• Nenhum resultado encontrado

lanchinho Muita gordura para um A maioria dos biscoitos ou tem excesso de trans, ou de saturada. Não se pode abusar. BISCOITOS RECHEADOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "lanchinho Muita gordura para um A maioria dos biscoitos ou tem excesso de trans, ou de saturada. Não se pode abusar. BISCOITOS RECHEADOS"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

A maioria dos biscoitos ou tem excesso de trans,

ou de saturada. Não se pode abusar.

Getty Im

ag

es

Muita gordura para um

(2)

U

m dos principais pedidos de toda criança para co-mer no recreio da escola, os biscoitos de chocolate com recheio de chocolate foram o foco de nosso estudo. Tes-tamos 18 marcas e os resul-tados finais não foram muito bons. Metade dos produtos tem excesso de gordura

sa-turada e quatro têm muita gordura trans. Ao menos na degustação, item fundamen-tal, os biscoitos agradaram. No final, constatamos que seu filho ou você pode comer eventualmente alguns bis-coitos. O que não dá mesmo é para comer um pacote in-teiro sozinho.

O que avaliamos no teste

Realizamos uma série de análises para checar a qualidade dos bis-coitos recheados. Alguns testes, como o que verificou a presença de conservantes e acrilamida, já que não encontramos problemas, não colocamos na tabela da pág. 12.

Rotulagem – Analisamos se os produtos tinham diversas dados obrigatórios ou que julgamos importantes, como data de fabri-cação, prazo de validade, lista de ingredientes, advertência sobre a presença de glúten, informação nutricional e número de SAC. Ainda examinamos a veracidade das informações e a facilidade de leitura.

Higiene – Fizemos a contagem de mesófilos e listéria. Além disso, verificamos se os produtos tinham coliformes totais, coliformes fecais, salmonela, estafilococos, bolores, leveduras e sujidades. Teor de cacau – Quantificamos a teobromina, principal consti-tuinte do chocolate. O objetivo era avaliar qual biscoito tem mais chocolate.

Gordura saturada – Verificamos a quantidade de gordura sa-turada. Para isso, consideramos os valores de referência diária para crianças, pois o público infantil é o principal consumidor do produto.

Gordura trans – Analisamos também a quantidade de gordura trans. O ideal seria que os produtos nem a tivessem, mas tolera-mos até 2 gramas para cada 100 gramas.

Degustação – A degustação foi realizada em um laboratório es-pecializado com um painel de consumidores comuns. Eles avalia-ram sabor, odor, cor e textura dos biscoitos, que foavalia-ram oferecidos

Desde os tempos do faraó

Os primeiros registros sobre o preparo de biscoitos estão ligados ao Egito, quando os homens descobriram que do trigo cultivado as margens do rio Nilo poderiam fazer uma massa que se tornava mais saborosa depois de aquecida. Os biscoitos eram assados em fornos rústicos e moldados com formas humanas ou animais para serem oferecidos às divindades. O hábito de produzir biscoitos es-tendeu-se aos poucos para outras regiões do Mediterrâneo e Orien-te Médio, mas foram os franceses que descobriram novas técnicas para produzi-los. O termo biscoito vem do francês “biscuits”, que significa assado duas vezes. A França também introduziu o uso do açúcar na receita, dando mais textura e sabor ao produto.

Rótulos eram

quase completos

Começamos nosso teste ana-lisando os rótulos dos biscoi-tos. De maneira geral, eles não apresentaram muitos problemas. Os produtos com pior avaliação, ainda assim, foram aceitáveis (C). A fa-lha deles foi não apresen-tar modo de conservação da embalagem fechada ou após a abertura. Não havia impre-cisões na veracidade das in-formações, ou seja, além de quase completos, os rótulos estão corretos.

Depois, quando avaliamos hi-giene, o quadro também não foi ruim. Apenas Chocolícia, Gulosos e Mabel tiveram al-gum problema (C), mas a contaminação microbiológica apresentada não põe em risco a saúde do consumidor, ape-nas denota falta de higiene na fabricação.

Em seguida, calculamos o

mina variou de 10 a 114mg para cada 100g de biscoito. Cinco marcas se destacaram: Bono, Chocolícia, Passatem-po, Piraquê e Tostines Re-creio, todas com avaliação muito boa (A).

Gorduras estavam

em excesso

Só que nem tudo foi bem nos biscoitos. Problemas graves foram constantes quando focamos as gorduras. A gor-dura é essencial para o bom funcionamento do organis-mo, mas alguns tipos devem ser consumidos de maneira controlada. Dependendo da quantidade ingerida, a gor-dura saturada, por exemplo, pode aumentar os níveis de colesterol no sangue.

