• Nenhum resultado encontrado

ANEXO II Modelo (Sugestivo) de declaração de cumprimento dos requisitos de habilitação.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "ANEXO II Modelo (Sugestivo) de declaração de cumprimento dos requisitos de habilitação."

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

PROCEDIMENTO LICITATÓRIO Nº. 08/2018.

EDITAL DE PREGÃO Nº. 05/2018.

Fazem parte integrante deste Processo:

• Edital Pregão Presencial nº. 05/2018.

• ANEXO I – Minuta de Contrato.

• ANEXO II – Modelo (Sugestivo) de declaração de cumprimento dos requisitos de habilitação.

• ANEXO III – Modelo (Sugestivo) de Proposta.

(2)

PROCEDIMENTO LICITATÓRIO Nº. 08/2018.

EDITAL DE PREGÃO Nº. 05/2018.

TIPO: PRESENCIAL

O SAMASA - SERVIÇO AUTÔNOMO MUNICIPAL DE ÁGUA E SANEAMENTO AMBIENTAL, por seu Presidente, Sr Ernani Wogeinaki, pelo presente torna público, para conhecimento dos interessados, que recebera ate às 14:00 horas do dia 14 de novembro de 2018, propostas para a licitação na modalidade PREGÃO PRESENCIAL, do tipo "MENOR PREÇO", por item, visando a LOCAÇÃO DE VEÍCULO para transporte de pessoas dentro do município, em viagens intermunicipais e interestaduais.

Fundamento Legal:Lei Federal nº. 10.520 de 17/07/02,Decreto Municipal nº. 2.851 de 07/03/2005 e subsidiariamente, a Lei Federal nº. 8.666, de 21 de junho de 1993, com as alterações posteriores e legislação complementar vigente e pertinente à matéria.

DOS PROCEDIMENTOS

I Entrega dos envelopes: A entrega deverá ser realizada ate as 14:00 horas do dia 14 de novembro de 2018, diretamente na sede do SERVIÇO AUTÔNOMO MUNICIPAL DE ÁGUA E SANEAMENTO AMBIENTAL, a partir de agora denominado simplesmente SAMASA, localizado na Avenida Rigesa, 270 – Centro – Três Barras – SC, de segunda a sexta feira, das 08:00 as 12:00 horas e das 13:00 as 17:00 horas.

II A sessão publica do pregão será realizada as 14:00 horas do dia 14 de novembro de 2018, na sala de licitações do SAMASA, localizada na Avenida Santa Catarina, 270 – Centro – Três Barras – SC.

III Qualquer duvida relativa a este procedimento deverá ser sanada junto ao SAMASA, localizado na Avenida Rigesa, 270 – Centro – Três Barras – SC, fone 47 3623-1473 ou ainda pelo endereço eletrônico:

www.samasa.com.br.

1 DO OBJETO

LOCAÇÃO DE VEÍCULO para manutenção dos serviços administrativos do SAMASA conforme as especificações e quantidade indicada abaixo:

Item Quantidade Unidade Descrição Valor Maximo

1 12 MESES

LOCAÇÃO DE 01 VEÍCULO TIPO PASSEIO, COM CAPACIDADE MAXIMA DE NO MÍNIMO 95 CV, TIPO SEDAN, COM NO MÁXIMO 02 (DOIS) ANOS DE FABRICAÇÃO, 04 (QUATRO) PORTAS, CORES ACEITAS:

BRANCA, PRATA OU VERMELHO; COM AR CONDICIONADO, DIREÇÃO HIDRÁULICA OU ELETRICA, COM CENTRAL MULTIMIDIA,DESEMBAÇADOR DO VIDRO TRASEIRO, VIDROS E TRAVAMENTO DAS PORTAS ELÉTRICOS, BICOMBUSTÍVEL (ETANOL OU GASOLINA), CAPACIDADE PARA 04 (QUATRO) PASSAGEIROS MAIS O MOTORISTA, COM TODOS OS

ACESSÓRIOS EXIGIDOS PELO CONTRAN,

CONSIDERANDO QUILOMETRAGEM LIVRE DE DIAS CORRIDOS, CONFORME TERMO DE REFERENCIA.

2.020,00

(3)

I TERMO DE REFERENCIA

1.1 O objeto do presente contrato é o aluguel de VEÍCULO PARA TRANSPORTE DE PESSOAS dentro do município, em viagens intermunicipais e interestaduais, pelo período de 12 (DOZE) MESES.

1.1.1 Locação: MÊS: o mês de locação é composto por trinta dias corridos.

1.1.2 PERÍODO DA LOCAÇÃO: ATÉ 12 (doze) MESES, podendo ser prorrogado, mediante interesse da Contratante/Locatária, na forma do art. 57 da Lei nº 8.666/93.

1.2 Entregar ao Locatário os carros limpos, abastecidos, em perfeitas condições de funcionamento e segurança e com todos os equipamentos e documentos exigidos pelo Código de Trânsito Brasileiro.

1.3 Substituir o carro alugado, sem nenhum ônus para o Locatário, em caso de pane por defeito eletro/mecânico, oriundo de seu uso normal.

1.4 Quando o defeito apresentado permitir a locomoção do carro, sem risco, o Locatário deverá fazer a respectiva substituição na agência da Locadora.

1.4.1 Quando se tratar de defeito que impossibilite o carro de rodar, a Locadora providenciará a remoção e substituição do carro sem nenhum ônus para o Locatário.

1.4.2 Caso ocorra à remoção do carro e depois de feita a conferência seja detectado que o defeito foi causado por acidente ou pelo Uso Inadequado do (carro, ou o pedido da remoção foi desnecessário (ex.:

falta de combustível), o Locatário pagará à Locadora o valor do reboque, com base na Tarifa previamente definida pela locadora.

1.5 A Locadora, no entanto, não efetuará a substituição do carro alugado em caso de furto, roubo, incêndio, colisão, apropriação indébita, apreensão pelas autoridades competentes, perda, furto ou roubo de chaves e documentos ou pane provocada por Uso Inadequado do carro (conforme definição prevista no item 1.8 a seguir).

1.5.1 A Locadora, a seu exclusivo critério, poderá alugar outro carro caso o Locatário deseje. Neste caso será feito um novo contrato de aluguel, considerando-se uma nova transação, não ficando, em hipótese alguma, caracterizada novação nem renúncia a qualquer direito decorrente do contrato anterior.

1.6 Da guarda do carro alugado:

1.6.1 Responsabilizar-se pela guarda e correto uso dos carros no período da locação, em conformidade com as finalidades e limites definidos neste contrato.

1.6.2 Utilizar os carros somente em território nacional, sendo expressamente proibido ultrapassar qualquer fronteira com o carro alugado.

1.6.3 Reconhecer e assumir, com a locação e efetivo recebimento dos carros, a posse legítima e autônoma do carro, para todos os fins de direito, inexistindo solidariedade legal ou contratual, da Locadora, pelas responsabilidades indenizatórias decorrentes do uso e/ou circulação dos veículos, acidentes e/ou delitos de trânsito, em consonância com o art. 265 do Código Civil Brasileiro.

1.6.4 Responsabilizar-se pelos ônus de todos os eventos que decorram de empréstimo ou transferência do carro alugado a terceiros ainda que tenha a prévia e formal autorização da Locadora no ato da locação.

1.6.5 Não efetuar qualquer reparo ou autorizar qualquer serviço nos carros alugados sem a expressa e prévia anuência da Locadora.

1.6.5.1 A Locadora não reembolsará o Locatário eventuais despesas feitas para reparos ou serviços nos carros alugados, sem sua prévia e formal autorização.

1.7 Da devolução dos carros alugados:

1.7.1 Devolver os carros alugados na data, hora e agência, previamente ajustadas e consignadas no Contrato de Aluguel de Carros.

1.7.1.1 Na hipótese dos carros alugados, por qualquer motivo, vir a ser rebocado pelas autoridades competentes, a Locadora somente reconhecerá a devolução do carro e encerramento da locação quando estiver com a posse física do bem.

1.7.1.2 Na hipótese do carro alugado se envolver em algum acidente ou incêndio, a Locadora somente reconhecerá a devolução do carro e encerramento da locação quando estiver com a posse física do bem.

1.7.1.3 Ocorrendo furto ou roubo do carro alugado, a Locadora somente reconhecerá o encerramento da locação na data e hora do Boletim de Ocorrência, independentemente da data e hora da ocorrência do fato.

1.7.1.4 O atraso na devolução do carro configurar-se-á, automaticamente, em apropriação indébita.

(4)

1.7.1.5 Caracterizada a apropriação indébita, o Locatário ficará sujeito às sanções penais e civis que dela decorrem, arcando ainda com todas as despesas judiciais ou extrajudiciais que a Locadora realizar na busca, apreensão e efetiva reintegração da posse do carro alugado.

