• Nenhum resultado encontrado

Sagrada Família. CONGREGAÇÃO ESTIGMATINA 205 anos levando a mensagem de Cristo INFORMATIVO NOVEMBRO DE 2021 PASTORAL DA COMUNICAÇÃO MSF

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Sagrada Família. CONGREGAÇÃO ESTIGMATINA 205 anos levando a mensagem de Cristo INFORMATIVO NOVEMBRO DE 2021 PASTORAL DA COMUNICAÇÃO MSF"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

Sagrada Família

NOVEMBRO DE 2021 PASTORAL DA COMUNICAÇÃO MSF

/matrizsagradafamiliascs @matrizsagradafamilia /Igreja Matriz Sagrada Familia matrizsagradafamilia.org.br

Crédito da Foto: Suzane Dal Col

CONGREGAÇÃO

ESTIGMATINA

205 anos

levando a

mensagem

de Cristo

(2)

MENSAGEM DO PÁROCO

Edificar a comunidade através da CULTURA DO ENCONTRO

Uma das expressões mais presentes nos discursos e prática do Papa Francisco é a

“cultura do encontro”. Ele tem repetido muitas vezes e em diversas ocasiões, e é uma prática importante de seu pontificado por ser a mensagem que deseja transmitir a quem o ouve, em número cada vez maior em todo o mundo, não só em Roma.

A intenção do Papa é combater a indiferença

que prevalece em todos nós, a superficialidade das relações, buscar um encontro verdadeiro e profundo com o outro. Mas para que isso ocorra, afirma o pontífice, precisamos ser pacientes, se quisermos entender quem é diferente de nós. A pessoa não se expressa plenamente quando é simplesmente tolerada, e sim quando percebe que é verdadeiramente bem-vinda. É preciso termos um desejo genuíno de ouvir o outro, aprender a ver o mundo com olhos diferentes e apreciar a experiência humana que se manifesta em diversas culturas e tradições.

No final deste mês de Novembro, quando celebramos o Primeiro

Domingo do Advento, estaremos dando início a mais um ano litúrgico

(neste caso, o Ano C), e com ele, a mais uma nova caminhada rumo a um

ano de 2022 que quer, sempre mais, ser pleno de esperança. Por isso, e

para isso, é preciso que nestes tempos pós-pandemia, todos nós nos

empenhemos em buscar sempre mais a superação desse momento,

crendo que Nosso Senhor caminha com o seu povo, Ele é o Emanuel, Deus

Conosco. A Sagrada Família de Nazaré nos abençoa e nos inspira como

comunidade de fé a enfrentar as adversidades, certos de que Deus nunca

nos abandona e que Nele somos mais do que vencedores! Por isso

retomemos todos nossas atividades paroquiais e tenhamos a certeza de

de sermos assistidos por Nossa Senhora, São José, São Gaspar Bertoni e

todos os santos anjos que combatem por nós. Sigamos juntos em nossas

(3)

Acompanhe o dia a dia da sua Paróquia Curta nossa página do Facebook

/matrizsagradafamiliascs

Siga nosso perfil no Instagram

@matrizsagradafamilia

E Inscreva-se no nosso canal do Youtube Igreja Matriz Sagrada Familia

MENSAGEM DO PÁROCO

(cont.)

Pe. Paulo Borges Morais, C.S.S.

Pároco da Matriz Sagrada Família

pastorais, movimentos, grupos, serviços e projetos sociais, para juntos e como paróquia, sermos verdadeiramente reconhecidos como discípulos de Cristo, como quem realmente ama a sua Igreja.

Com gratidão minha benção sacerdotal a todos nossos paroquianos:

(4)

