• Nenhum resultado encontrado

EDITAL COMPLEMENTAR DO INSTITUTO DE GEOGRAFIA REFERENTE AO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO DA UERJ

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL COMPLEMENTAR DO INSTITUTO DE GEOGRAFIA REFERENTE AO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO DA UERJ"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

EDITAL COMPLEMENTAR DO INSTITUTO DE GEOGRAFIA REFERENTE AO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO DA UERJ

I - A Direção do Instituto de Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, no uso de suas atribuições, torna público que estão abertas as inscrições para processo seletivo de professor substituto, nos períodos de 17 a 21 de dezembro de 2012 e de 02 a 31 de janeiro de 2013, das 10 h às 16 h, na Secretaria do IGEOG, sala 4023, bloco B, do Pavilhão João Lyra Filho, localizado na Rua São Francisco Xavier, no 524 – Maracanã, Rio de Janeiro – RJ.

I.1 – O candidato deverá apresentar na ocasião a documentação constante do item 3.3 do edital geral da Universidade, anexo ao presente edital.

II – A presente seleção visa a formação de quadro de reservas de vagas para Professor Substituto nas seguintes Sub-áreas das Áreas / Departamentos do Instituto de Geografia:

II.1 – Departamento de Geografia Física nas Sub-áreas Meteorologia/Climatologia, Geoprocessamento e Geografia Física;

II.2 – Departamento de Geografia Humana nas Sub-áreas Geografia Regional e Política, Geografia Humana e Ensino de Geografia, e Geografia Humana e Econômica; e

II.3 – Departamento de Turismo na Sub-área Turismo e Cultura, e Mercado Turístico.

III – Aos candidatos aprovados na análise curricular, realizada conforme expresso no Edital Geral que rege a seleção, será aplicada uma segunda prova por Sub-área conforme quadro abaixo:

Área / Depto. Sub-área Prova

Escrita Prova Didática Prova Prática Climatologia / Meteorologia X

Geografia Física Geoprocessamento X

Geografia Física X

Geografia Regional e Política X

Geografia Humana Geografia Humana e Ensino de Geografia X

Geografia Humana e Econômica X

Turismo Turismo e Cultura X

Mercado Turístico X

III.1 – Para as Áreas de Geografia Física e Geografia Humana, os resultados com as notas obtidas pelos candidatos na Análise Curricular, avaliados em conformidade com o Edital geral da Universidade e com o Anexo I do presente Edital, serão divulgados no dia 06 de fevereiro de 2013, na Secretaria do IGEOG, às 10 h.

(2)

III.3 - Para as Áreas de Geografia Física e Geografia Humana, o sorteio do ponto, dentre os discriminados por sub-área no item III.7 do presente Edital, a ser utilizado para a Prova Didática ou Prática, será realizado às 14h do dia 06 de fevereiro de 2013, na Secretaria do IGEOG. As provas serão realizadas nas dependências do IGEOG.

III.4 - Para a Área de Turismo, o sorteio do ponto, dentre os discriminados por sub-área no item III.7 do presente Edital, a ser utilizado para a Prova Didática, será realizado às 14h do dia 06 de fevereiro de 2013, na Secretaria do Departamento de Turismo / DTUR. As provas serão realizadas nas dependências do DTUR.

III.5 – A Prova Didática constará de apresentação escrita e oral de Plano de Aula sobre o ponto sorteado, seguida de entrevista pela Banca Examinadora a respeito do Plano de Aula e do currículo do candidato.

III.5.1 – A apresentação oral do plano de aula não deverá exceder 15 minutos.

III.6 – A Prova Prática de Geoprocessamento constará de uma proposta escrita de atividade prática sobre o ponto sorteado. O candidato deverá executar a atividade no laboratório de Geoprocessamento do IGEOG, utilizando GPS e/ou softwares de SIG disponíveis, ou ainda, poderá trazer equipamentos e aplicativos próprios, desde que licenciados.

III.7 – Os conteúdos programáticos abrangidos nas Provas Didáticas e Práticas de cada Sub-área encontram-se a seguir discriminados:

III.7.1 – Sub-área Climatologia / Meteorologia – 1. Bases Conceituais da Climatologia / Meteorologia; 2. Instrumentos e Métodos da Observação Climatológica / Meteorológica; 3. A Atmosfera: estrutura vertical, composição química e termodinâmica; 4. A energia na atmosfera: componentes do balanço de radiação e de energia; 5. Elementos Climatológicos / Meteorológicos; 6. Bases Conceituais da Circulação Geral da Atmosférica; 7. Fenômenos Climáticos; 8. Classificação Climática: base conceitual e aplicações.