1.7.1.6 A Locadora, no entanto, somente reconhecerá o encerramento da locação na data e hora do Boletim de Ocorrência, independentemente da data e hora da ocorrência do fato. Nesta hipótese, o valor do aluguel contratado até a data e hora do registro da ocorrência será cobrado pela Locadora, sem prejuízo da responsabilidade do Locatário der causa, nos termos e para os fins do art. 575 do Código Civil e do disposto na cláusula 5.5.2 a seguir.

1.8 Das Responsabilidades Indenizatórias:

1.8.1 Aceitar o chamamento ao processo nas demandas em que a Locadora for acionada por terceiros para assunção das responsabilidades cabíveis e/ou para assegurar os direitos regressivos da Locadora ("Denunciação a Lide" ou "Assistência Litisconsorcial" - art.70, III ou art. 50, ambos do Código de Processo Civil).

1.8.2 Aceitar que a Locadora promova, pelos meios jurídico-processuais de que venha a dispor, o seu chamamento aos feitos judiciais que venham a ser contra ela promovidos por terceiros prejudicados, objetivando indenizações de qualquer natureza (incluindo, mas não se limitando a danos materiais, danos pessoais, morais e/ou lucros cessantes) decorrentes de eventos com o veículo alugado, cabendo-lhe assumir o pólo passivo nas demandas.

1.8.3 Reconhecer que as responsabilidades indenizatórias da Locadora limitam-se àquelas contratualmente ajustadas, cabendo ao Locatário arcar com todos os ônus que delas excederem, em juízo ou extrajudicialmente.

1.9 Das Multas por Infração de Trânsito:

1.9.1 Apresentar à Locadora, no ato da locação, a sua carteira de habilitação (documento original), e/ou as dos condutores formalmente autorizados no Contrato de Aluguel de Carros, além do CPF e carteira de identidade, para fins de identificação, arquivo e fotocópia.

1.9.2 Concordar que, na contratação, ao assinar o presente Contrato de Aluguel de Carros, a Locadora irá indicá-lo como condutor/infrator nos casos de multas de trânsito oriundas e praticadas no período de vigência da locação, nos termos do art. 257, § 7º e 8º do Código de Trânsito Brasileiro. A Locadora, ao indicar o condutor como real infrator, o tornará imediatamente parte legítima para o exercício do seu direito de defesa.

1.9.3 Reconhecer que a Locadora, após ser notificada quanto ao auto de infração ocorrido durante o período de locação, providenciará o pagamento da multa e imediatamente cobrará do Locatário o reembolso do que pagou, com os encargos previstos, constituindo-se dívida líquida e certa, mesmo em casos de recursos em julgamento.

1.9.3.1 Para aquelas infrações em que o infrator é abordado pelo agente de trânsito e recebe o Auto de Infração/Notificação, o Locatário, no ato da autuação, torna-se imediatamente legítimo para interpor recurso e deverá comunicar o fato, bem como entregar a cópia da notificação recebida à Locadora. Caso o Locatário seja omisso, a Locadora se reserva o direito de tomar as medidas cabíveis, efetuar o pagamento e proceder à cobrança do Locatário tão logo tome conhecimento da multa.

1.9.4 Recorrer das multas diretamente junto ao órgão de trânsito competente, a seu critério e às suas expensas. Sendo o recurso vitorioso, a Locadora repassará ao Locatário cópia da guia paga para que o Locatário solicite junto ao órgão o reembolso do valor pago, a título de restituição.

1.9.5 Ressarcir a Locadora por qualquer valor pago relativo às multas de trânsito ocorridas durante o período que o carro esteve locado pelo Locatário, mesmo que a Locadora não seja notificada pelo órgão atuador dentro do prazo legal. Nesses casos, a Locadora procederá ao Recurso Administrativo contestando junto ao referido órgão a notificação fora do prazo legal. A Locadora, outrossim, esclarece que não se responsabiliza pelo êxito de qualquer recurso interposto objetivando o cancelamento da autuação administrativa por infração de norma de trânsito. Caso seja provido, a Locadora repassará ao Locatário cópia da guia paga para que o Locatário solicite junto ao órgão o reembolso do valor pago, a título de restituição.

1.9.6 Qualquer discussão sobre a procedência ou improcedência, justiça ou injustiça das multas de trânsito deverá ser feita pelo Locatário junto ao órgão atuador, e em nenhuma hipótese junto à Locadora, sendo certo que o Locatário continua a responder pela restituição de todos os valores decorrentes da(s) penalidade(s) cometida(s) no período da locação.

(5)

1.10 Seguros dos veículos locados com cobertura total no Território Nacional, em caso de colisão com participação obrigatória no valor da franquia.

1.11 Cobertura de danos pessoais causados aos ocupantes do carro alugado, bem como a terceiros envolvidos em eventuais acidentes, até os limites especificados na apólice do seguro do veículos.

1.12 Cobertura de danos materiais causados a terceiros, até o limite previsto na apólice de seguro dos veículos.

1.13 Ocorrerá perda das proteções contratadas, quando o Locatário:

1.13.1 Não preencher o Relatório de Sinistro da Locadora;

1.13.2 Não apresentar o comprovante ou protocolo de emissão do Boletim de Ocorrência Policial ou Laudo Pericial;

1.13.3 Emprestar ou transferir o carro alugado a terceiros sem prévia autorização formal da Locadora;

1.13.4 Trafegar com o carro alugado fora do território nacional;

1.13.5 Agir com culpa grave, caracterizada pelas infrações gravíssimas explícitas no capítulo XV do Código de Trânsito Brasileiro, apurada por descrição em Boletim de Ocorrência ou em sentença transitada em julgado;

1.13.6 Proceder com manifesta negligência na guarda e uso do carro, especialmente se deixá-lo abandonado ou estacionado em local ermo ou com as portas destravadas ou vidros baixados, chave na ignição ou qualquer outra situação de descuido com o carro alugado;

1.13.7 Proceder com dolo ou Uso Inadequado do carro. Considera-se Uso Inadequado as seguintes situações:

1.13.7.1 Circular com o carro em dunas, praias, vias inundadas ou sem condições de tráfego normal, que venha colocar em risco o veículo;

1.13.7.2 Circular com o carro para fim diverso da destinação específica constante do seu Certificado de Registro e/ou especificações do fabricante, tais como transportar pessoas e/ou bens mediante a cobrança de remuneração de qualquer espécie; transportar pessoas e/ou bens além da capacidade informada pelo fabricante; guinchar e/ou rebocar qualquer veículo; participar de corridas, testes, competições, "rally", reconhecimento de trecho para "rally" e outras modalidades de competições, gincanas,

"rachas" e/ou "pegas"; instrução de pessoas não habilitadas a conduzir e treinamento de motoristas para qualquer situação; transporte de explosivos, combustíveis e/ou materiais químicos ou inflamáveis e quaisquer finalidades ilegais;

1.13.7.3 Circular com as luzes de advertência de óleo ou de temperatura acesas no painel de instrumentos do carro. Caso o Locatário persista com o carro em funcionamento nestas circunstâncias, mesmo por curto espaço de tempo, ocorrerão danos ao motor que serão identificados através de laudo técnico de concessionária ou judicial, à escolha da Locadora, sob acompanhamento do Locatário, quando este manifestar tal interesse;

1.13.7.4 Danificar a lataria, pintura, estofamentos ou partes mecânicas por descuido no uso do carro.

1.14 O presente Contrato de Aluguel de Carros não poderá ser transferido ou cedido, total ou parcialmente, por qualquer das Partes para qualquer terceiro, seja a que título for.

1.15 O Contrato de Aluguel de Carros constitui a integralidade do que foi acordado entre as Partes no que diz respeito ao seu objeto, substituindo quaisquer entendimentos ou acordos anteriores entre as Partes quanto ao mesmo.

1.16 A Locadora não responderá por quaisquer custos, pagamentos ou indenizações excedentes dos valores máximos das responsabilidades contratadas, cabendo ao Locatário arcar com tais ônus, nos pleitos judiciais ou extra-judiciais, decorrentes direta ou indiretamente do presente contrato.

2 DA PARTICIPAÇÃO NA LICITAÇÃO

2.1 Poderão participar da presente licitação os interessados que atenderem a todas as exigências constantes deste Edital e seus anexos.

2.2 Não poderão participar deste pregão os interessados que se encontrarem em processo de falência, de dissolução, de fusão, de cisão ou de incorporação, que estejam cumprindo suspensão temporária de participação em licitação, impedidos de contratar com a Administração Pública ou que tenham sido declarados inidôneos para licitar ou contratar com a Administração Pública.

