• Nenhum resultado encontrado

Serviço Social na Contemporaneidade

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Serviço Social na Contemporaneidade"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

Serviço Social na Contemporaneidade

• De acordo com Coutinho (1991) o S.S vem tecendo um debate plural que implica na convivência e no diálogo de diferentes tendências mas necessita-se de uma direção hegemônica.

• Deste modo, o pluralismo é uma das questões do tempo presente e que vem, desde os anos 80, constituindo objeto de polêmicas e reflexões do Serviço Social (YAZBEK, 2009)

• Características sócio-políticas [anos 80]:

 Grandes temas se destacaram neste período;

 Exemplos:

 Interesse [ainda] na teoria e metodologia; aprofundamento da dimensão dos movimentos sociais [gênero; criança e adolescente; idoso; etc].

Serviço Social na Contemporaneidade

Contexto

(2)

ANOS 80

• A continuidade das reinvindicações através da organização dos movimentos sociais provenientes de diversos seguimentos além das lutas içadas pela classe trabalhadora que se criam, se organizam, em torno da defesa de melhores condições sociais e legitimação de direitos garantidos.

 Os M.S. se apresentam como resistência, como luta, enfrentando a ordem autoritária e fortalecendo a promoção de um sistema mais democrático fundado no reconhecimento e ampliação dos direitos a cidadania

Serviço Social na Contemporaneidade Contexto

• Para Iamamoto (2015) o S.S. tem um caráter contraditório do exercício da profissão, uma vez que é realizado no âmbito de interesses e necessidades de classes sociais distintas e antagônicas;

• Assim, para compreender o significado da profissão, é preciso discutir o quadro do desenvolvimento contemporâneo do capitalismo, nas suas mais diversas crises, as quais fazem parte da dinâmica deste modelo societário, compreendendo os aportes do capitalismo monopolista, particularizando a função do Serviço Social na reprodução da força de trabalho e no campo político-ideológico, no âmbito da reprodução do controle social, da ideologia dominante e das lutas e contradições sociais (Ibidem).

Serviço Social na Contemporaneidade

Características

(3)

DESAFIO – Trabalho e formação profissional

Anos 80 foi extremamente fértil na definição de rumos técnico- acadêmicos e políticos para o Serviço Social;

• Relação de continuidade [conquistas já adquiridas] e ruptura [trabalho intelectual e exercício da prática];

• Necessita-se do enraizamento na história contemporânea, de modo que qualifique o desempenho do/a assistente social e torne possível a atualização e a adequação do projeto ético- político do Serviço Social aos novos tempos, sem abrir mão de seus compromissos com a construção da cidadania, a defesa da esfera pública, o cultivo da democracia, parceria da equidade e da liberdade;

Serviço Social na Contemporaneidade Características

DESAFIOS - Serviço Social com os Novos Tempos [pressupostos]

“Para garantir uma sintonia do Serviço Social com os tempos atuais, é necessário romper com uma visão endógena, focalista, uma visão “de dentro”

do Serviço Social, prisioneira em seus muros internos. Alargar os horizontes, olhar para mais longe, para o movimento das classes sociais, e do Estado em suas relações com a sociedade; não para perder ou diluir as particularidades profissionais, mas, ao contrário, para iluminá-las com maior nitidez.” (Ibidem, p. 20)

“[...] Desenvolver sua capacidade de decifrar a realidade e construir propostas de trabalho criativas e capazes de preservar e efetivar direitos, a partir de demandas emergentes no cotidiano. Enfim, ser um profissional propositivo e não só executivo.” (Ibidem)

Serviço Social na Contemporaneidade

Características

(4)

DESAFIOS - Serviço Social com os Novos Tempos

• Deve-se compreender o Serviço Social como um trabalho na sociedade – sendo uma profissão provinda da especialização do trabalho, uma profissão particular inscrita na divisão social e técnica do trabalho coletivo na sociedade situada na relação entre Estado e Sociedade – constitui-se como uma área de atuação formal;

• Se o S.S. é um trabalho, supõe privilegiar a produção e reprodução da vida social como determinantes na constituição da materialidade e da subjetividade das “classes que vivem do trabalho” – impacto nas classes sociais que vivenciam as desigualdades sociais que existiram, existem e existirão.

