• Nenhum resultado encontrado

Projeto VisaMobiliza Educação e Mobilização em Visa

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Projeto VisaMobiliza Educação e Mobilização em Visa"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Agência Nacional de Vigilância Sanitária

Projeto VisaMobiliza

Educação e Mobilização em Visa

Documento-Base

Brasília, outubro de 2009

(2)

Agência Nacional de Vigilância Sanitária

Diretor-Presidente

Dirceu Raposo de Mello Diretores

Dirceu Barbano

Maria Cecília Martins Brito José Agenor Alvares da silva Agnelo Santos Queiroz Filho Adjuntos de Diretores

Luiz Armando Erthal Luiz Roberto Klassmann Neilton Oliveira

Norberto Resch Rafael

Chefe de Gabinete

Alúdima de Fátima Oliveira Mendes Coordenação:

Comitê Gestor do Projeto de Fortalecimento da Participação Social na Regulação Sanitária

Albanita Bezerra Antonio Amarilio

Danitza Passamai Rojas Buvinich Fernando Magalhães

Gustavo Trindade Luiz Armando Erthal Luiz Bernardo Bierber Luiz Roberto Klassmann Mary Anne F. Martins Neilton Oliveira

Vera Maria Borralho Bacelar Elaboração e Organização:

Grupo de Trabalho do Projeto de Fortalecimento da Participação Social na Regulação Sanitária

Aparecida de Fátima Furlanes Veludo Claudia Passos Guimarães Rabelo Daniela Macedo Jorge

Edson Antonio Donagema Ethel Resch

Maria José Delgado Mario Monteiro Chaves

Mirtha Susana Yamada Tanaka

(3)

Nízia Martins

Oswaldo Miguel Junior Paula Simões

Renata Regina Leite de Assis Simone Ribas

Suzany Portal da Silva Moraes Colaboração:

Daniella Araujo

Apresentação

O presente documento possui o objetivo de apresentar à Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, aos gerentes e técnicos da Anvisa, às Vigilâncias Sanitárias Estaduais e Municipais e às entidades parceiras, o Documento-Base para organização e realização do Projeto VisaMobiliza na perspectiva de sistematizar e harmonizar as ações de Educação, Comunicação e Mobilização em Visa a serem realizadas com as diversas entidades sociais, incluindo as de defesa do consumidor e os movimentos de defesa da saúde para os próximos 10 anos.

Este documento foi elaborado pelo Grupo de Trabalho do Projeto de Fortalecimento da Participação Social na Regulação Sanitária, a partir da proposta apresentada pelas entidades sociais no encontro que aconteceu nos dias 4 e 5 de agosto de 2009 no Auditório da sede da Anvisa, da realização do projeto Educanvisa voltado para as entidades sociais, proposta esta imediatamente aprovada pelo Diretor Presidente, Dr.

Dirceu Raposo e pela Gerente Geral da área de Propaganda, Maria José Delgado. Este projeto deverá dar continuidade ao projeto Visa Mobiliza, realizado pela Anvisa com as entidades no período de 2004 a 2006, cujas ações ainda continuam presentes em muitos estados de nosso país.

1. Histórico

Apresentaremos a seguir as principais referências relacionadas à participação da sociedade na vigilância sanitária, que serviram de base para elaboração do presente projeto.

I Conferência Nacional de Vigilância Sanitária (I CNVS - 2001)

A I CNVS ressaltou a importância da comunicação e da educação como elementos fundamentais para a promoção da saúde da população, e da necessidade da realização de ações informativas e educativas, tanto para ampliar a consciência sanitária dos cidadãos, quanto para construir uma imagem social da vigilância sanitária. O relatório final apresentou ainda diversas proposições relacionadas à produção de materiais informativos de Visa, enfatizando a necessidade da existência de produtos com linguagem adequada e de fácil entendimento.

O relatório discorreu também sobre a necessidade de uma política de comunicação social para a Visa, que estabeleça parcerias com os movimentos populares e a utilização de estratégias de comunicação, mantendo respeito à cultura das comunidades e utilizando elementos de suas manifestações, para incorporar ao cotidiano da sociedade a formação de uma cultura em vigilância sanitária.

