• Nenhum resultado encontrado

AULA 00 Noções de Administração Pública

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AULA 00 Noções de Administração Pública"

Copied!
41
0
0

Texto

(1)

AULA 00

Noções de Administração Pública

Professor Pedro Henrique Chagas Freitas

(2)

Aula Conteúdo Data 00 Modelos de Administração Pública e Paradigmas de gestão 21/08

01 Estruturas Organizacionais 26/08

02 Critérios de Departamentalização 31/08

03 Tendências em Gestão de Pessoas na Administração Pública 07/09

04 Gestão por competência 14/09

05 Simulado com todas as questões do curso comentadas 14/09

(3)

Tópicos da Aula

Apresentação...4

Modelos de Administração Pública, Paradigmas de Gestão e a Nova Gestão Pública...9

Modelo Patrimonialista...10

Modelo Burocrático...11

Modelo Gerencial...13

Evolução da Gestão na Administração Pública...15

Exercícios Comentados...17

Lista das Questões Comentadas na Aula...26

Bibliografia Recomendada...35

Lista das Questões Apresentadas na Aula...36

(4)

Apresentação

Seus pensamentos moldam o seu presente, seus sonhos

criam seu futuro.

Paulo Sergio Fernandes Conferencista, Pastor e Escritor. Sejam bem-vindo (a)s ao nosso curso!

Já fez Check-in rumo ao seu sonho? Já sentou na cadeira e embarcou rumo ao seu destino? Já escolheu o melhor caminho para chegar lá? Já pensou quantas escalas fazer e por qual companhia aérea voar?

Sabe.. A nossa vida parece muito com um saguão de aeroporto. Todo dia, várias pessoas estão passando por nós indo para vários destinos, esses destinos por sua vez, se originam de escolhas e nós fazemos escolhas todos os dias. Creio que se está lendo este material você escolheu ingressar em uma boa carreira pública. Mas afinal de contas por onde começar?

É um imenso prazer estar aqui junto com a equipe do Ponto dos Concursos, realizando este trabalho de te tornar um candidato peso pesado na arena dos concursos públicos!!!

(5)

Todas as pessoas que chegaram a algum lugar começaram de onde estavam. O que quero dizer com isso, caro aluno (a) é que nós aqui da Ponto dos Concursos, de fato acreditamos no seu sonho de ingressar em uma boa carreira pública e estamos dispostos a te mostrar o caminho do sucesso para alcançar a carreira que você tanto sonha!

Para isso quero te apresentar a nossa aula demonstrativa, você embarcando conosco nessa aula demonstrativa, vai poder desfrutar de uma viagem rumo a sua aprovação. Nesse caminho, quero te apresentar alguns conselhos que eu sempre gosto de dar.

Algumas pessoas me perguntam: Pedro quanto tempo leva até a aprovação?

Sabe amigo (a) eu já tenho alguns anos nessa estrada e já vi de tudo, já vi amigos meus ingressando no MPU com 6 meses de estudo, e também já vi outros amigos ingressando com 3 anos de estudo. A verdade é que não existe uma verdade sobre isso, o que existe são pessoas diferentes utilizando seu tempo, esforço, disciplina e fé de formas diferentes.

(6)

Tempo: Assim sendo, o tempo até sua aprovação vai depender do equilíbrio entre esses fatores: Tempo de qualidade nos estudos (Pode ser 2 horas por dia? Sim. Pode

ser 10 horas por dia? Sim. Desde que você absorva a matéria, mesmo que sejam 20 minutos por dia, precisa ser tempo de qualidade).

Você já deve ter se deparado com aquele amigo seu, que estuda a 5 anos, 25 horas por dia, e de fato existem pessoas assim, mas sinceramente eu não conheço ninguém que consiga realizar mais de 6 horas (de qualidade nos estudos), por isso gosto de sempre focar nisso, você precisa ter tempo de qualidade nos seus estudos e não muito tempo para estudar.

Conheço por exemplo pessoas excepcionais que não acreditam em si mesmas e aqui esta o grande pulo do gato! Você precisa ter tempo, esforço, disciplina e fé, mas antes de tudo isso precisa acreditar em si mesmo! Digo isso, porque muitos dos que param, não param pela dificuldade, mas por deixar de acreditar.

(7)

Esforço: Esforço é a sua determinação em movimento. Acredite não tem como chegar no lugar da vitória sem se esforçar muito, a propósito se você está começando nesse mundo dos concursos vai perceber que tem muito conteúdo para você aprender, se já esta nessa estrada vai lembrar que ainda não se tornou a melhor versão de você mesmo.

Mas nunca se esqueça: seu esforço vai até o dia da aprovação, às vezes pode ser difícil, mas quero garantir a você caro aluno (a), vale a pena à luta! Cada dia acordando cedo, cada resumo e principalmente cada noite de batalha ao lado do conteúdo para prova, resolvendo questões e se preparando! Tudo isso vai te levar ao lugar da aprovação, então mãos a obra, seu esforço esta construindo o destino para onde você está indo! Se continuar nessa estrada dia após dia, eu te garanto uma coisa: Você vai conseguir chegar a sua aprovação muito antes do que imagina.

Disciplina e Fé: Aprendi uma coisa estudando para concursos, a sua disciplina é o que te diferencia, qualquer pessoa pode se dedicar, mas nem todos serão constantes (disciplinados), sua memória deve sempre ser lembrada do conteúdo. Quem nunca se deparou com alguma questão e pensou:

Nossa! Eu já vi isso antes. Você tenta se lembrar, então percebe que não guardou a

informação que deveria ter guardado. Por isso, precisamos da disciplina, manter a constância no objetivo traz o objetivo para perto de você.