(6)

3 DA IMPUGNAÇÃO DO ATO CONVOCATÓRIO

3.1 Qualquer pessoa poderá solicitar esclarecimentos e providências, ou impugnar o ato convocatório do presente pregão, protocolando o pedido até 03 dias úteis antes ao do recebimento da proposta na Avenida Rigesa, 270 - Centro, Três Barras - SC, cabendo ao Pregoeiro decidir sobre a petição no prazo de 24 (vinte e quatro) horas.

3.1.1 Não serão aceitas impugnações encaminhadas de forma digital, seja qual for à forma de envio.

3.2 Caso seja acolhida a petição contra o ato convocatório, será designada nova data para a realização do certame.

4 DA APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA DE PREÇOS E DOCUMENTOS DE HABILITAÇÃO.

4.1 Cada licitante deverá apresentar dois conjuntos de documentos, a saber: Proposta de Preços e Habilitação.

4.2 Os conjuntos de documentos relativos à Proposta de Preços e à Habilitação deverão ser entregues separadamente, em envelopes fechados, rubricados no fecho e identificados com o nome da licitante, o número e o objeto da licitação e, respectivamente, os títulos dos conteúdos ("Proposta de Preços" e "Documentos de Habilitação"), na forma dos incisos I e II a seguir:

I - Envelope contendo os documentos relativos à Proposta de Preços:

SAMASA – SERVIÇO AUTÔNOMO MUNICIPAL DE ÁGUA E SANEAMENTO AMBIENTAL DE TRÊS BARRAS SC.

PREGÃO PRESENCIAL Nº. 05/2018.

LICITANTE: ___________________________________

CNPJ:

ENVELOPE Nº. 01 (PROPOSTA DE PREÇOS) II - Envelope contendo os Documentos de Habilitação

SAMASA – SERVIÇO AUTÔNOMO MUNICIPAL DE ÁGUA E SANEAMENTO AMBIENTAL DE TRÊS BARRAS SC.

PREGÃO PRESENCIAL Nº. 05/2018.

LICITANTE: ___________________________________

CNPJ:

ENVELOPE Nº. 02 (DOCUMENTOS DE HABILITAÇÃO)

4.3 Os documentos necessários à participação na presente licitação poderão ser apresentados em original, ou por qualquer processo de cópia autenticada por Cartório competente ou ainda autenticada por um dos membros da equipe de apoio ou o pregoeiro.

4.4 O Fornecedor que desejar fazer uso dos benefícios previstos na LC 123/2006, deverá apresentar inicialmente, fora dos envelopes de documentos e /ou proposta, no inicio da sessão, Declaração de que é Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte (se for o caso) ou Certidão Simplificada da Junta Comercial, emitida a menos de 90 (noventa) dias a contar da data de abertura de propostas, devidamente reconhecida pela Junta Comercial do Estado, enquadrada na forma da Lei Complementar 123/2006, e ou, qualquer outro documento que comprove esta situação, sob pena de ser desconsiderada tal condição.

4.5 A Equipe de Apoio, Pregoeiro ou membro da comissão de licitações considerará como prazo de validade das certidões, 90 (noventa) dias contados da data da emissão, salvo se outro prazo já estiver expresso no próprio documento.

(7)

5 DA PROPOSTA DE PREÇOS (ENVELOPE Nº. 01)

5.1 O envelope "Proposta de Preço" deverá conter a proposta da licitante por item de forma que atenda aos seguintes requisitos:

5.1.1 No interior do envelope, e ser apresentada em uma via, em língua portuguesa, em papel timbrado da licitante ou identificado com o carimbo padronizado do CNPJ, sem ressalvas, emendas, rasuras, acréscimos ou entrelinhas, com o VALOR UNITARIO expresso em algarismos e / ou por extenso, devendo suas folhas ser rubricadas e a última assinada por quem de direito;

5.1.2 Descrição do Objeto da Licitação, obedecidas às especificações constantes no edital.

5.1.3 Preço ofertado pela Locação do veículo, especificando valor mensal do item em moeda corrente nacional, com no máximo 02 (duas) casas após a vírgula, especificando ainda a MARCA E MODELO dos veículos locados.

5.1.4 ENTREGA: a proponente vencedora deverá colocar o veículo a disposição doSAMASA no prazo máximo de 05 (cinco) dias após a assinatura do contrato.

5.1.5 Local, data, assinatura e identificação do signatário.

5.1.6 Modelo sugestivo de Proposta (Anexo III).

5.2 Serão desclassificadas as propostas que:

5.2.1 Não obedecerem às condições estabelecidas no edital;

5.2.2 Não estiverem assinado pelo representante legal ou autorizado;

5.2.3 Contiverem preços ilegíveis, ou seja, quando o preço unitário / item não for passível de leitura e entendimento (item a item).

5.2.4 Não especificar a marca e modelo do veiculo proposto.

5.3 Não apresentar declaração, como condição obrigatória para participação da licitação, conforme anexo II, dando ciência de que cumprem plenamente os requisitos de habilitação.

5.3.1 Esta declaração deverá ser entregue juntamente com o envelope “PROPOSTA DE PREÇO”.

6 DOS DOCUMENTOS DE HABILITAÇÃO (ENVELOPE Nº. 02)

No envelope "02 - DOCUMENTOS DE HABILITAÇÃO" deverão ser inseridos os documentos abaixo, em original e copia e / ou cópia autenticada, com validade no mínimo, até a data do encerramento deste Edital.

6.1 Habilitação Jurídica

• Para Empresas Individuais:

Registro da Firma na Junta Comercial do Estado sede da proponente.

• Para Sociedades por Quotas de Responsabilidade:

Contrato Social e última Alteração contratual, registrados na Junta Comercial do Estado sede da proponente.

• Para Sociedades Anônimas:

Ato Constitutivo, Estatutos em vigor e Ata da Eleição da atual Diretoria, registrada e/ou publicados.

6.1.2 Os documentos relacionados na clausula “6.1” não precisarão constar do Envelope “Documentos de Habilitação", se tiverem sido apresentados para o credenciamento neste Pregão conforme a clausula “7”.

6.2 Habilitação Fiscal

6.2.1 Registro da Firma no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ);

6.2.2 Certidão Negativa Municipal (do Município sede da proponente);

(8)

6.2.3 Certidão Negativa Estadual (do Estado sede da proponente);

6.2.4 Certidão de Quitação de Tributos e Contribuições Federais, Divida Ativa da União e INSS;

6.2.5 Certidão Negativa de Debito do "FGTS";

6.2.6 Certidão Negativa de Debito Trabalhistas (CNDT).

6.3 Qualificação Técnica

6.3.1 Alvará de funcionamento ou documento similar, do Município sede ou da Filial que emitirá a Nota Fiscal / Fatura, comprovando ramo de atividade compatível com o objeto deste Edital.

Parágrafo Único: Será assegurado à ME ou EPP, que tenha exercido o direito de preferência, e que apresentar alguma restrição na sua documentação fiscal, o prazo de 05 (cinco) dias úteis contados a partir da notificação do pregoeiro, prorrogável por igual período, a pedido da interessada e a critério do pregoeiro, para a necessária regularização, ultrapassando esse prazo decai o direito, se não apresentar a documentação esta sujeito as sanções cabíveis.

7 CREDENCIAMENTO

7.1 No dia, hora e local estipulado no preâmbulo deste edital, as Proponentes deverão estar representadas por agente credenciado, com poderes para formular lances, negociar preços e praticar todos os atos inerentes ao certame, inclusive interpor e desistir de recursos em todas as fases licitatórias.

7.2 Cada licitante credenciará apenas um representante, que será o único admitido a intervir nas fases do procedimento licitatório e a responder, para todos os atos e efeitos previstos neste Edital, por sua representada.

7.3 O DOCUMENTO DE CREDENDIAMENTO DEVERÁ SER APRESENTADO FORA DOS ENVELOPES Nº. 01 E Nº. 02, Acompanhado do Ato Constitutivo do seu Subscritor.

7.4 Sendo o representante sócio ou dirigente da Proponente, deverá apresentar cópia autenticada do respectivo ato constitutivo ou documento no qual estejam expressos os seus poderes.

7.5 A não apresentação do documento de credenciamento não será motivo para a desclassificação da proposta ou inabilitação da Proponente. Neste caso, o representante ficará apenas impedido de se manifestar e responder pela Proponente durante os trabalhos.

