• Nenhum resultado encontrado

Bem-estar psicológico como base para a eficiência pessoal: abordagem ontopsicológica

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Bem-estar psicológico como base para a eficiência pessoal: abordagem ontopsicológica"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Bem-estar psicológico como base para a eficiência pessoal:

abordagem ontopsicológica

Vereitinova Tatiana Sklemina Daria Namdi Dana Subtema: O papel do líder na condução da transformação social:

seus deveres de formação e ação. Resumo:

O bem estar psicológico como manifestação de autenticidade está se tornando um dos elementos mais importantes da consultoria empresarial. Portanto, nos referimos ao estudo das características pessoais dos empresários e gestores que lideram para a realização pessoal. Nossos estudos têm mostrado que empresários e gestores executivos tem um alto nível de inteligência emocional, auto-transcendência, adaptação, auto-aceitação, auto-estima, conforto emocional, interioridade e ambições. Estes traços de personalidade contribuem para o êxito da gestão da empresa ou o desenvolvimento de negócios. Intolerância à incerteza, uso racional da intuição indica a capacidade de ouvir os seus sentimentos internos e estar ciente do impacto sobre o estado psicológico na sua eficiência. Gestores de sucesso caracterizam-se por autonomia em conjunto com a experiência existencial do sentido da vida. Uma posição de vida autêntica é expressiva no elevado nível de bem-estar psicológico. Gerentes demonstram um alto grau de auto-confiança e eles mais frequentemente seguem o critério interior. No aconselhamento psicológico individual a questão da existência autêntica é levantada ao se trabalhar com empresários e gestores, estamos falando em restaurar a integridade da pessoa. Um homem integral é capaz de fazer escolhas autênticas precisas, sendo guiado tanto por princípios racionais quanto pela intuição.

Palavras-chave:

Bem-estar psicológico, autenticidade, personalidade autêntica, ontopsicologia.

1. Introdução

Considera-se bem-estar psicológico como um indicador integral da satisfação do indivíduo com a qualidade de sua vida. Tais características psicológicas de gestores modernos

como desejo de desenvolvimento pessoal, auto-aceitação, gestão do ambiente, a autonomia, a presença de objetivos na vida, as relações positivas com os outros são o resultado de uma habilidade autêntica de seguir o projeto interior ou para gerir a própria eficiência.

2. Desenvolvimento

Definimos a seguir principais conceitos:

Autenticidade, de acordo com Meneghetti, é uma característica importante de integração do indivíduo (isto é a capacidade de desenvolver-se em conformidade com o virtualidade interior, projeto interior que é chamado na ontopsicologia Em Si Ôntico). É o estado em que o comportamento da pessoa está alinhado com o que foi previsto no ser humano por natureza.

Em psicologia aplicada, autenticação significa a avaliar a precisão da ferramenta psicológica, que é a nossa mente. O aconselhamento de autenticação é uma ferramenta que

(2)

permite ajustar a racionalidade do indivíduo para estabelecer uma base para a efetiva realização da própria existência.

Uma das principais características de personalidade autêntica é bem-estar psicológico (psíquico mental / conforto) que é (de acordo com Kulikov) a congruência dos processos mentais e funções, uma sensação de integridade e equilíbrio interior, harmonia. A harmonia para a pessoa é a consistência do conjunto de processos de desenvolvimento e autorrealização, a proporção exata de objetivos e oportunidades de vida. A harmonia de uma personalidade é também a congruência / proporção exata de principais aspectos do ser pessoal: o espaço, o tempo e energia de personalidade (potencial e realizado).

Assim, Meneghetti em sua análise sugere que, qualquer ser humano para ser eficiente em sua atividade, mas especialmente um líder, uma chefe, deve possuir (ou deveria ser capaz de alcançar) congruência / proporção, harmonia nas seguintes dimensões da existência pessoal:

1) pessoal individual;

2) familiar, afetivo/emocional; 3) pessoas de confiança; 4) dimensão social.

A figura representa a estrutura real da atividade de vida de qualquer indivíduo.

