.12 A carga horária total da monitoria corresponderá ao quantitativo de horas cumpridas entre os meses de setembro e dezembro de 2017 e os meses de fevereiro, março, abril, maio, junho, (até o último dia de AVF), agosto e setembro de 2018.

10.12.1 Não serão computados na carga horaria total da monitoria o período após a AVF e o período de férias dos alunos.

10.13 No exercício de suas atividades de ensino (didáticas, pedagógicas) de pesquisa (científicas), de extensão (Programas, projetos, cursos, eventos, ligas acadêmicas), artísticas, culturais, gestão colegiada (centro acadêmico, representação estudantil) e afins, o monitor não poderá cobrar para ministrar aulas ou qualquer que seja a atividades descritas acima enquanto durar a sua condição de monitor (seja no seu horário de monitoria ou não) no âmbito do Centro Universitário Leão Sampaio.

(9)

10.14 Após o envio dos Relatórios, a Coordenação de Pesquisa e Extensão terá um prazo de até 90 (noventa) dias corridos para a emissão dos certificados de alunos-monitores e das certidões de professores-orientadores;

10.15 Uma vez integralizado as atividades acadêmicas curriculares (da monitoria), o aluno monitor estará automaticamente desligado da monitoria. No caso de colação de grau, o aluno deverá entregar o termo de desligamento.

10.16 O não cumprimento do estabelecido neste edital por qualquer uma das partes responsáveis (alunos-monitores, professores-orientadores, coordenadores de cursos) terá como consequência a não emissão de certificado e de certidão, pela Coordenação de Pesquisa e Extensão;

10.17 Ao inscrever-se no processo seletivo, o (a) candidato (a) reconhece e aceita as normas estabelecidas por este edital e a Política Institucional de Monitoria.

10.18 A relação final de aprovados será publicada, no site do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio – UNILEÃO, no mural da Coordenação de Pesquisa e Extensão e dos respectivos cursos.

10.19 O (a) candidato (a) que desejar interpor recursos contra os resultados parciais das provas objetivas disporá de um dia útil para fazê-lo, a contar do dia subsequente ao da divulgação do resultado da prova escrita, no horário das 9h às 18h, ininterruptamente.

10.20 Informações adicionais e esclarecimentos sobre o processo seletivo serão obtidos na Coordenação de Pesquisa e Extensão – COPEX, pelo telefone (88) 2101 – 1058 (Campus Saúde), (88) 2101 – 1076 (Campus Saúde), (88) 2101 1078 (Campus Lagoa Seca), (88) 2101 1020 (Campus CRAJUBAR) e ou pelo e-mail copex@leaosampaio.edu.br;

10.21 Os casos omissos serão decididos pela Coordenação de Pesquisa e Extensão juntamente com a Pró-Reitoria Pedagógica do Centro Universitário Dr.

Leão Sampaio - UNILEÃO;

10.22 Este edital entra em vigor na data de sua publicação na página do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO, revogadas as disposições em contrário.

Juazeiro do Norte - CE, 23 de agosto de 2017.

Prof. Jaime Romero de Sousa Reitor – UNILEÃO

(10)

PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA CRONOGRAMA

23 de agosto a 04

de setembro Período de inscrição do (a) aluno (a);

09 de setembro Realização da Primeira Etapa: provas teóricas no Campus Saúde;

13 de setembro

Resultado Parcial da Primeira Etapa (teórica);

14 de setembro

Interposição e análise de Recurso da Primeira Etapa (teórica);

15 de setembro

Resultado Final da Primeira Etapa (teórica);

18 e 19 de

setembro Realização de Provas Práticas/Entrevistas (para disciplinas que apresentarem segunda etapa);

18 a 22 de

setembro Admissão dos candidatos aprovados em disciplinas que apresentaram apenas a primeira

etapa; (Entrega de documentação na COPEX)

21 de setembro Resultado Parcial da Segunda Etapa (Provas práticas, entrevistas, etc.)

22 de setembro Interposição e análise de Recurso da Segunda Etapa;

25 de setembro Resultado Final da Segunda Etapa;

25 e 29 de setembro

Admissão dos candidatos aprovados em disciplinas que apresentaram segunda etapa;

(Entrega de documentação na COPEX)

02 de outubro Início das atividades de monitoria para todos os candidatos aprovados no processo seletivo.

07 de outubro de 2017

Reunião com todos os monitores e professores coordenadores de

monitoria no Campus Saúde.

(11)

ANEXO

Conteúdo Programático

Disciplina: Epidemiologia E Bioestatística Professor (a): Alex Figueiredo Da Nóbrega

Conteúdo: Epidemiologia: perspectiva histórica e evolução conceitual; - bioestatística princípios e aplicações: conceitos e aplicações de bioestatística; - indicadores de saúde

Disciplina: Prática De Pesquisa I

Professor (a): Clarissa De Pontes Vieira Nogueira

Conteúdo: Classificação Das Pesquisas; Pesquisa Bibliográfica; Pesquisa Etnográfica;

Normas da ABNT.

Disciplina: Teorias Psicológicas: Análise Do Comportamento Professor (a): Clarissa De Pontes Vieira Nogueira

Conteúdo: Os Behavorismos; Modelo de Seleção Pelas Consequências; Braços da Análise do Comportamento; Comportamento Operante.

Disciplina: Bases Biológicas Do Comportamento Humano Professor (a): Flórido Sampaio Neves Peixoto

Conteúdo: Todo conteúdo explicito no Plano da Disciplina

Disciplina: Psicologia Ciência e Profissão Professor (a): Marcus Cezar de Borba Belmino

Conteúdo: Senso Comum X Ciência; Áreas de Atuação da Psicologia; História da Psicologia Brasileira; A Psicologia Como Profissão No Brasil.

Disciplina: Aconselhamento Psicológico

Professor (a): Marcus Cezar de Borba Belmino

Conteúdo: O Processo De Aconselhamento; Fases do Aconselhamento; Trabalho Com Clientes Relutantes.

(12)

Disciplina: Teorias e Técnicas Psicoterápicas Fenomenologia Existencial Professor (a): Marcus Cezar de Borba Belmino

Conteúdo: Fenomenologia e Existencialismo; Gestalt-terapia; Abordagem Centrada na Pessoa; Contrato Terapêutico e Alta.

Disciplina: Teorias Psicológicas Humanismo Existencial Professor (a): Marcus Cezar de Borba Belmino

Conteúdo: Fenomenologia e Existencialismo; O Movimento humanista existencial;

Abordagens humanistas: Gestalt-terapia e ACP.

Disciplina: Políticas Públicas e Direitos Humanos Professor (a): Moema Alves Macedo

Conteúdo: Politicas Públicas: aspectos conceituais e Históricos: Políticas Públicas:

conceitos básicos, percurso histórico. Principais modelos de formulação e análise de políticas públicas Campos de atuação do psicólogo no âmbito das políticas públicas de Assistência Social. Política Nacional de Assistência Social: SUAS: Níveis de Proteção Social e complexidade; A tipificação dos Serviços socioassistenciais Campos de atuação do psicólogo no âmbito das políticas públicas de Educação: Lei de Diretrizes e Bases Campos de atuação do psicólogo no âmbito das políticas públicas de Saúde: A saúde enquanto um direito social: construção histórica da Reforma Sanitária Brasileira. VIII Conferencia Nacional de Saúde e a Constituição Federal. Princípios e diretrizes do SUS: Leis 8080/90 e 8142/90.

Organização do cuidado e da atenção em saúde: Decreto: Nº 7.508, de 28 de junho de 2011.

Disciplina: Psicologia do Desenvolvimento I Professor (a): Rafael Lobato Pinheiro

Conteúdo: UNIDADE I: História da psicologia do desenvolvimento 1. O conceito de desenvolvimento numa perspectiva crítica. 2. Origens filosóficas e científicas 3. Natureza versus experiência, tipos de mudança, contexto de desenvolvimento. 4. Caracterização da psicologia do desenvolvimento Infantil (aspectos psicossocial, físico, cognitivo e atípico) 5.

Natureza versus experiência, tipos de mudança, contexto de desenvolvimento. 6. Conceitos elementares: maturação, crescimento e desenvolvimento. 7. Ciclo de Vida UNIDADE II:

teorias da psicologia do desenvolvimento . 8. Perspectivas teóricas. 9. Teorias do

(13)

desenvolvimento 9.1. Teoria psicanalítica 9.2. Teoria da aprendizagem 9.3. Teoria cognitiva 9.4 Teorias biológica e ecológica UNIDADE III. Fases do desenvolvimento 10. Quadro geral das fases do desenvolvimento. 11. Desenvolvimento pré-natal e o processo de nascimento:

O trajeto da concepção ao nascimento; O momento do parto, significados e procedimentos.