ANIVERSARIANTES DIZIMISTAS DO MÊS DE NOVEMBRO

EVENTOS

02 FRANCISCA SIDONI BERNARDI

03 CILENE M COPPINI MARTORELLI 04 PEDRO CASINI 04 ELEN FERNANDA

MESSIAS GOMES

04 VIVIANE ROCHA PEREIRA 04 EMANUELLE VIANA

SANTOS

05 MARIA GIVANETE F.

BEZERRA

05 LEILA CRISTINA SILVEIRA DAL COL

06 ADELINA BARBETTA 08 MARIA NORMA

LUVIZOTTO BELIX 09 SOLANGE MIGLIANI 10 FRANCISCA J AMARAL

DOS ANJOS

13 CLAUDIO GARCIA MARCELO

13 SUELY APARECIDA MARQUES

15 IVONE BARBETA VALERIM 16 DEUSLIRA PEREIRA DA

SILVA

18 MARIA BENEDETTI DELLA COLLETA

20 ANTONIO MARIM FILHO 22 JACY SILVA SOUZA

OLIVEIRA CURVO 22 CARLOS EDUARDO

GONÇALVES

23 VILMA DOS SANTOS MENEZES GAIOTTO DAROS 24 ANA AUGUSTA M

MOLITOR

26 APARECIDA RAVELI 26 MICHELE BOTELHO

PEREIRA

27 AURORA PATARO BIANCHI

27 MARINALVA ALVES 28 AUGUSTA APARECIDA

MAREGATTI

28 DEBORAH HACHUL BIZUTTI

28 VALTER DE CARVALHO 28 MARIA CONCEIÇÃO

GUILHERME

29 NEUSA GONÇALVES MOREIRA DE QUADROS 29 CLARA CRESCENZI

CAMBREA

29 JOAQUINA DOS SANTOS GOMES

29 TEREZA JOSEFA DE HOLANDA

30 DEISE SOUZA PINTO DE MARCO

(5)

FUNDAÇÃO DA CONGREGAÇÃO ESTIGMATINA 1816 – 2021

No dia 04 de Novembro de 1816, o então Padre GASPAR BERTONI, em Verona, norte da Itália, fundava a Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor JESUS CRISTO. Portanto, estamos comemorando 205 ANOS de existência da Congregação dos nossos estimados Padres Estigmatinos.

Na época em que viveu Gaspar Bertoni a cidade de Verona era palco de constantes conflitos entre o exército francês, de Napoleão Bonaparte, e o austríaco, que ocuparam a cidade e disputavam a sua posse. Esta situação provocou um clima de desordem e libertinagem, que atingiu principalmente a juventude, totalmente desamparada e cheia de idéias revolucionárias, e o próprio clero, que também por causa das guerras havia mudado sua mentalidade. Eram inúmeros os feridos de guerra, e não havia escolas para os meninos pobres.

Pe. Gaspar Bertoni trabalhou, desde os tempos de seminarista, no auxílio aos feridos de guerra e na instrução da juventude. Fundou Oratórios Marianos, onde reunia a juventude para orar e meditar a Palavra de Deus, e também para lazer e ocupações sadias, tirando-a daquele clima adverso que reinava na cidade. Os jovens formados por ele passaram a ser bem aceitos em todos os locais, pelo seu bom comportamento e aplicação no trabalho e nos estudos. Pe. Gaspar encaminhou esses jovens para atividades artísticas e profissionais através de preparação especializada, e mostrou-lhes o caminho da perfeita vida cristã.

As ordens religiosas eram proibidas e até suprimidas, e até a ordem dos Jesuítas havia sido suprimida, nessa época. Mas Pe. Gaspar, percebendo ser esta a vontade de Deus, passou a reunir-se com alguns companheiros, com objetivo inicial de estudos. E, como lutava para conseguir instalações para fundar uma escola para os meninos pobres, foi lhe dado um prédio anexo à Igreja dos Estigmas, para esta finalidade. Assim, em 4 de novembro de 1816, Pe. Gaspar entrou com alguns companheiros no prédio, para iniciar a escola, e este mesmo dia foi o marco de início da congregação que ele estava fundando.

Foi imenso o trabalho para iniciar a escola e reabrir a Igreja, mas a

(6)

Foto: Fabrício Gaspari

FUNDAÇÃO DA CONGREGAÇÃO ESTIGMATINA 1816 – 2021

(cont.)

pequena comunidade empenhou-se a fundo e no ano seguinte tudo já estava funcionando. Os aposentos eram os mesmos para escola e quartos de dormir, então diariamente trocavam-se as camas por carteiras, e vice-versa.

Pe. Gaspar tinha imenso respeito pelo Papa e pelos bispos, que são sucessores dos apóstolos. E, unindo esta devoção ao título de Missionário Apostólico que recebeu da Santa Sé, assim ele definiu a atuação da congregação: "Missionários Apostólicos em Auxílio aos Bispos" e divulgadores da mensagem do Evangelho, em toda parte.

Os estigmatinos vieram da Itália para o Brasil em 1910, e em especial, eles chegaram até a nossa cidade, na Paróquia São Caetano, Bairro Fundação, em dezembro de 1923.

Os estigmatinos foram os responsáveis pela construção desta nossa Matriz Sagrada Família e pela criação de comunidades em São Caetano, tais como: Nossa Senhora da Candelária; Nossa Senhora Aparecida; São João Batista, entre outras.

Os padres estigmatinos estão cuidando de São Caetano do Sul, colaborando com os legados: espiritual e cultural, há 98 anos ininterruptos.