7.6 Cada credenciado poderá representar apenas uma empresa.

7.7 Os documentos de credenciamento serão retidos pela equipe deste Pregão e juntados ao respectivo processo.

8 DO RECEBIMENTO

8.1 No dia, hora e local designado neste Edital, na presença dos representantes das licitantes e demais pessoas que queiram assistir ao ato, o Pregoeiro receberá dos representantes credenciados, em envelopes distintos, devidamente fechados e rubricados nos fechos, as propostas de preços e a documentação exigida para habilitação das licitantes, registrando em ata a presença dos participantes.

8.2 Declarada a abertura da sessão pelo Pregoeiro não mais serão admitidos novos proponentes, dando-se início a abertura dos envelopes.

8.3 Serão abertos inicialmente os envelopes contendo as Propostas de Preços, sendo feita a sua conferência e posterior rubrica.

(9)

8.4 Após apresentação da proposta, não caberá desistência, salvo por motivo justo decorrente de fato superveniente e aceito pelo Pregoeiro.

9 SESSÃO PÚBLICA DE ABERTURA DO PREGÃO

9.1 No dia, hora e local designado no preâmbulo deste edital, será realizada sessão pública para recebimento das propostas e da documentação de habilitação, envelopes nº. 01 e 02 respectivamente;

9.2 Aberta a sessão, os interessados apresentarão à equipe de pregão os envelopes nº. 01 e 02, bem como declaração dando ciência de que cumprem plenamente os requisitos de habilitação.

9.2.1 Caso qualquer proponente deixe de apresentar a declaração de cumprimento dos requisitos de habilitação poderá assinar tal declaração disponibilizada na sessão pelo Pregoeiro;

9.2.2 No caso do licitante declarar que a Declaração de cumprimento aos requisitos de habilitação e ou seus documentos de credenciamento estão dentro do envelope proposta e ou dentro do envelope de documentos, o pregoeiro se reserva o direito de abrir o respectivo envelope para retirar estes, que deverão ser apresentados no inicio da sessão.

9.2.3 Não havendo representante presente a sessão, não sendo apresentada a declaração de cumprimento de requisitos de habilitação pelo lado externo dos envelopes, a proponente será desclassificada.

9.4 Em seguida identificará em cada item a proposta de menor preço cujo conteúdo atenda as especificações do edital;

9.5 As propostas com valor superior em até 10% (dez por cento) da proposta de menor preço serão classificadas em ordem crescente;

9.6 O conteúdo das propostas indicadas no item anterior será analisado, desclassificando-se aquelas cujo objeto não atenda às especificações, prazos e condições fixados no edital. A aceitabilidade do preço será verificada somente após o encerramento da fase de lances;

9.7 Não havendo, no mínimo, três propostas válidas nos termos dos itens 9.5 e 9.6, serão selecionadas até três melhores propostas e os seus autores convidados a participar dos lances verbais, quaisquer que sejam os preços oferecidos nas propostas escritas;

9.8 Em caso de empate das melhores propostas, na hipótese do item anterior, todos proponentes com o mesmo preço serão convidados a participar dos lances verbais;

9.9 Em seguida, será dado início à etapa de apresentação de lances verbais, formulados de forma sucessiva, inferiores à proposta de menor preço;

9.10 O pregoeiro convidará individualmente as Proponentes classificadas, de forma seqüencial, a apresentar lances verbais, a partir do autor da proposta classificada de maior preço e os demais em ordem decrescente de valor, decidindo-se por meio de sorteio no caso de empate de preços;

9.11 O encerramento da fase competitiva dar-se-á quando, indagados pelo pregoeiro, as Proponentes manifestarem seu desinteresse em apresentar novos lances;

9.12 A ausência de representante credenciado ou a desistência em apresentar lance verbal, quando convocado pelo pregoeiro, implicará a exclusão da Proponente da etapa de lances verbais e na manutenção do último preço apresentado pela Proponente, para efeito de ordenação das propostas;

9.13 Caso não realizem lances verbais, será verificada a conformidade entre a proposta escrita de menor preço por item e o valor estimado para a licitação;

(10)

9.13.1 Havendo empate na proposta escrita e não sendo ofertados lances, a classificação será efetuada por sorteio, na mesma sessão;

9.14 Quando comparecer um único Proponente ou houver uma única proposta válida, caberá ao pregoeiro verificar a aceitabilidade do preço por item ofertado;

9.15 Encerrada a etapa de lances, o pregoeiro verificará o disposto pela Lei Complementar 123/2006, 9.15.1 Havendo empresas com possibilidades de fazer uso dos benefícios, o pregoeiro convocará as mesmas por ordem de classificação.

9.15.2 Havendo o exercício de preferência pela ME ou EPP, o pregoeiro passa à etapa de negociação, observando-se os demais procedimentos subseqüentes estabelecidos para cada etapa deste certame.

9.15.3 Caso a ME ou EPP não exerça o direito de preferência ou não atenda às exigências do edital serão convocadas as ME ou EPP, remanescentes, cujas propostas se enquadrem no limite de 5% (cinco por cento) estabelecido, obedecida a ordem de classificação, para o exercício do mesmo direito, e assim sucessivamente, até a identificação de uma empresa que preencha todos os requisitos do edital.

9.16 Declarada encerrada a etapa de lances e classificadas as ofertas na ordem crescente de valor por item, o pregoeiro examinará a aceitabilidade do preço da primeira classificada, decidindo motivadamente a respeito;

9.16.1 Considerada aceitável a proposta de menor preço por item, obedecidas às exigências fixadas no edital, será aberto o envelope nº. 02 “DOCUMENTAÇÃO” de seu detentor, para confirmação das suas condições habilitatórias;

9.17 Constatado o atendimento das exigências de habilitação fixadas no edital, o melhor preço por item será declarado vencedor na ordem de classificação;

9.18 Se a Proponente desatender às exigências habilitatórias, o pregoeiro examinará a oferta subseqüente, verificando a habilitação da Proponente, na ordem de classificação, e assim sucessivamente, até a apuração de uma proposta que atenda ao edital, sendo a respectiva Proponente declarada vencedora;

9.19 Nas situações previstas nos itens 9.13 e 9.14, o pregoeiro poderá negociar diretamente com a Proponente para que seja obtido preço melhor por item;

9.20 Todos os documentos serão colocados à disposição dos presentes para exame e rubrica, conforme preceitua o artigo 43 § 2º da Lei de Licitações;

9.21 A manifestação da intenção de interpor recurso será feita no final da sessão, com registro em ata da síntese das suas razões;

9.22 O recurso contra decisão do pregoeiro e sua equipe de apoio terá efeito suspensivo;

9.23 O acolhimento de recurso importará a invalidação apenas dos atos insuscetíveis de aproveitamento;

9.24 A falta de manifestação motivada da Proponente na sessão importará a decadência do direito de recurso;

9.25 Caso, excepcionalmente, seja suspensa ou encerrada a sessão antes de cumpridas todas as fases preestabelecidas, os envelopes devidamente rubricados pelo pregoeiro e pelas Proponentes, ficarão sob a guarda do pregoeiro, sendo exibidos às Proponentes na reabertura da sessão ou na nova sessão previamente marcada para prosseguimento dos trabalhos;

9.26 O prazo para formulação de lances verbais e o valor entre lances poderão ser acordados entre os credenciados e o Pregoeiro, por ocasião do início da sessão pública.

(11)

10 DAS CONDIÇÕES GERAIS A SEREM ATENDIDAS A empresa Adjudicatária fica obrigada a:

10.1 Não transferir a outrem, no todo ou em parte, o objeto deste Edital;

10.2 DA ENTREGA

10.2.1 A proponente vencedora deverá colocar os veículos locado a disposição do SAMASA no prazo máximo de 05 (cinco) dias após a assinatura do contrato.

10.2.2 LOCAL PARA ENTREGA: SAMASA localizada na Avenida Rigesa, 270 – Centro – Três Barras – SC.

10.3 VIGENCIA CONTRATUAL: O contrato terá vigência de 12 (doze) meses, podendo ser prorrogado, caso haja interesse da Administração, por iguais e sucessivos períodos, até o máximo de 60 (sessenta) meses, nos termos do artigo 57, II da Lei 8.666/93.

