• Nenhum resultado encontrado

[Documentação de Utilização Autenticação]

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "[Documentação de Utilização Autenticação]"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Serviços de Informática do IPLeiria 1

[Documentação de Utilização

Autenticação]

Unidade De Administração de Sistemas Serviços de Informática

(2)

Serviços de Informática do IPLeiria 2

Controlo do Documento

Autor Revisor Aprovação

Unidade de Administração de Sistemas

Carlos Canudo Carlos Canudo

21-09-2007 DATA DATA

Histórico de Revisões

Data Pessoa Revisões Efectuadas

(3)

Serviços de Informática do IPLeiria 3

Indice

O que é uma Conta/Nome de Utilizador?

Como posso saber o meu nº de estudante?

O que é o domínio IPLeiria?

Como entrar/aceder aos computadores da escola?

É a primeira vez que inicio sessão. Qual é a minha palavra-passe?

Como posso alterar a minha palavra-passe?

Qual a melhor palavra-passe que devo escolher?

A palavra-passe de acesso aos computadores é a mesma do correio electrónico?

Como posso alterar a minha palavra-passe de início do correio electrónico?

Esqueci-me da minha palavra-passe, o que devo fazer?

(4)

Serviços de Informática do IPLeiria 4

O que é uma Conta/Nome de Utilizador?

Uma conta de utilizador, normalmente denominado por login, é um código numérico, que permite a identificação do estudante na rede (domínio IPLeiria). A cada conta está associada uma palavra-chave (password), que não é mais que um código pessoal e intransmissível.

A conta de utilizador para aceder à rede depende da Escola a que pertence o estudante. Na tabela 1 são apresentadas as inicias dos cursos existentes na ESTG.

Escola utilizador

autenticação

Endereço de correio electrónico

ESTG – Escola Superior de Tecnologia e Gestão 2070000 2070000@student.estg.ipleiria.pt ESE – Escola Superior de Educação 1070000 1070000@aluno.esel.ipleiria.pt ESAD.CR - Escola Superior de Artes e Design 3070000 3070000@alunos.esad.ipleiria.pt ESTM - Escola Superior de Tecnologia do Mar 4070000 4070000@alunos.estm.ipleiria.pt ESS - Escola Superior de Saúde 5070000 5070000@alunos.esslei.ipleiria.pt

FOR.CET - 7070000 7070000@ipleiria.pt

Tabela 1 – Autenticação por Escola

Sendo assim uma conta de utilizador é constituída pelo número de estudante (atribuído no acto da matricula pelos serviços académicos).

Como posso saber o meu nº de estudante?

O nº de estudante encontra-se no comprovativo da matrícula e no cartão de estudante.

O que é o domínio IPLeiria?

(5)

Serviços de Informática do IPLeiria 5

Como entrar/aceder aos computadores da escola?

Tomando como exemplo um estudante da ESTG com o número de estudante 2070001. A conta de utilizador fica a seguinte: 2070001.

Assim que o computador iniciar, pressionar CTRL+ALT+DEL para que surja a janela representada na figura 1. Esta janela é constituída por 3 campos onde se introduz o nome de utilizador, palavra-passe e o domínio.

Figura 1 – Janela de início de sessão

É a primeira vez que inicio sessão. Qual é a minha

palavra-passe?

A palavra-passe por omissão para um novo utilizador é o número do BI. É no entanto muito importante que altere a palavra-passe logo no primeiro início de sessão de forma a melhor proteger a sua área de trabalho (correio electrónico, pasta pessoal entre outros).

(6)

Serviços de Informática do IPLeiria 6

Como posso alterar a minha palavra-passe?

Depois de iniciar sessão, pode pressionar as teclas CTRL+ALT+DEL e seleccionar a opção “Alterar palavra-passe”. Deve inserir a palavra-passe actual no campo “Palavra-passe antiga” e introduzir a nova palavra-“Palavra-passe nos campos “Nova palavra-“Palavra-passe” e “Confirmar nova palavra-passe”, como se pode ver na figura 2.

Figura 2 – Janela de início de sessão

Qual a melhor palavra-passe que devo escolher?

A palavra-passe deve ser uma combinação de letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais (símbolos) de forma a se tornar mais complexa a descoberta por pessoas/utilizadores com intenções maléficas. A palavra-passe deve ser memorizada e nunca guardada junto do cartão de estudante.

A palavra-passe de acesso aos computadores é a mesma do

correio electrónico?

Por omissão, quando uma conta de utilizador é criada é atribuída a mesma palavra-passe. No entanto quando se altera a palavra-passe de acesso aos computadores, a palavra de acesso ao correio electrónico não é alterada ou vice-versa, pois as palavras-passe são independentes.

A palavra-passe da rede é a mesma do correio electrónico?

(7)

Serviços de Informática do IPLeiria 7

Como posso alterar a minha palavra-passe de início do

correio electrónico?

Para alterar a palavra-passe do correio electrónico deve consultar a documentação referente ao correio electrónico.

Esqueci-me da minha palavra-passe, o que devo fazer?

Deve dirigir-se ao SI (Serviço de Informática) e explicar a situação. Tem de estar munido de um cartão de identificação, preferencialmente o cartão de estudante, para que o SI possa alterar a palavra-passe.

Caso não se possa deslocar ao SI, pode enviar por correio electrónico uma cópia digitalizada do seu cartão de estudante solicitando a alteração da palavra-passe.

Ao colocar a minha palavra-passe, recebo a indicação que a

conta está bloqueada?

Dirija-se ao SI e explique a situação. Tem de estar munido de um cartão de identificação, preferencialmente o cartão de estudante, para que o SI possa desbloquear a conta.

Referências

Documentos relacionados

402. 190) A eficácia dos negócios processuais para quem deles não fez parte depende de sua anuência, quando lhe puder causar prejuízo. 104, Código Civil) A validade do

Assim, propusemos que o processo criado pelo PPC é um processo de natureza iterativa e que esta iteração veiculada pelo PPC, contrariamente ao que é proposto em Cunha (2006)

Quando conheci o museu, em 2003, momento em foi reaberto, ele já se encontrava em condições precárias quanto à conservação de documentos, administração e organização do acervo,

F REQUÊNCIAS PRÓPRIAS E MODOS DE VIBRAÇÃO ( MÉTODO ANALÍTICO ) ... O RIENTAÇÃO PELAS EQUAÇÕES DE PROPAGAÇÃO DE VIBRAÇÕES ... P REVISÃO DOS VALORES MÁXIMOS DE PPV ...

The challenges of aging societies and the need to create strong and effective bonds of solidarity between generations lead us to develop an intergenerational

Preenchimento, por parte dos professores, do quadro com os índices de aproveitamento (conforme disponibilizado a seguir). Tabulação dos dados obtidos a partir do

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Na apropriação do PROEB em três anos consecutivos na Escola Estadual JF, foi possível notar que o trabalho ora realizado naquele local foi mais voltado à