• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ CONSELHO UNIVERSITÁRIO. RESOLUÇÃO Nº 3147/17-CONSUN, de 17 de Maio de RESOLUÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ CONSELHO UNIVERSITÁRIO. RESOLUÇÃO Nº 3147/17-CONSUN, de 17 de Maio de RESOLUÇÃO"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ CONSELHO UNIVERSITÁRIO

RESOLUÇÃO Nº 3147/17-CONSUN, de 17 de Maio de 2017.

EMENTA: Aprova Normas Gerais para Credenciamento, Recredenciamento e Descredenciamento de Pessoal Docente em Programa de Pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) no Âmbito da Universidade do Estado do Pará.

O Reitor da Universidade do Estado do Pará, no uso das atribuições que lhe conferem o Estatuto e o Regimento Geral em vigor, e em cumprimento a decisão do Egrégio Conselho Universitário, em sessão ordinária, realizada no dia 17 de Maio de 2017, promulga a seguinte:

RESOLUÇÃO

Art. 1º - Ficam aprovadas as Normas Gerais para Credenciamento, Recredenciamento e Descredenciamento de Pessoal Docente em Programa de Pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado e doutorado) no Âmbito da Universidade do Estado do Pará, cujo teor anexo é parte integrante a esta resolução, de acordo com o processo n° 139121/2017-UEPA.

Art. 2º - Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Reitoria da Universidade do Estado do Pará, em 17 de Maio de 2017.

JUAREZ ANTONIO SIMÕES QUARESMA

Reitor e Presidente do Conselho Universitário.

(2)

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

Das Normas Gerais para Credenciamento, Recredenciamento e Descredenciamento de Pessoal Docente em Programas de Pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) no Âmbito da Universidade do Estado do Pará.

CAPÍTULO I

Art. 1º. O enquadramento de pessoal docente com vistas a atuação em cursos de pós-graduação stricto sensu, no âmbito da UEPA, deverá observar a Portaria 174, de 30 de dezembro de 2014, baixada pela CAPES, bem como outras normas que venham alterá-la, complementá-la ou revogá-la.

Art. 2º. As normas para credenciamento, recredenciamento e descredenciamento de docentes, doravante NCRDD, em programas de pós-graduação stricto sensu deverão observar os critérios e perfis estabelecidos nos Documentos de Área, estes elaborados pelas respectivas Áreas de Conhecimento da CAPES, às quais se vinculam os cursos de mestrado e/ou doutorado da UEPA.

Art. 3º. Caberá à PROPESP/UEPA avaliar e aprovar a adequação das NCRDD elaboradas pelos programas de pós-graduação aos respectivos Documentos de Área da CAPES.

Parágrafo Único: As NCRDD serão categoricamente elaboradas a partir e em máxima consonância com respectivo Documento de Área CAPES.

Art. 4º. São pré-requisitos mínimos e gerais para solicitação de credenciamento e posterior ingresso de docente em programa de pós-graduação stricto sensu da UEPA:

a) Ser portador de diploma de doutor, obtido em curso de pós-graduação reconhecido pela CAPES ou diploma devidamente revalidado, de acordo com a legislação vigente, quando obtido em IES estrangeira;

b) comprovar efetiva atuação em curso de graduação da UEPA, sob a forma de ministração de

componentes curriculares, quando docente do quadro da universidade;

(3)

c) possuir produção científica qualificada de acordo com as exigências estabelecidas pelo respectivo Documento de Área, segundo a Área de Avaliação da CAPES à qual se vincula o curso em que se postula o ingresso;

d) na ocasião da solicitação, apresentar projeto de pesquisa já em desenvolvimento para ciclo avaliação em curso;

e) comprovar, no mínimo, orientação de 05 (cinco) TCCs de graduação ou 03 (três) de pós- graduação Lato Sensu ou 02 (dois) de Iniciação Científica ou 01 (uma) dissertação de mestrado ou equivalente, nos casos de solicitação de ingresso em curso de mestrado ou f) comprovar a orientação de no mínimo 05 (cinco) TCCs de graduação, 03 (três) de Iniciação

Científica e 03 (três) dissertações de mestrado ou equivalente, nos casos de solicitação de ingresso em curso de doutorado.

§1º. Os programas de pós-graduação deverão incorporar tais pré-requisitos em suas respectivas NCRDD de novos docentes.

§2º. Com vistas à qualificação do perfil docente, elemento fundamental para elevação das notas dos cursos de mestrado e doutorado, os programas de pós-graduação poderão incorporar outros critérios e exigências para o credenciamento e o recredenciamento de professores.

