• Nenhum resultado encontrado

Formação de Mercado Histórico

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Formação de Mercado Histórico"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)
(2)

A Formação de Mercado como potencializador da liquidez de uma ação

Mar/03

Primeiras inclusões no Ibovespa na nova estrutura

2005

Formação de Mercado – Histórico

CVM publica a Instrução 384, regulamentando a atividade

2004

Empresas iniciam contratação para Formação de

Mercado na Bovespa

Início da Formação de Mercado na corretora Pactual

2006

2007

2008

4 ações com FM ingressam na carteira do Ibovespa

Uma nova inclusão com FM no Ibovespa

Sexta inclusão com FM no Ibovespa

4 novas ações com FM ingressam na carteira do Ibovespa 2009

2010

Set/2011

2012

Retomada da FM em uma nova estrutura

(3)

Formação de Mercado - Atributos

Equipe formada por profissionais com dedicação exclusiva, evitando hiatos de liquidez e potencializando momentos de liquidez aguda.

O melhor exercício da Formação de Mercado demanda comprometimento de capital e assunção de riscos de perdas eventuais, sem prejuízo da fomentação de negociabilidade em ambientes de maior volatilidade.

A interação com investidores potencializa a negociação, ao promover a disponibilização de fluxos aos participantes interessados.

De forma similar, a maior dinâmica de negociação acelera o atingimento de preços com maio profundidade de liquidez.

Uma área de pesquisa robusta promove um melhor conhecimento da empresa, com redução da percepção de risco por parte do Formador e elevação do interesse potencial de investidores.

O conhecimento dos principais índices do mercado também identifica e potencializa eventos de ampliação de liquidez.

O bom desempenho de um Formador de Mercado é contruído a partir da estrutura sobre a qual opera

Formação de Mercado

Especialização

Gestão de Risco

Sinergia com Investidores

Base de conhecimento

(4)

Exemplos da Ação do Formador: Agosto/2006

1 2ª Prévia

Quando foi divulgada a 2ª prévia para o rebalanceamento da carteira do Ibovespa válida para o quadrimestre setembro- dezembro/2006, figuravam como entrantes as ações GOLL4, PCAR4, NATU3 e TAMM4, sendo as últimas duas assistidas pela Formação de Mercado de nossa equipe. (1)

Na 3ª e deifinitiva prévia, porém, houve inversão de posições, com a ALLL11 – também contratante de nosso serviço de Formação de Mercado - conseguindo o ingresso, em detrimento da GOLL4, que deixou escapar a vaga naquela ocasião. (2)

A atuação do Formador de Mercado foi determinante para este sucesso, que foi resultado do trabalho especializado, não apenas na fomentação de liquidez, mas também na análise e dimensionamento da oprtunidade para a ALLL11.

Contexto

Dados

Saída: CTAX3 e CTAX4

Entrada: GOLL4, PCAR4, NATU3 e TAMM4

2

3ª Prévia

Saída: CTAX3 e CTAX4

Entrada: ALLL11, PCAR4, NATU3 e TAMM4

(5)

Exemplos da Ação do Formador: Dezembro/2009

1 1ª Prévia

Em dezembro/2009, foi identificada uma janela de oportunidade para novos entrantes na carteira do Ibovespa. O momento era atraente para o setor imobiliário e foi empreendido um esforço para impulsionar empresas do setor para o Ibovespa.

Na época, duas ações do segmento que eram atendidas pela equipe – PDGR3 e MRVE3 – apresentavam chances similares de sucesso. O trabalho foi desenvolvido para conduzir tanto PDGR3 e MRVE para o grupo elegível ao Ibovespa, maximizando as chances de forma equilibrada, para aproveitar a oportunidade e não dar margens a uma assimetria comercial. (1), (2) e (3)

Foi um caso de sucesso realizado com a intensa utilização dos recursos de fomentação de liquidez, análise e monitoramento dos índices.

Contexto

Dados

Saída: BRTO3, CLSC6 e CGAS5 Entrada: LLXL3

2 2ª Prévia

Saída: BRTO3, CLSC6 e CGAS5 Entrada: LLXL3 e OGXP3

3ª Prévia

Saída: BRTO3, CLSC6 e CGAS5 Entrada: LLXL3, OGXP3, MRVE3 e PDGR3

3

Ação I.N.

MRVE3 0,4909 PDGR3 0,4817

Ação I.N.

MRVE3 0,5303 PDGR3 0,5261

Ação I.N.

MRVE3 0,5698 PDGR3 0,5682

(6)

Exemplos da Ação do Formador: Dezembro/2011

1 1ª Prévia

Já na atual estrutura, nossa equipe assumiu a Formação de Mercado de RENT3 e DASA3, em outubro e novembro de 2011, respectivamente.

As duas ações não integravam a carteira do Ibovespa, mas, mesmo com o tempo reduzido, o Formador de Mercado impulsionou a negociabilidade de forma a permitir a entrada de ambas. (1) e (2)

Uma vez mais, o sucesso derivou de dedicação especializada e da prospecção e monitoramento da oprtunidade para RENT3 e DASA3.

Contexto

Dados

Saída: -

Entrada: RENT3, DASA3

2 3ª Prévia

Saída: -

Entrada: RENT3, DASA3

Ação I.N.

RENT3 0,4878 DASA3 0,4852

Ação I.N.

RENT3 0,4772 DASA3 0,4549

(7)

Delisted

Atuais Clientes da Flow

Track Record do Time da Flow

O time Flow é pioneiro no mercado de market making no Brasil e se tornou referência no mercado brasileiro, fornecendo o serviço para mais de 70 companhias.

Plural / Flow – Market Maker

Referências

Documentos relacionados

Como o objetivo é a aquisição de biopotenciais da face, devem ser utilizados eletrodos superficiais pois são baratos, descartáveis e evitam procedimentos de

Itaguaí Rio de Janeiro Porto do Açu Vitória Salvador Natal Fortaleza São Luís Belém.. Business Management Head Office: Rio de Janeiro

Aplicação dos princípios humanitários, étnico- raciais, ambientais e científicos em áreas relacionadas a produção, controle de qualidade e distribuição de

Apresenta-se neste trabalho uma sinopse das espécies de Bromeliaceae da região do curso médio do rio Toropi (Rio Grande do Sul, Brasil), sendo também fornecida uma chave

As característi- cas demográficas e sociodemográficas da população idosa são variáveis de região para região, com os estados das regiões Sul e Sudeste apresentando índices de

Declaro meu voto contrário ao Parecer referente à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresentado pelos Conselheiros Relatores da Comissão Bicameral da BNCC,

Nesse sentido, as SE possibilitam a contextualização dos conteúdos escolares, tornando-os mais significativos para os estudantes, pois “[...] busca a articulação

As inscrições serão feitas na Comissão Permanente de Vestibular da UFMG (COPEVE), situada no Prédio da Reitoria da UFMG, à Av. Presidente Antônio Carlos, 6627 – Campus da