12. 1º Infância (nascimentos aos 3 anos): aspectos biopsicossociais- desenvolvimento físico, cognitivo, psíquico e social. 13. 2º Infância ( 3 a 6 anos) : ): aspectos biopsicossociais- desenvolvimento físico, cognitivo, psíquico e social. 14. 3º infância ( 6 a 11 anos ): ):

aspectos biopsicossociais- desenvolvimento físico, cognitivo, psíquico e social. 15.

Desenvolvimento atípico e fatores de risco para o desenvolvimento infantil.

Disciplina: Teorias Psicológicas em Psicanálise Professor (a): Rafael Lobato Pinheiro

Conteúdo: UNIDADE I: Processo histórico de construção da psicanálise. 1. Pré-história da psicanálise. 2. O nascimento do método psicanalítico 3. A constituição do objeto de estudo da psicanálise. 4. Freud: da medicina à psicanálise 5. A histeria e teoria do trauma: Breuer e Charcot. UNIDADE II: A metapsicologia Freudiana 1. A noção de conflito psíquico: O recalque 2. O sentido sexual dos nossos atos: o conceito psicanalítico de sexualidade 3. A Interpretação dos Sonhos: as formações do inconsciente 4. O conceito de pulsão 5. Primeira tópica 6. Narcisismo e identificação 7. O dualismo pulsional. 8. Segunda tópica. UNIDADE III:

Psicopatologia psicanalítica 1. O complexo de Édipo- sofrimento psíquico e diagnóstico 2.

Constituição psíquica e clínica psicanalítica – de Freud a Lacan 3. Necessidade, desejo e amor. 4. Além do princípio do prazer. 5. As estruturas clínica: neurose, psicose e perversão.

Disciplina: Psicomotricidade

Professor (a): Francisco Francinete Leite Junior

Conteúdo: Conceito de Psicomotricidade; História da Psicomotricidade; Desenvolvimento Humano: Aspectos psicomotores; Elementos psicomotores; Introdução à prática psicomotora; Estimulação psicomotora; Educação psicomotora; Terapia psicomotora; Clinica Psicomotora; Jogos e Brincadeiras na Psicomotricidade; Avaliação Psicomotora (Aplicação, correção e elaboração de relatório da bateria psicomotora).

(14)

Disciplina: Psicopatologia I

Professor (a): Francisco Francinete Leite Junior

Conteúdo: História da loucura; Loucura e cultura; Conceitos psicopatológicos (Normal, patológico, Sinal, sintoma, síndrome); Semiologia dos transtornos mentais; Princípios do exame mental; Alterações das funções mentais.

Disciplina: Psicopatologia II

Professor (a): Francisco Francinete Leite Junior

Conteúdo: Anamnese e Avaliação do Paciente; Exame do Estado Mental; Manuais e Documentos Nosológicos - CID11 e DSM V; Transtornos de Ansiedade, transtornos relacionados a traumas e a estressores e transtorno obsessivo-compulsivo; Transtorno de sintomas somáticos e transtornos dissociativos; Transtornos de Humor e Suicídio;

Transtornos alimentares; Transtornos do sono; Disfunções sexuais, Transtornos parafílicos e disforia de gênero; Transtornos relacionados a substancias, transtornos aditivos e transtornos de controle de impulsos; Transtornos de Personalidade; Espectro da Esquizofrenia e outros transtornos Psicóticos; Transtornos do Neurodesenvolvimento;

Transtornos neurocognitivos; Obs: O aluno candidato a monitoria poderá utilizar o DSM V na versão impressa.

Disciplina: Psicologia e Processos Educacionais Professor (a): Joaquim Iarley Brito Roque

Conteúdo: História da Psicologia da Educação - O psicólogo(a) e a educação: desafios da prática profissional na contemporaneidade - Teoria, pesquisa e prática na Interface Psicologia-educação Unidade 2: Teorias da Psicologia da Educação - Abordagem Tradicional, colonialidade e processos educacionais - Behaviorismo, pragmatismo, positivismo e processos educacionais - Humanismo, fenomenologia e processos educacionais - Cognitivismo, interacionismo, epistemologia genética e processos educacionais - Sociocultural, educação popular e processos educacionais CARRARA, K.