O Fundador da Congregação Estigmatina foi elevado à condição de Santo, São Gaspar Bertoni, pelo agora também Santo Papa João Paulo II, em 1º.

de novembro de 1989.

Ao celebrar 205 anos da Congregação nós queremos homenagear a todos

os sacerdotes estigmatinos que passaram pela Matriz Sagrada Família e

nos deixaram lições de Fé e Vida!

(7)

SANTO DO MÊS

1º de Novembro, Dia de Todos os Santos

Eles e elas são muitos, são incontáveis. Não conhecemos seus nomes nem seus rostos. Suas histórias, suas trajetórias e suas realizações nos são completamente desconhecidas. São como aquela “grande multidão, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas”, de que nos fala o livro do Apocalipse. Esses são os santos e santas de Deus, homens e mulheres que viveram em intimidade com o Senhor e vivem eternamente em sua presença, mostrando a cada um de nós que o caminho da santidade é aberto a todos, e não apenas a alguns poucos “escolhidos”, aqueles que foram oficialmente canonizados pela Igreja Católica.

A memória litúrgica dedica um dia especial a todos aqueles que estão unidos a Cristo na glória eterna e intercedem por nós como nossos protetores. Os santos são os filhos de Deus que alcançaram a salvação e vivem na eternidade a condição da bem-aventurança. São também aqueles que nos acompanham no caminho da imitação de Jesus, que nos leva a ser pedras angulares na construção do Reino de Deus.

Em nossa profissão de fé, afirmamos que cremos na comunhão dos santos. Uma expressão que nos faz entender a vida e a eterna contemplação de Deus, motivo e finalidade da verdadeira comunhão, pela qual somos todos irmãos e filhos do mesmo Pai.

O dom da Eucaristia permite a antecipação da liturgia que o Senhor

(8)

SANTO DO MÊS

(cont.)

celebra no santuário celestial, com todos os seus santos e santas. A grandeza da redenção é medida pelos seus frutos, isto é, pelos que foram redimidos pela santidade. Por meio deles, a Igreja contempla a sua vocação e a condição da humanidade transfigurada a caminho do Reino.

A origem desta festa da esperança, objetivo da nossa vida, tem raízes antigas. No século IV, teve início a comemoração dos fiéis mártires. Os primeiros sinais desta celebração encontramos em Antioquia, no domingo após o dia de Pentecostes, sobre os quais fala São João Crisóstomo.

Entre os séculos VIII e IX, esta festa começou a se espalhar pela Europa e, em particular, por Roma, onde o Papa Gregório III (731-741) escolheu o dia 1º de novembro, por ser a data que coincidia com a consagração de uma capela, na Basílica de São Pedro, dedicada às relíquias "dos Santos Apóstolos e de todos os Santos mártires e confessores, e a todos os justos, que descansam em paz no mundo".

Prece a todos os santos

"Ó, Deus, onipotente e eterno, que pela força do teu Espírito Santo santificastes a vida de tantos fiéis que vos serviram ao longo de todos os tempos e em todos os lugares, testemunhando a vossa grandeza, amor e bondade, fazei que, pela poderosa intercessão de todos os santos, que vós bem conheceis, cheguemos nós também à graça da vida eterna junto de vós, na companhia de vosso santíssimo Filho Jesus Cristo, Nossa Senhora e todos os santos e santas. Todos os santos de Deus, rogai por nós. Amém."

Crédito da imagem: https://commons.m.wikimedia.org/wiki/File:All-Saints.jpg#mw-jump-to-license

(9)

A ASSEMBLÉIA ECLESIAL DA AMÉRICA LATINA E DO CARIBE AVANÇA APÓS O PROCESSO DE ESCUTA

Em profunda comunhão com os apelos do Papa Francisco para a constituição de uma Igreja cada vez mais missionária, em saída, sinodal e que escute a todos, a Igreja latino-americana e caribenha iniciou o processo de escuta de todo o povo de Deus em preparação para a primeira Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, que acontecerá em sua fase presencial nos dias 21 a 28 de novembro de 2021 p. f., no santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, no México, assim como de modo online em sedes simultâneas nos diversos espaços da América Latina e do Caribe.

Em meio aos contextos desafiadores, de crises que assolam a humanidade por ocasião da pandemia do Covid-19, assim como as conjunturas do agravamento da pobreza, exclusões sociais, violências e tantas outras mazelas, a Igreja nos convoca, com profunda coerência evangélica, para florescer a esperança, para acolher, escutar e como seguidores/as de Jesus sonhar novos caminhos. Chamado que nos impulsiona a afirmar que “todos somos discípulos missionários em saída” (Lema da Assembleia Eclesial).