Serviço Social na Contemporaneidade Características

Questão social

• Base da fundação como especialização do trabalho;

• Atuação nas suas mais variadas expressões quotidianas;

• Cenário em que se insere o Serviço Social com novas bases de produção da questão social, pois, sofrem na atualidade uma profunda transformação com as inflexões verificadas no padrão da acumulação:

Reforma da previdência social – análise p. 44 – participa a iniciativa privada com o serviço de seguridade social.

• Existência do trabalhador polivalente – exerce várias funções, no mesmo tempo de trabalho e com o mesmo salário, com enxugamento do quadro de pessoas da empresa.

Serviço Social na Contemporaneidade

Características

(5)

É na atualidade que há uma maior “maturidade acadêmica e profissional do Serviço Social” (Netto, 1996), pois, procurou definir novoas identidades para promover a competência profissional.

Assim, Iamamoto (2015), aponta 03 dimensões que devem ser do domínio do/a Assistente Social, são eles:

1. Competência ético-política;

2. Competência teórico-metodológica;

3. Competência técnico-operativa.

Serviço Social na Contemporaneidade Características

Técnico-Operativa

Teórico-Metodológica

Ético-Política

Nunca poderão ser desenvolvidas separadamente– possibilidades de cair nas armadilhas da fragmentação e da despolitização – passado do S.S.

Competências

Necessidade da articulação entre teoria e prática, investigação e intervenção,pesquisaeação,ciência e técnica que não devem ser encaradas como dimensões separadas.

(6)

COMPETÊNCIA ÉTICO-POLÍTICA

• Assistente Social não é um profissional “neutro”;

• Prática intermediada nas relações de poder e de forças sociais da sociedade capitalista – relações essas que são contraditórias;

• Profissional de posicionamento político frente às questões que aparecem na realidade social, objetividade na direção social da sua prática;

• Importância de assumir valores ético-morais que sustentam a sua prática, principalmente aqueles contidos no Código de Ética Profissional.

Serviço Social na Contemporaneidade Características

COMPETÊNCIA TEÓRICO-METODOLÓGICA

• Profissional qualificado para conhecer criticamente a realidade social, política, econômica e cultural com a qual atua no seu espaço sócio ocupacional;

• Necessidade de um rigor teórico e metodológico, enxergando a dinâmica da sociedade para além dos fenômenos aparentes (cenários), buscando apreender sua essência, seu movimento e as possibilidades de construção de novas possibilidades profissionais;

Serviço Social na Contemporaneidade

Características

(7)

COMPETÊNCIA TÉCNICO-OPERATIVA

• Necessidade de conhecer, de apropriar-se, e criar um conjunto de habilidades técnicas que permitam desenvolver ações profissionais junto à população usuária e às instituições contratantes (Estado, empresas, ONG’s);

• Promover articulações que visam as respostas às demandas colocadas pelos usuários/as, pelos/as empregadores/as, quanto pelos objetivos estabelecidos pelos/as profissionais e na dinâmica da realidade social.

Serviço Social na Contemporaneidade Características

• A aproximação pelo Serviço Social latino-americano com o marxismo contribuiu para um processo de ruptura teórica e prática com a tradição profissional;

• Porém, as formas pelas quais se deu aquela a aproximação foram também responsáveis por inúmeros equívocos e impasses de ordem teórica, política e profissional:

• Serviço Social e a perspectiva crítico-dialética por meio do filtro da prática político-partidária – práticas profissionais e inquietudes da militância.

• A tradição marxista se deu a partir de um marxismo sem Marx: o fatalismo e o messianismo.

Serviço Social na Contemporaneidade

Características

(8)

• Dois dilemas permeiam o S.S. (IAMAMOTO, 2015):

Messianismo: promove uma prática ideológica atrelada a uma visão voluntarista da atuação e privilegiando os propósitos da atuação profissional individual;

Fatalismo: é a antítese do messianismo onde nada poderá ser feito para a mudança da vida social ocorrendo uma naturalização da realidade social. Aqui a profissão encontra-se subjugado ao poder conservador dominante [monolítico].