Sua Fé vai te ajudar nesse processo, eu pessoalmente sempre gosto de olhar as coisas com um propósito maior do que aquilo que estou vendo naquele momento. Quero te convidar a fazer a mesma coisa, toda vez que o cansaço aparecer ou qualquer outro fator, lembre-se seu objetivo é a aprovação e é para lá que você esta indo, tenha fé e bom ânimo! Você vai chegar lá!

(8)

Antes de entrar no nosso curso, gostaria de me apresentar!

Sou Engenheiro de Computação, especialista em Gestão e Desenvolvimento de Sistemas, Mestrando em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação e Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching. Tenho 6 anos estudando para concursos, 3 anos como professor de diversas disciplinas para concurso e coach especializado em concursos públicos.

Já atuei como Analista SAP no maior projeto de implantação de SAP para Banco da América Latina na Caixa Econômica Federal. Sou Cearense, mas moro desde que nasci aqui em Brasília e coleciono algumas aprovações e nomeações nessa estrada, fui aprovado e nomeado para o cargo de Analista de Tecnologia da Informação na Fundação Universidade de Brasília (FUB), aprovado e nomeado para o cargo de Analista do Ministério da Educação e Cultura (MEC) e atualmente exerço o cargo de Analista de Tecnologia da Informação no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG).

Tive passagens pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e pela Secretária de Orçamento Federal (SOF) onde como Gestor Pública atuei em diversos projetos dentro da Administração Pública Federal.

Feitas as apresentações, vamos entrar com tudo no nosso curso! Deixo aqui o meu abraço e vamos juntos rumo a aprovação!!!

(9)

Modelos de Administração Pública e Paradigmas de Gestão

Vamos lá! Precisamos primeiramente entender como funciona esse universo da

administração pública, para resolver essa questão, alguns pensadores criaram os modelos teóricos de administração pública.

Administração Pública

Dentro dos modelos teóricos de administração pública temos o conceito de

dominação que nada mais é que a relação na qual os governantes exercem autoridade perante os indivíduos.

Logo, da dominação nasce o poder de legitimidade. Temos três tipos de dominação, segundo Weber: Dominação Tradicional (baseada na tradição ou no costume), Dominação Carismática (baseada no carisma de um líder) e

Dominação Racional-Legal (baseada em leis, normas e regulamentos).

Feita essa introdução, podemos concluir que a burocracia moderna se baseia na dominação racional-legal, tendo em vista que a relação que os governantes exercem sua autoridade se baseia na lei, logo não seguimos uma pessoa ou um governo e sim a lei.

(10)

Modelo Patrimonialista

No Brasil, os portugueses introduziram o modelo patrimonialista na época que éramos apenas uma colônia, tendo em vista que o estado na época era um patrimônio da família real portuguesa. No patrimonialismo, temos uma relação de troca entre os que governam e os que são governados, na qual a boa vontade do soberano se mantêm acima da lei e isso é realizado puramente por tradição ou costume.

Nesse tipo de modelo não temos bem definido o que é público e o que é particular, o poder econômico é utilizado a favor de interesses pessoais e as eleições também são um luxo que inexiste, o que prevalece aqui é o nepotismo e o interesse privado acima do público.

No século XIX, as monarquias começaram a ser substituídas pelos estados modernos, passando a existir a separação entre os bens públicos e privados, foram criadas as empresas estatais e o estado começa a atuar na regulação da economia.

A sociedade então passa a necessitar de serviços públicos especializados, como: educação, saúde, previdência e o estado precisou responder a isso e aos poucos o modelo patrimonialista foi desaparecendo.

(11)

Modelo Burocrático

Burocracia é um modelo onde os detentores de poder, são os entes (servidores públicos). No século XIX, a democracia começou a emergir no cenário da administração pública e dos governos, propondo várias melhorias dentro dos sistemas públicos, o que foi fortemente impulsionado pelo êxodo rural, no qual os trabalhadores começaram a sair do campo e migrar para as cidades em busca de melhores oportunidades e de uma vida melhor para suas famílias.

Logo, as pessoas começaram a frequentar escolas e outra vez o estado precisou organizar os serviços entregues a população, tendo em vista que está agora ampliava sua compreensão de mundo.

Surge então inspirado em Max Weber, o modelo burocrático, com o objetivo de suprir a necessidade da administração pública diante do estado moderno, através de princípios de racionalidade e impessoalidade.

Portanto, o modelo burocrático surge através das necessidades da sociedade que buscava maior participação dentro do contexto de administração pública.

A Burocracia foi uma das maiores evoluções da humanidade, tendo em vista que saímos de uma mentalidade patrimonialista para uma mentalidade burocrática.

(12)

Dentre as principais características que podemos enxergar no modelo burocrático, temos:

 Formalidade: A formalidade passa a traçar a lei, como autoridade que restringe e autoriza os atos propostos para a organização pública.

 Impessoalidade: Os direitos e os deveres passam a constar em normas e são aplicados de forma igual a todos.

 Profissionalização: Temos a especialização do comando, agora a administração é comandada por especialista e o conhecimento passa a ser mais valorizado. A meritocracia toma o lugar no ingresso as carreiras públicas e o nepotismo passa a ser combatido, tendo em vista a impessoalidade e o mérito. Mas como nem tudo são flores, o modelo burocrático também tem suas disfunções, o que abriu caminho para o modelo gerencial dentro da administração pública.