Segundo a legislação, o valor diário de referência para uma criança de sete a dez anos ter uma dieta equilibrada é de 58 gramas de gordura total, mas

Muita gordura para um

(3)

Dois biscoitos valem uma fruta

Nem sempre quando uma criança abre um pacote de biscoitos, ela come uma ou duas unidades. O lanche seria muito mais saudável se fosse apenas uma fruta. Uma banana, por exemplo, equivale a quantidade de calorias de dois biscoitos de chocolate recheados. Fora que a fruta é livre de gordura, além de ter mais fibras, vita-minas e minerais.

Produto Calorias (kcal) Fibras (g)

Dois biscoitos 110 1,1

Uma pêra 85 3,9

Uma maçã 130 4,0

Uma banana 109 2,6

Uma goiaba 69 10,2

O consumo de apenas dois biscoitos de muitas marcas significa a ingestão de 10% da dose diária recomendada de gordura saturada. Por ser um alimento tipicamente vol-tado para o público infantil, consideramos a quantidade excessiva. Por esse motivo, metade dos produtos recebeu um conceito “regular” (D).

Gordura trans

define os piores

Além de ser preciso um con-trole rígido no consumo de gordura saturada, a gordura trans também deve ser evita-da. A ingestão excessiva dela pode aumentar os riscos de se ter doenças do coração, pois os ácidos graxos trans diminuem o HDL (“o bom colesterol”), responsável por remover o LDL (“o mau coles-terol”) das artérias e vasos sangüíneos.

O ideal é um produto livre de gordura trans, situação que só encontramos em um terço dos biscoitos: Amori, Bono, Chocolícia, Passatempo, Pira-quê e Trakinas. Outras marcas ainda apresentaram quanti-dade muito baixa. Problema foi ver alguns produtos com acima de 0,2g por porção. Os casos mais graves (E) foram de Break’Up!, Carrefour,

Gu-losos e Mabel. Os quatro tive-ram a avaliação final compro-metida por causa disso. Enquanto a avaliação de gorduras foi decisiva para decidir os piores na avalia-ção final, a degustaavalia-ção teve o mesmo peso na escolha dos melhores. Como era de se prever, em geral, os bis-coitos agradaram. Só que Amori e Tostines Recreio tiveram elogios de todos os degustadores, chegando ao mérito de alcançar uma avaliação “muito boa” (A). O sabor agradável deles foi muito destacado.

Qualidade pode

combinar com preço

Ainda pesquisamos os preços dos biscoitos em hipermerca-dos, lojas de departamento e supermercados de dez ci-dades. Bono, Gulosos, Pas-satempo e Trakinas foram os produtos mais freqüentes. No geral, os preços foram meno-res nos hipermercados. Avaliando os preços por 100 gramas, o Chocolícia foi dis-parado o mais caro. O valor pago por um Chocolícia pode ser o mesmo de dois Amori, que tem qualidade muito su-perior. Pena, porém, que o Amori não foi encontrado em muitas cidades pesquisadas.

Não deixe no pacotinho

Após abrir o produto, retire os biscoitos da embalagem original e guarde-os em um pote limpo, seco e com tampa. O ideal é

consumi-los em três dias, não passando de cinco dias. A Nabisco disponibiliza duas versões do Trakinas. A normal aparece no teste, mas também tem o Trakinas mais mais. Levamos o produto ao laboratório e

vimos que ele merece a denominação, pois tem quase 4% a mais de recheio.

(4)

Recheio não chega a 40%

Apenas para informação do consumidor, avaliamos a quantidade de massa e recheio dos biscoitos. O dado não influenciou na classificação, até porque biscoitos mais recheados não têm necessariamente mais chocolate em sua composição. A maior parte dos biscoitos tem cerca de o dobro da massa se comparada com o recheio, mas há quem chegue a três e até quatro vezes de diferença.

Break’Up! Bono Amori Chocolícia Carrefour Extra Piraquê Nescau Marilan Trakinas Mabel Turmix Gulosos Visconti Tostines Recreio www.plug@dos tem mais recheio

64,7%

Massa

3,3%

Recheio

Piraquê tem mais massa

80,1%

Massa

19,9%

Recheio

Na média, de 2 a 3 vezes mais massa

71,8%

Massa

28,2%

(5)

A ESCOLHA CERTA

Testamos dezoito biscoitos de chocolate com recheio de choco-late. No geral, eles agradaram muito na degustação, mas isto não os deixa imune a críticas. Na parte de higiene houve três produtos com falhas, mas nada que possa prejudicar a saúde do consumidor. Problema grave mesmo foi a quantidade de gordu-ra, pois algumas marcas abusam da quantidade da saturada e outras da trans, ainda mais se levarmos em conta que o produto é destinado principalmente ao público infantil.

Após as nossas avaliações, no final, o biscoito Amori (de R$ 0,65 a R$ 1,19) acumulou os títulos de o melhor do teste e a escolha certa. Se você, porém, não encontrar o Amori, que não está presente em todas as cidades que visitamos, pode optar pelo Bono ou www.plug@dos, ambos também com boa relação qualidade-preço.