§3º. As NCRDD poderão ser parte dos regimentos PPGs ou existir de forma independente.

Art. 5º. O credenciamento e o recredenciamento de docente em programa de pós-graduação Stricto Sensu da UEPA são válidos apenas por um ciclo avaliativo da CAPES.

Parágrafo Único: O credenciamento e o recredenciamento de docentes dar-se-á por meio de chamada pública.

Art. 6º. Imediatamente após a divulgação do resultado final de cada ciclo avaliativo da CAPES, os programas de pós-graduação da UEPA, de acordo com suas normas, deverão promover a avaliação do desempenho de todos os docentes, isto com vistas ao recredenciamento ou descredenciamento dos mesmos.

Art. 7º. O recredenciamento é o ato que possibilita a contínua atuação de um docente em um programa de pós-graduação da UEPA.

Art. 8º. Serão recredenciados os docentes que atenderem aos requisitos estabelecidos nas NCRDD

dos PPGs.

(4)

Art. 9º. O descredenciam ento de docentes dar-se-á:

a) Em qualquer tempo, para o caso de solicitação do próprio docente.

b) Imediatamente, pelo não atendimento à chamada pública do respectivo PPG.

c) Ao final dos ciclos avaliativos da CAPES, para o caso do não atendimento às exigências estabelecidas pelas NCRDD dos PPGs e por esta resolução.

d) Pelo não atendimento ao disposto nos art. 10 e 11.

Art. 10. Serão automaticamente descredenciados pelos PPGs os docentes que deixarem de ministrar componente curricular em cursos de graduação da UEPA, por mais 01 (um) ano, sem a apresentação de justificativa institucional ao respectivo PPG.

Art. 11. Os docentes atuantes em PPG deverão apresentar anualmente, às suas respectivas coordenações, documento que comprove a ministração de componente curricular em curso de graduação da UEPA.

Art. 12. Sem prejuízo das demais já previstas nesta resolução, é condição para permanência e atuação de docente em PPG a orientação de dissertação de mestrado ou equivalente e/ou tese de doutorado.

Parágrafo Único: serão automaticamente descredenciados pelos PPGs os docentes que não estiverem desenvolvendo trabalho de orientação, por mais de 01 (um) ano, sem a apresentação de justificativa institucional ao respectivo PPG.

Art. 13. Os programas de pós-graduação terão 60 dias, após a aprovação desta resolução, para elaborar e/ou adequar suas NCRDD e envia-las à PROPESP para análise e parecer.

Art. 14. A PROPESP deverá ser imediatamente informada quando da ocorrência de qualquer alteração nas NCRDD dos PPGs.

CAPÍTULO II

Da apresentação de novas propostas de cursos mestrado e doutorado a CAPES.

Art. 15. As propostas novas de cursos de mestrado e/ou doutorado serão previamente enviadas à

PROPESP/UEPA, para os fins de avaliação do pleno atendimento ao critérios estabelecidos pela

(5)

Art. 16. É da PROPESP a competência institucional para avaliação prévia de propostas de cursos novos de mestrado e/ou doutorado, que poderá inclusive, se necessário, constituir consultoria externa especializada para auxilia-la nos procedimentos de avaliação interna das propostas.

Art. 17. As propostas deverão ser encaminhadas à PROPESP no máximo 90 dias antes do término prazo final para submissão das mesmas à CAPES, segundo o calendário oficial da Diretoria de Avaliação (DAV/CAPES) ou órgão que venha lhe equivaler.

Art. 18. A PROPESP, após a recepção formal da proposta, terá 30 dias para se manifestar acerca da adequação e/ou viabilidade da mesma.

Parágrafo Único: nenhuma proposta de curso de mestrado e/ou doutorado será remetida à CAPES caso não preencha plenamente os requisitos requeridos pela respectiva área de avaliação.