10.2.3 A Contratada deverá emitir as notas fiscais para:

SERVIÇO AUTÔNOMO MUNICIPAL DE ÁGUA E SANEAMENTO AMBIENTAL CNPJ: 11.828.418/0001-08

AVENIDA RIGESA, 1634 TRES BARRAS – SC CEP: 89.490-000 IE: ISENTO

10.2.4 O recebimento provisório será efetuado pelo servidor responsável que verificará a quantidade/qualidade/adequação do objeto, observado o disposto nas alíneas “a” dos incisos I e II do art. 73 da Lei n º 8.666/93;

10.2.5 O recebimento definitivo será efetuado pelo servidor responsável após a confirmação da verificação supracitada, observando o disposto nas alíneas “b” dos incisos I e II do art. 73 da Lei n º 8.666/93;

10.2.6 Caso o veículo locado não preencher os requisitos solicitados, não sera aceitos, devendo a Licitante Vencedora providenciar no prazo máximo de 03 dias úteis, contados da data de notificação expedida pela SAMASA, a sua adequação, visando o atendimento das especificações, sem prejuízo da incidência das sanções previstas no instrumento convocatório, na Lei nº. 8.666/93;

11 DO PAGAMENTO

11.1 O pagamento da locação será efetuado de forma mensal, mediante a emissão de nota fiscal, que será pago em até 05(cinco) dias subseqüentes ao mês da locação. É DEVERDO FORNECEDOR: informar o nome e o número do banco, da agência e da conta bancaria da empresa, para o depósito.

12 OBRIGAÇÕES

12.1 Constituem obrigações/responsabilidades do LICITANTE VENCEDOR:

12.1.1 Responsabilizar-se pelos encargos decorrentes do cumprimento das obrigações supramencionadas, bem como pelo recolhimento de todos os impostos, taxas, tarifas, contribuições ou emolumentos federais, estaduais e municipais, que incidam ou venham incidir sobre o objeto deste contrato, bem como apresentar os respectivos comprovantes, quando solicitados pelo Município de Três Barras – SC.

12.1.2 Responsabilizar pelos prejuízos causados ao Município de Três Barras – SC ou a terceiros, por atos de seus empregados ou prepostos;

(12)

12.2 Constituem obrigações/responsabilidades do MUNICÍPIO:

12.2.1 Receber o veículo e realizar sua análise quanto à qualidade;

12.2.2 Efetuar o pagamento no prazo estabelecido neste edital;

13 DAS PENALIDADES

13.1 Em caso do licitante vencedor recusar-se a honrar o compromisso injustificadamente será convocado outro licitante, observada a ordem de classificação, e assim sucessivamente, sem prejuízo da aplicação das sanções cabíveis, garantido o direito ao contraditório e a ampla defesa.

13.2 As penalidades referidas no caput do artigo 81, da Lei nº. 8666/93 e Lei 126/2006 e alterações posteriores, não se aplicam às demais licitantes que forem convocadas, conforme a ordem de classificação das propostas, que não aceitarem a contratação.

13.3 O licitante que, convocado dentro do prazo de validade da sua proposta, não assinar o Contrato, deixar de entregar documentação exigida para o certame ou apresentar documentação falsa, ensejar o retardamento da execução de seu objeto, não mantiver a proposta, falhar ou fraudar na execução do contrato, comportar-se de modo inidôneo ou cometer fraude fiscal, ficará impedido de licitar e contratar com a Administração Pública pelo prazo de até 05 (cinco) anos, sem prejuízo das multas previstas no Edital e das demais cominações legais;

13.3.1 As penalidades de que tratam o item anterior, serão aplicadas na forma abaixo:

13.3.1.1 Apresentação de documentação falsa, 13.3.1.2 Cometer fraude fiscal e

13.3.1.3 Comportar-se de modo inidôneo, será impedido de licitar e contratar com a Administração por, no mínimo 02 (dois) anos até 05 (cinco) anos.

13.4 A CONTRATADA ficará sujeita às seguintes penalidades, garantidas a prévia defesa, pela inexecução total ou parcial do Edital:

I - advertência;

II – multa(s), que deverá (ao) ser recolhida(s):

a) de 1% (um por cento) do valor da Nota de Empenho, por dia de atraso por descumprimento dos prazos da entrega do veículo especificado neste Edital, limitado a 03 (três) dias de atraso;

b) de 2% (dois por cento) do valor da Nota de Empenho por infração a qualquer condição estipulada no Edital, não prevista na alínea anterior, aplicada em dobro na reincidência.

c) Pela inexecução total ou parcial do edital, a Administração poderá, garantida a prévia defesa, aplicar a Contratada as sanções previstas nos incisos I, III e IV do art. 87 da Lei 8.666/93 e 9.648/98, e multa de 20%

sobre o valor total do contrato.

13.4.1 As multas aplicadas deverão ser recolhidas ao Tesouro Municipal no prazo de 05 (cinco) dias, a contar da data da notificação, podendo a Administração cobrá-las judicialmente.

13.5 Ficarão ainda sujeitos às penalidades previstas nos incisos Ill e IV do artigo 87, da Lei nº. 8.666/93 e alterações posteriores, os profissionais ou as empresas que praticarem os ilícitos previstos no artigo 88 do mesmo diploma legal.

13.6 Para as penalidades previstas será garantido o direito às contraditória e ampla defesa.

14 DAS DOTAÇÕES E RECURSOS FINANCEIROS

14.1 Os recursos para locação dos veículos que consta neste Edital correrão por conta dasseguintes dotações orçamentárias:

(13)

Orçamentários DESCRICAO:

16.01.2081.33903900.20000 SERVIÇO AUTÔNOMO MUNICIPAL DE ÁGUA E SANEAMENTO AMBIENTAL MANUTENÇÃO DO SAMASA

APLICAÇÕES DIRETAS RECURSOS ORDINARIOS 15 DO RECURSO

15.1 Ao final da sessão, qualquer licitante interessado deverá, na forma da Lei, manifestar imediata e motivadamente a intenção de interpor recurso, com registro em ata da síntese das suas razões, no que lhe será concedido o prazo de 03 (três) dias úteis para apresentação das razões do recurso, no qual poderá juntar memoriais, ficando as demais licitantes desde logo intimadas para apresentar contra-razões em igual número de dias, que começarão a correr do término do prazo do recorrente.

15.2 A falta de manifestação imediata e motivada da licitante importará a decadência do direito de recurso.

15.3 Decididos os recursos e constatada a regularidade dos atos procedimentais, o senhor Diretor executivo homologará o resultado da licitação.

15.4 A intimação dos atos, excluindo-se as penas de advertência e multa de mora, será feita mediante publicação no Samasa – Serviço Autônomo Municipal de Água e Saneamento Ambiental.

15.5 Os recursos e impugnações interpostos fora dos prazos não serão conhecidos.

16 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

16.1 O Diretor Executivo poderá revogar a presente licitação em face de razões de interesse público, derivado de fato superveniente devidamente comprovado, pertinente e suficiente para justificar tal conduta, devendo anulá-la por ilegalidade, de ofício, ou por provocação de qualquer pessoa, mediante ato escrito e fundamentado.

16.2 É facultado ao Pregoeiro ou à autoridade superior, em qualquer fase da licitação, a promoção de diligência destinada a esclarecer ou complementar a instrução do processo.

16.3 As normas que disciplinam este pregão serão sempre interpretadas em favor da ampliação da disputa entre os interessados, desde que não comprometam o interesse da Administração e a segurança da contratação.

16.4 A homologação do resultado desta licitação não implicará em direito à contratação, conforme prevê a legislação vigente aplicável.

16.5 Para dirimir, na esfera judicial, as questões oriundas do presente Edital, será competente o juízo da Comarca de Canoinhas – SC.

16.6 Na hipótese de não haver expediente no dia da abertura da presente licitação, ficará esta transferida para o primeiro dia útil subseqüente, no mesmo local e horário, anteriormente estabelecidos.

16.7 Quaisquer dúvidas porventura existentes sobre o disposto no presente Edital deverão ser objeto de consulta, por escrito, ao Pregoeiro, no de Três Barras, até 03(três) dias úteis antes da data fixada para recebimento das propostas, as quais serão respondidas, igualmente por escrito, no prazo de 24 (vinte e quatro) horas, por meio de circular encaminhada a todos os interessados.

(14)

16.8 Demais informações poderão ser obtidas pelo telefone (47) 3623-1473. Cópias do Edital e seus anexos poderão ser solicitados através do endereço eletrônico www.samasa.com.br.

16.9 DO VALOR DE REFERENCIA: Será o valor máximo admitido para o presente procedimento.

Pospostas com valores superiores serão desclassificadas.

Três Barras – SC, 18 de outubro de 2018.

_________________________

ERNANI WOGEINAKI Presidente

_________________________________________

CAMILA DENK DA SILVA KUCZERA Assessoria Jurídica

(15)

ANEXO I

MINUTA DO CONTRATO

PROCEDIMENTO LICITATÓRIO Nº. 08/2018.

EDITAL PREGÃO Nº. 05/2018.