Importante destacar que nunca aplicamos o modelo puro de Weber, tendo em vista que este é teórico e não foi de um dia para a noite que começamos a mudar a administração pública, inclusive esta ainda está em constante mudança, a prova disso é que hoje convivemos com características do três modelos: patrimonial, burocrático e gerencial.

Dentre as principais disfunções do modelo burocrático, podemos destacar a rigidez, a falta de visão global, a lentidão em processos, o excesso de formalização e a forte resistência a mudanças. Por fim outro importante fator que impulsionou o modelo burocrático foi o desenvolvimento do capitalismo, lado a lado com a democracia.

Hoje a burocracia não é vista como algo positivo em nossa sociedade, todavia quando surgiu do pensamento de Max Weber, avançamos muitos na construção do estado como o conhecemos hoje.

(13)

Modelo Gerencial

Nos anos 80 várias reformas começaram a implantar a administração gerencial ou modelo gerencial que deu origem a nova gestão pública. Que segundo Humberto Falcão:

A nova gestão pública é um conjunto de argumentos e filosofias administrativas aceitas em determinados contextos e propostas como novo paradigma de gestão pública a partir da emergência dos temas crise e reforma do estado nos anos 80. O termo foi originalmente lançado como recurso estruturador da discussão acadêmica sobre as transformações transcorridas na gestão e organização executiva de governos a partir dos anos 80.

Podemos destacar entre as reformas que alavancaram o modelo gerencial, a reforma de Westminster que se originou na Nova Zelândia nos anos 70 e se espalhou pelas democracias parlamentaristas, como o Reino Unido e o Canadá.

A ideia aqui era voltar a gestão para os resultados, o que aumentaria a eficiência, para isso nasceu a descentralização e a migração de técnicas da área privada para o governo, buscando um aumento da accountability.

Temos alguns princípios dentro do modelo gerencial, dentro os quais se destaca a orientação para obtenção de resultados, incentivando a criatividade e à inovação como instrumento para melhorar a gestão pública.

Através do princípio da orientação para obtenção de resultados, estratégias foram criadas, como a descentralização administrativa através da delegação de autoridade entre os entes públicos, a descentralização política, através da transferência de recursos e atribuições entre os entes políticos, a organização hierárquica piramidal com menos níveis hierárquicos, o controle dos resultados ao invés do controle rígido dos processos e o foco no atendimento ao cidadão.

Segundo ensina a Professora Maria Sylvia Zanella di Pietro a descentralização pode ocorrer de forma administrativa ou política.

 Descentralização Administrativa: Ocorre quando os entes centrais emprestam aos entes descentralizados suas atribuições, todavia a titularidade do serviço continua com o ente central.

(14)

 Descentralização Política: Ocorre quando o ente descentralizado exerce atribuições próprias que não decorrem do ente central.

Segundo ensina Ana Paula Paes de Paula, as últimas décadas foram marcadas pela luta dos brasileiros por processo de redemocratização do país, buscando reformar o Estado e construir um modelo de gestão pública capaz de torná-lo mais aberto às necessidades dos cidadãos brasileiros, mais voltado para o interesse público e mais eficiente na coordenação da economia e dos serviços públicos.

Resumindo: A burocracia moderna surgiu no século XIX, quando ainda era preciso afirmar o poder do Estado em oposição a poderes feudais ou regionais. O Estado Nacional nasceu na Europa, nas monarquias absolutas, nas quais a burocracia patrimonialista desempenhava um papel central.

As burocracias capitalistas modernas são uma evolução da burocracia patrimonialista, que se auto-diferenciaram ao fazerem uma distinção clara entre patrimônio público e patrimônio privado, mas que, ainda assim, se mantiveram próximas da matriz inicial em tudo quanto dissesse respeito à afirmação do poder do Estado.

Além de promover seus próprios interesses, interessam-se, primariamente, em afirmar o poder do Estado sobre os cidadãos. Em contraste, o gerencialismo assume que o poder não está sob ameaça grave, e o serviço público não precisa ser auto-referido, mas se orientar pela ideia de "serviço ao cidadão".

Podemos também verificar que a ideia de um modelo gerencial dentro da administração pública, trouxe para este um foco muito maior do estrado no cidadão, bem como a flexibilidade administrativa visando atender ao fim de prover melhores serviços públicos ao cidadão e dar maior vazão dentro da máquina pública.

(15)

Evolução da Gestão na Administração Pública

Temos ainda três modelos que propõe evoluções dentro da administração pública em contraste com os anteriores, são eles: o gerencialismo puro, o consumerism e o public

service orientation.

No gerencialismo puro temos um foco muito forte na eficiência econômica e no contribuinte, no consumerism a efetividade (qualidade) é muito vinculada aos clientes na visão de consumidor e no public service orientation temos a equidade entre os cidadãos no núcleo da administração pública.

Segundo Caio Marini, o gerencialismo puro corresponde à primeira etapa da experiência no Reino Unido e também nos Estados Unidos, onde a perspectiva central é o foco na economia e na eficiência; é o “fazer mais com menos”, o que significa olhar o cidadão como contribuinte, que não quer desperdício, ao contrário, quer ver o recurso arrecadado ser aplicado eficientemente.

O primeiro passo do modelo gerencial puro foi cortar custos e pessoal. Depois, buscou modificar as engrenagens do modelo weberiano. A burocracia tradicional é definida como uma organização com estrutura rígida e extremamente centralizada, que se preocupa demais com regulamentos e procedimentos, além de avaliar o desempenho apenas com base na observância de normas.