A dimensão pessoal individual inclui o aspecto físico da existência humana (a integridade físico-biológica). A esfera emocional envolve1 componentes emotivos associados

com os valores absolutos de um homem, pontos emocionais e segurança pessoal de referência (família, filhos, etc). A esfera de pessoal de confiança inclui intermediários na atividade econômica, jurídica, etc. com as quais uma pessoa interage. E por último, a esfera social, ou a dimensão de uma atividade econômica especial que é a arte da interação com a sociedade.

Na hierarquia dos problemas que um homem pode encontrar em sua vida, quando algo dá errado na percepção consciente subjetiva, em primeiro lugar consideramos a esfera social, 1 “Emotivo” significa “pertencentes às emoções na fase da sua criação, mundo das emoções, ainda não manifesta

(3)

seguida por pessoas de confiança, família, parentes, que são as pessoas com quem estamos envolvidos em relacionamentos emocionais e sexuais, e por último - e, por vezes, esta posição é até mesmo ignorada - o próprio ser humano (o homem ativo). No entanto, de acordo com a lógica da natureza (do qual o ser humano é também uma parte), tal hierarquia é equivocada.

Fracasso e frustração da atividade econômica sempre significa um problema, insuficiência / fraqueza no mundo interior de uma pessoa, cuja causa reside nas primeiras três dimensões – pessoal, afetiva e pessoas confiáveis. Qualquer erro em uma das três primeiras esferas distorce a capacidade funcional do “Ego”, que é visto como uma ferramenta para a implementação da esfera social (economia, mundo dos negócios). Assim, a causa das manifestações externas deve ser procurada no mundo interior de um homem.

No aconselhamento psicológico individual a questão da existência autêntica é levantada também ao se trabalhar com os empresários e gestores, estamos falando de restaurar a integridade da pessoa. O Homem Integral é capaz de fazer escolhas autênticas precisas, sendo guiado tanto por princípios racionais como pela intuição.

O objetivo da terapia de autenticação ontopsicológica é a criatividade, é a revelação do gênio, plantadas pela natureza em cada pessoa humana, através da oportunidade de ler a intuição interna dizendo-lhe como agirem qualquer situação na vida com sucesso para o indivíduo ou, em outras palavras – como ganhar em qualquer situação histórica, proposta a você pela vida.

Levar uma pessoa a autenticidade – significa torná-la capaz de controlar sua própria vida.

É ajudar uma pessoa em cada situação a usar toda sua inteligência e criatividade, e mostrar como cada situação de vida ou o problema pode ser uma nova ferramenta ou trampolim para a realização pessoal. A tarefa da terapia de autenticação ontopsicológica é promover o maior crescimento dos direitos criativos através de um retorno à natureza da intencionalidade.

Bem-estar psicológico como uma manifestação de autenticidade está se tornando um dos elementos mais importantes de consultoria de negócios e sua conquista pode ser um dos objetivos do aconselhamento psicológico dos empresários e gestores.

Portanto, temos estudado os traços pessoais / características dos empresários e gestores que estão liderando para a realização profissional.

110 empresários que detêm uma posição social ativa e altos executivos participaram em nossos estudos. A pesquisa foi conduzida pelo Departamento de Ontopsicologia da Faculdade de Psicologia da Universidade Estatal de São Petersburgo, no período 2012-2013.

Aspectos básicos do bem-estar psicológico foram selecionados, como visto pelos empresários e altos executivos, cuja atividade está relacionada com grandes cargas emocionais, cognitivas e comunicativas de um indivíduo e também estão associados com um alto grau de responsabilidade.

Foram examinados o nível de inteligência emocional, auto-transcendência, adaptação, auto-aceitação, auto-estima, conforto emocional, interioridade e ambições, características da esfera profissional.

(4)

Com base nas biografias, autobiografias e entrevistas com empreendedores de sucesso e altos executivos, foi construído um breve perfil psicológico (descrição), que incluiu aspectos interessantes do bem-estar psicológico deste grupo de agentes sociais.

3. Resultados

De acordo com os resultados dos nossos estudos podem ser individuados (distintos) fatores biográficos que contribuem para a formação da autêntica posição em relação à sua própria vida. Por exemplo, a manifestação precoce da independência (ou auto-suficiência) na infância; a idade em que uma pessoa começou a ganhar de dinheiro; a idade em que o primeiro dinheiro foi ganho; a idade em que uma pessoa começou a viver de forma independente de sua família (deixando os pais e a família / ano de emancipação).