CONTRATO N°. 000/2018 DE LOCAÇÃO DE VEÍCULO

O SERVIÇO AUTÔNOMO MUNICIPAL DE ÁGUA E SANEAMENTO AMBIENTAL, inscrito no CNPJ sob nº 11.828.418/0001-08, residente e domiciliado á Rua/Avenida Rigesa, 270, por seu Presidente, doravante denominado LOCATARIO, e de outro lado a Empresa __________________,pessoa jurídica de direto privado, inscrita no CNPJ sob o nº _______________________, neste ato representada por seu sócio gerente ___________________, brasileiro, portador da Carteira de Identidade nº.

_______________________, inscrito no CPF sob o nº. ____________________, residente e domiciliado à Rua/Avenida __________________, Nº. _______, Bairro _________________, no município de ________________________ - ______, de ora em diante chamada simplesmente LOCADORA, tem justo e acordado o objeto deste Contrato de Prestação de Serviços, conforme prevê a Lei de Licitações nº.

8.666/93 e Lei nº. 8.883/94 e pelas cláusulas que seguem:

CLÁUSULA PRIMEIRA - DO OBJETO

1.1 O objeto do presente contrato é o aluguel de veículo de propriedade da Locadora, pelo Locatário, por prazo determinado, para utilização exclusivamente em território nacional, observados os termos e limites de sua utilização, fixados abaixo, e demais disposições aplicáveis à locação.

1.2 O carro alugado não poderá ser utilizado para:

1.2.1 Transportar pessoas e/ou bens mediante a cobrança de remuneração de qualquer espécie;

1.2.2 Transportar pessoas e/ou bens além da capacidade informada pelo fabricante do veículo;

1.2.3 Guinchar e/ou rebocar qualquer veículo;

1.2.4 Participar de corridas, testes, competições, “rally”, reconhecimento de trecho para “rally” e outras modalidades de competições, gincanas, rachas” e/ou "pegas";

1.2.5 Instrução de pessoas não habilitadas a conduzir e treinamento de motoristas para qualquer situação;

1.2.6 Transportar explosivos, combustíveis e/ou materiais químicos ou inflamáveis;

1.2.7 Trafegar em dunas e praias;

1.2.8 Quaisquer finalidades ilegais.

CLÁUSULA SEGUNDA – VIGENCIA

2.1 O contrato terá vigência de 12 (doze) meses, podendo ser prorrogado, caso haja interesse da Administração, por iguais e sucessivos períodos, até o máximo de 60 (sessenta) meses, nos termos do artigo 57, II da Lei 8.666/93.

2.2 Na hipótese de prorrogação do prazo da locação permanecerão em vigor todos os termos e cláusulas do presente contrato, ficando o Locatário sujeito às eventuais variações de preços da Tarifa e à perda de eventuais descontos e promoções por períodos previamente determinados.

CLÁUSULA TERCEIRA - PREÇO

3.1 O valor mensal da locação do veículo é de R$ _______________ (por extenso), com quilometragem livre, se perfazendo um total geral de R$ _______________ (por extenso).

3.1.1 O PAGAMENTO DA LOCAÇÃO: o pagamento será efetuado de forma mensal, mediante a emissão de nota fiscal, que será paga em até 05 (cinco) dias subsequentes ao mês da locação.

3.1.1.1 A Contratada deverá emitir notas fiscais, para:

SERVIÇO AUTÔNOMO MUNICIPAL DE ÁGUA E SANEAMENTO AMBIENTAL CNPJ: 11.828.418/0001-08

AVENIDA RIGESA, 1634 TRES BARRAS – SC

(16)

CEP: 89.490-000 IE: ISENTO 3.2 Locação

a. MES: o mês de locação é composto por trinta dias corridos.

3.2.1 Reembolso de Despesas e Indenizações:

a. Combustível:

b. Lavagem do carro c. Documentos do carro d. Chaves do carro:

f. "No show":

g. Infrações de trânsito h. Reboque e Guincho i. Apreensão do Carro:

j. Indenização de Avarias ou Sinistro (na ocorrência de qualquer avaria ou sinistro com o carro alugado, serão cobradas os valores relativos a franquia do seguro do veículo)

k. Acessórios e pneumáticos (será cobrado o valor integral em casos de furto, roubo ou danos a qualquer acessório ou pneu do carro alugado)

CLÁUSULA QUARTA - RESPONSABILIDADES DA LOCADORA

4.1 Entregar ao Locatário os carros limpos, abastecido, em perfeitas condições de funcionamento e segurança e com todos os equipamentos e documentos exigidos pelo Código de Trânsito Brasileiro.

4.2 Quando o Locatário for atendido com carro de categoria superior ao modelo reservado, o Locatário pagará a locação pelo valor do carro reservado até o momento em que for disponibilizado o carro na categoria reservada. Caso o Locatário não venha até a agência para trocar o carro na data e hora estabelecidas pela Locadora, significará sua total concordância em permanecer com o carro de categoria superior, pagando, por este, sua respectiva tarifa, desde o início da locação.

4.3 Substituir o carro alugado, sem nenhum ônus para o Locatário, em caso de pane por defeito eletro/mecânico, oriundo de seu uso normal.

4.4 Quando o defeito apresentado permitir a locomoção do carro, sem risco, o Locatário deverá fazer a respectiva substituição na agência da Locadora.

4.4.1 Quando se tratar de defeito que impossibilite o carro de rodar, a Locadora providenciará a remoção e substituição do carro sem nenhum ônus para o Locatário.

4.4.2 Caso ocorra à remoção do carro e depois de feita a conferência seja detectado que o defeito foi causado por acidente ou pelo Uso Inadequado do carro, ou o pedido da remoção foi desnecessário (ex.:

falta de combustível), o Locatário pagará à Locadora o valor do reboque, com base na Tarifa previamente definida pela locadora.

4.5 A Locadora, no entanto, não efetuará a substituição do carro alugado em caso de furto, roubo, incêndio, colisão, apropriação indébita, apreensão pelas autoridades competentes, perda, furto ou roubo de chaves e documentos ou pane provocada por Uso Inadequado do carro (conforme definição prevista no item 8.1.7 a seguir).

4.5.1 A Locadora, a seu exclusivo critério, poderá alugar outro carro caso o Locatário deseje. Neste caso será feito um novo contrato de aluguel, considerando-se uma nova transação, não ficando, em hipótese alguma, caracterizada novação nem renúncia a qualquer direito decorrente do contrato anterior.

CLÁUSULA QUINTA - RESPONSABILIDADES DO LOCATÁRIO 5.1 Da guarda dos carros alugados:

5.1.1 Responsabilizar-se pela guarda e correto uso do carro no período da locação, em conformidade com as finalidades e limites definidos neste contrato.

(17)

5.1.2 Utilizar os carros somente em território nacional, sendo expressamente proibido ultrapassar qualquer fronteira com o carro alugado.

5.1.3 Reconhecer e assumir, com a locação e efetivo recebimento do carro, a posse legítima e autônoma do carro, para todos os fins de direito, inexistindo solidariedade legal ou contratual, da Locadora, pelas responsabilidades indenizatórias decorrentes do uso e/ou circulação do veículo, acidentes e/ou delitos de trânsito, em consonância com o art. 265 do Código Civil Brasileiro.

5.1.4 Responsabilizar-se pelos ônus de todos os eventos que decorram de empréstimo ou transferência do carro alugado a terceiros ainda que tenha a prévia e formal autorização da Locadora no ato da locação.

5.1.5 Não efetuar qualquer reparo ou autorizar qualquer serviço nos carros alugados sem a expressa e prévia anuência da Locadora.

5.1.5.1 A Locadora não reembolsará o Locatário eventuais despesas feitas para reparos ou serviços no carro alugado, sem sua prévia e formal autorização.

5.2 Da devolução do carro alugado:

5.2.1 Devolver o carro alugado na data, hora e agência, previamente ajustadas e consignadas no Contrato de Aluguel d Carro.

5.2.1.1 Na hipótese do carro alugado, por qualquer motivo, vir a ser rebocado pelas autoridades competentes, a Locadora somente reconhecerá a devolução do carro e encerramento da locação quando estiver com a posse física do bem.

5.2.1.2 Na hipótese de o carro alugado se envolver em algum acidente ou incêndio, a Locadora somente reconhecerá a devolução do carro e encerramento da locação quando estiver com a posse física do bem.

5.2.1.3 Ocorrendo furto ou roubo do carro alugado, a Locadora somente reconhecerá o encerramento da locação na data e hora do Boletim de Ocorrência, independentemente da data e hora da ocorrência do fato.

5.2.1.4 O atraso na devolução do carro configurar-se-á, automaticamente, em apropriação indébita.

5.2.1.5 Caracterizada a apropriação indébita, o Locatário ficará sujeito às sanções penais e civis que dela decorrem, arcando ainda com todas as despesas judiciais ou extrajudiciais que a Locadora realizar na busca, apreensão e efetiva reintegração da posse do carro alugado.

