• Nenhum resultado encontrado

Qualidade fisiológica de sementes de milho em função do tratamento com inseticidas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Qualidade fisiológica de sementes de milho em função do tratamento com inseticidas"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Qualidade fisiológica de sementes de milho em função do tratamento com inseticidas

Marcel Menon da Silva1 e Tiago Roque Benetoli da Silva1

1Faculdade Assis Gurgacz – FAG, Curso de Agronomia. Avenida das Torres n. 500, CEP: 85.806-095, Bairro Santa Cruz, Cascavel, PR.

marcel.menon@gmail.com, benetoli@fag.edu.br

Resumo: O milho é umas das culturas mais importantes da atualidade em potencial produtivo e para seu cultivo e produção é de suma importância o tratamento de sementes juntamente com a qualidade fisiológica de sementes, para o controle de pragas e para uma ótima germinação e emergência gerando um ótimo estande final. O tratamento de sementes tem a capacidade de controlar a doença ou praga na fase que antecede a implantação.

Portanto o presente experimento teve o objetivo de verificar se o tratamento de sementes com inseticidas influencia na qualidade fisiológica de sementes de milho. A pesquisa foi conduzida nas dependências da Faculdade Assis Gurgacz - FAG, na cidade de Cascavel, e realizado no laboratório de sementes da FAG. O delineamento experimental foi o de blocos casualizados em esquema fatorial 3 x 3. Os tratamentos foram constituídos por três híbridos de milho PIONEER 30F53, 30F36 e 30R50 submetidas a tratamento com inseticidas a base de Thiametoxan e Fipronil na dosagem recomendada na região e um tratamento testemunha (sem tratamento) totalizando 9 tratamentos com 3 repetições. Pelos resultados pode-se concluir que o tratamento químico com inseticida sistêmico e contato prejudicaram a avaliação do peso de caule em relação à testemunha.

Palavras-chave: Zea mays, Thiametoxan e Fipronil.

Corn seed physiologic quality under insecticide treatment.

Abstract: The corn crop is one of the most important in today's productive potential and for its cultivation and production is extremely important the treatment of seeds along with the physiological quality of seeds, to control pests and for a good germination and emergence generating a great final stand. The seed treatment has the ability to control the disease or pest in the early stages of deployment. So this experiment was to evaluate whether the treatment of seeds with insecticides influences the physiological quality of seeds of maize. The research was conducted in dependencies of Assisi School Gurgacz - FAG in the city of Calabar, and performed in the laboratory of seeds of FAG. The experimental design was a randomized blocks in a factorial 3 x 3. The treatments consisted of three hybrids of corn PIONEER 30F53, 30F36 and 30R50 subjected to treatment with the insecticide Fipronil and Thiametoxan basis of the recommended dosage in the treatment and a control (without treatment) totaling 9 treatments with 3 replicates. The results show that the chemical treatment with systemic insecticide and contact damaged the assessment of the weight of stem in relation to the witness.

Key words: Zea mays, Thiametoxan and Fipronil.

(2)

Introdução

O milho é umas das culturas mais importantes da atualidade tanto no potencial produtivo como para consumo em diversas modalidades, e para seu cultivo e produção é de suma importância o tratamento de sementes juntamente com a qualidade fisiológica de sementes, para o controle de pragas e para uma ótima germinação e emergência gerando um ótimo estande final.

Segundo Duarte (2007) a produção de milho no Brasil, juntamente com a soja, contribui com cerca de 80% da produção de grãos no Brasil. A diferença entre as duas culturas está no fato que soja tem liquidez imediata, enquanto que milho tem sua produção voltada para abastecimento interno. Apesar disto, o milho tem evoluído como cultura comercial apresentando, nos últimos vinte e oito ano, taxas de crescimento da produção de 3,0% ao ano e da área cultivada de 0,4% ao ano.

A importância econômica do milho é caracterizada pelas diversas formas de sua utilização, que vai desde a alimentação animal até a indústria de alta tecnologia. Na realidade, o uso do milho em grãos na alimentação animal representa a maior parte do consumo desse cereal, isto é, cerca de 70% no mundo (Medeiros et al., 1998).