Legislação precisa se enquadrar

Para começar, não existe legislação específica para biscoitos. A Anvisa deveria elaborar um regulamento técnico de identidade e qualidade com informações sobre classificação, processamento, características, lista de ingredientes permitidos, formas de conser-vação, entre outros itens.

Em nosso teste seguimos a norma técnica sobre produtos de ce-reais, amidos, farinhas ou farelos. Só que ela é incompleta, pois não estipula limites para os microrganismos que indicam falhas de fabricação ou conservação, como coliformes, bolores, leveduras e mesófilos, nem mesmo a listéria, que é uma bactéria patogênica. Por último, e mais grave ainda, é ver que no Brasil não há limite legal para a gordura trans. O país fica na contramão da história, pois na Europa existem ações para exigir que os produtos tenham no máximo 2% de gordura trans. Por isso, a PRO TESTE entrará com uma ação na Anvisa para cobrar que o mesmo limite seja usado por aqui.

Degustação decide o melhor

Marca Peso (g) Valor calórico por porção (kcal)

1

Açúcar por porção (g)

1

Rotulagem Higiene Teor de cacau Gordura saturada Gordura trans Total das análises laboratoriais Degustação

AVALIAÇÃO FINAL

Preço (R$) 2 Por

embalagem Por 100g

mínimo máximo mínimo máximo

Amori 140 115 18 [B[ [A[ [B[ C [A[ B A B 0,65 1,19 0,46 0,85

Bono 165 118 17 [A[ [A[ [A[ D [A[ B AFB B 0,97 1,99 0,59 1,21

Passatempo 165 117 17 [A[ [A[ [A[ D [A[ B AFB B 1,20 2,69 0,73 1,63

www.plug@dos 150 118 17 [C[ [A[ [B[ D [A[ C AFB BFC 0,90 1,69 0,60 1,13

Nescau 165 116 18 [A[ [A[ [B[ D [A[ C B BFC 1,29 2,79 0,78 1,69

Tostines Recreio 160 118 17 [A[ [A[ [A[ D [A[ C A BFC 1,29 2,29 0,81 1,43

Trakinas 164 117 17 [B[ [A[ [B[ D [A[ C AFB BFC 0,78 1,88 0,48 1,15

Chocolícia 164 116 18 [B[ [C[ [A[ D [A[ C AFB BFC 1,29 2,90 0,79 1,77

Turmix 162 114 18 [B[ [A[ [B[ D [A[ C BFC BFC 0,99 1,75 0,61 1,08

Piraquê 200 114 17 [B[ [A[ [A[ D [A[ C B C 1,27 2,12 0,64 1,06

Duchen 160 116 18 [B[ [A[ [C[ A [D[ D B C 0,79 1,49 0,49 0,93

Marilan 140 115 17 [B[ [A[ [B[ C [D[ D AFB C 0,79 1,78 0,56 1,27

Extra 160 114 19 [B[ [A[ [C[ A [D[ D B CFD 0,98 1,39 0,61 0,87

Visconti 140 114 18 [C[ [A[ [C[ A [D[ D BFC CFD 0,75 1,21 0,54 0,86

Carrefour 150 116 18 [B[ [A[ [C[ A [E[ E B D 0,88 1,29 0,59 0,86

Gulosos 170 116 18 [B[ [C[ [C[ A [E[ E B D 0,95 1,99 0,56 1,17

Mabel 140 117 18 [B[ [C[ [C[ A [E[ E B DFE 0,62 1,22 0,44 0,87

Break’Up! 180 116 18 [B[ [A[ [B[ A [E[ E B DFE 0,94 1,85 0,52 1,03

0 100 O melhor do teste A escolha certa O barato do teste A Muito bom B Bom C Aceitável D Regular E Ruim

1 Porção de 25 gramas, que equivale de dois a três biscoitos. 2 Valores coletados em dezembro de 2007 nas cidades de Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Florianópolis, Jaboatão dos Guararapes (PE), Niteroí, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Referências

Documentos relacionados

Após a realização de todas as atividades teóricas e práticas de campo, pode-se concluir que não há grande erosão do conhecimento popular e tradicional de plantas medicinais, que

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

1 – O subsídio por prematuridade é concedido nas situações em que, fruto do nascimento prematuro medicamente certificado, se verifica uma situação de

A elaboração do dossiê contemplou, inicial- mente, os propósitos do grupo de estudos, dos quais essa pesquisa configura-se como parte fundamental, justamente por propor como ponto

5) “Estado da arte” do desenvolvimento local sertaginense. “A Sertã continua a ser pequenina e com pouca população. O setor turístico tem vindo a melhorar e temos

patula inibe a multiplicação do DENV-3 nas células, (Figura 4), além disso, nas análises microscópicas não foi observado efeito citotóxico do extrato sobre as

A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se baseia no fato de que uma

Para a realização da análise da modalidade deôntica no discurso religioso católico em relação ao tema da homossexualidade, fizemos uma seleção de