Já o Consumerism ou Consumerismo busca a flexibilidade na gestão, apresentada por Caio Marini, como a busca pela qualidade dos serviços e demandas do consumidor. Conforme apresenta Caio Marini: Enquanto a primeira perspectiva (Gerencialismo Puro) quer recuperar a eficiência perdida, a segunda (Consumerismo) quer incrementar a qualidade dos serviços, olhando o cidadão como cliente.

A estratégia voltada à satisfação dos consumidores foi ocorreu pela adoção de três medidas com o objetivo de tornar o poder público mais leve, ágil e competitivo, desmontando assim o antigo modelo burocrático.

No PSO (Public Service Orientation) traz os temas da democracia e do republicanismo, utilizando os conceitos de transparência, accountability, participação política, equidade, questões essas que não foram bem apreciadas dentro do modelo gerencial.

(16)

Segundo Caio Marini: O PSO, está baseado na noção de equidade, de resgate do conceito de esfera pública e de ampliação do dever social de prestação de contas (accountability). Essa nova visão, ainda que não completamente delimitada do ponto de vista conceitual, introduz duas importantes inovações: uma no campo da descentralização, valorizando-a como meio de implementação de políticas públicas; outra a partir da mudança do conceito de cidadão, que evolui de uma referência individual de mero consumidor de serviços, no segundo modelo, para uma conotação mais coletiva, incluindo seus deveres e direitos. Desse modo, mais do que “fazer mais com menos” e “fazer melhor”, o fundamental é “fazer o que deve ser feito”.

(17)

Exercícios Comentados Vamos praticar!

Para chegar na hora da prova, preparados!!!

1. (ESAF – 2010 – SUSEP) De certa forma, patrimonialismo, burocracia e gerencialismo convivem em nossa administração contemporânea.

Comentários:

Perfeito! Não podemos pensar que houve uma disruptura entre os modelos de forma imediata, conforme foi mostrado tivemos momentos de transição que inclusive estão acontecendo agora, logo em nossa administração contemporânea temos os modelos patrimonialista, burocrático e gerencial convivendo.

Gabarito: Correto

2. (ESAF – 2010 - ISS-RJ) No Brasil, o modelo de administração burocrática foi substituído pelo modelo gerencial implantado ao final do século XX.

Comentários:

Conforme vimos não houve essa substituição por completo, o que vimos foi uma administração pública migrando do modelo burocrático para o modelo gerencial.

(18)

3. (ESAF – 2010 - APO - MP) Com o gerencialismo, a ordem administrativa se reestrutura, porém sem abolir o patrimonialismo e a burocracia que, a seu modo e com nova roupagem, continuam existindo.

Comentários:

Exato! Tivemos sim uma migração entre os modelos patrimonialista e burocrático até chegar no gerencial, mas estes continuam existindo com uma nova roupagem, dentro do contexto atual.

Gabarito: Correto

4. (CESPE – 2004 – TCE - PE) A burocracia patrimonialista era o modelo clássico de administração presente nas monarquias europeias do século XIX.

Comentários:

Conforme nós vimos o patrimonialismo era o modelo adotado pelas monarquias do século XIX, a questão todavia apresenta o termo “ burocracia patrimonialista” o que pode confundir o candidato, mas não se engane o termo burocracia aqui é meramente uma forma de atribuir a “forma de governo” adotada, logo a questão está correta.

Gabarito: Correto

5. (CESPE – 2011 - STM) A administração pública gerencial, a administração pública burocrática e a administração pública histórica constituem os principais modelos para a gestão do estado.

Comentários:

Os principais modelos são os que estudamos: Patrimonialista, Burocrático e Gerencial.

(19)

6. (CESPE – 2010 - DPU) A gestão patrimonial fundamenta-se na própria formação sócio-histórica, na privatização das esferas do Estado e de acordo com interesses particularizados.

Comentários:

Perfeito. O patrimonialismo é marcado pela falta de separação do privado e do público, tendo em vista a figura do soberano ou rei que tem seu interesses levado acima dos interesses da sociedade.

Gabarito: Correto

7.(UEL – 2012 - ANCINE) Consoante o modelo de administração patrimonialista,

o aparelho do estado funciona como uma extensão do poder do soberano, o que faz que seus auxiliares e servidores detenham o status de elite.

Comentários:

Perfeita descrição da administração patrimonialista, onde o estado funciona como extensão do poder do soberano.

Gabarito: Correto

8. (CESPE- 2010 - TRE-BA) A dominação racional-legal surgiu no século XIX como uma contraposição à forma de atividade do aparelho do estado que se baseava no poder arbitrário e tradicional, isto é, culturalmente patrimonialista.

(20)

O modelo burocrático no século XIX, combateu o patrimonialismo trazendo para a administração pública a dominação do racional-legal a fim de organizar e separar o público do privado através de normas e leis.

Gabarito: Correto

9. (CESPE – 2011 - MPE-PI) Em seu sentido original, burocracia representa um sistema de execução da administração pública caracterizada pelo excesso de papéis e de regulamentos e pela demora dos atendimentos.

Comentários:

O erro da questão é que em sentido original, quando o modelo burocrático surgiu o propósito era racionalizar e tornar mais eficiente a administração pública, com o passar do tempo foi constatado que o modelo burocrático também criava o excesso de papéis e de regulamentos.

Gabarito: Errado

10. (CESPE – 2012 – ANCINE) A administração pública burocrática, que obedece aos pressupostos descritos por Max Weber, orienta-se pelos princípios da profissionalização, do conceito de carreira, da hierarquia funcional, da impessoalidade e do formalismo.

Comentários:

Perfeito! Estes princípios são presentes no modelo burocrático.

