• Nenhum resultado encontrado

SEST SENAT INSTRUÇÃO DE SERVIÇO IS-DEXISEST/SENAT N. 016/2017. Dispõe sobre a à Lavagem de Dinheiro no do SEST SENAT. de âmbito.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SEST SENAT INSTRUÇÃO DE SERVIÇO IS-DEXISEST/SENAT N. 016/2017. Dispõe sobre a à Lavagem de Dinheiro no do SEST SENAT. de âmbito."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

SEST SENAT Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte

INSTRUI:

Art. 1° Quanto à aprovação da Política Corporativa de Prevenção à INSTRUÇÃO DE SERVIÇO IS-DEXISEST/SENAT N°. 016/2017

Dispõe sobre a Política Corporativa de Prevenção à Lavagem de Dinheiro no âmbito do SEST SENAT.

O Departamento Executivo do Serviço Social do Transporte SEST e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte SENAT, representado por sua Diretora Executiva Nacional, NICOLE GOULART, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo ATO PRE-CN/SEST/SENATIN°. 110/15,

Lavagem de Dinheiro, a ser aplicada no âmbito do SEST SENAT.

Art. 2° Quanto ao estabelecimento de regras e orientações para impedir e prevenir que os fornecedores, parceiros e colaboradores do SEST SENAT e das Unidades Operacionais que pratiquem o crime de lavagem de dinheiro ou ocultação de bens de origem ilícita mantenham relacionamento ou exerçam atividades na Instituição.

Art. 3° Esta Instrução de Serviço entra em vigor nesta data, revogando- se quaisquer disposições em contrário.

Brasília, 07 de abril de 2017.

SENAT

Diretora Executiva

‘à

SAUS Quadra 1, Bloco ‘J” - Ed. Confederação Nacional do Transporte-Brasília-DF-Tel.: (61) 3315.7000-Fax: (61) 3223.2915 CEP: 70070-944-Fale com o SEST SENAT: 0800 728 2891 -www.sestsenat.org.br

(2)

S2SF SENAF Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte

POLÍTICA CORPORATIVA DE PREVENÇÃO À LAVAGEM DE

DINHEIRO NO ÂMBITO DO SEST SENAT.

Objetivos

Esta Política tem como objetivos identificar, avaliar, monitorar, prevenir e combater os atos de lavagem de dinheiro e ocultação de bens dc origem ilícita, conforme as leis vigentes.

Portanto, são estabelecidas regras e orientações para impedir e prevenir que os fornecedores, parceiros e colaboradores do SEST SENAT e das Unidades Operacionais que pratiquem crime de lavagem de dinheiro ou ocultação de bens de origem ilícita mantenham relacionamento ou exerçam atividades na Instituição.

Introdução

O SEST SENAT defende a prática de negócios honestos e lícitos. Nesse sentido, a Instituição incentiva a cooperação entre seus colaboradores, fornecedores, prestadores de serviços, parceiros e usuádos, para manter-se em conformidade com a legislação vigente.

Os princípios da legalidade, moralidade, probidade, eficiência, economicidade, transparência e publicidade são condições para qualquer relação juridica, especialmente, quando relacionados ao objeto social do SEST SENAT.

As diretrizes descritas neste documento buscam assegurar que as leis sejam observadas e cumpridas, traduzindo, assim, o compromisso de todos no sentido de que as ações não sejam objeto de práticas de lavagem de dinheiro e ocultação de bens de origem ilícita.

Com a colaboração de todos, ao contrário de remediar, será possível aprimorar essas medidas preventivas, resguardando-se a Instituição e os seus colaboradores.

Por esse motivo, o SEST SENAT se preocupa em tomar todas as medidas necessárias para prevenir a evolução patrimonial ilícita e a lavagem de dinheiro.

Áreas envolvidas

Departamento Executivo e Unidades Operacionais do SEST SENAT, bem como todos aqueles diretamente relacionados à Instituição.

do

2

SAUS Quadra 1, Bloco “J” -Ed. Confederação Nacional do TransporteS Brasflia-DF-Tel.: (61) 3315.7000- ax: (61) 3223.2915 CEP: 70070144 -Fale com o SEST SENAT: 0800 728 2891 -www.sestsenat.org.br

(

(3)

SEST SENAT Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte

Descrição da Política

A presente Política é a formalização do compromisso rigoroso do SEST SENAT em combater o crime de lavagem de dinheiro e a ocultação de bens de origem ilícita, e o estímulo para que todos os atos dos colaboradores estejam em conformidade com a legislação em vigor.

