• Nenhum resultado encontrado

Introdução ao Microsoft SQL Server 2008

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Introdução ao Microsoft SQL Server 2008"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Introdução ao Microsoft SQL Server 2008

Capítulo 1 Visão geral do Microsoft SQL Server . . . 31

Capítulo 2 Instalando e confi gurando o SQL Server 2008 . . . 43

Capítulo 3 Usando as ferramentas no SQL Server 2008 . . . 59

(2)

Visão geral do Microsoft SQL Server

Neste capítulo, você vai aprender a:

Escolher os componentes apropriados do SQL Server de acordo com os requisitos da

sua empresa

Definir o escopo da sua instalação e arquitetura de componentes

Em um passado recente, algumas pessoas que trabalhavam em departamentos de TI trava- vam batalhas intermináveis com suas empresas a fim de obter recursos financeiros para o desenvolvimento de sistemas, implementação de projetos e contratação de equipe para ge- renciar a tecnologia. O primeiro item sujeito ao corte orçamentário era o departamento de TI.

Isso se devia à visão turva de executivos que consideravam a infraestrutura de TI um centro de custos que drenava recursos de operações empresariais “mais importantes”.

Embora os departamentos de TI ainda tenham que lutar por recursos financeiros, hoje eles já conseguiram que suas empresas vejam as infraestruturas de TI como um elemento essencial na direção para gerar vantagem competitiva. Com as vantagens “recentes” dentro da infra- estrutura de TI, surgiu uma proliferação de aplicações e sistemas que precisam de grandes quantidades de dados, exigindo ao mesmo tempo acesso rápido às informações para atender às necessidades da empresa. As demandas de aplicações comerciais impulsionaram uma explosão de tecnologia no SQL Server.

O SQL Server costuma ser um produto simples composto de um Database Engine para o processamento de transações online (OLTP, online transaction processing) e componentes de replicação para distribuir dados. Ao longo dos vários ciclos do produto, o SQL Server evoluiu para uma plataforma de dados mais avançada e capaz de atender às necessidades de arma- zenamento, manipulação e apresentação de dados em toda a empresa.

Neste capítulo, você vai conhecer os principais componentes da plataforma de dados do SQL Server. Também vai aprender como cada componente se ajusta no plano da arquitetura de dados global para atender às necessidades da sua empresa.

Database Engine

O Database Engine é o serviço principal fornecido pelo SQL Server que permite armazenar,

recuperar, processar e proteger os dados. Os serviços do Database Engine possibilitam que

você construa aplicações de alto desempenho para o processamento de transações online

(OLTP, online transaction processing) e para dar suporte ao processamento analítico online

(OLAP, online analytic processing).

(3)

Storage Engine

O mecanismo de armazenamento (storage engine) está situado no coração do SQL Server, controlando o modo como os dados são armazenados no disco e disponibilizados para as aplicações. Embora o mecanismo de armazenamento seja um componente interno com o qual você não interage diretamente, ele contém componentes vitais para o armazenamento e gerenciamento dos seus dados.

O mecanismo de armazenamento gerencia o armazenamento de dados baseado nas suas definições de tabela e tipo de dados das colunas. Para melhorar o desempenho da consulta, você pode criar e manter índices. É possível dividir tabelas e índices grandes em múltiplas estruturas de armazenamento otimizando o particionamento. Os snapshots de banco de da- dos permitem que você gere rapidamente uma cópia somente leitura em um ponto no tempo de qualquer banco de dados. O acesso multiusuário aos dados é arbitrado por meio das ca- pacidades de gerenciamento de transações e bloqueios para garantir um acesso consistente aos dados. Para proteger seus dados contra perdas catastróficas, você pode fazer backup de uma parte ou de todo um banco de dados além de ter recursos para restaurar os dados que foram danificados.

Embora não seja uma lista completa, alguns dos elementos do mecanismo de armazena- mento explicados neste livro são mostrados na Tabela 1-1.

TABELA 1-1 Recursos do mecanismo de armazenamento

Descrição do recurso Capítulo referenciado

Bancos de dados, grupos de arquivos (filegroups) e arquivos 4 Propriedades de armazenamento de dados, tipos de dados e tabelas 5

Índices 6

Particionamento 7

Arquitetura de dados interna 7

Gerenciamento de bloqueios e transações 10

Snapshots de bancos de dados 15

Backup e recuperação de dados 20

Subsistema de segurança

O SQL Server 2008 contém uma infraestrutura de segurança extremamente poderosa e flexí- vel que garante que seus dados e instâncias sejam protegidos de intrusos.