Crítica = Ambos possuem uma ausência da perspectiva da história – sugere reflexão crítica.

Serviço Social na Contemporaneidade Características

• Desde o surgimento da profissão quanto no atual desenvolvimento, o Serviço Social está conectado as movimentações da realidade social, econômica, política, cultural brasileira;

• A realidade política é dinâmica e isso impacta na atuação do/a assistente social;

• Assim, SE o objeto de trabalho do A.S. encontra-se na questão social e as Políticas Sociais [respostas], logo, se as P.S. são alteradas [-], ENTÃO haverá mudanças no cenário de atuação sofrendo de profundas alterações;

 Torna-se necessário compreender o processo de globalização, o neoliberalismo e a maior presença de participação do terceiro setor que reflete na ação da profissão.

Serviço Social na Contemporaneidade

Pontos Finais

(9)

NEOLIBERALISMO, GLOBALIZAÇÃO E O NEOCONSERVADORISMO

Iamamoto (2008) nos adverte sobre os perigos da ação voluntária e lança atenção aos “perigos de reeditar, sob novas nomenclaturas, os mitos de um discurso sobre a transformação social sem as devidas mediações histórico- conjunturais, como o já vivido no movimento de reconceituação do Serviço Social latino-americano, o que na atualidade só abriria alas ao revigoramento do neoconservadorismo profissional.

Anos 90 - Neoconservadorismo X defesa do "estado mínimo" X

“fortalecimento da sociedade civil” [Ongs] nas responsabilidades do Estado.

Cenário de retrocesso da participação do Estado na resposta a questão social – existência da refilantropização social – espaços de trabalho do/a a.s.

Serviço Social na Contemporaneidade Pontos Finais

• Percebe-se que a questão social é um conjunto das expressões das desigualdades sociais engendradas na sociedade capitalista madura, mediada pelo Estado e pelas disputas do reconhecimento dos direitos sociais, civil, políticos [D.H.];

• Iamamoto (2012) percebe que é neste terreno de diversas disputas que os/as assistentes sociais são convocados para realizar a sua intervenção profissional, a qual tem por intermédio programas focalistas, de combate à miséria e a pobreza, sendo formuladas políticas específicas para cada grupo, pulverizando a questão social, transformando-as em “várias questões”, que serão atendidas por políticas distintas, como se essas

"questões sociais" e demandas não tivessem a mesma gênese que muitas vezes são caracterizados como caso de polícia pelas repressões como os sujeitos são tratados.

• Ausência da integralidade na resposta a demanda.

Serviço Social na Contemporaneidade

Pontos Finais

(10)

Reflexo nas mudanças nos espaços sócio- ocupacionais do(a) profissional:

 Exigência de uma maior atuação e interação em equipes multiprofissionais;

 Maior contato com a informática.

Dois principais campos de atuação profissional:

1. O Estado como o principal contratante;

2. Atuar no trabalho na perspectiva de redes;

3. Na gestão das políticas públicas.

Serviço Social na Contemporaneidade Pontos Finais

Outros espaços sócio-ocupacionais:

1. Em abordagem direta com a população;

2. Na docência, pesquisa, na administração, no planejamento, na supervisão, na realização de consultorias, etc;

3. Na gestão de programas e de serviços sociais;

4. Em diversos outros espaços [...]ampliação do mercado de trabalho profissional – público e privado [?].

Serviço Social na Contemporaneidade

Pontos Finais

(11)

Vamos resolver algumas questões?

Questões

(CESPE, 2010 – DPU – Assistente Social) Entre os seminários e congressos realizados ao longo da história do serviço social brasileiro, o que constituiu o marco fundacional de mobilização contra o conservadorismo no universo profissional foi o:

a) III Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, realizado em São Paulo, conhecido como Congresso da Virada.

b) I Seminário de Teorização do Serviço Social, realizado em Araxá.

c) II Seminário de Teorização do Serviço Social, realizado em Teresópolis.

d) III Seminário de Teorização do Serviço Social, realizado em Sumaré.

e) III Congresso Brasileiro de Serviço Social, realizado no Rio de Janeiro.