III.7.2 – Sub-área Geoprocessamento - 1. Compatibilidade entre bases cartográficas digitais e interoperabilidade entre sistemas de representação e processamento de dados georreferenciados. 2. Arquitetura, tipos e funções dos Sistemas de Informação Geográfica. 3. Gerenciamento de bancos de dados espaço-temporais. 4. Procedimentos diagnósticos e prognósticos em análises geográficas. 5. Métodos de interpolação em SIG para análises ambientais: mapeamentos de potencialidades e riscos. 6. Restrições do uso de Sistemas de Posicionamento Global em mapeamentos temáticos. 7. Análises hidrológicas e geomorfológicas por meio de Modelos Digitais de Terreno. 8. O uso de produtos de Processamento Digital de Imagens do sensoriamento remoto em estudos de ambientes naturais e transformados.

(3)

formação dos solos no domínio morfoclimático da Caatinga; 10 – Os grandes biomas do Brasil e as unidades de conservação.

III.7.4 – Sub-área Geografia Regional e Política - 1. Teoria da Região e Regionalização; 2. Organização Regional do Brasil; 3. Planejamento Urbano e Regional no Brasil; 4. Território Nacional: entre o Global e o Regional; 5. Geografia Política e Geopolítica: Clássica e Contemporânea; 6. Fronteiras, Limites e Integração Regional na América do Sul; 7. Globalização e Organizações Regionais e Multilaterais; 8. Mobilidade, Capital, e Trabalho no mundo Contemporâneo.

III.7.5 – Sub-área Geografia Humana e Ensino de Geografia - 1. A Geografia no Ensino Fundamental e Médio; 2. História do Pensamento Geográfico e Geografia Escolar; 3. O Estudo da Cidade no Ensino de Geografia; 4. O Estudo do Campo no Ensino de Geografia; 5. O Estudo da Natureza no Ensino de Geografia; 6. O Estudo da População no Ensino de Geografia; 7. Globalização e Regionalização no Mundo Contemporâneo: Considerações para o Ensino de Geografia; 8. Representações e Novas Linguagens no Ensino de Geografia.

III.7.6 – Sub-área Geografia Humana e Econômica - 1. O Estudo de Geografia da População: As Teorias Demográficas e sua Contextualização Histórica; 2. O Estudo de Geografia da População: Distribuição, Crescimento e Mobilidade Populacional; 3. O Estudo de Geografia Agrária: os Sistemas Agrícolas e a Organização do Espaço Rural; 4. O Estudo de Geografia Agrária: Relações de Trabalho e Concentração Fundiária; 5. O Estudo de Geografia Urbana: As Diversas Abordagens do Fenômeno Urbano e o Processo Histórico da Urbanização; 6. O Estudo de Geografia Urbana: Rede Urbana e Sistema de Cidades – A Economia Urbana, o Uso do Solo Urbano e a Segregação Espacial Intra-urbana; 7. O Estudo de Geografia da Indústria: Evolução Histórica das Indústrias, Ciclos Econômicos e a Formação do Capital Industrial; 8. O Estudo de Geografia da Indústria: A Crise Industrial, o Processo de Desindustrialização e a Nova Divisão Internacional do Trabalho.

III.7.7 – Sub-área Turismo e Cultura – 1. Dinâmica e tendências do Turismo na Sociedade Pós-Industrial; 2. Dimensões da Cultura na sociedade contemporânea: relações e efeitos da atividade turística nos processos culturais; 3. Panorama da preservação do patrimônio cultural brasileiro e a importância do turismo como instrumento de desenvolvimento e proteção de áreas patrimonializadas; 4. História da arte mundial e brasileira, museus e turismo cultural; 5. Lazer e entretenimento: conceitos, dimensões e historicidade; 6. Epistemologia do Turismo: reflexão filosófica e abordagens teóricas.

III.7.8 – Sub-área Mercado Turístico – 1. Sistema de transportes turísticos: modalidades, características e tendências; 2. Hotelaria: conceitos, equipamentos e gestão; 3. Planejamento, captação, operacionalização e gestão de eventos; 4. Conceitos, organização, arranjos e tendências no agenciamento e operação de produtos turísticos; 5. Políticas públicas e Legislação do Turismo no Brasil; 6. Gestão de destinos turísticos: práticas e perspectivas.

(4)

Sub-área Data da Prova Banca Examinadora

Climatologia / Meteorologia 19/02/2013

Prof. Dr. Ricardo Augusto Miranda Prof. Dr. Hugo Portocarrero Prof. Dr. Achilles Chirol

Suplente: Profª. Drª. Vivian Castilho da Costa

Geoprocessamento 21/02/2013

Profª. Drª. Vivian Castilho da Costa Profª. MSc. Marta Foeppel Ribeiro Profª. Drª. Nadja Maria Castilho da Costa Suplente: Prof. Dr. Alexander J. S. T. da Costa