Analisou-se as respostas dos entrevistados, divididos em dois grupos de pessoas mais ou menos bem-sucedidas (com base na pontuação total de indicadores como: auto-avaliação de sucesso no próprio desenvolvimento / progresso; aumento dos lucros, aumento do número de empregados sob supervisão; satisfação com a esfera pessoal, etc.)

Usando o questionário do bem-estar psicológico de K.Ryff, adaptado por Soldatova para a mentalidade russa, foram obtidos os seguintes dados (apresentados no diagrama).

De acordo com os indicadores da escala de bem-estar psicológico, os resultados obtidos em ambos os grupos são bastante elevados. Comparando-se os resultados dos dois grupos em termos de bem-estar psicológico (apesar do fato de que havia uma diferença estatisticamente significativa), podemos ver que a maioria dos indicadores têm valores mais elevados no grupo de pessoas mais bem-sucedidas. Este resultado mostra a atitude positiva em relação a si mesmos, a capacidade de ação independente autônoma, auto-confiança e a capacidade de usá-los em diferentes de circunstâncias da vida.

Os resultados de nossos estudos também sugerem que os entrevistados, que avaliam melhor seu próprio sucesso, são menos dependentes das opiniões dos outros (maior grau de autonomia), estão prontos para assumir a responsabilidade por suas decisões, são capazes de relativizar as normas adotadas no ambiente externo, estão interessados não apenas na materialidade da vida, mas também nas questões metafísicas. Eles são capazes de ver suas vidas tanto como “aqui e agora”, como parte de algo maior / universal. Essas pessoas são flexíveis em relação aos seus estilos de comportamento estabelecidos. Isto é, a experiência existencial do sentido da vida e a capacidade de perceber-se filosoficamente, combinado com a autonomia aumenta com o sucesso do gerente, que sem dúvida é uma medida do aspecto espiritual do bem-estar psicológico.

Estudamos também a importância dos diferentes parâmetros no que tange a atividade profissional para empresários e gestores. A importância da autorrealização no trabalho está significativamente correlacionada com indicadores de auto-transcendência, a responsabilidade, a vontade, a autonomia, a capacidade de construir relações funcionais. Altos valores do coeficiente de correlação entre essas variáveis são claras e compreensíveis. Negócio - é o estilo

(5)

de vida de empresários e gestores, e autorrealização é uma condição necessária para a expressão de existência nos termos do ser.

A importância da autorrealização é manifestada no nível existencial do bem-estar psicológico, correlações positivas deste parâmetro com indicador geral de bem-estar físico, qualidade de vida, a atenção para reações organísmicas na tomada de decisões confirmam a manifestação de outro importante aspecto do estilo de vida dos empresários e gestores executivos, que é a implementação de seus projetos de natureza em suas escolhas diárias.

A autenticidade também se manifesta através da conscientização da importância das escolhas feitas, especialmente nas situações de incerteza, quando o líder age contando em grande parte com a sua própria intuição.

O estudo da intuição na tomada de decisão dos executivos mostrou que as relações mais significativas foram obtidas entre os indicadores de existencialidade e a liberdade de acordo com a escala de existência. Ela nos permite caracterizar os pesquisados como tendo um maior grau de envolvimento com a vida. Eles a tomam sob uma perspectiva de responsabilidade, são capazes de se comprometer com as escolhas pessoais independentes, tendem a viver de forma autêntica e, em geral, percebem a vida como significativa. O desejo de arriscar negativamente está correlacionado com a intolerância à incerteza. Ou seja, os líderes são um grupo de pessoas para quem tal comportamento, a liderança, facilita a realização existencial e, portanto, leva a uma sensação de bem-estar psicológico.

A pesquisa da vivência do uso da intuição na tomada de decisão mostrou que os gerentes normalmente fazem uso da intuição e obtêm resultados positivos, no entanto, preferem ouvir a voz interior, imagens, reações organísmicas para tomar decisões racionais concretas, fazendo uso racional de intuição.

