• Nenhum resultado encontrado

ATA DA 9ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DEPARTAMENTAL DE 2017

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "ATA DA 9ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DEPARTAMENTAL DE 2017"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

ATA DA 9ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DEPARTAMENTAL DE 2017 Às 14h05min do dia 16 de novembro de 2017 teve início a 9ª reunião do CD-DM na sala de reuniões do DM, com os seguintes membros: o Presidente do CD-DM: Prof. Dr. Waldeck Schützer;

o Vice-Presidente do CD-DM: Prof. Dr. Daniel Vendrúscolo; representante da categoria dos Professores Titulares: Prof. Dr. Arnaldo Simal do Nascimento; representantes da categoria dos Professores Associados: Prof. Dr. José Ruidival Soares dos Santos Filho; Prof. Dr. Marcus Vinícius de Araújo Lima e Prof. Dr. Paulo Antonio Silvani Caetano; representantes da categoria dos Professores Adjuntos: Prof. Dr. Francisco Braun e Prof. Dr. Luiz Roberto Hartmann Júnior e representante da categoria discente: Sr.ª Estefani Moraes Moreira. Não houve representação da categoria dos Técnico-administrativos. A categoria dos Professores Assistentes não indicou representante para este mandato.

Expediente

1. Comunicações do Presidente.

1.1 Sobre a redistribuição do Prof. Dr. Olimpio Hiroshi Miyagaki;

14h06min – O presidente do CD-DM leu e-mail enviado pelo Prof. Dr. Olimpio Hiroshi Miyagaki no qual agradecia toda a atenção dispensada em relação ao seu pedido de redistribuição da UFJF para a UFSCar, além de informar que sua solicitação havia sido negada pelo Conselho de seu Departamento, mesmo tendo sido aprovada anteriormente em forma de consulta. Diante disto o processo de redistribuição do referido professor está cancelado.

1.2 Sobre a rede interna do DM.

14h11min – O presidente do CD-DM informou que foi instalado um equipamento novo de rede no departamento, mais moderno e que permitirá uma manutenção conjunta entre a SIn e o DM, o que possibilitará um diagnóstico de eventual problema de forma muito mais ágil. Assim a rede interna do DM ficará mais veloz e mais confiável. Também estão sendo instalados três equipamentos de rádio que vão implantar a Eduroam no departamento, que é uma rede institucional que conecta várias universidades no país e no exterior também, possibilitando acesso imediato à internet nestas instituições conectadas.

2. Comunicações dos Membros.

2.1 Comunicação do Prof. Dr. José Ruidival Soares dos Santos Filho;

14h15min – O referido professor relatou que recebeu em seu gabinete visita de um membro da direção da universidade e que o assunto tratado neste encontro foi a discussão que teve com o Prof. Dr. Waldeck Schützer na 8ª reunião ordinária do CD-DM, realizada em 28 de setembro de 2017. O Prof. Dr. José Ruidival Soares dos Santos Filho relatou que, apesar desta pessoa dizer que veio procurá-lo em tom amigável, o referido professor se sentiu de certa forma cobrado pela situação ocorrida e que em seu ponto de vista, esse representante da administração superior adotou uma postura parcial, uma vez que não ouviu sua versão dos fatos. Concluiu sua fala dizendo que a ata deve retratar de forma fiel os fatos.

2.2 Comunicação do Prof. Dr. Arnaldo Simal do Nascimento;

14h20min – O referido professor comunicou que conseguiu finalizar a composição dos membros titulares externos da comissão julgadora do concurso público para contratação de professor Adjunto A, no qual é presidente desta comissão. Disse que contatou mais de 20 (vinte) professores e que teve muitas dificuldades visto que muitos estarão em férias durante o período de 12

34 56 78 109 1112 1314 1516 1718 1920 2122 2324 2526 2728 2930 3132 3334 3536 3738 3940 4142 4344 4546 4748

(2)

realização do certame. Informou que obteve retorno positivo de dois professores do ICMC-USP, Prof. Dr. Ederson Moreira dos Santos e Prof. Dr. Everaldo de Mello Bonotto, mas que não conseguiu contemplar a área de álgebra e que para este fim, espera contar com algum membro da casa. Informou ainda que enviou e-mail para o Chefe do DM indagando sobre a necessidade de submeter ao CD-DM a composição da banca mas que não obteve retorno de resposta. Como a questão era urgente e tinha prazos a seguir deu seguimento ao seu trabalho de composição da banca.