(12)

(VUNESP, 2009 – CETESB – Analista: Serviço Social) Conforme Iamamoto, para garantir sintonia do Serviço Social com os tempos atuais, é necessário romper com uma visão endógena, focalista, uma visão "de dentro" do Serviço Social, prisioneira em seus muros internos. Nessa perspectiva, um dos maiores desafios que o assistente social vive no presente é desenvolver sua capacidade de decifrar a realidade e construir propostas de trabalho

a) sintonizadas com o tempo presente e voltadas à adaptação do ser humano ao ambiente social em que vive.

b) criativas e capazes de preservar e efetivar direitos, a partir de demandas emergentes no cotidiano.

c) harmônicas ao processo de desenvolvimento econômico do país, assegurando equilíbrio de inclusão social.

d) inovadoras, que atendam exclusivamente às demandas específicas de parte dos segmentos sem acesso aos bens produzidos pela humanidade.

e) competentes e comprometidas com políticas sociais focalistas, geradoras de inclusão social universalizada.

Questões

(VUNESP, 2012 – TJ/SP – Assistente Social) Desvendar a prática profissional cotidiana supõe inseri-la no quadro das relações sociais fundamentais da sociedade, ou seja, entendê-la no jogo tenso das relações entre as classes sociais, suas frações e das relações destas com o Estado brasileiro. Como destaca Iamamoto (1999), o Serviço Social tem olhado menos para a sociedade e mais para o Estado. As reflexões produzidas sobre o fazer profissional tem priorizado a análise da intervenção do Estado,

a) a partir da composição de forças com a iniciativa privada, parceria geradora de inclusão social.

b) via políticas sociais públicas, e daí extraídos os seus efeitos na sociedade.

c) na lógica da prestação continuada de serviços setorizados à população.

d) de acordo com o conjunto de medidas burocráticas suficientes para efetivar direitos sociais.

e) considerando os processos de trabalho e o mercado concreto para a categoria profissional.

Questões

(13)

(CESPE, 2010 – DPU – Serviço Social) No cenário contemporâneo, considera-se tendência e desafio do serviço social

a) o enfrentamento da partilha de demandas, tanto na esfera pública quanto no setor privado, diante das perspectivas desregulamentadoras dos mercados de trabalho.

b) uma rigorosa formação teórico-metodológica, com padronização das teorias sociais voltadas à consolidação dos modelos flexíveis de acumulação do capital.

c) a exigência de competência profissional fundamentada em uma racionalidade própria da burocracia.

d) a necessidade de competência técnica que reforça o saber fazer, independentemente da vontade política dos sujeitos.

e) a defesa de alternativas privatistas da questão social, conforme preconizado no projeto ético-político profissional hegemônico.

Questões

(COVEST-COPSET, 2010 – UFPE – Assistente Social) Em relação ao Serviço Social Contemporâneo, é correto afirmar que:

a) a compreensão dos problemas sociais como decorrentes de opções de sujeitos no enfrentamento das necessidades de sobrevivência e trabalho.

b) a priorização da ação profissional na direção do controle social dos usuários dos serviços sociais.

c) o trabalho do assistente social é orientado para a intervenção nas diferentes manifestações da questão social com o objetivo de enfrentar as desigualdades e injustiças sociais, fortalecer o processo de resistência dos sujeitos coletivos e seu acesso a direitos.

d) a centralidade da atuação do assistente social na singularidade das situações vivenciadas pelos usuários dos serviços.

e) o plano de intervenção profissional é norteado por um modo particular de articulação dos procedimentos técnico-operativos, independentemente de opções teóricas e político-ideológicas do profissional.

Questões

(14)

(CESPE, 2016 – TRT – Analista Judiciário: Serviço Social) A propósito do serviço social e das correntes neoconservadoras, assinale a opção correta.

a) O neoconservadorismo constitui elemento endógeno e exclusivo do serviço social.

b) A proposta neoconservadora forjou‐se na década de 90 do século passado no contexto de mundialização do capital.

c) O serviço social fundamentado nos pressupostos do neoconservadorismo rejeita as recomendações de organismos internacionais como o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional.

d) O atual projeto ético‐político hegemônico da categoria profissional de assistentes sociais rompeu com o conservadorismo.

e) O neoconservadorismo não exerce influência no campo profissional contemporâneo.