O SQL Server pode controlar a forma pela qual os clientes podem se autenticar obrigando

que apenas credenciais do Windows sejam usadas ou que logins internos do SQL Server se-

jam permitidos. Você pode ativar ou desativar vários recursos do mecanismo do SQL Server

para garantir que apenas o subconjunto de recursos necessários para suportar suas aplica-

ções esteja disponível. Você pode configurar permissões em vários níveis para controlar a

habilidade para ler/gravar dados assim como manipular objetos com uma instância do SQL

Server. Com a criptografia, você pode proteger os dados armazenados nos seus bancos de

(4)

dados por meio de vários mecanismos, incluindo o suporte integrado para produtos de crip- tografia de terceiros. Um sistema de auditoria completo está disponível para rastrear o uso de permissões elevadas, assim como quaisquer alterações de permissão que poderiam ser atribuídas. Finalmente, você pode implementar diretivas em todo seu ambiente não apenas para padronizar instalações e configurações, mas também para impor elementos das suas diretivas de segurança.

Você interagirá com o subsistema de segurança desde o momento em que nós começarmos a instalar e configurar as instâncias do SQL Server no Capítulo 2, “Instalando e configurando o SQL Server 2008”. Você separará os objetos em grupos de segurança lógicos no Capítulo 5,

“Projetando tabelas”. Quando estiver confortável com os muitos recursos de armazenamento e programação do SQL Server, você estará pronto para fazer um tour completo pelos recur- sos de segurança restantes no Capítulo 18, “Segurança” e no Capítulo 19, “Gerenciamento baseado em diretivas”.

Alguns dos elementos do subsistema de segurança que são explicados neste livro estão lis- tados na Tabela 1-2.

TABELA 1-2 Recursos de segurança

Descrição do recurso Capítulo referenciado

Métodos de autenticação 2

Contas de serviço 2

Ativando e desativando recursos (Surface Area Configuration) 2

Esquemas 5

Princípios, itens a serem protegidos e permissões 18

Criptografia de dados 18

Assinaturas de código 18

Auditoria 18 Imposição, gerenciamento e configuração de diretiva 19

Programando interfaces

Por meio do Transact-SQL (T-SQL), você tem acesso a uma linguagem de programação rica, simples e poderosa. Se a linguagem T-SQL não atender às suas necessidades, você pode estender as capacidades do servidor aumentando as capacidades com alguma linguagem de programação CLR (common language runtime), como o Microsoft Visual Basic ou o Micro- soft Visual C#.

As capacidades do XML (Extensible Markup Language) estão diretamente integradas no

mecanismo, permitindo que você armazene e consulte dados XML assim como retorne con-

juntos de resultados em vários formatos XML. O código pode ser modular, armazenado no

servidor e acessado da sua aplicação otimizando views, procedimentos armazenados, fun-

ções e triggers. Os recursos de pesquisa full-text permitem que você construa interfaces de

consulta através de grandes volumes de dados de texto não estruturados.

(5)

A Tabela 1-3 lista alguns dos elementos de programação que são usados neste livro.

TABELA 1-3 Recursos de programação do SQL Server

Descrição do recurso Capítulos referenciados

INSERT/UPDATE/DELETE/MERGE 10

Rastreamento de dados de alteração 10

SELECT/JOINS/Critérios de consulta/SORTING/Subconsultas 8 e 9 Funções do sistema/Agregados/Expressões comuns de tabela 9

Dados espaciais 9

CUBE/ROLLUP/EXCEPT/INTERSECT/XML 9

Views 11

Procedimentos armazenados 12

Funções 13 Triggers 14

Snapshots de banco de dados 15

Full-text 17

Service Broker

O Service Broker foi introduzido no SQL Server 2005 para fornecer um sistema de consulta de mensagem integrado na plataforma de dados do SQL Server. Com base nas ações de pro- cessamento e mensagens definidas pelo usuário, você pode otimizar o Service Broker para fornecer recursos de processamento de dados assíncrono. O Service Broker será abordado detalhadamente no Capítulo 16, “Service Broker”.