(4)

Projeto Visa Mobiliza

As discussões em torno dessa questão repercutiram na Agência e no 4ª Encontro da Anvisa, realizado em 2004, com a promoção de debates entre os profissionais da instituição e a constituição de um grupo de trabalho que discutiu especificamente educação sanitária no âmbito da Visa. Foi realizado, também nesse ano, o I Seminário de Participação e Controle Social e uma Oficina com 15 entidades, para avaliar e traçar estratégias de comunicação em Visa.

A partir do debate ocorrido nestes eventos, diversas ações foram desenvolvidas pela Anvisa com o objetivo de aproximá-la da sociedade civil e ampliar os espaços de controle social, entre elas a implantação das câmaras setoriais, convênios com entidades da sociedade civil, como Pastoral da Criança, Instituto de Defesa do Consumidor – Idec, Movimento das Donas de Casa e Movimento Popular da Saúde – MOPS.

Neste contexto, foi dado início em 2005 ao projeto Visa Mobiliza, com o qual a Anvisa pretendeu estimular a criação de uma rede de atores, governamentais e da sociedade civil organizada, visando mobilizar a população em torno de questões de vigilância sanitária. A primeira atividade do projeto foi o Seminário de Comunicação, Educação e Mobilização em Visa, realizado em Brasília, em dezembro de 2005, o qual contou com cerca de 150 participantes, entre eles profissionais de Visa de estados e municípios, gestores e profissionais da área da educação e comunicação, representantes das entidades da sociedade civil, técnicos e gestores da Anvisa e demais áreas do Ministério da Saúde.

Diversas atividades decorreram a partir deste Seminário, entre elas Oficinas de Multiplicadores e projetos do Visa Mobiliza em estados, entre eles Sergipe, Paraná, Minas Gerais e Bahia.

Projeto Educanvisa

Em 2006 foi iniciado o Projeto Educanvisa, em uma parceria com o Conselho Federal de Fundo de Direito Difuso (CFDD), do Ministério da Justiça, e sob a coordenação da Gerência Geral de Monitoramento e Fiscalização de Propaganda, Publicidade, Promoção e Informação de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária (GGPRO/Anvisa). A partir de parcerias com as Vigilâncias Sanitárias estaduais e/ou municipais e as Secretarias de Educação, o Projeto Educanvisa promove a capacitação de profissionais de educação da rede pública (ensino médio e fundamental) e de Vigilância Sanitária, de maneira a introduzir nas salas de aula a abordagem e a discussão sobre os temas relacionados à saúde e à vigilância sanitária, com enfoque na propaganda e no uso racional de medicamentos

Assim, a Agência deixa de ser apenas entidade fiscalizadora, passando a ser, também, agente educador e transformador da sociedade, enquanto conscientiza o cidadão de seus direitos e informa quanto ao uso responsável de medicamentos e aos cuidados com a sua saúde e da comunidade. O Projeto Educanvisa continua sendo desenvolvido e até este ano já atingiu 180 municípios brasileiros, nos estados do Acre, Alagoas, Bahia, Goiás, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e no Distrito Federal.

Plano Diretor de Vigilância Sanitária - PDVISA

Já em 2007, o Plano Diretor de Visa – PDVISA reafirmou os compromissos e as grandes metas da Visa perante a sociedade e estabeleceu prioridades estratégicas para a construção da consciência sanitária: mobilização, participação e controle.

(5)

Foram definidas diretrizes para a promoção de ações que contribuam para elevar a consciência sanitária da população, a percepção do risco sanitário e a compreensão do funcionamento do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS):

Promoção de espaços compartilhados, fortalecendo parcerias intersetoriais e intra-setoriais para o desenvolvimento de ações voltadas à informação, mobilização, participação e efetivo controle social; Fortalecimento e qualificação do controle social na temática da Vigilância Sanitária; Aperfeiçoamento dos mecanismos de consultas e audiências públicas, para maior participação da população na elaboração de normas sanitárias; Fortalecimento de fóruns de discussão, com participação dos órgãos governamentais, setor produtivo e segmentos da sociedade; e Articulação com os Conselhos de Saúde para inserção de Visa de forma sistemática nas ações de controle social.

Projeto Fortalecimento da Capacidade Técnica da Participação Social no Processo de Regulação

No final de 2008, a Anvisa firmou com o Idec o termo de cooperação técnica no âmbito do Projeto de Fortalecimento da Capacidade Técnica da Participação Social no Processo de Regulação. A iniciativa está sendo desenvolvida com o propósito de fortalecer os mecanismos de participação social nos processos regulatórios da Agência, assim como qualificar a participação das organizações de defesa do consumidor nas consultas e audiências públicas, além de gerar experiências positivas que possam ser replicadas em outras agências.

Diante dos inúmeros projetos desenvolvidos e, a partir das experiências acumuladas, surge o momento propício para a implantação e o desenvolvimento de um projeto convergente na área de Educação, Mobilização e Comunicação em VISA.

2. Justificativa

A despeito dos avanços obtidos pela Vigilância Sanitária nos últimos anos em nosso país, ainda permanecem ações desenvolvidas descontinuadas, fragmentadas e com articulação incipiente com a sociedade, que impõem uma reflexão crítica sobre o modo de atuação nesta área, a forma de organização das ações.

É fundamental dar continuidade às ações e às iniciativas que estão sendo desenvolvidas, por destacamos a isto a importância deste projeto.

Identificar estratégias para superar a fragilidade e fragmentação institucional, aprofundar a discussão sobre as dimensões técnicas e políticas da Visa como transformadora da realidade, fomentar a realização de ações que contemplem a concepção de território, risco e análise da situação de saúde e articular as ações que estão sendo desenvolvidas na Anvisa e nas Visas Estaduais e Municipais, pode contribuir para uma agenda de mudanças da cultura institucional da Visa e adoção de novos referenciais para uma atuação mais efetiva da sociedade na Vigilância Sanitária em nosso país.

3. Objetivos e Ações

OBJETIVO GERAL

Desenvolver ações relacionadas à Comunicação, Educação e Mobilização em Vigilância Sanitária que contribuam na construção de co-responsabilização social na

(6)

proteção e promoção da saúde, fortalecendo a integração dos diferentes atores com a vigilância sanitária.

AÇÕES PROPOSTAS

1- Oficinas de Comunicação, Educação e Mobilização Objetivos específicos:

■ Discutir o risco associado ao consumo de produtos e serviços sujeitos à vigilância sanitária e o funcionamento do SNVS.

■ Discutir estratégias de mobilização da sociedade sobre questões de Vigilância Sanitária;

■ Relacionar as questões da saúde com os direitos do cidadão/consumidor;

■ Identificar e integrar atores com perfil adequado para reedição do tema nas regiões e municípios;

■ Socializar experiências exitosas ;

■ Fortalecer a integração entre as entidades sociais com as equipes de Visa locais.

2 – Construção de Rede de Comunicação, Educação e Mobilização em VISA Objetivos específicos:

■ Promover espaços compartilhados fortalecendo parcerias intersetoriais e intra- setoriais;

■ Promover a constituição de instâncias de articulação entre diversos atores sociais interessados no tema visando trocar e incentivar experiências;

Divulgar as ações da rede visando sua ampliação da Rede

Socializar produções e experiências de comunicação e educação em saúde e em Visa destinadas ao público em geral (cidadãos, conselheiros de saúde, donas de casa, etc.);

■ Divulgar experiências de comunicação e educação em saúde e em Visa destinadas aos movimentos sociais e demais entidades de defesa do consumidor;

3 - Elaborar material educativo sobre os temas de Visa Objetivos específicos:

■ Conhecer e difundir o material existente Elaborar materiais específicos

■ Incentivar produção de conhecimento na área.

4 - Apoiar demandas originadas das entidades civis Objetivos específicos:

■ Fomentar a implantação de projetos das entidades através de apoio técnico e recursos materiais;

■ Apoiar iniciativas loco - regionais em curso

3. Parcerias

(7)

Entidades do Movimento Popular da Saúde – MOPS;

Entidades do Fórum Nacional de Entidades Civis de Defesa do Consumidor – FNEDC;

Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor – DPDC e Procon’s Estaduais e Municipais;

Representantes das Vigilâncias dos Estados e Municípios;

• Representantes dos Laboratórios de Saúde Pública;

Representantes dos Conselhos Nacional, Estaduais e Municipais de Saúde;

Representantes das Comissões de Saúde das Assembléias Legislativas Estaduais;

Representantes do Ministério Público;

Dirigentes, gestores e técnicos da Anvisa;

• Outros representantes da sociedade.