Trata-se de tempo inédito e oportuno, sendo um verdadeiro kairós para a Igreja da América Latina e do Caribe. Segundo o Guia Metodológico a

“Assembleia Eclesial almeja responder a seguinte questão geradora:

Quais são os novos desafios para a Igreja na América Latina e no Caribe, à luz da V Conferência Geral de Aparecida, dos sinais dos tempos e do Magistério do Papa Francisco, para a Assembleia e a caminho de dois jubileus: Guadalupano 2031 e da Redenção 2033?”

Com o espírito de promover processos transformadores em toda a Igreja da América Latina e Caribe, segundo o percurso metodológico, a Assembleia almeja reacender a Igreja de nova maneira, apresentando uma proposta restauradora e regeneradora.

O processo deseja ser um evento eclesial em chave sinodal, e não apenas

episcopal, com uma metodologia representativa, inclusiva e

participativa, assim como fazer uma releitura agradecida de Aparecida

(10)

A ASSEMBLÉIA ECLESIAL DA AMÉRICA LATINA E DO CARIBE AVANÇA APÓS O PROCESSO DE ESCUTA

(cont.)

que possibilite gerenciar o futuro.

O processo pretende ainda ser um marco eclesial que consegue relançar grandes temas ainda em vigor, que surgiram em Aparecida e voltar a temas e agendas marcantes. A Assembleia também almeja reconectar as cinco Conferências Gerais do Episcopado Latino-Americano e Caribe, ligando o Magistério Latino-Americano ao Magistério do Papa Francisco, marcando três marcos: de Medellín a Aparecida, de Aparecida à Querida Amazônia, da Querida Amazônia ao Jubileu de Guadalupano e da Redenção.

Dom Joel Portella, Secretário Geral da CNBB, falando sobre o andamento da assembleia, disse que ela não será um evento de novembro de 2021, mas um processo que está apenas começando para ajudar a mudar os rumos da Igreja em saída e em direção aos mais pobres e necessitados.

EQUIPE DO DÍZIMO

MATRIZ SAGRADA FAMÍLIA

Obs.: Após a sua contribuição do dízimo, favor enviar o comprovante para o WhatsApp da paróquia (+55 11 4224-2587) ou e-mail para sagradafamiliacss@gmail.com para podermos registrar no controle de contribuições e manter atualizado.

DEPÓSITO BANCÁRIO Banco: BRADESCO

Agência.: 0122 - Conta Corrente: 0177452-2 MITRA DIOCESANADE SANTO ANDRÉ

CNPJ: 57.591.349/0011-34

(11)

NOSSA GENTE, NOSSA HISTÓRIA

Rafael e Juliana Iak

Casados há sete anos, Rafael e Juliana Iak são o exemplo de casal que, após uma verdadeira conversão, decide levar a sério a sua fé, estudando, orando, participando das celebrações. Essa

“verdadeira conversão” foi, na verdade, um processo que se desenvolveu através de leituras, cursos, pregações de sacerdotes até que, em determinado momento Rafael disse a Juliana:

“Quero ir à missa”. E eles foram. E continuam indo. O passo seguinte foi a preparação de Rafael para sua primeira Eucaristia e o sacramento da crisma, incentivado por Juliana. Durante a formação para a crisma, Rafael, que toca violão muito bem, foi convidado a participar do Terço dos Homens, grupo que se reúne todas as quartas-feiras (agora, de forma online), para rezar o terço em louvor a Maria. Estimulado por seu catequista, Rafael aderiu ao grupo, onde permanece até hoje. Juh, como é conhecida, entrou para o grupo dos Educadores da Fé como monitora dos visitantes do Museu Sagrada Família Catequese e Arte.

Depois, veio o convite para fazer o Encontro de Casais com Cristo (ECC). O grupo de estudos formado durante o fim de semana do encontro é convidado a continuar se reunindo uma vez por mês. “Fizemos essas reuniões até a chegada da pandemia, que obrigou todo mundo a ficar em casa”, conta Juh. Além desse grupo, o casal se reúne uma vez por semana com outros participantes do ECC para rezar o terço. E ainda integra um grupo de estudos numa paróquia da capital paulista.

Rafael e Juh são muito devotos de Nossa Senhora. Tanto que Juh, em

novembro do ano passado, fez sua consagração na data comemorativa

de Nossa Senhora das Graças, em 27 de novembro, após uma preparação

de trinta dias orientada pelo “Tratado da Verdadeira Devoção à

Santíssima Virgem”, escrito por São Luís Maria Grignion de Montfort. São

Luís ensina que se deve seguir Maria para “encontrar Jesus Cristo”. Como

consagrada, Juh reza o terço todos os dias e faz a “coroinha” de Nossa

(12)

NOSSA GENTE, NOSSA HISTÓRIA

(cont.)