Questões

(CESPE, 2011 – CORREIOS – Analista) O serviço social brasileiro contemporâneo apresenta uma feição acadêmico-profissional e social renovada, voltada à defesa do trabalho, dos trabalhadores e do amplo acesso à terra para a produção de meios de vida e ao compromisso com a afirmação da democracia, da liberdade, da igualdade e da justiça social no terreno da história.

M. V. Iamamoto. O serviço social na cena contemporânea. In: Serviço social: direitos e competências profissionais. CFESS/ABEPSS, 2009, p. 18 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, acerca do serviço social na contemporaneidade.

Sob a influência da tradição marxista no contexto atual, o serviço social superdimensiona o saber-fazer, por meio de aportes teórico-analíticos que abordam as relações sociais individuais no plano das vivências imediatas.

Questões

(15)

(CESPE, 2011 – CORREIOS – Analista) O serviço social brasileiro contemporâneo apresenta uma feição acadêmico-profissional e social renovada, voltada à defesa do trabalho, dos trabalhadores e do amplo acesso à terra para a produção de meios de vida e ao compromisso com a afirmação da democracia, da liberdade, da igualdade e da justiça social no terreno da história.

M. V. Iamamoto. O serviço social na cena contemporânea. In: Serviço social:

direitos e competências profissionais. CFESS/ABEPSS, 2009, p. 18 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, acerca do serviço social na contemporaneidade.

A ruptura com o histórico conservadorismo, a partir do movimento de reconceituação, provocou a instauração de um ambiente em que não há possibilidade de interferência de correntes teórico-metodológicas herdeiras da perspectiva modernizadora, de caráter sistêmico, no serviço social brasileiro da atualidade.

Questões

(CESPE, 2011 – CORREIOS – Analista) O serviço social brasileiro contemporâneo apresenta uma feição acadêmico-profissional e social renovada, voltada à defesa do trabalho, dos trabalhadores e do amplo acesso à terra para a produção de meios de vida e ao compromisso com a afirmação da democracia, da liberdade, da igualdade e da justiça social no terreno da história.

M. V. Iamamoto. O serviço social na cena contemporânea. In: Serviço social: direitos e competências profissionais. CFESS/ABEPSS, 2009, p. 18 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, acerca do serviço social na contemporaneidade.

Os desdobramentos das mudanças societárias ocorridas ao longo dos anos 90 do século passado, e as repercussões dessas mudanças nos dias atuais, manifestam-se, no âmbito do exercício profissional do assistente social, na alteração de suas condições de trabalho, as quais refletem as novas demandas encaminhadas à profissão e as respostas mobilizadas para respondê-las.

Questões

(16)

(CESPE, 2010 – MPU – ANALISTA) O capitalismo contemporâneo, marcado pela mundialização, pela reestruturação produtiva e pelo neoliberalismo, é mais um momento de sono da razão na história da humanidade, em nome da fantasia do consumo, como se o mercado fosse a única possibilidade de plena realização da felicidade.

E. Behring. Acumulação capitalista, fundo público e política social. : Boschetti et al.

(orgs.). Política social no capitalismo: tendências contemporâneas. São Paulo: Cortez,

2009 (com adaptações).

A partir das ideias do texto acima e dos assuntos a elas relacionados, julgue o item.

Nessa época, o Estado, ao reduzir a prestação direta de serviços sociais, mantém-se como regulador e provedor, configurando uma administração gerencial e eficiente.

Questões

Sucesso

na prova!

(17)

Referências

ALMEIDA, Ana Augusta. A metodologia dialógica: o Serviço Social num caminhar fenomenológico.InPesquisa em Serviço Social. ANPESS/CBCISS. Rio de Janeiro, 1990.

ANDRADE, M. A. R. A. O Metodologismo e o Desenvolvimentismo do Serviço Social Brasileiro. 1947 a 1961. Disponível em:http://periodicos.franca.unesp.br/index.php/SSR/article/viewFile/13/78Acesso em 11 de agosto de 2015.