Geografia Física 19/02/2013

Prof. Dr. Jorge Soares Marques

Prof. Dr. Alexander Josef Sá Tobias da Costa Prof. Dr. Antonio Soares da Silva

Suplente: Profª. MSc. Marta Foeppel Ribeiro

Geografia Regional e Política 18/02/2013

Prof. Dr. Valter Luiz de Macedo Prof. Dr. André Reyes Novaes Prof. Dr. Ulisses da Silva Fernandes Suplente: Prof. Dr. Nilton Abranches Jr Geografia Humana e Ensino de

Geografia 19/02/2013

Prof. Dr. Nilton Abranches Jr

Profª. Drª. Marísia Margarida Santiago Buitoni Prof. Dr. André Reys Novaes

Suplente: Prof. Dr. Ulisses da Silva Fernandes Geografia Humana e

Econômica 20/02/2013

Prof. Dr. Miguel Angelo Campos Ribeiro Profª. Drª. Susana Mara Miranda Pacheco Profª. Drª. Mônica Sampaio Machado Suplente: Prof. Dr. Ulisses da Silva Fernandes Turismo e Cultura 20/02/2013

Prof. Dr. Marcelo Antonio Sotratti Profª. Drª. Clara de Carvalho Lemos Profª. Drª. Amanda Danelli Costa

Suplente: Prof. Dr. Rafael Angelo Fortunato Mercado Turístico 20/02/2013

Prof. Dr. Marcelo Antonio Sotratti Profª. Drª. Clara de Carvalho Lemos Profª Drª Amanda Danelli Costa

Suplente: Prof. Dr. Rafael Angelo Fortunato

IV – O resultado final apresentará a classificação dos candidatos em ordem decrescente considerando a média obtida entre a nota da Análise Curricular e a nota da Prova Didática ou Prática. IV.1 – Para ser considerado classificado o candidato deverá ter alcançado nota igual ou superior a 70 em cada uma das etapas de avaliação: Análise Curricular e Prova Didática ou Prática.

IV.2 – A contratação dos candidatos classificados dependerá das demandas por carga horária de cada Sub-área da Unidade e obedecerá a classificação final da presente seleção.

Rio de Janeiro, 12 de dezembro de 2012.

(5)

ANEXO I: Quadro de pontuação empregado na Avaliação Curricular.

QUADRO GERAL DE PONTUAÇÃO 100 PONTOS

1. FORMAÇÃO ACADÊMICA Até 30 PONTOS

Graduação ( máximo 2) 8 Especialização (máximo 2) 2 Mestrado 10 Doutorado em curso 4 Doutorado concluído 12 Pós-Doutorado 4

2. PRODUÇÃO ACADÊMICA Até 20 PONTOS

Produção Bibliográfica (artigo, livro, capítulos de livros)

Cada artigo ou

capítulo (15); cada livro (20)

Produção Artística (exposições, curadoria, obras artísticas, outros Produtos

artísticos) 1 por unidade

Produção Técnica (patentes, material didático, mapas, outros produtos) 1 por unidade

Orientações ( graduação e pós-graduação) 2 por unidade

Participação em eventos científicos ( apresentação de trabalho, resumo,trabalho

completo) 5 por unidade

3. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Até 50 PONTOS

Aprovação em Concursos Públicos 2 por unidade

Experiência Profissional em Docência ( em todos os níveis)

10 por semestre (Docência Superior); 5 por ano (Docência no Ensino Básico) Experiência Profissional Técnica (atividade profissional relacionada a Área do

conhecimento) 10 por ano

Estágios profissionais 2 por ano

Monitoria 2 por ano

Bolsas usufruídas em Graduação, Pós-Graduação e outras modalidades 2 por ano

Participação em Projetos 2 por unidade

Referências

Documentos relacionados

Para transportar todas as mercadorias perecíveis, a CITROËN concebeu uma vasta gama de veículos isotérmicos e frigoríficos com as plataformas do Nemo, Berlingo, Jumpy e

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

 Sub notificação impossibilita identificação dos casos/contatos em tempo hábil para implementação das medidas de bloqueio em situações de surto (uso da vacina ou

1 - Caso você FUME deverá deixar o cigarro 10 dias antes e 10 dias depois da cirurgia, ou pelo menos reduzi-lo para o mínimo possível.. Isso dará ao seu organismo uma melhor condição

Avaliação do impacto do processo de envelhecimento sobre a capacidade funcional de adultos mais velhos fisicamente ativos.. ConScientiae

O CES é constituído por 54 itens, destinados a avaliar: (a) cinco tipos de crenças, a saber: (a1) Estatuto de Emprego - avalia até que ponto são favoráveis, as

formalizou-se no ano de 2006 e é incubado pela IESol desde 2014. Atualmente não conta com o apoio da Prefeitura e nem dispõe de sede própria, sendo considerado um grupo em situação

h) estar inscrito no respectivo órgão regulamentador da profissão, quando o setor do concurso exigir; i) possuir diploma de graduação reconhecido no Brasil.. O candidato aprovado