O Prof. Dr. Waldeck Schützer disse que não conseguiu localizar esta mensagem em seu e-mail. Por fim, O Prof. Dr. Arnaldo Simal do Nascimento comunicou que agora sua próxima tarefa será a de completar a comissão com os membros suplentes.

2.3 Comunicação do Prof. Dr. José Ruidival Soares dos Santos Filho;

14h25min – O referido professor relembrou que na 6ª reunião colocou para o CD-DM, a sugestão de que fossem estabelecidos critérios para que professores do DM pudessem realizar pós- doutorado no exterior. Enfatizou que já faz mais de 3 (três) meses que a reunião aconteceu e que até o momento os critérios ainda não foram definidos. O Prof. Dr. Arnaldo Simal do Nascimento disse que ficou encarregado de apresentar algumas sugestões para apreciação do CD-DM, mas que no momento se encontra muito atarefado, principalmente pela presidência da banca julgadora do concurso público para contratação de professor Adjunto A para o DM. Ambos os professores convergiram para a possibilidade de se constituir uma comissão de 3 (três) docentes para este fim.

O Prof. Dr. Waldeck Schützer disse que na próxima reunião do CD-DM irá incluir este assunto como item de pauta e solicitou aos membros que pensassem sobre uma proposta de formação dessa comissão, bem como qual deverá ser a definição de seu trabalho e o resultado que se espera da mesma.

Antes de adentrar os assuntos pertinentes da Ordem do Dia, o Prof. Dr. Waldeck Schützer pediu a palavra. O referido professor relatou que não fez queixa formal contra o Prof. Dr. José Ruidival Soares dos Santos Filho e que somente procurou sua hierarquia imediata para saber como proceder nesses casos mas sem indicar nomes. O Prof. Dr. José Ruidival Soares dos Santos Filho se mostrou preocupado com o fato de que essa informação tenha chegado à administração superior da UFSCar e que, sem ao menos ouvir o seu relato, tenha sido procurado para falar sobre essa questão.

O Prof. Dr. Waldeck Schützer novamente foi categórico ao informar que não citou nomes e que por orientação de sua hierarquia superior imediata passou a gravar todas as reuniões em que participa.

Neste momento, o Prof. Dr. Daniel Vendrúscolo pediu a palavra e explicou que foi conversar com pessoas da administração central sobre quais os possíveis desdobramentos que o fato ocorrido na última reunião poderia ter. No entanto, a pessoa da administração central se voluntariou a conversar com o Prof. Dr. José Ruidival Soares dos Santos Filho. O Prof. Dr. Daniel Vendrúscolo quis deixar claro que não foi a pedido dele.

O Prof. Dr. Paulo Antonio Silvani Caetano disse que devemos evitar ao máximo esse tipo de evento ocorrer no departamento e, como isso pode se encaminhar para um processo de sindicância, o referido professor quis deixar claro que, do seu ponto de vista, tratou de uma discussão bem acalorada, em que o assunto abordado era problemático e que quem se levantou primeiro foi o Prof.

Dr. Waldeck Schützer para solicitar silêncio e questão de ordem. Em seguida o Prof. Dr. José Ruidival Soares dos Santos Filho também se levantou. Em sua visão, houve um desrespeito a figura do chefe do departamento e que situações desta ordem devem ser resolvidas em âmbito interno e que se for levada pra fora do DM que seja aberta uma sindicância desde o começo. Continuou relatando que o Prof. Dr. Walter Libardi veio ao DM na figura de Vice-Reitor mesmo e que isso não foi uma boa ideia. O Prof. Dr. Daniel Vendrúscolo contradisse que quando o Vice-Reitor se dispôs a vir procurar o Prof. Dr. José Ruidival Soares dos Santos Filho, pensou que isso poderia apaziguar os 4950

5152 5354 5556 5758 5960 6162 6364 6566 6768 6970 7172 7374 7576 7778 7980 8182 8384 8586 8788 8990 9192 9394 9596

(3)

ânimos. O Prof. Dr. José Ruidival Soares dos Santos Filho reafirmou que houve uma tentativa de agressão por parte do Prof. Dr. Waldeck Schützer e que o mesmo teve que ser contido pelo Sr.