O tratamento de sementes tem a capacidade de controlar a doença ou praga na fase que antecede a implantação de uma lavoura ou por ocasião da semeadura faz com que o tratamento de sementes seja considerado na agricultura moderna uma das medidas mais recomendadas, possibilitando um menor uso de defensivos químicos e, conseqüentemente, evitando problemas graves de poluição do ambiente constituindo uma medida valiosa pela sua simplicidade de execução, baixo custo relativo e eficácia sob vários aspectos (Machado 2000).

Essa pratica evitam que os insetos atacam as sementes, raízes e plântulas do milho após a semeadura. O tipo de ataque reduz o número de plantas na área cultivada e o potencial produtivo da lavoura. Esses insetos são de hábitos subterrâneos ou superficiais e as maiorias das vezes passam despercebidas pelo agricultor, dificultando o emprego de medidas para o seu controle (Aguiar et al., 2002).

A qualidade de sementes envolve um série de aspectos que, avaliados de modo conjunto, propiciam o conhecimento do valor real e do potencial de utilização de um lote de sementes. Os aspectos genéticos, físicos, fisiológicos ou sanitários assumem diferentes graus de importância conforme a especificidade, ou seja, o perfil da produção da espécie ou de determinado lote (Borém, 2005).

(3)

Entende-se por qualidade fisiológica da semente a sua capacidade de desempenhar funções vitais, caracterizadas pela sua germinação, vigor e longevidade. A alta qualidade da semente reflete-se diretamente na cultura resultante, em termos de uniformidade da população, da ausência de moléstias transmitidas pela semente, do alto vigor das plantas e da maior produtividade (Popinigis,1985).

Os efeitos da qualidade fisiológica são traduzidos pelo decréscimo na porcentagem de germinação, no aumento de plântulas anormais e uma redução no vigor de plântulas (Smiderle e Cícero, 1998). Segundo Toledo e Marcos Filho (1977), a diminuição do poder germinativo e do vigor é a manifestação mais acentuada da deterioração das sementes.

Resultados de pesquisas têm evidenciado que alguns produtos, quando aplicados sozinhos ou em combinação com fungicidas, podem, em determinadas situações, ocasionar redução na germinação das sementes e na sobrevivência das plântulas, devido ao efeito de fitotoxicidade (Oliveira e Cruz, 1986).

Portanto o presente experimento teve como objetivo verificar se o tratamento de sementes com inseticidas influencia na qualidade fisiológica de sementes e no vigor de plântulas de milho.

Material e Métodos

A pesquisa foi conduzida nas dependências da Faculdade Assis Gurgacz - FAG, município de Cascavel – PR, foi realizado no laboratório de sementes da FAG.

O delineamento experimental foi o de blocos casualizados em esquema fatorial 3 x 3.

Os tratamentos foram constituídos por três híbridos de milho PIONEER sendo composto pelo hibrido A 30R50 (95% germinação, 85% vigor), hibrido B 30F53 (95% germinação, 85%

vigor) e hibrido C 30F553 (95% germinação, 85% vigor) submetidas ao tratamento com inseticidas sistêmico Cruiser 350 FS (Thiametoxan) na dosagem de 250 ml p.c. em 100 kg-1 de sementes e inseticida de contato Standak (Fipronil) na dosagem de 200 ml p.c. em 100 kg-

1, sendo utilizado 1kg-1 de cada hibrido e um tratamento testemunha (sem tratamento) totalizando 9 tratamentos com 3 repetições.

As sementes foram tratadas 01 dia antes do experimento, e as avaliações realizadas no laboratório de sementes foram: germinação, teste de frio sem solo e peso de caule.

A germinação foi conduzida no laboratório de sementes da FAG mantidos a 25ºC em rolos de papel toalha, com quatro repetições de 50 sementes, seguindo os procedimentos

(4)

previstos nas Regras para Análise de Sementes, a contagem foi efetuada no 10o dia após a sua instalação (Brasil, 1992).

O teste de frio (sem solo), realizado no mesmo laboratório, de acordo com Barros et al., (1999) as sementes foram distribuídas em duas amostras de 50 sementes de cada uma das três repetições por lote, entre folhas de papel-toalha. A quantidade de água no substrato foi correspondente a 2,5 vezes a sua massa. Preparados os rolos, estes foram colocados no em sacos plásticos vedados (para reduzir a evaporação) e transferidas para câmara fria a 10ºC por 7 dias. Após esse período de resfriamento, em seguida, foi conduzida a germinação, da mesma maneira relatada anteriormente a 25ºC constantes.