SQL Server Agent

O SQL Server Agent é o mecanismo de agendamento e alerta. Um dos componentes princi- pais do SQL Server Agent é a habilidade para criar jobs flexíveis que podem ter várias etapas e dependências entre as etapas do job, e que podem ser executados em múltiplos agenda- mentos. Você pode configurar os alertas com base em várias condições que podem executar ações automáticas ou enviar mensagens para logs de erros ou operadores configurados. No Capítulo 21, “SQL Server Agent”, você aprenderá muito mais sobre o SQL Server Agent.

Replicação

Praticamente desde o seu início, o SQL Server tem sido capaz de distribuir cópias de dados

assim como manter todas as cópias sincronizadas com o conjunto de dados principal. Ao

longo dos anos, os recursos de distribuição do SQL Server evoluiram da capacidade de man-

(6)

ter múltiplas cópias somente leitura à possibilidade de fazer alterações de dados em uma rede inteira de bancos de dados enquanto o mecanismo de replicação sincroniza todas as alterações por todo o ambiente.

Através da replicação snapshot, o mecanismo de replicação inclui suporte para fazer snap- shots periódicos de um conjunto de dados que é aplicado a várias máquinas. Após a apli- cação de um snapshot inicial, a replicação transacional transfere as alterações de dados incrementais do editor (publisher) para cada assinante (subscriber). A replicação transacio- nal também tem recursos adicionais: permite que as alterações sejam feitas em um subs- criber e sejam sincronizadas de volta para um publisher, e permite que uma arquitetura peer-to-peer seja implementada através da qual muitas instâncias do SQL Server podem se replicar entre si como pares iguais. A merge replication (replicação por mesclagem) permite que usuários móveis não conectados levem seus conjuntos de dados locais, façam suas alterações localmente e, então, sincronizem todas as alterações com o servidor.

Existem livros inteiros escritos sobre o mecanismo de replicação do SQL Server e embora uma abordagem completa esteja além do escopo deste livro, você terá uma introdução sobre seus recursos no Capítulo 23, “Alta disponibilidade”.

Alta disponibilidade

Para atender às necessidades de requisitos de tempo de atividade das aplicações mais exi- gentes, o SQL Server fornece várias tecnologias para garantir a disponibilidade de dados:

clustering de failover, espelhamento de banco de dados (database mirroring), log shipping e replicação.

As instâncias de clustering de failover do SQL Server, que são construídas sobre o Win-

dows Clustering Services (e otimiza suas capacidades), fornecem recursos de failover de hardware automáticos. Com o clustering de failover, a instância inteira é protegida no caso de uma falha de hardware.

O espelhamento de banco de dados (database mirroring) conta com os processos de

gerenciamento de log interno no mecanismo de armazenamento para manter uma se- gunda cópia de um banco de dados com latência extremamente baixa. O espelhamento de banco de dados pode ser executado em um modo síncrono, garantindo assim que nenhuma transação será perdida devido a uma falha do banco de dados primário.

O log shipping é baseado no mecanismo de backup/recuperação, junto com o SQL Ser-

ver Agent, para agendar uma aplicação automática de backups de log de transação para um servidor secundário.

A replicação otimiza os recursos suportados com o mecanismo de replicação, descrito

anteriormente, para permitir que você mantenha uma cópia de todo ou de um subcon- junto de um banco de dados.

Em uma instância, você pode aplicar o espelhamento de banco de dados, log shipping e replicação para fornecer cópias redundantes de bancos de dados inteiros ou de subconjuntos de bancos de dados que podem ser usados no caso de uma falha na plataforma do banco de dados primário.

Os recursos de alta disponibilidade no SQL Server 2008 serão abordados com mais detalhes

no Capítulo 23.

(7)

O mecanismo relacional no SQL Server 2008

A tabela 1-4 lista algumas das alterações no SQL Server 2008 junto com os capítulos nos quais esses recursos são detalhados.