Um dos mais importantes indicadores de bem-estar psicológico dos gestores é o alto nível de inteligência emocional. O nível de inteligência emocional interpessoal foi medido com a ajuda da metodologia do psicólogo russo D.V. Lyusin (questionário). Os valores médios de inteligência emocional intra-pessoal de gestores e empresários, foram mais de 7 pontos acima dos valores médios geralmente obtidos por este método.

Os gestores que têm um maior nível de inteligência emocional intra-pessoal, têm um maior nível de adaptação sócio-psicológico, o que contribui uma maior satisfação com o trabalho e maior avaliação da esfera social de sua vida.

Compreender as próprias emoções e ter capacidade de controlá-las, que podem ser mostrados pela escala da inteligência emocional intra-pessoal e do elevado nível de indicadores de adaptação social, pode ser considerado como prova de maturidade pessoal de um gerente.

Observou-se um alto grau de desejo de dominar, refletindo a posição dos gestores na vida e, é claro, esta está correlacionada com as peculiaridades da resposta emocional e tomada de decisões em situações de incerteza.

Assim, os empresários e gerentes executivos atribuem maior importância à área de negócio, mas sempre controlam sua situação familiar individual. A auto-avaliação de significância das esferas individuais e sociais da vida, em geral, superam a auto-avaliação das esferas familiares e de pessoas confiáveis.

(6)

Quanto à sensação de bem-estar psicológico e do relacionamento com as pessoas, a grande maioria dos pesquisados indicaram que suas relações com os parceiros de negócios, colegas de trabalho, amigos, parentes, cônjuges são normais ou harmoniosas.

As relações com os parceiros de negócios são mais importantes que as relações com parentes próximos, portanto, podemos concluir que os entrevistados habilmente constroem essas relações sendo flexíveis na sua abordagem para com outras pessoas, suas vantagens e desvantagens (forças e fraquezas).

As estimativas do índice geral da soberania do espaço psicológico mostram o alto nível de capacidade dos participantes para controlar, proteger e desenvolver o seu espaço psicológico.

A soberania do espaço psicológico é uma forma de subjetividade humana e permite satisfazer as necessidades em várias formas de atividade espontânea.

A soberania dá a uma pessoa uma sensação de “adequação”, estar na demanda. Limites fortes dão a uma pessoa a liberdade de comportamento, atitude para com o mundo ao seu redor (visão), auto-imagem e auto-avaliação, permite seguir o caminho da autorrealização.

Devemos realçar diferenças muito consideráveis com os indicadores normativos (standard) na escala de “soberania do território” e “Soberania do mundo das coisas”. Isso significa que podemos mencionar a capacidade dos participantes para limitar a proteger não só do seu espaço pessoal puramente psicológico, mas também físico.

Tempo - é um recurso importante na vida de qualquer homem, e a forma como uma pessoa o distribui e o gasta, pode nos dizer muito sobre ela.

Nós estávamos interessados em se os gestores estavam satisfeitos com a forma como eles gastam o seu tempo livre, por isso, a perguntamos sobre a correspondência entre o lazer real com o ideal. Constatou-se que eles são praticamente os mesmos. Isto está bem ilustrado no diagrama. Assim, os gestores tendem ter a um planejamento cuidadoso, não só no trabalho, mas também no tempo livre e a capacidade de ouvir a si mesmos, aos seus desejos.

Há diferenças interessantes na correlação do tempo livre com atividades profissionais. Os líderes mais bem sucedidos determinam esta relação significativamente com maior frequência, o que pode indicar, por um lado, a integridade da orientação do indivíduo na profissão, e do outro lado da propensão para um menor grau de separar e a sua vida pessoal do profissional.

Quanto ao tempo, o que não está relacionado com a atividade profissional observa-se diferenças estatisticamente significativas nas preferências para atividades como “Esportes”, “visitas a restaurantes” e “conversa com amigos”. Os entrevistados de ambos os grupos igualmente, muitas vezes dedicam seu tempo livre as suas famílias e hobbies. Executivos de sucesso são menos propensos a entrar em “inativas” formas de entretenimento, eles não tendem a gastar seu tempo em uma refeição em restaurantes e conversas com os amigos, eles preferem esportes e leitura, formas de gastar tempo, que pode-se dizer que objetivam desenvolver e fornecer oportunidades para um descanso mais eficiente.