CASTRO, Manuel Manrique. História do Serviço Social na América Latina. Trad. José Paulo Netto e Balkys Villalobos. 7º ed. São Paulo: Cortez, 2006.

COUTINHO, Carlos Nelson. Pluralismo: dimensões teóricas e políticas. In Cadernos ABESS nº 4.

Ensino em Serviço Social: pluralismo e formação profissional. São Paulo, Cortez, maio 1991.

DEL PRIORE, Mary & VENANCIO, Renato .Uma breve história do Brasil. São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2010.

ESTEVÃO, Ana Maria. O que é Serviço Social. Ed. Brasiliense. Coleção primeiro passos. 2013 IAMAMOTO, Marilda Villela. Mundialização do capital, questão social e serviço social no Brasil.

Disponível em: <http://www.cressrn.org.br/files/arquivos/8j7F236BNGDj5r58l1Ax.pdf> Acesso em 04 de maio de 2017.

_________, O Serviço Social na Contemporaneidade: trabalho e formação profissional. São Paulo:

Cortez Editora, 2015.

Referências

______. Projeto Profissional, espaços ocupacionais e trabalho do(a) assistente social na atualidade. CFESS. Atribuições Privativas do(a) Assistente Social em questão. Brasília: 2012.

LEITE, Ariana Célis. Os Fundamentos Teóricos-Metodológicos do

Serviço Social. Disponível em:

<http://www.aems.edu.br/conexao/edicaoanterior/Sumario/2014/d ownloads/2014/Os%20Fundamentos%20Te%C3%B3rico-

Metodol%C3%B3gicos%20Do%20Servi%C3%A7o%20Social%20No

%20S%C3%A9culo%20Xxi.pdf > Acesso em 30 de abril de 2017.

NETTO, José Paulo. Ditadura e serviço social: uma análise do Serviço Social no Brasil pós-64. 7. ed. São Paulo, Cortez, 2004.

______. Transformações societárias e Serviço Social. In. Revista

Serviço Social & Sociedade. São Paulo: Cortez, n. 50, 1996.

(18)

Referências

YAZBEK, Maria Carmelita. Serviço Social na Contemporaneidade. In.:

Direitos Sociais e Competências Profissionais. CFESS/ABEPSS 2009.

______. Os fundamentos históricos e teóricos metodológicos do Serviço Social brasileiro na contemporaneidade. Disponível em: <

https://docs.google.com/document/d/1g0FSFDFlDSo3pEvtOr6XhH upvOvGP-1g3Ledr4oD8Ic/edit > Acesso em 29 de abroil de 2017.

______. O significado sócio-histórico da profissão. In: Serviço Social:

direitos sociais e competências profissionais. CFESS/ABEPS, Brasília,

2009. Disponível em: <

http://unesav.com.br/ckfinder/userfiles/files/O_significado_socio-

_historico_da_profissao%20Yasbek.pdf > Acesso em 30 de abril de

2017.

Referências

Documentos relacionados

Desta forma, pode-se concluir que a bacia do Rio Moxotó sofreu muitas alterações ao longo desse tempo, evidenciando claramente a vulnerabilidade da sua área as mudanças

Essa discussão está ligada ao fato de que a profissão historicamente tem sido chamada a intervenção na realidade, e na atual configuração da sociedade diversos são os setores

A construção coletiva desse projeto profissional aglutinou assistentes sociais de todos os segmentos e materializou-se no Código de Ética Profissional do Assistente

[...] as práticas de linguagem contemporâneas não só envolvem novos gêneros e textos cada vez mais multissemióticos e multimidiáticos, como também novas formas de

Contudo, pelas análises já realizadas, as deformações impostas às placas pelos gradientes térmicos devem ser consideradas no projeto deste tipo de pavimento sob pena de ocorrer

(C) o ensino da modalidade escrita da Língua Portuguesa, como segunda língua para pessoas surdas, deve ser incluído como disciplina curricular nos cursos de

O uso do território pela política de assistência social, em tese, deve produzir territorialidades voltadas para a garantia dos direitos sociais. Então, problematizar a

as provas deverá indicar na Ficha de Inscrição e encaminhar o laudo médico, emitido por especialista, descrevendo o tipo e o grau da necessidade, bem como as