TABELA 1-4 Novos recursos no mecanismo relacional Descrição do recurso

Capítulos referenciados Tipo de dados hierarchy, para permitir o armazenamento de dados hierárquicos 5

Tipo de dados FILESTREAM, para armazenar dados grandes e não estruturados no sis- tema operacional enquanto permanecendo sob o controle transacional do SQL Server

5

Tipos de dados DATE e TIME para armazenar apenas os componentes necessários para uma aplicação ou ambos

5

Os tipos de dados espaciais geométricos e geográficos permitem o armazenamento de dados com base na geometria euclidiana e em um sistema de coordenadas GPS, respectivamente

5 e 9

Colunas esparsas e conjuntos de colunas permitem que o armazenamento de colunas nulas seja otimizado

6

Índices filtrados podem ser criados em um subconjunto de linhas em uma tabela 6 SWITCH permite que as partições em uma tabela que está participando de uma repli- cação transacional sejam alternadas

7 e 23

O rastreamento de alterações fornece um mecanismo assíncrono para capturar um log de alterações que pode ser consultado mais tarde pelas aplicações interessadas somente no que foi alterado

10

Os construtores de linha permitem múltiplos valores em uma única instrução insert 10 A instrução MERGE permite que uma única instrução execute operações INSERT,

UPDATE e DELETE

10

Os grouping sets permitem a agregação de dados em múltiplos níveis em uma única instrução SELECT

9

Os parâmetros de valores de tabela permitem que as tabelas sejam passadas como parâmetros de entrada para funções e procedimentos armazenados

12 e 13

As conversações podem ser priorizadas para permitir que mensagens de prioridade mais alta sejam distribuídas antes das mensagens de prioridade mais baixa

16

O mecanismo Full-Text que permite consultas em texto não estruturado foi completa- mente reconstruído

17

O gerenciamento de chave extensível permite que provedores de terceiros registrem seus dispositivos de gerenciamento de chave no SQL Server para que elas possam en- tão ser acessadas diretamente através do T-SQL

18

A criptografia de dados transparente permite que os administradores de banco de dados (DBAs) criptografem dados no disco e em backups automaticamente sem um impacto às aplicações

18

Um subsistema de auditoria configurável pelo usuário tem todos os recursos necessá- rios para armazenar, gerenciar e revisar trilhas de auditoria

18

(Continua)

(8)

Business Intelligence

A pilha de serviços do BI (business intelligence, inteligência do negócio) é uma adição rela- tivamente recente ao conjunto do SQL Server. À medida que a função de TI explodiu dentro dos negócios, também explodiu o número e o escopo das aplicações de armazenamento de dados. O desafio de cada empresa é que cada linha de aplicação de negócio em geral tem sis- temas de armazenamento de dados projetados especificamente para uma aplicação. Embora a especificidade da linha de projetos de negócio permita aplicações para atender rapidamen- te a necessidades específicas, um problema é criado no nível organizacional.

Você pode ter informações de clientes distribuídas entre dezenas ou centenas de bancos de dados em várias plataformas de sistemas de gerenciamento de banco de dados (DBMS).

Também pode ter informações de vendas de suporte armazenadas em diversas planilhas, e a comunicação do cliente pode ser propagada através de vários sistemas de e-mail e aplicações de gerenciamento de contatos. Programações de produção podem existir em vários sistemas de gerenciamento de projeto e sistemas de planejamento de recursos da empresa (ERP).

TABELA 1-4 Novos recursos no mecanismo relacional (Continuação) Descrição do recurso

Capítulos referenciados O gerenciamento baseado em diretivas permite que os DBAs configurem um conjun-

tos de melhores práticas (best practices) e configurações que são verificadas, impos- tas, monitoradas e informadas

19

Os servidores de configuração podem ser criados para simplificar o gerenciamento de grupos de instâncias do SQL Server

19

Os backups podem ser compactados, bem como criptografados 20 As exibições de gerenciamento dinâmico adicionais (DMVs, additional dynamic mana- gement views) auxiliam na solução de problemas e no monitoramento do sistema

22

A filtragem de bitmap otimizada permite que os filtros de bitmap sejam colocados dinamicamente em planos de consulta paralelos

Artigo online

Os guias de plano foram introduzidos no SQL Server 2005 para permitir que um ad- ministrador especifique um plano para o otimizador usar. O SQL Server 2008 melhora o recurso guia de plano com melhor rastreamento, eventos do profiler, contadores de sistema e validação

Artigo online

O Extended Events do SQL Server permite que você configure pontos de rastreamento em um processo de host do servidor para diagnosticar problemas

Artigo online

O Resource Governor permite que você restrinja a quantidade de recursos, como me- mória ou CPU, que as solicitações de entrada podem utilizar

Artigo online

O espelhamento de banco de dados (database mirroring) tem várias melhorias para o desempenho do log enviado e dos buffers recebidos, junto com a capacidade de recuperar automaticamente as páginas corrompidas no espelhamento

23

A replicação peer-to-peer agora inclui as funcionalidades de detecção de conflito 23 Para plataformas de hardware que suportam o hot add de um processador, o SQL Server 2008 pode reconhecer dinamicamente os novos processadores e torná-los disponíveis

N/D

Os recursos designados como Artigos Online estão disponíveis para download grátis no site da Microsoft Press Online Windows Server and Client Web em www.microsoft.com/learning/books/online/serverclient.