Também fizemos a análise da auto-avaliação da saúde por parte dos gestores, e a disposição mostra fatores tais quais tom, atividade, energia, qualidade de vida.

Este diagrama confirma que a auto-avaliação dos entrevistados é superior à média, o que reflete o estado emocional harmonioso de uma situação de vida e bem-estar psicológico.

(7)

4. Considerações finais

Estudos têm demonstrado que os empresários e gerentes executivos têm um alto nível de inteligência emocional, auto-transcendência, adaptação, auto-aceitação, auto-estima, conforto emocional, interioridade e ambições. Estes traços de personalidade contribuem para o êxito da gestão da empresa ou o desenvolvimento de negócios. Intolerância à incerteza, uso racional da intuição indicam a capacidade de ouvir os seus sentimentos internos e estarem cientes do a respeito do impacto que o estado psicológico tem sobre a sua eficiência. Foram encontradas correlações entre a autorrealização auto-transcendência, a responsabilidade, a vontade, a autonomia e a capacidade de construir uma relação funcional.

Conclui-se que os gestores bem sucedidos são caracterizados pela autonomia em conjunto com a experiência existencial do sentido de vida. Uma posição autêntica de vida é uma expressão do elevado nível de bem-estar psicológico. Um destes indicadores mais importantes é alto nível de inteligência emocional e alto nível de adaptação sócio-psicológico que contribuem para a satisfação no trabalho e uma alta estimativa da dimensão social da vida. Gerentes são caracterizados por um alto grau de auto-confiança e eles mais frequentemente seguem o critério interior.

Assim, os dados de nossos estudos mostram gestores eficazes têm posição de vida ativa e são capazes de assumir responsabilidade para o contexto social.

4. Referências

ARGYLE, M. The Psychology of Happiness. Routledge, Taylor and Francis Group, 2001. COOLICAN, H. Research Methods and Statistics in Psychology. Hodder & Stoughton, 2004. DIENER E., SUH E. Measuring quality of life: Economic, social, and subjective indicators // Social Indicators Research, Nº 1-2, V. 40, 2013.

KAHNEMAN, D. Economia della felicità. IlSole24Ore, Milano, 2007. MENEGHETTI, A. The psychology of the leader. Psicologica editrice, 2011. MENEGHETTI, A. Ontopsychology handbook. Psicologica editrice, 2004. MENEGHETTI, A. Entrepreneurial Psychology. Psicologica editrice, 2010. MENEGHETTI, A. Ontopsychological dictionary. Psicologica editrice, 1998.

RIFF, C. D., KEYE, C., LEE, M. The structure of psychological well-being revisited // Journal of Personality and Social Psychology, Nº 4, V. 69, 1995.

SCHNEIDER KIRK, J., PIERSON, J. (Jean), FRASER, Bugen. The Handbook of Humanistic Psychology: Theory, Research, and Practice. Sage Publications (CA), 2014.

Referências

Documentos relacionados

The Yellow-crowned Night Heron Nyctanassa violacea (Aves: Pelecaniformes: Ardeidae) in the Azores and Madeira Archipelagos: a new species for the Western Palearctic.. This

Como expresso em §2.5.1 há alguns aspetos a verificar no que concerne às dimensões do contraventamento.. É de notar que devido ao acoplamento que a viga

são medidas educativas integradas na adequação do processo de ensino- aprendizagem dos alunos com NEE (Decreto-Lei Nº 3/2008) ...88 Gráfico 19 - Distribuição de

É bem verdade que Benjamin iniciará mais tarde um movimento, embora tímido, de reincorporar a dimensão do prazer à experiência coletiva de re- cepção da obra de arte, em seu

– Proteções nas entradas de fim de curso e botoeira: menor risco de queima do microcontrolador; – Saída para placa 8F: agrega as funções de luz de garagem, trava magnética

Neste estudo sobre a história do ensino do Cálculo Diferencial e Integral, que tomou como recorte o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora

Soliva (2010) mostra em seu estudo que a violência em seio familiar ela pode iniciar precocemente, principalmente quando crianças e adolescentes apresentam

Dans cet article, nous avons discuté des rapports entre langage et travail en montrant comment les genres de texte peuvent être envisagés dans les situations de travail,