5.2.1.6 A Locadora, no entanto, somente reconhecerá o encerramento da locação na data e hora do Boletim de Ocorrência, independentemente da data e hora da ocorrência do fato. Nesta hipótese, o valor do aluguel contratado até a data e hora do registro da ocorrência será cobrado pela Locadora, sem prejuízo da responsabilidade do Locatário der causa, nos termos e para os fins do art. 575 do Código Civil e do disposto na cláusula 5.5.2 a seguir.

5.3 Das Responsabilidades Indenizatórias:

5.3.1 Aceitar o chamamento ao processo nas demandas em que a Locadora for acionada por terceiros para assunção das responsabilidades cabíveis e/ou para assegurar os direitos regressivos da Locadora ("Denunciação a Lide" ou "Assistência Litisconsorcial" - art.70, III ou art. 50, ambos do Código de Processo Civil).

5.3.2 Aceitar que a Locadora promova, pelos meios jurídico-processuais de que venha a dispor, o seu chamamento aos feitos judiciais que venham a ser contra ela promovidos por terceiros prejudicados, objetivando indenizações de qualquer natureza (incluindo, mas não se limitando a danos materiais, danos pessoais, morais e/ou lucros cessantes) decorrentes de eventos com o veículo alugado, cabendo-lhe assumir o pólo passivo nas demandas.

5.3.3 Reconhecer que as responsabilidades indenizatórias da Locadora limitam-se àquelas contratualmente ajustadas, cabendo ao Locatário arcar com todos os ônus que delas excederem, em juízo ou extrajudicialmente.

5.4 Das Multas por Infração de Trânsito:

5.4.1 Apresentar à Locadora, no ato da locação, a sua carteira de habilitação (documento original), e/ou as dos condutores formalmente autorizados no Contrato de Aluguel de Carros, além do CPF e carteira de identidade, para fins de identificação, arquivo e fotocópia.

5.4.2 Concordar que, na contratação, ao assinar o presente Contrato de Aluguel de Carros, a Locadora irá indicá-lo como condutor/infrator nos casos de multas de trânsito oriundas e praticadas no período de vigência da locação, nos termos do art. 257, § 7º e 8º do Código de Trânsito Brasileiro. A Locadora, ao

(18)

indicar o condutor como real infrator, o tornará imediatamente parte legítima para o exercício do seu direito de defesa.

5.4.3 Reconhecer que a Locadora, após ser notificada quanto ao auto de infração ocorrido durante o período de locação, providenciará o pagamento da multa e imediatamente cobrará do Locatário o reembolso do que pagou com os encargos previstos, constituindo-se dívida líquida e certa, mesmo em casos de recursos em julgamento.

5.4.3.1 Para aquelas infrações em que o infrator é abordado pelo agente de trânsito e recebe o Auto de Infração/Notificação, o Locatário, no ato da autuação, torna-se imediatamente legítimo para interpor recurso e deverá comunicar o fato, bem como entregar a cópia da notificação recebida à Locadora. Caso o Locatário seja omisso, a Locadora se reserva o direito de tomar as medidas cabíveis, efetuar o pagamento e proceder à cobrança do Locatário tão logo tome conhecimento da multa.

5.4.4 Recorrer das multas diretamente junto ao órgão de trânsito competente, a seu critério e às suas expensas. Sendo o recurso vitorioso, a Locadora repassará ao Locatário cópia da guia paga para que o Locatário solicite junto ao órgão o reembolso do valor pago, a título de restituição.

5.4.5 Ressarcir a Locadora por qualquer valor pago relativo às multas de trânsito ocorridas durante o período que o carro esteve locado pelo Locatário, mesmo que a Locadora não seja notificada pelo órgão autuador dentro do prazo legal. Nesses casos, a Locadora procederá ao Recurso Administrativo contestando junto ao referido órgão a notificação fora do prazo legal. A Locadora, outrossim, esclarece que não se responsabiliza pelo êxito de qualquer recurso interposto objetivando o cancelamento da autuação administrativa por infração de norma de trânsito. Caso seja provido, a Locadora repassará ao Locatário cópia da guia paga para que o Locatário solicite junto ao órgão o reembolso do valor pago, a título de restituição.

5.4.6 Qualquer discussão sobre a procedência ou improcedência, justiça ou injustiça das multas de trânsito deverá ser feita pelo Locatário junto ao órgão autuador, e em nenhuma hipótese junto à Locadora, sendo certo que o Locatário continua a responder pela restituição de todos os valores decorrentes da(s) penalidade(s) cometida(s) no período da locação.

5.5 Dos pagamentos:

5.5.1 Reconhecer e efetuar o pagamento dos débitos decorrentes do aluguel conforme pactuado.

5.5.1.1 O Locatário é responsável pelo pagamento dos débitos decorrentes do aluguel até a efetiva devolução do carro pelo Usuário ou Condutor.

5.5.2 Arcar com as despesas de franquias do seguro do veículo decorrentes de qualquer sinistro com o carro alugado além dos lucros cessantes.

5.5.2.1 Em caso de Furto, Roubo ou Apropriação Indébita do carro: ressarcir à Locadora os valores relativos a franquia do seguro do veículo independentemente do pagamento a seguradora.

5.5.2.2 Acidente com Perda Total ou Incêndio: ressarcir à Locadora os valores relativos a franquia do seguro do veículo.

5.5.2.3 Acidente sem Perda Total: ressarcir à Locadora os valores relativos a franquia do seguro do veículo independentemente do acionamento do seguro.

5.5.2.4 Reboque e guincho: ressarcir à Locadora todas as despesas de reboque ou guincho do carro, bem como as despesas de diárias e taxas em depósitos de órgãos de trânsito, quando o carro alugado, por qualquer motivo, for rebocado ou guinchado, salvo quando comprovada pane oriunda de defeito eletro/mecânico decorrente de uso normal do carro.

5.5.2.5 Apreensão do carro: arcar diretamente com todas as despesas de serviços profissionais de advogados e/ou despachantes para liberação do carro alugado que for apreendido, além das taxas cobradas pelos órgãos competentes.

CLÁUSULA SEXTA - BENEFÍCIOS PARA O LOCATÁRIO

6.1 Seguros do veículo locado com cobertura total no Território Nacional, em caso de colisão com participação obrigatória no valor da franquia.

6.2 Cobertura de danos pessoais causados aos ocupantes do carro alugado, bem como a terceiros envolvidos em eventuais acidentes, até os limites especificados na apólice do seguro do veículo.

(19)

6.3 Cobertura de danos materiais causados a terceiros, até o limite previsto na apólice de seguro do veículo.

6.4 Orientações jurídicas extrajudiciais.

6.5 Substituição do carro por outro, quando houver necessidade de realizar serviços de manutenção, respeitando-se os tempos necessários para deslocamentos, em horário comercial.

CLÁUSULA SÉTIMA - COMPROMISSOS DO LOCATÁRIO

7.1 O Locatário declara ter recebido neste ato o veículo objeto do contrato no estado descrito no "check- in" e responsabiliza-se pela guarda e correto uso do mesmo durante todo o período do aluguel, comprometendo-se a devolvê-lo à Locadora nas mesmas condições do recebimento, em horário útil, na data e local previstos neste contrato, exceto em caso de comunicação prévia, aceita expressamente pela Locadora.

7.2 Atender, a qualquer tempo, ao chamado da Locadora para apresentação do veiculo, com o fito de ser efetuada manutenção preventiva e ou regularização documental.

7.3 Responder pelo valor do aluguel e seus encargos até o efetivo recebimento do veiculo pela Locadora.

7.4 Em caso de qualquer sinistro com o carro alugado, o Locatário deverá comunicar o fato imediatamente à Locadora e providenciar o Boletim de Ocorrência Policial ou Laudo Pericial (este em caso de vítimas), tendo o prazo de até 48 (quarenta e oito) horas para apresentar o comprovante ou protocolo de emissão destes documentos, sob pena de perder as proteções contratadas.