Thiago Corrêa Luchini. Disse ainda que na conversa com o Prof. Dr. Walter Libardi admitiu que exagerou mas também relatou que foi vítima de uma tentativa de agressão. Manifestou ainda que sua narração deve constar em ata. O Prof. Dr. Waldeck Schützer afirmou que ambos erraram e que pediu desculpas imediatamente. Novamente aproveitou o momento para mais uma vez pedir desculpas ao Prof. Dr. José Ruidival Soares dos Santos Filho e se colocou à disposição do mesmo para qualquer esclarecimento que queira ter.

3. Ordem do dia

3.1 Aprovação da Ata da 7ª Reunião Ordinária e da Ata da 8ª Reunião Ordinária de 2017.

14h42min – Este item foi retirado de pauta pois, devido à Greve dos Técnico- administrativos, ainda não foram redigidas.

3.2 Aprovações ad referendum

3.2.1 Aprovação de solicitação de afastamento integral do país do Prof. Dr. Luiz Roberto Hartmann Jr., pelo período de 07/11/2017 a 19/11/2017, para realização de visita científica na Università del Salento – Lecce – Itália (Processo: 23112.003832/2017-72).

14h45min – Após análise do pedido, todos os membros concordaram com a decisão da chefia.

3.3 Apreciação de relatórios

3.3.1 Apreciação de relatório da atividade de extensão “Fotografia e Geometria”, coordenada pelo Prof. Dr. Alexandre Paiva Barreto, no período de 20/03/2017 a 22/07/2017 (Processo n°

23112.004456/2016-52 – Reoferta: 23112.001827/2016-44);

15h00min – Após vistas ao relatório, o mesmo foi aprovado por unanimidade. Foi também destacada a importância dos docentes de desenvolverem, além de atividades de ensino e de pesquisa, atividades de extensão, haja vista que estas atividades além de serem pontuadas para a progressão na carreira, também são importantes para o valor do polinômio a ser aplicado a fim de saber para qual departamento uma vaga docente será destinado. Os membros do CD-DM solicitaram ao Chefe do Departamento que divulgue a importância do desenvolvimento de atividades de extensão.

3.3.2 Apreciação de relatório referente às turmas “B” e “L” da disciplina Geometria Analítica (81116) pré-atribuidas ao Prof. Dr. Renato José de Moura no 1° período letivo de 2017.

15h15min – Após leitura e vistas ao relatório, o mesmo foi aprovado por unanimidade.

3.4 Apreciação da atividade de extensão “XVII Jornada de Matemática para a Graduação”, coordenada pelo Prof. Dr. Paulo Antônio Silvani Caetano, para o período de 22/11/2017 a 24/11/2017 (Reoferta 23112.004913/2016-17);

15h30min – Após vistas, a referida atividade de extensão foi aprovada por unanimidade.

3.5 Apreciação da atividade de extensão “Fotografia e Geometria”, coordenada pelo Prof. Dr.

Alexandre Paiva Barreto, para o período de 28/02/2018 a 25/07/2018 (Reoferta:

23112.001827/2016-44);

15h45min – Após vistas, a referida atividade de extensão foi aprovada por unanimidade.

9798 10099 101102 103104 105106 107108 109110 111112 113114 115116 117118 119120 121122 123124 125126 127128 129130 131132 133134 135136 137138 139140 141142 143144

(4)

3.6 Apreciação de solicitação de afastamento integral do país do Prof. Dr. Dirk Töben, pelo período de 17/12/2017 a 06/03/2018, para realizar visita científica ao Departamento de Matemática da Universidade de Colônia, Alemanha;

15h55min – Após algumas considerações, a referida solicitação foi aprovada por unanimidade, desde que a tradução da carta convite seja corrigida e a data de retorno seja alterada para o dia 04/03/2018, haja vista que o semestre letivo terá início em 05/03/2018. Também foi sugerido que o professor em questão deixe um professor responsável para concluir suas disciplinas caso seja necessário. Foi solicitado ainda, que se verifique seu período de férias para que não haja intersecção. O Prof. Dr. Daniel Vendrúscolo se encarregou de repassar todas essas orientações ao Prof. Dr. Dirk Töben.