O peso do caule conduzida no mesmo local, realizada com a escolha aleatória de 10 caules de cada tratamento, sendo submetida a pesagem em balança analítica.

A análise estatística foi efetuada usando-se o modelo de analise de variância, cujas medias será comparadas pelo teste de Tukey, tanto para as variedades quanto para os tratamentos, com 5% de significância.

Resultados e Discussão

Através da análise estatística dos resultados, verificam-se valores significativos entre as médias para os índices de germinação e vigor e massa do caule, entre os tratamentos e híbridos, ressaltando o objetivo do trabalho de submeter ao tratamento de sementes de híbridos de milho com inseticidas (Tabela 1).

Tabela 1 – Germinação, vigor e massa do caule, de sementes de variedades de milho em função do tratamento com inseticidas

Híbrido Germinação Vigor Massa do caule

---%--- gramas

A 65,5 b 78,6 c 1,70 b

B 85,0 a 88,5 a 2,02 a

C 88,6 a 83,1 b 1,69 b

Tratamento

Contato 80,1 a 81,5 a 1,76 ab

Sistêmico 83,0 a 83,6 a 1,70 b

Testemunha 79,0 a 81,5 a 1,93 a

CV (%) 10,8 8,2 9,5

Teste F

Híbridos (H) * * *

Tratamento (T) n.s. n.s. *

Interação H * T n.s. n.s. n.s.

Médias seguidas de mesma letra, na coluna, dentro de cada parâmetro, não diferem entre si pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade.

* = significativo a 5% de probabilidade; n.s. = não significativo

(5)

Observa-se que o índice de germinação do hibrido B (P30F36) e C (P30F53) não diferiram significativamente entre si, mas o teste de Tukey demonstrou diferença significativa em nível de 5% quando comparado as médias em relação ao híbrido A (30R50). Semelhante a Fagundes (1965) e Zink (1970) onde os testes nem sempre proporciona uma evidência da qualidade de um lote de semente e, segundo os mesmos, diferentes lotes com mesmo índice de germinação, muitas vezes, não apresentam um mesmo comportamento em campo,o mesmo comportamento apresentou Jauer et al., (2002) trabalhando com três cultivares de feijão, observaram diferenças significativa, sendo a cultivar IAPAR 44 a que apresentou menor germinação.

No teste de vigor as médias obtidas diferiram estatisticamente entre os híbridos A (P30R50), B (P30F36) e C (P30F53). Em contra partida os efeitos na qualidade fisiológica das sementes geralmente são traduzidos pelo decréscimo na porcentagem de germinação, no aumento de plântulas anormais e por uma redução de vigor de plântulas (Carvalho e Nakagawa, 1980).

Na avaliação da massa do caule dos híbridos avaliados no experimento, mostrou-se relevância na media do hibrido B (P30F36) diferindo estatisticamente dos híbridos A (P30R50) e C (P30F53). Estes resultados são parecidos com Guimarães (2005), onde o tratamento com Fipronil proporcionou uma melhor altura de plântulas de feijão em relação à testemunha.

Nos testes de germinação e vigor em relação aos tratamentos com inseticida, os resultados obtidos entre os tratamentos não diferiram em nível de 5% de significância no teste de Tukey. Em contra partida a massa avaliada do caule mostraram diferença entre o tratamento com inseticida de modo de ação contato (thiametoxan) e o de modo de ação sistêmico (fipronil). Nunes (2006) comprovou que várias equipes investigaram o efeito do thiametoxan sobre as sementes ao nível de campo, onde se verificou que as sementes apresentam maior velocidade inicial de germinação, vigor inicial, atividade enzimática, enraizamento, do que a semente sem tratamento e isto resulta em um período menor de estresse.

Para o tratamento de sementes de milho, observou-se que o inseticida de contato (thiametoxan) e inseticida sistêmico (fipronil) não foi significativo para germinação e vigor, no entanto para massa de caule, foi significativo, pois a tanto o inseticida sistêmico (fipronil) quanto o de contato (thiametoxan) retardaram o desenvolvimento inicial das plântulas de milho, fato este comprovado pela diferença apresentada no tratamento C (testemunha), em relação aos dois tratamentos propostos. Semelhante o que foi observado neste trabalho,

(6)

pesquisas têm evidenciado que alguns produtos, quando aplicados isolados ou em combinação com fungicidas, podem em determinadas situações, ocasionar redução de germinação das sementes e na sobrevivência das plântulas, devido ao efeito de fitotoxidade (Oliveira e Cruz, 1996).

Entretanto, resultados de pesquisas têm evidenciado que alguns produtos, quando aplicados sozinhos ou em combinação, podem, em determinadas situações, ocasionar redução na germinação das sementes e na sobrevivência das plântulas, devido ao efeito da fitotoxicidade (Cruz et al., 1983; Pereira, 1991 e Nascimento et al., 1996).

Conclusões

O tratamento de sementes não modificou a qualidade fisiológica de sementes de milho, porém o tratamento com inseticida sistêmico prejudicou a massa de plântulas da cultura.

Referências

AGUIAR, C. G.; CASA, R.; CONSTANTIN, J.; LOPES, M. C.; OLIVEIRA, E. F.;

OLIVEIRA, M. A. R.; REIS, E. M.; – 2ovas tecnologias: Safrinha milho. COODETEC/

BAYER Cropscience, 2002.

BARROS, A. S. R.; DIAS, M. C. L. L.; CICERO, S. M.; KRZYZANOWSKI, F. C. Testes de frio. In: KRZYZANOWSKI, F. C.; VIEIRA, R. D.; FRANÇA NETO, J. DE B. (Ed.). Vigor de sementes: conceitos e testes. Londrina: ABRATES, 1999. Cap. 5. p.1-15.

BRASIL. Ministério da Agricultura e Reforma Agrária. Regras para análise de sementes.

Brasília: SNAD/DNPV/CLAV, 1992. 365p.

BORÉM, A. Sementes: Qualidade fitossanitária. Viçosa: UFV, 2005. 502p.

CARVALHO, N. M.; NAKAGAWA, J. Sementes: ciência, tecnologia e produção.

Campinas: Fundação Cargill, 1980. 326p

CRUZ, I.; OLIVEIRA, L. J. & SANTOS, J. P. Efeito de diversos inseticidas no controle da lagarta-elasmo, Elasmopalpus lignosellus, em milho. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v.18, n.22, p.1293-1301, 1983

DUARTE, J. O. Cultivo do milho. 2007. Disponível em

<http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Milho/CultivodoMilho/importan cia.htm > Acesso em: 16 de maio de 2008.

FAGUNDES, S. R. F. Como predizer a qualidade de um lote de sementes. Sementes, Brasília, v.10, p.14-18, 1965.

(7)

GUIMARÃES, R. N.; PORTO, T. B.; PEREIRA, J. M.; BARBOSA, L. A.; FERNANDES, P.

M.; COSTA, R. B.; BARROS, R. G. Efeito do tratamento de sementes com inseticidas na emergência e altura de plântulas de feijão. Congresso Nacional de Pesquisa de Feijão.

Disponível em: http://www.cnpaf.embrapa.br/conafe/pdf/conafe2005-0342.pdf. p.1-4. 2005.

Acesso em: 08 de novembro de 08.

INTERNATIONAL SEED TESTING ASSOCIATION. Rules for seed testing. Zurich, 1996.

323p.

JAUER, A.; MENEZES, N.L.; GARCIA, D.C. Tamanho de sementes na qualidade fisiológica de cultivares de feijoeiro comum. Revista da Faculdade de Zootecnia, Veterinária e Agronomia, Uruguaiana, v.9, n.1, p.121-127, 2002.

KLAR, S.R. Transpiração. In: KLAR, S.R. A água no sistema solo-planta-atmosfera. São Paulo: Nobel, 1984. p.347-385.

MACHADO, J. C. Tratamento de sementes no controle de doenças. Lavras, UFLA, 2000.138 p.

MAGUIRE, J. D. Seed of germination and relation evaluation for seedling emergence vigor.