Art. 19. A estrutura básica (mínima) das propostas de cursos de mestrado ou doutorado a ser enviada à PROPESP, para os fins de avaliação prévia de adequação e/ou viabilidade, é a seguinte:

a) Apresentação da proposta, contendo: 1) Indicação da Área de Avaliação da CAPES; 2) Contextualização da proposta, justificativa para implantação e objetivos do(s) curso(s); 3) Descrição da(s) área(s) de concentração, linha(s) de pesquisa(s) e projetos de pesquisa vinculados à proposta; 4) Estrutura curricular; 5) Regimento de funcionamento do(s) curso(s); 6) NCRDD caso não estejam presentes no regimento do PPG.

b) Relação nominal do corpo docente e regime de trabalho na UEPA ou IES de origem, com indicação do endereço do currículo Lattes/CNPq.

c) Tabela contendo: nome do docente, área da titulação (doutorado), título de suas publicações nos últimos 05 (cinco) anos e suas respectivas qualificações de acordo com sistema Qualis Periódicos CAPES ou Qualis Livros CAPES.

d) Apresentação (listagem) de toda infraestrutura que garantirá o funcionamento do curso (salas, laboratórios, outros espaços físicos, computadores, equipamentos em geral, bibliotecas etc.).

e) Parecer do eventual coordenador do curso endereçado à PROPESP explicitando, com o

máximo detalhes, em que medida a proposta atende aos critérios da área de avaliação à qual

o curso se vinculará, considerando, sobretudo, os seguintes elementos: 1) Justificativa para

implantação do curso; 2) Demonstração do caráter inovador do curso; 3) Produção

(6)

qualificada (leia-se Qualis CAPES) individual de cada docente; 4) Existência de infraestrutura para sustentação das atividades do programa.

Art. 20. Após a observação de todas normas da CAPES pertinentes ao tema, as propostas de cursos novos da UEPA poderão ser elaboradas sob a forma de associação com outras IES.

Parágrafo Único: Para o caso de propostas em associação de IES, somente serão enviadas à PROPESP aquelas nas quais a UEPA se configurar como proponente.

DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 21. Os casos omissos serão dirimidos pela PROPESP por meio de Instrução Normativa específica.

Art. 22. Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação, regadas as disposições em

contrário.

(7)

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

ANEXO 1

Roteiro do Art. 19

1. Apresentação da proposta

1.1. Indicação da Área de Avaliação da CAPES.

1.2. Contextualização da proposta, justificativa para implantação e objetivos do(s) curso(s).

1.3. Descrição da(s) área(s) de concentração, linha(s) de pesquisa(s) e projetos de pesquisa vinculados à proposta.

1.4. Regimento de funcionamento do(s) curso(s).

1.5. NCRDD caso não estejam presentes no regimento do PPG.

2. Relação nominal do corpo docente e regime de trabalho na UEPA ou IES de origem, com indicação do endereço do currículo Lattes/CNPq

Docente Regime de trabalho IES de origem Endereço Lattes

3. Tabela (docente, titulação (doutorado), publicações nos últimos 05 (cinco) anos, qualificações do sistema Qualis Periódicos CAPES ou Qualis Livros CAPES)

Docente Área de titulação Título das publicações

(últimos 5 anos)

Natureza:

Artigo/

Livro/Capítulo de Livro

Qualis CAPES Periódicos ou Qualis CAPES

Livros

4. Listagem de toda infraestrutura

5. Parecer do eventual coordenador do curso 5.1. Justificativa para implantação do curso.

5.2. Demonstração do caráter inovador do curso.

5.3. Produção qualificada (leia-se Qualis CAPES) individual de cada docente.

5.4. Existência de infraestrutura para sustentação das atividades do programa.

Referências

Documentos relacionados

(2008), o cuidado está intimamente ligado ao conforto e este não está apenas ligado ao ambiente externo, mas também ao interior das pessoas envolvidas, seus

Inclusive alguns autores que não podem ser considerados solidaristas, criticam essa valorização, como é o caso, por exemplo, de Stephen Krasner, que argumenta

Pagamento da taxa de inscrição (valor de R$ 80,00) e entrega de ficha de Inscrição. Divulgação do ensalamento para os candidatos. Edital da Secretaria Acadêmica da Faculdade

O presente processo trata da autuação da empresa Reality Construtora e Incorporadora Ltda., por infração à alínea “e” do artigo 6º da Lei nº 5.194/66, lavrada em 16/12/2015,

(Incropera et al., 6 ed., 8.60) Um tubo de parede delgada, com diâmetro de 6 mm e comprimento de 20 m, é usado para transportar gases de exaustão de uma chaminé até o laboratório,

Grupo IV – NDC1- PcD – Candidatos com deficiência, que cumulativamente: cursaram, integralmente, o ensino médio ou equivalente em escola pública, que não se

Com a vigência deste acordo, o CEPROMAT concederá, a cada empregado, licença prêmio de 90(noventa) dias ininterruptos para cada período de 05(cinco) anos de trabalho efetivo

Ao Sindicato Profissional dos trabalhadores, elencados na cláusula 2ª, será devido, por todos os empregados, nos termos das respectivas assembléias gerais, realizadas nos