N/D indica um recurso que está além do escopo deste livro

(9)

Para utilizar todos os dados operacionais produzidos em qualquer organização, é preciso tra- zer grandes quantidades de informações, espalhadas por sistemas distintos, para um único e consistente conjunto de dados. O objetivo dos serviços fornecidos pela plataforma do business intelligence é permitir que departamentos de TI construam aplicações de análise de dados po- derosas enquanto consolidam informações corporativas em um único sistema de análise.

Os recursos do BI abrangem três componentes que permitem que as empresas:

Integrem, removam e transformem dados de múltiplas origens

Construam relatórios ad hoc ou automatizados

Forneçam análise e exploração de dados poderosos

Pesquisem padrões de otimização de negócio em grandes volumes de dados

Integration Services

O SQL Server 2005 foi distribuído com a primeira versão da geração mais avançada da platafor- ma de integração de dados da Microsoft – o SQL Server Integration Services (SSIS). Embora seu antecessor, o Data Transformation Services (DTS), tenha sido utilizado extensivamente em mui- tas organizações para mover dados, o SSIS colocou este utilitário em novos patamares permitin- do que as organizações construam plataformas e aplicações de integração de dados flexíveis e poderosas que vão muito além das simples tarefas de movimentação de dados do DTS.

O SSIS oferece todas as capacidades corporativas que você pode encontrar em aplicações ETL (Extract, Transform and Load), embora também permita que as organizações construam aplicações que podem gerenciar bancos de dados, recursos de sistema, responder a eventos de sistema e banco de dados e, ainda, interagir com os usuários.

O SSIS tem diversas tarefas para permitir que os pacotes façam upload ou download de arqui- vos de sites FTP (File Transfer Protocol), manipulem arquivos em diretórios, importem arqui- vos para bancos de dados, ou exportem dados para arquivos. O SSIS também pode executar aplicações, interagir com serviços web, enviar/receber mensagens do Microsoft Message Queue (MSMQ) e responder a eventos do Windows Management Instrumentation (WMI). Os contêine- res permitem que o SSIS execute tarefas inteiras (workflows) dentro de um loop com diversos inputs a partir de um simples contador em arquivos de um diretório ou nos resultados de uma consulta. Tarefas especializadas são incluídas para copiar objetos do SQL Server em todo um ambiente, assim como gerenciar backups de banco de dados, reindexação e outras operações de manutenção. Se uma tarefa já projetada do SSIS não atender às suas necessidades, você pode escrever seus próprios processos usando o Visual Studio Tools for Applications (VSTA), ou ainda projetar suas tarefas personalizadas que podem ser registradas e utilizadas no SSIS.

As restrições de precedência permitem que você configure os fluxos de trabalho operacio- nais mais complicados, onde o processamento pode ser encaminhado com base no fato do resultado de execução de um componente ter sucesso, falhar ou simplesmente completar a execução. Além do encaminhamento estático baseado no status de conclusão, você também pode combinar expressões para criar caminhos de fluxo de trabalho condicionais. Os mani- puladores de evento permitem que você execute fluxos de trabalho inteiros em resposta a eventos que ocorrem em nível de tarefa ou pacote, como executar automaticamente um fluxo de trabalho que move um arquivo para um diretório quando ele não pode ser processado, registra os detalhes do erro e envia um e-mail para um administrador.

As configurações de pacote permitem que os desenvolvedores exponham as propriedades

internas que podem ser modificadas para os vários ambientes nos quais um pacote será

(10)

executado. Expondo as propriedades em uma configuração, os administradores têm uma maneira simples de reconfigurar um pacote, como alterar diretórios ou nomes de servidor de banco de dados, sem precisar editá-lo.