Crop Science, Madison, v. 2, p. 176-177, 1962.

MAGUIRE, J.D. Speed of germination and seedling emergence and vigour. Crop Science, Madison, v.2, n.2, p.176-177, 1962.

MEDEIROS, J. F.; PEIXOTO, J. F. S.; GUEDES, J. M. R.; GUEDES, I. V.; SILVA, I. F.;

ANDRADE. A. P de. Sistemas de manejo de restos culturais na cultura do milho (Zea mays L.): Altura de inserção da espiga e altura de plantas. In: Encontro de Iniciação Científica da UFPB, 6. Resumos. João Pessoa. 1998.

NAKAGAWA, J. Testes de vigor baseados na avaliação das plântulas. In: VIEIRA, R. D.;

CARVALHO, N. M. (ed.) Testes de vigor em sementes. Jaboticabal: FUNEP, 1994. p.49 - 85.

NASCIMENTO, W. M. O.; OLIVEIRA, B. J.; FAGIOLI, M. & SADER, R. Fitotoxidade do inseticida carbofuran 350 FMC na qualidade fisiológica de sementes de milho. Revista Brasileira de Sementes, Brasília, v.18, n.2, p.242-245, 1996.

NUNES. J.C, Bioativador de plantas, Revista Seedsnews. N 5. p.30-31 Set/Out, 2006.

OLIVEIRA, L. J. CRUZ, I. 1986. Efeito de diferentes inseticidas e dosagens na germinação de sementes de milho (Zea mays). Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v.21, n.6, p.578-585.

PEREIRA, O. A. P. Tratamento de sementes de milho no Brasil. In: MENTEN, J. O. M. (ed.) Patógenos em sementes: detecção, danos e controle químico. Piracicaba: ESALQ/FEALQ, 1991. cap. 4/21, p. 271-280.

POPINIGIS, F. Fisiologia da semente. Brasília, AGIPLAN, 2. ed.,1985. 289 p.

(8)

SMIDERLE, O. J.; CÍCERO, S. M. Tratamento inseticida e qualidade de sementes de milho.

Revista Brasileira de Sementes. v.20, n.2, p. 462-469, 1998.

TOLEDO, F. F.; MARCOS FILHO, J. Manual da Semente: tecnologia da produção. São Paulo: Agronômica Ceres, 1977. 218p.

VIEIRA, R. D. Teste de condutividade elétrica. In: VIEIRA, R. D. & CARVALHO, N. M.

Testes de vigor em sementes. Jaboticabal: FUNEP, 1994. p.103-132.

ZINK, E. Vigor de sementes de milho. In: Seminário Brasileiro de Sementes, 2, Pelotas, 1968. Anais. Pelotas, 1970. p.231-232.

Referências

Documentos relacionados

O estudo terá risco de constrangimento para a amostra, no entanto, seus resultados trarão benefícios, uma vez que a produção de um vídeo educacional validado

O Patrimônio Histórico, concebido aqui como uma relação entre memória social (CARLAN, 2008, p.82) e soma dos bens culturais, agrega conjuntos de informações,

Procedimentos de trabalho 3564 Segurança em eletricidade, regras básicas; 3412 Análise de risco; 3398 Permissão de Trabalho; 3484 Equipamentos de Proteção Individual;

Com objetivo de minimizar a contaminação da máscara N95/PFF2 ou equivalente, se houver disponibilidade, o profissional de saúde deve utilizar um protetor facial (face

DE JANEIRO COMO PARTE DOS REQUISITOS NECESS~RIOS PARA A OBTEN -.. ÇAO DO GRAU DE MESTRE EM CIENCIAS

Por meio deste estudo, pode-se observar que o uso de uma formulação tópica composta por DMAE 5%, VITAMINA E 2%, AQUASOME EC 5%, GEL CREME QSP 30G, IRIS ISSO 2% concomitante ao

Objetivo: avaliar a pressão arterial pulmonar e o fluxo nasal inspiratório total (FNI T ) em crianças de dois a doze anos de idade com SRO devido HAT grave antes de serem submetidos

Em relação ao parasitoide, foram avaliados: porcentagem de parasitismo; número de parasitoide por hospedeiro; porcentagem de emergência; razão sexual; peso médio da pupa; número