3.7 Apreciação de solicitação de remoção definitiva entre os docentes Prof. Dr. Sadao Massago e Prof. Dr. Wladimir Seixas, para os Departamentos de Física, Química e Matemática/Campus Sorocaba e Departamento de Matemática/CCET, respectivamente;

16h05 – Após longa discussão e, tendo em vista que o processo entrou no DM no dia 10/10/2017, o Presidente do CD-DM apresentou o seguinte encaminhamento: por se tratar de decisão definitiva, propõe-se adiar a decisão para a próxima reunião, prevendo que esta seja extraordinária e que seja realizada na próxima semana, para que se realize consulta aos pares. Em votação, 4 (quatro) membros foram a favor de se proceder à consulta, 2 (dois) membros foram contrários, não havendo abstenções.

3.8 Apreciação de solicitação de ratificação de decisão do Conselho da Coordenação dos Cursos de Graduação em Matemática (CCCM), referente à Dispensa Prévia de Avaliação Complementar para as seguintes atividades curriculares: Instrumentação para o Ensino de Matemática A (84204), Instrumentação para o Ensino de Matemática B (84212), Trabalho de Conclusão de Curso A (83763), Trabalho de Conclusão de Curso B (83771) e Trabalho de Conclusão de Curso (83755);

16h50 – Por ser membro do Conselho da Coordenação dos Cursos em Matemática e por estar presente em reunião que tratou sobre esse assunto, o Prof. Dr. Daniel Vendrúscolo pediu a palavra para expor um pouco sobre este assunto. Explicou que se trata de um trabalho do CCCM que consiste em adaptar adequadamente as fichas de caracterização das disciplinas atuais no que diz respeito a oferta de avaliação complementar e que, para estas disciplinas que foram listadas, a existência de avaliação complementar foi retirada da ementa, simplesmente porque o caráter da disciplina não permite isso. Além dessas, o Prof. Dr. Daniel Vendrúsculo disse que tem mais 3 (três) disciplinas que o CCCM recentemente aprovou uma ação nessa mesma direção e que gostaria de que fossem incluídas neste item de pauta, a saber, Ensino de Matemática Através de Problemas (84150), História da Matemática (84026) e Informática Aplicada ao Ensino (86002). Explicou ainda que o motivo disso é que é muito difícil você fazer uma única avaliação que corresponda a disciplina toda e que em quase todas as vezes que são ofertadas o docente opta por processos de avaliação mais prolongados. Após essa explanação e mais alguma discussão, os membros aceitaram as inclusões destas outras 3 (três) disciplinas citadas pelo Prof. Dr. Daniel Vendrúscolo. Em votação, O CD-DM ratificou as decisões tomadas pelo CCCM, com 3 (três) votos favoráveis, 1 (um) voto contrário e 2 (duas) abstenções.

3.9 Apreciação de proposta do Regimento do TCC dos cursos de matemática;

17h05 – Este item de pauta foi adiado para a próxima reunião em virtude de falta de documentação atualizada.

3.10 Discussão sobre regra de atribuição de professor à disciplina sem ministrante no decorrer de 145146

147148 149150 151152 153154 155156 157158 159160 161162 163164 165166 167168 169170 171172 173174 175176 177178 179180 181182 183184 185186 187188 189190 191192

(5)

período letivo.