(21)

11. (CESPE - 2012 – Camara dos Deputados) Para Max Weber, no modelo burocrático ideal, a escolha ou a promoção do profissional devem ser fundamentadas exclusivamente no mérito.

Comentários:

Perfeito! A impessoalidade é pilar no modelo burocrático, onde o mérito fundamenta a promoção profissional.

Gabarito: Correto

12. (CESPE – 2012 – TJ/AL) A abordagem burocrática considera as pessoas em primeiro plano por serem as responsáveis pela aplicação de suas normas e regras.

Comentários:

Lembrando que a impessoalidade é fundamental no modelo burocrático, logo as pessoas não estão em primeiro plano.

Gabarito: Errado

13. (CESPE – 2011 - SEDUC-AM) Entre as preocupações de Max Weber, destaca-se a relativa aos efeitos desumanizantes da burocracia na sociedade moderna.

Comentários:

Essa questão cria um paralelo muito interessante, porque o excesso de burocratização e formalismo levam a disfunções que geram ineficiências na administração pública,

(22)

segundo Weber a despersonalização do relacionamento é uma dessas características que pode desencadear a desumanização dentro da administração.

Gabarito: Correto

14. (CESPE – 2011 - Correios) O modelo racional-legal de administração pública confere eficiência, qualidade e baixo custo aos serviços prestados pelo estado aos cidadãos.

Comentários:

Esse tipo de associação não exite, a presença de leis e normas através do modelo racional-legal não confere eficiência, qualidade e baixo custo aos serviços prestados pelo estado aos cidadãos.

Gabarito: Errado

15. (ESAF – 2013 - MF) A respeito do sistema de organização burocrático, analise as afirmativas abaixo, classificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F). Ao final, assinale a opção que contenha a sequência correta.

( ) A crise é, efetivamente, um dos elementos distintivos de qualquer sistema de organização burocrática. Ela constitui o meio para chegar a operar os reajustes necessários.

( ) O ritmo essencial que caracteriza uma organização burocrática é, particularmente, a alternância de longos períodos de estabilidade e curtos espaços de crise e mudança.

(23)

prioridade aos objetivos funcionais da organização independentemente da estabilidade do sistema político.

a) V, F, V b) V, V, F c) F, F, V d) F, V, V e) V, F, F Comentários:

A primeira sentença está correta, porque crises são impulsionadores de mudança dentro do modelo burocrático, dai que muitas vezes temos a inovação. A segunda sentença também está correta porque novos desafios sempre vão surgindo e a alternância entre períodos de crise e estabilidade vão dando vazão a diversas mudanças. A terceira sentença está errada, porque o poder decisório no modelo burocrático é centralizado na alta direção, não sendo distribuído.

Gabarito: Letra B

16. (FMP – 2011 - TCE-RS) A respeito do termo patrimonialismo, assinale a incorreta.

A) No patrimonialismo, o aparelho do Estado funciona como uma extensão do poder do soberano, e os seus auxiliares, servidores, possuem status de nobreza real.

B) O patrimonialismo surge na 2a metade do século XIX, na época do Estado liberal, como forma de combater a corrupção e o nepotismo.

C) O termo patrimonialismo é usado para se referir a formas de dominação política em que não existem divisões nítidas entre as esferas de atividade pública e privada.

D) Uma diferença fundamental entre o patrimonialismo e feudalismo é a maior

concentração de poder discricionário combinado com maior instabilidade nos sistemas patrimoniais.

E) A administração do Estado pré-capitalista era uma administração patrimonialista. Comentários:

(24)

O patrimonialismo é ligado ao nepotismo influenciando muito a corrupção e vícios de poder, o modelo burocrático aparece então como uma tentativa que combate a corrupção e o nepotismo.

Gabarito: Letra B

17. (FCC– 2011 - TCE-RS) A respeito da administração pública burocrática, assinale a incorreta:

A) Estrutura complexa, altamente hierarquizada.

B) Autoridade centrada na hierarquia de competências. C) Clara divisão do trabalho.

D) Especialização das funções

E) Processos de trabalho e mecanismos de controle definidos formalmente por normas e regras rígidas.

Comentários:

Conforme vimos no modelo burocrático temos características voltadas para as leis e normas e não nas competências.

Gabarito: Letra B

18. (CESPE – 2010 – AGU) A administração pública brasileira, embora marcada pela cultura burocrática e regida pelo princípio do mérito profissional, não constitui, no seu conjunto, uma burocracia profissional nos moldes weberianos.

(25)

Perfeito! A administração pública não aplica o modelo puro de Weber, temos hoje portanto um modelo burocrático, com características do modelo gerencial e do patrimonialismo.

Gabarito: Correto

19. (ESAF – 2009 - EPPGG) Acerca do modelo de administração pública gerencial, é correto afirmar que:

a) admite o nepotismo como forma alternativa de captação de recursos humanos. b) sua principal diferença em relação à administração burocrática reside na forma de controle, que deixa de se basear nos processos para se concentrar nos resultados. c) nega todos os princípios da administração pública patrimonialista e da administração pública burocrática.

d) é orientada, predominantemente, pelo poder racional-legal.

e) caracteriza-se pela profissionalização, ideia de carreira, hierarquia funcional, impessoalidade e formalismo.

Comentários:

A letra A erra porque a administração gerencial combate o nepotismo. A letra B está correta ao dizer que no modelo gerencial temos como principal diferença em relação ao burocrático, a forma de controle, que deixa de se basear nos processos para se concentrar nos resultados. A letra C erra porque como vimos, em todos os modelos temos rompimentos de paradigma, mas isso não quer dizer que de um modelo para outro todos os princípios até então adotados são negados. A letra D pode gerar um debate, porque as leis são sim consideradas no modelo gerencial, talvez o “ predominantemente” seja o erro da questão, mas eu realmente não acredito que isso seja um erro. Por fim a letra E apresenta as características do modelo burocrático.