Além das tarefas de fluxo de trabalho, o SSIS é distribuído com amplos componentes de manipulação e movimentação de dados. Embora você possa simplesmente mover dados de um local para outro em uma tarefa de fluxo de dados, é possível também aplicar aos dados uma grande variedade de operações à medida que eles se movem pelo mecanismo. Você pode remover dados inválidos, executar cálculos extensos e converter os tipos de dados enquanto os dados são movidos ao longo de um pipeline. Pode separar os fluxos de dados de entrada enviando-os a múltiplos destinos com base em uma condição. A tarefa de fluxo de dados tem a capacidade de executar pesquisas de dados nas origens para validar os dados de entra- da ou incluir informações adicionais à medida que os dados são enviados para um destino.

A aplicação de pesquisas difusas (fuzzy lookup) e agrupamentos difusos permite que você use capacidades de agrupamento e correspondência muito flexíveis além de simples curin- gas. Você também pode combinar múltiplos fluxos de dados de entrada e enviá-los para um único destino. Exatamente como os múltiplos fluxos de entrada podem ser combinados, você também pode pegar um único fluxo de dados e transmiti-lo para múltiplos destinos. Em uma tarefa de fluxo de dados do SSIS, você também pode: remapear caracteres, transformar os conjuntos de dados em dinâmicos/não dinâmicos, calcular agregados, classificar, realizar amostragem de dados e executar mineração de texto. Se o SSIS não tiver um adaptador de dados capaz de manipular o formato da sua origem ou destino de dados, ou não tem uma transformação capaz de lidar com a lógica que você precisa executar, um componente de script será incluído de forma a permitir que você traga todas as capacidades do Visual Studio Tools for Applications para manipular seus dados.

Você aprenderá sobre as várias capacidades do SSIS no Capítulo 24.

Serviços de integração no SQL Server 2008

Tão poderoso e extensivo quanto o SSIS foi no SQL Server 2005, o SQL Server 2008 aumen- ta todas as capacidades dessa plataforma de integração de dados de nível internacional.

Alguns dos novos recursos do SQL Server 2008 estão listados na Tabela 1-5.

TABELA 1-5 Novos recursos nos serviços de integração Descrições do recurso

O VSTA suporta scripts para que você possa usar o Visual Basic.NET ou o C#.NET para construir scripts O mecanismo de captura de dados de alteração do mecanismo de armazenamentos está direta- mente integrado no SSIS para permitir que os pacotes extraiam e manipulem somente os dados que foram alterados

Os novos tipos de dados de data e hora permitem que você aplique deslocamentos de fuso horário ou de precisão definidos pelo usuário

Um componente de origem e destino ADO.NET permite que você envie ou receba dados a partir de qualquer provedor compatível com ADO.NET

As transformações de pesquisa otimizam os caches de dados para melhorar o desempenho das operações de pesquisa

A depuração de arquivos de despejo pode ser gerada a partir dos seus pacotes

(11)

Reporting Services

As organizações de todos os tamanhos precisam ter acesso à grande quantidade de dados armazenados em toda a empresa de forma consistente e padronizada. Embora fosse ótimo esperar que todos soubessem como escrever consultas em origens de dados para obter os dados necessários, ou ter desenvolvedores disponíveis para escrever interfaces de usuário para todas as necessidades de dados da empresa, a maioria das organizações não têm os recursos disponíveis. Então, os usuários finais precisam que ferramentas estejam disponí- veis para criar relatórios padronizados, os quais estarão disponíveis em toda a organização, assim como fornecer recursos para que os usuários finais possam construir relatórios em uma base ad hoc.

O SQL Server Reporting Services (SSRS) preenche a lacuna de entrega de dados fornecendo uma plataforma flexível para projetar relatórios assim como distribuir dados em toda uma organização. O departamento de TI pode construir relatórios complexos rapidamente que são distribuídos para um ou mais portais e podem ser acessados com base em regras de segurança flexíveis. O departamento de TI também pode projetar e publicar modelos de rela- tório que permitem que os usuários finais construam seus próprios relatórios sem precisar entender as complexidades subjacentes de um banco de dados. Os relatórios criados pela TI, bem como os criados pelos usuários finais, podem ser distribuídos para um portal de relatórios centralizado que permita que os membros da organização acessem as informações necessárias para fazer seus trabalhos.

Os usuários podem acessar os relatórios, que são gerados dinamicamente ou exibidos a partir de dados armazenados em cache, que são atualizados de acordo com uma programação. Os usuários também podem configurar assinaturas para um relatório permitindo assim que o SSRS configure uma programação para executar o relatório (formatado para suas especifica- ções) e, então, enviá-lo para um usuário pelo seu canal de distribuição preferido. Por exemplo, um gerente de vendas pode criar uma assinatura para um relatório de vendas diárias de tal for- ma que o relatório seja gerado à meia-noite depois que todas as atividades de vendas estiverem concluídas, apresentando em um formato PDF e enviado para sua caixa de e-mail de manhã.

O SSRS vem com dois componentes principais, o servidor de relatórios (report server) e o designer de relatório (Report Designer).

O servidor de relatórios (report server) é responsável por hospedar todos os relatórios e aplicar a segurança. Quando os relatórios são solicitados, o servidor de relatório é responsável pela conexão às origens de dados subjacentes, coleta de dados e apresentação do relatório na saída final. A apresentação de um relatório é realizada por demanda de um usuário ou através de uma tarefa programada que permite que o relatório seja executado fora dos período de pico.

Para que o servidor de relatórios tenha algo para fornecer aos usuários, primeiro os relató- rios devem ser criados. O designer de relatórios (Report Designer) é responsável por todas as atividades envolvidas na criação e depuração dos relatórios. Os componentes incluídos per- mitem que os usuários criem uma ampla gama de relatórios, desde relatórios em matrizes ou tabulares simples até relatórios com vários níveis de sub-relatórios, relatórios aninhados, gráficos, relatórios vinculados e links a recursos externos. Nos seus relatórios, você pode embutir cálculos e funções, combinar tabelas e ainda variar a saída do relatório baseado no usuário que está acessando o relatório. O Report Designer também é responsável por proje- tar modelos de relatório que fornecem uma camada de semântica poderosa para mascarar as complexidades de uma origem de dados dos usuários finais, para que eles possam se concentrar na construção do relatório.

Você aprenderá sobre os vários recursos do SSRS no Capítulo 25.

(12)

Reporting Services no SQL Server 2008

Tão abrangente quanto era a plataforma de relatórios no SQL Server 2005, o SQL Server 2008 inclui muitas melhorias importantes que permitem desenvolver uma gama mais abrangente de aplicações de relatório usando componentes prontos para uso. Alguns dos novos recursos do SSRS no SQL Server 2008 que você aprenderá no Capítulo 25 estão listados na Tabela 1-6.

TABELA 1-6 Novos recursos do Reporting Services Descrições do recurso

Os administradores podem configurar limites de memória no servidor de relatórios

O servidor de relatórios não exige mais o IIS e pode nativamente hospedar o ambiente e otimizar a biblioteca HTTP.SYS, embora ainda permita o acesso por URL aos relatórios e aos recursos de ge- renciamento do servidor de relatórios

Com a eliminação do IIS na configuração, o servidor de relatórios manipula todas as solicitações de autenticação

As regiões de dados aninhados e sub-relatórios podem ser apresentadas no Excel

Você pode apresentar os relatórios nos formatos do Windows Forms, Web Forms, CSV, PDF, Ima- ges, Excel, Word e XML

Os itens de relatório personalizado do Dundas são suportados

As variáveis podem ser declaradas como globais ou definidas para grupos específicos

As regiões de dados de lista, matriz e tabela foram substituídas por uma região Tablix única com as capacidades das três

A representação gráfica foi melhorada para fornecer mais tipos de gráficos e maior controle sobre os elementos gráficos

Você pode projetar relatórios no Business Intelligence Development Studio (BIDS) ou com o novo Report Designer independente

Uma nova região de dados de medição está disponível com funcionalidade similar aos KPIs (Key Performance Indicators) que são usados nos cubos do SQL Server Analysis Services

Os recursos de integração de sharepoint são expandidos com as interfaces de programação melhoradas

Analysis Services

À medida que o volume de dados em uma organização explode, os usuários precisam de ferra- mentas para permitir que eles tomem decisões de negócios em tempo praticamente real. Os usuá- rios não podem esperar que a TI projete relatórios para as centenas de questões que poderiam ser respondidas por um único usuário. Ao mesmo tempo, a TI não tem os recursos para fornecer as centenas de relatórios necessários para permitir que as pessoas gerenciem um negócio.

O SQL Server Analysis Services (SSAS) foi criado para preencher a lacuna entre as necessida- des de dados dos usuários da empresa e a habilidade da TI de fornecer esses dados. O SSAS inclui dois componentes: o OLAP e o Data Mining.

O mecanismo OLAP permite que você distribua, consulte e gerencie os cubos que foram pro-

jetados no BIDS. Você pode incluir múltiplas dimensões, múltiplas hierarquias dentro de uma

dimensão e escolher várias opções, como quais atributos estarão disponíveis para exibição e

como os membros serão classificados. Você pode projetar medidas como simples elementos

aditivos, assim como empregar complexos esquemas de agregação definidos pelo usuário. Adi-

(13)

cionando os KPIs, você pode fornecer dicas visuais para os usuários finais sobre o estado de uma entidade da empresa. Os cubos podem conter as perspectivas que definem um subconjun- to de dados dentro de um único cubo para simplificar a visualização. A camada de metadados embutida permite que você especifique as traduções de idiomas em qualquer nível dentro de um cubo, para que os usuários possam procurar os dados em seus idiomas nativos.

O mecanismo de mineração de dados estende a análise da empresa para permitir que os usuários encontrem padrões e façam previsões. Utilizando qualquer um dos diversos algorit- mos de mineração distribuídos juntos com o SQL Server 2008, as empresas podem descobrir a tendência dos dados ao longo do tempo, determinar que fatores influenciam as decisões de compra ou mesmo reconfigurar uma experiência de compra com base nos padrões de compra para maximizar o potencial de uma venda.

Você aprenderá sobre os vários recursos do SSAS no Capítulo 26.

Analysis Services no SQL Server 2008

O SQL Server 2008 fornece melhorias importantes e novos recursos ao mecanismo SSAS. Al- guns dos novos recursos do SQL Server 2008 Analysis Services estão listados na Tabela 1-7.

TABELA 1-7 Novos recursos no Analysis Services Descrições do recurso

As extensões da personalização permitem que você adicione medidas a um cubo após ele ser dis- tribuído, que podem ser compartilhadas com os outros usuários do cubo

O designer de agregação ajuda a projetar e a procurar novas agregações

O algoritmo Microsoft Time Series pode ser configurado para utilizar os algoritmo ARTxp padrão ou o novo ARIMA

Você pode consultar os dados armazenados em cache em um modelo de mineração exatamente como poderia consultar Dados pontuais (case) nas versões anteriores

Você pode validar entre vários modelos de mineração para determinar melhor a precisão do modelo Você pode dividir dados em conjuntos de treinamento e verificação permanentes

Referência rápida do Capítulo 1

Para Consulte

Instalar o SQL Server 2008 Parte I

Projetar bancos de dados, tabelas e índices Parte II

Recuperar e manipular dados Parte III

Projetar procedimentos armazenados e outros objetos de código, Service Broker ou trabalhar com Full-Text

Parte IV

Configurar a segurança ou gerenciar o Database Engine Parte V

Ajustar o desempenho do mecanismo relacional Parte VIII

Entender a alta disponibilidade Parte VI

Entender o Business Intelligence Parte VII

Referências

Documentos relacionados

Este presente artigo é o resultado de um estudo de caso que buscou apresentar o surgimento da atividade turística dentro da favela de Paraisópolis, uma

Estes resultados apontam para melhor capacidade de estabelecimento inicial do siratro, apresentando maior velocidade de emergência e percentual de cobertura do solo até os 60

Entendendo, então, como posto acima, propõe-se, com este trabalho, primeiramente estudar a Lei de Busca e Apreensão para dá-la a conhecer da melhor forma, fazendo o mesmo com o

A variação do pH da fase móvel, utilizando uma coluna C8 e o fluxo de 1,2 mL/min, permitiu o ajuste do tempo de retenção do lupeol em aproximadamente 6,2 minutos contribuindo para

Conclui-se que o conhecimento do desenvolvimento ponderal evidenciou um padrão racial, que o perímetro torácico está altamente associado ao peso corporal e que equações de

As principais indicações para a realização foram a suspeita de tuberculose (458 pacientes) e uso de imunobiológicos (380 pacientes).. A maior prevalência de resultado positivo

Entretanto cabe dizer que a prática dessa modalidade esportiva tem como maior benefício a integração social do indivíduo, colaborando para a criação de uma

A não uniformização quanto ao método de referência pode promover diferenças entre as curvas de calibração geradas por laboratórios de dosimetria citogenética, que podem