Participantes

Todos estados e DF

4. Metodologia

• Definição dos estados a serem contemplados em cada ano

Definição do grupo gestor do projeto no nível federal e estadual

Reunião preparatória Nacional

• Apresentação das Propostas estaduais

• Avaliação das propostas pelo Grupo Gestor Federal

• Reunião/oficina estadual para elaboração do Plano de Ação do VISAMOBILIZA

• Implementação do Plano de Ação

Acompanhamento e Avaliação

5. Recursos financeiros

Anvisa,Visas Estaduais e Municipais: apoio logístico, elaboração de materiais, assessoria técnica

• Outras parcerias a serem firmadas durante o projeto

6. Cronograma de Execução

ATIVIDADE PERÍÓDO DE REALIZAÇÃO

1 Apresentação do projeto para a Diretoria Colegiada e gerências da Anvisa.

Novembro/2009 2 Identificação dos Estados entidades civis que

participarão inicialmente do projeto.

Novembro/2009 3 Reunião com grupo de representantes das

entidades e das Visas para apresentação do pré-projeto e definição conjunta das ações a

Novembro/2009

(8)

serem desenvolvidas.

4 Realização de Oficina para finalização do projeto, apresentação do material de referência (kit de apoio ao projeto).

10/11/2009

5 Participação de atividades nos estados para apresentação do projeto para entidades e equipes de Visa.

Março a Dezembro de 2010

6 Escolha da logomarca do projeto. Fevereiro/2010 7 Elaboração de materiais de apoio às

atividades.

Fevereiro/2010

8 Realização de Oficinas nos estados. Março a Dezembro de 2010

Relação dos participantes por ano

6. Resultados

Produções e experiências de comunicação e educação em saúde e em Visa socializadas ao público em geral (cidadãos, conselheiros de saúde, donas de casa, etc.)

• Realização de atividades conjuntas envolvendo os diversos atores participantes do projeto

Rede de Comunicação, Educação e Mobilização em VISA implantada;

• Elaboração de Material específico sobre as ações ( Mostra)

7. Monitoramento e Avaliação

• Diário de acompanhamento (Cenário Atual; O que eu fiz, Objetivo,Quem participou,Resultados;Cenário após 6 meses)

• Baú da memória ( fotos, produtos,cartilhas)

• Relatório anual para consolidação das atividades e materiais elaborados

• Divulgação nacional das ações e produtos realizados nos estados

• Desenvolver estudos e métodos que possibilitem sua avaliação

Referências

Documentos relacionados

A norma brasileira NBR 7212 coloca que o tempo de transporte do concreto decorrido entre o início da mistura deve ser inferior a 90 minutos de maneira que até o fim da descarga seja

A partir de tais amostras são avaliadas as propriedades mecânicas das junções em função dos parâmetros de pressão, tempo, e velocidade relativa (RPM), otimização

Este trabalho teve como objetivo obter duas farinhas mistas com resíduos vegetais oriundos da produção industrial de kit sopa, comparar dois processos de secagem e avaliar

O presente trabalho tem como objetivo principal apresentar a equivalência dual entre a categoria DLat, dos reticulados distributivos, e as categorias Pries, dos espaços Priestley,

O laudo deve atestar a espécie e o grau ou o nível de sua deficiência, doença ou limitação física, com expressa referência ao código correspondente da Classificação

O acordo de não persecução penal (assim como a transação penal) representa um meio alternativo para o Ministério Público exercer o direito de ação penal: em lugar da

• Esse trabalho demonstra que, tanto doses letais únicas quanto subdoses diárias de MF induzem a degeneração hidrópico-vacuolar dos túbulos uriníferos contornados distais

A masculinização do campo surge a partir de diferentes identidades construídas entre os filhos e as filhas, especialmente sob a perspectivas de gênero que tradicionalmente produzem