(26)

Lista das Questões Comentadas na Aula

1. (ESAF – 2010 – SUSEP) De certa forma, patrimonialismo, burocracia e gerencialismo convivem em nossa administração contemporânea.

Comentários:

Perfeito! Não podemos pensar que houve uma disruptura entre os modelos de forma imediata, conforme foi mostrado tivemos momentos de transição que inclusive estão acontecendo agora, logo em nossa administração contemporânea temos os modelos patrimonialista, burocrático e gerencial convivendo.

Gabarito: Correto

2. (ESAF – 2010 - ISS-RJ) No Brasil, o modelo de administração burocrática foi substituído pelo modelo gerencial implantado ao final do século XX.

Comentários:

Conforme vimos não houve essa substituição por completo, o que vimos foi uma administração pública migrando do modelo burocrático para o modelo gerencial.

Gabarito: Errado

3. (ESAF – 2010 - APO - MP) Com o gerencialismo, a ordem administrativa se reestrutura, porém sem abolir o patrimonialismo e a burocracia que, a seu modo e com nova roupagem, continuam existindo.

Comentários:

(27)

Gabarito: Correto

4. (CESPE – 2004 – TCE - PE) A burocracia patrimonialista era o modelo clássico de administração presente nas monarquias europeias do século XIX.

Comentários:

Conforme nós vimos o patrimonialismo era o modelo adotado pelas monarquias do século XIX, a questão todavia apresenta o termo “ burocracia patrimonialista” o que pode confundir o candidato, mas não se engane o termo burocracia aqui é meramente uma forma de atribuir a “forma de governo” adotada, logo a questão está correta.

Gabarito: Correto

5. (CESPE – 2011 - STM) A administração pública gerencial, a administração pública burocrática e a administração pública histórica constituem os principais modelos para a gestão do estado.

Comentários:

Os principais modelos são os que estudamos: Patrimonialista, Burocrático e Gerencial.

Gabarito: Errado

6. (CESPE – 2010 - DPU) A gestão patrimonial fundamenta-se na própria formação sócio-histórica, na privatização das esferas do Estado e de acordo com interesses particularizados.

(28)

Perfeito. O patrimonialismo é marcado pela falta de separação do privado e do público, tendo em vista a figura do soberano ou rei que tem seu interesses levado acima dos interesses da sociedade.

Gabarito: Correto

7.(UEL – 2012 - ANCINE) Consoante o modelo de administração patrimonialista,

o aparelho do estado funciona como uma extensão do poder do soberano, o que faz que seus auxiliares e servidores detenham o status de elite.

Comentários:

Perfeita descrição da administração patrimonialista, onde o estado funciona como extensão do poder do soberano.

Gabarito: Correto

8. (CESPE- 2010 - TRE-BA) A dominação racional-legal surgiu no século XIX como uma contraposição à forma de atividade do aparelho do estado que se baseava no poder arbitrário e tradicional, isto é, culturalmente patrimonialista.

Comentários:

O modelo burocrático no século XIX, combateu o patrimonialismo trazendo para a administração pública a dominação do racional-legal a fim de organizar e separar o público do privado através de normas e leis.

(29)

9. (CESPE – 2011 - MPE-PI) Em seu sentido original, burocracia representa um sistema de execução da administração pública caracterizada pelo excesso de papéis e de regulamentos e pela demora dos atendimentos.

Comentários:

O erro da questão é que em sentido original, quando o modelo burocrático surgiu o propósito era racionalizar e tornar mais eficiente a administração pública, com o passar do tempo foi constatado que o modelo burocrático também criava o excesso de papéis e de regulamentos.

Gabarito: Errado

10. (CESPE – 2012 – ANCINE) A administração pública burocrática, que obedece aos pressupostos descritos por Max Weber, orienta-se pelos princípios da profissionalização, do conceito de carreira, da hierarquia funcional, da impessoalidade e do formalismo.

Comentários:

Perfeito! Estes princípios são presentes no modelo burocrático.

Gabarito: Correto

11. (CESPE - 2012 – Camara dos Deputados) Para Max Weber, no modelo burocrático ideal, a escolha ou a promoção do profissional devem ser fundamentadas exclusivamente no mérito.

Comentários:

Perfeito! A impessoalidade é pilar no modelo burocrático, onde o mérito fundamenta a promoção profissional.

(30)

Gabarito: Correto

12. (CESPE – 2012 – TJ/AL) A abordagem burocrática considera as pessoas em primeiro plano por serem as responsáveis pela aplicação de suas normas e regras.

Comentários:

Lembrando que a impessoalidade é fundamental no modelo burocrático, logo as pessoas não estão em primeiro plano.

Gabarito: Errado

13. (CESPE – 2011 - SEDUC-AM) Entre as preocupações de Max Weber, destaca-se a relativa aos efeitos desumanizantes da burocracia na sociedade moderna.

Comentários:

Essa questão cria um paralelo muito interessante, porque o excesso de burocratização e formalismo levam a disfunções que geram ineficiências na administração pública, segundo Weber a despersonalização do relacionamento é uma dessas características que pode desencadear a desumanização dentro da administração.

(31)

14. (CESPE – 2011 - Correios) O modelo racional-legal de administração pública confere eficiência, qualidade e baixo custo aos serviços prestados pelo estado aos cidadãos.

Comentários:

Esse tipo de associação não exite, a presença de leis e normas através do modelo racional-legal não confere eficiência, qualidade e baixo custo aos serviços prestados pelo estado aos cidadãos.

Gabarito: Errado

15. (ESAF – 2013 - MF) A respeito do sistema de organização burocrático, analise as afirmativas abaixo, classificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F). Ao final, assinale a opção que contenha a sequência correta.

( ) A crise é, efetivamente, um dos elementos distintivos de qualquer sistema de organização burocrática. Ela constitui o meio para chegar a operar os reajustes necessários.

( ) O ritmo essencial que caracteriza uma organização burocrática é, particularmente, a alternância de longos períodos de estabilidade e curtos espaços de crise e mudança.

( ) O poder de decisão, no interior de um sistema de organização burocrática, tende a situar-se, naturalmente, entre aqueles que dêem prioridade aos objetivos funcionais da organização independentemente da estabilidade do sistema político.

a) V, F, V b) V, V, F c) F, F, V d) F, V, V e) V, F, F

(32)

Comentários:

A primeira sentença está correta, porque crises são impulsionadores de mudança dentro do modelo burocrático, dai que muitas vezes temos a inovação. A segunda sentença também está correta porque novos desafios sempre vão surgindo e a alternância entre períodos de crise e estabilidade vão dando vazão a diversas mudanças. A terceira sentença está errada, porque o poder decisório no modelo burocrático é centralizado na alta direção, não sendo distribuído.

Gabarito: Letra B

16. (FMP – 2011 - TCE-RS) A respeito do termo patrimonialismo, assinale a incorreta.

A) No patrimonialismo, o aparelho do Estado funciona como uma extensão do poder do soberano, e os seus auxiliares, servidores, possuem status de nobreza real.

B) O patrimonialismo surge na 2a metade do século XIX, na época do Estado liberal, como forma de combater a corrupção e o nepotismo.

C) O termo patrimonialismo é usado para se referir a formas de dominação política em que não existem divisões nítidas entre as esferas de atividade pública e privada.

D) Uma diferença fundamental entre o patrimonialismo e feudalismo é a maior

concentração de poder discricionário combinado com maior instabilidade nos sistemas patrimoniais.

E) A administração do Estado pré-capitalista era uma administração patrimonialista. Comentários:

O patrimonialismo é ligado ao nepotismo influenciando muito a corrupção e vícios de poder, o modelo burocrático aparece então como uma tentativa que combate a corrupção e o nepotismo.

(33)

17. (FCC– 2011 - TCE-RS) A respeito da administração pública burocrática, assinale a incorreta:

A) Estrutura complexa, altamente hierarquizada.

B) Autoridade centrada na hierarquia de competências. C) Clara divisão do trabalho.

D) Especialização das funções

E) Processos de trabalho e mecanismos de controle definidos formalmente por normas e regras rígidas.

Comentários:

Conforme vimos no modelo burocrático temos características voltadas para as leis e normas e não nas competências.

Gabarito: Letra B

18. (CESPE – 2010 – AGU) A administração pública brasileira, embora marcada pela cultura burocrática e regida pelo princípio do mérito profissional, não constitui, no seu conjunto, uma burocracia profissional nos moldes weberianos.

Comentários:

Perfeito! A administração pública não aplica o modelo puro de Weber, temos hoje portanto um modelo burocrático, com características do modelo gerencial e do patrimonialismo.

(34)

19. (ESAF – 2009 - EPPGG) Acerca do modelo de administração pública gerencial, é correto afirmar que:

a) admite o nepotismo como forma alternativa de captação de recursos humanos. b) sua principal diferença em relação à administração burocrática reside na forma de controle, que deixa de se basear nos processos para se concentrar nos resultados. c) nega todos os princípios da administração pública patrimonialista e da administração pública burocrática.

d) é orientada, predominantemente, pelo poder racional-legal.

e) caracteriza-se pela profissionalização, ideia de carreira, hierarquia funcional, impessoalidade e formalismo.

Comentários:

A letra A erra porque a administração gerencial combate o nepotismo. A letra B está correta ao dizer que no modelo gerencial temos como principal diferença em relação ao burocrático, a forma de controle, que deixa de se basear nos processos para se concentrar nos resultados. A letra C erra porque como vimos, em todos os modelos temos rompimentos de paradigma, mas isso não quer dizer que de um modelo para outro todos os princípios até então adotados são negados. A letra D pode gerar um debate, porque as leis são sim consideradas no modelo gerencial, talvez o “ predominantemente” seja o erro da questão, mas eu realmente não acredito que isso seja um erro. Por fim a letra E apresenta as características do modelo burocrático.

(35)

Bibliografia Recomendada

VICENTE, Augustinho - Administração Geral e Pública. 2 Edição VICENTE, Augustinho - Administração Pública. 6 Edição

(36)

Lista das Questões Apresentadas na Aula

1. (ESAF – 2010 – SUSEP) De certa forma, patrimonialismo, burocracia e gerencialismo convivem em nossa administração contemporânea.

2. (ESAF – 2010 - ISS-RJ) No Brasil, o modelo de administração burocrática foi substituído pelo modelo gerencial implantado ao final do século XX.

3. (ESAF – 2010 - APO - MP) Com o gerencialismo, a ordem administrativa se reestrutura, porém sem abolir o patrimonialismo e a burocracia que, a seu modo e com nova roupagem, continuam existindo.

4. (CESPE – 2004 – TCE - PE) A burocracia patrimonialista era o modelo clássico de administração presente nas monarquias europeias do século XIX.

5. (CESPE – 2011 - STM) A administração pública gerencial, a administração pública burocrática e a administração pública histórica constituem os principais modelos para a gestão do estado.

6. (CESPE – 2010 - DPU) A gestão patrimonial fundamenta-se na própria formação sócio-histórica, na privatização das esferas do Estado e de acordo com interesses particularizados.

(37)

7.(UEL – 2012 - ANCINE) Consoante o modelo de administração patrimonialista, o aparelho do estado funciona como uma extensão do poder do soberano, o que faz que seus auxiliares e servidores detenham o status de elite.

8. (CESPE- 2010 - TRE-BA) A dominação racional-legal surgiu no século XIX como uma contraposição à forma de atividade do aparelho do estado que se baseava no poder arbitrário e tradicional, isto é, culturalmente patrimonialista.

9. (CESPE – 2011 - MPE-PI) Em seu sentido original, burocracia representa um sistema de execução da administração pública caracterizada pelo excesso de papéis e de regulamentos e pela demora dos atendimentos.

10. (CESPE – 2012 – ANCINE) A administração pública burocrática, que obedece aos pressupostos descritos por Max Weber, orienta-se pelos princípios da profissionalização, do conceito de carreira, da hierarquia funcional, da impessoalidade e do formalismo.

11. (CESPE - 2012 – Camara dos Deputados) Para Max Weber, no modelo burocrático ideal, a escolha ou a promoção do profissional devem ser fundamentadas exclusivamente no mérito.

(38)

12. (CESPE – 2012 – TJ/AL) A abordagem burocrática considera as pessoas em primeiro plano por serem as responsáveis pela aplicação de suas normas e regras.

13. (CESPE – 2011 - SEDUC-AM) Entre as preocupações de Max Weber, destaca-se a relativa aos efeitos desumanizantes da burocracia na sociedade moderna.

14. (CESPE – 2011 - Correios) O modelo racional-legal de administração pública confere eficiência, qualidade e baixo custo aos serviços prestados pelo estado aos cidadãos.

15. (ESAF – 2013 - MF) A respeito do sistema de organização burocrático, analise as afirmativas abaixo, classificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F). Ao final, assinale a opção que contenha a sequência correta.

( ) A crise é, efetivamente, um dos elementos distintivos de qualquer sistema de organização burocrática. Ela constitui o meio para chegar a operar os reajustes necessários.

( ) O ritmo essencial que caracteriza uma organização burocrática é, particularmente, a alternância de longos períodos de estabilidade e curtos espaços de crise e mudança.

(39)

prioridade aos objetivos funcionais da organização independentemente da estabilidade do sistema político.

a) V, F, V b) V, V, F c) F, F, V d) F, V, V e) V, F, F

16. (FMP – 2011 - TCE-RS) A respeito do termo patrimonialismo, assinale a incorreta.

A) No patrimonialismo, o aparelho do Estado funciona como uma extensão do poder do soberano, e os seus auxiliares, servidores, possuem status de nobreza real.

B) O patrimonialismo surge na 2a metade do século XIX, na época do Estado liberal, como forma de combater a corrupção e o nepotismo.

C) O termo patrimonialismo é usado para se referir a formas de dominação política em que não existem divisões nítidas entre as esferas de atividade pública e privada.

D) Uma diferença fundamental entre o patrimonialismo e feudalismo é a maior

concentração de poder discricionário combinado com maior instabilidade nos sistemas patrimoniais.

E) A administração do Estado pré-capitalista era uma administração patrimonialista.

17. (FCC– 2011 - TCE-RS) A respeito da administração pública burocrática, assinale a incorreta:

A) Estrutura complexa, altamente hierarquizada.

(40)

C) Clara divisão do trabalho. D) Especialização das funções

E) Processos de trabalho e mecanismos de controle definidos formalmente por normas e regras rígidas.

18. (CESPE – 2010 – AGU) A administração pública brasileira, embora marcada pela cultura burocrática e regida pelo princípio do mérito profissional, não constitui, no seu conjunto, uma burocracia profissional nos moldes weberianos.

19. (ESAF – 2009 - EPPGG) Acerca do modelo de administração pública gerencial, é correto afirmar que:

a) admite o nepotismo como forma alternativa de captação de recursos humanos. b) sua principal diferença em relação à administração burocrática reside na forma de controle, que deixa de se basear nos processos para se concentrar nos resultados. c) nega todos os princípios da administração pública patrimonialista e da administração pública burocrática.

d) é orientada, predominantemente, pelo poder racional-legal.

e) caracteriza-se pela profissionalização, ideia de carreira, hierarquia funcional, impessoalidade e formalismo.

(41)

Gabarito 1. Correto 2. Errado 3. Correto 4. Correto 5. Errado 6. Correto 7. Correto 8. Correto 9. Errado 10. Correto 11. Correto 12. Correto 13. Correto 14. Errado 15. Letra B 16. Letra B 17. Letra B 18. Correto 19. Letra B

Referências

Documentos relacionados

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

O caso de gestão estudado discutiu as dificuldades de implementação do Projeto Ensino Médio com Mediação Tecnológica (EMMT) nas escolas jurisdicionadas à Coordenadoria

O principal objetivo do estudo foi quantifi car o ferro total e biodisponível veiculado pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar no município de São Bernardo do Campo

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

Super identificou e definiu construtos e a respectiva interacção no desenvolvimento da carreira e no processo de tomada de decisão, usando uma série de hipóteses: o trabalho não

Seja o operador linear tal que. Considere o operador identidade tal que. Pela definição de multiplicação por escalar em transformações lineares,. Pela definição de adição