É necessário conscientizar todos os colaboradores, usuários e parceiros a prevenir e identificar situações atípicas e suspeitas, não se expondo a elas, comunicando imediatamente à área de Govemança Corporativa e Compliance do SEST SENAT.

O SEST SENAT não tolera, não colabora, não facilita e não apoia, sob qualquer circunstância e em hipótese alguma, a prática condenável de crime de lavagem de dinheiro e de ocultação de bens de origem ilícita, em qualquer de suas operações ou de seus colaboradores.

1. APLICABILIDADE

Esta Política se aplica a todos os colaboradores do SEST SENAT. compreendendo tanto os do Departamento Executivo quanto os das Unidades Operacionais.

Todos os colaboradores, em especial os gestores, são responsáveis por conhecer, disseminar e cumprir fielmente as regras estabelecidas nesta Política.

2. LAVAGEM DE DINHEIRO

A prática do crime de lavagem de dinheiro consiste em ocultar, dissimular ou esconder bens provenientes de infração penal e, portanto, de origem ilícita, fazendo com que esses ativos ilícitos tenham uma aparência de origem lícita.

A legislação vigente estabelece que a ocultação ou dissimulação da natureza, origem, localização, disposição, movimentação ou propriedade de bens, direitos ou valores provenientes, direta ou indiretamente, de infração penal, bem como a conversão em ativos lícitos são crimes de lavagem de dinheiro.

Assim, a ocultação de ativos provenientes de origem ilícita é considerada prática de crime de lavagem de dinheiro, tais como, mas limitado a estes, os provenientes do tráfico de drogas, tráfico de pessoas, comércio ilegal de armas e mercadorias, corrupção, suborno, peculato, fraude, roubo, sequestro, jogos ilegais, entre outros.

f?t1C0f ouada.

SAUS Ouadra 1, Bloco “J”- Ed. Confederação Nacional do Transporte-Brasflia-DF-lei.: (61) 33151000-F x: (61) 3223.2915 CEP: 70070-944- Fale com o SEST SENAT: 0800 728 2891 -www.sestsenat.org.br

(4)

SESF Serviço Nacional de Aprendizaqem do Transporte

3. INDÍCIOS DE CRIME DE LAVAGEM DE DINHEIRO

Os indícios identificados demandam o pré-julgamento do colaborador, que deverá interpretar, por meio de situações atípicas e comportamentos escusos, práticas que possam caracterizar possíveis casos previstos na Lei de Prevenção à Lavagem de Dinheiro.

Os casos mencionados abaixo são exemplos de situações atípicas que podem caracterizar uma situação suspeita passível de reporte à área de Govemança Corporativa e Compliance do SEST SENAT. Por isso, a cautela na análise é imprescindível quanto aos seguintes critérios:

Aumento do patrimônio pessoal do colaborador incompatível com os seus salários, como por exemplo, pela aquisição de bens valiosos, automóveis e lanchas de luxo.

Irregularidades na formação de transferência de valores.

Recusa do colaborador em fornecer informações, ou fornecer informações falsas, e demonstrar falta de integridade em suas operações.

Retirada de intenção de venda por parte do fornecedor, quando esse identifica potencial indício de investigação.

Disposição por parte do usuário para pagar um preço excessivo ou realizar transação economicamente inviável.

Insistência por parte do prestador de serviço em fazer determinado negócio por meio da figura de um terceiro (“laranja”).

Após identificar potencial suspeita de ilegalidade, o colaborador deve comunicar o fato imediatamente à área de Govemança Corporativa e Compliance.

4. PESSOAS EXPOSTAS POLITICAMENTE (PEP)

Consideram-se Pessoas Expostas Politicamente (PEP) os agentes públicos que desempenham ou tenham desempenhado, nos últimos cinco anos, no Brasil ou no exterior, empregos, cargos ou funções públicas, assim como seus representantes e familiares até o 1”

grau.

Em rol exemplificativo, são classificadas como PEP aquelas que exercem cargos e funções em (no/como):

Fundações Públicas;

Empresas Públicas;

Sociedades de Economia Mista;

Conselho Nacional de Justiça;

Supremo Tribunal Federal;

g.J•1c fls$to1w.

SAUS Quadra 1, Bloco ‘J’ -Ed. Confederação Nacional do TransporteS BrasíIia-DF-Tel.: (61) 3315.7000- Fa : (61) 3223.2915 CEP: 70070144 Fale com o SEST SENAT: 0800 728 2891

(5)

SEST SENAT Serviço Nacional de Aprendizeqem do Transporte

Prefeitos das capitais;

Presidentes de Câmaras Municipais;

Senadores;

Vereadores;

Deputados;

Procuradores Gerais.