17h10 – O Prof. Dr. Waldeck Schützer explicou que atualmente a regra vigente quando este fato ocorre no decorrer do semestre, quer seja por afastamento médico de docente ou por pedido de exoneração de professor substituto, é a de seguir a lista de saldos, do seu fim para o começo. Disse ainda que não conseguiu localizar as regras para esse fim e em qual reunião do CD-DM a mesma foi decidida. Continuou relatando que recentemente foi questionado por um professor que teve que triplicar sobre a existência desta regra e que por isso está trazendo essa discussão para o CD-DM. O Prof. Dr. José Ruidival Soares dos Santos Filhos disse que em 1998 essa já era a regra, pois na ocasião iria triplicar tendo em vista que tinha 0 (zero) de saldos. O Prof. Dr. Waldeck Schützer agradeceu a colaboração do Prof. Dr. José Ruidival Soares dos Santos Filho, pois assim ajuda a localizar essa informação no tempo, mas que a dificuldade que se coloca agora é que estas atas não estão digitalizadas e que isso demandaria certo tempo de pesquisa. O Prof. Dr. Daniel Vendrúscolo falou que se poderia pensar em modelos de incentivo para essa atividade, estimulando os docentes a lecionar disciplinas quando o do DM precisar, buscando por soluções que não venham a constranger professores a realizarem atividades que não queiram, principalmente do ponto de vista didático, visto que isso pode ser ruim ao ambiente de trabalho e até para os estudantes. Nesse sentido o Prof.

Dr. Waldeck Schützer disse que um tipo de incentivo seria talvez a pessoa que for triplicar escolher de imediato as 3 (três) disciplinas. O Prof. Dr. Waldeck Schützer encerrou o assunto dizendo que vai amadurecer uma proposta e que posteriormente apresentará ao CD-DM.

Nada mais havendo para tratar, às 17h42min encerrou-se a reunião e eu, Prof. Dr. Waldeck Schützer, presidente do CD-DM, com o secretário do CD-DM, Sr. Thiago Corrêa Luchini, lavramos a presente ata, a qual será submetida à aprovação na próxima reunião do CD-DM.

São Carlos, 22 de janeiro de 2018.

Prof. Dr. Waldeck Schützer

Presidente do CD-DM

Prof. Dr. Daniel Vendrúscolo

Vice-Presidente do CD-DM

Prof. Dr. Arnaldo Simal do Nascimento

Representante dos Profs. Titulares

Prof. Dr. Marcus Vinícius de Araújo Lima

Representante dos Profs. Associados

Prof. Dr. José Ruidival S. dos Santos Filho

Representante dos Profs. Associados

Prof. Dr. Paulo Antonio Silvani Caetano

Representante dos Profs. Associados

Prof. Dr. Francisco Braun

Representante dos Profs. Adjuntos

Sr.ª Estefani Moraes Moreira

Representante Discente

193194 195196 197198 199200 201202 203204 205206 207208 209210 211212 213214 215216

217218 219

220221 222 223

224225 226 227

228229 230231

232

233234 235

236237 238 239

240241 242

244243 245 246247

248

249

Referências

Documentos relacionados

A presidente do CD-DM esclareceu o ofício encaminhado pela Divisão de Sistemas Computacionais (DiSC), no qual a Diretora Sra. Soraia Elisabeth Cava informa que a DiSc não tem

O referido anexo é formado por 3 (três) grupos que se subdividem em demais itens que somados devem ser iguais à pontuação estabelecida para cada grupo.

Foram disponibilizados em seguida, documentos assinados pelas demais categorias constituintes do CD-DM, indicando seus representantes, a saber: professores

Adilson Eduardo Presoto solicitou a palavra para relatar que foi lembrado, por três professores, sobre a existência de uma Comissão que tem o compromisso de discutir e elaborar

O Professor Tomas comunicou aos membros presentes que recebera o Ofício Circular CCET 06/2010 com a finalidade de instruir as Chefias dos departamentos acadêmicos do CCET para

O Presidente do CD-DM informou sobre o formato do Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Adjunto A e sobre a sugestão feita pelo PPGM a respeito dos tópicos das

Rodrigo da Silva Rodrigues finalizarão uma nova versão do Regimento Interno do DM, esta versão será divulgada pela presidente do CD-DM aos docentes do DM e será agendada uma

O motivo da vacância se deu pelo fato do professor Renato progredir para a categoria dos professores Associados e neste sentido não poder atuar mais como representante da