Introdução à Psicologia da Educação. São Paulo: Evercamp, 2004. COLL, C. MESTRES, M.M. GONI, J.O. GALLART, I. S. Psicologia da Educação. Porto Alegre: Artmed, 2007

(15)

Disciplina: Tópicos Específicos de Psicologia I Professor (a): Joaquim Iarley Brito Roque

Conteúdo: UNIDADE 1: Políticas públicas em saúde e assistência Social 2.1 - Psicologia e Políticas públicas: histórico e atualidades 2.2 - Psicologia e Direitos Humanos 2.3 – As redes de Atenção à Saúde 2.4 - O profissional de psicologia na Atenção Básica à Saúde (NASF) 2.5 - A atuação psicológica na Assistência Social (CRAS, PETI e CREAS). Processos de aprendizagem: Humanismo, cognitivismo, comportamentalismo, teoria tradicional, sócio- histórica.

Disciplina: Avaliação Psicológica I

Professor (a): Lorrana Caliope Castelo Branco Mourão Conteúdo: Teste Palográfico Teste Quati Teste AC

Disciplina: Avaliação Psicológica II

Professor (a): Lorrana Caliope Castelo Branco Mourão Conteúdo: Teste Zulliger HTP Teste TAT

Disciplina: Psicologia E Gestão De Pessoas Professor (a): Larissa Vasconcelos Rodrigues

Conteúdo: DAVEL, E. & VERGARA, S.C. Gestão com Pessoas, Subjetividade e Objetividade nas organizações. In: DAVEL, E. & VERGARA, S.C. (org.) Gestão com Pessoas e Subjetividade. São Paulo: Editora Atlas, 2001. p 31-56. CHIAVENATO, Idalberto.

Introdução à Teoria Geral da Administração: edição compacta. São Paulo: Campus, 2005.

Teoria Clássica Teoria humanista Teoria burocrática Teoria estruturalista Teoria Comportamental CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. -Analise e Descrição de Cargo - Recrutamento -Seleção -Treinamento -Avaliação de Desempenho UNIDADE II: Subsistemas técnicos em gestão de pessoas 1. Descrição e análise de cargos 2. Recrutamento e seleção 3. Treinamento e desenvolvimento de pessoas 4. Avaliação de desempenho

(16)

Disciplina: Psicologia Organizacional E Do Trabalho Professor (a): Larissa Vasconcelos Rodrigues

Conteúdo: Chiavenato, Idalberto. As organizações. In: Administração de Recursos Humanos - 7ª Ed. 2008. FLEURY, M. T. e FISCHER, R. M. Cultura e Poder nas Organizações ZANELLI, José Carlos. Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. Porto Alegre: Artmed, 2009.

Disciplina: Psicologia Do Desenvolvimento Ii Professor (a): Larissa Maria Linard Ramalho

Conteúdo: Aspectos físicos, cognitivos e psicossociais das fases adolescente, adulto jovem (incluindo sexualidade), adulto intermediário e idoso. Bibliografia: • PAPALIA, Diane E., FELDMAN, Ruth Duskin. Desenvolvimento humano. 12 ed. Porto Alegre: Artmed, 2013. • BERGER, Kathleen Stassen. O desenvolvimento da pessoa da infância à terceira idade. 5 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2013. • COLL, César; MARCHESI, Álvaro; PALACIOS, Jesús.

Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia evolutiva. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2008. • DINAH, Martins de Souza Campos. Psicologia da adolescência: normalidade e psicopatologia. 22 ed. Petrópolis: vozes, 2010. • ARMSTRONG, Thomas. Odisséia do desenvolvimento humano: navegando pelos 12 estágios da vida. Porto Alegre: Artmed, 2011.

• BIAGGIO, Ângela Maria Brasil. Psicologia do desenvolvimento. 21 ed. São Paulo: Vozes, 2009. • CÓRIA-SABINI, Maria Aparecida. Psicologia do desenvolvimento. 2 ed. São Paulo:

Ática, 2012. • PEREIRA, Antônio Carlos Amador. O adolescente em desenvolvimento. São Paulo: Habra, 2005.