7.4.1 O Locatário deverá, obrigatoriamente, preencher o Relatório de Sinistro da Locadora.

CLÁUSULA OITAVA - CASOS DE PERDA DAS COBERTURAS 8.1 Ocorrerá perda das proteções contratadas, quando o Locatário:

8.1.1 Não preencher o Relatório de Sinistro da Locadora;

8.1.2 Não apresentar o comprovante ou protocolo de emissão do Boletim de Ocorrência Policial ou Laudo Pericial;

8.1.3 Emprestar ou transferir o carro alugado a terceiros sem prévia autorização formal da Locadora;

8.1.4 Trafegar com o carro alugado fora do território nacional;

8.1.5 Agir com culpa grave, caracterizada pelas infrações gravíssimas explícitas no capítulo XV do Código de Trânsito Brasileiro, apurada por descrição em Boletim de Ocorrência ou em sentença transitada em julgado;

8.1.6 Proceder com manifesta negligência na guarda e uso do carro, especialmente se deixá-lo abandonado ou estacionado em local ermo ou com as portas destravadas ou vidros baixados, chave na ignição ou qualquer outra situação de descuido com o carro alugado;

8.1.7 Proceder com dolo ou Uso Inadequado do carro. Considera-se Uso Inadequado as seguintes situações:

8.1.7.1 Circular com o carro em dunas, praias, vias inundadas ou sem condições de tráfego normal, que venha colocar em risco o veículo;

8.1.7.2 Circular com o carro para fim diverso da destinação específica constante do seu Certificado de Registro e/ou especificações do fabricante, tais como transportar pessoas e/ou bens mediante a cobrança de remuneração de qualquer espécie; transportar pessoas e/ou bens além da capacidade informada pelo fabricante; guinchar e/ou rebocar qualquer veículo; participar de corridas, testes, competições, "rally", reconhecimento de trecho para "rally" e outras modalidades de competições, gincanas, "rachas" e/ou

"pegas"; instrução de pessoas não habilitadas a conduzir e treinamento de motoristas para qualquer situação; transporte de explosivos, combustíveis e/ou materiais químicos ou inflamáveis e quaisquer finalidades ilegais;

(20)

8.1.7.3 Circular com as luzes de advertência de óleo ou de temperatura acesas no painel de instrumentos do carro. Caso o Locatário persista com o carro em funcionamento nestas circunstâncias, mesmo por curto espaço de tempo, ocorrerão danos ao motor que serão identificados através de laudo técnico de concessionária ou judicial, à escolha da Locadora, sob acompanhamento do Locatário, quando este manifestar tal interesse;

8.1.7.4 Danificar a lataria, pintura, estofamentos ou partes mecânicas por descuido no uso do carro.

8.2 Nos casos de perda ou inexistência de cobertura o Locatário responsabiliza-se pelo pagamento integral das despesas da Locadora para o reparo do veículo ou compra de novo veículo ao preço do carro 0 KM de acordo com a avaliação da Tabela FIPE acrescida de multa de 10% dos valores gastos, além dos lucros cessantes.

8.3 Inexiste qualquer cobertura para:

8.3.1 Dolo e Uso Inadequado do carro (conforme definição prevista no item 8.1.7 acima);

8.3.2 Furto do carro alugado, quando não forem devolvidos à Locadora as chaves e os documentos do carro;

8.3.3 Apropriação indébita;

8.3.4 Chaves e/ou documentos do carro alugado;

8.3.5 Despesas com guincho ou reboque;

8.3.6 Despesas de diárias e taxas em depósitos de órgãos de trânsito em caso de apreensão do carro alugado;

8.3.7 Lucros Cessantes causados a terceiros;

CLAUSULA NONA - DA RESCISÃO

9.1 O presente Contrato do Aluguel do Carro será considerado automaticamente rescindido pela Locadora, independentemente de qualquer notificação judicial ou extrajudicial, e, sem maiores formalidades, proceder-se á a retomada e o recolhimento do veículo, sem que isso enseje ao Locatário qualquer direito de retenção ou ação de natureza indenizatória, reparatória ou compensatória, quando:

9.1.1 O carro não for devolvido na data, hora e agência previamente ajustadas no presente contrato;

9.1.2 Ocorrer qualquer sinistro com o carro alugado, independentemente das proteções para cobertura de riscos contratadas;

9.1.3 Ocorrer o Uso Inadequado do carro (conforme definição prevista no item 8.1.7 anterior);

9.1.4 Ocorrer apreensão do carro alugado pelas autoridades competentes;

9.1.5 O Locatário não quitar seus débitos nos respectivos vencimentos.

9.2 O Contrato também será rescindido, de pleno direito, nos casos de descumprimento, pela Locadora ou pelo Locatário, Usuário e/ou Condutor, das obrigações contratuais estabelecidas neste instrumento, hipóteses em que incidirão as penalidades específicas deste contrato.

CLÁUSULA DÉCIMA – DA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA

10.1 As despesas decorrentes do presente Contrato ficam vinculadas às previsões orçamentárias especificas do SAMASA, na seguinte rubrica:

Orçamentários DESCRICAO:

16.01.2081.33903900.20000 SERVIÇO AUTÔNOMO MUNICIPAL DE ÁGUA E SANEAMENTO AMBIENTAL MANUTENÇÃO DO SAMASA

APLICAÇÕES DIRETAS RECURSOS ORDINARIOS

10.2 RECURSOS FINANCEIROS: PROPRIOS DO SAMASA.

CLÁUSULA DÉCIMA PRIMEIRA: DAS DISPOSIÇÕES FINAIS:

11.1 O Locatário concorda que a sua assinatura do presente contrato implica a ciência e consentimento por si, seus herdeiros e/ou sucessores às cláusulas avençadas, a que teve amplo acesso e conhecimento.

(21)

11.2 Eventual omissão ou atraso de qualquer das Partes em exigir o cumprimento de qualquer termo ou condição do Contrato de Aluguel do Carro pela outra Parte, ou em exercer qualquer direito, prerrogativa ou recurso aqui previsto, não constituirá novação nem implicará renúncia da possibilidade futura de exigir o cumprimento de tal termo, condição, direito, prerrogativa ou recurso.

11.3 O presente Contrato de Aluguel do Carro não poderá ser transferido ou cedido, total ou parcialmente, por qualquer das Partes para qualquer terceiro, seja a que título for.

11.4 O Contrato de Aluguel do Carro constitui a integralidade do que foi acordado entre as Partes no que diz respeito ao seu objeto, substituindo quaisquer entendimentos ou acordos anteriores entre as Partes quanto ao mesmo.

11.5 Cada cláusula, parágrafo, frase ou sentença do Contrato de Aluguel do Carro constitui um compromisso ou disposição independente e distinta dos demais. Sempre que possível cada cláusula deverá ser interpretada de modo a se tornar válida e eficaz à luz da lei aplicável, observadas as intenções originais das Partes.

11.6 A Locadora não se responsabiliza por quaisquer objetos ou valores deixados ou esquecidos no carro alugado, bem como em suas dependências.

11.7 Os direitos decorrentes da presente Locação são intransferíveis, salvo expressa autorização da Locadora.

11.8 Este contrato será dado por rescindido de pleno direito, independente de notificação, se uma das partes falir, pedir concordata ou tiver caracterizado o seu estado de insolvência ou, se pessoa física, vier a sofrer impedimentos legais ou privação de liberdade.

11.9 A Locadora não responderá por quaisquer custos, pagamentos ou indenizações excedentes dos valores máximos das responsabilidades contratadas, cabendo ao Locatário arcar com tais ônus, nos pleitos judiciais ou extra-judiciais, decorrentes direta ou indiretamente do presente contrato.

11.10 O locatário, ademais, isenta desde já a Locadora, de responsabilidades civis a qualquer titulo, bem assim, de figurar como parte passiva em qualquer demanda oriunda de eventos que envolvam o carro alugado através deste contrato.

11.11 Fica eleito o Foro da Cidade de Canoinhas para dirimir questões decorrentes, outorgando-se à Locadora o direito de opção pelo domicilio do Locatário.

Três Barras - SC, ____ de ______________ de 2018.

_________________________ ______________________________

ERNANAI WOGEINAKI

Presidente do SAMASA Nome da Contratada

CNPJ

Contratante Contratada

______________________________

CAMILA DENK DA SILVA KUCZERA Assessoria Jurídica

Testemunhas:

1 _________________________ 2 _________________________

(22)

ANEXO II

EDITAL DE PREGÃO PRESENCIAL Nº. 08/2018.

PROCEDIMENTO LICITATORIO Nº. 05/2018.

DECLARAÇÃO DE CUMPRIMENTO DOS REQUISITOS DE HABILITAÇÃO (modelo sugestivo)

Licitante (nome, CNPJ / CPF), sediada na Rua __________________, nº. _____, Bairro __________, Cidade ______________, Estado _______________________, DECLARA, sob as penas da lei, que cumprimos plenamente os requisitos de habilitação e entregamos nossos envelopes contendo a indicação do objeto e dos preços oferecidos.

Por ser a expressão da verdade, firmamos a presente declaração.

Cidade ________, __ de _______ de ______

_________________________

Nome e carimbo Cargo

RG Licitante

Referências

Documentos relacionados