Nos processos internos, os gestores são responsáveis por identificar uma pessoa exposta politicamente, quer sejam fornecedores, parceiros ou colaboradores, e manter um acompanhamento mais intenso sobre as atividades por eles desempenhadas e comunicar à área de Governança Corporativa e Compliance qualquer indicio ou suspeita de atividades relacionadas à lavagem de dinheiro.

5. COMUNICAÇÃO

O SEST SENAT disponibiliza, na área de Governança Corporativa e Compliance, canais de comunicação para o recebimento de denúncias de atitudes (ou suspeitas) que violem ou que possam violar os princípios desta Política.

Fatos, atos, eventos ou circunstâncias que possam indicar a transgressão das orientações aqui descritas e da legislação vigente não devem ser ignorados. Os colaboradores têm o dever de comunicá-los ao seu gestor e à área de Governança Corporativa e Compliance, através do e mail compliance2sestsenat.org.br ou do telefone 0800 728 2890.

Em caso de dúvidas referentes à transferência ou ao recebimento de valores de origem pouco clara, duvidosa ou desconhecida, o colaborador deverá comunicar imediatamente à área de Govemança Corporativa e Compliance.

O SEST SENAT garante o anonimato e o sigilo absoluto aos denunciantes que relatarem violações por meio dos canais de comunicação, desde que o denunciante o faça com responsabilidade e boa-fé, e não tolera qualquer retaliação ou intimidação contra qualquer pessoa pelas comunicações de violação.

6. MEDIDAS DISCIPLINARES

Qualquer incidente informado será investigado por meio de processo de apuração. Após a investigação ou na hipótese de identificados indícios suficientes, caso constatada a existência de condutas proibidas e/ou ilícitas, serão tomadas medidas disciplinares imediatasgbíveis, de acordo com o Código de Ética e Conduta e a legislação aplicável.

êo

5

SAUS Quadra 1, Bloco “J” -Ed. Confederação Nacional do TransporteS Brasília-DF- Tel.: (61) 3315.7000- CEP: 70070-944- Fale com o SEST SENAT: 0800 728 2891 -www.sestsenat.org.br

ix: (61) 3223.2915

(6)

S Serviço Social da Transporte Serviço Nacional de Aprendízaqem da Transporte

Referências

Lei no 9.613/1988 Lei de Lavagem de Dinheiro;

Lei no 12.683/12 Lei que alterou a Lei de Lavagem de Dinheiro;

Decreto-Lei n° 2.848/40 - Código Penal Brasileiro;

Lei no 12.846/2013 Lei Anticorrupçào;

Lei n° 8.666/90 Lei de Licitações e Contratos;

Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

Área aprovadora

Govemança Corporativa e Compliance Grupo

Referência Assunto Título Criação

Política Corporativa

Govemança Corporativa e Compliance Conipliance

Política Corporativa de Prevenção à Lavagem de Dinheiro

jlO/O4/2Ol7 TAlteração - Versão 1.0

1

•1

6 SAUS Quadra 1, Bloco “.J’- Ed. Confederaçào Nacional do Transporte-Brasflia-DF-Tel.: (61) 3315.7000 -Fax: (61) 3223.2915

Referências

Documentos relacionados

Os bens serão vendidos no estado de conservação em que se encontram, não cabendo ao Serviço Social do Transporte – SEST e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte –

Os bens serão vendidos no estado de conservação em que se encontram, não cabendo ao Serviço Social do Transporte – SEST e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte –

sauvignon, varietal undurraga Carmenere, reserva aliWen undurraga pinot noir, reserva aliWen undurraga Carmenere, reserva aliWen undurraga Cabernet sauvignon, Gran

A pessoa com altas habilidades é aquela que apresenta notável desempenho e elevada potencialidade em qualquer dos seguintes aspectos, isolados ou combinados: capacidade

Na concepção de Haesbaert, as identidades migrantes são vistas equivocadamente, por determinados autores como Mitchell (2000) e Canclini (1997), como processos identitários

16.4 Caberá a penalidade de suspensão do direito de licitar, pelo prazo máximo de 2 (dois) anos, contados a partir de sua aplicação, nos casos de inexecução total ou parcial de

Camargo, de São Paulo, especializado na luta contra o câncer, e ganhou espaço no Hospital das Clínicas de São Paulo (HC/SP), a instituição que serve de escola para os estudantes

Complicações agudas em nossa série foram associadas com estresse físico, disfunção ventricular esquerda grave na admissão e um BNP mais alto.. Não encontramos nenhuma