Disciplina: História da Psicologia

Professor (a): Larissa Maria Linard Ramalho

Conteúdo: Unidade I - O que é Psicologia? a) conceito b) a questão de seu objeto c)o problema da unidade e diversidade da psicologia UNIDADE II - Raízes da Psicologia a) A psicologia pré-científica b) as influências filosóficas c) emergência da psicologia científica UNIDADE III - Psicologia e campo científico a) apresentação e análise das principais abordagens teóricas b) perspectivas contemporâneas c) áreas de estudo e aplicação da psicologia Bibliografia: • DAVIDOFF, Linda L. Introdução à psicologia. 3 ed. São Paulo:

Pearson Makron, 2012. • FREIRE, Izabel Ribeiro. Raízes da psicologia. 12 ed. Petrópolis:

Vozes, 2010. • FIGUEIREDO, Luíz Claudio M. Psicologia: uma (nova) introdução. 3 ed. São

(17)

Paulo: Educ, 2011. • ATKINSON, R. L. Introdução à psicologia de Hilgard. 13 ed. Porto Alegre: Artmed, 2002 • MASSIMI, M. História da psicologia brasileira. São Paulo: EPU, 1990.

• MYERS, David G. Introdução à psicologia geral. Rio de Janeiro: LTC, 1999. • SCHULTZ, Duane P. História da psicologia moderna. 8 ed. São Paulo: Thomson, 2005. • STATT, Davi A. Introdução à psicologia. São Paulo: Harbra, 1978

Disciplina: Teorias e Técnicas Psicoterápicas em Análise do Comportamento Professor (a): Marcos Teles

Conteúdo: UNIDADE I - Psicopatologia e Análise do Comportamento • Noção de Normalidade e patologia em Análise do Comportamento • Análise funcional do comportamento; UNIDADE II – Quadros Psicopatológicos e Análise do Comportamento • Transtornos de ansiedade: Transtorno do pânico e TAG • Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) • Transtornos do humor: Depressão • Transtornos psicóticos: Esquizofrenia • Transtornos de personalidade • Transtorno de personalidade borderline • Transtornos alimentares: Bulimia e Anorexia • Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) • TEA

Disciplina: Psicologia Social II

Professor (a): Tiago Deividy Bento Serafim

Conteúdo: Ideologia, Alienação, Representações Sociais, Psicologia Sócio-História, Psicologia Social Crítica, Psicologia Social para a América Latina - Teologia e Psicologia da Libertação.

Disciplina: Psicologia Comunitária

Professor (a): Tiago Deividy Bento Serafim

Conteúdo: Comunidade e Sociedade. Conceito de Comunidade, Conscientização. Saúde Comunitária. Métodos e Técnicas de Facilitação em Psicologia Comunitária.

Referências

Documentos relacionados

Pipraeidea melanonota; Saíra-viúva; Fawn-breasted Tanager Tangara seledon; Saíra-sete-cores; Green-headed Tanager Tangara cyanocephala; Saíra-militar; Red-necked Tanager

Isabel Maria Leite de Antas de Oliveira, que vive (em 2011) viúva e doente num Lar no Porto. Casou em 2.5.1951 com Paulo de Melo Mexia Pinto de Mesquita, nascido em

Numa primeira fase é efectuada uma análise descritiva das variáveis relativas à incerteza da envolvente organizacional, utilidade da informação de extensão larga

A Tabela 20 apresenta as características sensoriais que os provadores mais gostaram e menos gostaram no queijo de coalho refrigerado, em relação à aparência,

PERMITE A OPERAÇÃO COM UM NÚMERO VARIÁVEL DE PARÂMETROS, POIS SOMEN- PERMITE A OPERAÇÃO COM UM NÚMERO VARIÁVEL DE PARÂMETROS, POIS SOMEN- PERMITE A OPERAÇÃO COM UM

Para atingir o último objetivo específico que é analisar a moderação do jeitinho brasileiro e do direito de posse do consumidor na influência de comportamentos

O controlo remoto fica programado para a modalidade de funcionamento remoto que corresponde a: funcionamento em modalidade aquecimento e sanitário activada, funcionamento

agenda de pesquisa latino-americana sobre relações internacionais e problemas e políticas de segurança é, em grande medida, defensiva, diferentes agentes (entre os quais