Quer sugerir alguém para a seção NOSSA GENTE, NOSSA HISTÓRIA?

Envie nome e telefone de contato do entrevistado para o e-mail:

msf.pascom@gmail.com ou deixe sua sugestãona secretaria da Matriz

Senhora, uma série de orações a Maria. Juh pretende renovar essa consagração em novembro próximo. Rafael está se preparando para sua consagração no dia 13 de maio, dia de Nossa Senhora de Fátima. Além dessa preparação, Rafael lê muito, especialmente, os doutores da Igreja.

Já leu “Confissões”, de Santo Agostinho, e está lendo São Tomás de Aquino. “É uma leitura mais complexa, que exige muita atenção aos detalhes e persistência nos estudos”. E acompanha pregações de religiosos pelo YouTube. “A internet tem muita coisa boa, basta saber procurar”. E, pasmem, esse leitor de Santo Agostinho e São Tomás de Aquino, tem uma banda de heavy metal, a Woslow, que já lançou três discos e fez várias turnês internacionais. A Igreja e o rock pesado não são conflitantes? “Tudo é dado por Deus. O rock, assim como outros estilos musicais, é uma ferramenta que precisa ser utilizada de forma consciente”. Rafael explica que mesmo antes de sua conversão já tentava, por meio de suas composições, passar mensagens positivas.

“Hoje, pelo olhar da fé, entendo perfeitamente a frase do Concílio

Vaticano II – ‘A Igreja de Cristo subsiste na Igreja Católica’ – pois é muito

verdadeira”. Rafael e Juh acreditam que o cristão deve buscar a santidade

nas tarefas diárias. É isso.

(13)

ACONTECEU NA PARÓQUIA

Dias 19 a 23 de Outubro - Semana do Lanche

(14)

Dias 15 a 23 de Outubro - Novena da Sagrada Família

ACONTECEU NA PARÓQUIA

(cont.)

(15)

Dias 15 a 23 de Outubro - Novena da Sagrada Família

ACONTECEU NA PARÓQUIA

(cont.)

(16)

ACONTECEU NA PARÓQUIA

(cont.)

Dia 24 - Missa em Ação de Graças presidida pelo Bispo D. Pedro

Carlos pelos 73 anos da autonomia de São Caetano do Sul.

(17)

Congregatio a Sanctissimis Stigmatibus

Igreja Matriz Sagrada Familia

Pastoral da Comunicação: Airton Gonçalves (in memoriam) | Cida Flosi | Daniel Gomes Rodrigues Fabrício Gaspari Macedo | Jéssica Silva | José Augusto Valim | João Tarcísio Mariani | Leila Silveira dal Col

Leonardo Lira Lima | Rodrigo Marzano Munari | Ronaldo dal Col | Suzane Oliveira dal Col

www.matrizsagradafamilia.org.br

Pe. José Nobre, CSS

ACONTECEU NA PARÓQUIA

(cont.)

Dia 24 - Missa em ação de graças pelo lançamento do livro A ‘’CURA’’

DA CASA COMUM, e noite de autógrafos com os organizadores Padres

José Aguiar Nobre, CSS (Nosso Vigário) e Elizeu da Conceição,CSS.

Referências

Documentos relacionados

São considerados custos e despesas ambientais, o valor dos insumos, mão- de-obra, amortização de equipamentos e instalações necessários ao processo de preservação, proteção

2 - OBJETIVOS O objetivo geral deste trabalho é avaliar o tratamento biológico anaeróbio de substrato sintético contendo feno!, sob condições mesofilicas, em um Reator

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

desclassificação da competição após apreciação e julgamento da comissão disciplinar. Não haverá aquecimento em quadra para nenhuma modalidade. a) Os árbitros serão vinculados

Histórico: ADIANTAMENTO DE VALOR DE 02 (DUAS) DIÁRIAS A AUXILIAR ADMINISTRATIVO DO SISPREV-TO PARA PARTICIPAÇÃO "CURSO CONCESSÃO DE APOSENTADORIAS E PENSÕES", REALIZADO

Em outra classificação Professor não habilitado (professores cursando nível superior em pedagogia ou.. conforme exigência do edital), também separada por função, com

- Refletir sobre a importância da solidariedade, laço entre as pessoas, para solidificar uma amizade (Ética, Cidadania e Amor Altruísta). Sugestões para o

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários