• Nenhum resultado encontrado

ATAS DAS SESSÕES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ATAS DAS SESSÕES "

Copied!
39
0
0

Texto

(1)

1 D -

^W^^r

T R I B U N A L S U P E R I O R E L E I T O R A L

(Lei N.« 1.164. — 1950. u i . 12, n)

ANO VI It RIO DE JANEIRO, MARÇO DE 1959 N.o 92

TRIBUNAL SUPERIOR E L E I T O R A L Presidente:

Ministro F. P. Rocha Lagoa.

Vice-Presidente:

Ministro Nelson Hungria.

Ministros:

Haroldo Valladão.

José Duarte Gonçalves da Rocha.

Antônio Vieira Braga.

Cândido Mesquita da Cunha Lobo.

Djalma Tavares da Cunha Mello.

Procurador Geral:

Dr. Carlos Medeiros Silva.

Diretor Geral da Secretaria:

Dr. Geraldo da Costa Manso.

S U M Á R I O :

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL Atas das Sessões

Secretaria Jurisprudência

PROCURADORIA GERAL ELEITORAL NOTICIÁRIO

ÍÍNDICE

T R I B U N A L SUPERIOR E L E I T O R A L

ATAS DAS SESSÕES

1 2 . * S e s s ã o , e m 2 d e f e v e r e i r o d e 1 9 5 9 P r e s i d ê n c i a d o S e n h o r M i n i s t r o F r a n c i s c o d e P a u l a R o c h a L a g o a . C o m p a r e c e r a m o s S e n h o r e s M i - n i s t r o s N e l s o n H u n g r i a , H a r o l d o T e i x e i r a V a l l a d ã o , J o s é D u a r t e G o n ç a l v e s d a R o c h a , A n t ô n i o V i e i r a B r a g a , C â n d i d o M e s q u i t a d a C u n h a L o b o , A r t u r d e S o u s a M a r i n h o e o s D o u t o r e s C a r l o s M e d e i r o s S i l v a , P r o c u r a d o r G e r a l E l e i t o r a l e G e r a l d o d a C o s t a M a n - s o , S e c r e t a r i o d o T r i b u n a l .

I — F o r a m a p r e c i a d o s o s s e g u i n t e s f e i t o s : 1. R e c u r s o d e D i p l o m a ç ã o n ' 137 — C l a s s e V D i s t r i t o F e d e r a l . (.Contra a diplomação de Lycio Silva Haucr, eleito deputado federal, pelo Partido Trabalhista Brasileiro, a 3 - 1 0 - 5 8 — alega o recor- rente que o recorrido é comunista).

R e c o r r e n t e : D o u t o r P r o c u r a d o r R e g i o n a l E l e i - t o r a l . R e c o r r i d o : P a r t i d o T r a b a l h i s t a B r a s i l e i r o . R e l a t o r : M i n i s t r o N e l s o n H u n g r i a .

P o r u n a n i m i d a d e d e v o t o s , n e g o u - s e p r o v i m e n t o a a r e c u r s a .

2 . R e c u r s o d e D i p l o m a ç ã o n ' 1 3 1 — C l a s s e V

— R i o d e J a n e i r o ( N i t e r ó i ) . (Contra a diplomação de João Pedro, eleito primeiro suplente de deputado estadual pelo Partido Trabalhista Brasileiro — alega o recorrente que houve alteração do vencido, regis- trado e já proclamado).

R e c o r r e n t e : P a l m y r A n t ô n i o ri-a S i l v a , - c a n d i d a t o a d e p u t a d o e s t a d u a l p e l o P a r t i d o T r a b a l h i s t a B r a s i - l e i r o . R e l a t o r : M i n i s t r o A n t ô n i o V i e i r a B r a g a ,

P o r u n a n i m i d a d e d e v o t o s , n e g o u - s e p r o v i m e n t o a o r e c u r s o .

3 . R e e u r í O d e D i p l o m a ç ã o n » 140 — C l a s s e V

— D i s t r i t o F e d e r a l . (Contra a diplomação ãe Lycio Hauer e- Waldyr ãe Mello Simões, eleitos deputados federais e Beneãito Cerqueifa e Olympio de Mello, eleitos suplentes de deputados federais1, sob o fun- damento de serem comunistas). ',

R e c o r r e n t e s : V i c t o r J o s é M e n d e s e' o u t r o s . R e - c o r r i d o s : O s c a n d i d a t o s e o P a r t i d o T r a b a l h i s t a B r a - s i l e i r o . R e l a t o r : M i n i s t r o N e l s o n H u n g r i a .

D e s p r e s a d a , u n a n i m e m e n t e , a p r e l i m i n a r d e i l e - g i t i m i d a d e d o s r e c o r r e n t e s , n e g o u - s e p r o v i m e n t o a o r e c u r s o , t a m b é m p o r u n a n i m i d a d e d e v o t o s .

4 . R e c u r s o n ° 1 . 4 3 9 — C l a s s e I V — R i o d e J a - n e i r o ( M a g é ) . (Contra a decisão do Tribunal Re- gional Eleitoral que manteve a apuração da 12» Se- ção — Santo Aleixo, da 2 0 » Zona — Magé — alega o recorrente que houve excesso de sobrecartas para prefeito e vice-prefeito).

R e c o r r e n t e : U n i ã o D e m o c r á t i c a N a c i o n a l . R e - l a t o r : M i n i s t r o A n t ô n i o V i e i r a B r a g a .

P o r u n a n i m i d a d e d e v o t o s , c o n h e c e u - s e d o r e - c u r s o e d e u - s e - l h e p r o v i m e n t o . '

5 . R e c u r s o n « 1 . 4 5 1 — C l a s s e T V — M i n a s G e - r a i s ( C a l d a s ) . (Contra o acórdão do Tribunal Re- gional Eleitoral que não tomou conhecimento do recurso interposto ãa apuração de 1 voto, na Quin- ta Seção — Ipuiuna, ãa 4 7 » Zona — Caldas, sob o fundamento de falta de qualidade legal, do recor- rente, para recorrer contra eleição municipal — alega o recorrente que a cédula apuraãa apresentava sina- lização diversa da prevista em lei).

(2)

5 8 6 B O L E T I M E L E I T O R A L M a r ç o d e 1959

R e c o r r e n t e : : U n i ã o D e m o c r á t i c a N a c i o n a l . R e - l a t o r : M i n i s t r o A n t ô n i o V i e i r a B r a g a .

P o r u n a n i m i d a d e d e v o t o s , n ã o s e c o n h e c e u d o r e c u r s o .

6 . R e c u r s o n * 1 . 4 8 0 — C l a s s e I V — M i n a s G e - r a i s ( C a í d a s ) . (Contra o acórdão do Tribunal Re- gional Eleitoral que mandou apurar, em definitivo, a 1» Seção — Ipuiuna, da 4 7 » Zona — Caldas, na parte referente a prefeito, sob o fundamento de ine- xistência da fraude alegada — alega o recorrente que houve excesso ãe 3 sobrecartas na eleição para prefeito).

R e c o r r e n t e : U n i ã o D e m o c r á t i c a N a c i o n a l . R e - l a t o r : M i n i s t r o N e l s o n H u n g r i a .

P o r u n a n i m i d a d e d e v o t o s , n ã o s e c o n h e c e u d o . r e c u r s o .

7 . R e c u r s o n » 1 . 4 8 1 — C l a s s e I V — P e r n a m - b u c o ( M o r e n o ) . (Contra o acórãão ão Tribunal Re- gional Eleitoral que anulou a 2 5 ' Seção, da 1 4 ' Zona

— Moreno, sob o fundamento de que a urna )oi vio- lada — alega o recorrente não haver, nos autos, pro- va ãe violação).

R s c o r r e n t e : P a r t i d o R e p u b l i c a n o T r a b a l h i s t a . R e l a t o r : M i n i s t r o C â n d i d o M e s q u i t a d a C u n h a Lobo.

C o n t r a o v o t o d o r e l a t o r e d o M i n i s t r o N e l s o n . H u n g r i a , c o n h e c e u - s e d o r e c u r s o e d e u - s e - l h e p r o - v i m e n t o p a r a a n u l a r o p r o c e s s a d o a p a r t i r d e f o l h a s . 1 0 d o s a u t o s . D e s i g n a d o p a r a r e d i g i r o a c ó r d ã o o

M i n i s t r o H a r o l d o V a l l a d ã o .

I I — O S e n h o r M i n i s t r o H a r o l d o V a l l a d ã o p r o - p ô s u m v o t o d e p e s a r p e l o f a l e c i m e n t o d o S e n h o r

; D e s e m b a r g a d o r V i c e n t e P i r a g i b e . O S e n h o r D o u t o r P r o c u r a d o r G e r a l a s s o c i o u - s e à m a i n f e s t a ç ã o , t e n d o o T r i b u n a l a p r o v a d o a m e s m a , p a r u n a n i m i d a d e .

1 3 .a S e s s ã o , e m 2 d e f e v e r e i r o d e 1 9 5 9 P r e s i d ê n c i a d o S e n h o r M i n i s t r o F r a n c i s c o d e P a u l a R o c h a L a g o a . C o m p a r e c e r a m o s S i n h o r e s M i - n i s t r o s N e l s o n H u n g r i a , H a r o l d o T e i x e i r a V a l l a d ã o , J o s é D u a r t e G o n ç a l v e s . d a R i c h a , A n t ô n i o V i e i r a B r a g a , C â n d i d o M e s q u i t a d a C u n h a Lobo, A r t u r d e S o u s a M a r i n h o e o s D o u t o r e s C a r l o s M e d e i r o s S i l v a , P r o c u r a d o r G e r a l E l e i t o r a l e G e r a l d o d a C o s t a M a n - s o , S e c r e t á r i o d o T r i b u n a l .

I — F o r a m a p r e c i a d o s o s s e g u i n t e s f e i t o s : 1. R e c u r s o n » 1 . 4 8 3 — C l a s s e I V — T e r r i t ó r i o d o A m a p á . (Contra o acórãão ão Tribunal Regional Eleitoral que julgou improceãente a denúncia ão Partido Trabalhista Brasileiro ãe irregularidades no processo e no pleito de 3 - 1 0 - 5 8 no Território Federal do Amapá, sob o fundamento ãe que, dita denúncia, objetivando a. anulação geral das eleições, assenta em alegações vagas).

R e c o r r e n t e : P a r t i d o T r a b a l h i s t a B r a s i l e i r o . R e - l a t o r : M i n i s t r o H a r o l d o T e i x e i r a V a l l a d ã o .

P o r u n a n i m i d a d e d e v o t e s , n ã o s e c o n h e c e u ó o r e c u r s o .

2 . R e c u r s o n » 1 . 4 9 2 — C l a s s e I V — T e r r i t ó r i o d o . A m a p á ( A m a p á ) . (Contra o acórdão do Tribunal Regional Eleitoral que manteve a apuração da Quar- ta Seção — Tucumã, ãa 1» Zona — Amapá, sob o fundamento de que a simples alegação de violação ãa fraude não invalida a votação — alega o recor- rente que a urna foi violada).

R e c o r r e n t e : P a r t i d o T r a b a l h i s t a B r a s i l e i r o . R e - c o r r i d o : P a r b d o S o c i a l D e m o c r á t i c o . R e l a t o r : M i - n i s t r o H a r o l d o V o J l a d ã o .

P o r u n a n i m i d a d e d e v o t o s , n ã o s e c o n h e c e u d o r e c u r s o .

3 . R e c u r s o n » 1 . 4 9 0 — C l a s s e I V — A m a z o n a s ( M a n a u s ) . (Contra o acórãão ão Tribunal Regional Eleitoral que manteve a apuração da 50* Seção, da

1» Zona — Manaus, sob o funáamento ãe que a sim- ples incoinciüência ãe sobrecartas não é causa anulatória).

R e c o r r e n t e : F r e n t e D e m o c r á t i c a P o p u l a r . R e - c o r r i d o : P a r t i d o S e r i a l T r a b a l h i s t a . R e l a t o r : M i n i s - t r o C â n d i d o M e s q u i t a d a C u n h a Lobo.

D e p o i s d o v o t o d o R e l a t o r , n ã o c o n h e c e n d o d o r e c u r s o , i n t e r r o m p e u - s e o j u l g a m e n t o , p o r h a v e r p e - d i d o v i s t a d o s a u t o s o M i n i s t r o V i e i r a B r a g a .

4 . R e c u r s o n « 1 . 4 9 5 — C l a s s e I V — R i o G r a n d e d o N o r t e ( C e a r á - M i r i m ) . (Contra o acórdão ão Tribunal Regional Eleitoral \que conheceu ãa re- clamação, apenas para efeito ãe verificação ãe frau- ãe e conseqüente apuração da responsabilidade cri- minal de quem em culpa alega o recorrente que hou- ve erro na contagem da votação ãe Epitácio Lira Aquino, canãiáato a deputado estadual, na 6" Z o n a

— Ceará-Mirim).

R ; c o r r e n t e : P a r t i d o S o c i a l T r a b a l h i s t a . R e l a - t o r : M i n i s t r o N e l s o n H u n g r i a .

P o r u n a n i m i d a d e d e v o t o s , n ã o s e c o n h e c e u , d o r e c u r s o .

5 . C o n s u l t a n » 1 . 5 4 3 — C l a s s e X — D i s t r i t o F e d e r a l . (Ofício ão Senhor Ministro da Agricultura, consultando sobre funcionários postos à ãisposição ãa Justiça Eleitoral).

R e l a t o r : M i n i s t r o J o s é D u a r t e G o n ç a l v e s d a . R : c h a .

P o r u n a n i m i d a d e d e v o t o s , d e l i b e r o u o T r i b u n a l r e s p o n d e r à c o n s u l t a n o s e n t i d o d e q u e a m a t é r i a e s t á r e g u l a d a n o C ó d i g o E l e i t o r a l , c u j o s d i s p o s i t i v o s t e r ã o d e s e r o b e d e c i d o s . R e s o l v e u a i n d a o T r i b u n a l s e j a m o p o r t u n a m e n t e e x p e d i d a s I n s t r u ç õ e s r e g u l a m e n t a n - d o t a i s d i s p o s i t i v o s .

I I I — O S e n h o r M i n i s t r o P r e s i d e n t e d e s i g n o u p a r a c o n s t i t u í r e m a C o m i s s ã o a q u e s e r e f e r e a d e - c i s ã o p r o f e r i d a n a C o n s u l t a n* 1 . 5 4 3 , o s S e n h o r e s M i n i s t r e s J o s é D u a r t e e V i e i r a B r a g a .

1 4 .a S e s s ã o , e m 3 d e f e v e r e i r o d e 1 9 5 9 P r e s i d ê n c i a d o S e n h o r M i n i s t r o F r a n c i s c o d e P a u l a R o c h a L a g o a . C o m p a r e c e r a m o s S e n h o r e s M i - n i s t r o s N e l s o n H u n g r i a , H a r o l d o T e i x e i r a V a l l a d ã o , J o s é D u a r t e G o n ç a l v e s d a R o c h a , A n t ô n i o V i e i r a B r a g a , C â n d i d o M e s q u i t a d a C u n h a L ô b : > , A r t u r d e S o u s a M a r i n h o e o s D o u t o r e s C a r l o s M e d e i r o s S i l v a , P r o c u r a d o r G e r a l E l e i t o r a l e G e r a l d o d a C o s t a M a n - s o , S e c r e t á r i o d o T r i b u n a l .

I — F o r a m a p r e c i a d o s o s s e g u i n t e s f e i t e s : 1. R e c u r s o n ' 1 . 4 9 3 — C l a s s e I V — T e r r i t ó r i o d o A m a p á ( A m a p á ) . (Contra o acórãão ão Tribunal Regional Eleitoral que manteve a apuração ãa Ter- ceira Seção, da 1» Zona — Amapá, sob o fundamento ãc que a lavratura ãa ata da eleição, em papel out,_o que não o oficial, só constitui irregularidade que nao invalida a votação).

R e c o r r e n t e : P a r t i d o T r a b a l h i s t a B r a s i l e i r o . R e - c o r r i d o : P a r t i d o S o c i a l D e m o c r á t i c o . R e l a t o r : M i - n i s t r o H a r o l d o T e i x e i r a V a l l a d ã o .

P o r u n a n i m i d a d e d e v o t o s , n ã o s e c o n h e c e u d o r e c u r s o .

2 . M a n d a d o d e S e g u r a n ç a n » 145 — C l a s s e I I

— T e r r i t ó r i o d o R i o B r a n c o . (Contra a ãiplomação ãe Valério Caldas Magalhães, eleito ãeputaão feãeral, sem legenda — aleganão, o impetrante, que o eleito disputou as eleições em flagrante infringência ão art. 4 8 , parágrafo 4 « , do Código Eleitoral, solicita, liminarmente, seja impediãa a posse respectiva).

I m p e t r a n t e : F é l i x V a l o i s d e A r a ú j o . R e l a t o r : M i n i s t r o H a r o l d o T e i x e i r a V a l l a d ã o .

P o r u n a n i m i d a d e d e v o t o s , n ã o s e c o n h e c e u d a i m p e t r a ç ã o .

3 . R e c u r s o n » 1 . 4 9 4 — C l a s s e I V — D i s t r i t o F e d e r a l . (Contra o acórdão ão Tribunal Regional

(3)

M a r ç o d e 1959 B O L E T I M E L E I T O R A L 6 8 7

Eleitoral que manteve a anulação da 8 4 ' Seção, sob o fundamento de que a uma foi contaminaáa pelo voto de 5 eleitores estranhos à seção).

R e c o r r e n t e : M i l t o n M o r e i r a P e r e i r a , c a n d i d a t o a v e r e a d o r p e l o P a r t i d o S o c i a l T r a b a l h i s t a . R e l a t o r : M i n i s t r o N e l s o n H u n g r i a .

P o r u n a n i m i d a d e d e v o t o s , n ã o s e c o n h e c e u d o r e c u r s o .

4 . R e c u r s e n » 1 . 4 9 1 — C l a s s e I V — T e r r i t ó r i o d o A m a p á ( A m a p á ) . (Contra o acórãão do Tri- bunal Regional Eleitoral que tomou definitiva a apu- ração ãa 7» Seção — Calçoene, ãa 1» Zona — Amapá, sob o fundamento de nao ter havido fraude alega o recorrente que a mesa foi constituída irregular- mente) .

R s c o r r e n t e : P a r t i d o T r a b a l h i s t a B r a s i l e i r o . R e - c o r r i d o : P a r t i d o S o c i a l D e m o c r á t i c o . R e l a t o r : M i - n i s t r o H a r o l d o T e i x e i r a V a l l a d ã o .

R e j e i t a d a a p r e l i m i n a r d e i n t e m p e s t i v i d a d e d o r e c u r s o , n ã o s e c o n h e c e u d o m e s m o , u n a n i m e m e n t e .

5 . R e c u r s o n ° 1 . 5 0 3 — C l a s s e I V — P a r a í b a ( J o ã o P e s s o a ) . (Contra a decisão do Tribunal Re- gional Eleitoral que homologou a dissolução ão Di- retório Regional e Diretórios Municipais ão Partião Trabalhista Brasileiro, no Estaáo ãa Paraíba).

R e c o r r e n t e : H e r m a n o d e S á , e x - p r e s i d e n t e d o P a r t i d o T r a b a l h i s t a B r a s i l e i r o , s e ç ã o d a P a r a í b a . R e l a t o r : M i n i s t r o J o s é D u a r t e G o n ç a l v e s d a R o c h a .

P o r u n a n i m i d a d e d e v o t o s , c o n h e c e u - s e d o r e - c u r s o e d e u - s e - l h e p r o v i m e n t o .

6 . R e c u r s o n ' 1 . 5 0 4 — C l a s s e I V — A m a z o n a s ( M a n a u s ) . (Contra o acórdão ão Tribunal Regional Eleitoral que não conheceu ão recurso interposto ãa apuração, na 5 1 ' Seção, ãa 1' Zona — Manaus, de 39 votos da eleição majoritária e 3 9 votos da eleição proporcional. recebidos ãe eleitores vinculaâos a ou- tras seções) .

R e c o r r e n t e : F r e n t e D e m o c r á t i c a P o p u l a r . R e - c o r r i d o s : P a r t i d o T r a b a l h i s t a B r a s i l e i r o e P a r t i d o S o c i a l T r a b a l h i s t a . R e l a t o r : M i n i s t r o C â n d i d o M e s - q u i t a d a C u n h a Lobo.

P r e l i m i n a r m e n t e , e c o n t r a o v o t o d o R e l a t o r e d o M i n i s t r o H a r o l d o V a l l a d ã o , d e l i b e r o u o T r i b u n a l . s o b r e e s t a r n o j u l g a m e n t o p a r a q u e o p r e s e n t e r e -

c u r s o s e j a j u l g a d o s i m u l t a n e a m e n t e c o m o r e c u r s o n5 1 . 4 9 0 . N ã o t o m o u p a r t e n o j u l g a m e n t o o M i n i s - t r o A r t u r M a r i n h o .

7 . R e c u r s o n » 1 . 5 1 0 — C l a s s e I V — D i s t r i t o F e - d e r a l . (Contra o acórãão do Tribunal Regional Elei- toral que julgou prejudicado o peâião de reconta- gem das cédulas que contém os nomes ãe Maurício Joppert ãa Silva e ãe Anésio Frota Aguiar, canãi- ãatos à Câmara dos Deputados, sob a legenda da União Democrática Nacional).

R e c o r r e n t e : M a u r í c i o J o p p e r t d a S i r v a . R e l a - t o r : M i n i s t r o N e l s o n H u n g r i a .

P o r u n a n i m i d a d e d e v o t e s , n ã o s e c o n h e c e u d o r e c u r s o .

8 . R e c u r s o n » 1 . 5 1 9 — C l a s s e I V — P i a u í ( U n i ã o ) . (Contra o acórdão ão Tribunal Regional Eleitoral que não conheceu ão pedido de renovação ãe eleição em ãiversas seções ãa 16» Zona — União, formulaão pelo Partido Social Democrático).

R e c o r r e n t e : P a r t i d o S o c i a l D e m o c r á t i c o . R e - c o r r i d a : U n i ã o D e m o c r á t i c a N a c i o n a l . R e l a t a r : M i - n i s t r o J o s é D u a r t o G o n ç a l v e s d a R o c h a .

P o r u n a n i m i d a d e d e v o t o s , n ã o s e c o n h e c e u d o r e c u r s o .

9 . R e c u r s o n » 1 . 5 2 0 — C l a s s e I V — P i a u í ( U n i ã o ) . (Contra o acórdão do Tribunal Regional Eleitoral que manteve a apuração ãa 3» Seção, ãa 1 6 ' Zona — União, sob o funãamento ãe que as nuli- daães apontadas são meras irregularidades).

R e c o r r e n t e : P a r t i d o S o e i i a l D e m o c r á t i c o . R e - c o r r i d a : U n i ã o D e m o c r á t i c a N a c i o n a l . R e l a t o r : M i - n i s t r o J o s é D u a r t e G o n ç a l v e s d a R o c h a .

P o r u n a n i m i d a d e d e v o t o s , n ã o s e c o n h e c e u d o r e c u r s o .

I I — F o r a m p u b l i c a d a s v á r i a s d e c i s õ e s .

1 5 .a S e s s ã o , e m 4 d e f e v e r e i r o d e 1959 P r e s i d ê n c i a d o S e n h o r M i n i s t r o F r a n c i s c p d e P a u l a R o c h a L a g o a . C o m p a r e c e r a m o s S e n h o r e s M i - n i s t r o s N e l s o n H u n g r i a , H a r o l d o T e i x e i r a V a l l a d ã o , J o s é D u a r t e G o n ç a l v e s d a R o c h a , A n t ô n i o V i e i r a B r a g a , C â n d i d o M e s q u i t a d a C u n h a L o b o , A r t u r d e S o u s a M a r i n h o e o s D o u t o r e s C a r l o s M e d e i r o s S i l v a , P r o c u r a d o r G e r a l E l e i t o r a l e G e r a l d o d a C o s t a M a n - s o , S e c r e t á r i o d o T r i b u n a l .

I — F o r a m a p r e c i a d o s o s s e g u i n t e s f e i t o s : 1. R e c u r s o n » 1 . 4 9 0 — C i a s s e I V — A m a z o n a s ( M a n a u s ) . (Contra o acórdão ão Tribunal Regional Eleitoral que manteve a apuração ãa 5 0 » Seção, ãa 1» Zona — Manaus, sob o funãamento de que a sim- ples incoincidência de sobrecartas não é causa anulatória)..

R e c o r r e n t e : F r e n t e D e m o c r á t i c a P o p u l a r . R e - c o r r i d o s : P a r t i d o T r a b a l h i s t a B r a s i l e i r o e P a r t i d o S o c i a l T r a b a l h i s t a . R e l a t o r : M i n i s t r o C â n d i d o M e s - q u i t a d a C u n h a L o b o .

P : o s s e g u i n õ j - s e n o j u l g a m e n t o , e m s e s s ã o d e 4 d e f e v e r e i r o , d e l i b e r o u o T r i b u n a l , c o n t r a o v o t o d o M i n i s t r o A r t u r M a r i n h o , c o n h e c e r d o r e c u r s o e d a r - l h e p r o v i m e n t o p a r a , c a s s a n d o o a c ó r d ã o r e - c o r r i d o , d e t e r m i n a r a o T r i b u n a l o quo q u e p r e c e d a a n o v o j u l g a m e n t o , a p r e c i a n d o t o d a a m a t é r i a a l e - g a d a e p r o v i d e n c i a n d o a j u n t a d a d e c ó p i a a u t ê n - t i c a e i n t e g r a l d a a t a d a J u n t a A p u r a d o r a .

2 . P r o c e s s o n « 1 . 5 4 6 — C l a s s e X — C e a r á ( F o r - t a l e z a ) . (Telegrama do Senhor Desembargador Pre- sidente do Tribunal Regional Eleitoral, solicitando força federal para garantir eleições suplementares a serem realizadas a 1 5 - 2 - 5 9 , em Jardim, Várzea Ale- gre e Santana do Acarau, no Município ãe Marco).

R e l a t o r : M i n i s t r o H a r o l d o T e i x e i r a V a l l a d ã o . P o r u n a n i m i d a d e d e v o t o s , c o n c e d e u - s e a f o r ç a f e d e r a l í o l i c i t a d a .

3 . ' C o n s u l t a n « 1 . 5 3 8 — C l a s s e X — B a h i a ( S a l v a d o r ) . {Consulta o Senhor Desembargaãor Pre- sidente ão Tribunal Regional Eleitoral, por telegra- ma, cemo ãeverá proceder para atenãer à requisições ãe força federal, solicitadas pelos presidentes ãe me- sas receptoras, para as eleições suplementares que serão realizadas em 12 de fevereiro).

R e l a t o r : M i n i s t r o H a r o l d o T e i x e i r a V a l l a d ã o . P o r u n a n i m i d a d e d e v o t o s , d e l i b e r o u o T r i b u n a l , r e s p o n d e r à c o n s u l t a n o s e n t i d o d e q u e o p e d i d o d e f o r ç a f e d e r a l d e v e r á s e r j u s t i f i c a d a m e n t e f o r m u l a d o p e l o J u i z d a Z o n a E l e i t o r a l , a p r o v a d o p e l o T r i b u n a l R e g i o n a l e e n c a m i n h a d o a e s t e T r i b u n a l S u p e r i o r , p a r a d e f i n i t i v o p r o n u n c i a m e n t o .

4 . C o n s u l t a n » 1 . 5 2 7 — C l a s s e X — D i s t r i t o F e d e r a l . (Consulta o Serviço de Assistência Médica Domiciliar e de Urgência se, uma vez diplomaãos

senadores ou âeputados, os seus empregaãos âeixa- rão ãe exercer suas ativiãades, uma vez que os mes- mos são contrataãos a título precário, nos termos ão art. 6 7 , ãa Portaria n" 2 2 , ãe 2 8 - 2 - 5 0 , ão Ministro ão Trabalho) .

R e l a t o r : M i n i s t r o J o s é D u a r t e G o n ç a l v e s d a R o c h a .

P o r u n a n i m i d a d e d e v o t o s , d e l i b e r o u o T r i b u n a l n ã o c o n h e c e r d a p r e s e n t e c o n s u l t a , n e m d a c o n s u l - t a n » 1 . 5 3 5 , j u l g a d a s s i m u l t a n e a m e n t e .

5 . C o n s u l t a n » 1 . 5 3 4 _ C l a s s e X — R i o G r a n - d e d o S u l ( P o r t o A l e g r e ) . . (Ofício ão Senhor De- sembargaãor Presidente do Tribunal Regional Elei- toral, consultando se poderá aplicar o saldo de des- taque que foi conceãiâo para ãespesas com fotogra-

(4)

5 8 8 BOLETIM ELEITORAL M a r ç o d e 1 9 5 9

fias, para pagamento aos alistandos ão corrente exercício).

R e l a t o r : M i n i s t r o C â n d i d o M e s q u i t a d a C u n h a

Lobo.

( P o r u n a n i m i d a d e d e v o t o s , d e l i b e r o u o T r i b u n a i r e s p o n d e r n e g a t i v a m e n t e â c o n s u l t a .

I I — F o r a m p u b l i c a d a s v á r i a s d e c i s õ e s .

1 6 .a S e s s ã o , e m 4 d e f e v e r e i r o d e 1959

P r e s i d ê n c i a d o S e n h o r M i n i s t r o F r a n c i s c o d t ; P a u l a R o c h a L a g o a . C o m p a r e c e r a m o s S e n h o r e s M i - n i s t r o s N e l s o n H u n g r i a , H a r o l d o T e i x e i r a V a l l a d ã o , J o s é Duarte G o n ç a l v e s d a R o c h a , A n t ô n i o V i e i r a B r a g a , C â n d i d o M e s q u i t a d a C u n h a Lobo, A r t u r d e S o u s a M a r i n h o e o s D o u t o r e s C a r l o s M e d e i r o s S i l v a , P r o c u r a d o r G e r a l E l e i t o r a l e G e r a l d o d a C o s t a M a n - s o , S e c r e t á r i o d o T r i b u n a l .

I — F o r a m a p r e c i a d o s o s s e g u i n t e s f e i t o s : 1. R e c u r s o n » 1 . 5 0 4 — C l a s s e I V — A m a z o n a s ( M a n a u s ) . (Contra o acórãão ão Tribunal Regional Eleitoral que não conheceu do recurso inte, posto da apuração, na 5 1 " Seção, ãa 1» Zona — Manaus, de 3 9 votos da eleição majoritária e 39 votos ãa eleição proporcional, recebiâos ãe eleitores vínculaáos a outras seções).

R e c o r r e n t e : F r e n t e D e m o c r á t i c a P o p u l a r . R e - c o r r i d o s : P a r t i d o T r a b a l h i s t a ' B r a s i l e i r o e P a r t i d o S o c i a l T r a b a l h i s t a . R e l a t o r : M i n i s t r o C â n d i d o M e s - q u i t a d a C u n h a Lobo.

F r o s s e g d i n d o - s e n o j u l g a m e n t o , e m s e s s ã o d e 4 d e f e v e r e i r o , d e l i b e r o u o T r i b u n a l , u n a n i m e m e n t e , n ã o c o n h e c e r d e r e c u r s o .

2 . R e c u r s o n « 1 . 5 1 4 — C l a s s e I V — A m a z o n a s ( M a n a u s ) . (Contra o acórãão do Tribunal Regional Eleitoral que não tomou conhecimento ãa reclama- ção interposta pela Frente Democrática Popular, da designação de mesas receptoras nas 1 9 » Seções, da 1» Zona — Manaus, sob o fundamento ãe não haver sido o reclamação feita em tempo — pretende o re- corrente o nuliãaãe âas seções).

R e c o r r e n t e : F r e n t e D e m o c r á t i c a P o p u l a r . R e - c o r r i d o s : P a r t i d o T r a b a l h i s t a B r a s i l e i r o e P a r t i d o S o c i a l T r a b a l h i s t a . R e l a t o r : M i n i s t r o C â n d i d o M e s - q u i t a d a C u n h a Loto.

P o r u n a n i m i d a d e d e v o t o s , n ã o s e c o n h e c e u d o r e c u r s o .

17." S e s s ã o , e m 5 d e f e v e r e i r o d e 1959

P r e s i d ê n c i a d o S e n h o r M i n i s t r o F r a n c i s c o d e P a u l a R o c h a L a g o a . C o m p a r e c e r a m o s S e n h o r e s M i n i s t r o s N e l s o n H u n g r i a , H a r o l d o T e i x e i r a V a l l a - dão, J o s é D u a r t e G o n ç a l v e s d a R o c h a , A n t ô n i o V i e i r a B r a g a , C â n d i d o M e s q u i t a d a C u n h a Lobo, A r t u r d e S o u s a M a r i n h o e c s D o u t o r e s C a r l o s M e d e i r o s S i l v a , P r o c u r a d o r G e r a l E l e i t o r a ! e G e r a l d o d a C o s t a M a n - s o , S e c r e t á r i o d o T r i b u n a l .

I — F o r a m a p r e c i a d o s o s s e g u i n t e s f e i t o s : 1. R e c u r s o n » 1 . 5 0 5 — C l a s s e I V — A m a z o n a s ( M a n a u s ) . (Contra o acórdão di Tribunal Regional Eleitoral que não conheceu ão recurso interposto da apuração, na 6 0 » Seção, ãa 1 ' Zona — Manaus, de votos ãe eleitores de outras seções).

R e c o r r e n t e : F r e n t e D s m o c r á t i c a P . p u l a r . R e - c o r r i d o s : P a r t i d o T r a b a l h i s t a B . a s i l e i r o e P a r t i d o S o c i a l T r a b a l l r s t a . R e l a t o r : M i n i s t r o C â n d i d o M e s - q u i t a d a C u n h a Lobo.

R e j e i t a d a p o r m a i o r i a d e v o t o s , a p r e l i m i n a r d o s e c o n v e r t e r o j u l g a m e n t o e m d i l i g ê n c i a p a r a m e - l h o r i n s t r u ç ã o d o p r o c e s s o , n ã o s e c o n h e c e u d o r e - c u r s o , u n a n i m e m e n t e . D e i x o u d e v o t a r o M i n i s t r o H a r o l d o V a l l a d ã o , p o r n ã o t e r a s s i s t i d o o r e l a t ó r i o . 2 . R e c u r s o n » 1 . 5 0 6 — C l a s s e I V — A m a z o n a s ( M a n a u s ) . • (Contra o acórãão ão Tribunal Regional

Eleitoral que não conheceu ão recurso interposto da apuração da 2 7 » Seção, ãa 1» Zona — Manaus — alega o recorrente que houve incoinciâência).

R e c o r r e n t e : F r e n t e D e m o c r á t i c a P o p u l a r . R e - c o r r i d o s : P a r t i d o T r a b a l h i s t a B r a s i l e i r o e P a r t i d o S o c i a l T r a b a l h i s t a . R e l a t o r : M i n i s t r o C â n d i d o M e s -

q u i t a d a C u n h a Lobo.

R e j e i t a d a a c o n v e r s ã o d o j u l g a m e n t o e m d i l i - g ê n c i a , c o n t r a o s v o t o s d o s M i n i s t r o s H a r o l d o V a l l a - d ã o e V i e i r a B r a g a , n ã o s e c o n h e c e u d o r e c u r s o , u n a - n i m e m e n t e .

3 . P r o c e s s o n » 1 . 5 3 2 — C l a s s e X — B a h i a ( S a l - v a d o r ) . (Telegrama ão Senhor Desembargaâor Pre- siàente ão Tribunal Regional Eleitoral, solicitanâo destüque ãe Cr$ 3 9 0 . 0 0 0 , 0 0 , a fim ãe atender às des- pesas com as eleições suplementares marcadas para o dia doze ãe fevereiro),

R e l a t o r : M i n i s t r o A r t u r d e S o u s a M a r i n h o . P e r u n a n i m i d a d e d e v o t o s , d e l i b e r o u o T r i b u n a l q u e s e c o m u n i q u e a o P r e s i d e n t e d o T r i b u n a l R e g i o - n a l E l e i t o r a l d a B a h i a n ã o t e r s i d o c o l o c a d a , a i n d a , à d i s p o s i ç ã o d e s t e T r i b u n a l S u p e r i o r a v e r b a p o r o n d e p o d e r i a m c o r r e r a s d e s p e s a s e m a p r e ç o , s u g e - r i n d o , a s s i m , o a d i a m e n t o d a s e l e i ç õ e s s u p l e m e n t a - r e s , a t é q u e s e j a c o n c e d i d a t a l v e r b a .

4 . R e c u r s o n » 1 . 5 0 7 — C l a s s e f.V — A m a z o n a s ( M a n a u s ) . (Contra o acórãão ão Tribunal Regional Eleitoral que manteve a apuração ãa 4 8 » Seção, ãa 1» Zona — Manaus — alega o recorrente que houve excesso de sobrecartas).

R e c o r r e n t e : F r e n t e D e m o c r á t i c a P o p u l a r . R e - c o r r i d o s : P a r t i d o T r a b a l h i s t a B r a s i l e i r o e P a r t i d o S o c i a l T r a b a l h i s t a . R e l a t o r : M i n i s t r o C â n d i d o M e s - q u i t a d a C u n h a Lobo.

C o n t r a o v o t o d o R e l a t o r , c o n h e c e u - s e d o r e - c u r s o e d e u - s e - l h e p r o v i m e n t o . N ã o t : m o u p a r t e n o j u l g a m e n t o o M i n i s t r o A r t u r M a r i n h o . D e s i g n a - d o p a r a o a c ó r d ã o o M i n i s t r o N e l s o n H u n g r i a .

I I — F o r a m p u b l i c a d a s v á r i a s d e c i s õ e s .

18.a S e s s ã o , e m 5 d e f e v e r e i r o de 1959 P r e s i d ê n c i a d o S e n h o r M i n i s t r o F r a n c i s c o d e P a u l a R o c h a L a g o a . C o m p a r e c e r a m o s S e n h o r e s M i - n i s t r o s N e l s o n H u n g r i a , H a r o l d o T e i x e i r a V a l l a d ã o , J o s é D u a r t e G o n ç a l v e s d a R o c h a , A n t ô n i o V i e i r a B r a g a , C â n d i d o M e s q u i t a d a C u n h a Lobo, A r t u r d e S ^ u s a M a r i n h o e o s D o u t o r e s C a r l o s M e d e i r o s S i l - v a , P r o c u r a d o r G e r a l E l e i t o r a l e G e r a l d o d a C o s t a M a n s o , S e c r e t á r i o d o T r i b u n a l .

I — F o r a m a p r e c i a d o s o s s e g u i n t e s f e i t o s : 1. R e c u r s o n » 1 . 5 0 8 — C l a s s e I V — A m a z o n a s ( M a n a u s ) . (Contra o acórdão ão Tribunal Regional Eleitoral que não conheceu ão recurso interposto dl apuração ãa 7 0 » Seção, ãa 1» Zona — Manaus, sob o funãamento ãe que não houve impugnação quanão ãa apuração — alega o recorrente que votaram elei- tores estranhos à seção).

R e c o r r e n t e : F r e n t e D e m o c r á t i c a P o p u l a r . R . - c o r r i d o s : P a r t i d o T r a b a l h i s t a B r a s i l e i r o e P a r t i d o S o c i a l T r a b a l h i s t a . R e l a t o r : M i n i s t r o C â n d i d o M e s -

q u i t a d a C u n h a Lobo.

C o n t r a o s v o t o s d o s M i n i s t r o s H a r o l d o V a l l a d ã o e V i e i r a B r a g a , r e j e i t o u - s e a p r e l i m i n a r d e c o n v e r - t e r o j u l g a m e n t o e m d i l i g ê n c i a , e c o n t r a o v o t o d o M i n i s t r o H a r o l d o V a l l a d ã o n ã o s e c o n h e c e u d o r e - c u r s o .

2 . R e c u r s o n » 1 . 5 0 9 — C l a s s e I V — A m a z o n a s ( M a n a u s ) . (Contra o acórãão ão Tribunal Regional Eleitoral que manteve a apuração ãa 6 1 ' e 6 1 * - A Se- ções, ãa li Zona — Manaus — alega o recorrente que a seção joi ronstituíáa ãe modo âiferente do pres- crito em lei) .

R e c o r r e n t e : F r e n t e D e m o c r á t i c a P o p u l a r . R e - c o r r i d o s : P a r t i d o T r a b a l h i s t a B r a s i l e i r o e P a r t i d o S e c a i T r a b a l h i s t a . R e l a t o r : M i n i s t r o C â n d i d o M e s - q u i t a d a C u n h a Lobo.

(5)

M a r ç o d e 1 9 5 9 B O L E T I M E L E I T O R A L 5 8 9

P o r u n a n i m i d a d e d e v o t o s , n ã o s e c o n h e c e u d o r e c u r s o .

3 . R e c u r s o n » 1 . 5 1 1 — C l a s s e T V — A m a z o n a s ( M a n a u s ) . (Contra o acórãão ão Tribunal Regional Eleiioral que manteve a apuração ãa 6 2 » Seção, ãa 1» Zona — Manaus, sob o funãamento ãe que a in- coinciáência haviãa não é motivo para anulação).

R e c o r r e n t e : F r e n t e D e m o c r á t i c a P o p u l a r . R e - c o r r i d o s : P a r t i d o T r a b a l h i s t a B r a s i l e i r o e P a r t i d o S o c i a l T r a b a l h i s t a . R e l a t o r : M i n i s t r o C â n d i d o M e s - q u i t a d a C u n h a Lobo.

P o r u n a n i m i d a d e d e v o t o s , n ã o s e c o n h e c e u d o r e c u r s o .

4 . R e c u r s o n ' 1 . 5 1 2 — C l a s s e I V — A m a z o n a . s ( M a n a u s ) . (Contra o acórãão ão Tribunal Regional Eleitoral que não conheceu ão recurso interposto da apuração ãa 6 3 « -j4 Seção, ãa 1» Zona — Manaus, sob o funãamento ãe intempestiviãaãe — alega o recorrente que votaram eleitores estranhos à seção)

R e c o r r e n t e : F r e n t e D e m o c r á t i c a P o p u l a r . R e - c o r r i d o s : P a r t i d o T r a b a l h i s t a B r a s i l e i r o e P a r t i d o S o c i a l T r a b a l h i s t a . R e l a t o r : M i n i s t r o C â n d i d o M e s - q u i t a d a C u n h a Lobo.

F o r u n a n i m i d a d e d e v o t o s , n ã o s e c o n h e c e u dt>

r e c u r s o .

5 . R e c u r s o n » 1 . 5 1 3 — C l a s s e I V — A m a z o n a s ( M a n a u s ) . (Contra o acórãão ão Tribunal Regional Eleitoral que manteve a apuração ãa 7 7 » Seção, da 1» Zona — Manaus — alega o recorrente que houve irregulariãaães).

R e c o r r e n t e : F r e n t e D e m o c r á t i c a P o p u l a r . R e - c o r r i d o s : P a r t i d o T r a b a l h i s t a B r a s i l e i r o e P a r t i d o S o c i a l T r a b a i h i s t a . R e l a t o r : M i n i s t r o C â n d i d o M e s - q u i t a d a C u n h a L o b o .

C o n t r a o v o t o d o M i n i s t r o A r t u r M a r i n h o , c o - n h e c e u - s e d o r e c u r s o e d e u - s e - l h e p r o v i m e n t o .

. 6 . C o n s u l t a n » 1 . 5 3 7 — C l a s s e X — . D i s t r i t o F e d e r a l . ( O Partião Trabalhista Brasileiro consulta se nos inquéritos juãiciais é permitião, aos partidos políticos, indicar representantes devidamente cre- denciados e, caso positiva a resposta, qual a atuação ãos mesmos).

R e l a t o r : M i n i s t r o H a r o l d o T e i x e i r a V a l l a d ã o . P o r u n a n i m i d a d e d e v o t o s , d e l i b e r o u o T r i b u n a ) r e s p o n d e r à c o n s u l t a n o s e n t i d o d e q u e s e a p l i c a a o s p a r t i d o s p o l í t i c o s , n o s i n q u é r i t o s p a r a a p u r a ç ã o d a e x i s t ê n c i a d e i r r e g u l a r i d a u e j o u f r a u d e s e l e i t o r a i s o p r e c e i t u a d o n o a r t . 14 d o C ó d i g o d e P r o c e s s o P e n a l .

19.a S e s s ã o e m .17 d e f e v e r e i r o d e 1959

P r e s i d ê n c i a d o S e n h o r M i n i s t r o F r a n c i s c o d e P a u l a R o c h a L a g o a . C o m p a r e c e r a m o s S e n h o r e s M i n i s t r o s N e J s o n H u n g r i a , H a r o l d o T e i x e i r a V a l l a - d ã o , J o s é D u a r t e G o n ç a l v e s d a R o c h a , A n t ô n i o V i e i - r a B r a g a , C â n d i d o M e s q u i t a d a C u n h a L o b o e o s D o u t o r e s C a r l o s M e d e i r o s S i l v a , P r o c u r a d o r G e r a l E l e i t o r a l e G e r a l d o d a C o s t a M a n s o , S e c r e t á r i o d o T r i b u n a l .

I — A b r i n d o a s e s s ã o , o S e n h o r M i n i s t r o P r e - s i d e n t e c o m u n i c o u o f a l e c i m e n t o d o S r . M i n i s t r o A r t u r d e S o u z a M a r i n h o , p r o n u n c i a n d o a l g u m a s p a - l a v r a s , q u e v ã o p u b l i c a d a s n a s e ç ã o N o t i c i á r i o , d e s t e B o l e t i m .

A s e g u i r , f a l a r a m o s S r s . M i n i s t r o s N e l s o n H u n - g r i a , H a r o l d o T e i x e i r a V a l l a d ã o , J o s é D u a r t e G o n - ç a l v e s d a R o c h a , A n t ô n i o V i e i r a B r a g a e C â n d i d o M e s q u i t a d a C u n h a Lobo, o S r . D r . C a r l o s M e d e i - r o s S i l v a , P r o c u r a d o r G e r a l E l e i t o r a l e o S r . D o u - t o r J o r g e A l b e r t o V i n h a i s e m n o m e d o s p a r t i d o s p o l í t i c o s , c u i a s p a l a v r a s , v ã o , i g u a l m e n t e , p u b l i c a d a s n a s e ç ã o N o t i c i á r i o .

2 0 .a S e s s ã o , e m 18 d e f e v e r e i r o d e 1959 P r e s i d ê n c i a d o S e n h o r M i n i s t r o F r a n c i s c o d e P a u l a R o c h a L a g o a . C o m p a r e c e r a m o s S e n h o r e s M i - n i s t r o s N e l s o n H u n g r i a , H a r o l d o T e i x e i r a V a l l a d ã o ,

J o s é D u a r t e G o n ç a l v e s d a R o c h a , A n t ô n i o • V i e i r a B r a g a , C â n d i d o M e s q u i t a d a C u n h a Lobo e o s D o u - t o r e s C a r l o s M e d e i r o s S i l v a , P r o c u r a d o r G e r a l E l e i - t o r a l e G e r a l d o d a C o s t a M a n s o , S e c r e t á r i o d o T r i - b u n a l .

I — F o r a m a p r e c i a d o s o s s e g u i n t e s f e i t o s : 1. R e c u r s o n » 1 . 4 3 8 — C l a s s e T V — R i o d e J a - n e i r o ( M a g é ) . (Contra a decisão ão Tribunal Re- gional Eleitoral que manteve a contagem dos votos impugnados na 2 0 » e 2 1 » Urnas, localizadas em Santo Aleixo, na 2 0 » Zona — Magé — alega o recorrente que houve incoinciãência entre a votação do Go- vernador e do Prefeito).

R e c o r r e n t e : U n i ã o D e m o c r á t i c a N a c i o n a l . R e - l a t o r : M i n i s t r o A n t ô n i o V i e i r a B r a g a .

C o n t r a o s v o t o s d o R e l a t o r e d o M i n i s t r o N e l - s o n H u n g r i a , a c o l h e u - s e a p r e h m i n a r d e i l e g i t i m i -

d a d e d a r e c o r r e n t e .

2 . R e c u r s o n » 1 . 4 4 0 — C l a s s e I V — R i o d e J a n e i r o — M a g é ) . (Contra a decisão ão Tribunal Re- gional Eleitoral que manteve a contagem ãos votos ãas 3 5 » e 36* Urnas, localizadas em Piabetá, na 2 0 » Zona — Magé — alega o recorrente que um eleitor votou duas vezes o que resultou na incoinciãência na votação para prefeito e vice-prefeito).

R e c o r r e n t e : U n i ã o D e m o c r á t i c a N a c i o n a l . R e - l a t o r : M i n i s t r o A n t ô n i o V i e i r a B r a g a .

P o r u n a n i m i d a d e d e v o t o s , n ã o s e c o n h e c e u d o r e c u r s o .

3 . R e c u r s o n » 1 . 4 4 1 — C l a s s e I V — R i o d e J a - n e i r o ( C a r m o ) . (Contra a ãecisão do Tribunal Re- gional Eleitoral que confirmou a apuração ãa 4 » Se- ção, ãa 1 2 » Zona — Carmo — alega o recorrente que o fiscal ão Partião Trabalhista Brasileiro votou sem as cautelas legais, tendo contaminaão a votação ãa urna, na parle referente às eleições majoritárias).

R e c o r r e n t e : U n i ã o D e m o c r á t i c a N a c i o n a l . R e - c o r r i d o : P a r t i d o S o c i a l D e m o c r á t i c o . R e l a t o r : M i - n i s t r o A n t ô n i o V i e i r a B r a g a .

P o r u n a n i m i d a d e d e v o t o s , n ã o s e c o n h e c e u d o r e c u r s o .

4 . R e c u r s o n » 1 . 4 4 3 — C l a s s e I V — R i o d e J a n e i r o ( N o v a I g u a ç u ) . (Contra a ãecisão ão Tri- bunal Regional Eleitoral que manteve a anulação ãe várias sobrecartas, na 1 0 3 » Seção, Austim, da 2 7 » Zona — Nova Iguaçu, sob o fundamento ãe que os votos se achavam em envelopes).

R e c o r r e n t e : U n i ã o D e m o c r á t i c a N a c i o n a l . R * - l a t o r : M i n i s t r o A n t ô n i o V i e i r a B r a g a .

P o r u n a n i m i d a d e d e v o t o s , n ã o s e c o n h e c e u d o r e c u r s o .

5 . R e c u r s o n" 1 . 5 2 7 — C l a s s e I V — G o i á s ( J a - r a g u á ) . (Contra o acórãão ão Tribunal Regional Eleitoral que manteve a inscrição ãe José Vicente ãe Maceão, como eleitor ãa 17» Zona — Jaraguá — alega o recorrente que o recorrião não resiãe na zona em que foi alistado e sim no município ãe Goia- nésia).

R e c o r r e n t e : P a r t i d o S o c i a l D e m o c r á t i c o . R e l a - t o r : M i n i s t r o J o s é D u a r t e G o n ç a l v e s d a R o c h a .

P o r u n a n i m i d a d e d e v o t o s , n ã o s e c o n h e c e u d o r e c u r s o .

6 . R e c u r s o n » 1 . 5 2 4 — C l a s s e I V — M a t o G r o s s o . ( G u i r a t i n g a ) . (Contra . a ãiplomação dos candidatos

a cargos municipais de Guiratinga — alega o recor- rente que há recursos pendentes ãe julgamento).

R e c o r r e n t e : U n i ã o D e m o c r á t i c a N a c i o n a l . R e - c o r r i d o : P a r t i d o S o c i a l D e m o c r á t i c o . R e l a t o r : M i - n i s t r o N e l s o n H u n g r i a .

C o n t r a o s v o t o s d o s M i n i s t r o s R e l a t o r e C â n d i d o

•Lobo, d e l i b e r o u - s e s o b r e s t a r o j u l g a m e n t o , a t é q u e s e j a m j u l g a d o s o s r e c u r s o s p a r c i a i s d a e l e i ç ã o e m a p r e ç o .

7 . C o n s u l t a n » 1 . 5 4 5 — C l a s s e X — C e a r á ( F o r t a l e z a ) . (Telegrama ão Senhor Desembargaãor Presiãente ão Tribunal Regional Eleitoral, consul-

tanão sobre aplicações, aos membros ãas Juntas Apu-

(6)

590 B O L E T I M E L E I T O R A L M a r ç o d e 1959-

radoras, do art.. 3 0 , parágrafo 3 ° , ãa Resolução nú- mero 5 . 8 7 6 , no impeâimento mencionaão no art. 6 9 , parágrafo 6", ão Côãigo Eleitoral).

R e l a t o r : M i n i s t r o J o s é D u a r t e G o n ç a l v e s d a R o c h a .

P o r u n a n i m i d a d e d e v o t o s , d e l i b e r o u o T r i b u n a l r e s p o n d e r a f i r m a t i v a m e n t e à c o n s u l t a .

8 . R e c u r s o n » 1 . 4 6 3 — C l a s s e I V — R i o d e J a - n e i r o ( S ã o P e d r o d a A l d e i a ) . (Contra o acórãão ão Tribunal Regional Eleitoral que manâou apurar a 5 » Seção ãa 5 9 ' Zona — São Pedro da Alãeia — alega o recorrente que houve violação ão parágrafo 1» do art. 3 2 , ão Cóãigo Eleitoral).

R e c o r r e n t e : U n i ã o D e m o c r á t i c a N a c i o n a l . R e - c o r r i d o : P a r t i d o S o c i a l D e m o c r á t i c o . R e l a t o r : M i - n i s t r o A n t ô n i o V i e i r a B r a g a .

P o r u n a n i m i d a d e d e v o t o s , n ã o s e c o n h e c e u d o r e c u r s o .

2 1 .a S e s s ã o , e m 18 d e f e v e r e i r o de 1 9 5 9 P r e s i d ê n c i a j d o S e n h o r . M i n i s t r o F r a n c i s c o d t P a u l a R o c h a L a g o a . C o m p a r e c e r a m - o s S e n h o r e s M i - n i s t r o s N e l s o n H u n g r i a , H a r o l d o T e i x e i r a V a l l a d ã o , J o s é D u a r t e G o n ç a l v e s d a R o c h a , A n t ô n i o V i e i r a B r a g a , C â n d i d o M e s q u i t a d a C u n h a Lobo, D j a l m a T a v a r e s d a C u n h a M e l l o e o s D o u t o r e s C a r l o s M e - d e i r o s S i l v a , P r o c u r a d o r G e r a l E l e i t o r a l e G e r a l d o d a C o s t a M a n s o , S e c r e t á r i o d o T r i b u n a l .

I — F o r a m a p r e c i a d o s o s s e g u i n t e s f e i t o s : 1. R e c u r s o d e D i p l o m a ç ã o n « 142 — C l a s s e V

— R i o G r a n d e d o N o r t e ( N a t a l ) . (Contra a ãiplo- mação ãe José Beze,ra ãe Araújo, eleito suplente ãe senador a 3 - 1 0 - 5 8 — pretenãe o recorrente, por ter obtião maior votação ão que o eleito, embora não pertencente à legenâa ão senador eleito, ser diplo- mado) .

R e c o r r e n t e : S y l v i o P i z a P e d r o z a , c a n d i d a t o a s u p l e n t e d e s e n a d o r . R e c o r r i d o : J o s é B e z e r r a d e A r a ú j o , e l e i t o s u p l e n t e d e s e n a d o r . R e l a t o r : M i n i s t r o N e l s o n H u n g r i a .

P o r u n a n i m i d a d e d e v o t o s , n e g o u - s e p r o v i m e n t o a o r e c u r s o .

2 . R e c u r s o d e D i p l o m a ç ã o n ' 144 — C l a s s e V

— R i o G r a n d e d o N o r t e ( N a t a l ) . (Contra a diplo- mação ãos deputados estaduais, eleitos a 3 - 1 0 - 5 8 — alega o recorrente que foram valiãaãos votos na 6 » Zona — Ceará-Mirim, cuja contagem, eivada ác erros, alterou a classificação ão candiãato Epitácio Lira Aquino, da Aliança Popular Nacionalista).

R e c o r r e n t e : P a r t i d o S o c i a l T r a b a l h i s t a . R e l a t o r : M i n i s t r o N e l s o n H u n g r i a .

P o r u n a n i m i d a d e d e v o t o s , n e g o u - s e p r o v i m e n t o a o r e c u r s o .

3 . M a n d a d o d e S e g u r a n ç a n « 127 — C l a s s e I I

— S e r g i p e ( A r a c a j u ) . (Contra o ato do Tribunal Regional Eleitoral que distribuiu como "representa- ção", os peâiãos ãe "inquérito administrativo" for- mulados pelo ora impetrante, requerendo, outros- sim, seja invalidada o referida decisão e lhe seja assegurado o ãireito de peãir abertura de inquéritos administrativos).

I m p e t r a n t e : P a r t i d o S o c i a l D e m o c r á t i c o , s e ç ã o d e S e r g i p e . R e l a t o r : M i n i s t r o A n t ô n i o V i e i r a B r a g a .

P o r u n a n i m i d a d e d e v o t o s , j u l g o u - s e p r e j u d i - c a d o o . p e d i d o .

I I — O S e n h o r M i n i s t r o A n t ô n i o V i e i r a B r a g a a p r e s e n t o u i n d i c a ç ã o , n o s e n t i d o d e s e r e n v i a d a m e n - s a g e m a o C o n g r e s s o N a c i o n a l , p r o p o n d o a l t e r a ç õ e s n o q u a d r o d a S e c r e t a r i a d ê s f c e T r i b u n a l .

2 2 .1 S e s s ã o , e m 2 4 d e f e v e r e i r o de 1 9 5 9

P r e s i d ê n c i a d o S r . M i n i s t r o F r a n c i s c o d e P a u l a R o c h a L a g o a . C o m p a r e c e r a m o s S r s . M i n i s t r o s H a - r o l d o T e i x e i r a V a l l a d ã o , A n t ô n i o V i e i r a B r a g a , D j a l - m a T a v a r e s d a C u n h a M e l l o , D a r i o d e A l m e i d a M a - g a l h ã e s e o s D r s . C a r l o s M e d e i r o s S i l v a , P r o c u r a d o r G e r a l E l e i t o r a l e G e r a l d o d a C o s t a M a n s o , S e c r e t á r i o d o T r i b u n a l . D e i x a r a m d e c o m p a r e c e r , p o r m o t i v o j u s t i f i c a d o , o s S r s . M i n i s t r o s N e l s o n H u n g r i a , J o s é D u a r t e G o n ç a l v e s d a R o c h a e C â n d i d o M e s q u i t a d a C u n h a Lobo.

I — F o r a m a p r e c i a d o s o s s e g u i n t e s f e i t o s : 1. P r o c e s s o n ? 1 . 5 3 2 — C l a s s e X — B a h i a ( S a l -

v a d o r ) . (Telegrama do Sr. Desembargador Presidente do Tribunal Regional Eleitoral, solicitando o destaque de Cr$ 3 9 i 9 . C € 0 . 0 0 , a fim de atender às despesas com as eleições suplementares marcadas para o dia 1 2 de fevereiro).

R e l a t o r : M i n i s t r o D j a l m a T a v a r e s d a C u n h a M e l l o .

P r o s s e g u i n d o - s e n o j u l g a m e n t o e m s e s s ã o d e 2 4 d e ' f e v e r e i r o , d e l i b e r o u o T r i b u n a l , u n a n i m e m e n t e , c o n c e d e r o d e s t a q u e p e d i d o .

2 . P r o c e s s o n ? 1 . 2 2 3 — C l a s s e X — D i s t r i t o F e d e r a l . (Solicita a União Democrática Nacional o registro ãe seu novo Programa Partidário, discutido e aprovado na Convenção Extraorãinária, realizada a 23 e 24 ãe novembro ãe 1 9 5 7 ) .

R e l a t o r : M i n i s t r o H a r o l d o T e i x e i r a V a l l a d ã o . P o r u n a n i m i d a d e d e v o t o s , f o i d e f e r i d o o r e g i s t r o d o n o v o p r o g r a m a p a r t i d á r i o .

3 . R e c u r s o n ? 1 . 5 0 2 — C l a s s e I V — P a r á ( P o n t a d e P e d r a s ) . Contra o acórãão ão Tribunal Regional Eleitoral que valiáou a 1 0a seção, da 2 7a zona — Ponta ãe Pedras — alega o recorrente que houve excesso de duas cédulas únicas para a eleição ão prefeito).

R e c o r r e n t e : P a r t i d o T r a b a l h i s t a B r a s i l e i r o . R e - c o r r i d o : P a r t i d o S o c i a l D e m o c r á t i c o . R e l a t o r : M i - n i s t r o H a r o l d o T e i x e i r a V a l l a d ã o .

P o r u n a n i m i d a d e d e v o t o s , c o n h e c e u - s e d o r e c u r s o e d e u - s e - l h e p r o v i m e n t o , p a r a a n u l a r a d e c i s ã o r e c o r r i d a .

4 . R e c u r s o n ? 1 . 4 6 4 — C l a s s e I V — R i o d e J a - n e i r o (São Peâro ãa Aldeia). (Contra o acórdão do Tribunal Regional Eleitoral que mandou apurar a 4a seção, ãa 5 9a zona — São Peãro da Aldeia, sob o fundamento de que a ata é autêntica e não houve violação ãa urna — alega o recorrente que embargos ãe declaração não poãem alterar a substância ão julgaão).

R e c o r r e n t e : U n i ã o D e m o c r á t i c a N a c i o n a l . R e c o r - r i d o : P a r t i d o S o c i a l D e m o c r á t i c o . R e l a t o r : M i n i s t r o A n t ô n i o V i e i r a B r a g a .

R e j e i t a d a , u n a n i m e m e n t e , a p r e l i m i n a r d e i n t e m - p e s t i v i d a d e , c o n h e c e u - s e d o r e c u r s o , t a m b é m , p o r u n a n i m i d a d e e n e g o u - s e - l h e p r o v i m e n t o , c o n t r a o v o t o d o M i n i s t r o D a r i o M a g a l h ã e s , q u e l h e d a v a p r o - v i m e n t o .

I I — F o r a m p u b l i c a d a s v á r i a s d e c i s õ e s .

2 3a S e s s ã o , e m 2 6 d e f e v e r e i r o d e 1 9 5 9 P r e s i d ê n c i a d o S r . M i n i s t r o F r a n c i s c o d e P a u l a R o c h a L a g o a . C o m p a r e c e r a m o s S r s . M i n i s t r o s N e l - s o n H u n g r i a , H a r o l d o T e i x e i r a V a l l a d ã o , J o s é D u a r t e G o n ç a l v e s d a R o c h a . C â n d i d o M e s q u i t a d a C u n h a

Lobo, D j a l m a T a v a r e s d a C u n h a M e l l o e o s D r s . C a r - l o s M e d e i r o s S i l v a , P r o c u r a d o r G e r a l E l e i t o r a ! - e G e - r a l d o d a C o s t a M a n s o , S e c r e t á r i o d o T r i b u n a l . " D e i x o u d e c o m p a r e c e r , p o r m o t i v o j u s t i f i c a d o , o S r . M i n i s t r o A n t ô n i o V i e i r a B r a g a .

I — F o r a m a p r e c i a d o s o s s e g u i n t e s f e i t o s :

1. P r o c e s s o n ? 1 . 5 4 9 — C l a s s e X — G o i á s ( G o i â n i a ) . (Telegrama ão Sr. Desembargador Pre-

Referências

Documentos relacionados

(Contra o acórdão do Tribunal Regional Eleitoral que, dando provimento a recurso, ordenou a inscrição eleitoral de Irenie Brito dos Santos — alega o recorrente que ninguém

(Contra o acórdão do Tribunal Regional Eleitoral que, dando provimento a recurso, ordenou a inscrição eleitoral de Francisco Quirino do Nas- cimento — alega o recorrente

(.Contra o acórdão do Tribunal Regional Eleitoral que, dando provimento a recurso, ordenou a inscrição eleitoral de Maria Luisa de Cristo — alega o recorrente que ninguém

(Contra o acórdão do Tribunal Regional Eleitoral que, dando provimento a recurso, ordenou a inscrição eleitoral de Sebastião Tiago ãe Souza — alega o recorrente que ninguém

(Telegrama ão Tribunal Regional Elei- toral solicitando afastamento da Justiça Comum, ão Senhor Desembargador Roosevelt Pereira de Mello, Presidente ão Tribunal, até 31 ãe outubro

(Contra o acórdão do Wibunal Re- gional Eleitoral que, dando provimento a recurso, invalidou a transferência ãe João Peneira de Melo e outros ãe Salinas para Rubilita, sob

ção de cédulas teria que ser apresentada no momento ãa apuração e não, como pretendido, em recurso contra expedição de diploma.. — Torna-se inadmissível quando a

(Do acórdão do Tribunal Regional Eleitoral que não conheceu do recurso do Partido Social Democrático contra a diplomação de Antônio Antíâio ãe Azevedo e Manuel Paulino ãos